segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Danilo: "Quero tornar-me numa referência"


Danilo conjuga o verbo "ganhar" em vários momentos da entrevista com a mesma facilidade com que joga à bola, mas impressiona sobretudo pela maturidade, aos 20 anos. Jogador descontraído, mas reservado, o campeão do mundo sub-20 espera ter posto do seu lado todos os trunfos possíveis na hora de ter optado por assinar pelo FC Porto, argumentando com o facto de se tratar de um clube habituado a ganhar muitos títulos, de jogar na Liga dos Campeões, ter uma organização impressionante, projectar muito os seus jogadores e, claro, por ter feito a melhor proposta financeira ao Santos (13 milhões de euros). Cada um destes aspectos pesou na decisão, mas pelas impressões que vem recolhendo, o brasileiro que agora se estreou numa convocatória da selecção principal do seu país acredita que esta parceria tem tudo para dar certo....


Quais são as suas ambições ao assinar pelo FC Porto?

Quero tornar-me numa referência do clube, mas sobretudo quero ganhar, porque esse é o meu objectivo principal. Quero ter o mesmo sucesso que os brasileiros que estão lá, como o Hulk, o Helton e todos os outros. Ganham sempre muitos títulos e representam muito bem o FC Porto e é isso que eu pretendo ao juntar-me a eles.

Porque escolheu o FC Porto quando se sabia que o Benfica também estava na corrida?

Toda a estrutura da proposta do FC Porto foi melhor. Mas também porque é um clube que está a ganhar muitos títulos, tem um grupo forte e todas as outras coisas foram mais atractivas, daí ter feito a escolha que pareceu mais acertada do meu ponto de vista.

Disse que o FC Porto apresentou uma estrutura de proposta melhor e vem ganhando. Isso foi decisivo por optar por esta porta de entrada na Europa e não por outra?

Sim, tivemos outras propostas, mas ponderámos bem as coisas e também foi uma opção do Santos vender ao FC Porto. Depois de mim o Santos é que tinha de optar e para eles a proposta do FC Porto era muito mais vantajosa. Deixámos de ouvir outras propostas também porque entendemos que o FC Porto seria uma equipa onde eu me iria encaixarr bem, integrar melhor com o resto dos brasileiros e espero que tenha sido a decisão certa.

Sabe que os 13 milhões desta transferência constituem, nesta altura, um recorde para o FC Porto, que nunca pagou tanto por um jogador. Isso vai pesar nos seus ombros?

Vou ter que fazer por merecer todo esse investimento. É lógico que fico feliz pelo reconhecimento, por saber que o meu trabalho foi tão valorizado, mas eu ainda vou ter de chegar lá e mostrar por que o FC Porto pagou tanto pelo meu passe. Mas estou tranquilo e assim que chegar podem ter a certeza que saberei ser reconhecido por isso.

A Champions pesou muito nesta sua decisão?

Sem dúvida que sim. A Liga dos Campeões foi sempre uma coisa que colocámos como uma prioridade, porque é a maior vitrina mundial do futebol e isso chama a atenção dos jogadores e deixa-os muito motivados, por isso foi, de facto, um aspecto que pesou muito a favor do FC Porto.

Falou em vitrina para os jogadores. Precisamente pelo facto de ver que muitos jogadores que passam pelo FC Porto conseguiram uma projecção enorme na Europa. Isso também o cativou?

Muito, claro. Mas como eu disse antes, é o momento. Tanto posso pensar fazer a minha carreira ali, fazer a minha história no FC Porto, como também ter que sair. Mas primeiro vou tentar conquistar o meu espaço por lá, ser feliz no FC Porto e só depois pensar em outras alternativas.

Alguém do FC Porto vem falando consigo?

Converso com Antero Henrique e também falo muito com o Alex Sandro. Somos muito amigos e ele já está por lá e vai passando coordenadas para quando chegar estar tranquilo.

O que lhe tem dito?

Fala exactamente da organização, que é impressionante. Diz que o grupo recebe bem e isso é o principal. Também me disse que conduzir na cidade é mais complicado, no início tem de ser com GPS, mas é uma questão de hábito e depois de conhecer será mais fácil.

Mas já tem pelo menos um guia na cidade...

[risos] Claro, quando eu chegar ele já vai ser craque na cidade e eu vou andar com ele.

Já falou com o treinador do FC Porto, entretanto?

Não, ainda não tive essa oportunidade.


"Hulk fala muito da organização do clube"

Hulk tem transmitido muitas dicas sobre o FC Porto a Danilo, que também já ouviu David Luiz dizer que está no bom caminho para uma primeira transferência.


O que é que conhece do FC Porto para já?


Venho conversando com o Hulk, que já me disse que as pessoas nos acolhem muito bem, que a cidade é muito tranquila e bonita para se viver e também fala muito da organização. Segundo ele, o FC Porto destaca-se pela organização e isso chamou-me muito à atenção.

E com o David Luiz, que também conhece bem o futebol português, também trocou impressões?


Sim, vou falando com ele e as impressões são as melhores possíveis. Já me disse que para uma primeira transferência é um bom caminho e eu penso não só nisso como na oportunidade de fazer história num clube como o FC Porto, por isso acho que tomei a decisão certa.

Falou da organização do clube, mas pergunto-lhe também se já viu o FC Porto jogar, se tem noção do sistema em que a equipa joga?


Assisti ao jogo com o Barcelona e deu para perceber que o FC Porto marca muito forte e marcou muito bem o Barcelona. É claro que cometeram alguns erros, mas o Barcelona é uma equipa que dispensa comentários. Gostei de ver o FC Porto marcar muito forte e dedicar-se o tempo inteiro, acho que vou dar-me bem no clube, porque também tenho essa característica.

Mas nesse encontro viu-se um FC Porto diferente, mais cauteloso, menos empreendedor do que é habitual. Na Liga portuguesa verá o FC Porto assumir o comando do jogo e procurar atacar. Já viu mais algum jogo?


Não, não vi mais nenhum. Mas um clube do tamanho do FC Porto, com a estrutura que tem, só pode ter uma equipa dessas, que tome as rédeas do jogo. Estou habituado no Brasil a jogar num clube de porte e de conviver com a pressão de ter de ir buscar o resultado a todo o momento e de jogar bem, por isso esse não será um problema para mim.

"Só em Janeiro? Não tive opção"

Ao contrário dos outros reforços do FC Porto, Danilo só integrará a equipa a partir de Janeiro porque o acordo entre os dois clubes assim o definiu. O jogador reconheceu que esse não é o cenário ideal para quem deseja adaptar-se rapidamente e que vai dificultar mais ainda a sua entrada numa equipa que, por essa altura, já terá as suas referências dentro de campo. Por outro lado, esta será a oportunidade para disputar o Mundial de clubes pelo Santos. "A questão de só ir em Janeiro faz parte do acordo entre o Santos e o FC Porto. Ficou decidido entre os clubes que seria assim, não tive opção. Quando se tem a oportunidade de fazer a pré-temporada num clube é algo que ajuda na integração. Por outro lado, o facto de ir só em Janeiro vai permitir-me jogar no Mundial pelo Santos, que foi um clube que me projectou no futebol e a quem devo muito", disse.

"Esta é uma parceria que vai dar certo"

O Estádio do Dragão deixa sempre impressionado quem chega ao clube. Danilo ainda não teve a oportunidade de ver o palco ao vivo, mas já tem uma ideia bastante razoável por aquilo que vai vendo em fotografias. O brasileiro até já aposta que vai marcar muitos golos e que vai ser muito feliz na Invicta. "Já vi que o estádio é belíssimo, espero ter muito sucesso ali, gosto de fazer golos, já vi que costuma estar cheio e que tem uma torcida maravilhosa. Enfim, acho que vai dar muito certo esta parceria entre Danilo e o FC Porto. Tem tudo para isso", sustentou. Aos adeptos prometeu dedicação: "Estou feliz por, a partir de Janeiro, estar vestindo a camisola desse grande clube e podem ter a certeza que dedicação e muita vontade nunca vai faltar com a camisola do FC Porto".

Futebol português em crescendo

Danilo foi uma das referências do Mundial sub-20, mas ficou muito bem impressionado com o futebol português depois de defrontar a selecção das Quinas na final. "Juntamente com a Espanha, Portugal foi o nosso adversário mais complicado, mas por se tratar de uma final, tem mais mérito do que a Espanha. Portugal tem jogadores como o Nélson ou o Danilo português, de muita qualidade, que ainda vão dar muitas alegrias ao futebol português, que está numa fase muito boa, vem crescendo e tem tudo para continuar a lutar com as grandes potências mundiais", garantiu este campeão do mundo, que agora sobe de escalão.

Viajará para Portugal acompanhado pela família

A família fará companhia a Danilo desde o primeiro dia em Portugal. O jogador vai trazer a noiva, mas também o pai e os irmãos para o ajudar neste novo capítulo com o FC Porto. "Acho que é importante ter a família por perto numa mudança tão grande como esta. Numa nova vida, pode dizer-se assim, é necessário ter essas pessoas por perto, porque eles vão dar-te suporte nos momentos difíceis, por isso acho que são muito importantes", frisou. Tanto como profissional, como na vida do dia-a-dia, Danilo considera-se uma pessoa reservada: "É o meu estilo, sou uma pessoa tranquila, gosto de descansar nas horas de folga, estar com a família, até porque o futebol exige muito de nós, então nada melhor do que descansar".

"Quero aprimorar-me nas duas posições"

Há uma questão que se tem levantado quando se fala do Danilo, que é a da sua posição em campo. No Brasil, o jogador já terá dito que é médio-direito, mas ainda agora na selecção foi chamado para preencher o lugar de lateral-direito, pelo que se impunha um esclarecimento: "Como eu venho falando no Brasil, prefiro não me rotular. A minha preferência é jogar como médio, é assim que me tenho destacado. Mas o Mano Menezes chamou-me à selecção para jogar como lateral, estou a trabalhar nessa posição. O que quero é aprimorar-me nas duas posições, seja no Santos, no FC Porto ou na selecção, onde precisarem de mim quero ajudar, só isso.

in "ojogo.pt"

IFFHS: FC Porto já não é o terceiro melhor do Mundo


Benfica subiu 20 lugares, sendo agora 17º, Sporting desceu um lugar, para 64º


O FC Porto já não é o terceiro melhor clube do mundo, segundo a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). No ranking mensal actualizado nesta segunda-feira os dragões cairam para o quarto posto, sendo ultrapassados pelo Manchester United.

No que toca aos outros clubes portugueses, destaque para a subida de 20 lugares do Benfica, que é agora 17º classificado. Ao contrário, o Sporting de Braga cai 14 lugares e é agora 53º. O Sporting baixou uma posição no ranking, ocupando o 64º posto. Nacional (268.º), Vitória de Setúbal (368.º) e Vitória de Guimarães (372.º) são os outros clubes portugueses representados.

A classificação continua liderada pelo Barcelona, à frente do Real Madrid. O Atlético de Madrid, onde alinham os portugueses Tiago, Sílvio, Pizzi, e o colombiano Falcao, foi o melhor clube do mês passado. Os «colchoneros» subiram 24 posições e ocupam o 34º lugar.

Top 10 da IFFHS :

1. Barcelona (331,0 pontos)
2. Real Madrid (309,0)
3. Manchester United (287,0)
4. FC Porto (264,5)
5. Inter Milão (244,0)
6. Schalke 04 (242,0)
7. Villarreal (240,0)
8. Vélez Sarsfield (237,0)
9. Manchester City e Bayern Munique (236,0)



in "maisfutebol.iol.pt"

Alvaro Pereira na convocatória

EMBATE COM U. LEIRIA É AMANHÃ


A lista de convocados do FC Porto para o jogo frente à U. Leiria, na Marinha Grande, amanhã (3.ª feira, 20h15), regista quatro alterações, destacando-se a integração de Alvaro Pereira, pretendido pelo Chelsea.
Além do lateral uruguaio, entram ainda Walter, James e Mangala. Destaque ainda para Fucile , que foi considerado apto e também faz parte da lista.
No sentido inverso o treinador Vitor Pereira deixa de fora Guarín, Djalma, Sapunaru e Otamendi.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Fucile, Rolando e Mangala;
Médios: Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando e Defour;
Avançados: Kleber, Hulk, Varela, Cristian Rodríguez, Walter e James.
in "record.pt"

Barça de olho em Iturbe

CATALÃES TÊM A PULGUITA NA MIRA



Juan Iturbe, de 18 anos, ainda nem fez a estreia oficial pelo FC Porto mas já está a causar impacto no mercado internacional. Segundo uma fonte qualificada, o adjunto da direção do diário “As”, um importante jornal desportivo espanhol, o Barcelona está de olho no extremo.
A notícia foi publicada no blogue pessoal de Javier Matallanas, apropriadamente denominada como “Confidencial”, e relata que o diretor desportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta, solicitou uma reunião ao empresário de Iturbe, Gustavo Mascardi, e que também detém 40 por cento da propriedade do passe da Pulguita. Um detalhe que foi revelado pelo relatório e contas da SAD, dado que a contratação não chegou a ser comunicada à CMVM.
in "record.pt"

Porque pode Hulk sonhar

Esperar compensa, pelo menos para Hulk. O jogador do FC Porto não ouviu a conferência de imprensa de Mano Menezes, seleccionador do Brasil, na antevisão do jogo desta noite com o Gana, em Craven Cottage, casa do Fulham, mas se ouvisse sorriria.

O treinador brasileiro não poupou nos elogios ao avançado do campeão nacional e deixou mesmo no ar muitas pistas que indicam haver espaço para ele na canarinha. Por vezes não é convocado? Verdade. Por vezes é convocado e joga pouco tempo? Ainda mais verdade. Mas a viragem pode acontecer a qualquer momento.

Mano Menezes admitiu ontem que quer ver o portista em acção. De preferência já frente ao Gana.

«A minha ideia é dar mais tempo ao Hulk», começou por dizer, ressalvando de seguida que também sabe que nem sempre os planos são cumpridos à risca: «Às vezes o futebol não nos permite fazer o que tínhamos planeado fazer antes do jogo».

Motivos para desesperar? Zero. O seleccionador não poupa nos elogios. «O Hulk é um avançado que joga pelo lado direito e que traz a bola para dentro, que finaliza bem e com muita força. Espero que o jogo nos traga a possibilidade de o ver em acção durante mais tempo».



in "abola.pt"

Fucile volta à posição natural

Uruguaio tem-se treinado à condição mas estará apto para o jogo de amanhã, com o UD Leiria.

Jorge Fucile tem evoluído de forma condicionada nos treinos do FC Porto mas todas as indicações apontam no sentido de que regresse esta manhã aos treinos sem limitações, o que significa que estará aberta a janela para ser titular frente ao UD Leiria, amanhã à noite, na Marinha Grande.

Frente aos leirienses, Fucile regressará à posição natural depois de ter realizado a primeira fase da temporada no lado esquerdo da defesa, por imperativos de ordem técnica.

Face à ausência do romeno Sapunaru para esta jornada em Leiria, o uruguaio fixa-se desta vez na faixa direita da defesa, enquanto que para o lado esquerdo o seu compatriota Álvaro Pereira recupera o lugar que sempre lhe esteve reservado.



in "abola.pt"

Danilo em entrevista: «Vou mostrar que valeu a pena o FC Porto pagar tanto por mim»

Danilo recebeu A BOLA em Londres e deu conta do seu entusiasmo por fazer parte da família portista a partir de Janeiro.

Tem 20 anos mas mostra ter as ideias bem arrumadas. Numa boa conversa no paraíso verde de Syon Park, onde a selecção brasileira estagia para o jogo de hoje com o Gana, em Londres, percebe-se que este menino não é uma criança. Senhoras e senhores, Danilo, por ele próprio, a antecipar o já acordado salto do Santos para o Dragão.

Que aposta pessoal faz ao ir para o FC Porto? Sente que está perante um grande salto ou é apenas uma mudança?

Espero ter o mesmo sucesso que os brasileiros que lá estão, como o Hulk, o Helton, os demais, sempre a ganhar muitos títulos e a representar muito bem o FC Porto. Espero ter o sucesso de me juntar a eles e ganhar muitos jogos e competições.

Porquê o FC Porto quando se falou que havia também o interesse do Benfica?

Toda a estrutura da proposta do FC Porto foi melhor que a do Benfica. É um grupo que está a ganhar tudo, que é muito forte e todas as outras coisas na proposta foram melhores que a do Benfica. Penso que foi uma escolha acertada.

Diz que o FC Porto fez a melhor proposta. Isso quer dizer que teve outras...

Tivemos outras propostas, mas eu e as pessoas que trabalham comigo, bem como o Santos, acabámos por entender que o FC Porto seria uma equipa onde ia encaixar-me bem e dar-me bem com resto do grupo. Espero que tenha sido boa decisão. Para o Santos também foi muito mais vantajoso, logo terá sido bom para todas as partes.

Uns dizem que prefere ser lateral, outros dizem que Danilo é médio. Diga lá onde prefere mesmo jogar?

Prefiro não me rotular. A minha preferência é jogar a médio, mas o Mano Menezes chamou-me como defesa direito e estou a trabalhar assim. Quero aprimorar-me mais, cada vez mais, nas duas posições. Onde o FC Porto precisar de mim, estarei lá para ajudar.

Sabe que o valor de 13 milhões de euros, de que se fala, será o recorde de valor pago pelo FC Porto num negócio? Isso traz maior pressão?

Sem dúvida. Vou ter de fazer para merecer esse investimento todo. Fico feliz pelo reconhecimento, por saber que o meu trabalho está a ser valorizado, mas quando lá chegar vou ter de mostrar porque o Porto pagou todo esse dinheiro pelo meu passe, que valeu a pena. Estou tranquilo e assim que chegar pode ter a certeza que vou ser reconhecido

Ficou com pena de chegar apenas em Janeiro, em vez de ir já?
- Foi acordo entre Porto e Santos, não tinha como ir já. Por um lado começar a temporada num clube, fazer pré-época, é bom, mas por outro vou disputar o mundial pelo Santos, equipa que me projectou no futebol. Devo-lhes muito, acho que foi a escolha certa.

Que conhece do Porto?

Sei que tem uma torcida maravilhosa. Tenho a certeza que vai dar certo esta ligação entre Danilo e Porto. Tem tudo para dar certo.



in "abola.pt"