sábado, 3 de agosto de 2013

Galatasaray-F.C. Porto, 1-0 (análise aos dragões)

Fabiano: Esteve seguríssimo e brilhou ao vencer o duelo individual com os remates de Drogba. Só não defendeu o penalty, que Felipe Melo converteu de forma excelente.

Kelvin: Um pouco inconstante. Teve alguns momentos em que se destacou, como num passe magistral para Jackson Martinez, ou numa grande combinação com Defour, mas depois apagava-se no jogo. Na segunda parte quase não se viu. Deu lugar depois a Iturbe, mas o argentino já quase não teve tempo para mostrar nada.

Defour: Muito bem no meio campo, a mostrar a Paulo Fonseca que é uma opção para o lugar deixado vago por Moutinho.

Lucho e Jackson: Estiveram bem no jogo, mas ambos falharam no momento crucial. Acusaram a pressão ao converter a grande penalidade. Jackson rematou denunciado e à figura, Lucho enviou por cima da barra. Ambos já tinham falhado na época passada e o fantasma regressa.

Licá: Chamado para a segunda parte, não entrou bem no jogo e demonstra alguma falta de entrosamento ainda com a equipa.

P. Fonseca: «Saída de Jackson? Parece-me que não vai acontecer»

Treinador lembra historial dos dragões a «colmatar saídas»

 Paulo Fonseca revelou este sábado que não acredita que o F.C. Porto perca Jackson Martinez nesta pré-temporada. «Nunca estamos preparados para perder um grande jogador e ele é grandíssimo, mas também me parece que isso não vai acontecer», afirmou o técnico portista aos jornalistas no final do jogo com o Galatasaray.

«No entanto, se acabar por acontecer, o F.C. Porto dá sempre uma boa resposta na hora de colmatar as saídas, como ainda agora aconteceu depois das transferências de Moutinho e James», frisou o treinador.

 

Defour: «Falhámos penalties, mas é assim que aprendemos»

Médio diz que F.C. Porto acusou algum cansaço

Após a primeira derrota da equipa nesta pré-época, frente ao Galatasaray, na Emirates Cup, Defour diz que a equipa acusou algum cansaço.

«Estivemos um pouco cansados, mas o adversário tem muita qualidade. Ainda assim, tivemos várias oportunidades de golo, mais na primeira parte», admitiu o jogador do F.C. Porto em declarações à «Sport tv».

«É verdade que falhámos os dois penalties e eles marcaram um, mas é assim que nós aprendemos, para não falharmos na competição», frisou.

Com a saída de Moutinho, o médio espera que tenha chegado a hora de se impor na equipa. «Estou a dar o meu melhor, a mostrar as minhas qualidades. Quero convencer o treinador e vamos ver no próximo jogo o que vai acontecer».

 

in "maisfutebol.iol.pt"

Castigo máximo para o FC Porto (1x0


Ao sétimo jogo de pré-época chegou a primeira derrota do FC Porto. Os tricampeões nacionais perderam com o Galatasaray, este sábado, por uma bola a zero. Os azuis e brancos tiveram duas grandes penalidades e não as converteram. O Gala teve uma e meteu a bola no fundo das redes. Bem se pode dizer que a diferença esteve no castigo máximo.

Jackson não aproveita grande penalidade

O FC Porto subiu ao tapete do Emirates Stadium, casa do Arsenal, com a intenção de testar as suas capacidades frente ao campeão da Turquia. A uma semana do arranque oficial da época azul e branca, em Aveiro, diante do Vitória de Guimarães, Paulo Fonseca entregou a baliza a Fabiano Freitas e deu tempo de jogo a Kelvin, Defour, Maicon e Abdoulaye.

Perante a armada de Istambul, que contou com as estrelas da companhia - Drogba, Sneijder e Altintop –, o dragão entrou a deitar fogo em Londres. Logo aos dois minutos, Jackson Martínez obrigou Fernando Muslera a sair dos postes para evitar o golo.

Os primeiros minutos de jogo viram um FC Porto mais ativo e o Galatasaray a jogar mais na expectativa. A equipa de Paulo Fonseca teve em Steven Defour uma referência interessante no miolo. Já Varela e Kelvin, com alguma falta de velocidade, tentaram construir jogadas de perigo para Jackson, hoje o homem mais avançado no ataque portista.
 
O colombiano teve, de resto, uma soberana ocasião para abrir o ativo, aos 18 minutos. Varela foi derrubado na área e o árbitro assinalou grande penalidade. Chamado a bater o castigo máximo, Jackson Martínez permitiu a defesa de Muslera.

A perdida do Cha Cha Cha fez o Galatasaray crescer ainda mais, sendo que o aparecimento de Drogba não foi também alheio a esta subida de produção dos turcos. O ex-Chelsea, muitas vezes assobiado quando tocava na bola, obrigou Fabiano a defesa apertada, aos 27 minutos. O guardião portista mostrou serviço e travou o remate do experiente costa-marfinense.

Até ao descanso, Lucho ainda teve nos pés a possibilidade de abrir o marcador. Kelvin meteu para Jackson e o colombiano, dentro da área, deu a bola atrasada para o remate de El Comandante.

Melo marca de penálti, Lucho não

Lucho não fez melhor que Jackson e também falhou um 
 
Para o segundo tempo, Paulo Fonseca colocou Licá e Mangala e retirou de campo Alex Sandro e Varela. A entrada dos portistas foi, todavia, mais discreta. O Gala, pelo contrário, assumiu mais as despesas de jogo e foi criando perigo junto à baliza de Fabiano Freitas. Não raras vezes, Sneijder, Altintop e Drogba obrigaram a defesa portuguesa a trabalho extra.
A pressão no último terço deu frutos para a turma de Fathi Terim. À entrada para os últimos 30 minutos, o Galatasaray chegou ao golo de grande penalidade. Mangala derrubou Eboue e Felipe Melo ganhou no duelo com Fabiano.

Aos 77 minutos, o FC Porto podia ter empatado. Danilo foi travado dentro da área turca. O árbitro apontou para a marca dos 11 metros mas, desta vez, Jackson Martínez cedeu o lugar a Lucho. O capitão portista não fez melhor que o colombiano e também falhou a grande penalidade.

Os últimos minutos, tal como quase toda a segunda metade, viram um FC Porto sem criar perigo junto à baliza turca.

Num teste com nível de Champions, os tricampeões nacionais deixaram indicações várias ao técnico azul e branco. A principal, pois claro, é o trabalho extra na marcação de grandes penalidades. É que os dragões saíram de campo com o castigo máximo no futebol, a derrota.
A equipa de Paulo Fonseca terá agora novo teste, este domingo, frente aos italianos do Napoli.

in "zerozero.pt"

Galatasaray-F.C. Porto, 1-0 (crónica)

Primeira derrota, num jogo assombrado pelo fantasma das grandes penalidades

Mudou a época, o treinador, mas há fantasmas que permanecem. O F.C. Porto sofreu este sábado, frente ao Galatasaray, na Emirates Cup, a primeira derrota da pré-temporada, num jogo que foi decidido por três grandes penalidades: uma convertida pela equipa turca e duas falhadas pelos dragões.


A uma semana da supertaça, e com dois jogos seguidos (Galatasaray e Nápoles), Paulo Fonseca tem que gerir o plantel. De fora deixou Otamendi, Fucile, Herrera e Quintero. No banco ficaram jogadores como Fernando e Iturbe, para as entradas de Defour e Kelvin.

O F.C. Porto esteve mais dominador na primeira parte e mostrou uma equipa organizada em termos defensivos, e com um meio campo que reflete o que Paulo Fonseca quer impor à equipa: a bola sempre em movimento. Kelvin, Jackson e Varela, com ajuda de trás de Danilo e Lucho, constituíram um ataque que ameaçou por várias vezes a baliza de Muslera.

Aos 18 minutos, Varela foi travado em falta na área e o árbitro assinalou grande penalidade. Na conversão, Jackson Martinez, que na época passada teve um mau momento por falhar a conversão de penalties, rematou à figura, de forma fraca e denunciada, para a defesa de Muslera.

Até ao final da primeira parte, o F.C. Porto ainda teve oportunidade de chegar ao golo, mas Muslera esteve sempre no caminho da bola. Do outro lado, só Drogba deu alguns problemas à defesa portista, mas Fabiano conseguiu resolver sem problemas.

Na segunda parte foi o Galatasaray a mandar no jogo, perante um F.C. Porto apagado, e começou o duelo entre Fabiano e Drogba, com o guarda-redes portista a brilhar e a conseguir defender todos os remates perigosos do avançado do Galatasaray.

Fabiano esteve em todo o lado, ou quase. Só não conseguiu defender a grande penalidade de Felipe Melo. Após uma falta de Mangala na área, o brasileiro foi chamado a converter e, depois de deixar Fabiano escolher o lado, rematou certeiro para o lado oposto. Estava feito o 1-0.

Mas logo a seguir (aos 77 minutos), mais uma grande penalidade a favor o F.C. Porto dava esperança aos dragões em chegar à igualdade. Lucho foi chamado a bater e a bola passou por cima da baliza de Muslera. O capitão do F.C. Porto volta assim a falhar um penalty, tal como tinha acontecido na época passada.

Até ao final, as substituições quebraram o ritmo do jogo. Defour, Danilo e Jackson ainda tentaram o remate, mas Muslera estava sempre lá e o resultado não se alterou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fiorentina quer Rolando a baixo custo

A Imprensa italiana revela que o clube de Florença segue com atenção a situação de Rolando, que não entra nas contas, do treinador Paulo Fonseca, pelo que poderá avançar pelo defesa-central mas por um valor mais reduzido do que aquele pretendido pelo FC Porto, na ordem dos quatro milhões de euros.

De acordo com o Tuttomercatoweb, os responsáveis da Fiorentina consideram que Rolando seria uma boa alternativa para a dupla titular formada por Gonzalo e Tomovic.

in "abola.pt"

SC Braga desiste de Kléber

As exigências financeiras do avançado brasileiro Kléber (FC Porto) inviabilizaram a transferência para o SC Braga.

Embora entre os dois clubes estivesse tudo definido, Kléber, que na época passada esteve emprestado ao Palmeiras, pretendia um salário incomportável para o SC Braga.

Os guerreiros vão agora procurar uma alternativa no mercado.

in "abola.pt"

Nápoles envia homem forte para tratar de Jackson Martínez

administrador delegado na emirates cup

O Nápoles não sairá de Londres, onde disputa a Emirates Cup este fim-de-semana, sem traçar as linhas mestras de um acordo por um avançado, sendo que Jackson Martínez é prioridade, revela o site italiano "Tuttomercatoweb".

Para isso, fez deslocar à capital londrina o seu administrador delegado, Andrea Chiavelli, homem que não faz viagens em vão, só para acompanhar a equipa. O relato dá conta de uma reunião que terá lugar domingo, dia do jogo com o FC Porto na Emirates Cup.

Chiavelli, sublinha o "Tuttomercatoweb", está sempre presente quando se trata de definir contratos importantes.

Se falhar o acordo com o FC Porto, o Nápoles tentará convencer o Arsenal, o clube organizador da competição, a negociar Olivier Giroud, francês que está em segundo lugar na sua lista. A viagem de Chiavelli dificilmente será em vão.

in "record.pt"

Defour: «Objetivo é ser titular»

também tem metas individuais para atingir

Defour foi o jogador escolhido para perspetivar a participação portista na Emirates Cup. Obelga falou de tudo um pouco, até do que diz respeito ao plano individual, garantindo que “só uma boa época” no clube lhe “permitirá cumprir o sonho” de servir o seu país “na mais importante prova internacional de seleções”, o Campeonato do Mundo. “Espero ter um papel importante no FCPorto, o meu objetivo é ser titular. Como no meio-campo houve algumas alterações, existem novas oportunidades e estou a dar o máximo para ser um dos escolhidos.”

Mantendo-se no plano individual, mas desta feita para falar do novo treinador, Defour prosseguiu. “Paulo Fonseca é jovem, quer que a equipa pratique bom futebol, com muita pressão sobre adversário e elevada qualidade no passe”, resumiu, para se centrar depois nos objetivos coletivos: “O principal é vencer a Liga. Na Champions queremos ser uma das 16 melhores equipas, mas seria bom chegarmos mais longe, sobretudo porque a final se vai disputar em Portugal”. Por fim, associou a Emirates Cup a um teste que “mostrará a que nível está a equipa”.

in "record.pt"

Antero Henrique chefia comitiva em Londres

Dragões já chegaram a inglaterra

A equipa do FC Porto chegou há poucos minutos ao hotel onde vai ficar hospedada, no centro de Londres.

A comitiva chegou chefiada por Antero Henrique e vai ficar em estágio no hotel até ao jogo frente ao Galatasaray, este sábado, às 14 horas, na Emirates Cup. 

Muitos elogios de Wenger
prospeção no mercado sul-americano realçada
 
Se Rafa Benítez é um admirador confesso de Jackson Martínez, Arsène Wenger não lhe fica atrás em relação ao FC Porto. Apesar de não defrontar os dragões nesta edição da Emirates Cup, o técnico do Arsenal não deixou de elogiar o trabalho desenvolvido pela estrutura azul e branca, especialmente pelo sucesso da prospeção feita na América do Sul ao longo da última década.

“Eles têm investido muito dinheiro em jogadores jovens, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Movimentam-se bastante no mercado sul-americano e vendem bem. Temos um grande respeito pelo FC Porto”, considerou o francês, que já havia enaltecido os dragões noutras intervenções.

Já tendo estado interessado em alguns jogadores portistas no passado, Wenger acabou sempre por desistir, dados os valores exigidos pelas transferências. Uma situação também já identificada por Alex Ferguson, antigo técnico do Manchester United, ele que considerou o FC Porto um duro negociador. Quem nunca se queixou foi o Chelsea, que já investiu muitos milhões em produtos da SAD liderada por Pinto da Costa.
 
  
Terim destaca qualidade
TURCOS SURGEM NO CAMINHO dos tricampeões
 
Quem terá pela frente os azuis e brancos na abertura do torneio é o Galatasaray de Fatih Terim. O turco conhece bem o FC Porto e não tem dúvidas de que a partida de hoje, bem como o duelo com o Arsenal, são de elevado grau de exigência.

“É como se fosse para a Champions League. É assim que eu vejo os jogos. É uma oportunidade para ver as nossas forças e as nossas fraquezas. Também estará uma boa atmosfera no estádio, será mesmo como a Champions”, destacou o mítico treinador do Galatasaray, considerando tratar-se de “uma boa experiência” para a sua equipa.

“Não nos vamos focar no resultado, mas sim na qualidade de jogo e na tática. Este torneio surge numa fase muito importante, porque precede o arranque das competições oficiais na Turquia”, fez questão de sublinhar.
 "
in "record.pt "
 

Bernard com viagem marcada?

As notícias sobre o futuro do brasileiro, alvo do FC Porto, continuam sem parar. Já se garante que segunda-feira deve chegar... à Ucrânia. 

Bernard é tema de conversa no Brasil, mas também em Portugal, pela possibilidade de representar o FC Porto. O jogador já demonstrou o interesse em se transferir para os dragões mas a imprensa canarinha insiste que o Shakhtar está à frente.

O "Globoesporte", por exemplo, publica uma notícia na qual o treinador do Atlético Mineiro, Cuca, refere a necessidade de ser contratado um substituto para o internacional brasileiro. Até aqui nada de novo, até porque a saída de Bernard é praticamente um certeza. Mas o orgão de informação brasileiro acrescenta que o alvo do FC Porto já tem viagem marcada... para a Ucrânia.

"Bernard está próximo de acertar com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que ofereceu 25 milhões de euros ao Atlético-MG pelo jogador, que deverá viajar para o leste europeu, na próxima segunda-feira, para assinar contrato", escreve o "Globoesporte".
 
in "ojogo.pt"

Rafa Benítez referiu-se a Jackson "É um bom jogador do FC Porto"

Rafa Benítez foi confrontado com o alegado interesse do Nápoles no avançado portista. Elogiou o avançado e o clube. 

"É um bom jogador que está no FC Porto", foi assim que Rafa Benítez respondeu à primeira pergunta sobre Jackson na conferência de imprensa do Nápoles com vista ao jogo na Emirates Cup.

O colombiano continua a fazer a atualidade do clube, mas o treinador espanhol não quis alongar-se no assunto. "Tenho uma opinião sobre ele, mas guardo-a para mim", respondeu quando questionado sobre que ideia tinha do goleador colombiano.

"É jogador do FC Porto, respeito o clube e o jogador", disse para colocar um ponto final nas perguntas.

Nápoles "foge" de Jackson

O diretor-desportivo do clube napolitano recusou a ideia de que a presença de Nápoles e FC Porto em Londres sereia decisiva para uma transferência. 
 
A conferência de Imprensa já tinha chegado ao fim quando O JOGO abordou Ricardo Bigon, diretor-desportivo do Nápoles, responsável pelas contratações. A postura esquiva adotada por Benítez teve seguimento em Bigon, quando confrontado com as notícias sobre uma alegada reunião entre dirigentes dos dois emblemas para falar de Jackson. "Não precisamos de aproveitar esta oportunidade para falar com o FC Porto. Podemos conversar sempre que o entendermos", respondeu, sem disfarçar algum incómodo pela abordagem. "Mas não vou fazer comentários sobre Jackson Martínez", reforçou, enquanto se dirigia para a saída da sala. 

in "ojogo.pt"