sábado, 26 de maio de 2012

F.C. Porto: Danilo e Hulk titulares na seleção


Frente à Dinamarca


Danilo e Hulk, jogadores do F.C. Porto, serão titulares na seleção do Brasil que enfrentará, neste sábado, a Dinamarca em encontro particular. Curiosamente, um dos adversários de Portugal na fase final do Euro2012.

O selecionador Mano Menezes divulgou o onze do Brasil na véspera do encontro: Jefferson, Danilo, Juan, Thiago Silva e Marcelo; Rômulo, Sandro, Lucas e Oscar, Hulk e Leandro Damião.

Paulo Henrique Ganso foi dispensado da seleção para realizar uma operação que o irá afastar dos relvados durante três a quatro semanas, como tinha sido adiantado.

Para o embate com a Dinamarca, a realizar na Alemanha, Mano Menezes apostou num onze que poderá servir de base para os Jogos Olímpicos.

A equipa inicial tem quatro campeões mundiais de sub-20, sendo Danilo um deles. Hulk tem mais de 23 anos mas pode ser um dos atletas acima dessa idade a marcar presença em Londres.

~in "maisfutebol.iol.pt"

Kelvin a caminho do Olhanense

O brasileiro Kelvin, que como Christian Atsu esteve emprestado na época finda ao Rio Ave, vai em princípio fazer parte do lote de jogadores que os dragões vão levar para estágio para melhor ajuizarem sobre o destino a dar-lhes.

A caminho dos 19 anos (dia 1 junho), o avançado não parece que tenha amadurecido o suficiente para poder ser considerado um potencial reforço para o quadro principal dos dragões.
Estará igualmente fora de hipótese fazer rodar Kelvin na equipa B do clube, porque apesar de ficar mais perto e defendido retrocederia no seu processo de crescimento na divisão principal do futebol português.

Resta assim o... Olhanense, clube algarvio que já terá até manifestado interesse em levar o brasileiro para Olhão, onde poderá ter como companheiros os portistas André Pinto e Atsu.


in "abola.pt"

Paulinho Santos: "Foi em Viena que começámos a ser os melhores"


Percebeu o que era ser portista quando, com oito ou nove anos, o pai lhe perguntou de que clube era. A resposta valeu-lhe uma camisola e alimentou um sonho que se transformaria numa obsessão: Paulinho Santos só pensava em jogar no FC Porto.

Onde estava no 27 de maio?
Assisti ao jogo em casa, nas Caxinas. Vivi o momento como todos os portistas: com grande ansiedade até ao final do encontro e com muita felicidade após a vitória. Ser campeão europeu foi um marco histórico.

Conhecia o André? Como é que a comunidade local, tendo um representante em Viena, viveu a final?
Não o conhecia pessoalmente, mas via-o muitas vezes. Já na altura tinha uma enorme admiração por ele. Parecia que o jogo nunca mais começava e essa ansiedade só desapareceu quando tivemos a certeza do triunfo. Depois, viemos todos para a rua gritar e comemorar. Foi uma alegria a dobrar: o FC Porto venceu e entre os campeões estava um representante da nossa terra. A noite tornou-se inesquecível.

Como foi o André recebido no regresso?
Não me lembro da receção ao André em concreto, mas recordo-me que houve festejos durante a noite e o dia todo.

Tinha 16 anos na altura. Em quem se revia quando jogava? Quem procurava imitar?
Estava no Rio Ave e sempre sonhei jogar no FC Porto. Sinceramente não pensava em ninguém em particular; só queria mesmo representar o FC Porto.

De que forma é que esses dias influenciaram a sua relação com o FC Porto?
Na altura, já era adepto do FC Porto, tal como o meu pai e um dos meus irmãos. Esta conquista serviu para nos motivar ainda mais. Traduziu um ponto de mudança na vida de todos os portistas, que passaram a ter um desejo cada vez maior de vitórias. Foi um momento de viragem nesse sentido.

Ia ao estádio? Assistiu a algum jogo dessa campanha?
À data, era complicado ir ao Estádio das Antas, pelos custos que uma deslocação ao Porto implicava, mas lembro-me de assistir a um jogo do FC Porto em Vila do Conde, já depois da conquista da Taça dos Campeões Europeus, e recordo-me que a euforia ainda era muito grande, mesmo já tendo passado um ano.

Recuemos um pouco. Qual é a sua primeira memória do FC Porto, o dia em que percebeu que era portista?
Quando tinha oito ou nove anos, o meu pai perguntou-me de que clube é que eu era; respondi-lhe que gostava do FC Porto e ele ofereceu-me uma camisola, que guardei com muito carinho.

Apercebe-se do que mudou na forma como o FC Porto era visto então e como é visto hoje?
Em termos de nome, mudou tudo. Completamente. Começámos a ter um tipo de trabalho diferente e a ganhar mais troféus. E, acima de tudo, começámos a ser os melhores.

Chegou a jogar com alguns dos vencedores dessa Taça dos Campeões. Como era a sua relação com eles? Como foi o primeiro contacto e como se sentia perante pessoas que idolatrava anos antes?
Foi fantástico jogar com figuras como o Jaime Magalhães, o André e o João Pinto. Mas não só. Também foi importante conhecer o Lima Pereira e o Fernando Gomes, por exemplo, que mais tarde vieram a integrar a estrutura do FC Porto. Sentia um orgulho enorme pelo que fizeram. Serviram de inspiração para todos nós. Nutria muito respeito, carinho e amizade por eles.

O que acha que herdou de médios como André, Sousa, Jaime Pacheco?
No FC Porto, todos herdam um pouco uns dos outros. A nossa cultura é ganhar; não olhamos para nós, mas para o grupo, para os adeptos e para toda a estrutura. Todos os que se envolvem também ganham; não são só os jogadores. É precisamente essa mentalidade que nos distingue dos demais.

Que valores de clube foram representados por essa geração, quais deles foram marcantes para si enquanto jogador do FC Porto e quais tenta transmitir hoje como treinador?
É como acabei de dizer: o FC Porto é diferente, porque aqui sentimos que todos ganham. Olhamos para todos e para tudo o que nos envolve e não apenas para nós.

Focado em ser Dragão


Ao contrário da maior parte das figuras dos últimos 25 anos do FC Porto que temos entrevistado ao longo desta semana, Paulinho Santos é perentório em afirmar que via o seu futuro como futebolista nas Antas. A obsessão tomou conta do jovem médio, então ainda nas escolas do Rio Ave, clube pelo qual se estrearia no futebol sénior antes de, em 1992, cumprir o seu destino. “Queria ser jogador de futebol e, mais do que tudo, queria jogar no FC Porto, fosse em que desporto fosse. O meu sonho era ganhar títulos no FC Porto, nem que tivesse de jogar outra modalidade”, refere a esta distância. Sem especial interesse ou apetência pelos estudos, Paulinho Santos seguiu o trilho do também caxineiro André, com quem ainda se chegou a cruzar nos azuis e brancos. Com mais 300 jogos, foi sete vezes campeão nacional, conquistando ainda quatro Taças e cinco Supertaças. Como jogador do FC Porto, esteve ainda no Europeu de 1996.

in "ojogo-pt"

Damião afasta-se do FC Porto

Depois da partida de Falcao para o Atlético de Madrid, sucederam-se os nomes para reforçar o centro do ataque do FC Porto. Um deles foi o de Leandro Damião, ponta de lança do Internacional de Porto Alegre e o atual titular da seleção. O avançado, que hoje jogará ao lado de Hulk, garante que se sente bem no Brasil e que não está a pensar mudar de clube. "A verdade é que não sei de nada sobre o FC Porto e se formos pelo que se tem dito, acho que já tenho um clube em cada continente. Não houve nenhuma proposta concreta e estou muito tranquilo e feliz no Brasil. Lá estou a jogar e faço parte da seleção, o que é muito importante para mim", referiu. O problema, no caso de Leandro Damião, é o valor que o Internacional pede para o libertar e que já ultrapassa os 20 milhões de euros, uma verba capaz de deixar dúvidas até nos clubes ingleses que já manifestaram interesse no goleador.



Newcastle pensa em Ukra

Em Inglaterra foi notícia o interesse do Newcastle em Ukra, jovem extremo que o FC Porto teve emprestado em Braga na época finda. Supostamente, os dragões recusaram os 2,5 milhões de euros oferecidos pelos magpies, mas estes estarão dispostos a chegar aos três milhões. Ukra tem na liga inglesa e na espanhola as suas preferidas.

Falcao aconselhou Sapu


De acordo com a Imprensa romena, o Atlético de Madrid já terá feito uma proposta ao FC Porto para a aquisição de Sapunaru. De acordo com o site "cancan.ro", terá sido Falcao a aconselhar o romeno aos madrilenos, depois de ter ficado encantado com a sua força, velocidade e posicionamento, ao longo dos anos que passou com ele em Portugal.

in "ojogo.pt"

"Discurso foi o mais forte apelo à violência de que há memória"


O FC Porto quer que a Procuradoria-Geral da República investigue o "ataque à honra e à imparcialidade dos juízes e da polícia" feito por Luís Filipe Vieira no discurso de anteontem, em que chamou "ladrão" a Pinto da Costa e remexeu no processo "Apito Dourado". Para os dragões, não há dúvidas que o discurso do presidente do Benfica "consiste no mais forte apelo à violência no desporto de que há memória em Portugal" e não é admissível "o orgulho, admiração e agradecimento mostrado pelos gestos e insultos de um seu funcionário", no caso Carlos Lisboa.
De acordo com o comunicado ontem publicado pelo site do FC Porto, é assim que se avalia o "carácter do leitor", ou seja, Luís Filipe Vieira, que é sempre tratado desta forma por só "ler o que outros lhe escreveram".
Vieira usou o termo "burros" para classificar aqueles que "acreditam que a impunidade vai durar para sempre." O FC Porto também, mas para classificar outro tipo de pessoas, essencialmente os que "só tiram a cabeça da toca de vez em quando e que nunca são capazes de dar a cara nas repetidas derrotas", em alusão ao silêncio de Vieira nos últimos desaires benfiquistas e ao facto de só ter falado depois de ser campeão de basquetebol.
Ainda segundo o comunicado, burros são também "os que se deixam levar por textos a fingir de anjos e arcanjos, enquanto o passivo dos nove anos de gestão do leitor galopou dos 83,9 para mais de 400 milhões de euros, os que permitem a quem nunca mostrou competência alterar os estatutos às escondidas para que ninguém ouse disputar-lhe a presidência, e os que se deixam contentar com dois campeonatos e uma taça enquanto o leitor enche pneus de inveja com os títulos nacionais e internacionais do FC Porto", num recado direto para o presidente que, em tempos teve um negócio de pneus. "Burros são os que ainda levam a sério o leitor", classifica o documento, citando frases proferidas por Vieira em que, sucessivamente, prometeu títulos e um desempenho brilhante a nível europeu. "Burros são os que pela força do hábito não sabem lidar com a vitória. Podem continuar a tentar ganhar eleições à nossa custa, mas continuam a ver o FC Porto ganhar camião de títulos. E nem o camião nem os títulos são roubados", lê-se ainda.

Fecho do basquetebol é hipótese


Segundo O JOGO apurou, o FC Porto enviou ontem uma carta ao presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Mário Saldanha, pedindo-lhe que se retratasse das declarações proferidas no rescaldo do FC Porto-Benfica e que foram encaradas como uma "gota de água", ao ponto de o clube ponderar a sua continuidade no basquetebol.
Na exposição que fez, o FC Porto mostra o seu desagrado em três pontos fundamentais: aquele que considera ser um tratamento diferenciado em relação às transmissões televisivas do basquetebol, atendendo a que os jogos na Luz são exclusivo da Benfica TV e o direto do quinto jogo, no Dragão, foi televisionado pelo Porto Canal, mas sem autorização da FPB, que ameaçou com sanções; a ausência de Mário Saldanha em todos os jogos da final e particularmente no último, de consagração do campeão; e, por fim, os comentários do presidente federativo sobre os acontecimentos no Dragão Caixa, e particularmente quando terá falado numa "invasão de campo" que não existiu.
Desagradado com tudo o que envolveu a final, o FC Porto espera a resposta de Saldanha, enquanto analisa uma eventual saída da modalidade.

in "ojogo.pt"

Atsu aceita nova cedência


O ganês Christian Atsu está disponível para voltar a ser emprestado pelo FC Porto se se aperceber durante a pré-época que terá poucas oportunidades de jogar pela equipa principal. "Fui chamado para fazer a pré-época com o FC Porto e espero que as coisas corram bem para mim. Se não tiver hipóteses de jogar pelo FC Porto, então gostaria de sair, nem que seja para um novo empréstimo", declarou ao "Ghanasoccernet", numa fase em que está pela primeira vez na sua seleção nacional.
O jovem esteve em destaque no Rio Ave e, com isso, ganhou um lugar nos planos de Vítor Pereira. É para alguns dos juniores um modelo, uma vez que representa com sucesso as oportunidades que os jovens podem ter. Foi isso mesmo que disse Ebo, também ganês e atual extremo dos sub-19 portistas. "Estou muito feliz por ver Atsu na seleção. Eu trabalho arduamente para seguir o seu trajeto. O seu sucesso mostra-me que é possível. Basta trabalhar muito", expressou ao "goal.com" um dos melhores amigos de Atsu, além de seu fã número 1. "Vir para o FC Porto foi uma grande mudança para mim. Estou sempre a aprender aqui" prossegue, embora sem certezas sobre o futuro. "Eles gostam da forma como jogo. Mas só daqui por algumas semanas saberei os planos que têm para mim", fechou.

in "ojogo.pt"

"Se tiver que ficar também ficarei bem"


Hulk está como os adeptos do FC Porto, com dúvidas. Muitas dúvidas, diz ele. Assunto? O inevitável: uma possível saída do clube onde brilhou durante os últimos quatro anos. O brasileiro, agora em representação da sua seleção, garante que nem sequer pretende ouvir falar de propostas durante os tempos mais próximos, até porque, para já, tem um objetivo bem definido: representar bem o Brasil nestes quatro particulares para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. No entanto, o assunto é incontornável, até porque Teodoro Fonseca, o seu empresário, vai garantindo que não faltam clubes interessados em contratá-lo. Hulk é que diz não querer saber do assunto. Pelo menos para já. "Neste momento, tenho tentado deixar de lado tudo o que diga respeito ao FC Porto ou a uma possível transferência. Quero estar concentrado na seleção, porque só assim poderei ter êxito aqui. O meu objetivo passa por estar bem nestes quatro jogos e, para que isso possa acontecer, não me posso distrair com esses assuntos. Tem sido assim até aqui e continuará a sê-lo nos próximos tempos", começou por referir a O JOGO.
Sair ou continuar é uma dúvida que não o afeta, sobretudo depois de ter ouvido Pinto da Costa garantir que tudo fará para o manter no Dragão na próxima temporada. Afinal, o que pode o presidente do FC Porto fazer para convencer Hulk a ficar? Nem o brasileiro parece saber a resposta. "É difícil comentar isso neste momento. Se houver alguma coisa, o presidente Pinto da Costa conversará com o meu empresário. Saio se tiver que sair, mas se tiver que ficar também ficarei bem. Tenho dito sempre o mesmo nos últimos tempos. Temos de ver o que é melhor para mim, mas também para o clube, embora agora o que quero mesmo é estar bem na seleção", referiu.
Neste jogo de palavras, fica uma certeza dada por Hulk: "Esteja onde estiver, serei portista para sempre. E isso eu posso garantir. Serei sempre do FC Porto, independentemente do que me reservar o futuro. Aprendi a amar o clube, que levarei para sempre no meu coração. Em Portugal, vou torcer para que o FC Porto vença cada vez mais." Afinal, Hulk também tem sido tema de conversa quase diária na Imprensa, mas também por entre a nação portista, que mantém uma secreta esperança de que ainda é possível manter no clube um dos jogadores mais cobiçados do planeta. Nesse sentido, também sobraram algumas palavras para os portistas, que o avançado fez questão de transmitir através de O JOGO. "Quero agradecer aos adeptos tudo o que sempre fizeram por mim. Sempre me trataram com um grande carinho. E se eles têm dúvidas se vou continuar na próxima época, posso garantir-lhes que eu estou igual: também não sei se ficarei ou se vou sair." E com esta, Hulk lá se despediu, até porque estava na hora de começar a treinar.

"Quero ir aos Jogos Olímpicos"


Hulk prepara-se para somar esta tarde a sua 10ª internacionalização pela seleção do Brasil, embora tenha um objetivo bem concreto para os particulares que se seguem: "Jogar bem para estar nos Jogos Olímpicos." "É sempre bom representar o meu país e espero aproveitar estes quatro jogos para garantir uma vaga nas Olimpíadas", referiu. No caso do avançado, e tendo em conta que já tem mais do que 23 anos, a luta pelas três vagas disponíveis faz-se com o guarda-redes Jefferson e os defesas David Luiz, Thiago Silva e Marcelo, embora para ir a Londres também seja necessária uma autorização do FC Porto. "Isso é o menos. Não conversámos sobre isso, mas se for chamado tenho a certeza de que não haverá nenhum problema." Hulk garantiu ainda que aproveitou "a última semana para descansar", pelo que se sente "preparado" para o jogo de hoje com a Dinamarca, mesmo depois de uma época "desgastante".


Ex-diretor do Chelsea põe o Incrível nos píncaros


O JOGO encontrou em Hamburgo o antigo diretor desportivo do Chelsea, Frank Arnesen. O dinamarquês esteve quase seis anos no clube londrino, tendo saído em 2011, mas com um conhecimento profundo de Hulk e dos principais jogadores do campeonato português. Agora no Hamburgo, Arnesen foi evasivo na conversa com o nosso jornal, recusando entrar em detalhes sobre observações a Hulk nos seus tempos em Stamford Bridge. "Não gosto de falar sobre isso, porque já não estou lá", começou por referir, contornando avaliações pormenorizadas, mas alertando para a dimensão que o Incrível tem, há já algum tempo, entre a nata do futebol internacional. "É lógico que um clube como o Chelsea segue um jogador como o Hulk, mas não éramos os únicos. Acredito que os maiores emblemas do mundo já estão atentos há muitos anos", comentou o dinamarquês, que nos seus tempos em Londres até tinha um observador em permanência no Norte de Portugal. Em Hamburgo, Arnesen admite não ter argumentos para os melhores jogadores do nosso campeonato, pelo que, acrescenta, não planeia fazer compras no nosso país.


Alex Sandro e Danilo dão "força e juventude"


Ainda não é certo, mas é quase. Danilo e Alex Sandro têm um lugar praticamente garantido para os Jogos de Londres, depois de ontem terem sido elogiados publicamente por Mano Menezes, o selecionador brasileiro. "São dois jogadores que, muito provavelmente, farão parte da equipa para as Olimpíadas, não só porque têm idade para isso, mas também porque têm qualidade. Danilo e Alex Sandro fizeram a trajetória na seleção até aos sub-20, já estiveram presentes em algumas convocatórias da seleção principal, participaram no superclássico frente à Argentina e, no caso do Alex Sandro, até jogou mais recentemente frente ao Gabão e Egito", documentou Mano Menezes, antes de anunciar o que os dois jogadores podem acrescentar a esta seleção. "Estão aqui com muita força e juventude, e sempre com o objetivo de ocupar um espaço e uma oportunidade que a seleção lhes está a oferecer".
Na conferência de Imprensa de antevisão do encontro de hoje com a Dinamarca, Mano Menezes também confirmou a presença de Hulk na equipa titular. "O Leandro Damião é um jogador que precisa ser servido e, por isso, jogaremos com o Hulk e o Lucas nas alas. São dois jogadores muito móveis e que poderão trocar de posição com o Óscar, que jogará mais por trás do ponta de lança", explicou. Curiosamente, Hulk vai ser titular pela primeira vez na seleção brasileira na posição onde mais gosta de jogar, o lado direito do ataque, ainda que tenha ordens para percorrer outras zonas do terreno, onde poderá encontrar um dispensado do... Benfica. É que Wass, que se encontra emprestado aos franceses do Evian, deve ser titular no lado direito da defesa da Dinamarca na partida desta tarde

in "ojogo-pt"