quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FC Porto compra mais 22.5% do passe de Moutinho

Os dragões investiram 4 milhões de euros e já detêm 85% do passe de Moutinho.
O F.C. Porto anunciou, eesta quarta-feira, a compra de 22,5% do passe de João Moutinho por quatro milhões de euros. Os dragões já chegaram a deter a totalidade do passe do médio, mas em Outubro de 2010 venderam 37,5% à empresa Mamers B.V, por 4 milhões e 125 mil euros.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários, o FC Porto explica que a percentagem era agora detida pela Soccer Invest Fund. Os portistas recuperam assim 22,5%, ficando com 85% do passe, enquanto esse fundo terá os restantes 15%.

"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter readquirido por 4.000.000€ (quatro milhões de euros), 22,5% dos direitos económicos do jogador João Moutinho ao Soccer Invest Fund - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado, o qual é gerido e representado pela MNF GESTÃO DE ACTIVOS - SGFIM, SA, Fundo este ao qual a Mamers B.V. cedeu a sua posição contratual relativamente aos direitos económicos que detinha sobre este atleta", explica o F.C. Porto, em comunicado~

in "rr.pt"

F.C. Porto: Hulk livre para a Supertaça


Federação alemã não enviou até agora o relatório do árbitro que expulsou o jogador brasileiro


A expulsão de Hulk no amigável com o B. Monchengladbach não deverá impedir o avançado de jogar a Supertaça Cândido de Oliveira, no domingo. Recorde-se que o avançado viu um cartão vermelho por acumulação de amarelos, pelo que ficou passível de ser castigado e falhar o primeiro jogo oficial.

No entanto, segundo apurou o Maisfutebol junto da FPF, a federação alemã não enviou o relatório do árbitro Thorsten Kinhofer, pelo que o atleta está livre de castigo. A federação acredita de resto que não o tendo feito até agora, a federação alemã não vá de todo enviar o relatório.

De qualquer das formas, parece seguro que mesmo que o venha o fazer, já não terá implicações para o jogo de domingo com o V. Guimarães. Até porque o relatório será enviado para a Comissão de Arbitragem, que o reencaminhará para o Conselho de Justiça, que depois ainda terá de decidir.

Recorde-se que na época 2007/08 Lisandro foi castigado com um jogo de suspensão por expulsão num amigável. Nessa altura, porém, o argentino foi punido com um vermelho directo, enquanto Hulk viu dois amarelos, o que poderá dar a este caso contornos diferentes do que aconteceu com Lisandro.



in "maisfutebol.iol.pt"

Mundial de Sub-20: James Rodriguez marca na vitória da Colômbia

O jogador do FC Porto marcou o segundo golo da selecção colombiana, que venceu o Mali por 2-0.
A Colômbia, selecção que acolhe o Mundial de sub-20, é a primeira apurada para os oitavos-de-final. Os anfitriões venceram o mali por 2-0, com James Rodríguez a estar novamente em destaque.

O jogador do FC Porto foi titular, assim como o leão Santiago Arías, e apontou o segundo golo da sua selecção na fase final do encontro. Ainda na primeira parte, Valencia abriu o marcador.

Com esta vitória, a Colômbia soma seis pontos, mais três que a Coreia do Sul e a França. O Mali ainda não tem qualquer ponto.

in "rr.pt"

Danilo e Iturbe de gás colado

O Brasil dos portistas Danilo e Alex Sandro passou para a liderança do Grupo E do Mundial de sub-20 da Colômbia, com uma vitória, por 3-0, sobre a Áustria, e a Argentina, agora com Iturbe titular - e de novo em enorme destaque -, empatou a zero com a Inglaterra, abrindo ainda mais as portas dos oitavos-de-final. "Mini-Messi" garante mais tempo na Colômbia e mais atraso na chegada ao FC Porto.

O Brasil ofereceu belíssimos momentos de futebol. Os dois reforços do campeão português estiveram no onze inicial: o lateral-direito esteve no penálti do segundo golo; e o defesa-esquerdo permanece azarado, ganhou o lugar e cedeu-o ao cabo de 12 minutos, lesionado, regressando ao banco para ver o Brasil encantar como raramente é permitido, no futebol actual - e sobretudo no da ressaca da Copa América da Argentina, em que foi mais forte quem menos deixou jogar. Dois desses momentos em que trocou a bola como se estivesse a jogar noutra dimensão, adiantado no tempo em relação aos defesas, resultaram em golos que lembram os da que é recordada como a última grande representante da escola de talento canarinha: no Mundial de 1982, em Espanha, Sócrates, Falcão, Júnior, Zico, faziam isso mesmo, embora com mais espaço do que, hoje, é permitido.

Este é "o futebol deles", como lhe chama o resto do planeta, que, até hoje, não conseguiu imitar aquele ritmo. A Áustria conheceu essa impotência, quando, aos 37', Philippe Coutinho recebeu de Gabriel Silva, acelerou, deu para Óscar, recebeu de volta e passou a Henrique o primeiro golo da noite, em toques simples, alegres, imparáveis - foi assim que Danilo surgiu diante da baliza, lançado por Óscar, aos 52', dando origem ao penálti do 2-0 e abrindo definitivamente caminho para o futebol brasileiro em estado puro, coroado por um terceiro golo a quatro: Óscar deu para o toque de calcanhar de Philippe Coutinho, Casemiro recebeu e deu para Wilian assinar o 3-0, tudo por entre a impotência de cinco defesas austríacos e o deleite dos espectadores.

No jogo de Iturbe, desta vez, não houve mão de Deus a decidir o Argentina-Inglaterra. Na única vez em que os deuses poderiam ter decidido à margem das leis, o árbitro assistente assinalou um fora-de-jogo que anulou aquele que teria sido o golo inglês, pelo que os rivais históricos se ficaram por um empate que serve à equipa de Iturbe, líder do Grupo F e com o caminho aberto para os oitavos-de-final.

Lateral foi atropelado junto à baliza austríaca

Autor do golo que valeu o empate com o Egipto, na primeira ronda, o lateral-direito que o FC Porto contratou ao Santos ficou à beira do segundo golo no torneio, mas, quando recebeu o passe de Óscar e entrou na área - revelando essa apetência ofensiva, bem clara no primeiro jogo -, mais rápido do que toda a defesa austríaca, o guarda-redes decidiu que era preferível arriscar o penálti. Atirou-se-lhe às pernas e o golo adiado ficou para Philippe Coutinho, o avançado do Inter, que atirou rasteiro, dando a Radlinger a ilusão de que ainda poderia chegar à bola, que lhe tocou a ponta da luva e seguiu, imparável, para o 2-0.

"Iturbo" em todo o lado

A Argentina foi dona do jogo e se ficou a zero não foi por falta de tentativas para vencer. Muitas destas ocasiões passaram pelos remates de Iturbe, o artista que, mesmo sem as botas cor de laranja - já é o rosto da gigantesca marca desportiva Nike, na Argentina - ficaria na memória do jogo. Como já era de esperar, depois do bom desempenho na segunda parte da vitória sobre o México, Walter Perazzo colocou Iturbe no onze titular, para reforçar a capacidade ofensiva da equipa, debilitada pelas limitações de Lamela. A Inglaterra quase só se defendeu da vontade de golos que teve em Iturbe o máximo expoente, nesta partida em que, a cada oportunidade, deixou patente o instinto para o golo. Rematou de onde poucos arriscam fazê-lo e criando perigo, invariavelmente.

Imprensa: Iturbe foi um perigo

Desta vez, a alcunha pela qual é conhecido Iturbe nem foi a ideia mais recorrente saída da leitura dos jornais do país do Mini-Messi. O desfecho do jogo com a Inglaterra foi um nulo, é certo, mas que melhor elogio para Iturbe do que dizer que a haver um triunfo argentino teria de sair das suas botas? "Iturbe era a carta mais perigosa da sub-20 argentina", escreveu o generalista "Clarín", que destacou o sentido de oportunidade do portista: "Cada vez que via um buraco, Iturbe atirava à baliza". No desportivo "Olé", o reforço dos dragões foi considerado, a par de Lamela, o mais perigoso da Argentina.
No Brasil é notório o menor destaque dado a este Mundial por comparação com o vizinho do Sul, mas nas crónicas da vitória sobre a Áustria, Danilo merecia destaque por ter sido determinante para "soltar o Brasil", como escrever o "Estadão". O "Globo" afinou pelo mesmo diapasão, acrescentando ainda um bom passe do portista, aos oito minutos, "desaproveitado por Willian". O desportivo "Lance" sublinhou a "penetração de Danilo que deu o penálti para o 2-0".

in "ojogo.pt"

Falcao: "Carinho cada vez maior"

Primeiro dia de trabalho para Falcao e Guarín, sob o signo da saudade e debaixo do enfoque Supertaça. A dupla acredita que, mesmo com apenas cinco dias de trabalho cumpridos até lá, pode ser convocada, e é com esse objectivo que começou a treinar ontem. Um dia após o regresso a Portugal, e em entrevista ao Porto Canal, Falcao não alimentou rumores em torno de uma eventual transferência. "Surpreso" pela manifestação de carinho dos adeptos à chegada ao aeroporto do Porto, retribuiu de igual forma. "A maneira como a cidade, clube e todos aqui nos tratam faz com que o carinho pelo FC Porto seja cada vez maior", disse. "Não imaginava este tipo de recepção. Quando vi aquela gente à minha espera, foi uma grande surpresa. Foi uma demonstração de carinho que não se consegue apagar da memória. É algo muito especial", completou.

O avançado é, dos dois colombianos, aquele que mais hipóteses tem de jogar contra o Guimarães. De início, será difícil, até porque Kléber leva cinco semanas de preparação e seis golos marcados em sete jogos. Mas com Walter aparentemente longe das preferências do treinador, é possível que seja convocado para constituir alternativa ou, numa situação de alarme, reforçar o ataque no final. "É uma final, vale um título", considera na análise a um "jogo difícil", no qual "não há margem para erro." A táctica é começar a ganhar, como aconteceu na final da Taça de Portugal, que viu da bancada por estar lesionado. "Temos de aproveitar rapidamente as oportunidades para começar com vantagem o jogo. Será difícil porque este tipo de adversários luta muito. O FC Porto terá de ter muito cuidado", alertou.

À Supertaça Cândido de Oliveira seguem-se provas mais importantes, como a Supertaça europeia, campeonato e Liga dos Campeões. Tudo excelentes oportunidades para Falcao voltar a brilhar e elevar a conta de golos, que de 2009/10 para 2010/11 passou de 34 para trinta e oito. "Os objectivos de grupo estão primeiro", salvaguardou. "Depois, cada um tratará de alcançar algumas metas pessoais, mas que nunca se ponham à frente do que toda a equipa quer", vincou.
Se o matador seguir a linha do último grande goleador internacional do clube, tem ainda algumas escadas a subir. Jardel marcou 47 golos na sua última e melhor época individual no FC Porto.

Guarín "muito alegre" com a escolha de Vítor Pereira

Fredy Guarín também falou ao Porto Canal e não se distanciou da alegria de Falcao pelo regresso ao trabalho. "Estou muito contente por estar de volta ao convívio dos meus companheiros. São praticamente uma família", sorriu. "Estou feliz por começar outra temporada com todos. Já vou para a quarta época no clube e fico feliz por continuar cá. Espero dar o máximo, continuar a melhorar e a partilhar muitas alegrias com a equipa", continuou, a propósito. Sobre a mudança de treinador, o médio confessou-se radiante por ter sido Vítor Pereira o escolhido para suceder a Villas-Boas. "Alegra-me muito. Já temos tempo de conhecimento, e isso é o que mais vale. Vamos aproveitar e entender a sua mensagem", elogiou.

in "ojogo.pt"

Danilo promete gozar colónia colombiana

Estranhamente, Danilo já é ídolo dos colombianos de Barranquilha, cidade onde o Brasil está a disputar o Mundial de sub-20. O facto motivou a curiosidade da Imprensa brasileira, e o reforço do FC Porto até já diz que, quando chegar a Portugal, vai gozar Falcao, Guarín e James. "Vou fazer gozação com eles. Ser aplaudido assim no país deles é muito bom, mas espero ser companheiro e muito feliz com os colombianos em Portugal", disse, brincando com o facto de se estar a tornar um... "barranquilheiro". "Gosto de reggaeton e Shakira...", sorriu . Mais a sério, Danilo acredita que a preferência dos adeptos, que até gritam "olé" quando ele toca na bola, tem a ver com o seu estilo de jogo. "Nunca desisto e corro o tempo inteiro. Quem está a assistir gosta de ver isso", explicou, desejoso de mais. "Houve um pouco de brincadeira no balneário, mas é gostoso. Quero mais aplausos, pois foi algo espontâneo e que me deixou muito feliz", encerrou.


in "ojogo.pt"

Atacar o futuro na era dos 70

SUPERTAÇA PODE DAR LIDERANÇA HISTÓRICA



Vencer o Vitória de Guimarães, no próximo domingo, em Aveiro, vale muito mais do que troféu de arranque de época para os dragões. Está em causa o primeiro grande desafio de Vítor Pereira no comando técnico dos azuis e brancos e a ultrapassagem histórica ao Benfica. Em caso de triunfo, o FCPorto passa a contar no seu palmarés com 70 títulos, mais um do que o seu eterno rival.
Olhando ao domínio esmagador dos nortenhos na competição (17 vitórias), pode dizer-se que não poderiam estar num palco mais favorável para conseguir os seus intentos. “Este clube continuar a tentar ultrapassar o número de títulos do Benfica”, salientou André Villas-Boas, após o triunfo na Taça de Portugal, acrescentando, na altura, que “as Supertaças são sempre especiais”.
in "record.pt"

Alvos belgas andam à solta

O defesa-central Mangala e o médio Defour, ambos do Standard Liège, voltaram a não ser considerados para a Liga dos Campeões pelo clube belga. 

Ficam os dois afastados do jogo com o Zurique, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da prova, tal como acontecera no encontro da semana passada. Este detalhe habilita-os, em caso de transferência, a jogar a Champions por outro clube. E é aqui que entra o FC Porto. 

Continua a especular-se na Bélgica que Mangala e Defour estão prometidos ao FC Porto e é nesse sentido que não têm participado nos jogos da Champions. Os dois jogadores não sofrem de qualquer tipo de lesão, trata-se de ausências puramente burocráticas. 


in "abola.pt"

Alex Sandro abandona Mundial sub 20

Terminou o Mundial sub 20 para Alex Sandro. O lateral-esquerdo, contratado pelo FC Porto ao Santos por 9,6 milhões de euros, ressentiu-se de uma lesão no bíceps femoral da coxa e foi dispensado da concentração da selecção brasileira. 

Segundo os médicos da selecção, Alex Sandro vai estar parado entre quatro a seis semanas. 

«Como o tratamento desta lesão requer entre quatro a seis semanas de reabilitação, após uma reunião com a equipa técnica foi desconvocado já que não teria condições para jogar. Como é um atleta importante para o Ney Franco, fizemos todos os possíveis», explicou o médico Edilson Thiele, ao site da CBF.

O novo jogador do FC Porto esteve em campo 12 minutos na partida frente à Áustria (3-0), mas ressentiu-se da lesão e teve de ser substituído.

O jogador deverá regressar ainda esta semana ao Brasil, assegura a CBF.


in "abola.pt"