quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BETO E CRISTIAN RODRÍGUEZ APTOS


Beto e Cristian Rodríguez já treinaram sem limitações na sessão de trabalho desta quinta-feira do FC Porto, que deu início, no Olival, à preparação da partida da 17.ª jornada da Liga. O FC Porto visita o Beira-Mar este sábado, às 19h15, no Estádio Municipal de Aveiro.

Falcao e Alvaro Pereira são agora os únicos jogadores ao cuidado do Departamento Médico, sendo que ambos se mantêm em tratamento.

Relativamente ao ensaio desta manhã, destaque ainda para a participação de Kadú, guarda-redes dos Sub17.

O plantel volta a reunir-se amanhã, às 10h30, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, desta feita à porta fechada.

Mais tarde, às 12h30, no mesmo local, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão do encontro deste fim-de-semana.

in "fcp.pt"

PEDRO GIL: «O COUTRAS NADA TEM A PERDER»

Este sábado (16h00), o FC Porto Império Bonança recebe os franceses do Coutras, na terceira jornada do grupo D da Liga Europeia. Apesar de os Dragões serem superiores em historial e ambições, Pedro Gil aborda o encontro com cautelas: a equipa deve estar «concentrada» e tentar «marcar cedo».

Adversário perigoso
«Já joguei frente a várias equipas francesas, mas é a primeira vez que defronto o Coutras. No entanto, sei que têm uma boa equipa, não é por acaso que são os campeões franceses. A título de exemplo, na primeira jornada, num jogo em que receberam o Valdagno, estiveram quase sempre na frente do marcador, tendo acabado por perder a partida nos minutos finais (5-7).»

Assegurar o apuramento
«Espero um embate difícil, ou não fosse este um jogo da Liga Europeia. É uma partida que necessitamos de vencer e em que o Coutras nada tem a perder. Eles vêm fazer o seu jogo de uma forma descontraída. Da nossa parte, queremos ir construindo o resultado paulatinamente: sabemos que as formações francesas e alemãs lutam bastante, principalmente no início do jogo, por isso vamos entrar fortes, concentrados nas marcações e tentar marcar cedo. Será muito importante vencer os próximos dois encontros, de forma a garantirmos a passagem à fase final. Não nos podemos deixar surpreender.»

Ganhar confiança
«Este ano ainda estamos à procura da regularidade exibicional, mas temos de ter calma e ir adquirindo confiança jogo a jogo. Esta fase que se avizinha é a mais importante da temporada. Estamos na luta e na perseguição de todos os nossos objectivos, apenas dependemos de nós.»

A subir de forma
«Pessoalmente, sinto que estou a subir de forma. Na primeira parte da época, ressenti-me de alguns problemas físicos e sentia-me muito cansado. Depois da pausa natalícia tenho vindo a melhorar bastante e isso reflecte-se nos treinos e nos dois últimos jogos que realizei.»

Classificação
O FC Porto está no segundo lugar do grupo, depois de uma vitória e de uma derrota, sofrida frente aos italianos do Valdagno, que lideram, com seis pontos. Os azuis e brancos têm três pontos, enquanto que Cronenberg (Alemanha) e Coutras somam apenas um.


in "fcp.pt"

Dragões regressam aos treinos

FALCÃO E ALVARO PEREIRA AUSENTES


Depois da vitória sobre o Beira-Mar, o FC Porto regressou esta manhã aos treinos e Villas-Boas só contou duas baixas. Falcão e Alvaro Pereira continuam a recuperar dos respetivos problemas físicos e nem sequer subiram aos relvados do Olival, nos 15 minutos da sessão com portas abertas aos jornalistas.
Contudo, o boletim clínico só será divulgado no final do apronto ao qual foi chamado o guarda-redes dos Sub-19, Kadú. O plantel volta a reunir-se na sexta-feira de manhã num treino totalmente fechado e, no final, Villas-Boas apresenta-se perante os jornalista para fazer lançar o jogo em Aveiro.
in "record.pt"

Tribunal O JOGO

Desvio duvidoso De uma forma geral, a arbitragem de Marco Ferreira não suscitou qualquer polémica, dada a tranquilidade com que decorreu o jogo, ficando apenas por sancionar um desvio de Danilo com o braço, num lance que exigia penálti. Ao árbitro madeirense, os especialistas d' OJOGO apontaram o lapso de não ter assinalado um livre directo frontal à baliza do Beira-Mar; considerando exagerados os amarelos a Walter e a Fucile.
Momento mais complicado

86' | Mariano teve legitimidade para reclamar desvio com o braço de Danilo na grande área?

Jorge Coroado | Do mesmo modo que no lance anterior o jogador do Beira-Mar ficou com os olhos em bico, também Mariano o podia ter ficado, pois o aveirense desviou a bola com o braço esquerdo. Ficou por assinalar uma grande penalidade.

Pedro Henriques | Efectivamente Danilo toca a bola com o braço de forma deliberada, havendo, portanto, razão para grande penalidade.

Paulo Paraty | Danilo não desvia a bola; tem apenas o seu corpo apoiado sobre o próprio braço e nada pode fazer para que a bola lhe bata.

in "ojogo.pt"

Breves


Maicon Esquecido ... 

Decorria o minuto 37, quando Maicon precisou de ser assistido, tendo saído das quatro linhas, tudo normal até ali, só que Marco Ferreira, que tinha mandado seguir o jogo entretanto, esqueceu-se do central do FC Porto. Quem não perdoou foram os adeptos portistas, que assobiaram o árbitro até Maicon receber ordem para regressar.

Helton acalmou Super

O árbitro Marco Ferreira não perdoou o lançamento de objectos para o relvado e entregou um deles ao quarto árbitro. O que ele não sabia era que estava ali um motivo para os SuperDragões pegarem com ele. Vicente Paes entregou mais alguns, pouco depois, e só com Helton é que as coisas acalmaram, com o capitão a pedir contenção.

Everton e Gijón espiaram

Apesar de a prova ser usada pelos técnicos para rodar jogadores, mesmo assim alguns clubes enviaram emissários ao Estádio do Dragão. O Everton representou o futebol inglês e o Gijón, que recebeu Castro por empréstimo dos dragões, o espanhol. Do "nosso" burgo estiveram presentes o Braga, o Sporting e a Académica.

FC Porto um a um

A figura

Walter | Marcar, assistir e também resolver

Ontem não houve um elemento mais decisivo do que Walter. Basta ver que marcou o primeiro golo (recarga após um livre de Hulk), fez a assistência para o segundo (Rafa) e ainda teve uma participação essencial no terceiro (foi dele o remate antes de a bola sobrar para Fernando). Apesar da utilização reduzida, o brasileiro já vai em sete golos, sendo o grande candidato ao lugar do lesionado Falcao para o jogo de sábado. A forma de jogar do camisola 18 não é consensual, porque mostra lentidão de raciocínio e, por vezes, não toma a decisão correcta de passe, mas consegue estar no sítio certo quando é preciso.


Helton | Atenção máxima nas poucas intervenções que foi obrigado a fazer, destacando-se a aliviar o perigo nas bolas cruzadas para a área. E ainda foi à outra área acalmar os SuperDragões e aconselhá-los a não alvejarem Paes com objectos.

Fucile | Exibição compacta, dividida entre a defesa e o ataque. Teve mesmo um grande pendor ofensivo durante todo o jogo e cheirou o golo perto do intervalo, após um passe de Walter, mas rematou ao lado.

Otamendi | Tranquilamente, mandou na área recuada. Bem posicionado, foi eficaz e ainda evitou que o perigo chegasse à baliza quando ofereceu o corpo à bola após um remate de Wang.

Maicon | Também não foi sujeito a grandes aflições e evidenciou-se com um par de cortes de cabeça. Na área do Beira-Mar destacou-se com um cabeceamento ao lado.

Rafa | Estreou-se a marcar com a camisola do FC Porto. Lançado por Walter, aguentou a pressão de Jaime na área aveirense e rematou cruzado fora do alcance de Paes. O golo foi um prémio justíssimo para, talvez, a melhor exibição desde que chegou ao clube. Esteve seguro a defender, evitou que o adversário atacasse pelo seu flanco, e ainda assinou cruzamentos perigosos.

Fernando | Grande actuação do brasileiro. Antes de mais, foi um muro para o Beira-Mar, com inúmeros cortes e recuperações. Não negou a participação nos processos ofensivos, marcando mesmo o melhor golo da noite. Aproveitou um ressalto após um remate de Walter e, de muito longe, bateu Paes de forma espectacular.

João Moutinho | Actuação a meio gás, sem grande rasgo ao nível do passe. Villas-Boas quis gerir o esforço do médio e deixou-o ficar no balneário ao intervalo.

Souza | Se foi verdade que sofreu a falta que deu origem ao primeiro golo, no resto do jogo não esteve em plano de evidência, à excepção de uma assistência para James.

Hulk | Em 45 minutos fez muitas coisas e quase todas bem. Antes de mais, foi sempre um perigo para a defesa aveirense, porque utilizou a velocidade e o remate. Participou decisivamente na abertura do marcador, com um remate violento que Paes não segurou e que Walter aproveitou. Fez ainda uma assistência para Walter e tentou o golo em mais duas ocasiões, proporcionando defesas incompletas do guarda-redes aveirense.

James | Inconformado, optou pelos duelos individuais, conseguiu alguns cruzamentos perigosos e tentou o golo em remates de longe. Participou na jogada do terceiro golo.

Rúben Micael | Melhor do que Moutinho, ligou bem o meio-campo ao ataque com passes acertados.

Mariano | Muita vontade e poucos resultados práticos, se bem que se possa queixar de um penálti não assinalado.

Belluschi | Esteve perto do golo cinco minutos depois de ter entrado.

Walter: "É fácil jogar numa equipa como esta..."

Walter tem jogado pouco, mas marca muito: em 667 minutos de utilização oficial nos cerca de seis meses que já leva de FC Porto, o brasileiro marcou sete golos. "A vida de um atacante faz-se com golos", justificou-se ele no final de um jogo em que voltou a ser duplamente decisivo, não só pelo golo que abriu caminho à vitória, mas também por ter conseguido atenuar a ausência de Falcao. "Tive a felicidade de conseguir uma chance para marcar e marquei", simplificou Walter.
Na justificação a um rendimento que, apesar da escassa utilização, tem sido meritório, Walter não hesitou. "É mais fácil jogar numa equipa como esta porque não faltam jogadores de qualidade. Trabalho todos os dias para poder ajudar sempre que tenha uma oportunidade e fazer bons jogos", disse.
É bem provável que, com a ausência de Falcao, que não jogará em Aveiro por estar lesionado, Walter volte a ter nova oportunidade. E, curiosamente, até foi como titular que o brasileiro marcou a maior parte dos golos: cinco dos sete que apontou pelo FC Porto foram marcados em jogos que começou no onze.

in "ojogo.pt"

Villas-Boas: «Não dependemos de nós»

MEIAS-FINAIS DA TAÇA DA LIGA ESTÃO COMPLICADAS


O treinador André Villas-Boas manifestou-se "satisfeito" com o triunfo do FC Porto (3-0) sobre o Beira-Mar, embora assumindo a dependência do desempenho do Nacional para sonhar com as meias-finais da Taça da Liga de futebol.
"O cenário mantém-se. Não dependemos de nós, temos de esperar que o Beira-Mar ganhe ao Nacional e marcar um número suficiente de golos (ao Gil Vicente) para passar. As coisas continuam na mesma. Valeu pelo compromisso", resumiu o técnico portista.
Villas-Boas falou numa "primeira parte excelente e uma segunda boa", mas recordou que agora nada mais há a fazer do que "esperar" pela decisiva ronda: "Quando perdemos com o Nacional, na primeira jornada, as coisas ficaram comprometidas. Estamos extremamente condicionados".
O técnico já está, porém, a pensar em novo confronto com o Beira-Mar, sábado, em Aveiro, para a Liga, ciente de que "será um jogo completamente diferente".
"Desta vez, o Beira-Mar fez alterações profundas na equipa, não há que esconder. Tem o seu critério e nós o nosso. Sábado, será um jogo completamente diferente. Não é a imagem do que será em Aveiro, nem para uma equipa nem para outra", vincou.
in "record.pt"


Taça da Liga: F.C. Porto-Beira-Mar, 3-0 (crónica)

Entrada de dragão mantém F.C. Porto à tona


Dois golos em vinte minutos, mais um a fechar o primeiro tempo e a vitória, à segunda, na Taça da Liga (3-0). O resultado desta noite não dá azo a grandes festejos mas permite continuar a sonhar, numa competição que já não faz parte dos horizontes deste Beira-Mar.

Na Taça da Liga, o F.C. Porto corre em contra-relógio. O desaire com o Nacional obriga os dragões a arrepiar caminho. E nem o êxito interno dá garantias de sucesso geral. A competição ainda não cativa, as esperanças azuis e brancas dependem de terceiros e estes jogos até vão servindo para rodar jogadores. Talvez por isso tenham sido pouco mais de 16 mil os espectadores que quiseram ver a segunda amostra do F.C. Porto na prova. Os que foram, deram-se bem.


O fantasma de Anselmo nem chegou a pairar, desfeito num arranque que não deixou margem para dúvidas. Leonardo Jardim, ciente daquilo que é prioritário para a equipa, manteve apenas Kanu dos habituais titulares. Estas segundas escolhas foram carne tenra para um dragão faminto. 



Villas-Boas mexeu no onze, chamou Souza e Walter à titularidade, entre mais mexidas. O avançado continua a responder com números às dúvidas que lhe apontam. No sítio certo aproveitou a bola largada por Paes e deu o primeiro golpe. O guarda-redes do Beira-Mar, de resto, foi o epicentro do terramoto ofensivo azul e branco. Parou o que conseguiu, foi ao fundo da baliza buscar as outras.



Como o remate de Rafa, ainda antes dos 20 minutos, num lance em que o lateral portista foi isolado por...Walter. Mais pontos para o brasileiro: um golo e uma assistência em 20 minutos. Villas-Boas já lhe elogiou a média, o «Bigorna» faz questão de mantê-la.



Jogo decidido, caminhos fechados



Nesta altura do jogo a dúvida maior já seria adivinhar o resultado final. O vencedor não parecia discutível e os números iriam depender da vontade de acelerar da equipa. Que deveria ter ordens para não poupar esforços. Se o Nacional tropeçar em Aveiro e os dragões vencerem o Gil Vicente será nos golos que tudo se decide. É a esse ramo, ainda que fino, que a equipa de Villas-Boas se terá de agarrar.



Sem reacção possível, os aveirenses viriam a sofrer novo golo antes do intervalo. Por sinal, o melhor. Um Fernando a fazer de Guarín (quantas vezes foi ao contrário?), encheu o pé e deu mais uma ajuda às contas azuis e brancas.



O momento alto da noite deu, depois, lugar à gestão. Com ela foi-se a inspiração. Moutinho e Hulk ficaram no banco, Micael e Mariano tiveram nova oportunidade de mostrar serviço. O Beira-Mar, reorganizado por Jardim nas cabines, tapou melhor os caminhos e ameaçou a defesa da honra. Tatu impulsionou os aveirenses e Sérgio Oliveira não esteve longe de marcar à «sua» equipa. 



Um fogacho que não alterou o rumo traçado cedo. O Beira-Mar está fora da Taça da Liga, o F.C. Porto esbraceja para se manter à tona, com o peso da única derrota da época em cima. O desaire foi corrigido com afinco. A ferida aberta só poderá ter cura em Barcelos. Se o rival desta noite ajudar.

in "maisfutebol.iol.pt"


«Salvio? Do Benfica só se for o Elmano Santos...»

Pinto da Costa irónico quando confrontado com o alegado interesse no argentino


O presidente do F.C. Porto desmentiu, esta noite, qualquer interesse no argentino Salvio, do Benfica, corroborando o que, de resto, já tinha sido afirmado, numa nota no site do clube, durante a tarde.

No final do jogo com o Beira-Mar, que o F.C. Porto venceu por 3-0, o dirigente portista foi o único elemento da comitiva a falar aos jornalistas, mesmo que de forma célere.

«Sálvio? Esse jogador não nos interessa. Nem qualquer jogador do Benfica! Para quê? Só se for o Elmano Santos...», atirou Pinto da Costa, aproveitando para criticar o trabalho do juiz madeirense no recente jogo entre Académica e Benfica


in "maisfutebol.iol.pt"

Dragão agarra o novo Messi

Chama-se Iturbe, tem 17 anos e já joga na selecção argentina sub-20
O F.C. Porto pode estar muito próximo de fechar a contratação de um jovem que na Argentina é apelidado de «novo Messi». Trata-se de Juan Manuel Iturbe, um avançado de 17 anos que nesta altura disputa o Sul-Americano de sub-20. Por aqui já se vê como é um jovem fenómeno: joga no escalão acima da idade.

A notícia foi confirmada ao Maisfutebol por Romeo Ortigoza, director de comunicação do Cerro Porteño. Isto porque o Cerro Porteño, do Paraguai, é o clube dono dos direitos desportivos do atleta. Mas já lá vamos. Antes disso importa dizer que dois dirigentes do Cerro Porteño viajam neste momento para o Porto.

«A família chegou ontem a Portugal, na companhia do empresário Gustavo Mascardi, para negociar com o F.C. Porto. O Cerro Porteño ficou à espera que houvesse um acordo, para viajar também para Portugal e fechar a transferência. Esta quarta-feira recebemos a indicação de que podíamos ir», disse o dirigente.

Nesse sentido, adianta, o director jurídico Carlos Sosa Jovellanos e o director Jorge Morga deixaram o Paraguai às 14 horas locais, em direcção a Portugal. «A partir do momento em que a família chegasse a um entendimento com o F.C. Porto, nós também nos poríamos de acordo. Da nossa parte não há problema.»

Uma história longa... que até meteu Chilavert pelo meio

A história de Iturbe dá muitas voltas. Nascido em Buenos Aires, viajou muito novo para o Paraguai, para onde foram trabalhar os pais. Nesse sentido fez toda a formação no Cerro Porteño e ficou com dupla nacionalidade. Na altura de escolher uma selecção, preferiu a Argentina. Hoje joga ao lado de Funes Mori.

Considerado desde sempre um talento, Iturbe foi disputado por vários empresários. Pelo meio até entrou... Chilavert. O antigo craque paraguaio disponibilizou-se até a pagar 17 mil dólares por mês aos pais para ficar com os direitos de negociação do jovem. No meio de tantas promessas, a carreira deu um passo atrás.

Aproveitando o facto de não ter um contrato profissional com o Cerro Porteño, Iturbe foi levado para a Argentina. O clube entrou com uma queixa na FIFA, por reclamar que detinha direitos de formação sobre o jovem, e ganhou. Durante os últimos meses, Iturbe ficou a treinar no Quilmes, da Argentina, sem jogar.

O que não impediu o seleccionador argentino, Walter Perazzo, de o chamar para o Sul-Americano sub-20. Uma opção que já rendeu frutos: na estreia, frente ao Uruguai, a Argentina venceu por 2-1 com um golo e uma assistência de Iturbe. Esta quarta-feira a celeste volta a entrar em campo, frente à Venezuela.

Uma contratação para o futuro

Ora por ter ganho a acção na FIFA, o Cerro Porteño tem por isso direito a ser ressarcido economicamente. Os argentinos dizem que vai receber um milhão de euros do F.C. Porto, que ainda dá mais meio milhão a dividir pelo empresário Gustavo Mascardi e pelo pai do atleta. Ao todo, o jovem de 17 anos custa milhão e meio.

Enquanto isso, e por só ter 17 anos, Iturbe não pode assinar contrato profissional em Portugal (a não ser que os pais venham trabalhar para cá). Por isso o F.C. Porto garante o jovem através de um pré-contrato, e deve cedê-lo ao Quilmes até ao final da época. A 4 de Junho faz 18 anos e pode viajar para Portugal.



Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto, não desmentiu o interesse no jovem argentino Juan Manuel Iturbe, que poderá reforçar os dragões na próxima temporada, de acordo com o que avançou o Maisfutebol.

Pinto da Costa: «Não garanto que não seja verdade»


«Não sei quem é, mas não posso garantir que não é verdade», disse o dirigente portista, no final do encontro entre os dragões e o Beira-Mar para a Taça da Liga.

Juan Iturbe tem 17 anos, é jogador do Cerro Porteño, do Paraguai, e é apelidado na Argentina de «novo Messi», estando, neste momento, a disputar o campeonato sul-americano de sub-20 com a selecção albi-celeste. 



in "maisfutebol.iol.pt"