quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FC Porto um a um

A figura

Walter | Marcar, assistir e também resolver

Ontem não houve um elemento mais decisivo do que Walter. Basta ver que marcou o primeiro golo (recarga após um livre de Hulk), fez a assistência para o segundo (Rafa) e ainda teve uma participação essencial no terceiro (foi dele o remate antes de a bola sobrar para Fernando). Apesar da utilização reduzida, o brasileiro já vai em sete golos, sendo o grande candidato ao lugar do lesionado Falcao para o jogo de sábado. A forma de jogar do camisola 18 não é consensual, porque mostra lentidão de raciocínio e, por vezes, não toma a decisão correcta de passe, mas consegue estar no sítio certo quando é preciso.


Helton | Atenção máxima nas poucas intervenções que foi obrigado a fazer, destacando-se a aliviar o perigo nas bolas cruzadas para a área. E ainda foi à outra área acalmar os SuperDragões e aconselhá-los a não alvejarem Paes com objectos.

Fucile | Exibição compacta, dividida entre a defesa e o ataque. Teve mesmo um grande pendor ofensivo durante todo o jogo e cheirou o golo perto do intervalo, após um passe de Walter, mas rematou ao lado.

Otamendi | Tranquilamente, mandou na área recuada. Bem posicionado, foi eficaz e ainda evitou que o perigo chegasse à baliza quando ofereceu o corpo à bola após um remate de Wang.

Maicon | Também não foi sujeito a grandes aflições e evidenciou-se com um par de cortes de cabeça. Na área do Beira-Mar destacou-se com um cabeceamento ao lado.

Rafa | Estreou-se a marcar com a camisola do FC Porto. Lançado por Walter, aguentou a pressão de Jaime na área aveirense e rematou cruzado fora do alcance de Paes. O golo foi um prémio justíssimo para, talvez, a melhor exibição desde que chegou ao clube. Esteve seguro a defender, evitou que o adversário atacasse pelo seu flanco, e ainda assinou cruzamentos perigosos.

Fernando | Grande actuação do brasileiro. Antes de mais, foi um muro para o Beira-Mar, com inúmeros cortes e recuperações. Não negou a participação nos processos ofensivos, marcando mesmo o melhor golo da noite. Aproveitou um ressalto após um remate de Walter e, de muito longe, bateu Paes de forma espectacular.

João Moutinho | Actuação a meio gás, sem grande rasgo ao nível do passe. Villas-Boas quis gerir o esforço do médio e deixou-o ficar no balneário ao intervalo.

Souza | Se foi verdade que sofreu a falta que deu origem ao primeiro golo, no resto do jogo não esteve em plano de evidência, à excepção de uma assistência para James.

Hulk | Em 45 minutos fez muitas coisas e quase todas bem. Antes de mais, foi sempre um perigo para a defesa aveirense, porque utilizou a velocidade e o remate. Participou decisivamente na abertura do marcador, com um remate violento que Paes não segurou e que Walter aproveitou. Fez ainda uma assistência para Walter e tentou o golo em mais duas ocasiões, proporcionando defesas incompletas do guarda-redes aveirense.

James | Inconformado, optou pelos duelos individuais, conseguiu alguns cruzamentos perigosos e tentou o golo em remates de longe. Participou na jogada do terceiro golo.

Rúben Micael | Melhor do que Moutinho, ligou bem o meio-campo ao ataque com passes acertados.

Mariano | Muita vontade e poucos resultados práticos, se bem que se possa queixar de um penálti não assinalado.

Belluschi | Esteve perto do golo cinco minutos depois de ter entrado.

2 comentários:

O PORTO SOMOS NÓS! disse...

Bom dia

Da exibição de ontem gostei de toda a equipa, mais na primeira do que na segundsa parte, mas o Fernando esteve imperial, coroando a exibição com um grande golo.

Pena que o resultado de ontem seja escasso para os nossos objectivos.

www.euteamoporto.blogspot.com
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem entramos em campo já a saber o resultado do Nacional, e foi estratégia efectuar uma primeira parte de maior ritmo e velocidade para obter um resultado avolumado ... e conseguimos marcar 3 golos, e alguns outros ficaram por marcar muito por mérito do guarda redes aveirense.

Na segunda parte, poupamos Hulk e Moutinho, e jogamos devagar, devagarinho e parados, sem ritmo, e o jogo perdeu o interesse. De lamentar o arremesso de objectos das bancadas, que só travou ainda mais o ritmo do jogo que de devagarinho passou a parado por alguns instantes.

Positivo, a atitude de Helton, no acalmar das hostes.
Destaques para Walter, o melhor em campo.
Ainda destaque positivo para Otamendi (mais um excelente jogo), Rafa (que está a evoluir), James e Hulk que deram velocidade ao jogo na 1ª. parte.

Pena o penalti claro não ter sido assinalado, pois mais um golo faria jeito nas contas muito difíceis para o apuramento para as meias finais, de cujo acesso dependeremos sempre do Nacional...e da vontade competitiva do Beira-Mar...

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/