quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vítor Pereira: «Luisão não é problema nosso»


Treinador do F.C. Porto evita comentar a suspensão do capitão do Benfica por dois meses


Ao longo de uma conferência de imprensa curta, Vítor Pereira foi confrontado com um par de questões sobre os adversários diretos. O treinador do F.C. Porto pretende concentrar-se na sua equipa e, como tal, evitou comentários ou comparações.

Primeiro, foi questionado sobre as saídas de jogadores nos últimos dias do mercado. Quem ficou mais fraco? O F.C. Porto sem Hulk, o Benfica sem Witsel ou o Sp. Braga sem Lima? «Não. Não consigo dizer, tenho é de estar preocupado com a minha equipa, com as outras equipas não estou neste momento preocupado.»

Mais à frente, Vítor Pereira escusou-se a comentar o castigo aplicado a Luisão. O defesa e capitão do Benfica terá de cumprir uma suspensão de dois meses.

«Luisão? Felizmente, não é um problema nosso, um problema da nossa equipa, portanto nem tenho de comentar isso. É-me indiferente, porque não me cabe a mim comentar», rematou o treinador portista.

Vítor Pereira não quer «esperar pelas segundas partes»

Treinador do F.C. Porto pretende evitar relaxamento da época passada nos jogos em casa


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, fez a antevisão do embate de sábado com o Beira Mar, no Estádio do Dragão. É o regresso da equipa portista à realidade da Liga portuguesa, isto após a importante vitória na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões, no reduto do Dínamo de Zagreb (0-2).

Em conferência de imprensa, o técnico apelou à concentração da sua equipa para evitar alguns sustos da época passada.

«Espero o jogo de um adversário bem organizado, que vai tentar procurar transições rápidas para surpreender numa ou outra posse de bola. Para nós, vai depender na nossa capacidade mental», começou por dizer.

Com a mensagem preparada, Vítor Pereira completou de pronto: «Temos a experiência da época passada, em que uma ou outra exibição mais relaxada em casa quase comprometia o sonho de conquista do campeonato. Não podemos estar à espera das segundas partes para resolver os jogos, porque essas segundas partes dão mais confiança aos adversários.»

«Temos de entrar fortes no jogo, para procurar fazer golos cedo e assim jogarmos ao nosso melhor níve», rematou Vítor Pereira.

O treinador portista quer uma equipa com a mesma mentalidade demonstrada na Liga dos Campeões. «No mínimo, o desafio que se coloca é provarmos que temos uma mentalidade forte para jogar na Liga dos Campeões em Zagreb e de abordar o jogo com o Beira Mar com o mesmo nível de exigência», salientou.

Vítor Pereira admite utilização de Lucho no sábado

Médio está na Argentina devido à morte do seu pai mas pode regressar e ainda defrontar o Beira Mar


Lucho González está na Argentina devido à morte do seu pai mas Vítor Pereira não afasta a hipótese de utilização do médio na receção ao Beira Mar. O capitão do F.C. Porto foi confrontado com a notícia antes do jogo com o D. Zagreb mas quis entrar em campo. Abriu mesmo o caminho para a vitória.

«O Lucho é um grande profissional que tem um problema pessoal. Demos-lhe todo o apoio e liberdade total», começou por explicar.

Vítor Pereira admite o regresso do jogador antes de sábado e até a sua presença no duelo marcado para o Estádio do Dragão. Difícil bem possível, segundo o treinador: «Vamos ver do ponto de vista emocional e de descanso para depois resolver a questão da sua utilização.»

Se Lucho González não regressar a tempo e horas, James Rodriguez pode surgir ao centro, como organizador de jogo. O extremo saiu tocado do jogo em Zagreb mas já treinou nesta quinta-feira, embora com algumas limitações: «Quanto ao James, penso que não é nada especial, hoje já treinou.»

Defour deverá ser, uma vez mais, o médio defensivo. Fernando não joga há um mês: «Acho que a equipa esteve bem e o Defour também, tendo caraterísticas diferentes das do Fernando. Agora, viramos a página da Liga dos Campeões. É importante fazermos isso e percebemos que a concentração tem de ser total para este jogo com o Beira Mar.»

Antes de virar a página, Vítor Pereira aceitou ainda falar sobre a oportunidade perdida por Jackson Martínez em Zagreb. O avançado não conseguiu aproveitar um falhanço do guarda-redes contrário, perdeu tempo e a bola. Entretanto, foi mesmo derrubado na área, com o árbitro a nada assinalar.

«O Jackson é um grande goleador, um jogador de equipa, que trabalha muito para o coletivo. Foi infeliz na definição daquele lance mas tem experiência para perceber que aquilo pode acontecer a qualquer jogador», concluiu o técnico portista.

in "maisfutebol.iol.pt"

Christian Atsu estreia-se na Liga dos Campeões


O Jovem jogador ganês, Christian Atsu estreou-se no jogo de ontem, dia 18 de Setemrbo na Liga dos Campeões frente ao Dínamo Zagreb e ficou muito agradado com a vitória da equipa do FC Porto por 2-0. Atsu entrou em campo apenas aos 72 minutos para o lugar de Varela mas para o jovem jogador há que querer continuar a ganhar e confirmar o estatuto de favorito no Grupo A.


"Este foi o meu primeiro jogo na Champions e estou muito feliz porque jogamos muito bem. Queremos estar ao mais alto nível. Foi um excelente jogo para nós porque nunca é fácil ganhar fora de casa. Nada é fácil na Liga dos Campeões”, disse o jogador ganês sobre a vitória dos azuis e brancos na Croácia.

O FC Porto está inserido no Grupo A juntamente com o Dínamo Zagreb, o Dínamo Kiev e ainda o Paris Saint-Germain, no entanto o jovem jogador disse que os dragões são os favoritos do grupo: " Considero que o FC Porto é o favorito neste grupo e vamos trabalhar muito para atingir os nossos objectivos”, disse Atsu às notícias de futebol após o final do jogo.

Sobre o facto de no jogo de ontem ter começado no bando o jovem jogador desvaloriza:" todos os jogadores querem ser titulares mas o treinador sabe o que está a fazer, por isso temos de aceitar quando ficamos no banco”, concluiu.

No outro jogo do grupo dos azuis e brancos a equipa do Paris Saint-Germain levou a melhor sobre o Dínamo Kiev e venceu o jogo por 4-1, ficando assim na liderança do Grupo A, com os mesmos pontos do FC Porto.

Os azuis e brancos voltam a jogar para a Liga dos Campeões no dia 3 de Outubro no Estádio do Dragão precisamente frente à equipa francesa, do Paris Saint-Germain num grande jogo de futebol internacional

Rolão Preto já vê o Defour que conhece

Adjunto de Boloni, Rolão Preto, trabalhou com o médio belga no Standard. Na altura, em 2009, o clube de Liège sagrou-se campeão.

Adjunto de Boloni no Standard, Rolão Preto lembra, em declarações a Bola Branca, que Steven Defour se aproxima, nesta altura, do jogador que conheceu em Liège.

As boas exibições "estão mais de acordo com o que exibiu no Standard de Liège, no ano em que fomos campeões, em 2009. Ontem já mostrou o que ele é, sobretudo porque está ajogar mais. Ele é parecido com Moutinho, pode fazer a posição oito/dez, mais do que a seis", analisa o ex-treinador de Defour, na Bélgica.

Depois de Olhão, o médio belga substituiu também o lesionado Fernando na entrada portista na Liga dos Campeões.

in "rr.pt"

Capitão coragem

LUCHO González CONQUISTOU DE VEZ O BALNEÁRIO

Se alguma dúvida restava sobre quem é o verdadeiro líder do balneário portista, esta ficou dissipada pela atitude corajosa de Lucho González. Foi evidente em campo que os companheiros se renderam à coragem do argentino, que mesmo abalado emocionalmente pela morte do pai, mostrou-se disponível para o sacrifício de ajudar a equipa em Zagreb. Ainda por cima espalhando classe no relvado do Maksimir.

Cumprida a missão em campo e consumada a homenagem ao seu progenitor através do golo inaugural dos dragões na Liga dos Campeões desta época, o médio de 31 anos foi dispensado pelos responsáveis azuis e brancos no sentido de poder acompanhar as exéquias fúnebres do seu pai. 

in "record.pt"

Miguel Lopes tem nova janela de oportunidade

adversários defensivos favorecem português

Miguel Lopes vai mesmo discutir o lugar de defesa-direito com Danilo. Depois de o brasileiro ter entrado no onze à 2.ª jornada do campeonato nacional, o destino de Miguel Lopes como segunda opção parecia estar já traçado. Mas a viagem a Zagreb trouxe boas notícias para o internacional português, que foi a surpresa da noite de Vítor Pereira.

A troca de laterais foi justificada pelo técnico com o perfil de adversário que esperava encontrar na estreia na fase de grupos da Champions. Vítor Pereira não chegou a enumerar quais as características do Dínamo Zagreb que o levaram a optar pelo português, mas elas saltam à vista. O treinador previu uma equipa croata a defender bastante recuada, com todos os sectores encaixados atrás da linha do meio-campo e com especial sobrepovoamento do miolo. Foi mesmo esta a estratégia que Ante Cacic levou para o encontro. O que pretendia Vítor Pereira ganhar com a alteração no lado direito? A resposta está nas diferenças entre Miguel Lopes e Danilo..

in "record.pt"

Kléber já pensa no jogo frente ao PSG

satisfeito pela vitória na Champions


O FC Porto entrou da melhor forma na Liga dos Campeões, depois de derrotar, esta terça-feira, o Dínamo Zagreb, por 2-0, num jogo em que Kléber entrou à passagem do minuto 77', rendendo o colombiano Jackson Martínez. O avançado brasileiro mostrou-se muito satisfeito pela vitória, revelando que a eficácia e o equilíbrio dos dragões fizeram a diferença.

"É importante começar com uma vitória, já que isso traz tranquilidade, depois de uma estreia tão complicada. Agora, teremos o PSG, que é apontado, por muitos, como o favorito do grupo e esse pode ser o nosso principal desafio na primeira fase. Vamos jogar com o apoio dos nossos adeptos e poderemos enfrentá-los de igual para igual", explicou o brasileiro à sua assessoria de imprensa.

Kléber, de 22 anos, aponta agora baterias ao campeonato nacional, onde o FC Porto soma 7 pontos nas 3 jornadas disputadas.

"Agora temos de fazer valer também a nossa força em Portugal. Não podemos deixar de somar pontos no Dragão para não passarmos pelos mesmos problemas que vivemos no ano passado", finalizou.

in "record.pt"

Defour no lugar de Lucho frente ao Beira-Mar

Lucho partiu ontem de manhã para a Argentina e muito dificilmente chegará a tempo de poder ainda jogar com o Beira-Mar, partida da quarta jornada do campeonato que se realiza depois de amanhã no Dragão.

El comandante estará presente no funeral do seu pai, que faleceu poucas horas antes de os dragões defrontarem o Dínamo Zagreb, e dispõe agora de tolerância de ponto ilimitada para fazer o luto em família.

Mesmo abalado com tamanha perda e condicionado por longa viagem transatlântica não está ainda descartada a hipótese de Lucho se apresentar a tempo de poder ser convocado para a partida com os aveirenses.

Mas, independentemente de Lucho chegar a tempo ou não, Vítor Pereira não verá o seu meio-campo reduzido a um único titular (João Moutinho) e totalmente descaracterizado para o jogo com o Beira-Mar. Isto porque, desta vez, Fernando já estará apto a regressar à equipa.

Em condições normais, o polvo reocupará o seu lugar e Defour descairá para o de el comandante ou simplesmente assumirá a vaga do argentino.

ub "abola.pt"

FC Porto B volta a perder

A equipa B do FC Porto não acerta o passo e esta quarta-feira perdeu com o Belenenses, com um golo sofrido a segundos do final, num lance que nem sequer há a certeza que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de golo. À sexta jornada da Segunda Liga a equipa soma três empates e três derrotas.

O lance conta-se numa penada, cruzamento do lado direito e Arsénio ao segundo poste remata para a baliza, com Stefanovic a defender com uma palmada, considerando o árbitro que já o fez para lá da linha de golo, o que nem as imagens televisivas conseguem esclarecer.

Sempre com muita posse de bola, o FC Porto B voltou a ser completamente ineficaz e incapaz de finalizar as jogadas, tendo efectuado apenas dois remates à baliza em 90 minutos de jogo.

Depois de uma primeira parte em que o FC Porto B não conseguiu criar situações de finalização, apesar do domínio territorial, a segunda parte começou com duas boas chances: primeiro, foi Sebá a ficar perto do golo, negado por uma boa defesa de Matt Jones, e a seguir foi Dellatorre a falhar a finalização.

A equipa, porém, não foi capaz de dar continuidade aos minutos iniciais da segunda parte e só voltou a criar perigo nos último minutos, quando Tiago Ferreira cabeceou por cima um canto de Sérgio Oliveira.

E foi o Belenenses a equipa mais perigosa, com Stefanovic a brilhar com um punhado de boas defesas, até que a dez segundos do terceiro minuto de desconto surgiu o tal lance, que o árbitro considerou golo.

in "fcp.pt"