terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lourenço Pinto nega contactos entre o FC Porto e Domingos

Membro do conselho superior do FC Porto responde a alegados encontros de Domingos Paciência com dirigentes dos dragões. "Isso não corresponde à verdade. E peca por ofender a imagem, dignidade e bom nome de um profissional que deve ser defendido", diz.



Notícias das últimas horas dão conta de encontros entre Domingos Paciência e dirigentes do FC Porto como uma das causas para o despedimento do treinador. Lourenço Pinto, membro do conselho superior do FC Porto, desmente.

"Conheço o Domingos Paciência desde que começou a jogar futebol. É um homem de comportamento extraordinário. É uma referência moral. E no plano laboral é seguramente uma pessoa de qualidade e obediência. Teve sempre uma conduta exemplar e respeito para com todos os que lidam com ele, nomeadamente a sua entidade patronal", refere Lourenço Pinto.
O também presidente da Associação de Futebol do Porto acrescenta, ainda, que "qualquer referência que se possa fazer a alegados contactos feitos pelo Domingos com outro clube viola a sua honra, bom nome e malsina-o".

"Isso não corresponde à verdade. E peca por ofender a imagem, dignidade e bom nome de um profissional que deve ser defendido nestas circunstâncias", diz Lourenço Pinto, numa entrevista Bola Branca.  
in "rr.pt"

FC Porto domina convocatória do Brasil

Mano Menezes chama cinco «portugueses»


O FC Porto domina a convocatória do Brasil para o particular com a Bósnia-Herzegovina, agendado para o próximo dia 28, na Suíça. As chamadas de Hulk, Danilo e Alex Sandro fazem do clube azul e branco o mais representado entre os eleitos de Mano Menezes, a par do Santos.

Mas há mais jogadores do campeonato português entre os 23 eleitos, casos do central Luisão do Benfica e do médio Elias do Sporting.

O guarda-redes Rafael, do Santos, é a única novidade da lista anunciada nesta terça-feira, ele que nunca foi opção para Mano Menezes. Destaque, ainda, para a continuidade de Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) e para a exclusão de Kaká (Real Madrid).

Lista dos 23 convocados
Guarda-redes: Júlio Cesar (Inter), Diego Alves (Valencia) e Rafael (Santos);
Defesas: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Alex Sandro (FC Porto), Adriano (Barcelona), Dedé (Vasco), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea) e Luisão (Benfica);
Médios: Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Sandro (Tottenham), Danilo (FC Porto), Ganso (Santos), Hernanes (Lazio) e Lucas (São Paulo);
Avançados: Hulk (FC Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Inter), Neymar (Santos) e Ronaldinho (Flamengo).

in "maisfutebol.iol.pt"

PAULINHO SANTOS INTEGRA EQUIPA TÉCNICA

Paulinho Santos passa a partir de hoje a integrar a equipa técnica do FC Porto. A necessidade de acompanhamento dos jovens jogadores e dos atletas emprestados motivou o crescimento da equipa técnica liderada por Vítor Pereira.

Paulinho Santos tem 41 anos e foi um emblemático jogador do FC Porto, que representou durante 11 épocas, tendo conquistado 18 troféus com a camisola azul e branca, entre os quais sete campeonatos nacionais, sendo um dos atletas que estiveram do princípio ao fim na série do pentacampeonato.

António Folha, por sua vez, é o novo assistente do treinador Rui Gomes, nos Sub 19.

in "fcp.pt"

Pinto da Costa: «Guarín não aceitava ficar no banco»

CRITICA EMPRESÁRIO DO MÉDIO



Pinto da Costa falou esta terça-feira sobre a saída de Guarín do FC Porto, afirmando que o médio estava insatisfeito por não ser titular.
“Guarín é um grande jogador que vai fazer boa figura no Inter. Ele não era titular no Porto e não era capaz de aceitar ficar no banco. O problema é que a carreira dele foi mal gerida pelo empresário: enquanto lhe disseram que estava quase tudo fechado com a Juventus – que nunca falou com o FC Porto – tínhamos um responsável em Milão em conversações com Marco Branca (diretor do Inter)”, explicou o líder portista, em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”.
Pinto da Costa: «Del Neri não se adaptou ao rigor do clube»
LEMBRA EPISÓDIO COM TÉCNICO ITALIANO

A curta passagem de Luigi Del Neri pelo comando técnico do FC Porto (2004/2005) foi também motivo de abordagem por parte de Pinto da Costa ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, tendo o líder portista lembrado alguns exemplos do que levou à rutura.
“Penso que Del Neri não se adaptou ao rigor de um clube como o FC Porto. Primeiro faltou a uma reunião comigo e avisou por fax e depois cancelou os treinos por dois dias…”, explicou Pinto da Costa.
in "record.pt"


Pinto da Costa: «Saída de Villas-Boas foi um erro»

Presidente do FC Porto diz que o ex-treinador quer seguir os passos de Mourinho


O presidente do FC Porto considerou a saída de André Villas-Boas para o Chelsea um erro. Pinto da Costa, em entrevista à Gazzetta dello Sport, nesta terça-feira, também não tem dúvidas que o próximo clube do treinador português será o Inter, num trajecto que o mesmo desejará semelhante ao de Mourinho.

«Villas-Boas saiu devido à enorme oferta do Chelsea. Ele foi-se embora a pensar que era uma oportunidade única, mas acho que foi um erro porque surgiram outras. Outra coisa que pesou imenso foi a dificuldade em igualar a vitória na Liga dos Campeões de Mourinho, em 2004», assumiu o dirigente, apesar da conquista da última edição da Liga Europa.

Apesar de a situação de Villas-Boas no Chelsea não ser a melhor, Pinto da Costa acredita no sucesso do seu ex-treinador e até projecta o futuro deste.

«Ele vai ter sucesso no Chelsea porque o seu contrato não é só por um ano. É preciso tempo para construir a sua própria equipa e não vai conseguir fazer isso enquanto houver jogadores, como já ouvi, que trocam mensagens com Mourinho. A única coisa que poderá prejudicar Villas-Boas é se a equipa for eliminada da Liga dos Campeões. Se deixar o Chelsea, vai ser o próximo treinador do Inter», defendeu o presidente portista.

Em Inglaterra é dado como crucial para o futuro de Villas-Boas em Stamford Bridge a eliminatória dos oitavos-de-final da Champions com o Nápoles, depois de no fim-de-semana o Chelsea ter sofrido a sexta derrota na Premier League, caindo para a quinta posição.

Pinto da Costa perspectivou, ainda, a continuidade de José Mourinho no Real Madrid: «Vai ficar na próxima temporada.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: "Temos 12 finais pela frente"

Hulk regressou à competição contra o Leiria no domingo e ainda que não tenha evidenciado a condição física ideal, depois de uma paragem de cerca de um mês na sequência da lesão com o Rio Ave, esteve na origem do segundo golo do FC Porto e quase marcava o terceiro, não fosse uma grande defesa de Oblak. Com esse resultado, a diferença de cinco pontos para o Benfica foi reposta, depois do triunfo das águias na véspera. Aliás, Hulk não tem dúvidas de que o FC Porto vai disputar o título até ao fim, apesar da desvantagem. "Isso é ruim para nós. Mas faltando 12 jogos, vamos encarar como 12 finais, até porque temos ainda o confronto directo com o Benfica. Temos de ganhar contra eles e com certeza que também vão perder alguns pontos", declarou Hulk à sua assessoria de Imprensa, ainda antes de pisar o relvado do Estádio do Dragão para defrontar o Leiria.
O FC Porto deixou de ter margem para passos em falso, por isso a atitude que a equipa deve adoptar é muito simples: "Temos que entrar concentrados em todos os jogos e procurar sair de todos esses jogos com as vitórias".
A lesão muscular que o afectou já faz parte do passado, mas o regresso fez-se sem precipitações. "Estou muito bem. Fiquei de fora para poder recuperar o mais rápido possível. Já no último jogo eu tinha a possibilidade de jogar, mas não joguei, até porque era uma partida da Taça da Liga. Mas agora eu estou bem", revelou. Hulk já trabalhou durante a semana passada praticamente em pleno, faltando apenas readquirir algum ritmo competitivo: "Estou a cem por cento."
De volta às opções, o brasileiro reclamou ainda a braçadeira de capitão já contra o Leiria, correspondendo a uma solicitação de Helton. "O Helton teve uma conversa com a equipa técnica e passou-me a braçadeira de capitão", recordou o Incrível. O guarda-redes tinha transmitido o estatuto em campo pela primeira vez em Barcelos, mas o peso simbólico da sua liderança mantém-se à margem do relvado. "Ele também é o capitão, sem dúvida. Pela experiência que tem e pelo currículo, é lógico que ele é respeitado dentro do grupo", frisou Hulk.
Quatro temporadas no clube e oito títulos depois, o Incrível assumiu a braçadeira de capitão e a responsabilidade de comandar a equipa sem receios: "Tenho a confiança da equipa técnica e da direcção para ser o capitão e vou, com certeza, responder à altura".

in "ojogo.pt"

James vai tentar dispensa da selecção

James deve ser um dos nomes incluídos na lista de convocados que José Pekerman vai divulgar esta tarde para o particular com o México. O jogo realiza-se em Miami a 29, na antevéspera do clássico com o Benfica, o que inviabilizaria a presença do esquerdino na Luz. Porém, o FC Porto vai tentar que o novo seleccionador o dispense. Como a partida é numa data FIFA, os dragões são obrigados a libertá-lo, mas contam com James, que se tem mostrado sensível aos interesses do clube, para tentar que fique para o clássico. El Bandido, que no domingo resolveu o jogo com o Leiria, pretende participar no encontro que será decisivo nas contas do campeonato. Por isso, James deverá contactar, em breve, José Pekerman para o tentar convencer a libertá-lo. O que não será fácil porque este é o primeiro jogo com o novo treinador e a ideia é ver em acção os principais jogadores colombianos.


in "ojogo.pt"

Momento afirmativo de Maicon apaga argumentos de Otamendi

Vítor Pereira ganhou mais um problema nos últimos dias, daqueles de que os treinadores dizem gostar, depois da boa resposta oferecida por Mangala e Maicon - sobretudo Maicon - na ausência da habitual dupla de centrais. Neste momento sobra a pergunta: quem vai jogar no centro da defesa frente ao Manchester City? Rolando e Otamendi voltam a estar disponíveis, depois de terem falhado a partida com o V. Setúbal, por opção, e com o Leiria, por castigo, mas só o internacional português parece ter um lugar garantido no onze inicial, tendo em conta o seu estatuto no plantel e experiência internacional. Pelos mesmos motivos, mas por oposição, surge Mangala, o elo mais fraco, apesar de até ser o central mais eficaz do FC Porto durante esta temporada.
Feitas as contas, a luta pelo lugar que sobra no centro da defesa parece estar limitada a Maicon e Otamendi; neste caso, há argumentos capazes de justificar a opção por qualquer um deles, embora o momento positivo de Maicon se apresente como factor de aparente desequilíbrio na hora das decisões. Por outro lado, Otamendi tem mais rotinas com Rolando - Maicon e Rolando fizeram apenas três jogos juntos no centro esta época - e até pode encaixar melhor na forma de atacar do City, isto se Mancini repetir a fórmula do último jogo, quando transformou Aguero em ponta-de-lança. Otamendi conhece bem o compatriota, com o qual já partilhou vários momentos na selecção argentina, e até pode retirar alguma vantagem desse pormenor. Neste jogo de argumentos, sobra a decisão para Vítor Pereira, com a certeza de que será difícil explicar uma eventual saída de Maicon da equipa neste momento da época.
ROLANDO
94'
Rolando é o central mais utilizado do plantel (24 jogos) e quando está em campo, a equipa sofre um golo a cada 94 minutos. Tal como Otamendi, Rolando participou na maior parte dos jogos mais complicados da época.
MAICON
158'
Curiosamente, Maicon é o central que menos jogos realizou no centro durante esta época - apenas sete. No entan-to, quando o brasileiro joga no eixo a equipa leva 158 minutos para sofrer um golo. Participou na vitória com o Shakhtar.
MANGALA
300'
Os números apresentados pelo francês são impressionantes. Nos dez jogos que realizou, a equipa sofreu apenas três golos, um em Paços de Ferreira e dois frente ao APOEL, naquele que foi o jogo mais complicado que Mangala teve de fazer até agora.

Três na luta por um lugar no ataque


Marc Janko não está inscrito na Liga Europa, e Kléber continua em dúvida para o embate com Manchester City; sendo assim, Hulk deverá voltar a jogar numa zona mais central, enquanto James também terá um lugar garantido no tridente ofensivo. Neste caso, sobra um lugar para preencher no ataque, que seria de Varela, não fosse o caso de o internacional português ter realizado uma má exibição frente ao Leiria. Mas fez e, com isso, adensou a dúvida sobre uma possível saída da equipa já na partida de quinta-feira. Djalma e Cristian Rodríguez são as alternativas que se apresentam neste momento a Vítor Pereira e se o angolano até voltou a somar alguns minutos frente ao Leiria depois de ter participado na CAN, o internacional uruguaio costuma ser utilizado neste tipo de jogos de maior combate e intensidade física. Fica a dúvida.

Kléber continua ausente, opções diminuem


A recuperação de Kléber para o jogo com o Manchester City continua difícil, com o FC Porto a anunciar que o jogador continua em dúvida depois de se ter limitado a realizar treino condicionado na sessão de ontem. O avançado brasileiro é o único indisponível do plantel, ainda que Vítor Pereira também não possa contar com Marc Janko e Iturbe para a partida com o Manchester City, uma vez que os dois jogadores não estão inscritos na UEFA pelo FC Porto. Feitas as contas, sobram apenas 19 jogadores para a recepção aos ingleses, sendo que oito deles são defesas. Os portistas voltam a treinar esta manhã no Olival, à porta fechada, e amanhã fazem o último ensaio no Dragão.

in "ojogo.pt"

Souza quer ser olímpico

Chegado a Porto Alegre, onde jogará no Grémio emprestado pelo FC Porto, o médio Souza definiu um objectivo ambicioso: integrar a selecção olímpica do Brasil para os Jogos de Londres'12. "Enquanto for possível vou lutar por essa oportunidade", afirmou, acrescentando ter muito boas referências do seu novo clube.


in "ojogo.pt"

Moutinho: "Enganei dois ou três de uma vez"

João Moutinho está diferente por culpa da nuance táctica do FC Porto nos últimos jogos. Vítor Pereira deu-lhe ordens para actuar num raio de acção maior e recuar para junto a Fernando de forma a pegar no jogo mais atrás. É daí que tenta iniciar os ataques que ele próprio, muitas vezes, tenta finalizar ou assistir um companheiro em zona de remate. Foi o que aconteceu no domingo. O minuto era o 66. Mesmo com o Leiria reduzido a dez elementos, o nulo mantinha-se e os quase 30 mil adeptos do FC Porto presentes nas bancadas do Estádio do Dragão já não conseguiam esconder alguma insatisfação e, sobretudo, muita ansiedade.
O risco de deixar o Benfica escapar ainda mais na tabela era real. Minutos antes, Vítor Pereira tinha mexido pela primeira vez na equipa, apostando em James para o lugar do apagado Varela. E em boa hora o fez porque foi o colombiano que Moutinho descobriu sem marcação no lado esquerdo da área no tal lance de génio, assinado a três, que abriu o ferrolho dos leirienses e o caminho para uma goleada, até então muito pouco provável.
João Moutinho foi o principal interveniente, num momento de grande inspiração. O médio contou a O JOGO como foi esse lance que permitiu a Janko estrear-se a marcar no campeonato, admitindo que foi difícil resistir à tentação de rematar de fora da área. Afinal, essa seria a opção mais evidente na altura, sobretudo atendendo ao empate que se verificava no marcador: "Quando o James me passou a bola o primeiro instinto até foi rematar, mas como vi um adversário muito perto pensei que a bola lhe podia bater, não chegando à baliza. Então, decidi tirá-lo do caminho e acabei por enganar dois ou três de uma só vez".
Tudo aconteceu numa fracção de segundos, mas João Moutinho teve tempo para decidir da melhor forma o que fazer a seguir com a bola. "Depois, vejo o James solto e dei sequência à jogada, que penso ter resultado num belo golo", explicou.
O médio destacou ainda a importância desse momento para o desenrolar da partida. "Sabíamos que o primeiro golo era fundamental contra uma equipa que estava muito fechada e procurei a melhor solução", frisou.
Contudo, João Moutinho não pretende ficar com os louros do momento de inspiração colectiva. "A ideia dos jogadores do FC Porto é sempre arranjar a melhor solução para ajudar a equipa, cujos interesses estão sempre acima dos interesses individuais", sublinhou.

Rendido à qualidade dos reforços

Moutinho ainda só fez dois jogos com Lucho e Janko a seu lado no onze, mas foram suficientes para o convencer de que se trata de excelentes reforços para o FC Porto. Aliás, o entendimento no meio campo com El Comandante já é notório. Até parece que já tinham jogado juntos. "O golo ao Leiria também é reflexo do entrosamento que a equipa vai ganhando, agora que recebeu dois novos jogadores de grande qualidade como o Lucho e o Janko. O que, de resto, também já tinha sido demonstrado no jogo com o V. Setúbal", lembrou. Nesse jogo os dois reforços marcaram.

Triângulo já resolvera contra o V. Setúbal


O lance do segundo golo ao V. Setúbal, há uma semana, também pode ser considerado um hino ao futebol. O entendimento entre João Moutinho e Lucho é perfeito, numa triangulação ao primeiro toque que deixou o internacional português com muito espaço já perto da área dos sadinos. Aí, Moutinho recebeu a bola e, logo de seguida, entregou à esquerda em James, que na passada assiste na perfeição Janko. O austríaco, na zona do ponta-de-lança, foi mais rápido do que os centrais e fez o seu primeiro golo em Portugal.
O FC Porto meteu o pé no acelerador nesse lance e só precisou de seis segundos e outros tantos toques na bola desde o primeiro passe de João Moutinho para Lucho até ao remate final de Janko. Os dois reforços participaram no lance, mas João Moutinho voltou a ser o desbloqueador, isolando James na esquerda.

in "ojogo.pt"