quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tomaduz: «Sapunaru obriga Fucile a trabalhar ainda mais»

URUGUAIO SÓ FEZ 6 JOGOS ESTA ÉPOCA
 

Fucile regressa hoje ao onze, mas é inegável que o dono do lado direito da defesa é Sapunaru, o romeno que conquistou André Villas-Boas e relegou o titular da 4.ª melhor seleção do Mundo para o banco. Uma situação impensável no arranque da época, mas que está a ser encarada sem dramas por Fucile. Assim o garante Pablo Tomaduz, agente do uruguaio.

“São coisas normais no futebol, todos nós sabemos que isto é mesmo assim, vive-se do momento e tudo muda muito rapidamente. O clube é que tem a ganhar com isto”, disse a Record, entendendo a afirmação do romeno como algo de positivo na perspetiva da valorização de Fucile. “Sapunaru obriga-o a dar mais. Está bem e o lugar é dele”, reconhece o empresário, que garante profissionalismo do seu representado: “É claro que vai lutar para ganhar o seu espaço, mas também vai apoiar o Sapunaru sempre que for ele o escolhido. A equipa é que ganha com isto.”

Fucile, que foi sondado para alguns clubes no verão, não mudou o seu desejo de ficar no FC Porto por ter perdido a titularidade. “O projeto do novo treinador é muito bom e ele quer fazer parte dele. A relação com Villas-Boas é saudável, não há razões para se falar em saída”, remata Tomaduz, que não faz drama sobre a menor utilização do lateral.

in "record.pt"

Falcão acerta contas com o pai

EM CAUSA A VENDA DA PERCENTAGEM DO PASSE
 

Falcão acertou contas com o seu pai, Radamel García, e evitou um processo desagradável em tribunal. Em causa está a venda dos 30 por cento dos direitos económicos que eram detidos pelo pai e pelo avançado portista. Radamel García alega que El Tigre negociou diretamente essa parcela com o FC Porto, pelo valor de 1,5 milhões de euros, e fez questão de receber aquilo a que dizia ter direito. Segundo o nosso jornal apurou, o acerto fez-se recentemente e o pai do avançado encaixou perto de um milhão de euros.

Recorde-se que os dragões contrataram o colombiano ao River Plate no verão de 2009, tendo pago quase 4 milhões de euros por 60 por cento do passe. Mais tarde, e em função do rendimento do ponta-de-lança, a SAD aproveitou o encaixe da venda de Mario Bolatti à Fiorentina para avançar por mais 30 por cento dos direitos económicos do camisola 9.

A operação foi realizada diretamente com o avançado, com Radamel García a negar desconhecimento do processo e a reclamar a fatia dos 1,5 milhões de euros a que teria direito. O pai do portista até já tinha posto o caso no advogado, mas tudo se resolveu a bem.

O FC Porto detém, neste momento, 95 por cento do passe de Falcão, tendo já comprado metade dos direitos que eram detidos pelo agente Néstor Sivorí.

in "record.pt"

Clássico: adeptos do F.C. Porto esgotam bilhetes

O F.C. Porto anunciou, esta quarta-feira, ter vendido todos os bilhetes que tinha à sua disposição para o Clássico de domingo, frente ao velho rival Benfica.

Segundo a informação dada no seu site oficial, os últimos ingressos foram adquiridos ao final da tarde desta quarta-feira, pelo que, neste momento, só o Benfica tem bilhetes para vender, entre os 2500 que pediu para o jogo.

A procura de ingressos foi intensa originando largas filas no feriado de segunda-feira. Dois dias mais tarde e ainda a quatro do dia do jogo, os ingressos esgotaram.

No Estádio da Luz a procura não tem sido elevada e, caso o Benfica não venda a totalidade dos ingressos terá de os devolver ao F.C. Porto que os colocará à disposição dos interessados de última hora.

in "maisfutebol.iol.pt"

F. C. Porto e Villas-Boas procuram feito inédito na Europa

André Villas-Boas tem a oportunidade de fazer o dois em um. Uma vitória frente ao Besiktas hoje (20.05 horas, SIC), quinta-feira, garante o apuramento do F. C. Porto para os 16 avos-de-final da Liga Europa e coloca o nome do técnico na história. Seis triunfos internacionais consecutivos é registo inédito.

O treinador do F. C. Porto tem vindo a garantir recordes sucessivos na folha de serviços e prepara-se para mais um feito assinalável. A vitória no terreno do Besiktas (3-1), há duas semanas, permitiu-lhe atingir a marca de cinco triunfos consecutivos nas competições europeias, ultrapassando o registo de quatro êxitos averbados por António Oliveira, em 1996/97.

Mas esta noite, precisamente diante do conjunto turco (20.05 horas, SIC, no Dragão), o jovem treinador tem a oportunidade de garantir uma nova marca. Que nunca ninguém alcançou na história do clube. Garantir seis vitórias consecutivas nas provas internacionais, um número interessante e que reflecte o excelente momento de forma dos portistas, uma das cinco equipas sem derrotas na Liga Europa, a par do Sporting, CSKA de Moscovo, Zenit e Estugarda.

Neste momento, o F. C. Porto de André Villas-Boas já igualou a proeza alcançada na recta final da época 1986/87 e no início da seguinte, quando os dragões garantiram cinco triunfos seguidos. O treinador Artur Jorge abriu o caminho do sucesso ao alcançar três êxitos europeus de rajada: duas vitórias sobre o Dínamo de Kiev, ambas por 2-1, e sobre o Bayern de Munique, pelo mesmo resultado, esta na final da Taça dos Campeões Europeus. Na temporada seguinte, Tomislav Ivic somou dois triunfos diante do Vardar, ambos por 3-0. Mas, depois, a equipa caiu diante do Real Madrid (1-2), curiosamente num jogo disputado em Valência. Agora, a sexta está a uma distância de um jogo.

Esta noite, o técnico portista também procura moralizar as tropas na antecâmara da recepção ao Benfica, o grande jogo do campeonato disputado no domingo, e que pode marcar diferenças significativas na questão do título nacional. Além disso, o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa é mais um dado a sublinhar importância ao encontro com o Besiktas, pois Villas-Boas quer garantir a passagem já hoje. Sem demoras.

in "jn.pt"

Ventura - "Sonho com a baliza do FC Porto"


O clássico já é tema incontornável. Do lado portista, a grande ausência é Fernando. No Benfica, Rúben Amorim e Cardozo continuam a recuperar das lesões. De fora do clássico estará Ventura, mas com a esperança de em breve marcar presença, como dono da baliza do FC Porto, nestes grandes jogos.
O guarda-redes, emprestado pelos "dragões" ao Portimonense, foi titular em todos os escalões da formação “azul-e-branca” e não esconde que o sonho é defender as redes da equipa principal do Porto.

Ventura olha para o clássico com desconfiança sobre o momento de forma do Benfica. O guarda-redes dá a entender que todos os cuidados são poucos para o FC Porto conseguir a vitória no Dragão.

Ventura cumpriu parte da pré-temporada no Porto e ficou com uma óptima impressão de André Villas-Boas. O guarda-redes considera que é um treinador com muito valor e que a juventude em nada o prejudica.

in "rr.pt"

Villas-Boas admite gestão da equipa ante o Besiktas, a pensar no Benfica


Mais importante do que somar a sexta vitória consecutiva nas provas europeias, André Villas-Boas quer vencer o Besiktas, na quinta-feira (20h05, SIC), para evitar o impacto de um desaire a poucos dias da recepção ao Benfica. “O impacto da derrota é que é de evitar. A equipa está confiante e tem crescido”, defendeu o treinador, considerando que a equipa podia ter crescido ainda mais em Coimbra, se não fossem as condições adversas.

André Villas-Boas, na habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo com os turcos, admitiu que irá promover a gestão da equipa, dado que a recepção ao Benfica é já no domingo. “É provável que haja uma ou outra alteração em relação ao jogo anterior. Estamos à porta da qualificação e não queremos deixar fugir a oportunidade, diante de um adversário apetecível”, disse Villas-Boas.

O treinador dos “dragões”, face à proximidade do “clássico” com o Benfica, no Estádio do Dragão, respectivamente primeiro e segundo classificados da Liga, considerou que “o mais importante é manter a concentração para o jogo actual”. “Se não venceremos, tudo continua em aberto na Liga Europa e no campeonato. O nosso compromisso é manter os jogadores focalizados na partida com o Besiktas. Deixar fugir uma oportunidade como esta não é sensato”, admitiu.

Em relação ao jogo com os turcos, comparativamente ao realizado há 15 dias em Istambul, Villas-Boas espera um Besiktas diferente, com os regressados Holosko e Guti a “acrescentarem qualidade à equipa”. “Ainda faltam alguns jogadores importantes, como o Nobre e o Quaresma, mas há um acrescento de qualidade. O Rapid Viena também joga em casa e pode ameaçar a qualificação do Besiktas, por isso, este jogo é muito importante para eles”, disse.

Pés assentes no chão

André Villas-Boas fez ainda, em jeito de balanço, uma curta análise ao seu desempenho à frente da equipa e demonstrou que ainda está com os pés bem assentes no chão no que toca a euforia desmesurada. “O meu currículo no FC Porto é só uma Supertaça. Temos todos muito que mostrar. Há 16 jogadores neste plantel que nunca foram campeões e isso representa também a vontade enorme de ganharmos títulos”, disse.

Ainda de acordo com André Villas-Boas, que recordou ter deixado a equipa técnica de José Mourinho por se achar “pronto e capacitado”, é a grandeza do FC Porto que lhe possibilita a conquista de troféus.

O treinador dos ‘dragões’ comentou ainda a ausência de Hulk da última convocatória do seleccionador do Brasil, Mano Menezes, considerando que tal não o irá afectar e que mais cedo ao mais tarde irá ser chamado. “No Brasil há uma quantidade anormal de jogadores seleccionáveis. O talento é grande e a equipa permite um nível grande de oscilações. Se o Hulk tivesse sido chamado era positivo, claro, mas ele não vai ficar abalado por isso. Mais tarde ou mais cedo voltará lá, com certeza”, disse

in "publico.pt"

É melhor arrumar já com “isto”

  
Vitória sobre o Besiktas garante apuramento dos dragões e o treinador não vai facilitar. Ataque vai ter Hulk e Falcao, acompanhados de Cristian Rodriguez. Rúben Micael provável titular.

Diz André Villas Boas que importante é arrumar a questão da Liga Europa. Não é preciso fazer muitas contas: uma vitória do FC Porto na noite de hoje (20.05 horas,no Dragão, com transmissão na SIC) significa o passaporte para os 16- avos de final da prova, podendo mesmo garantir o primeiro lugar se o Rapid empatar. Por isso, compreende-se que o treinador prepare a equipa para a vitória e não abdique dos mais perigosos, Hulk e Falcao, mesmo com o Benfica ao virar da esquina...

O homem não gosta de poupanças, já o afirmou, e ontem Villas Boas confirmou aquilo que A BOLA já tinha avançado: a mensagem aos jogadores vai no sentido de pensarem estritamente no encontro com os turcos do Besiktas. Nada mais. O Benfica é outro jogo, de outro campeonato, noutro dia...

A vitória é, assim, a única palavra no dicionário do dragão, que vai seguro, e os jogadores sentem isso. Sabem também que estão numa montra menos larga do que a da Champions, mas também muito admirada. Por isso, no Dragão não faltarão hoje emissários e espiões, agentes sedentos de um bom negócio, para além, claro, de um público que continua a proporcionar boas enchentes no estádio, apesar de se admitir que o número baixe um pouco em relação à média, precisamente porque o Benfica está aí à porta e não sai barato e a crise gostou de Portugal e instalou-se por cá. Há pouco a fazer.

Ainda assim, os portistas esperam ter um bom público nas bancadas, em bom número, apesar de tudo, para apoiar uma equipa que vai tentar então resolver este assunto da Liga Europa. Vencer é fundamental para Villas Boas ficar com um maior conforto psicológico e alargar a gestão do plantel, porque há gente sedenta de jogar nas provas europeias.

Villas Boas não abre o livro em relação ao onze, o que é normal. Aliás, o treinador tem por hábito comunicar aos jogadores o onze no dia do próprio jogo e entende que devem ser eles os primeiros a saber. E nem dá muitas dicas nos treinos.

Há algumas certezas na equipa para hoje: Helton na baliza e um quarteto de defesas com Fucile, Rolando, Otamendi e o sempre-em-pé Álvaro Pereira. Sapunaru ficou fora dos convocados, algo habitual nas convocatórias europeias. Fernando não está, por lesão e castigo, para este encontro, e deve ser Souza a ocupar o espaço do trinco, formando o meio-campo com Belluschi e Rúben Micael se Moutinho descansar, como parece mais do que provável. O madeirense dá todas as garantias para fazer o lugar do ex-leão.

No ataque o treinador não vai abdicar de Hulk, nem de Falcao. Na ala, Rodriguez ganha de novo o lugar. O uruguaio tem cumprido muito bem esta alternância com Varela. Ou seja, o onze provável de que aqui falamos dá para se bater muito bem com o Besiktas, que já traz Guti e Honusko, mas não tem Ricardo Quaresma, que ficou pela Turquia a recuperar de uma lesão.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Souza, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Cristian Rodriguez e Falcao.

BESIKTAS: Rustu; Hilbert, Toraman, Gulum e Uzulmez; Mehmet Aurélio, Ernst, Tabata e Guti; Holosko e Bobô.

in "abola.pt"