sábado, 19 de fevereiro de 2011

FC Porto joga amanhã para a Liga Europeia


Para o capitão portista Filipe Santos, o FC Porto quer vencer na Alemanha para encarar com mais tranquilidade os jogos do campeonato nacional que se avizinham.
O FC Porto Império Bonança defronta no próximo sábado os alemães do Cronenberg, em jogo da fase de grupos da Liga Europeia. O objectivo dos dragões é garantir desde já a passagem à fase seguinte para depois se concentrarem no campeonato nacional.
Para o capitão portista Filipe Santos, o FC Porto quer vencer na Alemanha para encarar com mais tranquilidade os jogos do campeonato nacional que se avizinham.
«Queremos garantir o apuramento para a Final 8 já no próximo sábado, mas, para tal, teremos de ganhar o próximo jogo. Desta forma, ficaremos mais tranquilos para encarar os jogos do campeonato que se avizinham. Terminar em primeiro ou em segundo lugar nesta fase de grupos acaba por não ser muito relevante. Quer fiquemos numa ou noutra posição vamos defrontar invariavelmente o primeiro adversário de um dos dois outros grupos», disse Filipe Santos ao site do FC Porto.
Analisando o adversário, o capitão portista considera que o Cronenberg é uma equipa teoricamente inferior aos campeões nacionais, mas que contam com muita experiência internacional.
«O Cronenberg é uma equipa teoricamente inferior, mas com experiência internacional. Têm qualidade e a prova disso foram as dificuldades que nos criaram no jogo da primeira mão, no Dragão Caixa. É um grupo que vale pelo seu todo e que estará certamente motivado por jogar perante o seu público, contra uma das melhores equipas europeias.»
O FC Porto visita a Alemanha para defrontar o Cronenberg e Filipe Santos apela a todos os imigrantes que compareça, para apoiar a equipa portuguesa.
«A presença da comunidade emigrante é muito importante. Felizmente, eles vão aparecendo cada vez em maior número e fazem-nos sentir em casa. Realizam sempre uma festa dentro da própria festa do jogo e são um grande incentivo.»
in "sapodesporto.pt"

«VAMOS PROVAR QUE DAMOS CONTA DO RECADO»


Três ausências de peso e uma redução drástica na média de estaturas é soma que não chega para assustar João Soares, rápido a assegurar a qualidade e a capacidade de resposta dos elementos mais jovens e mais baixos do plantel à indisponibilidade de Carlos Andrade, João Santos e Miguel Miranda. Mais: o extremo, de 20 anos, apresenta soluções estratégicas e diz-se pronto para suprir as necessidades do colectivo. 

Na abordagem à partida com o Sampaense, da 15ª jornada do campeonato da Liga, Soares antecipou a bola ao ar, alertou sobre o poderio físico do adversário e insistiu sobre a competência dos jogadores mais novos do FC Porto Ferpinta, parcialmente revelada no decurso da Supertaça Compal. Tudo para conferir a partir das 17h00 de sábado, no Dragão Caixa.

Três ausências
«Vai ser um jogo difícil, essencialmente devido às ausências do João Santos, do Carlos Andrade e do Miguel Miranda. Temos de entrar concentrados, da mesma forma como entraríamos caso eles estivessem na equipa, para não sermos surpreendidos.»

Mais baixos, mas à altura
«O Sampaense é uma equipa muito física, vamos ter de estar muito fortes a nível defensivo e dos ressaltos. Estamos com um défice de jogadores mais “físicos” e, por isso, somos obrigados a jogar com extremos mais baixos, mas que estarão certamente à altura do desafio.» 

Pressionar a todo o campo
Para compensarmos a falta de estatura teremos de ser muito inteligentes durante o jogo, entrarmos ainda mais concentrados defensivamente, para controlar melhor o ressalto ofensivo do Sampaense, pressionar no campo inteiro e aproveitar a nossa velocidade nos contra-ataques.

Responsabilidade acrescida
«Penso que estivemos bem no passado fim-de-semana, na Supertaça Compal, tendo em conta as nossas limitações. Os mais novos procuraram agarrar a oportunidade e mostraram que estão sempre a postos para competir. Sábado, os mais jovens vão voltar a dar mais um passo em frente e a demonstrar que, quando a equipa precisa de nós, conseguimos dar conta do recado. Frente ao Sampaense, vamos assumir a nossa função com uma responsabilidade acrescida, o que não acontece quando os jogos já estão resolvidos.»

Para acrescentar
«Sinto-me confiante. Mesmo quando jogo apenas os dois minutos finais, tento sempre aproveitar ao máximo para acrescentar algo à partida. Para mim, tanto me faz que jogue os primeiros dez minutos ou os últimos dois. Procuro sempre dar o meu melhor e ajudar a equipa.»


in "fcp.pt"

OBRADOVIC E MOTA PEDEM OPTIMISMO PARA A TAÇA EHF


Ljubomir Obradovic e Filipe Mota pedem optimismo para uma eliminatória que reconhecem afigurar-se difícil, pela maior experiência do adversário, mas que prometem discutir com toda a vontade e determinação. O FC Porto Vitalis recebe o Ademar León este domingo, às 17h00, no Dragão Caixa, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça EHF.

Obradovic

«É outro sabor jogar na Europa. Temos pena de não estarmos na Liga dos Campeões, mas vamos aproveitar esta situação, frente a uma equipa séria, como é o Ademar León. Depois da vitória sobre o Sporting, sentimos que estamos no bom cam
inho e queremos continuar assim.»

«Uma equipa que joga todas as semanas contra grandes adversários, como o Barcelona e o Valladolid, entre outros, tem, naturalmente, um ritmo mais próximo daquele que é exigido nos jogos europeus do que nós.»

«Vamos entrar no encontro, sabendo as dificuldades que nos aguardam, mas sempre com a intenção de jogar bem. Foi o que fizemos em Lisboa e esperamos voltar a fazê-lo no domingo. Temos o plantel reduzido e eles contam com jogadores mais experientes; ainda assim, somos optimistas e vamos procurar impor o nosso jogo.»

Filipe Mota

«Esperamos um j
ogo bastante difícil e, acima de tudo, um bom espectáculo.»

«Sabemos que se trata de uma equipa muito organizada, que recupera bem defensivamente. Por isso, vamos ter de correr ainda mais do que o normal para aproveitar o nosso contra-ataque.»

«Os nossos trunfos são uma defesa forte e profunda e o contra-ataque.»

«Sabemos que é uma equipa de renome internacional, mas dentro de campo são sete contra sete e é assim que temos de encarar o jogo.»

«Preferíamos jogar primeiro fora; o sorteio assim não o ditou e vamos tentar fazer um bom jogo em casa, com a esperança de passar a eliminatória.»



in "fcp.pt"

Iturbe, o mini-Messi que não pára

Dois golos em cinco não é sequer metade, mas coube ao bis de Iturbe as parangonas da goleada que o Cerro Porteno infligiu ao Colo Colo em jogo da Copa Libertadores, assim um género de Liga dos Campeões da América do Sul. O jogador, de 17 anos, que o FC Porto contratou para a próxima época viveu um regresso em grande ao clube que detém ainda o seu passe, depois de ter protagonizado uma mão cheia de momentos ímpares no Torneio de Sul-Americano de Sub-20, envergando então a camisola da Argentina. E é neste ponto que Iturbe é cada vez mais notícia e motivo de conversa. É que os paraguaios estão convencidos de que estão prestes a perder para a selecção celeste um fenómeno dos próximos anos. Vai daí, em tempo de redes sociais, foi um pequeno passo para ser criado no Facebook uma página que reclama "Iturbe es paraguayo". Em menos de 24 horas, quase 2000 pessoas clicaram no "Gosto disto".

A tecnologia ajuda também a espalhar a boa nova de um "mini-Messi", ou "Messi guarani", conforme os gostos e as nacionalidades. Em Espanha, por força das comunidades da América do Sul, a qualidade e a quantidade do feito de Juan Iturbe levou os desportivos As e Marca a darem grande destaque, recordando que o futuro dragão entrou apenas na segunda parte.

Apesar de presenciado localmente por 32 mil espectadores, a exibição de Iturbe galgou fronteiras e atravessou até o Oceano Atlântico, aumentando a curiosidade em volta do reforço portista. Ainda no Paraguai, as declarações do pai e até do presidente do Cerro Porteño [ver peça ao lado] acabaram sempre por centrar-se no desempenho de Iturbe, apesar de o clube ter goleado um dos grandes do futebol sul-americano, o Colo Colo, do Chile. O entusiasmo é evidente.

Iturbe volta a jogar pelo Cerro Porteño no dia 26, permitindo que, conforme O JOGO escreveu, o prodígio argentino viaje para Portugal a fim de conhecer aquele que será o seu clube em meados de 2011.

"Estou muito feliz, este era o meu sonho"

Juan Iturbe virou fenómeno também no Paraguai. Depois de ter marcado dois golos no regresso ao Cerro Porteño, não faltou quem se pronunciasse sobre as qualidades do avançado. A começar pelo próprio Iturbe, que comentou, poucos minutos depois do encontro com o Colo Colo, o seu mais recente feito. "Estou muito feliz por ter voltado. Tudo correu bem, fiz dois golos e este era o meu sonho, marcar com a camisola do Cerro Porteño. Ainda mais no nosso estádio, pois este é o clube que amo". Também o pai de Iturbe, Juan del Carmen, falou no final da partida sobre as diabruras do futuro jogador do FC Porto. "Nem sei o que dizer. Estou muito contente, afónico e com muita esperança no futuro dele. Foi impressionante o que ele fez. Toda a família se emocionou quando ele marcou o primeiro golo. Foi lindo", contou ainda com a voz embargada pela emoção. Por fim, Juan José Zapag, presidente do Cerro Porteño, que também se desfez nos elogios a um jogador que está prestar a perder para o FC Porto. "É por jogos como este que o mundo futebolístico fala intensamente do Iturbe. Ele esteve fantástico. Demonstrou, uma vez mais, que não é apenas uma promessa para o futuro. Estamos muito orgulhosos por o termos ajudado a transformar neste fenómeno. Infelizmente, ele não estará aqui por muito mais tempo, mas fizemos o que podíamos para o manter por cá", referiu.

in "ojogo.pt"

O melhor ataque é a defesa

Costuma dizer-se que a melhor defesa é o ataque, mas, no caso do FC Porto, bem que se pode acrescentar que o melhor do ataque também pode estar na defesa. Para provar a teoria há o golo de Rolando em Sevilha, mas também os de Otamendi em Braga. Numa semana que ofereceu dois desafios complicados ao FC Porto, as vitórias começaram a ser construídas com golos daqueles que, por norma, estão lá para os evitar - no caso de Braga, começou e até acabou, uma vez que o argentino bisou.

Isto tudo para dizer que, com André Villas-Boas, os defesas do FC Porto marcam mais. Esta época, já foram 11 golos, com Otamendi a surgir, surpreendentemente, como o mais goleador entre os defesas, com cinco, depois de ter apontado apenas um nos dois anos que passou no Vélez Sársfield - sim, leu bem, apenas um (!). Um mistério difícil de explicar. Já agora, anuncie-se os restantes goleadores da defesa ao longo desta época: Rolando (3), Rafa (2) e Álvaro Pereira (1).

Para se perceber melhor a dimensão desta curiosidade, importa ainda compará-la com o passado. Esta temporada, apesar de ainda estar longe de terminar, é já a terceira melhor deste século neste particular, numa tendência que tem vindo a crescer ao longo dos últimos três anos. Depois dos 12 marcados em 2008/09, seguiram-se os 15 de 2009/10, com ambas as épocas a terem um denominador comum: Bruno Alves. O antigo capitão portista apontou 13 golos nos dois últimos anos - alguns deles de livre directo -, seguindo-se Rolando, com 10.

Este ano, o título de melhor marcador da defesa tem outro dono, Otamendi, goleador de uma defesa que também não esquece o seu principal papel: é a defesa menos batida dos campeonatos europeus.

in "ojogo.pt"

Sub-19 Hugo Sousa:"Vitória em Sevilha serve de motivação"

Arranca hoje a fase final do Campeonato Nacional de juniores, com o FC Porto a receber o Leiria no Olival ao início da tarde (15h00). Na antevisão do encontro, Hugo Sousa, capitão da equipa, serviu-se do jogo que a equipa principal realizou anteontem em Sevilha para encontrar ainda mais motivação para esta tarde. "O que eles fizeram serve-nos de inspiração. Tenho treinado com eles de vez em quando, e o espírito daquela equipa é impressionante. O grupo é espectacular, e o jogo de Sevilha, em que eles demostraram uma enorme vontade e espírito de sacrifício, ajuda a motivar-nos para os nossos jogos, uma vez que queremos fazer o mesmo", explicou o defesa antes de anunciar como tem sido a experiência de trabalhar com assiduidade junto da equipa principal. "Eles são um exemplo e tenho aprendido muito com eles. Para além disso, falam muito com os mais novos, e isso é óptimo para nós", referiu a O JOGO.

Hugo Sousa, que já se sagrou campeão nacional de sub-15 e sub-17 pelo FC Porto, quer agora juntar o título de sub-19 ao currículo. "É esse o meu objectivo pessoal, mas também colectivo. No entanto, pensamos apenas em ganhar um jogo de cada vez. Estou aqui há sete anos e sempre foi essa a mentalidade imposta nesta casa", concluiu.

Jogadores querem manter o hábito de ganhar títulos

Rui Gomes, treinador da equipa de sub-19, anunciou sem qualquer tipo de problema que o objectivo do FC Porto passa pela "conquista do título", assegurando que existem, no plantel, "jogadores habituados a ganhar campeonatos", reportando-se às conquistas nos sub-15 e sub-17. "Depois de duas semanas de paragem, este jogo com o Leiria é especial e diferente. A nossa esperança, respeitando o adversário que fez uma boa primeira fase, passa por vencer", explicou.

in "ojogo.pt"

James: «Estou num clube muito ganhador»

ENCANTADO COM A CLASSE PORTISTA EM SEVILHA


James Rodríguez está, numa expressão tão própria dos falantes de castelhano, encantado. Talvez devido ao facto de a pergunta lhe ter sido colocada por um jornalista colombiano no final do jogo com o Sevilha, o jovem extremo, de coração aberto, fez questão de dar a conhecer o sentimento que atualmente o preenche por jogar no FC Porto. “É incrível. Todos querem ganhar tudo. Só pensamos em ganhar e isso é muito bom de se sentir. Sinto que estou num clube muito ganhador”, referiu o sul-americano, de apenas 19 anos, ilustrando as suas palavras com o comportamento da equipa no Sánchez Pizjuán: “Foi uma vitória muito importante porque nos abre boas perspetivas na eliminatória. Além de que era um adversário muito difícil aquele que tínhamos pela frente e, portanto, o triunfo também sai valorizado por isso. São partidas que têm de ser abordadas com muita inteligência e nós tivemo-la.”
O colombiano mereceu a confiança de André Villas-Boas para um jogo de elevada responsabilidade como foi o de Sevilha. Após uma primeira fase da época em que a sua utilização acabou por ser praticamente nula, James entrou em definitivo nas primeiras opções do treinador. Porém, o cada vez mais iminente regresso de Falcão poderá reduzir o espaço do extremo e talvez por isso o colombiano se tenha mostrado comedido na avaliação que faz do seu trajeto. “Tenho vindo a jogar nos últimos três meses. Fico muito contente por estar em campo porque isso para mim é muito importante, significa muito. Mas penso que é difícil falar em afirmação... Tenho jogado e isso é que me interessa”, referiu a propósito.
in "record.pt"

F.C. Porto: Falcao à procura de confiança

Avançado colombiano sente receio pelo joelho esquerdo


Radamel Falcao ainda não ultrapassou o receio de sofrer novo contacto no joelho esquerdo. O avançado colombiano recuperou de um forte traumatismo, contraído a 16 de Janeiro frente à Naval 1º de Maio. Agora, preciso de ganhar confiança.

Nesta altura, o jogador está clinicamente apto. Contudo, apesar de trabalhar sem limitações aparentes, Falcao não se sente em condições para jogar ao mais alto nível. Com sinceridade e frontalidade, transmitiu essa mensagem a André Villas-Boas na véspera do embate com o Sevilha.

«Não se preocupem. Estou melhor, mas não me sentia bem para jogar ontem, Não estou a 100 por cento, é melhor esperar para fortalecer mais (ndr. a zona afectada)», escreveu Falcao nesta madrugada, na sua conta no Twitter.

Intensidade desaconselha os riscos

A lesão contraída seria, à primeira vista, facilmente recuperável. Ainda assim, logo na altura, surgiram indicadores a apontar para uma paragem mais prolongada, a rondar um mês. Ou seja, até Sevilha.

Pelo meio, com perspectivas de alta médica, Radamel Falcao foi convocado para a selecção da Colômbia. O jogador explicou aos responsáveis colombianos que o jogo em Espanha seria de demasiada importância para servir de teste ao seu regresso. Exactamente o mesmo que disse a Villas-Boas na quarta-feira.

«Não estava a 100 por cento para disputar um jogo desta importância, no meu clube também não estava a jogar há umas semanas, portanto não seria prudente. Foi um forte traumatismo no joelho, que me provocava muita dor. Esta semana já comecei a trabalhar com o grupo e espero, na próxima, voltar a jogar», explicou Radamel Falcao, a 9 de Fevereiro.

Falcao: «Espero voltar a jogar na próxima semana»

O F.C. Porto não quer forçar o avançado, face à sua postura honesta e comportamento exemplar no terreno de jogo. Para além disso, a alta intensidade do encontro relativo à Liga Europa desaconselhava a entrada de Falcao em acção, sem ritmo e com algum receio. Qualquer toque poderia agravar a condição física e psicológica do jogador, numa fase crucial da temporada.

«O Falcao é um jogador muito importante para nós mas precisa de ter confiança para dar tudo em campo. Tem sido muito sincero connosco, explicando-nos sempre o que nos pode dar ou não. Foi isso que fez na véspera do jogo», confirmou André Villas-Boas, após o triunfo em Sevilha.

Os dragões repousam neste fim-de-semana, ficam a ver o derby de Lisboa com os pontos da jornada já amealhados (ndr. frente ao Nacional) e esperam ter Radamel Falcao na próxima quarta-feira. O avançado sente-se confortável no Dragão e esse será o palco do segundo embate com o Sevilha, na Liga Europa.

in "maisfutebol.iol.pt"

IFFHS: agora, os melhores clubes do Mundo

F.C. Porto, Sporting e Benfica descem algumas posições no ranking


Quatro dias depois de divulgar a lista dos melhores clubes da Europa na primeira década do século XXI, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) apresenta o ranking mundial. 

Nesta contabilidade, o F.C. Porto passa de 14º para 16º, o Sporting desce de 26º para 31º e o Benfica continua a ser o terceiro melhor clube português no ranking. Os encarnados surgiam na 44ª posição a nível europeu, agora estão no 54º lugar na escala global.

Ranking global da IFFHS:

1. FC Barcelona, Esp, 2.550,0 pontos
2. Manchester United, Ing, 2.523,0
3. Liverpool FC, Ing, 2.414,0
4. Arsenal FC, Ing, 2.410,0
5. Inter Milão, Ita, 2.358,0
6. Bayern Munique, Ale, 2.315,0
7. AC Milan, Ita, 2.296,0
8. Real Madrid, Esp, 2.257,0
9. Chelsea FC, Ing, 2.235,0
10. Boca Juniors, Arg, 2.095,0
(...)
16. FC Porto, POR, 1.873,0
31. Sporting, POR, 1.509,0
54. Benfica, POR, 1.356,0

in "maisfutebol.iol.pt"

Programa dos jogos

Já são conhecidas as alterações à 22ª jornada da Liga, com destaque para as decisões a Norte.

O líder F.C. Porto recebe o V. Guimarães no sábado (19h45/TVI), 6 de Março, enquanto o Benfica visita Braga no domingo (20h15/Sport TV). Também neste dia 7, o Sportingjoga em casa com o Beira Mar (18h00/Sport TV).

A ronda arranca na sexta-feira com o Académica-U. Leiria e termina na segunda-feira com a realização de dois jogos, em Portimão e na Mata Real.

Todas as alterações à 22ª jornada:

Sexta-feira, 4 de Março
Académica-U. Leiria, 20h15 (Sport TV)

Sábado, 5 de Março
F.C. Porto-V. Guimarães, 19h45 (TVI)

Domingo, 6 de Março
Marítimo-Rio Ave, 16h00
Sporting-Beira Mar, 18h00 (Sport TV)
V. Setúbal-Olhanense, 16h00
Sp. Braga-Benfica, 20h15 (Sport TV)

Segunda-feira, 7 de Março
Portimonense-Nacional, 20h15 (Sport TV)
P. Ferreira-Naval, 18h00



Liga Europa: horários e transmissões televisivas dos portugueses

Jogos da segunda mão dos 32-avos desta competição da UEFA

Por Redacção com LS2011-02-19 09:00h

O F.C. Porto será o primeiro clube português a decidir a sorte na Liga Europa.

Os portistas entrarão em campo um dia mais cedo do que o restante contingente português. O jogo com o Sevilha está agendado para as 17 horas do próximo dia 23 de Fevereiro, quarta-feira. Será transmitido pela SportTV.

As restantes partidas serão no dia 24, quinta-feira, e terão os seguintes horários e transmissões tv:

Sporting-Glasgow Rangers: 18 horas (Sport TV)
Sp. Braga-Lech: 20:05 (Sport TV)
Estugarda-Benfica, 20:05 (SIC)


in "maisfutebol.iol.pt"

Guarín ganha espaço na luta pelo meio-campo

Estreia do médio a marcar na UEFA Golo em Sevilha foi decisivo Começa a ser... figura! 


Guarín resolveu o jogo em Sevilha e o golo que apontou aos andaluzes ofereceu-lhe algo novo para celebrar. O médio estreou-se a facturar nas provas europeias, ele que cumpre o terceiro ano de trabalho no FC Porto e acumula 16 jogos realizados nas competições da UEFA, um saldo que atesta uma utilização regular, mas só agora prolongada ao prazer da boa pontaria, neste caso, vincada pelo forte impacto no resultado: foi o golo do 2-1 que decidiu a partida e inclinou claramente a eliminatória a favor da equipa portista.

A feliz sensação de marcar aos espanhóis elevou, com certeza, a confiança do jogador, mas resta perceber que influência terá o momento de Guarín em Sevilha nas ideias que André Villas Boas vai trabalhar, a partir de hoje, para a recepção aos andaluzes, na próxima quarta-feira. O técnico sublinhava há dias que as opções para a equipa resultam da avaliação dos rendimentos conseguidos nos treinos e seguindo este pensamento, as consequências do golo apontado anteontem serão residuais para um eventual regresso do médio à titularidade, mas não deixa de ser evidente que o estado de espírito de Guarín é favorável a quem compete pela visibilidade no onze.

Agarrar oportunidades

Hoje, os portistas regressam ao trabalho e será ainda demasiado cedo para Villas Boas projectar em definitivo a equipa que defrontará o Sevilha na segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Existe, no entanto, a certeza de que o colombiano vai atacar uma chamada ao onze inicial, sustentado, também, pelo golo que valeu o triunfo (2-1) no palco sevilhano, um golo diferente na carreira de Guarín, porque foi o primeiro do jogador pelos dragões numa prova da UEFA.

Na temporada, o colombiano assinou um bis ao Marítimo e estacionou aí o êxito pleno na perseguição aos golos, sobrevivendo no onze inicial como alternativa a Fernando, só que a reemergência do Polvo devolveu Guarín ao plano das opções de banco, razão que motivou um desabafo do jogador no Facebook, de que já se retratou, precisamente à saída da exibição feliz e decisiva no Sánchez Pizjuan.

Os caminhos que podem levar o médio ao onze passam, ainda, pelas posições preenchidas por Belluschi e João Moutinho, que derramam uma reconhecida influência sobre o jogo dos dragões. Também não é fácil, por aqui, Guarín alcançar um lugar de primeiro plano nas apostas de Villas Boas, mas é indiscutível a atracção do colombiano pela tentativa de retomar a presença nos alinhamentos iniciais, aproveitando ao máximo todas as outras oportunidades. A última, em Sevilha, valeu-lhe, pelo menos, a imagem de figura maior.


in "abola.pt"