sábado, 19 de fevereiro de 2011

Iturbe, o mini-Messi que não pára

Dois golos em cinco não é sequer metade, mas coube ao bis de Iturbe as parangonas da goleada que o Cerro Porteno infligiu ao Colo Colo em jogo da Copa Libertadores, assim um género de Liga dos Campeões da América do Sul. O jogador, de 17 anos, que o FC Porto contratou para a próxima época viveu um regresso em grande ao clube que detém ainda o seu passe, depois de ter protagonizado uma mão cheia de momentos ímpares no Torneio de Sul-Americano de Sub-20, envergando então a camisola da Argentina. E é neste ponto que Iturbe é cada vez mais notícia e motivo de conversa. É que os paraguaios estão convencidos de que estão prestes a perder para a selecção celeste um fenómeno dos próximos anos. Vai daí, em tempo de redes sociais, foi um pequeno passo para ser criado no Facebook uma página que reclama "Iturbe es paraguayo". Em menos de 24 horas, quase 2000 pessoas clicaram no "Gosto disto".

A tecnologia ajuda também a espalhar a boa nova de um "mini-Messi", ou "Messi guarani", conforme os gostos e as nacionalidades. Em Espanha, por força das comunidades da América do Sul, a qualidade e a quantidade do feito de Juan Iturbe levou os desportivos As e Marca a darem grande destaque, recordando que o futuro dragão entrou apenas na segunda parte.

Apesar de presenciado localmente por 32 mil espectadores, a exibição de Iturbe galgou fronteiras e atravessou até o Oceano Atlântico, aumentando a curiosidade em volta do reforço portista. Ainda no Paraguai, as declarações do pai e até do presidente do Cerro Porteño [ver peça ao lado] acabaram sempre por centrar-se no desempenho de Iturbe, apesar de o clube ter goleado um dos grandes do futebol sul-americano, o Colo Colo, do Chile. O entusiasmo é evidente.

Iturbe volta a jogar pelo Cerro Porteño no dia 26, permitindo que, conforme O JOGO escreveu, o prodígio argentino viaje para Portugal a fim de conhecer aquele que será o seu clube em meados de 2011.

"Estou muito feliz, este era o meu sonho"

Juan Iturbe virou fenómeno também no Paraguai. Depois de ter marcado dois golos no regresso ao Cerro Porteño, não faltou quem se pronunciasse sobre as qualidades do avançado. A começar pelo próprio Iturbe, que comentou, poucos minutos depois do encontro com o Colo Colo, o seu mais recente feito. "Estou muito feliz por ter voltado. Tudo correu bem, fiz dois golos e este era o meu sonho, marcar com a camisola do Cerro Porteño. Ainda mais no nosso estádio, pois este é o clube que amo". Também o pai de Iturbe, Juan del Carmen, falou no final da partida sobre as diabruras do futuro jogador do FC Porto. "Nem sei o que dizer. Estou muito contente, afónico e com muita esperança no futuro dele. Foi impressionante o que ele fez. Toda a família se emocionou quando ele marcou o primeiro golo. Foi lindo", contou ainda com a voz embargada pela emoção. Por fim, Juan José Zapag, presidente do Cerro Porteño, que também se desfez nos elogios a um jogador que está prestar a perder para o FC Porto. "É por jogos como este que o mundo futebolístico fala intensamente do Iturbe. Ele esteve fantástico. Demonstrou, uma vez mais, que não é apenas uma promessa para o futuro. Estamos muito orgulhosos por o termos ajudado a transformar neste fenómeno. Infelizmente, ele não estará aqui por muito mais tempo, mas fizemos o que podíamos para o manter por cá", referiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: