sábado, 26 de março de 2011

Varela: «Não estou a substituir o Ronaldo»

Varela, autor do golo português no empate com o Chile, em declarações à RTP, no final do encontro:

«Não estou a substituir o Ronaldo. Valeu pelo trabalho da equipa, lutámos bastante para conseguir a vitória. Infelizmente não conseguimos, mas a malta está de parabéns. Valeu a atitude. Saímos de cabeça erguida e agora vamos pensar no próximo jogo. Ficou à vista de toda a gente que demos tudo. Jogámos contra uma excelente equipa, que também está de parabéns.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Portugal-Chile, 1-1 (destaques)

Varela


Esteve com a corda toda, uma embalagem trazida, naturalmente, de uma equipa que caminha a passos largos para ser campeã numa época de inegável hegemonia. Abriu o marcador e galvanizou-se com o golo, assinando depois algumas jogadas vistosas embora sem a conclusão desejada. Ainda assim, foi o principal dinamizador do ataque lusitano, em constantes permutas de posição com Nani, que ajudaram a confundir os defesas chilenos. 



Nani



Foi o primeiro a criar perigo para a baliza do Chile, em rápidas jogadas pela direita. Na retina, ficou um lance em que deixou para trás dois adversários, para servir Carlos Martins, mas Bravo defendeu com segurança. Pertenceu-lhe também o canto de que resultaria o golo de Varela mas, depois, acabou por deixar-se contaminar pela letargia que permitiu ao Chile subir no terreno e chegar ao empate. Acordou na segunda parte, com algumas jogadas individuais, mas voltou a não ser feliz na conclusão.



Carlos Martins



Dois bons remates, um a deixar as mãos de Bravo a ferver e o outro ligeiramente ao lado do alvo. Começou bem, cheio de vontade de agitar as redes, mas também não evitou uma quebra de produção. Um pouco à semelhança da equipa, voltou mais afoito dos balneários, voltando a dar trabalho a Bravo. 



Rolando



Bom regresso do central portista ao onze nacional, com uma exibição competente e praticamente sem falhas. Além de ter sido, amiúde, providencial na defesa, ainda teve na cabeça a oportunidade de chegar ao golo, num livre de Quaresma. Foi por pouco.



Matías Fernández



Empatou a partida com um míssil que apanhou desprevenida a barreira de Portugal e, sobretudo, o colega sportinguista, Rui Patrício que, apesar de conhecer as qualidades do companheiro de clube não teve hipóteses de defesa. Já antes, o «patrão» do meio-campo chileno havia deixado alguns avisos, com passes certeiros e jogadas de envolvência que colocaram a defesa lusa de sobreaviso. Sobre o intervalo, tentou o segundo, num remate em arco, que, caso entrasse, teria proporcionado outro grande golo.



Alexis Sánchez 



Avançado de grande mobilidade, esteve nos melhores momentos da equipa, revelando entendimento quase perfeito com Isla, pela ala direita. Velocidades, técnica e inteligência fizeram do jogador da Udinese um dos melhores do Chile neste encontro em Portugal.



Claudio Bravo



Fez jus ao apelido, mostrando elevados índices de concentração e mãos de ferro. Não se poderá dizer que foi por causa dele que Portugal não ganhou mas o guarda-redes da Real Sociedad esteve em plano de destaque, negando algumas das melhores iniciativas do ataque lusitano. 



in "maisfutebol.iol.pt"


Highlights - MyVideo

Colômbia azul e branca: Guarín e Falcao dão triunfo

A Colômbia venceu o Equador por 2-0, em jogo de carácter particular realizado este sábado no Estádio Vicente Calderon, em Madrid. O encontro teve a particularidade de os golos terem sido marcados por dois jogadores do F.C. Porto.


O médio Freddy Guarín abriu o activo na primeira parte, num pontapé livre que só parou no fundo da baliza equatoriana. O portista continua a dar provas de estar num grande momento de forma, apontando o quinto golo em cinco jogos consecutivos.


O Equador tentou responder, mas nunca conseguiu ultrapassar o inspirado guardião David Ramírez. Já depois de o árbitro ter deixado passar em claro uma grande penalidade para cada equipa, Falcao decidiu o jogo a um quarto de hora do fim. Já tinha sido ele a sofrer o penalty não assinalado e foi também ele que, na cara de Dominguez teve a frieza de o contornar e confirmar o triunfo para a equipa de Hernán Darío Gómez. A última vítima de «El Tigre» em jogos internacionais tinha sido, precisamente, o Equador, em Outubro do ano passado.


Guarín acabou por jogar todo o encontro, enquanto Falcao saiu a dez minutos do final.

in "maisfutebol.iol.pt"



F.C. Porto: James titular no triunfo dos sub-20 colombianos

Dia em cheio na Colômbia


Para além da vitória da equipa principal sobre o Equador (2-0), também os sub-20 colombianos enfrentaram a congénere equatoriana, conseguindo o mesmo resultado.

O portista James Rodríguez foi titular na equipa de Eduardo Lara, mas não marcou. Os golos colombianos foram apontados por Stefan Medina e Juan David Díaz, ambos no primeiro tempo. 

O encontro disputou-se no Equador e serviu de preparação para o Mundial da categoria que vai disputar-se, precisamente, em terras colombianas.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: «mini-férias» antes de ciclo infernal

Dragões têm pela frente seis jogos em 16 dias

Quem olha para o actual plano de trabalhos do F.C. Porto não imagina o carrossel que aí vem. Com várias baixas no plantel devido aos compromissos das selecções, André Villas-Boas optou por conceder uma pausa prolongada aos restantes jogadores que, depois do apronto desta sexta-feira, só voltam a treinar na terça de tarde. Já no seguimento do triunfo sobre a Académica os dragões tinham optado por um plano mais leve.


Mas o regresso dos jogadores dos encontros internacionais vai ser o mote para um ciclo infernal. Porventura, o mais decisivo de toda a temporada. O F.C. Porto vai iniciar na Luz, frente ao Benfica, uma caminhada que contempla seis jogos num período de 16 dias, entre campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal.

Com o campeonato a seis pontos de distância (um triunfo na Luz é suficiente), os azuis e brancos vão encarar ainda a eliminatória com o Spartak Moscovo e a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, novamente em casa do Benfica. Em resumo: três clássicos e dois jogos dos quartos-de-final da Liga Europa, mais uma deslocação a Portimão.

O grupo parte com uma certeza: do sucesso neste ciclo vai depender grande parte do sucesso portista na presente temporada. 

Ciclo de jogos do F.C. Porto:

3 de Abril: Benfica-F.C. Porto (Liga)
7 de Abril: F.C. Porto-Spartak Moscovo (Liga Europa)
10 de Abril: Portimonense-F.C. Porto (Liga)
14 de Abril: Spartak Moscovo-F.C. Porto (Liga Europa)
17 de Abril: F.C. Porto-Sporting (Liga)
19 de Abril: Benfica-F.C. Porto (Taça de Portugal)


in "maisfutebol.iol.pt"

Filipe Magalhães: «SÃO JOGOS COMO ESTE QUE PODEM DITAR O CAMPEÃO»


O FC Porto Império Bonança recebe a AA Espinho, no Dragão Caixa, a partir das 15h00 de domingo. A equipa hoquista azul e branca é líder do campeonato e pretende manter a primeira posição após esta jornada. Filipe Magalhães sublinha a necessidade de concentração, por forma a evitar deslizes, e pede o máximo apoio ao «sexto jogador» durante o jogo.

Equipa com confiança
«Face ao desenrolar das últimas partidas, em que conseguimos bons resultados e boas exibições, partimos para o jogo do Candelária bastante motivados. Foi uma partida diferente, em que a 1m36 do final estávamos a perder por 3-1 e conseguimos virar o resultado. Tal só foi possível graças à enorme confiança que a equipa tem, pelo facto de todos acreditarmos que era possível virar o jogo. Depois de uma vitória como esta, a equipa está ainda mais forte e confiante para abordar todas as competições até ao final da época.»

Sem margem para erros
«Estamos com os mesmos pontos do Benfica, portanto temos consciência de que o mínimo deslize poderá ser fatal e que não temos margem para erros. Vamos abordar o jogo contra o Espinho com a mesma seriedade e concentração dos últimos três jogos. São jogos como este que podem ditar um campeonato.»

Pacientes e calculistas
«O Espinho está a lutar pela permanência, é uma equipa que necessita urgentemente de pontuar e que vamos encarar com o respeito máximo. Esperamos uma equipa bastante defensiva no Dragão Caixa, o que acarreta sempre riscos, já que vamos ter de ser nós a assumir a iniciativa de jogo. Temos de ser pacientes e calculistas, frente a uma formação que vale pelo colectivo e que promove bastante a entreajuda entre os jogadores.»

O sexto jogador
«Será muito importante sentir o apoio do público, são o sexto jogador em campo, e uma ajuda extra que poderá fazer a diferença. O jogo é num domingo, com o jogo de basquetebol logo a seguir e, por isso, seria bonito ver o pavilhão cheio, a puxar pelas modalidades.»



in "fcp.pt"

Stempin: «É PARA GANHAR E JOGAR BEM»


A vitória na fase regular, consumada na Luz com uma chuva de triplos, inspira Greg Stempin para uma série de metas a atingir, sendo que a primordial e, paradoxalmente, mais distante só será atingida com a conquista do título. No imediato, quer manter a invencibilidade no Dragão, precisamente frente à equipa responsável pela única derrota da agenda portista em 19 jornadas: a Académica.

O acerto de contas de um desaire (76-71) em Coimbra, a 18 de Dezembro do ano passado, faz-se a partir das 18h00 de domingo e o extremo/poste norte-americano vai avisando que é intenção portista dar continuidade ao um crescente apuro de forma, a pensar também nas exigências dos playoffs.

Apurar a forma
«O estado de espírito da equipa é elevado, depois de termos garantido o primeiro lugar da fase regular, o que nos concede a vantagem do “factor casa” durante os playoffs. No entanto, restam-nos três jogos até ao final, partidas que pontualmente pouco significam, mas que ainda assim vamos querer vencer e jogar bem. Queremos continuar o nosso apuro de forma progressivo para a fase decisiva.»

Manter invencibilidade no Dragão 
«Não podemos relaxar, sob pena de criarmos maus hábitos e começarmos a jogar mal enquanto equipa, o que quer dizer que vamos fazer tudo para continuarmos a jogar o nosso melhor basquetebol. Além do mais, temos outros objectivos intermédios que queremos atingir e um deles é manter a invencibilidade no Dragão Caixa.» 

Impor ritmo e intensidade
«Contra a Académica, vamos impor o nosso basquetebol, o nosso ritmo e alta intensidade de jogo. Se assim for, estou confiante de que vamos alcançar mais uma vitória. Não podemos permitir que a equipa contrária dite e controle o ritmo de jogo.»

Excelentes atiradores
«Temos realizado jogos com muitas assistências, o que traduz uma grande solidariedade e espírito de equipa. Por vezes, os triplos, à imagem do que aconteceu na Luz, surgem por isso mesmo: a bola é jogada para os jogadores interiores, que, vendo um companheiro livre, não hesitam em fazê-la circular. O restante está relacionado com a qualidade dos nossos jogadores, que são excelentes atiradores. Somos uma equipa com várias soluções.»

Quota-parte de lesões
«Sinto-me em forma, bem como a maior parte do plantel, à excepção do João Santos, que voltou a parar. Espero que ele consiga recuperar bem, de forma a poder ajudar-nos nos playoffs. Penso que já tivemos a nossa quota-parte de lesões esta temporada. Se conseguirmos ter toda a equipa a 100 por cento, vai ser muito difícil vencerem-nos.»


in "fcp.pt"

QUATRO REFORÇOS PARA O FC PORTO VITALIS


Quatro novos nomes vão integrar a equipa de andebol azul e branca. O cubano Alfredo Quintana (guarda-redes) e os angolanos Edvaldo Ferreira (primeira linha), Elias Nogueira (ponta esquerda) e Adelino Pestana (ponta direita) são os jogadores cuja contratação o FC Porto Vitalis já assegurou.

Alfredo Quintana é o grande destaque, até porque Edvaldo e Elias já marcaram presença na convocatória para o último jogo no Dragão Caixa, onde o FC Porto Vitalis derrotou o Benfica.

Quintana, de 23 anos, será reforço para a baliza portista. De origem cubana, já integrou por várias vezes a selecção do seu país e do seu currículo desportivo consta o terceiro lugar nos Jogos Panamericanos de 2007, o primeiro lugar na mesma competição, no ano seguinte, e a quarta posição em 2010, integrando sempre a equipa sénior. Em 2009, participou no Campeonato do Mundo, disputado na Croácia.

Os três angolanos, com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos, trazem na bagagem conquistas no campeonato africano e presenças nas selecções, júnior e sénior.



in "fcp.pt"

Kelvin: "Tem sido um ano de sonho"

Nem é preciso ver-lhe a cara para o imaginar com o sorriso esticado de orelha a orelha. Ao telefone, a felicidade era indisfarçável. O JOGO pergunta-lhe pela chamada à selecção sub-18 do Brasil e Kelvin, que será reforço do FC Porto na próxima época, dá os primeiros sinais de que ainda não aterrou totalmente de uma viagem às nuvens. "Fiquei muito feliz quando me disseram. Ser chamado para a selecção brasileira era um sonho que tinha e foi-me dada uma oportunidade que quero aproveitar", diz, detalhando depois o momento em que lhe foi comunicada a novidade. "Quem me deu a notícia foi o presidente do Paraná, que recebeu uma carta da CBF com a convocatória. Nem queria acreditar, mas festejei com os meus amigos e com a minha família", conta. Não precisava. Bastava uma espreitadela ao perfil que tem no Twitter para confirmar as inúmeras mensagens a dar-lhe os parabéns por ter sido um dos escolhidos de Ney Franco. "Acredito que tenha sido um prémio pelo que venho fazendo no Paraná".

Sonho é uma palavra recorrente nas respostas de Kelvin, incapaz de escolher outra para traduzir os últimos meses. Importava fazer a ponte para o guiar da margem da selecção, a novidade mais recente, à do FC Porto, clube com quem acertou um contrato de cinco anos em Janeiro. Apesar de ainda não estar oficializado, porque aguarda-se que complete os 18 anos, Kelvin já nem se dá ao trabalho de desconversar. "Tem sido um ano de sonho, muito especial mesmo", diz. Primeiro o FC Porto, agora a selecção brasileira. Falta o quê para ser perfeito? Kelvin ri-se, mas não dribla a pergunta. "Falta sempre um pouco de cada coisa, nunca estamos totalmente satisfeitos." Do Dragão, pelo menos quando falou a O JOGO, ainda não tinha havido eco da convocatória. "Ainda não recebi os parabéns de ninguém do FC Porto, mas pode ser que aconteça", ri-se.
Da actualidade portista confessa saber o básico. Neste caso, o básico é saber quase tudo o que interessa. "Acompanho os jogos do FC Porto sempre que posso, vejo notícias na internet e estou sabendo que pode ser campeão na próxima rodada do campeonato". E logo contra o principal rival, realidade cuja dimensão ainda escapa ao avançado do Paraná. O que não lhe escapa é uma das consequências directas que o título acabará por proporcionar. "Poder jogar na Liga dos Campeões é outro dos sonhos que tenho", confessa Kelvin. Uma coisa de cada vez. Falta-lhe completar 18 anos, o que acontece em Junho, para formalizar a ligação aos dragões e, para já, o avançado quer mesmo viver intensamente os últimos jogos pelo Paraná, onde tem sido decisivo na recuperação, e concentrar-se na selecção. "Será a minha primeira viagem à Europa", conta entusiasmado. O Brasil disputará a Taça do Mediterrâneo, entre os dias 19 e 24 de Abril, em Barcelona.

"Gosto do Hulk e não é por ele ser brasileiro..."

Dele próprio, Kelvin diz gostar de "pegar a bola e ir para cima" dos defesas. Talvez por isso, não hesita quando O JOGO pergunta pelo jogador que lhe desperta mais atenções no FC Porto. "É o Hulk". O porquê surge logo depois: "Não é só por ele ser brasileiro, mas pela forma de estar em campo, de como enfrenta os adversários". Falta saber se o apetite de alguns gigantes europeus por Hulk permite que Kelvin ainda o encontre no Dragão. Número 10 no Paraná, já com dois golos marcados, o futuro reforço portista tem sido considerado uma das maiores revelações do futebol paranaense dos últimos anos.

in "ojogo.pt"

Otamendi e Belluschi no banco

Os portistas Otamendi e Belluschi não vão ser titulares no jogo amigável de hoje entre a Argentina e os Estados Unidos, em Nova Jérsia. O seleccionador Sérgio Batista anunciou ontem o onze e decidiu utilizar a mesma equipa que derrotou a Selecção Nacional. Otamendi e Belluschi devem começar no banco e alimentam a esperança de serem lançados com o decorrer do jogo. Depois dos Estados Unidos, a Argentina defronta a selecção da Costa Rica na terça-feira.

in "ojogo.pt"

A frescura dos 40

HULK, BELLUSCHI E MOUTINHO ACUMULAM JOGOS


A época já vai longa, mas ninguém vai deixar de querer estar presente nos momentos finais deste filme. A história tem-se feito de sucessos e para eles têm contribuído atores com uma qualidade e resistência fora do normal. Hulk (42 jogos), João Moutinho (41) e Belluschi (40) já entraram na casa das quatro dezenas de partidas oficiais pelos azuis e brancos, mas ninguém pense que vão tirar o pé do acelerador no que falta para fechar o calendário competitivo.
Este trio revela uma frescura de causar inveja, à qual se junta uma atitude positiva perante o jogo. “Desejo e concentração” foram os segredos que André Villas-Boas revelou para explicar a vontade manifestada pelos seus jogadores em chegar rapidamente aos títulos. O campeonato está praticamente garantido e a Liga Europa é um objetivo que ninguém esconde. Até na Taça de Portugal, onde o Benfica está em vantagem na eliminatória, não há autorização para atirar a toalha ao chão.
in "record.pt"

André-Villas Boas pensa em Sandon e Koura


Os dragões preparam já a próxima temporada e têm dois novos alvos, depois das já concretizadas transferências do avançado argentino Iturbe e o médio brasileiro Kelvin. Agora Villas-Boas pensa em Santon, defesa do Inter de Milão, e Koura, avançado do Le Mans.
O italiano, com quem Villas-Boas trabalhou no Inter, de 20 anos, poderá chegar por empréstimo, ao passo que Koura, de 17 anos, custa cerca de quatro milhões de euros.

in "dn.pt"

Uruguai, com Maxi e Fucile, perde sob 10 graus negativos

Selecção que esteve no último Mundial derrotada pela Estónia


A Estonia venceu, esta sexta-feira, o particular frente ao Uruguai por 2-0. Numa partida disputada a 10 graus negativos, em Tallin, capital da Estónia, superiorizou-se a equipa mais habituada ao frio. Na selecção uruguaia Maxi Pereira e Fucile foram titulares e Alvaro Pereira entrou na segunda parte (55 min). 

Um jogo sem ideias e pouca criatividade, teve uma jogada de perigo iniciada por Maxi Pereira que Abel Hernadez desperdiçou num remate por cima da baliza. A melhor oportunidade surgiu quando o mesmo Hernández apareceu cara a cara com o guarda-redes Pareiko, mas o estónio conseguiu desviar a bola para canto. O desacerto uruguaio foi aproveitado pela Estónia que explorou as laterais de Fucile e Ramirez para direccionar os ataques mais perigosos.

Aos 62 minutos de jogo, Konstantin Vassiljev correu sozinho pelo centro do terreno, rematou a 25 metros da baliza e fez golo. O mesmo Vassiljev, aos 66 minutos, assistiu Zahovaico para o segundo golo. 

O Uruguai não teve dois dos principais jogadores: Luis Suárez e Edinson Cavani.

Ficha de jogo:

Estonia: Pareiko; Sidorenkov, Piroja, Taavi Rahn e Jaager; Kruglov (Tarmo Kink, 63m), Dmitrijev (Andres Oper, 78m), Ats Purje (Sander Puri, 58m) e Martin Vunk; Ahjupera (Zahovaiko, 56m) e Kaimar Saag (Vassiljev, 57m).

Uruguai: Castillo, Maxi Pereira, Lugano, Mauricio Victorino e Fucile (Andrés Scotti, 68m); Diego Pérez (Eguren, 68m), Ríos, Gastón Ramírez (Álvaro Pereira, 55m) e Abel Hernández; Loco Abreu (Sebastián Fernández, 68m) e Diego Forlán. 

Golos: Vassiljev (62m) Zahovaico (66m)

in "maisfutebol.iol.pt"

Não vão estar sozinhos!

Esgotaram os 3250 bilhetes colocados à venda ao início da manhã. Claques levaram a maior fatia, mas é provável que ainda se procure por bilhetes... em Lisboa. 

Os pouco mais de três mil bilhetes a que os portistas têm direito para o clássico da Luz foram ontem colocados à venda, bem cedinho, nas bilheteiras do Dragão, mas voaram em pouco espaço de tempo. Ao final da tarde, consumava-se aquilo que se previa: não há sobras, os portistas vão ter o apoio possível dentro do que está estipulado nos regulamentos, ou seja, 5 por cento da lotação do Estádio da Luz.

Ainda que num clima de alguma ansiedade, porque esse jogo pode determinar a reconquista no campeonato, se o FC Porto vencer, mesmo perante um cenário de algum receio por causa dos recentes acontecimentos - apedrejamento do carro de Luís Filipe Vieira e assalto á casa do FC Porto em Coimbra - os adeptos dos dragões mostram-se disponíveis para estar ao lado da equipa na noite de 3 de Abril, na Luz. 

Os 3.250 bilhetes que foram colocados à disposição do FC Porto voaram durante o dia de ontem, mas terá sempre de se ter em conta que uma parte desses ingressos vão direitinhos para as associações de adeptos, nomeadamente, as claques dos superdragões e do Colectivo, as duas mais representativas do clube e que não vão falhar com o apoio à equipa de Villas Boas, embora num estádio que estará mais de cheio com adeptos do Benfica, ansiosos por verem a sua equipa derrotar o FC Porto e adiar assim a festa do título.


in "abola.pt"

Campeão e rei dos golos

Hulk a caminho de juntar dois títulos nesta edição da Liga. De Costuras a Lisandro, passando por Gomes, Domingos, Jardel... 

Hulk vai embaladíssimo a facturar no campeonato, liderando a tabela dos marcadores com 20 golos e a uma confortável distância João Tomás (Rio Ave, 13) e Falcao (11), os mais directos perseguidores do Incrível do Dragão quando estão decorridas 24 jornadas. 

A possibilidade de, esta temporada, o FC Porto conjugar o título na Liga e o troféu de goleador na competição são enormes, e se o fizer, será a 12.ª vez que o consegue. A última, teve lugar em 2007/08, quando Lisandro (24) foi o jogador com mais pontaria na prova.

Nem sempre o melhor marcador do campeonato pertence à equipa campeã e, nos 24 títulos já conquistados pelos dragões na competição, apenas 11 apresentam essa coincidência, com amplo destaque para a sequência de Jardel nas épocas do penta (94/99). O brasileiro contribuiu com um total de 92 golos para as vitórias portistas entre as edições de 1996/97 e 1998/99, e foi precedido por Domingos Paciência, o último português a levar a Bola de Prata, em 1995/96, com 25 golos.


in "abola.pt"