domingo, 18 de março de 2012

Pinto da Costa: «Este clássico tem menos importância»

LÍDER PORTISTA E O JOGO COM O BENFICA NA 3.ª FEIRA


Pinto da Costa garantiu que o FC Porto vai tentar vencer o Benfica na meia-final das Taça da Liga, mas assumiu total prioridade para o campeonato, relegando o desafio de terça-feira para um plano secundário.
"Tudo pode acontecer nesses jogos. Este não tem a importância dos outros. Não é uma prova secundária, mas os clubes até aproveitam para rodar jogadores menos utilizados. É isso que provavelmente vamos fazer", disse o presidente portista, referindo-se ao clássico do Estádio da Luz.
O dirigente, que falava em Fafe, após o triunfo do FC Porto na final da Taça de Portugal de basquetebol frente à Académica, garante, ainda assim, que essa atitude "não é desrespeito pelo adversário, pois quem entrar em campo vai dar o máximo para vencer".
"A aposta é tentar ganhar o campeonato, como é evidente. Numa semana em que temos três saídas difíceis como Madeira, Luz e Paços de Ferreira, é evidente que ninguém se admirará que a nossa aposta não seja fundamentalmente o jogo de terça-feira", justificou.
Questionado sobre se esta época se está a perfilar para o FC Porto repetir a temporada passada, em que conquistou o título nas principais modalidades coletivas, Pinto da Costa foi mais cauteloso. "Vamos pensando jogo a jogo. Não podemos ser tão ambiciosos. Isso acontece poucas vezes. É importante é ir ganhando algumas", concluiu.
in "record.pt"

A 13.ª TAÇA JÁ MORA NO DRAGÃO

O FC Porto Ferpinta conquistou este domingo a sua 13.ª Taça de Portugal, ao bater a Académica por 58-47, em Fafe. Este é o sétimo troféu dos azuis e brancos conquistado pelo treinador Moncho López, no espaço de 26 meses. Nesta época, os Dragões participaram nas finais de todas as competições, tendo já três títulos: a Taça junta-se à Supertaça e à Taça Hugo dos Santos.

Os azuis e brancos, que tinham sido eliminados da competição, na época passada, exactamente pela Académica, reconquistam um título erguido pela última vez em Março de 2010, no Entroncamento. Pelo caminho, nesta "final 8", ficaram Barreirense e Benfica, vergados pelo querer de um grupo de verdadeiros campeões, que acumulam troféus. Greg Stempin, eleito MVP da final (16 pontos e dez ressaltos) merece destaque e personificou a ambição do grupo.

A partida nem sempre foi bem jogada e caracterizou-se pela luta e garra das duas equipas. Se bem que o FC Porto tenha mostrado mais argumentos, é justo sublinhar que a Académica nunca baixou os braços. Os Dragões entraram melhor no jogo, mostrando uma defesa agressiva e dominando as tabelas. Aos cinco minutos venciam por 11-1 e, no final do primeiro período, o resultado era de 16-5.

O segundo período foi algo incaracterístico, sendo que o jogo exterior da Académica começou a funcionar e permitiu a aproximação dos “estudantes” no marcador. Ao intervalo, o FC Porto vencia por 25-20, uma pontuação baixa e que espelha o perfil do jogo.

A dois minutos e 44 segundos do final do terceiro período, a equipa de Coimbra chegou ao empate (33-33), mas um parcial de 8-0 dos Dragões revelou-se decisivo. Reggie Jackson, com seis desses pontos (uma jogada de dois pontos e falta e um triplo) teve uma acção determinante. O terceiro período concluiu-se com 41-35 no marcador.

No último parcial, a Académica foi impedindo o FC Porto de se afastar do marcador, até que, a quatro minutos do fim, uma falta antidesportiva de Curtis Terry (quando Stempin seguia sem oposição para o cesto) permitiu aos azuis e brancos passar o marcador de 45-40 para 49-40. Um triplo de José Costa (52-40), a dois minutos e meio do fim, sentenciou definitivamente a final.

FC Porto-CAB Madeira [foto Lusa] 

FICHA DE JOGO

FC Porto Ferpinta-Académica, 58-47
Taça de Portugal, final
18 de Março de 2012
Pavilhão Municipal de Fafe

Árbitro principal: Sérgio Silva
Árbitros auxiliares: José Abreu e Fernando Rezende

FC PORTO FERPINTA (58): Reggie Jackson (6), Carlos Andrade (8), João Santos (8), Robert Johnson (12) e Gregory Stempin (16), Diogo Correia, Miguel Cardoso, José Costa (3), João Soares, Miguel Miranda (5) e David Gomes
Treinador: Moncho López

ACADÉMICA (47): Diogo Simões (4), Curtis Terry (16), Arnett Hallman (2), Fernando Sousa (2) e Rolando Howell (8), Carlos Barroca (6), Richard Oruche (3), Delano Thomas (6) e Marco Gonçalves
Treinador: Orlando Simões

Ao intervalo: 25-20
Por períodos: 16-5, 9-15, 16-15 e 17-12


in "fcp.pt"

PÓQUER DE BRUNO COSTA GARANTE APURAMENTO DE SUB15

Um póquer de Bruno Costa garantiu este domingo mais uma vitória da equipa de Sub15 do FC Porto, que foi vencer por 4-3 a Braga, em jogo da 5.ª jornada da segunda fase do campeonato nacional de juniores B.

Com este resultado o FC Porto já garantiu a primeira posição, servindo a última jornada, frente ao Taboeira, para cumprir calendário.

Bruno Costa foi o héroi do jogo, tendo apontado os quatro golos do FC Porto, aos 2, 21, 26 e 58 minutos.


in "fcp.pt"

Corrida ao título: o que falta ao FC Porto

Os pontos quentes do último terço da época


A reta final da época para o FC Porto tem os pontos teoricamente quentes algo distribuídos. Os dragões já têm apenas a Taça da Liga, além do campeonato. Para essa prova voltam à Luz já na próxima terça-feira, 21 de março.

A 7 de abril têm a visita a Braga. Duas semanas mais tarde, dois jogos seguidos de alta rotação: nos Barreiros, a 29 de Abril, e a receção ao Sporting, para a penúltima jornada da Liga. Dos sete jogos que faltam para a Liga, o FC Porto tem três em casa e quatro fora.

Calendário do FC Porto

Benfica-FC Porto, meia-final Taça da Liga, 21/3

P. Ferreira-FC Porto, 24ª jornada Liga, 25/3

FC Porto-Olhanense, 25ª jornada Liga, 1/4

Sp. Braga-FC Porto, 26ª jornada Liga, 7/4

[Final Taça da Liga, 14/4]

FC Porto-Beira Mar, 27ª jornada Liga, 22/4

Marítimo-FC Porto, 28ª jornada Liga, 29/4

FC Porto-Sporting, 29ª jornada Liga, 6/5

Rio Ave-FC Porto, 30ª jornada Liga, 13/5 

in "maisfutebol.iol.pt"

Regressa Hulk, o iluminado

Após cumprir castigo na Choupana, por acumulação de cartões amarelos, Hulk está de volta às opções de Vítor Pereira e é reforço da equipa do FC Porto para o importantíssimo encontro de depois de amanhã, no Estádio da Luz, frente ao Benfica, com a vantagem de ter agora a folha disciplinar limpa. 

Em causa está o apuramento para a final da Taça da Liga, uma competição que os dragões sempre consideraram como não sendo prioritária. No entanto, na filosofia de qualquer clube grande e ganhador, como é o caso dos portistas, não é concebível a ideia de abdicar de alguma prova oficial, pelo que é de esperar que o técnico aposte no melhor onze na tentativa de alcançar pela segunda vez a final da mais recente prova do calendário futebolístico português - na primeira a única as recordações não foram boas, pois os dragões perderam o jogo da decisão precisamente frente ao Benfica por 3-0.

Hulk é um trunfo a ter em conta, ele que tem sido muito feliz nas mais recentes visitas ao Estádio da Luz. Desde a polémica noite do túnel, o internacional brasileiro pisou três vezes o relvado dos benfiquistas e foi influente em todas as vitórias do FC Porto, apontando um golo em cada uma das partidas.


in "abola.pt"

Vítor Pereira invicto frente às águias

QUER MANTER INVENCIBILIDADE NA TERÇA


O treinador do FC Porto, Vitor Pereira, apresenta um registo invicto frente ao Benfica, em vésperas de disputar o seu terceiro clássico, na terça-feira, no Estádio da Luz (20 e 45), para as meias-finais da Taça da Liga.
Depois de Sanjoanense, Sporting de Espinho e Santa Clara, o técnico assumiu o comando dos dragões no início desta época e, desde então, defrontou os encarnados em duas ocasiões, somando uma vitória e um empate.
No curto historial de Vítor Pereira, sobressai a invencibilidade em confrontos com o Benfica e, ao mesmo tempo, com o técnico adversário, Jorge Jesus.
O primeiro embate aconteceu à sexta jornada da Liga deste ano, quando FC Porto e Benfica empataram 2-2 no Estádio do Dragão, naquela que foi a estreia do treinador de 43 anos em clássicos com as águias.
Após ter perdido a liderança da competição, Vítor Pereira viria a reconquistá-la há pouco mais de duas semanas, na partida da 21.ª jornada, em que a formação portista foi à Luz vencer o Benfica por 3-2.
Além destes dois jogos, Vítor Pereira já havia defrontado o Benfica, de Jorge Jesus, num encontro particular, disputado nos Açores.
No dia 13 de novembro de 2009, quando o treinador ainda orientava o Santa Clara, da Liga de Honra, os encarnados deslocaram-se ao Estádio de São Miguel, para disputar o "Troféu Pauleta".
O brasileiro Keirrison adiantou as águias no marcador, aos 36 minutos, mas Leandro Tatú viria a igualar a contenda, aos 51, obrigando ao desempate por grandes penalidades: o Benfica seria mais forte, vencendo por 5-3.
in "record.pt"

Pablo Miranda: «Golo foi importante para dar motivação»

EMPRESÁRIO DE ALEX SANDRO


Pouco antes de Carlos Xistra apitar para o final do Nacional-FC Porto, Alex Sandro teve um toque de génio que lhe permitiu encerrar a discussão do resultado. O brasileiro marcou o seu primeiro golo com a camisola do FC Porto e a reação foi de grande alegria. “Falei com o Alex no final do jogo e ele disse-me que está muito feliz. Este golo foi importante para lhe dar maior motivação para o futuro e ter o reconhecimento dos adeptos. Assim, a expectativa aumentou”, referiu, a Record, o empresário do jogador, Pablo Miranda.
Festa no Brasil. O agente reconheceu a importância de Alex Sandro marcar, mas entende que esse fator tem maior repercussão junto da massa associativa portista do que propriamente junto da estrutura do clube. Essa tem acompanhado a par e passo a sua evolução.
in "record.pt"

Alex Sandro embala com primeiro golo em 18 meses

Alex Sandro só precisou de 436 minutos de competição para se estrear a marcar pelo FC Porto. Fê-lo num momento crucial, segurando um triunfo e avançado no seu processo de afirmação no novo clube. De olhos postos nos Jogos Olímpicos, o campeão do Mundo de sub-20 voltou a festejar um golo depois de ano e meio divorciado das redes. Não é um afastamento preocupante, tratando-se de um lateral-esquerdo, mas a carreira de Alex Sandro não é pródiga em golos. Pelo Santos, marcou em setembro de 2010 na vitória por 4-1 sobre o Cruzeiro. No mesmo ano, mas em abril e para a Copa do Brasil, tinha também faturado na derrota (2-3) no terreno do Guarani. O internacional canarinho, que está na lista de pré-convocados para os Jogos Olímpicos de Londres, não tem tido uma temporada fácil, fruto da titularidade quase indiscutível de Álvaro Pereira e de uma série de lesões que tem adiado a sua afirmação. Embalado pelo golo na Choupana, o natural de Catanduva procura mais minutos no que resta da época.

in "ojogo.pt"

Baliza pertence a Bracali

Depois de uma grande exibição na Choupana, onde foi decisivo para a conquista dos três pontos, Helton poderá ficar de fora dos convocados para o clássico de terça-feira, com o Benfica. Bracali será, por isso, o titular no Estádio da Luz. A decisão est á tomada e é em nome da coerência, mas também na confiança que Vítor Pereira tem no número dois da hierarquia dos guarda-redes portistas.
Bracali foi o titular nas três partidas anteriores da Taça da Liga, assim como nas duas da Taça de Portugal, porque é tradição nos dragões - e também noutras equipas - entregar a baliza nestas provas ao habitual suplente. O facto de se tratar de um clássico, disputado em casa do arquirrival, não altera esta filosofia e muito menos a confiança do treinador em Bracali.
Proveniente do Nacional - chegou a custo zero por estar em final de contrato -, Bracali foi contratado para ser o número dois de Helton, o que levou Beto a solicitar o empréstimo para o Cluj. Bracali já sabia que aceitando o FC Porto - tinha várias propostas em carteira - seriam grandes as dificuldades para jogar com regularidade. Como se tem verificado, aliás.
Na prática, teve de esperar mais de dois meses após o início oficial da temporada para se estrear entre os postes. Foi na goleada ao modesto Pêro Pinheiro (8-0), numa partida em que até foi substituído aos 81' porque Vítor Pereira decidiu premiar Kadú com alguns minutos. Seguiu-se, em novembro, o pesadelo em Coimbra, com o afastamento da Taça de Portugal, o que lhe deixou apenas a Taça da Liga para somar minutos.
Voltando a Helton, os convocados só serão divulgados amanhã, mas o mais certo é que o número 1 do FC Porto fique em casa. Pelo menos, foi isso que aconteceu em todos os outros jogos em que Bracali assumiu a titularidade, e foram cinco no total. A confirmar-se, Kadú será o guarda-redes suplente na Luz.

Já empatou duas vezes na Luz


O Estádio da Luz não suscita grandes recordações a Bracali. Na verdade, sofreu lá uma das piores, senão a pior, derrotas da sua carreira, quando o Nacional foi goleado por 6-1, em 2009/10. Em cinco visitas ao serviço dos insulares ao campo do Benfica, o guarda-redes sofreu três desaires, mas conseguiu empatar por duas vezes, sem consentir golos (2007/08 e 2008/09). Em ambos os casos, jogos do campeonato. Bracali já jogou na Luz para a Taça da Liga e perdeu por 1-0, com um golo de Saviola. O argentino já lhe marcou por três vezes, mas é Cardozo quem lhe tira o sono, com cinco remates certeiros às suas redes.


Varela na calha para a Luz e Fernando só para a Liga


A gestão do plantel e dos jogadores disponíveis para as meias-finais da Taça da Liga com o Benfica continuam na ordem do dia e se a baixa de Fernando é um dado praticamente adquirido, o inverso deverá suceder com Varela. O extremo vinha desenvolvendo treino condicionado na semana passada, mas já deverá reunir condições para regressar às opções neste encontro.
Com a recuperação de Fernando praticamente fora das expetativas para a deslocação à Luz, Vítor Pereira deverá voltar a montar o onze sem o brasileiro. Aliás, desde que está em Portugal, este será o primeiro clássico com o Benfica que o Polvo vai falhar. Até aqui, Fernando esteve em todos os jogos com os encarnados, o que comprova a sua importância em campo nestes duelos com o maior rival do FC Porto. Vítor Pereira só tem duas alternativas, ou seja, apostar no mesmo tridente que alinhou contra o Nacional, na Choupana, ou adaptar um jogador nas funções de médio-defensivo, o que aparece como pouco provável.
Mas se as opções no meio-campo continuam restritas, o mesmo não se poderá dizer do ataque já que, para além de Hulk - cumpriu suspensão contra o Nacional - a reintegração de Varela devolve ao técnico azul e branco uma das suas peças mais em forma desde o início do ano. Para comprovar isso basta constatar que o internacional português vinha sendo titular nos últimos nove encontros, até se lesionar no Dragão, contra o Feirense.
Com Hulk e a confirmar-se o regresso de Varela, as asas do FC Porto na Luz poderão ser totalmente diferentes das que Vítor Pereira pôs a jogar na Madeira.
Tão importante como isso será o facto de o técnico dispor de um leque de opções mais alargado para este encontro, que também lhe pode permitir gerir outras questões tendo em conta a sua grande prioridade: o campeonato.


Contem com Hulk no clássico da luz


Hulk regressa fresquinho para o clássico da Luz, após cumprir castigo na sequência do quinto cartão amarelo visto contra a Académica. O brasileiro acabou poupado à deslocação do FC Porto à Madeira para defrontar o Nacional e perfila-se como uma das armas mais fortes de Vítor Pereira para este encontro das meias-finais da Taça da Liga. Não tivesse o Incrível cumprido castigo contra os madeirenses e o contexto poderia ser bem diferente para Hulk, um dos jogadores mais utilizados por Vítor Pereira esta temporada e passível, portanto, de ser poupado. Mas depois de ter "descansado" contra o Nacional, é muito pouco provável que fique de fora por opção, deduzindo-se que o jogo da Luz marcará o seu regresso à competição. No último clássico, Hulk disparou um "míssil" a 108 km/h, pelo que será certamente o inimigo público número um neste encontro.


À espreita por um lugar


Sapunaru


O defesa romeno já estava recuperado para a Madeira, mas Vítor Pereira preferiu desviar Maicon para a sua posição. Mas com a Taça da Liga e o jogo na Luz, o romeno pode alimentar esperanças de um regresso à equipa, se o técnico quiser dar mais consistência no eixo alinhando Maicon ao lado de Rolando.

Alex Sandro


O brasileiro entrou bem na Choupana, estreou-se a marcar e reforçou a confiança, pelo que este pode ser o timing certo para o colocar no onze e ajudá-lo a manter-se na curva ascendente. Por outro lado, a opção por Alex Sandro para a defesa poderia permitir o descanso de Álvaro Pereira, um dos mais utilizados do plantel.

Mangala


Com Otamendi numa fase menos boa, Mangala surge bem colocado para aspirar à titularidade. O central está recuperado da lesão sofrida contra o Manchester City, conforme ficou comprovado na Madeira, e até poderia fazer dupla com Maicon, que cumprirá suspensão a seguir, dando descanso a Rolando.

Kléber


Se o seu espaço na equipa já era assunto de discussão antes da chegada de Janko, com o austríaco no plantel, a questão ganhou contornos definitivos. Mas no contexto da Taça da Liga, Kléber volta a poder aspirar a uma oportunidade, até porque Janko foi um dos jogadores mais solicitados das últimas semanas.


Outros clássicos na Taça da Liga


Na capital de comboio


sporting 4
FC Porto 1
Meias-finais 2008/09

O FC Porto chegou a ameaçar com falta de comparência, mas acabou por ir a Lisboa... de comboio e no próprio dia do jogo. Jesualdo poupou toda a equipa e levou os menos utilizados e alguns juniores porque dias depois jogava com o Benfica para o campeonato. Tarik ainda abriu o marcador.

Duas baixas importantes


Benfica 3
FC Porto 0
Final 2009/10

Jesualdo Ferreira manteve Nuno na baliza, mas teve de improvisar no ataque devido ao castigo de Hulk - ainda o caso do túnel - e a grave lesão de Varela no último treino antes do clássico. Fernando jogou, mas tinha estado parado bastante tempo, tal como Fucile, que entrou ao intervalo.


3 questões


Francisco Chaló, Treinador do Penafiel


"A posição seis condiciona jogo"


1
Acha que o tridente do meio-campo constituído por Defour, Moutinho e Lucho resultou contra o Nacional?

Foi mais do que evidente que demonstrou haver falta de rotinas de jogo e dos princípios próprios do FC Porto. Defour não é um seis. A jogar nessa posição fica arredado daquilo que são as suas qualidades. Nesta equipa falar do seis é estarmos a falar de uma posição charneira, a partir da qual todo o jogo do FC Porto é condicionado e percebeu-se claramente que não era a mesma coisa.

2
Um jogador com o perfil de Fernando faz falta para o clássico?

É importante sublinhar, se calhar, que no contexto atual e tratando-se de um jogo da Taça da Liga, talvez esta seja uma oportunidade para procurar otimizar uma alternativa para a posição. Pela lógica Fernando poderá ser poupado e concluir a sua recuperação para regressar em jogos do campeonato, que devem ser a prioridade de Vítor Pereira por esta altura. Mas é claro que um jogador como o Fernando faz sempre falta e ainda para mais numa equipa rotinada com ele.

3
Acha que a gestão do meio-campo está a ser bem feita?

Antes de mais nada convém sublinhar que quem trabalha diariamente com os jogadores saberá melhor o que pode fazer. Agora, o plantel do FC Porto tem de arranjar soluções para colmatar algumas ausências. Olhando para o atual meio-campo, porque não puxar Moutinho para a posição seis, que ele conhece, e colocar Defour noutras funções?

in "ojogo.pt"

Helton com asas

A crítica é quase unânime em considerar que Helton está a realizar uma excelente época. Na Choupana, o brasileiro foi, absolutamente, decisivo na conquista dos três pontos, tendo segurado a vantagem mínima com grandes defesas. Tal como tinha feito em Donetsk ou no Dragão com o APOEL, partida em que evitou o escândalo já nos descontos. No campeonato, também foi importante noutros triunfos que os números indicam terem sido tranquilos, mas que só o foram porque conseguiu evitar golos que colocariam os adversários "de volta" na luta pelos pontos.

Decisivo

Apoel (1-1) - casa
Negou a Adorno, aos 90+3', o golo da vitória
Nacional (2-0) - fora
Segurou a vantagem com várias
intervenções durante a segunda parte

Importante

V.Setúbal (3-0) - casa
Duas defesasa valiosas com 1-0
Académica (3-0) - fora
Três grandes defesas, com 2-0 no
marcador, impediram que a Académica
reentrasse na disputa
Shakhtar (2-0) - fora
Várias intervenções notáveis ainda com 0-0
Sporting (0-0) - fora
Negou a vantagem dos leões em alguns lances

in "ojogo.pt"

"Quatro golos ainda é pouco"

Quatro golos nos primeiros sete jogos pelo FC Porto não chegam para bater Falcao ou Jardel, mas são suficientes para animar os portistas mais exigentes, que, por exemplo, só viram Kléber faturar pela quarta vez à nona partida. O austríaco está também a provocar impacto no seu país, ao ponto de ainda na semana passada ter tido no Porto uma equipa de reportagem a trabalhar numa matéria sobre si. Mas há quem não alinhe no aplauso coletivo. "Quatro golos em sete jogos? Ainda é pouco. Dele espero mais", diz-nos ao telefone Herman Stessl, o austríaco que mais marcou o futebol português. "O número é bom, mas tem capacidade para mais. Foi assim na Áustria e na Holanda. No FC Porto também tem de ser, até porque é melhor servido do que nunca", explicou a O JOGO.
Stessl treinou o FC Porto em 1980/81 e no princípio de 1981/82. Lembra Mike Walsh, como o melhor avançado que teve, mas acha que Janko conseguirá melhor do que o irlandês (42 golos em 84 jogos). Difícil é superar Jardel, afinal aquele que Janko o faz lembrar. "Talvez ele tivesse um pouco mais de técnica, mas a forma de jogar é quase igual. São ambos jogadores de um toque. Não se envolvem com a equipa e vivem 90 minutos a pensar no golo. Cabeceiam bem, mas a sua principal característica é o posicionamento", descreve.
Curiosamente, Stessl conhece Janko pessoalmente. O seu filho jogou com o goleador portista nos juniores do Admira Wacker. Foi nessa fase que conheceu o pai, de quem agora é amigo. "Falámos há poucos dias. Ele contou-me que o Janko gosta muito da cidade e está muito feliz no clube", resumiu em português quase perfeito. Stessl ainda vem ao nosso país com frequência. É cá que compra a bebida "Guaraná", da qual é atualmente distribuidor na Áustria. A próxima será para ver um jogo do FC Porto. E promete trazer o pai de Janko.


Curiosidades


> Red Bull travou-o

A carreira de Janko podia ter explodido mais rapidamente. A explicação para ter ficado na Áustria até aos 26 anos é o patrocínio da Red Bull, que via em si uma figura muito forte e inflacionava o seu ordenado. Janko ainda agora é uma imagem da marca.

> Família atlética

Janko não podia ter tido uma vida longe do desporto. Em casa foi educado com esses princípios, uma vez que toda a família tinha praticado desportos de alta competição. A mãe ganhou uma medalha olímpica no lançamento do dardo. O pai saltava em altura e a irmã foi internacional de voleibol.


> Vedeta tripartida

Herman Stessl garante que Janko é "muito querido" na Áustria: "Reparte estatuto com Arnautovic, do Werder Bremen, e Fuchs, do Schalke 04."


> Capitão

Constantini não gostava muito dele e Janko raramente ia à seleção austríaca. Marcel Koller, o novo selecionador, já lhe elogiou a personalidade. Consigo vai sempre. E até foi eleito capitão.


> Talismã

Seis vitórias e um empate em sete jogos é o pecúlio de Janko desde que chegou ao FC Porto. O austráco não jogou na Liga Europa e, por isso, não sabe o que é a derrota.


> Um toque

Stessl tem razão: Janko é goleador de um toque. Dos 24 golos marcados esta época (18 pelo Twente, 4 pelo FC Porto e dois na seleção), 21 foram sem ter de progredir com a bola ou ajeitá-la. Desses, só quatro foram de cabeça.

in "ojogo.pt"

TRIUNFO SOBRE ÁGUAS SANTAS DÁ QUATRO PONTOS DE VANTAGEM

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Águas Santas por 29-27, em encontro da segunda jornada da fase final do Andebol 1. Com este resultado, os Dragões alargam para quatro pontos a vantagem sobre os perseguidores Benfica e Sporting. O encontro em que Ricardo Moreira foi o melhor marcador, com oito golos, disputou-se até aos instantes finais.

O Águas Santas arrancou um parcial inicial de 3-0, que desde logo foi demonstrativo da dificuldade que os Dragões iriam encontrar. Os azuis e brancos apenas passaram para a frente depois dos dez minutos (6-5, por Wilson Davyes), mas sofreriam um revês com a expulsão de Hugo Laurentino, aos 17 minutos, quando tentava parar um contra-ataque e chocou com um adversário.

Os portistas só conseguiram uma vantagem significativa com um parcial de 6-0, entre os 20 e os 26 minutos. O resultado cifrava-se então em 15-12, mas o intervalo chegaria com 16-14 no marcador. O contra-ataque portista fazia, com habitualmente, a diferença: oito tentos em nove situações, contra três em quatro dos maiatos.

Poder-se-ia pensar que o FC Porto arrancaria para uma vitória tranquila na segunda parte, mas a resistência dos maiatos levou o encontro a ser discutido até ao último minuto. A defesa portista não esteve nos melhores dias e deparou-se com um critério pouco coerente da dupla de arbitragem. A ausência de Hugo Laurentino foi igualmente sentida, até porque o outro guardião, o cubano Quintana, apenas regressou recentemente à equipa, após lesão.

Os empates e as vantagens mínimas foram uma constante no segundo tempo, com o FC Porto a liderar, ainda assim, na maior parte do tempo. Os Dragões depararam-se com a forte oposição do guarda-redes António Campos, que parou, por exemplo, três dos quatro livres de sete metros a que os azuis e brancos tiveram direito.

O FC Porto entrou nos últimos 10 minutos a vencer por 26-25 e aumentou a agressividade na defesa, deixando o adversário marcar apenas mais dois golos. A vitória foi sentenciada no último minuto, quando o Águas Santas procurava o empate, graças a uma intercepção de Wilson Davyes, que depois concretizou o contra-ataque no 29-27 final.

Na próxima jornada, no sábado, o FC Porto desloca-se ao pavilhão do ABC.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Águas Santas, 29-27
Andebol 1, fase final, segunda jornada
17 de Março de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 930 espectadores

Árbitros: António Trinca e Tiago Monteiro

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (4), Tiago Rocha (3), Ricardo Moreira (cap., 8),Elias Nogueira, Wilson Davyes (2), Daymaro Salina (2), Pedro Spínola (6), Filipe Mota e Dario Andrade (4)
Treinador: Ljubomir Obradovic

ÁGUAS SANTAS: António Campos (g.r.); Jorge Sousa (2), Joel Rodrigues (2), Pedro Cruz (7), Nuno Pimenta (5), Eduardo Salgado (7), Marco Sousa (4), Juan Couto, Mário Lourenço e Albano Lopes
Treinador: Jorge Borges

Ao intervalo: 16-14
Cartões vermelhos: Hugo Laurentino (17m) e Pedro Spínola (60m).


"CADA JOGO É UM JOGO"

Depois da vitória por 29-27 sobre o Águas Santas, Ljubomir Obradovic era um treinador satisfeito, mas já pensava nos próximos jogos. Com este triunfo, os Dragões ficam com quatro pontos de vantagem sobre Benfica e Sporting, segundos classificados, mas o treinador sublinhou que os azuis e brancos não podem baixar a guarda.

"Uma coisa é certa, tenho de dar os parabéns aos meus jogadores pela luta", afirmou o treinador azul e branco, depois de uma partida disputada até ao último minuto. "Os jogadores tiveram de controlar muito bem o jogo, porque não era fácil defender os ataques do Águas Santas. Foi um bom jogo, do início ate ao fim", ressalvou Obradovic.

Hugo Lauretino foi expulso ainda na primeira parte, o que obrigou Alfredo Quintana (que se lesionou em Dezembro e apenas regressou na jornada anterior) a assumir por inteiro a baliza azul e branca. "Quintana ainda não está no topo da sua forma", lembrou o treinador azul e branco. "Tudo isso complicou ainda mais o jogo. Também nos faltava finalização e demorarmos bastante tempo a organizar-nos. Tivemos bastantes blocos, mas, ao mesmo tempo, algumas falhas no ataque", observou o treinador.

"Cada jogo é um jogo. Não espero nada apenas com o resultado de uma partida. Os próximos jogos são muito importantes. Vamos defrontar o ABC, temos o jogo da Taça, e ainda vamos enfrentar o Benfica", relembra Obradovic.


in "fcp.pt"

VITÓRIA NA CORUNHA DEIXA TUDO EM ABERTO

O FC Porto Império Bonança venceu este sábado no terreno do campeão europeu Liceo da Corunha, por 3-2, em jogo da quinta jornada do grupo C da Liga Europeia. Os golos portistas foram apontados por Reinaldo Ventura (2) e Caio. Com este resultado, os Dragões ficam com os mesmos nove pontos dos galegos e menos três do que os italianos do Valdagno, que lideram.

O triunfo só não foi perfeito porque, para depender apenas de si na última jornada para garantir o apuramento (reservado aos dois primeiros do grupo), os portistas necessitavam de vencer por uma margem de dois tentos.

Essa vantagem esteve próxima de se confirmar, já que, ao intervalo, os Dragões venciam por 2-0, com os dois golos de Reinaldo Ventura. No segundo tempo, Mirras reduziu para 2-1, Caio fez o 3-1 e, já perto do apito final, Lamas estabeleceu o 3-2 final.

Na última jornada, a 14 de Abril, os azuis e brancos estão obrigados a vencer em casa os suíços do Genève (últimos do grupo, sem qualquer ponto), esperando que o Liceo não o faça em casa do Valdagno.


in "fcp.pt"