domingo, 3 de março de 2013

Final de clássico quente na tribuna presidencial de Alvalade


Pinto da Costa e Paulo de Abreu, ex-vice presidente do Sporting, envolveram-se numa acesa discussão em plena tribuna presidencial de Alvalade já no final do clássico. Godinho Lopes serenou os ânimos...
O final do clássico entre o Sporting e o FC Porto foi tudo menos pacífico na tribuna presidencial de Alvalade. Os ânimos exaltaram-se e foi preciso a intervenção de Godinho Lopes para evitar que os incidentes ganhassem proporções maiores.

O ponto mais crítico aconteceu já no final da partida e envolveu diretamente Pinto da Costa e Paulo de Abreu, ex-vice presidente do Sporting, assim como Reinaldo Teles, vice presidente do FC Porto.

Segundo fontes dos dois clubes contactadas por O JOGO, tudo aconteceu porque Paulo de Abreu "passou praticamente todo o jogo a provocar" os dirigentes portistas, tendo como ponto de partida "as decisões do árbitro Paulo Baptista".

As provocações "foram constantes" e, já no final do encontro, Pinto da Costa convidou Paulo de Abreu a ter o mesmo tipo de comportamento na próxima visita que fizer ao Estádio do Dragão.

Foi nesse preciso momento que os ânimos aqueceram ainda mais entre os já referidos intervenientes, de tal forma que Godinho Lopes, que não gostou da atitude do antigo vice, foi obrigado a agarrar Reinaldo Teles para evitar males maiores.

in "ojogo.pt"

HÉLDER NUNES BISA NA VITÓRIA EM VALONGO


O FC Porto Império Bonança venceu, neste sábado, em Valongo, por 6-4, em jogo da 21.ª jornada do Nacional da I Divisão. Os Dragões, que nunca estiveram em desvantagem ao longo de toda a partida, mantêm a segunda posição, a apenas um ponto do Benfica, que conseguiu a vitória (3-2) em Torres Vedras, frente à Física, a um minuto do final.

Os golos dos azuis e brancos, que ao intervalo ganhavam por 4-2, foram apontados por Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura, Hélder Nunes (2) e Tiago Losna.

A equipa orientada por Tó Neves alinhou de início com Nélson Filipe, Reinaldo Ventura, Jorge Silva, Ricardo Barreiros e Pedro Moreira.


in "fcp.pt"

Desperdício de 10 pontos retira margem

AS CONTAS DE VÍTOR PEREIRA


Numa corrida ao título que está a ser batalhada ao milímetro, o desperdício pontual do FC Porto pode complicar os planos de Vítor Pereira. O técnico está a contar com a receção ao Benfica como trunfo para garantir o tricampeonato, mas o facto é que a relativa vantagem de ter empatado com golos na Luz (2-2) pode esfumar-se se os homens de Jorge Jesus triunfarem hoje, em Aveiro.

Na época passada, o timoneiro dos azuis e brancos tinha perdido 11 pontos à 21.ª jornada, fruto de 4 empates e 1 derrota. No corrente campeonato, e apesar de ter um modelo de jogo elogiado, Vítor Pereira empatou 5 vezes e só perdeu menos 1 ponto do que havia sucedido em 2011/12, onde até a sua continuidade chegou a ser colocada em causa.

No caso do Sporting, o nulo contra o FC Porto é moralizador. Todavia, em termos práticos, e dado que o P. Ferreira triunfou sobre o V. Setúbal, se Sp. Braga e Rio Ave também vencerem nesta jornada o fosso pontual até ao objetivo europeu alarga-se.

in "record.pt"

Benfica compara os castigos de Bosch e de Cantona


"Surpreendente o relatório e decisão do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Patinagem, reportando ao inquérito aberto devido à agressão do hoquista Edo Bosch a um adepto do Benfica, no último clássico de hóquei em patins", escreveu ontem o Benfica, em comunicado em que se insurge contra os três jogos de suspensão aplicados ao guarda-redes do FC Porto, intitulando a missiva como "uma tentativa de sanção disciplinar?".

Segundo o Benfica, "o atleta Edo Bosch realizou uma boa exibição no jogo, não deixando, porém de provocar regularmente os assistentes nas bancadas afectos ao Benfica; após o final da partida, o atleta e cidadão Edo Bosch agrediu um adepto que estava na bancada, fazendo para isso um gesto intencional e premeditado, com o seu stick a passar entre a 'manga' de acesso aos balneários e o vidro colocado atrás do banco de suplentes. Sobre este aspecto não existem quaisquer dúvidas e tal pode ser facilmente comprovado nas imagens da transmissão televisiva da Benfica TV, repetidas depois nos canais generalistas". O clube da Luz conclui: "Incompreensível, por ficarem aquém, o relatório e decisão apresentados".

"Aviso! Cuidado adeptos do hóquei nos pavilhões onde se desloca a equipa do senhor Bosch: é melhor irem de armadura para a bancada, não vão Edo ou algum dos seus colegas voltar a mostrar dotes de gladiador, de maneira meramente reflexa e perfeitamente natural", escreveu também o Benfica, que termina com uma comparação: "Realidades diferentes, modalidades diferentes, critérios diferentes e credibilidade muito diferente da instância disciplinar: em 1995, o francês Eric Cantona foi sancionado com oito meses de suspensão por ter agredido um adepto num estádio de futebol em Inglaterra". "A decisão de aplicar três jogos de suspensão a Edo Bosch por 'tentativa de agressão' não passou, no fim de contas, de uma bem-intencionada tentativa de sanção disciplinar", conclui o comunicado. 


in "ojogo.pt"

FC Porto vence primeira fase


Levando 50% dos pontos para a fase final do nacional de andebol, dragões e águias entram empatados. Sporting da Horta foi sexto e é a novidade.
O FC Porto derrotou este sábado o Madeira SAD, no Funchal, por 29-23, e terminou a primeira fase do campeonato nacional de andebol na frente, com mais um ponto do que o Benfica, que venceu em Avanca por 31-20. No entanto, reduzindo os pontos a metade, dragões e águias entrarão na fase final com os mesmos pontos (32), prevendo-se uma sensacional disputa do título. Recorde-se, por isso, a importância dos jogos entre os rivais, sendo o primeiro na Luz, a 13 de abril, e o segundo no Dragão, a 18 de maio, na penúltima jornada.

O Sporting derrotou o Águas Santas por 28-23 e assegurou o terceiro lugar, embora parta com cinco pontos de atraso para as dez jornadas decisivas. Os maiatos, que se vencessem subiam ao pódio, acabaram por cair para a quinta posição, tendo beneficiado o ABC, que passou a quarto, depois de derrotar o Xico Andebol por 28-17.

Nota ainda para a entrada do Sporting da Horta no grupo do título, o que acontece pela primeira vez, depois de receber e derrotar o Belenenses (34-27), terminando esta 22ª jornada com a vitória do AC Fafe em Lisboa, sobre o Camões, por 35-25.

Classificação final da primeira fase e pontos da fase final

1º FC Porto 64 (32)

2º Benfica 63 (32)

3º Sporting 53 (27)

4º ABC 50 (25)

5º Águas Santas 49 (25)

6º Sporting da Horta 45 (23)

7º Madeira SAD 44 (22)

8º Belenenses 38 (19)

9º Xico Andebol 36 (18)

10º AC Fafe 32 (16)

11º Avanca 31 (16)

12º Camões 23 (12)

in "ojogo.pt"


Izmailov "desmontado" em números


O médio russo respondeu aos assobios com uma exibição demasiado tímida. A estatística não mente...
Não foi feliz o regresso de Izmailov a Alvalade. Apesar de ter sido protagonista de dois dos principais lances de ataque do FC Porto - passes para os remates perigosos de Defour (21') e Jackson (38') -, a exibição do russo esteve longe de ser positiva.

Assobiado sempre que tocou na bola, Izmailov tirou apenas um cruzamento durante toda a partida, tendo ainda rematado também por uma vez: foi no arranque da segunda parte (46'), de fora da área, mas a bola acabou por sair muito longe do alvo.

Para além dos números, detalhados no final deste texto, realce também para a forma como o médio foi (mal) recebido em Alvalade. Uma das claques do Sporting levantou mesmo uma tarja com a palavra "Judas", seguida de outra em cirílico, cuja tradução era "falso".

Estatística:

Cruzamentos: 1

Remates: 1

Passes certos: 21

Passes errados: 3

Perdas de bolas: 3

Recuperações de bola: 0

Faltas cometidas: 3

Faltas sofridas: 0

in "ojogo.pt"