terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Lusa não divulga "para já" fonte da notícia sobre Domingos e o FC Porto

Agência anulou a notícia que falava sobre alegados contactos entre Domingos e o FC Porto e refere que não reuniu provas "conclusivas" sobre a alegada má fé da fonte.


Depois de ter deixado em aberto a hipótese de revelar a fonte da notícia que dava conta de contactos entre dirigentes do FC Porto e Domingos, quando o treinador ainda orientava o Sporting, a Agência Lusa diz que "não conseguiu reunir provas conclusivas de que a fonte da notícia tenha apresentado informações falsas ou que tenha agido de má fé".

A direcção de informação da agência decidiu assim que "declina, para já, o direito de denunciar a identidade" da referida fonte, "após aturada averiguação feita ao caso".

Por outro lado, a Lusa informou os seus clientes que "anula" a notícia. A agência assume que "não tem confiança na informação produzida, assumindo o erro na sua divulgação". 



in "rr.pt"

Janko: «Não reclamo destes dias intensos»

JOGA PELA ÁUSTRIA E PENSA NO CLÁSSICO



Apesar da "correria" esta semana, Janko garante que não se pode queixar. O avançado do FC Porto juntou-se à seleção austríaca para defrontar a Finlândia esta quarta-feira, devendo regerssar a Portugal na quinta-feira.
"Se eu quisesse poupar-me, não tinha feito esta longa viagem. Nesta altura concentro-me apenas na Finlândia e em dar tudo neste jogo", afirmou em conferência de imprensa.
E prosseguiu: "Estes são dias muito intensos para mim, mas eu não reclamo. Isto é o que um profissional de futebol faz."
Sobre a adaptação ao nosso país, Janko afirmou que tem estado a tentar aprender português. "Vou ter um professor particular três vezes por semana. Tenho de comunicar melhor com meus colegas. Além disso, dominar uma língua nova é sempre alucinante."
E concluiu: "Tenho-me sentido muito confortável no FC Porto. Fui rapidamente integrado por toda a equipa e o ambiente também é muito bom. Em Portugal o jogo é mais técnico do que na Holanda, a equipas procuram mais combinações em espaços curtos e o nível técnico dos jogadores é superior."
in "record.pt"

Varela falha Benfica

Extremo portista tem uma rotura muscular que o afasta por três semanas dos relvados.


Varela contraiu uma rotura muscular na face posterior da coxa esquerda e vai parar três semanas. Falha Benfica, Académica e Nacional para o campeonato e fica em dúvida para o jogo da meia-final da Taça da Liga com o Benfica, marcado para 21 de Março, no estádio da Luz.
        
O extremo do FC Porto lesionou-se na primeira parte do jogo com o Feirense, cedendo o lugar a James, jogador que só regressa a Lisboa sexta-feira poucas horas antes do início do clássico. E

sta terça-feira, Fernando também apresentou uma lesão, mas de menor gravidade. O médio tem uma contusão no pé direito, recuperável para o clássico.
         
Vítor Pereira continua sem contar com Danilo e Mangala, devido a lesão. Esta terça-feira de manhã, Helton não marcou presença no treino, mas foi devidamente autorizado para tratar de assuntos pessoais. Oito jogadores estão ao serviço de selecções.
          
A três dias do clássico, o FC Porto recebeu no Olival a visita surpresa do Conselho Nacional Antidopagem, para um controlo fora de competição.



in "rr.pt"

Dinheiro que alimenta o futebol português perde-se numa rede de fundos

Há jogadores do FC Porto que estão parcialmente nas mãos de empresas holandesas, luxemburguesas, inglesas e maltesas. Há 20 jogadores do Benfica no fundo de futebolistas criado pelo clube e o Sporting cedeu percentagens dos direitos económicos de 15 jogadores ao seu fundo e de sete a um fundo sediado na Irlanda. Esta é uma realidade cada vez mais frequente no futebol português e, numa altura, em que se discute o recurso a este instrumento que serve para obter liquidez, o PÚBLICO fez um levantamento dos principais parceiros dos três "grandes"
Um dos negócios mais curiosos envolve João Moutinho. O FC Porto comprou o passe do médio ao Sporting em Julho de 2010 por 11 milhões de euros e três meses depois vendeu 37,5% a uma empresa holandesa chamada Mamers B.V, por 4,125 milhões. Segundo os dados obtidos pelo PÚBLICO na base de dados de empresas D&B, esta sociedade é detida por uma fundação (Stiching Mamers), cujos corpos directivos são o empresário português António Fernando Maia Moreira de Sá e o filho Flávio Moreira de Sá. António Moreira de Sá é um empresário do Norte do país com interesses na construção civil e também membro suplente do conselho superior do FC Porto (um órgão consultivo do clube).

O PÚBLICO questionou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para saber se existe alguma incompatibilidade, algo a que o órgão regulador respondeu negativamente: "Nessa data, António Fernando Moreira de Sá não integrava os órgãos sociais da Futebol Clube do Porto - Futebol SAD." O PÚBLICO também tentou obter uma explicação do FC Porto (que recusou responder a perguntas) e de António Moreira de Sá, que não se disponibilizou para falar.

As movimentações em torno do passe de João Moutinho, porém, não ficaram por aqui. A dado momento (entre Outubro de 2010 e Agosto de 2011), esses 37,5% dos direitos económicos de Moutinho foram cedidos ao Soccer Invest Fund, um fundo registado na CMVM cujos nomes dos accionistas não são conhecidos publicamente (só o regulador sabe quem são). Este fundo é gerido pela MNF Gestão de Activos, uma empresa que tem entre os seus administradores João Lino de Castro, que à data da venda de Moutinho ao FC Porto era secretário da mesa da assembleia-geral do Sporting e em Setembro de 2010 foi cooptado para a administração da SAD leonina, então presidida por José Eduardo Bettencourt. Em Agosto de 2011, o Soccer Invest Fund vendeu 22,5% do passe de Moutinho ao FC Porto, por 4 milhões de euros, ficando com 15%.

Também aqui a CMVM recusa a existência de qualquer incompatibilidade, até porque "na data em que foi comunicada esta transacção entre o Soccer Invest Fund e a Porto SAD, João Lino de Castro não integrava os órgãos sociais da Sporting SAD." O PÚBLICO também tentou ouvir o ex-administrador leonino, mas não foi possível.

Que fundos?

Na cada vez mais comum partilha de direitos económicos de futebolistas com terceiros podemos distinguir dois tipos de parcerias: uma são os fundos de jogadores registados na CMVM e as outras são negócios pontuais com empresas nacionais ou estrangeiras.

O Benfica e o Sporting constituíram fundos próprios, que são supervisionados pela CMVM e ambos geridos pela Espírito Santo Activos Financeiros (ESAF), uma empresa do BES. Publicamente não são conhecidos os investidores nestes dois fundos, embora a ESAF e a CMVM saibam quem são.

No caso do Benfica Stars Fund (40 milhões de euros), o relatório e contas revela que há seis investidores, um com mais de 25%, quatro com quotas entre 10 e 25% e um com uma parcela abaixo dos 2%. Oficialmente sabe-se apenas que clube da Luz detém uma parcela de 15%.

Paulo Gomes, membro do conselho de administração da Ongoing Internacional, admitiu ao PÚBLICO, em Outubro de 2009, que a empresa detinha uma participação no fundo do Benfica. "Temos uma participação razoável, mas não somos o maior", afirmou o administrador - fonte do mercado estimou que a participação rondará os 15 a 20%. Joe Berardo também confirmou ao PÚBLICO a sua participação, afirmando que investiu inicialmente um milhão de euros e que não tem a certeza se reforçou essa parcela. "Só sei que não vendi. É um investimento cultural."

Pouca informação

No caso do fundo do Sporting (15 milhões de euros), não se conhece nenhum investidor e o número de participantes só será divulgado no primeiro relatório e contas. Já o FC Porto cedeu os passes de alguns jogadores ao já referido Soccer Invest Fund, que tem apenas um investidor, segundo o último relatório e contas.

Fora da alçada da CMVM, embora o regulador supervisione os negócios efectuados pelas SAD, há várias parcerias. O Sporting cedeu parcelas dos passes de sete jogadores a um fundo sediado na Irlanda, que está ligado a Peter Kenyon, antigo director-geral do Chelsea e Manchester United.

O FC Porto, no entanto, é quem tem mais ligações ao exterior. Segundo os dados recolhidos pelo PÚBLICO, o clube portista tem, ou teve, parcerias com empresas sediadas na Holanda, Luxemburgo, Malta e Inglaterra. Em muitos casos, sabe-se pouco sobre estas empresas e o clube também não fornece dados sobre os parceiros. Questionada pelo PÚBLICO sobre se investigou as empresas que têm sido parceiras das SAD portuguesas, a CMVM respondeu que "não se pode pronunciar sobre esta matéria".

A Pearl Design Limited, sediada em Inglaterra, tem 25% do passe de Walter e é gerida por um empresário português, Mário Jorge Queiroz Castro, igualmente administrador de várias empresas em Espanha e Portugal. A agência Bloomberg chegou mesmo a noticiar que a UEFA estava a investigar este negócio, algo que foi depois desmentido pelo organismo que gere o futebol europeu.

O parceiro mais recente do FC Porto é o Doyen Group Investments, uma empresa sediada em Malta, que adquiriu 33,3% dos passes de Mangala e Defour. Esta empresa está ligada ao Doyen Group, a quem o PÚBLICO perguntou quem são os seus accionistas, mas não obteve resposta. O Doyen Group patrocina as camisolas de alguns clubes espanhóis (Getafe, Atl. Madrid e Gijón), tendo igualmente, segundo o diário espanhol El País, adquirido parcelas de jogadores como Pedro de León, Negredo, Reyes ou De Gea. O presidente do Getafe chegou a dizer publicamente que este fundo é gerido por empresários portugueses, mas não se sabe quem são. De outras empresas, como a Gol Luxembourg (que comprou 35% de James Rodríguez), a Maxtex (que deterá 5% do passe de Hulk) ou Jazzy Limited (que teve metade de Ramires), não foi possível recolher muita informação, mesmo em bases de dados de empresas.

Lucros?

O recurso a fundos e parcerias é, acima de tudo, uma forma de obter liquidez, numa altura em que o crédito bancário escasseia. No que diz respeito a lucros, há negócios e negócios. O Sporting, por exemplo, lucrou com a passagem de Jeffren, Capel e Rinaudo para o seu fundo. Por exemplo, o clube de Alvalade comprou o passe de Jeffren em Agosto de 2011 por 3,75 milhões de euros e vendeu 25% ao fundo, em Setembro, por 1,375 milhões - se fosse ao preço de compra, um quarto do passe valeria somente 937.500 euros.

Em sentido contrário, o Sporting pagou 8,850 milhões de euros por Elias, mas a metade vendida ao fundo Quality Football Ireland valeu apenas 3,850 milhões (e não 4,425 milhões). O FC Porto, por exemplo, vendeu 37,5% de Moutinho por 4,125 milhões de euros em Outubro de 2010 e quase um ano depois, quando recomprou 22,5%, já o fez por quatro milhões, bem mais caro do que havia vendido.

in "publico.pt"

Pedro Proença dirige Benfica-FC Porto

O juiz lisboeta volta a ser o escolhido para dirigir o clássico entre águias e dragões.


Pedro Proença vai dirigir o Benfica-FC Porto da próxima sexta-feira.
Segundo a rádio Renascença, o árbitro lisboeta foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para arbitrar o clássico, referente à 21ª jornada da Liga. 
Benfica e FC Porto estão ambos empatados na liderança, com 49 pontos em 20 jogos.

in "sapodesporto.pt"

«Clássico é sempre um jogo de tripla» – Paulo Futre

Em semana de clássico entre Benfica e FC Porto, Paulo Futre tem a palavra. Aos 46 anos, celebrados hoje, o antigo craque fala de um jogo com resultado imprevisível, incontornavelmente «de tripla», ele que vestiu as duas camisolas na sua longa e rica carreira.

– Como vai ser este clássico?

– Num clássico tudo pode acontecer, sobretudo quando as duas equipas, as que vão lutar pelo título, estão bem no Campeonato. Vai ser um jogo de muita tensão, com grande pressão para os jogadores. É sempre um jogo de tripla, independentemente se uma equipa está melhor do que a outra, o que nem é o caso.

– Quais os pontos fortes das duas equipas?

– Se tenho de eleger um jogador de cada lado, escolho o Hulk e o Aimar. Num dia bom, podem decidir um jogo.

– Jorge Jesus disse que o melhor futebol em Portugal é o do Benfica, Vítor Pereira não se pronuncia: qual a sua opinião?

– Não quero ir por aí. Temos de respeitar as opiniões dos outros, como a do Jorge Jesus. Quando era pequenino, os meus pais ensinaram-me a não cuspir no prato que nos deu de comer. A não falar mal de quem nos acarinhou, e tanto FC Porto como Benfica fizeram-no. Por isso, que ganhe o melhor.

– E quem está melhor?

– Estão praticamente iguais. Tanto o FC Porto pode ganhar na Luz, como o Benfica pode ganhar no Dragão.

– Vai à Luz?

– Sou capaz. O presidente do Granada, grande amigo meu, vem ver o jogo e talvez o acompanhe.


in "abola.pt"

«O FC Porto encara todos os jogos para vencer» - Beto

Emprestado aos romenos do Cluj, o guarda-redes Beto está naturalmente a torcer pelo FC Porto, clube com o qual tem ainda contrato até junho de 2014.

Beto, que falava na Polónia à margem da deslocação da Seleção Nacional, acalenta mesmo a possibilidade de festejar a dobrar no final da época, uma vez que também acalenta a possibilidade de conquistar o título de campeão ao serviço do Cluj.

«Obviamente que gostaria de ser campeão por dois clubes no mesmo ano», afirmou Beto, apesar de não contabilizar qualquer minuto de dragão ao peito na presente época.

Para Beto, confiança é o que não deverá faltar no balneário do FC Porto, salientando que «as coisas estão numa fase mais positiva em termos de resultados e tendem a melhorar ainda mais». Sobre o clássico da próxima sexta-feira, o guarda-redes vincou:

«Faz parte da mística do FC Porto encarar todos os jogos para vencer e o clássico não vai fugir à regra.»


in "abola.pt"

«O que se passou no Dragão não foi nada de racismo» – Miguel Relvas

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Miguel Relvas, negou que tivesse existido algum tipo de incidente racista registado no Estádio Dragão, onde o City acusou os adeptos do FC Porto de comportamento incorreto.

«Não podemos compactuar com campanhas organizadas pelos clubes mais ricos. O que se passou no Estádio do Dragão não foi nada de racismo. Esse é um assunto que me irrita muito, porque se existe algum país no mundo que sabe estabelecer relações com países africanos é Portugal. Em termos de racismo e xenofobia temos muito pouco a aprender e muita lição dar», afirmou Miguel Relvas


in "abola.pt"

Grémio à espera da renovação de Rodríguez

A Imprensa brasileira noticia que o FC Porto já aceitou a proposta de empréstimo do Grémio por Cristian Rodríguez.

Segundo o Goloboesporte, Paulo Pelaipe deve retomar esta segunda-feira os contactos com os dirigentes azuis e brancos para acelerar o empréstimo do uruguaio. No entanto, o diretor executivo do clube de Porto Alegre sabe que só deverá receber o jogador depois de o FC Porto acertar com Rodríguez a renovação do contrato.


in "abola.pt"

António Sousa: «Era impensável uma situação destas»

PONTOS PERDIDOS PELO BENFICA



O ex-futebolista do FC Porto António Sousa considera que a pressão em torno do clássico de sexta-feira na Luz, a contar para a 21.ª jornada da Liga ZON Sagres, é maior para o Benfica, que de forma "impensável" viu esfumar-se uma vantagem de cinco pontos.
"Era impensável neste momento acontecer uma situação destas. A margem pontual que existia entre um e outro disparou para o zero. Era impensável e tem grande influência, principalmente em termos de motivação", disse à Lusa, Sousa.
O ex-internacional considera que esta situação gera motivações positivas, no caso do FC Porto, e negativas, para o Benfica, "porque vai jogar em casa e terá uma pressão maior do que a que tinha se tivesse uma margem mais confortável".
"O facto de o Benfica vir de uma série de resultados negativos cria uma situação de arrepio muito maior nos seus jogadores", considerou o ex-médio do FC Porto.
Sousa disse ainda que "por parte do FC Porto não se irá sentir tanto a pressão, porque vai jogar fora de portas e, embora a responsabilidade seja sempre das duas equipas, é maior para o Benfica".
"Se calhar, a disposição mental do FC Porto vai ser muito melhor do que a do Benfica", adiantou Sousa, recordando o facto de o clássico decorrer a seguir à semana em que o FC Porto apanhou os "encarnados".
Sousa considera ainda "excelente, em termos de entusiasmo", o equilíbrio registado na presente edição do campeonato, em que inclui também o Sporting de Braga na luta pelo título.
"Se calhar, este ano, vamos ter três candidatos a lutar permanentemente pelo título até final do campeonato", defendeu à Agência Lusa Sousa, acrescentando: "É algo pouco usual, dado que costuma ser a dois".
Ainda de acordo com o ex-médio portista, "em termos gerais é muito positivo, envolve e confere um entusiasmo maior a toda a gente. Fica tudo mais quentinho, o que e maravilhoso em termos de qualidade do próprio campeonato".
"Existe equilíbrio, principalmente nas três equipas do topo, e penso que o nosso campeonato tem vindo a subir de qualidade e rendimento, o que e extremamente positivo", defendeu Sousa.
Conhecedor profundo do ambiente que envolve os clássicos, dado ter disputado muitos, Sousa recorda o "enorme gozo" e "prazer" que dão. "A motivação é completamente diferente, contagia toda a gente", concluiu.
in "record.pt"

Motivação extra para a Luz

MINIMIZAR IMPACTO DE UMA SEMANA AGITADA



O regresso à liderança do campeonato, ainda que a par do Benfica, foi o que de melhor aconteceu ao FC Porto e a Vítor Pereira no arranque da semana que antecede o clássico da Luz, fazendo esquecer também o afastamento da Liga Europa. Emocionalmente, os campeões nacionais provaram que estão bem e esse dado poderá ser determinante na abordagem ao duelo da capital.
Não é normal que uma equipa recupere 5 pontos para o rival que segue na frente da Liga, mas a verdade é que o FCPorto conseguiu-o no espaço de duas jornadas. Esse fator, aliado a um bloco que se vai tornando cada vez mais consistente nesta competição, faz com que os dragões encarem o clássico com uma motivação extra. O meio-campo mostra-se insuperável, com Lucho González a marcar uma posição forte, o mesmo acontecendo com Marc Janko no ataque. Não contando neste momento com Danilo, que se lesionou, os reforços de inverno vieram acrescentar uma inegável qualidade ao onze.
in "record.pt"

Vítor Baía: «Clássico não será decisivo»

REFERE QUE DRAGÕES CHEGAM MAIS MOTIVADOS



Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto, afirmou esta segunda-feira que o Clássico de sexta-feira, que oporá os dragões ao Benfica, no Estádio da Luz, "não será decisivo".
À margem da inauguração de um pavilhão polidesportivo com o seu nome, na Escola Joaquim Nicolau de Almeida, em Gaia, o antigo internacional relativizou o confronto: "São apenas três pontos em disputa, faltará ainda mais campeonato".
"Está tudo em aberto e, para mim, o FC Porto chega sempre em vantagem", disse o ex-jogador que mais títulos conquistou ao serviço dos dragões.
Questionado sobre o número de internacionais portugueses a atuar no estrangeiro, Vítor Baía limitou-se a observar: "O futebol é um negócio e tem sido mais rentável ir buscar jogadores fora do que apostar na sua formação".
O Benfica-FC Porto abre, sexta-feira (20:15, no Estádio da Luz) a 21.ª jornada da Liga Zon Sagres, com as duas equipas empatadas no primeiro lugar da prova, com 49 pontos.
in "record.pt"

Villas-Boas: «Hulk tem perfil para o Chelsea»

CONTRATAÇÃO PODE AVANÇAR



Villas-Boas admite, em declarações, à TSF, que Hulk pode ser reforço do Chelsea na próxima temporada.
"Temos o Kalou e o Malouda, que estão em final de contrato, e para o futuro só há o Juan Mata e o Sturridge. Por isso, há um lugar para preencher", explicou.
Nesse sentido, o treinador do Chelsea, que quer um jogador "forte no um contra um", reconhece que Hulk "tem perfil" que encaixa no Chelsea.
Villas-Boas: «Não encaro regresso num futuro próximo»
TOTALMENTE ENVOLVIDO NO TRABALHO NO CHELSEA

André Villas-Boas afastou esta segunda-feira a possibilidade de regressar ao FC Porto no futuro próximo por estar totalmente envolvido no trabalho que iniciou no Chelsea nesta temporada.
Em declarações à rádio TSF, o treinador dos blues desmentiu assim os rumores que surgiram depois de ter assistido ao jogo do Manchester City com os dragões, para a Liga Europa, ao lado de Pinto da Costa:
"Fui convidado pelo presidente para estar ao seu lado com grande orgulho."
"Sinto-me muito motivado para o que estou a construir. Regressar ao Porto, a casa, será sempre um orgulho, se alguma vez tiver essa oportunidade, mas não encaro isso num futuro próximo", frisou.
"Estou demasiado envolvido com o que quero construir aqui. Esta mudança de ciclo que estou a tentar é uma realidade, e o futuro será excelente, da forma como eu e o dono [Roman Abramovich] perspetivamos", acrescentou, antes de falar de Vítor Pereira:
"É um grande amigo. Infelizmente separámo-nos profissionalmente, mas é com satisfação que o vejo treinar o meu clube."
in "record.pt"

A NOVA EMBAIXADORA DO DRAGÃO

Sara Oliveira foi convidada por Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, para se tornar Embaixadora para a Ética no Desporto. A nadadora do FC Porto aceitou de imediato “a honra” concedida e é agora mais uma das personalidades que dá a cara e a voz na defesa dos melhores valores desportivos.

“O fair-play, o respeito pelas regras do jogo e o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade e a amizade, a tolerância e a interajuda, e o respeito pelo corpo” são apenas alguns dos tópicos a que a atleta portista responde, de corpo e alma. “A verdade é que recebi este convite com surpresa. É uma honra receber esta nomeação, porque diz respeito aos maiores valores do desporto e da vida em sociedade, e apenas foi escolhida uma pessoa por cada modalidade, por cada federação. Este convite significa que tenho agido bem, enquanto pessoa e desportista”, comentou a atleta olímpica ao www.fcporto.pt.

Sara Oliveira recebeu as insígnias esta segunda-feira, em Lisboa, na cerimónia pública de apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto, ao qual estará ligada até 2016. No final do evento, a nadadora deixou os seus agradecimentos ao clube onde cresceu. “Toda a minha carreira foi feita no FC Porto, por isso tenho de agradecer a todos os que trabalharam comigo ao longo dos anos. Essas pessoas ensinaram-me a saber estar, no desporto e na vida, e a saber viver. É natural que agora sinta ainda mais responsabilidade, até porque estou encarregue de transmitir os bons valores aos mais novos”, frisou a campeã nacional de natação.

“Este ‘cargo’ faz-me estar ainda mais atenta. Quer dizer que tenho sido um exemplo ao longo da minha carreira desportiva, o que é um grande orgulho e mais uma motivação”, confessou Sara Oliveira.


in "ojogo.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os últimos resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins.

ANDEBOL

Domingo
Campeonato Nacional de Juniores 1.ª divisão, 1.ª fase 
FC Porto–ABC, 29-22


BASQUETEBOL

Quarta-feira
Campeonato Nacional Sub20, 2.ª fase Norte
Vasco da Gama-FC Porto, 73-66

Sexta-feira
Campeonato Nacional Sub18, 1.ª fase Norte
GDB Leça-FC Porto, 50-78

Sábado
Campeonato Nacional Sub16, 1.ª fase Norte
Ovarense-FC Porto, 36-42

Campeonato Distrital Sub14B, 2.ª divisão, 1.ª fase A
Vigorosa–FC Porto, 33-47

Campeonato Distrital Sub14C, 2.ª divisão, 1.ª fase D2
CLIP–FC Porto, 40-28

Torneio Distrital Sub13, 2.ª fase A
FC Porto-Maia, 27-72

Domingo
Campeonato Nacional Sub18, 1.ª fase Norte
Ginásio Figueirense-FC Porto, 60-48

Torneio Nacional Sub14A, 1.ª fase A
FC Porto–Salesianos, 54-48


HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Nacional Juniores Norte B
Infante de Sagres–FC Porto, 4-5
Marcadores: Tomás Castanheira, Telmo (2), João Ramalho e Miguel Costa

Campeonato Nacional Juvenis Norte A
Valongo–FC Porto, 3-5
Marcadores: Xavier Cardoso (2), Diogo Seixas, Álvaro Morais e Luís Melo

Domingo
Campeonato Nacional Iniciados Norte B
Valongo–FC Porto, 3-2
Marcadores: Rato e Filipe Ribeiro

Campeonato Nacional Infantis Norte A
Valongo–FC Porto, 7-4
Marcadores: Hugo Santos (2), João Lima e Alexandre Barreira


in "fcp.pt"

MVP É O MEU NOME DO MEIO

Há duas formas de caracterizar Greg Stempin. A mais fácil e sedutora faz-se de adjectivos qualificativos. Muitos, de preferência, e sem dispensar termos obrigatórios, como “brilhante” ou “admirável”, dois “musts” indispensáveis a uma compilação que aspire à credibilidade. Depois… bom, depois há a outra, que se escreve com três letrinhas apenas.

Sem pedir licença, Stempin aglutinou, em menos de dois anos, a sigla inglesa que distingue o mais valioso em campo e o mais precioso da competição. Usa-a quase como um rótulo, ao ponto de não se perceber muito bem quem adoptou quem. É como se se apresentasse, ao início de cada jogo, na qualidade de detentor de um valor inestimável que todo e qualquer adversário aspira roubar-lhe. Stempin é MVP e MVP é Stempin, numa espécie de dois em um comprovado a um ritmo quase semanal, sempre que o norte-americano faz título nos jornais com a designação “Most Valuable Player” agrafada à sua imagem.

Antes de prosseguir entre as linhas de texto, é fundamental que respire fundo. Prepare-se para as repetições, cuja responsabilidade o autor declina em absoluto. A culpa é toda de G, ou “Dgi”, como lhe chamam aqueles que lhe pedem a bola. Os que ousam tirar-lha, dedicam-lhe outro tipo de tratamento, seguramente mais rude, mas, ainda assim, insuficiente para dissimular a admiração.

Líder do ranking MVP depois de concluída a primeira volta, MVP em cinco dos 11 jogos do FC Porto Ferpinta, MVP da final dos playoffs que devolveu o título de campeão aos Dragões depois de seis tentativas falhadas, Gregory John Stempin (assim se chama de facto) não é a mais cintilante das estrelas da Liga por acaso. Por trás da silhueta e do brilho indiscreto de um astro reservado, há a súmula perfeita de factores físicos e psicológicos, e a versão aperfeiçoada por Moncho López, que fez avançar duas posições no terreno o extremo que tinha vestido a camisola dos Milwaukee Bucks, vencido os Chicago Bulls e defrontado LeBron James.

Um pé nos Bucks

Nasceu em Detroit, cidade dos Pistons, da indústria automóvel e das corridas de velocidade. O pai, polícia, e a mãe, técnica de vendas, ensinaram-lhe a “dar no duro”. As palavras são dele. Pronunciadas em inglês, mas traduzidas de imediato, para que não restem dúvidas. “Procura o êxito”, disseram-lhe. Encontrou-o 85 quilómetros adiante, na Universidade de Toledo, no Ohio, onde entrou para a história do estabelecimento de ensino na qualidade de quarto jogador a superar a marca dos 1500 pontos e dos 800 ressaltos.

Por dois meses, teve um pé na NBA. Captou a atenção dos Bucks e cumpriu com eles o estágio de pré-temporada em 2003. Alinhou em dez partidas de exibição e jogou cerca de 30 minutos em duas delas. Fez um duplo-duplo de 12 pontos e 10 ressaltos em Chicago, frente aos Bulls, e defrontou LeBron James, que despontava com a camisola dos Cleveland Cavaliers.

(Este texto é um extracto de um perfil sobre o basquetebolista Greg Stempim, jogador norte-americano do FC Porto Ferpinta sobre o qual pode saber mais na edição de Fevereiro da revista Dragões.)


in "fc+.pt"

RÊS DRAGÕES NA EQUIPA DA SEMANA

O FC Porto Vitalis colocou três jogadores na equipa da 21.ª jornada do campeonato de Andebol 1. Dario Andrade, Tiago Rocha e Gilberto Duarte, também líder do ranking global, estiveram em destaque no triunfo sobre o Sporting da Horta (43-31) e viram os seus méritos reconhecidos.

O ponta esquerda, que marcou seis golos em oito remates, obteve 6,3 pontos nesta ronda, enquanto Tiago Rocha (oito golos em 10 remates) somou 5,1. Gilberto Duarte foi mais longe e chegou aos 12,7 pontos, fruto de nove golos (sete deles da primeira linha, em que só falhou um remate), nove assistências e quatro acções defensivas.

Este registo contribuiu igualmente para o cimentar da liderança isolada no que diz respeito ao Prémio MVP. O lateral tem nesta altura 93,2 pontos no ranking mais importante da prova, no qual Pedro Spínola é 4.º classificado (67,75 pontos). Para além de integrar o sete da semana, Tiago Rocha é também o líder na tabela de marcadores de 2.ª linha, com 64 golos apontados e uma eficácia de 71,91%.

Hugo Laurentino mantém-se como o guarda-redes mais decisivo do campeonato, fruto de uma eficácia de 41,57%, equivalente a 244 remates defendidos.

in "fcp.pt"

Hulk: "Já tinham entregue as faixas ao Benfica..."

Hulk reconheceu ontem, na seleção brasileira, que não esperava chegar ao jogo da Luz em igualdade pontual, mas garantiu também que o clássico da próxima sexta-feira vai ser decisivo para as contas do campeonato. "Confesso que não contava chegar lá com os mesmos pontos... A verdade é que há três jornadas já estavam a dar as faixas de campeão ao Benfica. Mas, como sabemos, o futebol dá muitas voltas e hoje estamos em igualdade pontual. Agora, vai decidir-se tudo na sexta-feira", afirmou o avançado, que se fartou de medir o peso das palavras por saber que elas ganham um peso especial quando se trata de um clássico.
Por isso, o brasileiro falou também de Luisão. Desculpem, do "amigo Luisão", com quem tem partilhado bons momentos na seleção e se prepara agora para voltar a defrontar no tal "jogo decisivo". "Somos companheiros de profissão e bons amigos. Independentemente de sermos rivais nos clubes, a amizade é sempre a mesma, até porque o futebol é um desporto de união e não de violência. Quando começar o jogo, cada um defenderá as suas cores, mas aquilo que temos é uma rivalidade saudável. Dou-me muito bem com ele na seleção. No entanto, quando voltarmos a Portugal isso acabou [risos]. Na quarta-feira, já estaremos a pensar no clássico, que é muito importante para o campeonato. E eu espero chegar lá a fazer um grande jogo", afirmou.
Um grande jogo, para Hulk, significa quase sempre marcar pelo menos um golo, o mesmo golo que anda sem aparecer há sete jogos. "É verdade, é muito tempo. E já tenho saudades daquele gostinho especial que se sente na comemoração. Mas, para mim, o mais importante é ajudar a equipa e isso eu tenho feito. Tenho dado o máximo, corro sempre nos limites e até tenho feito algumas assistências", enumerou o avançado.
Frente ao Feirense, Hulk até teve uma grande oportunidade para regressar aos golos, mas acabaria por falhar uma grande penalidade, a terceira da época. Apesar disso, o brasileiro garante que vai continuar a assumir a responsabilidade do momento no futuro, nem que esse futuro seja próximo, ou seja, já na sexta-feira. "Tenho confiança para continuar a bater os penáltis. Sem dúvida. Se não sentisse confiança, também não tinha tentado neste jogo com o Feirense. São coisas que acontecem. Desta vez falhei, mas marco da próxima. O futebol é mesmo isto." Hulk recusou, no entanto, a apresentar o cansaço pelo desgaste provocado pela sucessão de jogos para um eventual jogo menos conseguido frente ao Benfica. Aliás, até falou nas dificuldades que é preciso ultrapassar para ser "campeão". "É óbvio que estamos numa grande sequência de jogos e a fadiga acaba por aparecer sempre. Mas não serve de desculpa para nada, porque quem quer ser campeão tem de suportar tudo. O cansaço faz parte do futebol", concluiu.

O sonho das olimpíadas

Mano Menezes confessou, ontem, que os três jogadores com mais de 23 anos que vão representar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos estão na Suíça, e embora seja pouco provável, Hulk enquadra-se no perfil. "Nunca se sabe. Se tiver essa oportunidade, ficarei muito feliz. É um título que o Brasil nunca conquistou e eu gostava de lá estar. Mas, se não for, ficarei a torcer na mesma." Apesar de, muito provavelmente, ir começar o jogo de hoje com a Bósnia no banco de suplentes - tal como Alex Sandro -, o avançado garante que "é sempre um orgulho representar a seleção". "Estou muito feliz por aqui estar novamente e espero dar o máximo para continuar a ter oportunidades."

Derrota pesada contra...a equipa de Neymar


Os últimos momentos do treino da seleção brasileira serviram para a habitual peladinha a meio-campo, altura em que os jogadores estão mais preocupados em divertir-se do que propriamente em treinar com intensidade. No entanto, essa parte do trabalho de ontem teve a curiosidade de Hulk ter feito uma das equipas, defrontando outra escolhida por Neymar. No final, o portista saiu derrotado por uns "pesados" 6-3. "Fui eu que escolhi a minha equipa, mas está na cara que não fiz as escolhas certas", brincou Hulk. Outra curiosidade foi o facto de o portista não ter escolhido Elias ou Luisão. "Claro que não os escolhi, mas foi para a brincadeira. Aquela parte do treino era mais para relaxar." E por falar em brincadeiras, já falou do clássico com Luisão. "Surgem sempre comentários", afirmou.

Neve, frio e um estádio cheio


Sol, neve e frio. Muito frio. Foi este o cenário que os quatro "portugueses" da seleção brasileira encontraram ontem em St. Gallen, a cidade que vai receber hoje o encontro entre o Brasil e a Bósnia. Apesar das circunstâncias climatéricas, mas também do facto de a maior parte dos habitantes da cidade não saberem sequer quem é Neymar ou Hulk, os cerca de 20 mil lugares do AFG Arena estão praticamente vendidos.

in "ojogo.pt"

Maicon vence-os pela força

É o segundo defesa do FC Porto mais poderoso fisicamente (1,90 metros e 74 kg), mas não é por isso que Maicon se tornou indiscutível, quase três anos depois de ter chegado para ocupar a sombra de Bruno Alves e Rolando. A grande força do brasileiro está na cabeça. A dedicação, o empenho diário e a obessão por melhorar não lhe permitem sequer um sorriso quando está a treinar. "É muito sério no trabalho e não admite brincadeiras. Talvez por isso nunca tenha sido muito próximo dele. Recordo-me de uma pessoa muito obcecada em crescer", recorda Felipe Lopes, ex-colega no Nacional e primeiro parceiro em Portugal.
Na Madeira, Maicon não fez muitos amigos. O feitio introvertido atrasou a adaptação. João Aurélio foi, por ventura, aquele que mais se conseguiu aproximar dele e um dos poucos com o qual mantém contacto regular. "Concordo com o Felipe. É muito sério e treina sempre no máximo. Não gosta de quem não faz o mesmo que ele. Até nos exercícios simples de velocidade recusava brincar! Havia um grande despique entre nós, mas ele ganhava quase sempre", conta.
Maicon tem sete vidas e "nunca desiste", garante João Aurélio. Talvez por isso tenha superado um ano no FC Porto praticamente sem jogar e a rejeição a meio da temporada passada em favor de Otamendi. Este ano já foi quarta opção e só os problemas de Fucile e Sapunaru lhe valeram o regresso à equipa, como lateral-direito. A permanência no posto foi explicada por Vítor Pereira pela "grande atitude e exigência máxima" que lhe assegurava.
Maicon é mesmo muito persistente, garantem os ex-colegas. "E tem uma capacidade de superação enorme. Psicologicamente não foi feito para se deixar abalar. Por isso não me surpreende que ao fim de tanto tempo tenha conquistado o lugar de titular. E eu aprovo. É uma mais-valia", sublinha Felipe Lopes, agora no Wolfsburgo, da Alemanha. "Teve alguns maus jogos como lateral, mas não se deixou abalar e agora já é elogiado por isso. Só prova a força mental de que eu já falei", reforça o também defesa-central.
Maicon somou, entre 5 de novembro e 16 de fevereiro, 16 jogos consecutivos como titular. O anterior recorde eram nove.

A direita não foi sacrifício

Depois de o ter visto jogar a lateral-direito, João Aurélio não resistiu a provocar Maicon no Facebook. "Ainda vais seguir os meus passos", brincou, em alusão ao facto de também ele ter sido adaptado anteriormente. "Faço tudo pela equipa. Você sabe como eu sou", respondeu Maicon. E sabe mesmo. "Ele não encarou a adaptação como um sacrifício, mas antes como uma oportunidade para ganhar um lugar. E assim foi", aponta, garantindo porém que "é como central que vai dar cartas", pois para ser um excelente lateral "precisa de rotinas que demoram tempo a ganhar".

in "ojogo.pt"

3 questões


Carlos Azenha, treinador

1 Com as equipas pontualmente empatadas, mas com o empate a zero a favorecer o Benfica, que abordagem ao jogo espera do FC Porto?

Essa situação não vai influenciar a estratégia de nenhuma das equipas. Ao Benfica pode bastar o empate, mas garanto que nestas ocasiões e a 10 jornadas do fim, nenhum treinador pensa nisso. Espero um FC Porto a pensar na vitória, mas acho que os primeiros 10 minutos serão determinantes. Uma desconcentração nesse período, como aconteceu em Manchester, numa casa cheia adversa, pode ser fatal.


2 O Benfica leva três jogos consecutivos sem vencer e o FC Porto está num trajeto ascendente. Está mais forte do que o rival para o clássico?

Mais forte não sei. Mas há um fator importante. A quem é exigida a vitória é ao Benfica. Quem tinha cinco pontos e está agora em segundo lugar é o Benfica. Ou seja, quem está sob pressão é o Benfica. Além disso, o FC Porto é a equipa que melhor lida com a pressão em Portugal. E a história recente diz que o FC Porto traz bons resultados da Luz. O treinador pode utilizar isso a seu favor.


3 Maicon começou por ser quarta opção e agora é indiscutível. Concorda? Deve jogar como lateral ou central?

Maicon mostrou disponibilidade para jogar a lateral, sempre com sorriso nos lábios, mesmo sendo muitas vezes questionado. Quando o adversário tem alas que joguem dentro e é forte no jogo aéreo, um central como lateral pode ser utilizado. Mas só se o lateral do outro lado tiver uma dinâmica ofensiva muito forte, como é o caso. Mas o Benfica é forte essencialmente pelo meio e, por isso, Vítor Pereira deve ponderar Maicon em função da dinâmica que pensar utilizar no meio.

in "ojogo.pt"

Ganso: "Quem não gostaria de jogar num clube como o FC Porto?"

Não aconteceu, mas pode acontecer. Paulo Henrique Ganso reconheceu, em declarações a O JOGO, que teve conhecimento da proposta feita pelo FC Porto, e recusada pelo Santos, mas admitiu também que, num futuro próximo, a mudança para Portugal até pode acontecer. Vontade, pelo menos, não lhe falta. "Sei que o FC Porto é um grande clube... E quem não gostaria de representar um grande clube? Quem sabe se no futuro isso não acontecerá. Mas, por agora, o meu pensamento está apenas em jogar futebol, não só na seleção brasileira, como também no Santos", explicou, antes de detalhar o que diz saber sobre a recente proposta que, segundo os dirigentes do clube brasileiro, foi de oito milhões de euros. "Soube do interesse do FC Porto e sei que chegaram mesmo a fazer uma proposta ao Santos, que foi recusada. Mas, confesso, não sei muito mais para além disso. Agora estou um pouco por fora desse assunto e só penso em jogador futebol", explicou.
Na conversa com O JOGO, Ganso referiu ainda que mantém contacto com Danilo - "mais do que com Alex Sandro" -, com quem partilhou "grandes momentos no Santos", revelando ainda que o lateral-direito está encantado com a vida no Porto. "Ele só me diz coisas boas destes primeiros tempos em Portugal. O Danilo está a gostar muito, apesar de ter tido a infelicidade de se lesionar." E foi precisamente essa lesão no joelho esquerdo que lhe travou a progressão no FC Porto. As primeiras impressões deixadas pelo internacional brasileiro foram, no entanto, muito positivas. "Ele é um superjogador. É muito bom e tem tudo para melhorar ainda mais em Portugal. Foi uma pena a lesão dele, mas não tenho dúvidas de que quando voltar vai mostrar a sua qualidade." E Alex Sandro? O que pode ele acrescentar ao FC Porto? "É um excelente jogador. Tem um pé esquerdo fantástico. E um remate muito, muito bom." Um remate bom? Ficou a dúvida perante a insistência no elogio. "Ainda não conhecem o remate dele? Então vão conhecer brevemente", atirou por entre uma risada de boa disposição.

Um casamento caro com o namoro certo


Em finais de janeiro, O JOGO noticiou o forte interesse do FC Porto na contratação imediata de Ganso. A proposta, de oito milhões de euros, foi rejeitada pela direção do Santos, mas se o alvo é caro, a SAD azul e branca tem namorado o parceiro certo. A parte de leão do passe de Ganso está nas mãos do grupo DIS, o mesmo que patrocinou a contratação de Danilo. Agentes ligados ao grupo estiveram em Portugal em janeiro e o FC Porto é visto como o clube ideal para projetar o médio na Europa.

A popularidade de Neymar e o "campeão" Danilo


Neymar é um fenómeno de popularidade e, mesmo na Suíça, não falta quem lhe queira pedir um autógrafo ou tirar uma foto. O astro do Santos é já a vedeta principal do escrete, pelo que falar com ele torna-se, por isso, numa verdadeira aventura. O JOGO tentou, mas conseguiu arrancar-lhe apenas uma frase sobre o "amigo" Danilo, com quem partilhou várias vitórias ao serviço do Peixe. "Ele é o maior. É um grande jogador, um campeão. Podem esperar grandes coisas dele", atirou, enquanto ia sendo engolido pelos adeptos que teimavam em empurrá-lo dali para fora em busca do melhor ângulo para uma foto. Um elogio arrancado a ferros, mas que ilustra a ligação a Danilo, a quem foi dos primeiros a desejar rápidas melhoras depois da lesão contra o City.

in "ojogopt"

Futre elege Hulk como melhor jogador da Liga

Paulo Futre apontou Aimar e Hulk como os dois jogadores que podem resolver o clássico da Luz, mas é o portista que mais lhe enche as medidas. "É o melhor jogador do campeonato. Mesmo sem estar a fazer a época do ano passado, desequilibra. Pode resolver um jogo sozinho", elogia. O antigo extremo-esquerdo não vê favoritos para o jogo que promete parar o país. "Num clássico tudo pode acontecer, ainda por cima com as equipas muito bem. Vai ser um jogo de muita tensão e pressão para os jogadores", salientou, ele que acha que o melhor Futre caberia nas duas equipas e que escolhe os dois golos marcados na Luz para a Supertaça em 1986 como a melhor recordação que guarda. Sobre o seu clube, salienta que "Sá Pinto pode incutir raça ao Sporting."




in Wojogo.pt"

Sem Varela e com James em contrarrelógio

Só poucas horas antes do clássico haverá condições para avaliar as "espingardas" à disposição de Vítor Pereira para armar o FC Porto para a deslocação à Luz. Com Varela muito provavelmente fora de combate depois da lesão sofrida contra o Feirense, o técnico azul e branco terá poucas horas para avaliar as opções para as alas. James, em particular, mas também Cristian Rodríguez e Hulk terão pouco tempo para recuperar do desgaste provocado por viagens de avião de milhares de quilómetros e umas noites mal dormidas. Só escapa mesmo Djalma, que não terá uma semana muito diferente do normal.
Só com a viagem entre Portugal e Miami, ida e volta, James terá percorrido quase 27 mil quilómetros, durante uma longa jornada de mais de meio dia passada em diferentes aeroportos. Tudo para chegar - esperam os responsáveis do FC Porto - na sexta-feira às primeiras horas da manhã a Lisboa, ou seja, no dia do clássico. Na véspera, Cristian Rodríguez terá viajado toda a manhã e feito cerca de sete mil quilómetros. No mesmo dia, mas de madrugada, Rolando e João Moutinho terão desembarcado da Polónia, com cerca de seis mil quilómetros de viagem. Por essa altura, já Hulk estará a meio da recuperação, depois de ter feito mais de 2500 quilómetros.
Voltando a James: desde a derrota do FC Porto em Barcelos, o colombiano perdeu a titularidade em jogos do campeonato. De então para cá, El Bandido tem saído do banco para aplicar verdadeiros "choques elétricos" à equipa. Foi assim contra o Leiria e, no domingo, contra o Feirense, desencravando com golos e assistências os resultados e desbravando, com isso, o caminho para os três pontos.
Mas olhando para o que diz a história recente dos clássicos em que participou, nota-se que James só terá tido um peso relativo. Em cinco jogos disputados com o Benfica, foi suplente utilizado em três, somando apenas 81 minutos de jogo.
Durante o seu percurso de azul e branco, a verdade é que o internacional colombiano foi ganhando estatuto dentro da equipa e é hoje um jogador imprescindível no FC Porto e para Vítor Pereira, que tem tido nele a solução para evitar males maiores, no papel de "arma secreta". Nesta perspetiva, James tem um peso a não menosprezar, ainda que o mais provável é que acabe por partir do banco. A questão é: quem acompanha Hulk e Janko?

Plano C: Cristian Rodríguez

A última oportunidade do uruguaio

Não é titular em jogos do campeonato desde a 15ª jornada e do jogo com o Rio Ave, mas olhando para o panorama que Vítor Pereira terá de enfrentar, Cristian Rodríguez volta a ter sérias hipóteses de recuperar um lugar no onze neste clássico. O uruguaio tem uma deslocação à Roménia para defrontar a seleção local e é esperado na quinta-feira. Cebola esteve apenas uma dezena de minutos em campo na receção ao Benfica, no Estádio do Dragão, e esta poderá ser a sua última oportunidade para participar num jogo destes. Com ele em campo, o FC Porto ganha um rosto, teoricamente, mais ofensivo, uma vez que é um jogador mais virado para o ataque do que Djalma, seu principal concorrente.

Plano D: Djalma

Dá mais equilíbrio defensivo

A semana de Djalma será igual a tantas outras, uma vez que não terá de representar a seleção de Angola, daí que seja possível - no caso de Cebola chegar muito desgastado - que o extremo acabe por ser a escolha mais normal. No clássico com o Benfica, na primeira volta do campeonato, Djalma nem no banco se sentou, mas de então para cá a história mudou e o angolano chegou a dar cartas no onze inicial, até à sua partida para a Taça das Nações Africanas, em Janeiro. Nessa altura, o extremo perdeu a titularidade depois do jogo em Alvalade. Até ali, com Maicon na direita, Djalma contribuiu para dar outro equilíbrio defensivo à equipa, o que não será de desprezar totalmente para este jogo.

Um MVP que só foi onze vezes titular


Quem olhar para a ficha de utilização de James Rodríguez constatará que o colombiano não é um titular indiscutível. Com 16 jogos na Liga (apenas onze como titular), o esquerdino está longe de outros nomes, mas é ele o MVP do FC Porto no campeonato. Com dez golos apontados e participação direta em outros nove, El Bandido é o mais influente jogador do plantel de Vítor Pereira, o que contrasta com a tal ficha de utilização. Percebe-se, todavia, que a viagem de James seja a que mais incomoda os planos do dragão. Apesar da sua disponibilidade, é natural que os índices físicos o desaconselhem para o onze. Poderá ser o suplente decisivo que já foi tantas vezes este ano?


José Soares, professor catedrático de Fisiologia da FADEUP

Gestão de esforço no futebol. O que diz a ciência?


Como diz um colega meu fisiologista dinamarquês, o futebol é dos mais intrigantes fenómenos fisiológicos que se conhece. Percorrem-se, em média, 11-13 km em 90 minutos, fazem-se 500 ou 600 m de sprints, está-se 2 ou 3% do tempo com a bola e demora-se 3 dias para recuperar! No entanto, é vulgar um campeonato do mundo de andebol, basquetebol ou voleibol ter 7 ou 8 jogos em 10 dias. Dir-me-ão que são esforços diferentes. Em parte sim, mas não suficientemente diferentes para, do ponto de vista fisiológico, terem impactos tão distintos. Poderão alguns leitores pensar: os jogadores de futebol são mal preparados fisicamente, treinam pouco e, como tal, fatigam-se mais rapidamente. Não é verdade. Da minha experiência pessoal e como investigador posso assegurar que os futebolistas de bom nível são excelentes atletas. Então, porque demoram tanto tempo a recuperar? Existem diferentes hipóteses mas nenhuma consensual. O que é um facto é que o combustível muscular mais utilizado no futebol (glicogénio) demora cerca de 72 horas a atingir os valores ideais para o início de um jogo e, por isso, ser impossível fazer, como no andebol, 3 jogos em 4 dias. De resto, há estudos que demonstram impactos significativos, por exemplo, no sistema imunitário dos atletas, quando se simulam dois jogos em dois dias seguidos… Mas deixemos as explicações científicas fastidiosas e vamos ao que interessa.
Algumas perguntas que me parecem decisivas sobre este assunto:

1 É a recuperação física encarada no plano de treino como um fator decisivo no rendimento dos atletas?

2 Se o cansaço é tão limitante e serve de desculpa para tantos desaires, a fadiga é monitorada caso a caso?

3 Se o excesso de jogos é um problema decisivo na carreira das equipas, a recuperação é encarada pelos atletas como um aspeto determinante no seu rendimento? Isto é, fazem os jogadores o seu "trabalho de casa"?

4 Se a "gestão do esforço" é uma pedra de toque em equipas de alto rendimento, a recuperação é entendida com um grau de importância semelhante ao da tática ou estratégia?

5 Se o futebol é um desporto eminentemente tático porque se fala tanto em lesões e cansaço quando algo corre mal?

Ou seja, o futebol é uma modalidade altamente desgastante e, por isso mesmo, tal como já se faz em muitos outros desportos, a recuperação deve ser entendida como uma variável com um peso semelhante e, em alguns casos, superior aos fatores de treino mais tradicionais. Se não for assim, como pode uma equipa exprimir a sua competência tática se os seus músculos não respondem eficazmente? E não estou a falar, como tenho lido, de fadiga periférica ou central. Isso é outro assunto. Bem mais complexo do que "cansaço" mental!

in "ojogo.pt"