terça-feira, 7 de agosto de 2012

RUI MOREIRA "FC Porto tem obrigação de vencer Supertaça"

Rui Moreira, adepto dos dragões, garante que o FC Porto terá de arrecadar 40 milhões de euros com a venda de jogadores. Valoriza ainda as apostas em Kelvin e Atsu.


Rui Moreira considera que o FC Porto tem "a obrigação de vencer" a Supertaça Cândido de Oliveira, este sábado, frente à Académica, "mesmo sem alguns dos jogadores principais". 

Ainda assim, o adepto dos azuis e brancos mantém "algumas reservas na forma de jogar" dos bicampeões nacionais: "Têm muita posse de bola, mas os alas estão a jogar muito abertos, o que não facilita o trabalho do ponta-de-lança".

"Temos agora o Jackson Martínez, que ainda não percebeu muito bem como deve jogar, mas, ao mesmo tempo, jogadores jovens com valor como o Atsu e o Kelvin", acrescenta Rui Moreira, em entrevista a Bola Branca.

Em relação às possíveis saídas de Hulk, João Moutinho, Álvaro Pereira e Rolando, Rui Moreira salienta que "o FC Porto precisa de realizar cerca de 40 milhões de euros em vendas e, por isso, alguns jogadores terão de sair".


in "rr.pt"

Futuro de Hulk é um "ponto de interrogação muito grande"

Avançado está bem no FC Porto, mas tem inúmeras possibilidades na Europa. Teodoro Fonseca representa Hulk e confessa que nem ele sabe o que poderá acontecer.


Não há dia que passe sem que o nome de Hulk surja em páginas de sites e jornais, associado a um grande ou poderoso clube da Europa. Chelsea, Tottenham, Anzhi, Paris Saint-Germain, Manchester City, Manchester United, Liverpool e Zenit são alguns dos nomes que após uma rápida busca na internet surgem como interessados em contratar o avançado do FC Porto.

Onde estará Hulk na próxima temporada? Essa é uma questão que nem Teodoro Fonseca, representante do jogador, consegue responder. O empresário, em entrevista a Bola Branca, deixa o futuro do "Incrível" em aberto, sublinhando que, neste momento, o que prevalece é a ligação ao FC Porto.

"O Hulk tem contrato, gosta do FC Porto, mas neste momento estamos todos num ponto de interrogação", afirma, acrescentando que, "por vezes, queremos que um jogador continue, mas as condições não são melhores".
 
Apesar de sublinhar que o brasileiro está bem no Dragão, Teodoro Fonseca reconhece que "continua em aberto a possibilidade de uma transferência". O agente vai mais longe, reforçando que os números podem determinar o desfecho da novela.

"Às vezes, os clubes têm que abdicar de um direito, de um jogador ou de uma pessoa para poder manter a estrutura toda", refere o empresário. "As pessoas passam e os clubes continuam", acrescenta.

Pretendentes não faltam
Hulk está nos Jogos Olímpicos em representação da selecção brasileira e é em Inglaterra que moram muitos dos interessados. Teodoro Fonseca admite que a Premier League "é atractiva". 

"Quem não gostaria de jogar no Chelsea?", questiona, mas também pergunta "quem não gostaria de jogar no FC Porto?", para explicar que o avançado já está num grande clube.

Além dos emblemas britânicos, o empresário revela que há outros destinos possíveis em Espanha e no leste da Europa.

Hulk tem 26 anos, contrato com o FC Porto até 2016 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


in "rr.pt"

Rentistas complica saída de Hulk para o Chelsea

Clube uruguaio, que detém 10 por cento do passe do avançado, estará a dificultar as negociações pelo "Incrível". 

O Chelsea conta assegurar reforços para o ataque e para a defesa até domingo, altura em que disputará o primeiro troféu da temporada, a Community Shield, frente ao Manchester City. E Hulk continua na agenda dos londrinos, garante o jornal inglês The Guardian.

A publicação constata que a prioridade imediata, e a contratação quase certa, é o avançado Victor Moses do Wigan, que deverá custar cerca de 8 milhões de libras (pouco mais de 10 milhões de euros). Depois disso, Hulk será meta a alcançar, se bem que por um preço bastante mais elevado.

Além da alta cláusula de rescisão do avançado do FC Porto, de 100 milhões de euros, o The Guardian salienta que o negócio pelo brasileiro se "complicou" por causa do "pagamento que seria devido ao terceiro proprietário" do seu passe. A publicação reporta-se ao Club Atlético Rentistas, emblema uruguaio alegadamente controlado pelo polémico empresário Juan Figger.

O FC Porto detém 90 por cento do passe de Hulk, depois de ter adquirido mais uma parcela dos direitos económicos do avançado em maio de 2011, exatamente 40 por cento, pelo valor de 13,5 milhões de euros. Em 2008 tinha adquirido 50 por cento por 5,5 milhões de euros. Deve-se notar ainda que o empresário do jogador, Teodoro Fonseca, terá direito a cinco por cento dos lucros obtidos com uma transferência.
Todos estes detalhes, designadamente as conversações com vista à definição de quem pagará quanto e a quem, estarão a atrasar o processo de saída de Hulk para Stamford Bridge.

E se Hulk se transformar num caso demasiado complexo, o Chelsea terá o avançado alemão André Schürrle, do Bayer Leverkusen, como alternativa, segundo o The Guardian. O jornal frisa que o jogador poderá custar 25 milhões de libras (quase 32 milhões de euros), quantia bem inferior aos 100 milhões da cláusula de rescisão do "Incrível".

in "relvado.pt"

Helton "Temos que ser os melhores em campo"

Helton projecta Supertaça sem favoritismos declarados. Académica tem que ser respeitada. Campeão tem que demonstrar superioridade "em campo".

A confiança de Helton para a Supertaça Cândido de Oliveira é inabalável, mas o capitão do FC Porto considera que os campeões nacionais só serão favoritos se o demonstrarem "em campo".

"Hoje em dia, mais do que nunca, tem vindo a ser demonstrado que no futebol já não existem favoritos. A Académica irá disputar esta Supertaça com todo o mérito e nós só temos de trabalhar, de forma a demonstrar que somos os melhores, mas isso só poderá ser feito em campo", adiantou o guarda-redes brasileiro dos azuis e brancos, em entrevista ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Helton reforça a ideia de que "mais importante do que prometer, é fazer". É nesse prisma que o guardião aborda o arranque de uma temporada em que o campeão será o alvo a abater pela concorrência mais directa.

"Temos de demonstrar o nosso valor dentro das quatro linhas. Da minha parte, os adeptos podem esperar muito empenho, e acredito que o grupo me irá acompanhar com toda a sua vontade de querer vencer", salientou.

De resto, Helton quer continuar a "vencer ao máximo". A época de 2012/13 não é excepção. "Quero trabalhar no melhor clube e ir o mais longe possível nas competições em que estamos inseridos", concluiu.

in "rr.pt"

Mão cheia de dispensados no F.C. Porto: o que fazer deles?

Cinco atletas sem saber o que o futuro lhes reserva

A listagem oficial, ainda que preliminar, do plantel do F.C. Porto não os contempla. Rafael Bracali, David Addy, Sapunaru, Fernando Belluschi e Ukra passam os dias embargados na dúvida. Sem espaço nos campeões nacionais, o que se segue?

É verdade que o fecho do mercado está projetado apenas para o final de agosto. Há um espaço de tempo razoável para que todos estes dossiers sejam harmoniosamente definidos, para bem do clube e dos atletas.

Caso a caso, aqui fica a análise do Maisfutebol.

Rafael Bracali
Será, porventura, a maior surpresa neste grupo de excedentários. Tem 31 anos, contrato até 2013 e demasiada concorrência na luta pela baliza. Vítor Pereira afirmou contar com ele, talvez numa exteriorização de boas intenções. Apenas isso, porém. Minutos antes, o brasileiro ficara de fora na apresentação aos adeptos. O azar de Bracali chama-se Fabiano Freitas. Poucos acreditariam que o gigante ex-Olhanense mostrasse tamanha capacidade logo nas primeiras semanas de dragão ao peito.

2011/12: 7 presenças em jogos oficiais no F.C. Porto

Fernando Belluschi
O F.C. Porto pede à volta 3,5 milhões de euros pelo seu passe (50% na posse do clube). Treina diariamente à parte com os restantes ostracizados e aguarda por um novo desafio na Europa. Cedido em janeiro ao Génova, Belluschi deixou uma margem de simpatia apreciável junto dos adeptos do F.C. Porto, mas nunca aparentou convencer o treinador Vítor Pereira. O empresário Alberto Meo tem-se mantido incontactável, a mãe, Sílvia Belluschi, diz ao Maisfutebol que o desejo maior é «voltar a Itália», visto que as portas no F.C. Porto «estão fechadas». O argentino estará, de resto, «magoado» com os dragões.

2011/12: 26 jogos, 1 golo no F.C. Porto; 14 jogos e 1 golo no Génova

David Addy
As opções do lateral esquerdo ganês no F.C. Porto esgotam-se. Época após época é notória a falta de entusiasmo dos responsáveis pelo valor do atleta de 22 anos. A interrogação sobre Alvaro Pereira e a presença de Alex Sandro nos Jogos Olímpicos prometiam-lhe mundos e fundos, mas uma lesão arruinou-lhe as esperanças. O contrato estende-se até junho de 2013 e Olhão pode ser a próxima paragem. O agente Patrick Mork, contactado pelo Maisfutebol, não se alongou em comentários. «Não sei o que o clube pretende dele. Esta é uma época importante para o Addy, ele tem de jogar. Olhanense? Não fui informado dessa possibilidade».

2011/12: 25 jogos e 1 golo no Panetolikos

Sapunaru
Miguel Lopes e Danilo são as preferências de Vítor Pereira e da SAD portista para a posição de lateral direito. Sem representante oficial, Sapunaru trabalha à parte do plantel diariamente, enquanto aguarda por uma boa notícia. Possui mais uma temporada de ligação e uma cláusula de rescisão no valor de 25 milhões de euros. O clube vê com bons olhos uma transferência entre os 4 e 5 milhões de euros. Já foi associado ao Inter e ao Saragoça. As conversas não avançaram.

2011/12: 21 jogos oficiais e 2 golos no F.C.Porto

Ukra
Ligado ao F.C. Porto até 2014, Ukra é o típico caso de afirmação eternamente adiada. Teve algumas oportunidades no reinado de Villas-Boas, lesionou-se e mudou-se para o Sp. Braga. Após uma série de boas indicações, voltou a magoar-se e a perder fôlego na carreira. Representado por Jorge Mendes, é fortemente desejado por Sérgio Conceição no Olhanense. Foi no Algarve, de resto, que começou a aparecer ao primeiro nível. Para já, aos 24 anos, trabalha nas instalações dos dragões, separado do grupo principal.

2011/12: 9 jogos oficiais e 2 golos no Sp. Braga  

A treinar à parte: Belluschi «magoado com o F.C. Porto»

O dia-a-dia de angústia explicado pela voz da mãe ao Maisfutebol; pai viajou para o Porto de forma a fortalecer o apoio familiar

O sol e o apoio familiar atenuam a desilusão de Fernando Belluschi. Sem lugar no plantel do F.C. Porto, o argentino engana a frustração com os treinos no Olival - sempre em horários contrários aos do grupo principal -, a presença do pai, da noiva e da filha.

Ao longe continua a mãe, Sílvia Belluschi. Preocupada e expectante relativamente ao futuro do filho, como qualquer outra boa mãe estaria. «Acabei de falar com o Fernando [Belluschi] ao telefone. Ele está tranquilo, mas dececionado e triste por não estar a jogar», desabafa ao Maisfutebol, também curiosa sobre as notícias mais recentes.

«Ele para a Argentina não virá, seguramente. Há muitos aspetos a considerar, até o económico. O Fernando gostou de jogar e viver em Itália e gostava de lá voltar. Ele tem pessoas a tratar-lhe de tudo e seguramente vão encontrar uma boa solução».

Para a dona Sílvia só as opções técnicas de Vítor Pereira são incompreensíveis. «O meu filho continua a ser jogador do F.C. Porto. O treinador não o quer, enfim. Não está contente com isso, pois sempre deu tudo pelo clube e nunca foi conflituoso. A decisão é apenas do clube. Já se sabe que no futebol o que menos importa é o bem-estar do ser humano».

Em jeito de despedida, e sem mais informações ao dispor, a mãe de Belluschi deixa fugir mais algumas palavras que lhe estavam engasgadas.

«O Fernando está magoado, sente que não merece isto. O meu marido está aí no Porto e diz-me que toda a gente pergunta por que não está no plantel do F.C. Porto. Nós também não sabemos».

O nosso jornal ligou várias vezes ao longo do dia ao empresário de Fernando Belluschi, Alberto Meo, mas este manteve-se incontactável. 

 

in "maisfutebol.iol.pt"

Zenit oferece 50 milhões e ainda dá Bruno Alves

O Zenit anda louco com Hulk e abre hostilidades à entrada para a reta final do mercado fazendo junto do FC Porto talvez uma derradeira tentativa para chegar ao avançado brasileiro.

O clube russo oferece aos dragões um valor que representa apenas metade da cláusula de rescisão, mas tenta preencher o vazio que falta sugerindo como contrapartida Bruno Alves, que trocou precisamente o FC Porto pelo Zenit. Ou seja, ficam em cima da mesa 50 milhões de euros mais o valor do passe de um jogador que a 3 de agosto de 2010 foi transacionada por 22 milhões...

A generosidade da oferta do Zenit só fica ultrapassada por aquela apresentada pelo Anzhi no verão passado (que ainda vigora!), negada por clube e jogador mas a deixar reflexos: Hulk haveria então de renovar contrato com o FC Porto, ficando com salário reforçado.

in "abola.pt"

Chievo também é hipótese para Belluschi

O FC Porto continuar a procurar alternativas para o futuro de Fernando Belluschi e o campeonato italiano, onde na época passada atuou no Génova cedido pelos azuis e brancos, deve voltar a ser o destino do médio argentino.

Segundo o Tuttomercato, o FC Porto ofereceu o jogador de 28 anos ao Parma e ao Nápoles, clubes que já tinham manifestado interesse no argentino, abrindo-se agora também uma porta ao Chievo.

Belluschi estará ainda referenciado pelo Olympiakos, de Leonardo Jardim, e pelo Mónaco, no entanto, prefere prosseguir a carreira em Itália, onde também já foi associado ao Inter e à Fiorentina.

in "abola.pt"

Fernando já está a 100 por cento Álvaro Pereira falha treino

FC Porto voltou a trabalhar no Olival, preparando o jogo contra a Académica, para a Supertaça. Álvaro Pereira não apareceu e Fernando já treinou a 100 por cento.
 
O lateral-esquerdo Álvaro Pereira não participou no treino matutino de hoje do FC Porto, numa altura em que se fala insistentemente na possibilidade de o uruguaio deixar os dragões. Addy, que não entra nas contas dos portistas para o plantel 2012/2013, também não treinou.

Quem já está de volta aos trabalhos, a cem por cento, é o médio- defensivo Fernando, depois de ontem ter sido poupado, por precaução, ao treino.

O treinador Vítor Pereira chamou Tiago Ferreira e N'Bola ao Olival para trabalharem com a equipa principal. O defesa-central e o lateral-esquerdo fazem parte do plantel da equipa B dos dragões. 

in "ojogo.pt"

Foi operado e pára três meses Fucile não deverá jogar mais pelo Santos

Departamento médico do clube paulista tentou evitar a cirurgia, só que os tratamentos não debelaram a lesão nos ligamentos do pé esquerdo. 
 
O defesa-direito uruguaio Fucile, que o FC Porto cedeu, a título de empréstimo, ao Santos, não deverá voltar a vestir a camisola do clube da Vila Belmiro, depois de ter sido submetido na última quarta-feira a uma intervenção cirúrgica aos ligamentos do pé esquerdo, o que implicará três meses de inatividade.

A lesão foi contraída em Abril, no Santos-Catanduvense, jogo do Campeonato Paulista, sendo que o departamento médico do Santos procurou debelá-la mediante tratamentos, mas face às queixas de Fucile quando parecia em condições de regressar aos treinos, o recurso à cirurgia revelou-se inevitável.

Como o empréstimo do futebolista acordado entre o FC Porto e o Santos termina em Dezembro, e o período de recuperação, já iniciado, demorará três meses, Fucile não deve envergar mais a camisola do clube paulista.

in "ojogo.pt"

Treinador do Brasil elogia desempenho nos Jogos Olímpicos "Hulk é um dos equilíbrios da equipa"

Para o selecionador brasileiro, o extremo portista, com experiência no futebol europeu, encaixa na perfeição no novo esquema de jogo, pelas suas capacidades físicas. 
 
Mano Meneses, o treinador da seleção do Brasil que soma por vitórias os jogos disputados no Torneio Olímpico de futebol em Londres'2012, em entrevista ao site da FIFA teceu rasgados elogios a Hulk, apontando-o como exemplo na interpretação do modelo de jogo da equipa.

"Os dois jogadores de lado de campo têm feito uma composição muito boa e um deles, o Hulk, que está acostumado a jogar dessa forma na Europa, tem força para voltar e ainda, na posse de bola, chegar ao ataque. Sem dúvida que o equilíbrio da equipa passa por esses jogadores", disse o selecionador brasileiro, falando no jogador do FC Porto a propósito do desempenho dos laterais. E explicou:

"Precisamos de maior proteção para soltar os laterais e usufruir da qualidade que têm. Por outro lado, há que discipliná-los para fazerem isso de forma alternada, para que, quando o adversário recupere a bola, não encontre espaços generosos para atacar. Esse sempre foi o trabalho mais duro, mas estes jogadores estão bastante conscientes da parte tática".

Assumindo uma mudança acentuada na habitual forma de jogar do Brasil, Mano Meneses revela-se preparado para não ser surpreendido pela Coreia do Sul, o próximo adversário.

"Mesmo tendo jogadores talentosos, hoje não há mais espaço para você pegar na bola e resolver individualmente. Está muito difícil, mesmo para os grandes jogadores. Então, você precisa ter uma mecânica tática clara e que cada jogador saiba o seu papel dentro dessa mecânica. São as grandes mudanças por que estamos a passar e acho que já melhoramos bastante".

in "ojogo.pt"

Irreverência de Atsu reforça a titularidade

boa exibição com o lyon

Christian Atsu tem vindo a confirmar as expectativas criadas em relação ao seu valor e está bem colocado para ser titular na extrema-esquerda do ataque portista, no primeiro jogo oficial da época, marcado para sábado.

Vítor Pereira não esconde que tem vindo a preparar esse compromisso com a Académica, para a Supertaça, desde o arranque da pré-época e o internacional ganês tem sido aposta recorrente, sendo que no derradeiro ensaio, frente ao Lyon, foi dos jogadores que mais se destacou. 

in "record.pt"

Cabeça na Supertaça

Vítor Pereira lançou aviso sobre a importância do jogo 

Tudo o que importa é sair vencedor na disputa do primeiro troféu da temporada. Vítor Pereira fez questão de frisar isso mesmo ao plantel, no arranque da semana de trabalho que culminará com a decisão da Supertaça Nacional frente à Académica, sábado, em Aveiro.

As primeiras palavras do treino de ontem, após a folga de domingo, que se seguiu ao jogo de apresentação aos sócios diante do Lyon, alertaram o grupo para a maior responsabilidade dos bicampeões nacionais no encontro com os estudantes.

 in "record.pt"

Titular há quatro anos do Porto, Fernando sonha com a Seleção Brasileira

Volante acumula diversos títulos no clube português e não vê a hora de ser conhecido pelo povo brasileiro


Ele tem 24 anos, é volante e parece ter múltiplas pernas em campo. Daí o apelido recebido em Portugal: Polvo. Fernando Reges é mais um brasileiro campeão português com o FC do Porto. Dono da camisa 25 e titular da posição há quatro anos, o brasileiro sagrou-se tricampeão nesta temporada.
Reges, que começou a carreira no Vila Nova, de Goiás, saiu do país com 19 anos e foi para terras lusitanas, onde vive desde 2007. Ele, que em seu primeiro ano em Portugal foi emprestado para outro clube português, o Estrela Amadora, já teve passagem pela Seleção Brasileira Sub-20.
Em 2007, fazia parte da equipe campeão do Sul-Americano da categoria no Equador, porém, não chegou a ir ao Mundial, que aconteceu no mesmo ano, pois teve um problema disciplinar naquele campeonato (conduta considerada imprópria com um árbitro).
Campeão de quase tudo com o Porto, o Polvo Fernando acumula nove títulos defendendo o time do norte de Portugal. São eles: Liga Europa (1), Campeonato Português (3), Taça de Portugal (2) e Supercopa de Portugal (3).
O brasileiro, além dos títulos, possui uma habilidade pouco vista em jogadores da posição: a facilidade de aplicar o chamado rolinho (drible em que o jogador coloca o pé sobre a bola e a empurra por baixo das pernas de um rival). Fernando é considerado peça indispensável para a equipe e é cobiçado por gigantes europeus, como a Inter de Milão (ITA).
Fernando recebeu o LANCENET! em sua casa na cidade do Porto e contou um pouco de sua vida em Portugal, sonhos, Seleção e muito mais.
Confira o bate papo com o volante brasileiro:

LANCENET!: Do Vila Nova de Goiás para o tricampeonato português com o Futebol Clube do Porto. Qual é a sensação?
Fernando: Ótima. Sair de uma equipe que joga a Segunda Divisão para um clube de alto nível da Europa foi uma felicidade muito grande. Também tive a alegria de poder fazer uma grande Taça São Paulo e, depois, veio a convocação para a Seleção Sub-20 no Brasil e o título Sul-Americano.

L!: Como se sente sendo titular de um clube como o Porto?
F: No começo você é muito novo e inseguro, mas, depois de quatro anos jogando, você acostuma e é muito bom. O Porto é um grande clube. É complicado manter a titularidade, mas, graças a Deus, estou conseguindo.

L!: Polvo. De onde vem o apelido e como recebeu?
F: No começo achei estranho e não entendia muito bem. Depois fui perguntar e meus amigos diziam que era porque eu roubava muitas bolas e parecia que tinha muitas pernas. Fico feliz por este carinho que a torcida tem por mim.

L!: Como é ser desejado por grandes clubes na Europa e desconhecido no Brasil?
F: Eu saí muito cedo do Brasil e, por isso, não tive tempo de mostrar meu trabalho. Joguei apenas um ano e meio no profissional do Vila Nova e com 19 anos vim para Portugal. Foi aqui que comecei a fazer meu trabalho e ser reconhecido pela imprensa. Espero um dia ser mais conhecido no Brasil e poder jogar pela Seleção.

L!: Antes de conseguir a titularidade no Porto você teve um ano no Estrela Amadora, time português já extinto. Você acredita que este empréstimo foi importante na formação do jogador que você é hoje?
F: No começo não gostei, mas depois percebi o quanto era importante. Hoje vejo que o empréstimo foi bom para minha adaptação.

L!: E a vida na cidade do Porto, como é?
F: A cidade é belíssima, as pessoas são acolhedoras e já fiz muitos amigos. Se for para eu viver aqui depois que terminar minha carreira, com certeza ficarei. É uma vida tranquila e sou muito feliz morando no Porto.

L!: Você participou do grupo da Seleção Brasileira Sub-20 em 2007 quando o Brasil foi campeão Sul-Americano. Como foi a participação?
F: Eu fui um dos poucos jogadores que haviam sido convocados de clubes de Segunda Divisão e isso foi muito gratificante. Aquela convocação foi muito importante para minha carreira e penso que aquele momento foi um dos motivos de eu estar aqui no Porto fazendo meu trabalho hoje.

L!: E hoje chegou o momento do Fernando na Seleção principal?
F: Acho que sim. Estou há quatro anos fazendo um grande trabalho no Porto, dez titulos, entre eles a Liga Europa. Estou em uma grande fase, jogo entre os melhores e acredito que falta apenas uma oportunidade para eu mostrar que mereço estar lá.

L!: Você sente falta do reconhecimento no Brasil?
F: Sinto falta de ser um pouco mais conhecido. Meu maior sonho é um dia poder representar meu país, a minha seleção, porque vi jogadores como Ronaldo e Romário jogar, por isso espero um dia também chegar lá. Sei que vai ser difícil pelo nível dos jogadores da Seleção, mas acredito que um dia vou conseguir.

L!: A convocação é seu maior sonho como jogador?
F: Meu sonho é muito grande. Desde pequeno falei que iria chegar à Seleção e vou conseguir. Vou trabalhar muito, cada dia vou trabalhar mais. Meu sonho é esse. Ainda falta no meu currículo e vou trabalhar muito para conseguir.

L!: Sente-se no seu melhor momento no Porto?
F: Costumo dizer que é o trabalho e a liberdade que o treinador te proportciona. Eu sempre tento obedecer a forma tática do treinador e, assim, evoluir. Antigamente eu fazia um raio de ação bem reduzido e agora é muito maior.

L!: O Jesualdo Ferreira foi o seu professor?
F: Ele me ajudou muito. Jesualdo me ensinou coisas que eu vou levar para minha carreira toda. Forma de recepção, tática, posicionamento, tudo isso foi ele quem me passou. Serei grato a minha vida toda por tudo que ele me ensinou.

L!: Você também é conhecido por dar o famoso drible do rolinho. Como um volante consegue ter tanta habilidade?
F: No Vila Nova nunca joguei como volante, eu era meio ofensivo. Foi aqui (Portugal) que comecei nesta posição. No começo não estava acostumado, chegava nos treinos e eu era mais um meia do que volante e não fazia tanta marcação.

in "lancenet.br"