quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pinto da Costa agradece ao presidente colombiano


O líder portista não deixou de lamentar que este género de elogios tivesse chegado de um Presidente da República estrangeiro. "Não estamos habituados a receber palavras destas dos responsáveis portugueses".
"Fiquei muito sensibilizado por um Presidente da República, Juan Manuel Santos, ter tido palavras de elogio ao FC Porto. Não estamos habituados a receber palavras destas dos responsáveis portugueses, mas mesmo sendo de um Presidente da República de um país estrangeiro fiquei muito feliz", disse esta quarta-feira Pinto da Costa, comentando as declarações, na terça-feira, do presidente colombiano na receção a Cavaco Silva, que realiza uma visita oficial 
à Colômbia.

Em declarações ao Porto Canal, o presidente portista referiu-se ainda ao número de colombianos que segue a página do FC Porto no Facebook, notícia revelada por O JOGO. "Fico ainda feliz por saber que temos praticamente 100 mil seguidores colombianos na nossa página no Facebook e por ter conhecimento que Bogotá é a terceira cidade com mais acessos ao site do FC Porto".

Pinto da Costa realçou a importância que os jogadores colombianos do FC Porto tiveram em todo esta impacto portista no estrangeiro, recordando as passagens de Guarín e Falcao e da presença ainda de James, Jackson e Quinõnes. "Tudo isto mostra a importância do futebol e que isto mostre aos nossos responsáveis, mesmo aqueles que não ficaram felizes com a referência, a importância que o futebol pode ter, designadamente na aproximação dos povos".

Pinto da Costa recandidata-se


No dia em que se assinala o 31º aniversário da primeira eleição para presidente do FC Porto, é anunciado que Pinto da Costa será recandidato ao cargo.
Pinto da Costa já deu a certeza que será candidato, uma vez mais, à presidência do FC Porto, anunciou Fernando Sequeira, da comissão da recandidatura, em declarações à Rádio Renascença.

A recandidatura será oficializada na sexta-feira, às 17 horas, tendo sido recolhidas mais de 20 mil assinaturas favoráveis a que Pinto da Costa (75 anos) seja eleito para o 14º mandato à frente dos dragões. 

As eleições deverão ter lugar a 26 de maio.

in "ojogo.pt"

MIGUEL CARVALHO "Ricardo é uma grande contratação do FC Porto"

Miguel Carvalho treinou o jogador nos juniores da Naval 1º de Maio e afirma que Ricardo será uma mais-valia nos dragões, e recorda que o Sporting desperdiçou as qualidades do futebolista.


"O FC Porto fez uma grande contratação". Lapidar, da boca de um treinador que orientou Ricardo, nos juniores da Naval 1º de Maio.

Os azuis-e-brancos contrataram o avançado de 19 anos ao Vitória de Guimarães e, na opinião de Miguel Carvalho, os dragões asseguraram o concurso de "um jogador com enorme potencial".

Em Bola Branca, o técnico afiança que Ricardo tem "capacidade para ter sucesso na equipa principal do FC Porto".

Miguel Carvalho salienta que o dianteiro "é um jogador humilde e com vontade de aprender", e que é um jogador polivalente.

"Pode jogar a extremo, tanto à esquerda como à direita, e que também faz o lugar de médio avançado com qualidade", perfila.

Entre 2005 e 2010, Ricardo formou-se no Sporting, antes de rumar à Naval e posteriormente a Guimarães. Por isso, Miguel Carvalho não tem dúvidas em afirmar "que o Sporting desperdiçou um grande valor do futebol português".



Tiago, o menino do "remate impressionante"


Experiente defesa que jogou com Tiago Rodrigues no Amarante, aplaude escolha dos dragões. "Tem muito potencial e poderá vir a dar nas vistas no FC Porto", crê Bispo.

Tiago Rodrigues vai dar ao FC Porto uma capacidade extra na cobrança de bolas paradas. Reconhecido como um exímio marcador de livres directos e, também, indirectos, o médio que os dragões contrataram ao Vitória de Guimarães para a próxima temporada é qualquer coisa de "impressionante".

A opinião pertence a Bispo, antigo companheiro de equipa do jogador de 21 anos no Amarante, clube ao qual foi emprestado pelos vitorianos, na época passada.

"A nível de remate, o Tiago [Rodrigues] era uma coisa impressionante. Nos jogos, ele chegou a bater livres em que a bola batia na barreira e os jogadores tinham de ser assistidos. Não é um jogador que tenha uma massa muscular muito forte. É impressionante a velocidade que a bola atinge quando sai do pé dele", conta o experiente defesa, em declarações a Bola Branca.

Ora, a rematar assim, esta época, Tiago Rodrigues já marcou cinco golos em 36 jogos: três ao serviço da equipa principal do Vitória e dois pelos "bês". Bispo confia que Tiago Rodrigues terá, no Dragão, o espaço ideal para consolidar a carreira.

"Quando um jogador tem a capacidade que o Tiago tem e encontra um clube como FC Porto, tanto o Tiago como o FC Porto saem a ganhar. Acho que o FC Porto faz muito bem em apostar nos jovens portugueses, porque o Tiago tem muito potencial e poderá vir a dar nas vistas no FC Porto", completa.
in "rr-pt"

Cristian Rodríguez: «FC Porto ajudou muito Falcao»


Crístian Rodríguez considera que Radamel Falcao evoluiu muito durante a sua passagem pelo F.C. Porto. O internacional uruguaio entende que o colombiano, seu colega de equipa em Portugal e agora no Atlético do Madrid, era um jogador diferente quando chegou ao Dragão.

«Quando veio do River Plate não era o mesmo. Agora é muito mais forte, melhorou muito tecnicamente e penso que o FC Porto o ajudou muito. E ele também deixou uma marca no clube, pois foi um dos melhores marcadores e ganhou a Liga Europa», referiu «Cebola», em entrevista à «Gol Televisión».


in "maisfutebol.iol.pt"

Tiago Rodrigues e Ricardo (Guimarães) contratados


Tiago Rodrigues e Ricardo são reforços do F.C. Porto para as próximas quatro temporadas, apurou o Maisfutebol. Os dois jogadores já assinaram o contrato que os ligará aos azuis e brancos até junho de 2017, mas os clubes apenas se pronunciarão publicamente no final da época. 

No Estádio do Dragão, Tiago Rodrigues, 21 anos, é visto como um médio com capacidade para suceder a João Moutinho. O jovem natural de Vila Real é, além disso, um especialista em lances de bola parada. 

Tiago começou a jogar na Escola Diogo Cão e com 15 anos foi contratado pelo Sporting. A adaptação a Lisboa não foi boa e voltou um ano depois ao Norte, para jogar no V. Guimarães. 

Após cumprir o trajeto normal nos juvenis e nos juniores, Tiago cumpriu a segunda metade da primeira época de sénior no Amarante (17 jogos, três golos). 

No início da presente temporada foi integrado no projeto da equipa B mas, a partir da jornada 13, Rui Vitória não voltou a prescindir dos seus méritos. Já leva 18 jogos oficiais, três golos e cinco assistências

Curiosamente, Ricardo também é um ex-leãozinho. Natural de Lisboa, o extremo de 19 anos iniciou a carreira no Futebol Benfica e passou depois seis anos no Sporting. 

Em 2010 foi para a Naval 1º Maio e em 2011 chegou aos juniores do Vitória. Nessa mesma temporada conseguiu fazer três jogos pelos seniores, o que sugeria uma afirmação em 2012/13: tudo confirmadíssimo, já com 32 jogos e cinco golos.

A partir de junho, Tiago Rodrigues e Ricardo serão jogadores às ordens do F.C. Porto. 

PERFIL DOS NOVOS DRAGÕES:

TIAGO RODRIGUES

. Nascido a 29/01/1992 em Lordelo (Vila Real)
. 1,77 metros e 69 kgs
. Internacional sub-21
. Percurso: Diogo Cão, Sporting, V. Guimarães, Amarante e F.C. Porto

RICARDO

. Nascido a 06/10/93 em Lisboa
. 1,75 metros e 70 kgs
. Internacional sub-20
. Percurso: Futebol Benfica, Sporting, Naval, V. Guimarães e F.C. Porto

As palavras de Rui Vitória sobre os novos dragões*:

Ricardo
«Tem um potencial enorme, uma capacidade de aprendizagem muito grande, uma convição naquilo que faz muito grande e reage muito bem aos desafios. Acho que tem de ser um pouco mais interventivo, expressivo, ativo. Por exemplo, se a bola não vai ter com ele, ele pode ir buscá-la. Mas nestas idades, os jogadores querem só fazer o que o treinador diz. Com o tempo soltam-se mais.»

Tiago Rodrigues
«O Tiago também tem um potencial enorme e precisa também de ser mais expressivo. Tem os pré-requisitos para ser um jogador com futuro naquela posição, mas precisa de ser mais egocêntrico, naquela lógica do «dá cá a bola que eu percebo disto». Isso vem com o tempo. Para já, pensa em cumprir e esse será o próximo passo. O passe, a finta, o remate, são tudo coisas que já são boas nele e vão melhorar com o tempo.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Troca James-Anderson volta a ser notícia em Inglaterra


O interesse do Manchester United em James Rodríguez é sobejamente conhecido e Alex Ferguson continua a procurar a melhor forma de tentar fechar o negócio, colocando na mesa jogadores que possam convencer o FC Porto a libertar o colombiano.

Daily Telegraph volta a apontar o médio brasileiro Anderson como possível contrapartida, sendo que o nome de Nani também já surgiu como eventual moeda de troca numa futura proposta do clube inglês por James.

Anderson tem mais dois anos de contrato com o Manchester United e há muito que se fala da possibilidade de deixar Old Trafford, já que não conseguiu impor-se em definitivo desde que se transferiu do FC Porto, em 2007, a troco de 30 milhões de euros. Por isso, Ferguson vê com bons olhos a ideia de juntar o médio de 25 anos numa oferta que deve chegar ao FC Porto até ao final da época.


in "abola.pt"

Ricardo: Menino da mamã

MÃE CHOROU AO DEIXÁ-LO NA NAVAL


Ricardo nunca tinha saído de Lisboa para jogar futebol. Entre o CF Benfica e as camadas jovens do Sporting, o extremo foi construindo a sua carreira na capital, até se mudar para a Figueira da Foz.

Chegou à Naval acompanhado pela mãe, que só o largou depois de ouvir da boca do seu novo treinador, Miguel Carvalho, que o seu filho estava em boas mãos. “Sempre que falo com o Ricardo, lembro-me da senhora a pedir-me para tratarmos bem dele, a chorar... Essa boa base familiar que tem é muito importante para ele”, contou o técnico.

Tiago Rodrigues: Primeira escolha
RUMO A AMARANTE NO ÂMBITO DE PARCERIA

Em 2009/10, V.Guimarães e Amarante iniciaram uma parceria que pretendia dar espaço competitivo aos juniores vindos da formação vitoriana e, simultaneamente, acrescentar valor ao plantel principal do emblema amarantino.

Nessa época e na que se seguiu foi a direção vitoriana que indicou os jogadores a emprestar, mas em 2011/12 os homens de Amarante puderam, pela primeira vez, escolher quem queriam. Tiago Rodrigues seria o primeiro ex-júnior da Cidade Berço a rumar a Amarante por pedido expresso do clube satélite.

in "record.pt"

Tottenham atento a Atsu, outra vez

Spurs têm apenas cinco homens para as três posições do meio-campo ofensivo e podem ainda perder Gareth Bale no defeso. Atsu também agrada ao Everton e ao Sunderland.


O cada vez mais ambicioso Tottenham tem um défice de qualidade nas alas e André Villas-Boas equaciona a possibilidade de aconselhar a contratação de Christian Atsu, extremo ganês que atua no FC Porto.

A notícia é dada hoje em Inglaterra pelo Mirror Online, que frisa o facto de o atleta ter contrato válido apenas por mais uma época - até junho de 2014 - e de estarem ainda a decorrer negociações com o FC Porto para a prolongação do vínculo.

Atsu tem um golo e quatro assistências em 26 jogos oficiais pelos azuis e brancos na corrente temporada, tendo igualmente estado em destaque na última CAN (Taça de África das Nações), prova em que chegou às meias-finais com a seleção do Gana.

Os spurs podem estar em vias de perder Gareth Bale, que tem meia Europa atrás dele (nomeadamente o Real Madrid) e pode querer sair caso a equipa não consiga o apuramento para a próxima Liga dos Campeões. A jogar habitualmente em 4-2-3-1, o Tottenham, para além de Bale, tem apenas Lennon, Sigurdsson, Holtby e Dempsey para as três posições do meio-campo ofensivo. Segundo escreve o Mirror, Atsu também é pretendido por Everton e Sunderland.


in "ojogo.pt"

SOUGOU "Domingos é ideal para o FC Porto"


O extremo senegalês do Olympique de Marselha foi jogador de Domingos Paciência no Leiria e na Académica. E aponta-o como o sucessor ideal se Vítor Pereira sair do FC Porto.
"Acharia natural que Domingos acabasse a treinador do FC Porto. É um produto do clube, conhece bem essa casa, é como uma família para ele. Para mim é a pessoa indicada para o FC Porto", disse Sougou ao site Blogolo.

O senegalês, que em Portugal representou Leiria e Académica - sendo treinado por Domingos Paciência - vota no seu ex-treinador para o caso de Vítor Pereira deixar o Dragão. E recorda que esteve a um passo de assinar pelos portistas. "Estava no Leiria, sei que chegaram a existir contatos. Mas na altura lesionei-me, é a vida. O FC Porto é um clube com o qual me identifico, talvez porque quando cheguei a Portigal ganhava tudo. É um grande clube, com uma identidade muito forte".

in "ojogo.pt"

Outro dia sem Maicon


O FC Porto voltou hoje a treinar com vista ao compromisso de sábado em Moreira de Cónegos. O central brasileiro continua a ser o único ausente.
Sebá, que nos últimos tempos tem sido mais vezes recrutado para a equipa principal do que principal pelos Bês do FC Porto, foi hoje um dos ausentes do treino matinal dos portistas. O avançado brasileiro foi recrutado pela equipa B, que esta tarde recebe o Freamunde.

Maicon continua a fazer tratamento, tendo faltado a mais um treino desde que se lesionou no último lance da primeira parte das meias-finais da Taça da Liga, com o Rio Ave. Englobado no treino voltaram a estar Michael Seri - cumpre castigo na II Liga - M'Bola e ainda o guarda-redes dos sub-17, João Costa.

in "ojogo.pt"

James associado ao Atlético de Madrid

Foi notícia em dezembro de 2012, volta a ser em abril. Segundo a imprensa espanhol, o clube colchonero vai investir parte da venda de Falcao no esquerdino.


Em dezembro de 2012, James aparecia acompanhado por Jackson e ambos eram apresentados em Espanha como os principais alvos do Atlético de Madrid no próximo Verão. 

Os meses passaram, o craque portista foi sendo mais vezes ligado a um eventual interesse do Manchester United e o avançado a um sem número de clubes dos principais campeonatos europeus.

A novidade deste dia está no jornal espanhol El Confidencial: James interessa ao Atlético de Madrid - que vai vender Falcao... - e o clube colchonero avançará com uma proposta a rondar os 40 milhões de euros.

A cláusula de rescisão de James, cujo contrato com o FC Porto expira em junho de 2016.


in "ojogo.pt"

Cavaco ouve elogios ao FC Porto

Juan Manuel Santos agradeceu ao FC Porto pelo que tem feito pelos futebolistas colombianos, recordando Falcao, Jackson e James.


O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, referiu-se hoje - durante a visita do Presidente da República, Cavaco Silva à Colômbia - ao FC Porto por tudo o que tem feito pelos futebolistas colombianos, nomeadamente o "grande" futebolista Falcao, Jackson Martinez e James Rodríguez.

Numa mesma declaração sem direito a perguntas, o Presidente colombiano falou ainda da atividade que empresas portuguesas já têm na Colômbia, nomeadamente a Jerónimo Martins ou o grupo Pestana.



Quase cem mil seguidores na Colômbia


A seguir a Portugal, é o país com mais amigos da página oficial do FC Porto no Facebook. Só em Bogotá, há mais de 25 mil "portistas".
O FC Porto tem quase cem mil seguidores da Colômbia na sua página oficial do Facebook. Um fenómeno bastante interessante, até porque esse é o segundo país mais representado, a seguir a Portugal, naturalmente. Segundo dados a que O JOGO teve acesso, relativos a números da semana passada - a rede social está em constante evolução - eram 81 883 os colombianos que seguem o campeão nacional, mais do que os brasileiros (42 mil) ou franceses (80 mil).

Esta notícia que ganha ainda mais relevo numa semana em que Cavaco Silva visita aquele país com uma comitiva de 40 empresários, entre os quais Rodrigo Sousa, diretor da Unidade Internacional da SAD portista. 

A popularidade do FC Porto na Colômbia deve-se aos títulos conquistados nas últimas décadas, mas sobretudo ao desempenho dos atuais e ex-jogadores daquele país. Guarín, Falcao, James, Jackson e Quiñones formam o quinteto que nas últimas cinco épocas vestiu, ou ainda veste, de azul e branco e cujo sucesso contribuiu de forma decisiva para aumentar a legião de fãs dos dragões na Colômbia. De tal forma, que o Independiente de Medellín - primeiro clube de Jackson Martínez - já convidou o campeão nacional para o jogo de comemoração do seu centenário. 

in "ojogo.pt"

Ricardo e Tiago Rodrigues até 2018


Jovens do V. Guimarães assinaram por cinco temporadas com os azuis e branco, trocando o clube vitoriano pelo Dragão no próximo Verão.



O médio Tiago Rodrigues e o avançado Ricardo, do V.Guimarães, serão jogadores do FC Porto a partir da próxima temporada. Os dois jogadores, com 21 e 19 anos, assinaram contrato com os azuis e brancos para as próximas cinco temporadas.

Ricardo, avançado formado no Sporting, passou pelos juniores da Naval antes de assinar pelo V. Guimarães, em 2011. Começou pela equipa B, mas as boas exibições levaram Rui Vitória a inclui-lo na equipa principal. Soma 31 jogos e seis golos.

Tiago Rodrigues, natural de Lordelo, Vila Real, repartiu a sua formação entre o Diogo Cão e o Sporting, antes de se mudar para os juniores do V.Guimarães. Esta época aponto cinco golos, três pela formação principal do emblema vimaranense e dois pela equipa B vitoriana. Entre ambas, totaliza 36 jogos, 18 em cada uma delas.



Vimaranenses por cerca de dois milhões


FC Porto garante dois dos bons jovens valores do futebol nacional, vimaranenses conseguem um encaixe significativo para combater os problemas de tesouraria.

Ricardo e Tiago Rodrigues, os dois jogadores que se mudarão para o Estádio do Dragão a partir da próxima época, foram negociados entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães por valores a rondar os dois milhões de euros.


Na perspetiva do clube minhoto, é um encaixe significativo tendo em conta os problemas de tesouraria com que se tem vindo a debater, ao passo que o FC Porto investe em dois dos bons jovens valores do futebol nacional, que inclusivamente integram as convocatórias da seleção nacional de sub-20.

in "ojogo.pt"