sexta-feira, 6 de março de 2015

Sp. Braga-FC Porto, 0-1 (crónica)

Ainda é domingo? Tello resolve em Braga e deixa FC Porto a um ponto do Benfica até ver

Sexta-feira e Tello ainda vai isolado. 

O FC Porto repetiu a dose do Clássico e o espanhol torna-se referência singular no mais delicado período da época portista. Ajudou a decidir frente ao Boavista, decidiu frente ao Sporting, decidiu frente ao Sp. Braga. O FC Porto teve de suar muito, como se esperava, para vencer num dos campos mais duros da Liga. Mas conseguiu-o (0-1). E com toda a justiça. 
  
A noite foi de Tello, como fora no domingo, mas lucra o FC Porto que continua na senda do título, agora com apenas um ponto a menos que o Benfica, que domingo joga em Arouca. 
  
Antes do golo, muito parecido com os que agitaram o Dragão há poucos dias, o FC Porto esmagara à distância. Tomara conta do jogo, salvo um período de pouco mais de dez minutos ainda na primeira parte, encarara o rival e batera-o em todos os pontos. Menos um. O tal que fez a diferença só chegou ao minuto 72. 
  
Mas já lá vamos. Convém sublinhar que Fabiano não fez qualquer defesa complicada no jogo, apesar de um erro seu numa saída ter ditado a única ocasião bracarense nesse período. E por ventura a mais flagrante. Zé Luís atirou para a baliza semi-deserta. Um desvio em Casemiro fez a bola rasar o poste. 
  
Aconteceu ao minuto 6, dando início ao tal período de menor conforto portista no jogo. Curto, ainda assim. Quando Matheus evitou que um centro/remate de Tello levasse o caminho da baliza, já o FC Porto mandava outra vez. E ainda nem a meio da primeira metade estávamos. 
  
Lesão de Jackson foi a nota negativa (mas nem correu mal depois...) 
  
Nesse primeiro tempo, de resto, o período mais ousado do FC Porto foi mesmo a reta final. Antes mantivera o Sp. Braga, longe da sua baliza como tem feito com praticamente todas as equipas este ano, mas sentira também dificuldades evidentes para entrar. Jackson estava bem marcado, Brahimi só arrancou na segunda parte, Herrera alternava o bom e o mau. 
  
Perto do descanso, em dois lances de Tello, veio o perigo. Um cruzamento tenso que ninguém desviou e um remate por cima, em boa posição. Pouco, ainda assim, para quem tivera 70 por cento de posse de bola, dizem as estatísticas.
  
O segundo tempo arrancou com o FC Porto de novo no comando das operações. Adivinhava-se que assim seria, dada a necessidade de voltar a casa com três pontos. Houve mais Brahimi, sem o brilho que já teve, e Tello também continuou interventivo. 
  
Chegou, depois, um dos momentos definidores do jogo: a lesão de Jackson. O colombiano caiu sozinho, já com Quaresma em campo no lugar de Evandro (ainda não tínhamos dito, mas Lopetegui e Conceição repetiram os onzes da semana passada), agarrado à virilha. Não voltou e entrou Aboubakar. 
  
Seria o camaronês a fazer o papel do titular na última meia hora. A quem temeu, Aboubakar respondeu com a assistência que deixou Tello na cara de Matheus. O espanhol, definitivamente de pontaria afinada, não falhou. O FC Porto marcava ao minuto 72. Só tinha de gerir. 
  
Foi o que fez. É verdade que o Sp. Braga, já com Eder, Salvador Agra e Pardo, tentou responder mas a única coisa que conseguiu foi diminuir o conforto portista. Para incomodar, verdadeiramente, não deu. Também porque Lopetegui foi lesto a reequilibrar a equipa depois do golo. Tirou Brahimi, colocou Ruben Neves. O FC Porto estabilizou depois da cavalgada ofensiva que valeu a vantagem e, soube-se depois, a vitória. 

O tempo passou e o FC Porto festejou, no final, uma justa vitória que o mantém na rota do título e passa a pressão para o Benfica. 
  
Se chegou até este parágrafo em busca de algum comentário sobre o árbitro, aqui fica: nada a assinalar. O que é bom. Nem mesmo o lance em que Pardo cai na área em luta com Alex Sandro. Há quedas que muito parecidas com algodão: podem enganar, mas poucas vezes. Este foi um caso.  

Uma nota final para assinalar a performance perfeita do FC Porto naquele ciclo que muitos acreditavam poder ser decisivo: V. Guimarães, Boavista, Sporting e Sp. Braga. Missão cumprida. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sp. Braga-FC Porto, 0-1 (destaques


O MOMENTO 
Minuto 72, golo de Tello: Outra vez isolado! Quem viu o clássico do FC Porto com o Sporting recorda certamente os golos que Tello marcou quando apareceu isolado frente ao guarda-redes. Por mais que a defesa do Sp. Braga estivesse a fazer um bom trabalho, uma assistência de Aboubakar deixou Tello sozinho na cara de Matheus. O espanhol esperou a saída do guarda-redes brasileiro e inaugurou o marcador. 
  
A FIGURA 
Tello: Continua de pé quente. Depois do hat trick do clássico, o es

panhol fartou-se de trabalhar em Braga para chegar ao golo, ou servir alguém que aparecesse na área. Entre remates por cima ou defesas que cortavam no momento certo, o golo não aparecia, mas Tello não desistiu. E já diz o ditado, “Tantas vezes o cântaro vai à fonte...” Tanto trabalho acabou mesmo por compensar, já que Tello conseguiu mesmo desbloquear o marcador aos 72 minutos, quando apareceu sozinho na cara de Matheus e teve a frieza de esperar que o guarda-redes brasileiro saísse. 

  
OUTROS DESTAQUES 
  
Santos e André Pinto: Os centrais arsenalistas conseguiram anular a maior parte dos ataques portistas e apagar Jackson nos 64 minutos em que o colombiano, melhor marcador do campeonato, esteve em campo. Alguns cortes in extremis que resultaram de uma grande concentração. 
  
Rafa: Numa primeira parte claramente dominada pelo FC Porto, os contra-ataques rápidos que caracterizam o Sp. Braga dificilmente apareceram. Apenas Rafa conseguiu romper algumas vezes pelo meio campo portista, já que Micael recuou muito para funções defensivas. Quando Rafa saiu, Rúben Micael ficou mais dedicado a funções ofensivas. 
  
Tiago Gomes: Uma mão cheia de cortes providenciais, mas também dinâmico a subir pelo corredor esquerdo. Um jogo de muito trabalho. 
  
Evandro: Voltou a ser escolhido para o lugar que Óliver deixou vago e novamente a fazer um bom jogo. Saiu na segunda parte, numa altura em que Lopetegui tinha que mudar a tática e puxar a equipa para a frente. 
  
Marcano: O homem mais seguro da defensiva portista, com cortes impecáveis em situações que podiam trazer perigo à baliza de Fabiano. Uma exibição brilhante do central portista. 
  
Aboubakar: Chamado a subsituir Jackson, que saiu devido a lesão, quando o jogo estava em 0-0, e o jogador nem estava a aquecer, entrou muito bem no jogo. Fez o passe para o golo de Tello e ainda teve uma mão cheia de remates à baliza de Matheus, um deles com uma vistosa bicicleta.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sp. Braga-FC Porto (antevisão): o meu momento é melhor que o teu


Duas equipas em série de cinco vitórias seguidas na Liga num jogo que pode dizer muito nas contas do título

O MOMENTO

SP. BRAGA: Seis vitórias seguidas, cinco delas para o campeonato. O registo atual do Sp. Braga é o melhor da temporada o que coloca uma dose de picante extra no encontro de sexta-feira. A somar a isso, com a derrota no Dragão, o Sporting ficou a apenas um ponto, pelo que perfeitamente ao alcance dos bracarenses. Não vencer, contudo, poderia voltar a colocar tudo na mesma. 
  
FC PORTO: Às seis vitórias do rival, os dragões respondem com cinco e um dado importante: nem um golo sofrido nesse período. A convincente vitória no Clássico com o Sporting, na semana transata, aumentou, certamente, a moral dos pupilos de Lopetegui que encerram em Braga um ciclo infernal (V. Guimarães-Boavista-Sporting) até ao momento com registo 100 por cento vitorioso. Na memória estará ainda a marcante atuação para a Taça da Liga, quando o FC Porto arrancou um empate jogando mais de metade do jogo com nove jogadores. 
  
AS AUSÊNCIAS
 
SP. BRAGA: Marcelo Goiano está lesionado. 
  
FC PORTO: Oliver Torres e Adrián López estão lesionados. 
  
A PALAVRA DOS TREINADORES
 
Sérgio Conceição (Sp. Braga): «O favorito é o FC Porto, sem dúvida nenhuma. eria demagogia minha dizer o contrário, por tudo, pela história, pelo plantel, pela diferença de orçamento e ambições. Estou de acordo com o presidente do FC Porto quando ele diz que talvez tenha atualmente dos melhores plantéis dos últimos 30 anos. Mas o Sp. Braga pode e deve lutar pelos três pontos.» 
  
Julen Lopetegui (FC Porto): «Vai ser um jogo de máxima dificuldade, frente a uma boa equipa, que tem feito uma boa trajetória, e que em casa tem um registo fantástico. É uma equipa muito completa em todos os aspeto, nos aspetos táticos e nos aspetos individuais, com bons valores. Vai obrigar-nos a fazer um grande jogo e a dar o máximo para lutar pelos três pontos.» 
  
OUTROS CONFRONTOS 
  
Domínio portista em Braga, com 33 vitórias contra 12 do rival, em 58 jogos para a Liga. Na época passada, os portistas venceram por 3-1, com golos de Varela, Carlos Eduardo e Quintero. Erick Moreno fez o golo do Sp. Braga . A última vez que os bracarenses venceram o FC Porto em casa, para a Liga, foi já em 2009, por 1-0, com golo de Alan. Na primeira volta, o FC Porto venceu 2-1, com golos de Martins Indi e Quintero, contra o de Zé Luís. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Rui Vitória e os emprestados do FC Porto: «São nossos jogadores»

Tema controverso em Guimarães

A conferência de imprensa de imprensa de Rui Vitória era de antevisão ao jogo com o Boavista, mas o técnico acabou por reservar alguns minutos para abordar a integração no seu plantel dos três jogadores emprestados pelo FC Porto no mercado de inverno, envolvidos no negócio da venda de Hernâni. 

Trata-se de um tema controverso em Guimarães, sendo que no jogo com o Marítimo se registaram alguns assobios, ainda que tímidos, quando Sami entrou para o lugar de Otávio. Também Ivo Rodrigues foi apupado, quando foi substituído para dar o seu lugar a Bernard. 

Rui Vitória abordou o tema por fases. «Primeiro; não fui eu que quis contratar ou vender o Hernâni. Houve um clube que o quis contratar e houve outro que aceitou. Depois passamos à fase seguinte, que é saber se há ou não possibilidade de reforçar a equipa e como é que isso se processa. São-nos colocados em cima da mesa jogadores que nós temos opinião sobre eles. Se perguntarem a muitos treinadores portugueses, por troca com o Hernâni gostariam de ter o Jackson, o Brahimi ou o Quaresma, mas isso não era possível. Foi este lote de jogadores que foi colocado em cima da mesa», referiu. 

O treinador do V.Guimarães prosseguiu o seu raciocínio. «Passou-se à fase seguinte, que era a integração deles no clube no sentido de poderem ser alternativa. A partir do momento em que os jogadores entram neste clube, e agora falo em nome pessoal, se há coisa que faço é respeitar muito os jogadores. Não há jogadores que possam dizer que não os respeitei ao longo destes anos. Se o fiz foi de forma involuntária. Respeitar os jogadores é tratá-los como trato um novo, um menos novo, um português, um estrangeiro, um que venha da segunda divisão, da terceira ou que seja internacional. Seja emprestado ou não seja. A partir do momento em que pisam estes terrenos são jogadores nossos e são tratados como tal, passando a integrar um lote de jogadores que são convocáveis. Para mim é um processo normal» atirou Rui Vitória. 

O técnico pôs um ponto final neste tema afirmando que nos últimos anos os jogadores têm sido os maiores embaixadores do V.Guimarães. «Ficam com o clube no coração e ficam com uma referência na sua carreira, isso também é um dado importante. Queremos que quando os jogadores saiam daqui levem o Vitória no coração e digam lá para fora que foi um prazer representar este clube», disse Rui Vitória.

in "maisfutebol.iol.pt"

Ancelotti: «Conheço o Danilo e mais nada»

Treinador do Real Madrid fala de jogador do FC Porto, colocado com insistência na rota merengue

Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, falou sobre Danilo. O jogador do FC Porto é dado há muito como alvo merengue e, depois de nesta sexta-feira ter voltado a ser notícia na imprensa espanhola, o técnico italiano limitou-se a dizer que conhece o lateral brasileiro e que gosta dele, «como de muitos» outros. 

«Conheço o Danilo como todos os jogadores que jogam na Europa. Conheço o Danilo e mais nada», disse o treinador espanhol. 

«Não falo de contratações porque não pensamos nisso neste momento», prosseguiu: «Gosto como de muitos jogadores de que se fala.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sp. Braga vs. FC Porto. Quem vai meter a sexta?

As duas equipas andam de braço dado com a vitória há cinco encontros seguidos e abrem hoje a 24.ª jornada

Sporting em casa e depois Sp. Braga fora. Quantas vezes o sorteio obriga o FC Porto a esta dupla sessão em 80 anos de liga? Seis.E qual a taxa de aproveitamento? Só duas vezes o FCP ganha os dois jogos, curiosamente em épocas em que o Benfica é campeão nacional.

A primeira vez é em 1976-77, na era José Maria Pedroto, com 4-1 ao Sporting (o tal hat-trick de Oliveira, o último num clássico antes de Tello este domingo) e 3-0 em Braga (mais um golo de Oliveira e dois de Gomes). Na jornada seguinte, o Estoril trava o FCP nas Antas (0-0) – à atenção do Arouca, que também equipa de amarelo.

Exactamente dez anos depois, repete--se a façanha, com 2-0 nas Antas (bis de Gomes) e 1-0 em Braga, cortesia Futre, na época em que o FCP de Artur Jorge se desleixa no campeonato para se concentrar na Taça dos Campeões, conquistada com brilhantismo na tal final de Viena com o Bayern (2-1).

De resto, o FC Porto tropeça aqui ou ali, tal qual a última situação, no ano do tetra em 1998: um e um com oSporting (Oceano, de penálti, e Jardel) mais 2-1 em Braga (bis de Jardel). Uma vez até nem ganha a um ou a outro: 1-0 do Sporting e 1-1 em Braga em 1969-70.

Com o claríssimo 3-0 aoSporting na quinta vitória seguida da liga (recorde pessoal da época igualado) e sem sofrer golos há cinco jogos e meio (desde aquele 1-0 de Bruno Gallo nos Barreiros), o FC Porto avança agora para Braga, um terreno hostil a avaliar pelos incidentes a 21 de Janeiro para a fase de grupos da Taça da Liga: penálti inexistente para o FC Porto, expulsão de Reyes, expulsão de Evandro, penálti inexistente para o Sp. Braga e o caldo entornado.

Confusões (e Taça da Liga) à parte, o FC Porto até se dá bem em Braga com cinco vitórias seguidas – o último deslize data de Setembro de 2009 e tem o carimbo de Alan (69’). Portanto, o FC Porto tem cinco vitórias seguidas na liga 2014-15 e cinco vitórias seguidas no AXA.

Mais algum cinco? Sim, o Sp. Braga não quer fugir à temática e também inscreve o número cinco, o de vitórias seguidas no actual campeonato desde o 1-0 no Bessa. Huummm, algo nos diz que um deles vai quebrar. Ou então os dois, em caso de empate, algo jamais visto para aqueles lados desde o 0-0 em Setembro de 2005.

Se porventura lembrarmos o 2-1 do Sp. Braga ao Benfica em Outubro, então aí é que está garantida a expectativa e cresce a emoção. Anão perder.

Sp. Braga-FC Porto às 20h30 na SportTV 1

in "ionline.pt"

Sinal de "proibido perder" na Pedreira

Rui Correia, antigo guarda-redes de arsenalistas e portistas, lança o embate desta noite no Minho. Jogo abre, às 20h30, a ronda 24 da Liga.


É decisivo e ponto final. Rui Correia, antigo guarda-redes de Sp. Braga e FC Porto, lança em Bola Branca o embate entre as duas equipas, esta noite na 'Pedreira', a contar para o campeonato.
Na opinião de Rui Correia, de 47 anos, os dragões partem na frente na visita aos minhotos.
"Vai ser um bom jogo, com duas equipas extremamente fortes. A vantagem é do Porto, mas o Braga joga em casa. É um jogo decisivo, importante, pois o Porto não pode perder pontos. Mas vai encontrar equipa bem orientada, que lhe criará dificuldades a actuar em casa", refere o ex-guardião.

Numa análise ao que já foi, e pode ainda vir a ser, o desempenho de arsenalistas e portistas na corrente época, o antigo guarda-redes defende que o "Sp. Braga vai tentar chegar ao terceiro lugar, o que será difícil. Ainda existe este estigma dos três grandes: Benfica, Sporting e Porto".

"Vai ser uma luta bonita", termina Rui Correia.

in "rr.pt"

Proposta do Arsenal por Jackson está a caminho


A imprensa inglesa noticia que o Arsenal está na iminência de formalizar uma proposta por Jackson Martínez.

Noticia o jornal britânico Metro que o emblema londrino vai avançado com uma oferta de 24,5 milhões de libras, cerca de 34 milhões de euros, pelo goleador colombiano.



A mesma fonte refere que esta proposta será, ao que tudo indica, aceite pelos responsáveis do FC Porto.


in "abola.pt"

Dragões já têm acordo por Mbemba

DEFESA DO ANDERLECHT DESEJADO NA INVICTA

O FC Porto já chegou a acordo com o Anderlecht para a contratação de Chancel Mbemba, defesa congolês de 20 anos, segundo informa esta sexta-feira o jornal belga "HLN".

A publicação revela que os recentes negócios entre os dois clubes (Defour e Rolando) facilitaram o entendimento por Mbemba, mas falta agora convencer o jogador a mudar-se para Portugal no próximo verão. Há outros clubes interessados no defesa, como é o caso do Atlético Madrid, embora a preferência do jogador passe por jogar em Inglaterra.

Mbemba soma 29 partidas pelo Anderlecht esta temporada, tendo conseguido três golos.

in "record.pt"

Defesa dá confiança

ESTABILIDADE É IMPORTANTE NO SUCESSO DA EQUIPA

A estabilidade defensiva tem sido uma das chaves para o bom momento dos dragões e a série de jogos sem sofrer golos já vai em cinco, tantos como as vitórias consecutivas no campeonato. Lopetegui assume que essa circunstância tem influência e ajuda a dar confiança à equipa, especialmente nos momentos de maior aperto. "A estabilidade defensiva é sempre importante em todas as equipas. Há momentos nos jogos em que não tens o controlo e conseguir ter a capacidade de superar esses momentos de dificuldade sem sofrer golos é muito importante", destacou o espanhol.

Coincidência ou não, esta sequência favorável começou com a entrada de Iván Marcano no onze. O espanhol aproveitou o castigo de Bruno Martins Indi para se impor ao lado de Maicon, contribuindo para o melhor período da equipa em termos defensivos. Depois da prova de autoridade frente ao Sporting, os centrais dos dragões terão mais um teste de fogo em Braga.

in "record.pt"

Evandro acordou

OUVIU "DESPERTADOR" DE LOPETEGUI

Como vem sendo hábito desde o início da época, Julen Lopetegui procurou evitar questões individuais, escusando-se, por isso, a falar sobre o caso específico de Evandro, a grande surpresa que reservou para o clássico com o Sporting. Mesmo assim, o técnico não deixou de elogiar os jogadores que respondem de forma positiva quando lhes é dada uma oportunidade de jogar.

"Estamos contentes com a atitude de todos, uns participam mais, outros menos, mas todos estão preparados e conscientes do momento da época e nada mais. Às vezes, o despertador toca para alguém e, quando toca, esse alguém tem de estar desperto e preparado, é assim no futebol. Ninguém avisa quando vai tocar o despertador, tem de se estar preparado, e isso tem acontecido com todos", destacou Lopetegui, deixando um elogio implícito à exibição do médio, de 28 anos, que foi substituído ao minuto 71 sob uma grande salva de palmas do público do Dragão.

Quem esteve menos bem no clássico foi Brahimi, mas o espanhol recusou-se a admitir que o internacional argelino esteja a atravessar um momento de menor fulgor, em comparação com a primeira volta. "Estamos encantados com o Brahimi", referiu apenas, deixando para a comunicação social as avaliações sobre o rendimento do criativo que procura recuperar o protagonismo.

Óliver continua em contrarrelógio

Evandro tem todas as condições para manter a titularidade em Braga, até porque Óliver Torres prossegue a recuperação da luxação no ombro direito. O médio espanhol, de 20 anos, é ainda carta fora do baralho para o campeonato, mas não está colocada de parte a possibilidade de recuperar a tempo de defrontar o Basileia, na próxima terça-feira, na decisão dos oitavos-de-final da Champions. Óliver trabalha em contrarrelógio, fazendo treino condicionado e ginásio, tal como o seu compatriota Adrián López.

in "record.pt"

Ricardo Pereira: «Ainda me vejo como avançado»

MAS CADA VEZ ESTÁ MAIS "CONFORTÁVEL" A LATERAL

Ricardo Pereira é para a UEFA um dos jogadores que devem ser tidos em atenção no Campeonato da Europa Sub-21 que realizará em junho. O internacional esperança ainda não sabe se vai fazer parte das opções finais da equipa das quinas mas o facto de ter sido o melhor marcador português na qualificação, com cinco golos apontados, é algo que marca pontos a seu favor. Em entrevista ao site do organismo que gere o futebol europeu, o futebolista português, de 21 anos, revela que a sua posição de origem ainda é aquela em que se vê a jogar. "Ainda me vejo como avançado, mas sinto-me cada vez mais confortável como lateral".

A verdade é que com Luís Castro, na equipa B, foi predominantemente utilizado como dianteiro esta temporada. Com Lopetegui, Ricardo é suplente para a lateral-direita onde atua o imprescindível Danilo, agora chamado à seleção brasileira. No momento de fazer um resumo da ainda curta carreira, o ex-vimaranense destaca a Taça de Portugal conquistada diante do Benfica (2-1) em 2012/13. "Foi, sem dúvida, o melhor momento da minha carreira até ao momento. Um momento que guardarei para sempre no meu coração". 

Opiniões do concorrente e do treinador

Danilo é o "dono" do lugar de defesa direito em 2014/15 como o número de jogos na posição assim o comprova. E sobre Ricardo, só tem coisas boas a dizer.

"Primeiro do que tudo, o Ricardo Pereira é um amigo e uma pessoa com um caráter enorme; como jogador já provou que está à altura para me substituir sempre que necessário. Ele trabalha imenso diariamente e é um exemplo para o grupo, porque nem sempre está nas convocatórias e, mesmo assim, trabalha com grande dedicação. Nós procuramos sempre ajudá-lo e aconselhá-lo da melhor maneira", disse ao site da UEFA a que Julen Lopetegui também aceitou falar.

"Pessoalmente, gosto muito do Ricardo, é um jogador com muito potencial. Temos trabalhado com ele a possibilidade de adaptação a lateral-direito. Ele é jovem, tem muito potencial, está a tentar aprender e temos de considerar essa hipótese para ele". 

in "record.pt"

Compra de Tello na mira da SAD

Em Espanha escreve-se que o empresário estará no Porto na próxima semana.


O jornal espanhol "Mundo Deportivo" escreveu ontem que o FC Porto pretende comprar a totalidade do passe de Tello no final da temporada, estando prevista uma "viagem de Josep Maria Orobitg", empresário do extremo, até à Cidade Invicta na próxima semana com o objetivo de "dar início às negociações" com os responsáveis da SAD. No contrato de empréstimo de dois anos celebrado com o Barcelona ficou estabelecida uma cláusula de compra no valor de oito milhões de euros, que poderá ser automaticamente acionada durante o próximo verão, tendo o clube catalão ficado com a opção de interromper a cedência do jogador a troco de cinco milhões de euros, algo que parece pouco viável neste momento.

Estas notícias surgem depois dos três golos marcados por Tello ao Sporting, que serviram também para alimentar a discussão na Catalunha sobre a opção tomada pelo Barcelona no arranque da época. Em Espanha, acrescenta-se ainda que a ideia do extremo passa "por continuar em Portugal e no FC Porto", onde tem tido oportunidade de jogar com regularidade, algo que seria difícil de concretizar no Barcelona, que tem no ataque jogadores como Messi, Neymar e Luis Suárez, para além de Pedro Rodríguez. A vontade de Tello também é um aspeto fundamental nestas "negociações" e, tal como já revelou Josep Maria Orobitg, o jogador pretende ficar no FC Porto.

Há, porém, um dado que nesta fase emperra tudo o que se possa prever. Em primeiro lugar, a incerteza gerada em torno do treinador do Barcelona, tendo em conta que não é garantido que Luis Enrique transite. Depois, o castigo aplicado ao clube, que impede contratações até janeiro de 2016. Ou seja, novos jogadores só da formação ou... emprestados.


in "ojogo.pt"

Opare já é ídolo no Besiktas

Lateral emprestado pelo FC Porto ao clube turco caiu nas boas graças dos adeptos.


Daniel Opare , jogador cedido pelo FC Porto ao Besiktas, tornou-se num fenómeno de popularidade no clube turco. O lateral ganês, que no último fim de semana atuou no lado esquerdo da defesa e marcou um golo, caiu nas boas graças dos adeptos também pelas declarações que tem feito.

"Faço tudo pelo Besiktas, morro por estes adeptos se for preciso. Eles fazem grandes sacrifícios para vir aos jogos e apoiar a equipa. Quando se joga perante esse tipo de paixão, queremos lutar até à última gota de sangue por eles", disse, em entrevista à televisão do clube.


in "ojogo.pt"

icardo, um jogador a seguir com atenção

UEFA destaca Ricardo como um dos jogadores a ter em conta na fase final do Europeu sub-21, ao mesmo tempo que recorda o percurso do jogador.


Ricardo Pereira é destacado pela UEFA como um dos jogadores a ter em conta no próximo Europeu sub-21, que se realiza em junho, na República Checa. O percurso do jogador do FC Porto, autor de cinco golos na fase de qualificação, é recordado no site do organismo, com destaque para o golo apontado ao serviço do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal de 2012/13, frente ao Benfica.

"Foi, sem dúvida, o melhor momento da minha carreira. Um momento que guardarei para sempre no meu coração", cita a UEFA.


in "ojogo.pt"

DIZ A IMPRENSA ESPANHOLA DE HOJE Acordo Real Madrid-FC Porto por Danilo

Tanto o diário madrileno Marca como o catalão Mundo Deportivo desta sexta-feira dão como encerrado o negócio entre o FC Porto e o Real Madrid e a única divergência está nos números de ambos: 20 ou 30 milhões de euros.


A imprensa desportiva espanhola desta sexta-feira dá como encerrado o acordo entre o FC Porto e o Real Madrid para a transferência de Danilo. "Danilo será jogador do Real Madrid na próxima temporada, depois do conjunto branco e o FC Porto terem chegado a um acordo definitivo para a transferência", escreve o diário Marca, referindo que a "operação foi feita por 20 milhões de euros, um valor muito longe da exigência inicial do conjunto português, que havia fixado o preço do lateral direto em nada menos de 40 milhões". O mesmo jornal adianta, para fundamentar o desfecho do negócio, que "o contrato do internacional brasileiro termina em 2016 e ele tinha a intenção firme de não o renovar".

O catalão Mundo Deportivo, por seu turno, noticia um "acordo de princípio entre o FC Porto e o Real Madrid para a transferência de Danilo por 30 milhões de euros" e garante que se "a operação poderia ser encerrada por 20 milhões e incluir ainda a cedência definitiva Casemiro, mas o FC Porto não aceitou".

Sem acordo por Danilo


Segundo O JOGO apurou, e ao contrário do que foi noticiado na manhã desta sexta-feira pela imprensa espanhola, não há qualquer acordo entre o FC Porto e o Real Madrid para a transferência de Danilo.

Muito embora a imprensa espanhola desta manhã, designadamente a desportiva, tenha feito eco de um princípio de acordo estabelecido entre o FC Porto e o Real Madrid para a transferência do lateral direito Danilo -- foram apontados valores entre os 20 e os 30 milhões de euros --, O JOGO apurou, de acordo com uma fonte ligada ao clube portuense, que tal não corresponde à realidade.

Para além de não haver ainda qualquer acordo, os números referenciados no hipotético negócio estão longe de corresponder ao valor exigido pelo FC Porto para libertar já o internacional brasileiro, cujo contrato termina em junho de 2016.


in "ojogo.pt"

Danilo agradece seleção ao FC Porto


O lateral reagiu através do Facebook à chamada de Dunga para os dois particulares com a França e o Chile

Danilo não tardou a reagir à sua convocatória de Dunga para representar o Brasil nos dois particulares com a França e o Chile agendados para 26 e 29 de março, respetivamente.

"Obrigado ao FC Porto por me proporcionar a oportunidade de estar de novo na seleçã
o brasileira! Estou muito feliz por mais essa convocação, mas não há tempo para pensar! Amanhã temos mais um compromisso importantíssimo e é como sempre, para ganhar! Somos Porto", escreveu o lateral no Facebook.

in "ojogo.pt"

LUÍS CASTRO: “AS DUAS EQUIPAS VÃO LUTAR PELA VITÓRIA”

FC Porto B recebe o Portimonense e quer manter a tradição de ganhar em casa, na 32.ª jornada da Segunda Liga​
De um lado o FC Porto B, apostado em aproximar-se dos lugares cimeiros da tabela, do outro o Portimonense, que ainda sonha com a promoção ao escalão maior do futebol português. Este domingo, às 11h15, no Estádio Luís Filipe Menezes, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, com transmissão em directo no Porto Canal, a 32.ª jornada da Segunda Liga coloca frente-a-frente duas equipas que, de acordo com Luís Castro, vão lutar pela vitória, num jogo que se prevê disputado, como é tradição na prova.

“Será um jogo competitivo, como são todos os jogos da Segunda Liga. O Portimonense ainda acalenta a esperança de subir de divisão, pelo que vem cá lutar pela vitória, tal como nós. Nós queremos fazer oposição a esse espírito com ambição e queremos por em prática um jogo que também nos leve ao sucesso”, afirmou o treinador portista, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Há 12 jogos sem perder em casa, há seis a ganhar consecutivamente, os Dragões querem manter a tendência vitoriosa, embora seja um registo que Luís Castro desvaloriza. “Já passou, o que interessa aos treinadores e aos jogadores são os jogos que estão pela frente; os que ficaram no passado, quer tenhamos tido ou não sucesso, dizem-nos muito pouco, porque sabemos que cada jogo encerra em si uma história diferente de todos os outros e isso não faz com que no jogo seguinte tenhamos alguma vantagem sobre o adversário.”

O FC Porto B é uma das equipas da Segunda Liga com o ataque mais concretizador, mas ainda procura a mesma eficácia a nível defensivo. O técnico portista explica que o que falta à equipa é “o lado aquisitivo do treino”, que não tem sido possível trabalhar devido à sobrecarga de jogos no calendário: “É difícil trabalhar alguns aspectos que achamos fundamentais para corrigir uma outra outra situação. Por isso, a equipa vai apresentando aqui e ali algumas vulnerabilidades que têm sido fatais em alguns jogos.”

in "fcp.pt"

PEDRO BASTOS: “ESTE JOGO DÁ-NOS UMA MOTIVAÇÃO ESPECIAL”

Dragon Force visita Sangalhos e pode garantir este domingo a subida à Liga
​As contas são fáceis de fazer e não há como fugir a este dado: em caso de triunfo na visita ao pavilhão do Sangalhos, este domingo, às 17h30, o Dragon Force garante matematicamente o primeiro lugar da fase regular da Proliga e o consequente direito desportivo de disputar a Liga Portuguesa de Basquetebol em 2015/16. Pedro Bastos não passou ao lado da envolvência deste jogo e pediu “seriedade” à equipa para sair de Sangalhos com a 17.ª vitória consecutiva.

“Não escondemos que este jogo nos dá uma motivação especial, quanto mais não seja por aquilo que pode vir a significar. Queremos garantir matematicamente a subida o mais rápido possível e isso, por si só, torna este jogo ainda mais importante para nós. O Sangalhos é uma equipa complicada, que se torna ainda mais forte a jogar em casa. Temos de encarar este jogo com a máxima seriedade e fazer aquilo que sabemos a partir do momento em que entramos em campo. Se assim for, acredito que conseguiremos a vitória”, afirmou Pedro Bastos, ao Porto Canal e www.fcporto.pt, perspectivando o desafio frente ao actual quinto classificado, com 24 pontos. Os Dragões lideram com 32, mais três do que o Eléctrico FC.

Antes de voltar a centrar atenções na Proliga, o Dragon Force deslocou-se no início desta semana a Guimarães, onde perdeu diante do Vitória local nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Pedro Bastos lamentou a eliminação prematura diante dos vimaranenses, que disputam o escalão acima, e acredita que a derrota pode vir a servir de ensinamento para o futuro. “Foi um jogo que não nos correu como esperávamos, mas ao mesmo tempo foi mais um momento de aprendizagem e só podemos tirar ilações que nos ajudem no futuro. Temos de pensar nos erros que cometemos e encará-los como motivação para trabalhar ainda mais e melhor”, acrescentou o extremo/base portista.

O jogo entre Sangalhos e Dragon Force, da 19.ª jornada da fase regular da Proliga, disputa-se este domingo, às 17h30, no Pavilhão do Sangalhos.


in "fcp.pt"