sábado, 4 de fevereiro de 2012

ESTES DRAGÕES COMEM MUITA PAPA

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Sporting por 30-21, em encontro da 18.ª jornada do Andebol 1, que lideram assim com ainda mais margem. Os Dragões mostraram um colectivo muito mais afinado, motivado e empenhado, a léguas do rival lisboeta. Os azuis e brancos estiveram sempre em vantagem, num jogo em que Ricardo Moreira foi o melhor marcador, com seis golos.

Aos 14 minutos, o FC Porto já vencia por 9-4, fruto de uma muito melhor entrada em jogo, que se prolongaria para o resto da partida. Destaque-se, desde logo, o excelente aproveitamento do contra-ataque, uma característica que, de resto, já faz parte habitual do menu que os azuis e brancos apresentam aos adversários. Dos nove golos marcados, quatro foram obtidos em contra-ataque, com Elias Nogueira em destaque (dois tentos).

Os Dragões estabilizaram a vantagem e alargaram-na nos últimos minutos do primeiro tempo. Mesmo quando Filipe Mota foi excluído, aos 23 minutos, o FC Porto conseguiu alargar a vantagem (de 12-8 para 14-9). Pedro Spínola arrancou três tiros espectaculares antes do intervalo, que permitiram à equipa da casa chegar aos 17-10.

No reatamento, o Sporting procurou-se aproximar no marcador, mas claramente não mostrou "garras" para tal. Mesmo a jogar com cinco elementos, o FC Porto conseguiu marcar. E mesmo com mais dois jogadores em campo, o adversário manteve-se à mesma distância de sete golos. Talvez esse tenha sido o momento em que se percebeu, inequivocamente, que o FC Porto sairia vencedor.

De resto, há a registar a condescendência da equipa de arbitragem em relação aos visitantes, de resto já habitual, nomeadamente no que toca os tempos de ataque dos adversários. Essa dualidade levou a que o público do Dragão tenha comemorado a primeira exclusão sportinguista (de Ricardo Dias, aos 40 minutos) como se fosse um golo azul e branco.

Até ao final, destaque para as entradas de Ricardo Costa (ainda marcou dois golos) e para o regresso de Dario Andrade (um golo), após longa paragem por lesão. Hugo Laurentino também fez uma exibição de grande nível, arrancando um punhado de grandes defesas, especialmente na segunda parte, incluindo um livre de sete metros de Pedro Solha. O guardião conseguiu uma eficácia de 47%.

Ficam ainda mais alguns números esclarecedores: 48% de eficácia do FC Porto na primeira linha (contra 23% do Sporting); 71% na segunda linha (conta 67% do Sporting); 78% no contra-ataque (contra 33% do Sporting, que apenas converteu um lance em três tentativas); 100% nos livres de sete metros (contra 83 do Sporting). A superioridade do FC Porto foi total.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Sporting, 30-21

Andebol 1, primeira fase, 18.ª jornada
4 de Fevereiro de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.630 espectadores

Árbitros: Ramiro Silva e Mário Coutinho

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); Gilberto Duarte (4), Filipe Mota (1), Daymaro Salina, Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (cap., 6), Elias Nogueira (4), Pedro Spínola (5), Wilson Davyes (2), Ricardo Costa (2), Dario Andrade (1), Melancic e Vasco Santos
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING: Hugo Figueira e Ricardo Correia (g.r.); Bruno Moreira (2), Ricardo Dias (cap., 1), João Pinto (4), Daniel Muresan (1), Hugo Rocha (2), Fábio Magalhães (4), Rui Silva (1), Frankis Carol (1), Pedro Solha (5), Pedro Portela, Yailan Del Sol e João Paulo Pinto
Treinador: Branislav Pokrajac

Ao intervalo: 17-10



in "fcp.pt"

Helton - Porto Canal

Hulk "feliz" por estar de regresso como capitão

O jogador brasileiro é o novo capitão de equipa. Hulk escreveu no "Twitter" que se sente "feliz" com a escolha e que está de regresso para o jogo frente ao Vitória de Setúbal.


Helton abdicou, Hulk é agora o dono da braçadeira. O Incrível é o novo líder dos Dragões, depois de o guarda-redes ter confessado a Vítor Pereira que achava bem que fosse um jogador de campo a comandar: "O Helton pediu para falar comigo antes do jogo em Barcelos. Por estar na baliza, e longe de algumas zonas de acção, não podia intervir durante o jogo. Tinha de correr da baliza para o árbitro e isso podia comprometer a sua intervenção. Para bem da equipa, o Helton achou que devia ser um jogador de campo a envergar a braçadeira. Ouvimos a sua opinião e todos concordámos com a opinião dele, inclusive a administração do clube". 

"No futuro será o Hulk a capitanear a equipa", acrescentou o técnico do FC Porto. Entretanto a lesão de Hulk estará resolvida. No encontro de Domingo, o avançado brasileiro deverá estar de regresso, assim garantiu na rede social "Twitter", esta Sexta-feira, o jogador: "já estou treinando e já posso estar à disposição para o próximo jogo".

"Fico feliz por ser o novo capitão do FC Porto, é uma honra e uma grande responsabilidade", escreveu ainda o atleta. 

O FC Porto recebe, Domingo, pelas 18h30, o Vitória de Setúbal, na terceira jornada do Grupo D da Taça da Liga.



in "rr.pt"

Baía e a braçadeira que Helton perdeu: «Aconteceu o mesmo comigo»

O antigo capitão do FC Porto falou sobre a decisão de Helton entregar a braçadeira de capitão a Hulk. 

«Encaro a decisão com naturalidade. Estamos numa área muito restrita. A nossa posição de líder reflete-se no dia-a-dia, no balneário, no seio da equipa, onde as câmaras não vêem. Em campo, embora façamos o nosso trabalho como líderes, estamos muito condicionados ao nosso local», começou por dizer, lembrando que Co Adriaanse lhe retirou a braçadeira por considerar que um guarda-redes não deve ser o capitão.

«Aconteceu o mesmo comigo em tempos. Não é sinal de menosprezo ou falta de confiança. O lugar do Helton é como um dos líderes desta equipa», atirou.

Sobre a prestação do FC Porto esta temporada, Baía sublinha que nunca deixou de acreditar na equipa orientada por Vítor Pereira: «O FC Porto continua a ser um sério candidato ao título. Vai continuar, se Deus quiser, a ter essa possibilidade. Nunca fiquei desiludido com o Porto, há-de lutar sempre por títulos e este é mais um ano, um ano em que ainda temos confiança.»

O antigo internacional português falou após o jogo da Liga Fertiberia, que juntou antigas glórias do FC Porto no Dragão Caixa: «Foi divertido, sobretudo por voltar a vestir a camisola do F.C. Porto. Correu bem. Já não ia à baliza há três anos e meio mas, quando chego a este local, acabo por me transformar. Saudação do público? É mais um motivo de orgulho e satisfação, sinal que fiz algo de importante, que dei algo ao clube e o clube também me deu a mim. Há uma relação umbilical com o F.C. Porto.»

João Pinto e a vitória do coletivo

João Pinto foi outro antigo jogador que voltou a vestir a camisola azul e branca:

«Estes jogadores têm de agradecer ao clube por lhes proporcionar este grande momento. Ainda para mais com um pavilhão praticamente cheio. Quem envergou esta camisola sabe que tem de jogar para vencer. Estamos contentes por entrar neste campeonato a ganhar. Sabemos da importância do primeiro jogo, logo frente ao campeão.»

Quem esteve melhor em campo? «Foi a equipa do FC Porto. Este clube ganhou sempre às custas do coletivo. É claro que depois sobressaem os jogadores que tecnicamente são mais habilidosos, o que é o meu caso. Importante é que ninguém se magoe, embora o futebol não seja para senhoras. Agora há que descansar bem e ter uma boa alimentação...»

Capucho e o prazer de voltar a jogar

Capucho destacou a importância de reencontrar amigos:

«Jogar futebol sempre me deu prazer. O mais importante é rever alguns amigos com quem não estamos há algum tempo. É sempre bom o reconhecimento dos adeptos e vestir esta camisola. As pessoas gostam de nos ver jogar, dá-lhes gozo. Futebol é alegria, é sempre divertido. Já tenho a força que tinha. As pessoas diziam que corria pouco, jogava era com inteligência e as qualidades que tinha.»


in "abola.pt"

LUCHO E JANKO ESTREIAM-SE NOS CONVOCADOS

Lucho González e Marc Janko foram convocados este sábado pelo treinador Vítor Pereira para o jogo da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal, que se joga amanhã, no Estádio do Dragão.

A chamadas do dois reforços é a principal nota da lista divulgada ao início da tarde, beneficiando do facto dos dois atletas estarem em competição antes de assinarem pelo FC Porto.

No treino deste sábado participaram todos os atletas, ainda que Hulk tenha feito trabalho condicionado, consequência da lesão sofrida na partida com o Rio Ave.

O FC Porto recebe este domingo o Vitória de Setúbal, às 18h30, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, bastando aos Dragões um empate para assegurarem um lugar nas meias-finais.

Lista de convocados: Danilo, Lucho González, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Varela, James Rodríguez, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Bracali, Defour e Kadú.


in "fcp.pt"

Caio: "Adeptos não perdoam se perdermos com o Benfica"

Caio é pragmático. Não está para rodeios, nem com espírito para clássicos. A morte do pai de Filipe Santos abalou toda a equipa e despertou o lado mais existencialista do avançado. Antes de falar do frente-a-frente mais esperado da época e que ontem à tarde já esgotara os bilhetes no Dragão Caixa, o jogador justificou-se: "Infelizmente recebemos uma notícia triste, que afectou um certo clima de euforia em torno do jogo. Mas, de alguma forma, é bom para percebermos que a vida não se resume a isto, que são apenas 50 minutos de um jogo em que estão três pontos em disputa."
O clássico surge à 14ª jornada e "não tem qualquer outro ingrediente" que não seja o facto de opor "o primeiro contra o segundo". Esta é a visão simplista do jogador, que aos poucos vai revelando um pouco mais: "Preparámos o jogo como todos os outros: de forma séria. Sabemos que, principalmente para os adeptos, é especial porque nos perdoam todas as derrotas menos contra o Benfica. Mas nós temos de ser mais racionais e saber que estão três pontos em jogo. Não o vemos como um jogo decisivo. Queremos vencer e dar mais um passo rumo ao principal objectivo, que é sermos campeões. Temos de nos alhear da envolvência, porque esta pode criar um certo deslumbramento e não podemos achar que o jogo está ganho antes de terminar."
O discurso de Caio alinha pelo de Filipe Santos, capitão portista, e até de Valter Neves, capitão do Benfica, que, nas vésperas do grande jogo, mostraram contenção nas palavras e até alguma reverência. "Nesta altura do campeonato percebemos que este jogo, qualquer que seja o resultado, não irá ser decisivo. Normalmente, os campeonatos ganham-se e perdem-se contra equipas mais fracas", defendeu com convicção.
Num percurso de 13 jornadas [ndr: um jogo subtraído com a exclusão do Porto Santo SAD], se os dragões deram a sensação de uma caminhada tranquila, o Benfica foi demonstrando mais dificuldades. Caio até pode concordar, mas, num tom cortez, recusou avaliações: "Nós não andamos a fazer comparações com ninguém. Acreditamos numa estratégia que até agora tem dado resultado."
Com velocidade nas transições e uma forte dinâmica posicional, o FC Porto é a melhor equipa do campeonato - "pelo menos é o que diz a classificação", anota Caio -, estatuto reconhecido pelos próprios adversários, como confidenciou o avançado: "Já me disseram: 'Parece que vocês são mágicos. Onde está a bola têm de estar lá dois jogadores nossos'. E é, de facto, algo difícil de contrariar. Exige um plantel de oito jogadores ao mesmo nível. Isto provoca um desgaste físico e psicológico porque, mais minuto menos minuto, as equipas acabam por quebrar pelo facto de estarmos sempre em cima do lance. Tem sido um dos trunfos da nossa equipa."
O maior desses trunfos foi oferecido de bandeja pelo Benfica, quando logo na primeira jornada foi a Braga empatar, ficando a dois pontos dos dragões. A equipa da Luz é agora posta à prova pelo decacampeão, mas terá a última palavra em Junho, pois, na segunda volta, joga em casa.


Segredo da força está na camisola

No final de 2008/09, Caio trocou o FC Porto pelo Benfica, onde esteve duas épocas, voltando este ano ao clube onde foi quatro vezes campeão. Conhece a realidade da Luz e do Dragão e sabe bem o que os distingue: "É possível ter uma equipa bem orientada, mas se faltar a entrega de disputar o lance como se fosse o último, não chega." Então, o que define o FC Porto? "Uma enorme ambição, intensidade de jogo, valor individual e o somatório de tudo é o que forma um colectivo muito forte.", respondeu Caio. Mas, existindo a possibilidade de o Benfica partilhar as mesmas qualidades, qual a diferença entre ambos? "Como todas as equipas, temos fraquezas, que tentamos superar com garra e companheirismo e nos últimos anos isso tem sido suficiente para ganhar ao Benfica."
A união de uma equipa, com menos apoio a nível nacional do que o rival da Luz, parece traduzir-se na mística de que todos falam. Caio não é excepção e, num exercício que considerou "difícil", explicou quem esteve nos dois lados: "Com esta camisola sentimos que não há ninguém melhor do que nós e que defrontamos qualquer adversário em qualquer lado. Sentimos que temos tudo para ganhar e fazemos de tudo para ganhar. Isso sente-se quando se está no FC Porto e quando se sai. Passei por vários clubes [Gulpilhares, FC Porto, Barcelos e Benfica] e sinto isso."

"Vitória permite-nos depois ter um dia menos bom"

Nem todas as recomendações de Tó Neves podem ser reveladas. Mas há, pelo menos, uma que Caio pode partilhar. "O treinador disse que temos de impor a nossa condição de anfitriões e criar uma margem de protecção para o restante campeonato. Se ganharmos ficamos com cinco pontos de vantagem, o que nos permite ter depois um dia menos bom." Como depois do clássico se segue uma deslocação aos Açores, Caio admitiu: "Acho que, no ano passado, foi o jogo dos Açores que decidiu o campeonato e, neste momento, se ganharmos os dois jogos [Benfica e Candelária], será muito difícil depois perdermos seis pontos durante o resto do campeonato. Essa é a mensagem que passa entre nós." Se atingirem esse objectivo, os dragões entrarão invictos na segunda volta do campeonato, a 18 de Fevereiro.

"Tó Neves dá-nos total liberdade"

No regresso ao FC Porto, Caio já não encontrou Franklim Pais no banco. Tó Neves é o novo treinador e Caio aprova: "Tem superado as minhas expectativas. Dá-nos total liberdade para decidirmos no momento, mas também nos cobra." Apreciador do estilo de Tó Neves, deixou escapar: "Gostava de ter jogado com ele, porque as lacunas enquanto jogador eram colmatadas com a raça, entrega e querer. Contagiava a restante equipa. Gostava de ter podido captar essa energia." Num gracejo, concluiu: "Joguei contra ele. Tenho aqui uma lembrança [dedo que partiu]."

"Estou feliz por voltar"

A passagem pelo Benfica não agradou aos adeptos, mas estes já esqueceram. De águia ao peito era alvo de cânticos insultuosos, agora é acarinhado como dantes. "Não me sentia magoado. Achava que era normal. E aconteceu-me, depois do jogo, cruzar-me com pessoas que me tinham insultado duas horas antes e falávamos normalmente. Saí a bem e a pensar que um dia gostaria de voltar a casa. Ainda bem que aconteceu. Estou feliz por isso. Quando vinha à cidade, cruzava-me com pessoas que diziam que gostavam de me ver outra vez no FC Porto."

"Benfica vale pelo colectivo"

FC Porto e Benfica ainda não se defrontaram esta época. É com dois reforços que a equipa de Luís Sénica se desloca ao Dragão, onde também residem novas apostas (Tiago Santos, Nélson Pereira e Tó Neves). Sérgio Silva "leva experiência e o Carlos López o hábito de ganhar tudo", garantiu Caio, com a mesma certeza que acrescentou: "Temos de ter cuidado com a irreverência dos jogadores mais jovens". Afinal, Caio acredita que "o Benfica vale pelo seu colectivo", mas também se apressou a esclarecer: "Estamos atentos".

in "ojogo.pt"





Ganso gostou da proposta dos dragões

O FC Porto apresentou recentemente uma proposta de oito milhões de euros para contratar Ganso ao Santos, mas o clube brasileiro recusou por ter considerado o valor em questão de "cómico". Ontem, o médio-ofensivo comentou pela primeira vez a recusa. "Não tenho que gostar de nada, mas sim do que me ofereceram de salário. Apesar disso, estou muito feliz no Santos e se quisesse já teria saído há muito tempo", afirmou Ganso, que garante estar apostado em realizar uma grande temporada em 2012 de forma a garantir o regresso à selecção brasileira.



UEFA nega investigação a Walter

A UEFA negou, ontem, estar a investigar a transferência de Walter para o FC Porto, num negócio em que estiveram envolvidas duas empresas britânicas. O desmentido, através do "Público", surgiu depois de ter sido avançado que a UEFA teria pedido às autoridades britânicas para investigarem a Gol Co., empresa que tem direito a 10% de uma futura mais-valia na venda de Walter, e a Pearl Design, que tem 25% do passe do jogador. O avançado está, actualmente, emprestado ao Cruzeiro.

in "ojogo.pt"

"Continuam a ser candidatos"

Com "Simply the Best", de Tina Turner, a servir de banda sonora para sublinhar a vitória do FC Porto, Vítor Baía comentou a temporada da equipa principal, reforçando, com toda a naturalidade, a certeza de que continua a acreditar na luta pelo título apesar dos cinco pontos que separam os azuis e brancos do Benfica. "O FC Porto continua a ser um sério candidato ao título, vai continuar a ter essa possibilidade. Ainda temos confiança", confessou, garantindo não se sentir "desiludido" com a campanha da equipa: "Este clube vai lutar sempre por títulos, nunca fiquei desiludido".
Desta vez, o guarda-redes não foi capitão. Fernando Gomes estava em campo e a braçadeira respeitou a antiguidade. Este era quase uma espécie de "déjà vu", não tivesse Helton passado a responsabilidade para Rolando, em Barcelos, na última jornada. "Nós, guarda-redes, estamos numa área muito restrita. A nossa posição de líder reflecte-se mais no dia-a-dia do balneário, no seio da equipa, onde as câmaras não vêem. Em campo, embora façamos o nosso trabalho como líderes, estamos muito condicionados ao nosso espaço", explicou Vítor Baía, que encarou a situação "com naturalidade". Aliás, o próprio passou por isso na era de Co Adriaanse. "Sim, aconteceu o mesmo comigo. Mas não é sinal de menosprezo ou falta de confiança. O lugar do Helton é o de um dos líderes desta equipa", frisou.
O que não passou despercebido foi a ovação que ouviu, quando o seu nome foi pronunciado no pavilhão. Os adeptos até puxaram pelo habitual "salta Baía", quando este cedeu o seu lugar a Daniel Correia: "Há uma relação umbilical com o FC Porto, é sinal de que fiz algo de importante e que dei e recebi do clube. Já não ia à baliza há três anos e meio, mas quando chego aqui transformo-me." Apesar dos golos encaixados, Baía fez sobressair bons reflexos e uma competitividade que evocou outros tempos...

Este FC Porto foi um vintage de boas castas

Não foi de velhos o futebol que se viu ontem no Dragão Caixa, mas de artistas a quem os anos não subtraíram nada à classe que os notabilizou nos relvados. Foi como abrir uma garrafa de vinho e respirar os aromas de um passado que não engana. Ver Vítor Baía fazer defesas de classe inegável, ou ainda Fernando Gomes parar no peito e virar-se para a baliza para acertar na trave, foram apenas algumas pinceladas de artista. Impressionante a condição física de Rui Barros, a garra e a entrega de Paulinho Santos, ou a classe inconfundível de Pedro Emanuel. Foi isto que a jornada inaugural da Liga Fertibéria proporcionou aos adeptos, contra o campeão em título.
O Gijón defrontou um adversário difícil e não evitou a festa azul e branca. Desta vez, até os papéis se inverteram, com Lucho, Cristian Rodríguez e Helton a não perderem a oportunidade de ver a "mística" expressar-se a um nível muito competitivo.
Dragão Caixa - Espectadores 1360 >> Árbitros Aníbal Fernandes e José Castro
Vítor Baía; João Pinto, Paulinho Santos; Rui Barros e Fernando Gomes
Jogaram ainda: Capucho, Pedro Emanuel, Bino, Folha, Bandeirinha, Mário Silva, Coelho, Chainho, Daniel Correia
Treinador Luís Castro
Ramón; Abelardo, Marcelino Elena; David Cano e Tomás
Jogaram ainda: Tati, Caco Morán, José Manuel, Alejandro Mendez, Nikiforov
Treinador Redondo
Ao intervalo 4-3
GoLOS 7' Tomás, 9' Capucho, 16' Caco Morán, 22' Mário Silva, 23' Abelardo, 30' Rui Barros, 30'+2' Paulinho Santos, 34' Rui Barros, 37' Tati, 39' David Cano, 42' Fernando Gomes, 43' Mário Silva, 44' João Pinto, 45' Marcelino Elena, 47' Bino, 50' Tomás, 52' Bandeirinha, 55' Rui Barros, 60' José Manuel, 60'+1' José Manuel, 60'+4'' David Cano

in "ojogo.pt"

Está a chegar a hora de Danilo

Um mês de trabalho no FC Porto será suficiente para justificar uma oportunidade na equipa inicial? E se esse jogo for no Estádio do Dragão, para a Taça da Liga, e até for suficiente um empate para garantir a qualificação? Aparentemente, estão reunidas todas as condições para uma das mais aguardadas estreias na equipa titular do FC Porto: Danilo. Amanhã, dia da recepção ao Setúbal, o internacional brasileiro completa precisamente um mês desde que treinou pela primeira vez no Olival, tempo mais do que suficiente para justiticar, desde já, uma aposta na equipa titular. As mais variadas circunstâncias (derrota em Barcelos, ausência de um lateral-direito, fortuna gasta na sua contratação...) forçam a aposta de Vítor Pereira, que dificilmente encontrará novo argumento para deixar Danilo longe da equipa titular durante mais uma semana. Em Barcelos, o brasileiro até entrou logo a seguir ao intervalo, mas numa altura em que, como o próprio treinador confessou, a equipa "jogou mais com o coração do que com a cabeça". Amanhã será, ao que tudo indica, bem diferente, pelo menos no que diz respeito a Danilo, que deverá ter um jogo inteiro para começar a mostrar o que vale.
Mas as mexidas não se devem ficar por aqui. Alex Sandro também poderá ter nova oportunidade, depois de ter recuperado de mais uma lesão, assim como Mangala. A questão do defesa francês está ligada ao jogo que se segue, uma vez que o FC Porto não terá os habituais defesas-centrais (Rolando e Otamendi) disponíveis, por castigo. Dar minutos a Mangala é, por isso, uma questão de bom senso para o que se segue.
Falta falar de Lucho e Janko. Vítor Pereira preferiu não abrir o jogo sobre a possível estreia destes dois reforços, mas a verdade é que também não poderá argumentar uma eventual não-utilização com falta de ritmo... Para já, sobra apenas uma certeza: Lucho e Janko vão mesmo ser convocados.

in "ojogo.pt"