sábado, 16 de março de 2013

Moutinho: quantos jogos perdeu o FC Porto sem ele?


Médio ausente nos Barreiros, depois do clássico de Alvalade e Estoril


A resposta à pergunta do título é nenhum. 

MoutinhoJoão Moutinho estreou-se na Liga portuguesa a 23 de janeiro de 2005. Neste domingo, 17 de março de 2013, vai falhar a deslocação aos Barreiros, depois de ter perdido o clássico de Alvalade devido a lesão e também a receção ao Estoril. Algo raro na carreira no médio.

Observando a carreira do jogador no campeonato nacional, percebe-se que Moutinho perdeu apenas cinco jogos por questões físicas em mais de oito anos!

O Marítimo-F.C. Porto será o sexto.

O internacional português estreou-se na equipa principal do Sporting durante a temporada 2004/05.

Na época seguinte, fez os 34 jogos do campeonato, sem qualquer falha!

Essa foi a fase mais surpreendente de João Moutinho, pois cumpriu a totalidade dos encontros da Liga em 2005/06, falhou um por castigo em 2006/07 e voltou a fazer todos os jogos no campeonato de 2007/08.

A 14 de fevereiro de 2009, uma noticiada febre acabou por afastar o médio da visita ao Belenenses, na 18ª jornada da Liga 2008/09. Foi a primeira vez que o corpo cedeu, de alguma forma.

Até final da época, Moutinho falharia mais dois encontros, ambos por castigo. No total, 27 jogos.

Na época seguinte, mais um problema físico, desta vez queixas musculares após um jogo com o Everton, obrigando o internacional português a falhar a jornada 20, no dia 18/02/2010.

28 encontros disputados nessa Liga, com um castigo pelo meio.

João Moutinho seguiu entretanto para o F.C. Porto mas manteve a média alta de utilização na Liga. Completou 27 jogos na temporada 2010/11, falhando dois por castigo e mais um por lesão, após entrada dura de Nélson Oliveira, então no P. Ferreira.

Na temporada passada, com Vítor Pereira, o médio português subiu a fasquia para os 29 jogos, cumprindo castigo por acumulação de amarelos a meio da época.

Chegou então 2012/13 e a regularidade acentuada. 20 jogos em 20, antes de ver lesão muscular que o afastou da visita ao Estádio de Alvalade e da receção ao Estoril. Recuperou para o confronto com o Málaga, na Liga dos Campeões, mas voltou a ceder durante a partida. Ficou de fora dos convocados para a Madeira.

Ainda assim, a contabilidade das ausências do médio no FC Porto resume-se a seis: três por lesão, três por castigo. 

O saldo é simples: só por uma vez os dragões não venceram. Foi em Alvalade, precisamente na penúltima ronda. 

De resto, vitórias sobre o Rio Ave, na época passada, e sobre o Estoril, na presente; em 2010/11 triunfo sobre Portimonense (2-0) V. Setúbal (0-4) e Marítimo (0-2 ).

Agora, João Moutinho falha de novo a ida aos Barreiros devido a uma distensão muscular na face posterior da coxa direita.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto vai jogar com Réus


Este sábado, na jornada que fechou a fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins, o FC Porto perdeu, Benfica, Candelária e Oliveirense venceram. Só FC Porto e Benfica estão apurados para os quartos de final, onde defrontam equipas espanholas.
Já são conhecidos os jogos dos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins.

Das equipas portuguesas em prova, o FC Porto jogará com o Réus, com a primeira mão agendada para a casa dos espanhóis no dia 6 de abril, enquanto o Benfica defrontará o Noia, também com a primeira mão a disputar-se em casa dos espanhóis no dia 6 de abril.

Este sábado, no Grupo B, o FC Porto foi a Noia perder por 4-2, mas mantendo a liderança e segundo em frente sem problemas. De resto o apuramento dos azuis e brancos já estava garantido antes desta partida na Catalunha, onde Caio e Reinaldo Ventura marcaram os golos dos dragões.


in "ojogo.pt"

WILSON MARCA SETE NA VITÓRIA EM ÁGUAS SANTAS


O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Águas Santas, por 35-29, em encontro da segunda jornada da fase final do Andebol 1. Na Maia, os Dragões lideraram a partida desde os 34 segundos até ao seu final, obtendo assim uma vitória segura e afirmativa. Wilson Davyes, com sete golos em sete remates, foi o destaque individual nos portistas.

Aos 15 minutos, o FC Porto vencia por 11-5, tirando partido do contra-ataque e de uma boa selecção de remate. De resto, esse dado seria evidenciado no final da partida, com uma eficácia de 71 por cento na primeira linha. Os azuis e brancos controlaram o decorrer do encontro, mantendo sempre uma vantagem mínima de cinco golos. Destaque-se ainda a prestação dos guarda-redes portistas, que defenderam três livres de sete metros.

Os Dragões mantêm-se na frente do campeonato, defrontando na próxima jornada o Sporting, no Dragão Caixa (sábado, 17h30).

A equipa de Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (6), Wilson Davyes (7), Tiago Rocha (4), Elias Nogueira (4), Ricardo Moreira (4) e Pedro Spínola (5). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota (5) e Daymaro Salina.


in "fcp.py"

JUNIORES VENCEM SPORTING E SÃO LÍDERES


A equipa de Sub 19 do FC Porto foi este sábado vencer o Sporting a Alcochete por 1-0, resultado que permite aos jovens Dragões alcançarem a liderança, com dez pontos.

O golo solitário do jogo foi apontado por Ivo, na transformação de uma grande penalidade a punor falta sobre o próprio, à passagem do minuto 23.

Na segunda parte o FC Porto dispôs de boas oportunidades para ampliar, Rafa atirou ao poste, mas nos minutos finais foi obrigado a defender a vantagem.

Com esta vitória o FC Porto atinge a liderança, após cinco jornadas, recebendo na próxima jornada o Benfica.


in "fcp.pt"

FC PORTO B PERDE COM ATLÉTICO


O FC Porto B foi na tarde deste sábado derrotado pelo Atlético por 1-0, em jogo da 32.ª jornada da Segunda Liga, numa partida quase de sentido único mas em que faltou velocidade e acerto na finalização.

O FC Porto B tentava alcançar a meia centena de pontos, mas o Atlético, que já havia vencido na primeira volta, voltou a ser mais feliz e a somar os três pontos, fruto de um golo de Rui Varela, na sequência de um pontapé de canto, ainda na primeira parte.

A verdade é que os lisboetas vieram jogar com o autocarro em frente à baliza e a vencer desde muito cedo ainda recuaram mais as linhas. 

Do lado do FC Porto B a tarde foi de poucas ideias e ritmo pouco intenso, acabando a equipa por ser penalizada com a derrota, numa partida em que nunca foi inferior ao adversário.

Dellatorre (66 e 75 minutos), Sérgio Oliveira (74), Tozé (80) e Michael (80 e 85) andaram perto do golo, mas Janota e o poste, no caso de Sérgio Oliveira, impediram o FC Porto de pelo menos conseguir a igualdade.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Atlético, 0-1

Segunda Liga, 32.ª jornada
16 de Março de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Assistência: 370 espectadores

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

FC PORTO B: Stefanovic, Diogo Mateus, Anderson, Tiago Ferreira, M' Bola (Caballero, 77), Pedro Moreira, Edú (Michael, 46), Sérgio Oliveira, Tozé, Fábio Martins (Vion, 62) e Dellatorre.
Treinador: Rui Gomes

ATLÉTICO: Janota, Luís Dias, Rolão, Paulo Renato (Ivan, 86), Tininho, Moreno, Adilson (Sereno, 65), Marco Bicho, Taira, Lito e Rui Varela (Hugo Pina, 70).
Treinador: António Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Rui Varela (16).

Cartões amarelos: Lito (20).

in "fcp.pt"

MOUTINHO SAI DOS CONVOCADOS


A saída do médio João Moutinho é a única alteração na lista de convocados do FC Porto para o jogo deste domingo, nos Barreiros, frente ao Marítimo.

Moutinho voltou a não treinar este sábado e está indisponível para ajudar a equipa no jogo de amanhã, marcado para as 18h00, tendo-se limitado a fazer tratamento. Em situação idêntica está Quiño, também lesionado.

Kadu não treinou por estar ao serviço da equipa Sub 19 e Sebá, do FC Porto B, integrou o treino da equipa principal.

Lista de convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Castro, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.


in "fcp.pt"

I REGRESSA AOS CONVOCADOS DO FC PORTO B


Após cumprir uma suspensão de um jogo, por acumulação de cartões amarelos, Michael Seri está de regresso aos convocados do FC Porto B para a recepção ao Atlético, da 32.ª jornada da Segunda Liga (sábado, 16h). Para além do costa-marfinense, as escolhas de Rui Gomes registam as entradas do defesa M'Bola e do médio Ricardinho e do avançado Raul Nancassa, ambos dos Sub19.

Em sentido inverso, saem dos eleitos Quiño e Sebá, da equipa principal, e Mikel, David e Zé António. Estes dois últimos jogadores cumprem suspensão por acumulação de cinco cartões amarelos. Bruno Silva, igualmente dos Sub19, mantém-se na lista depois de ter ficado no banco na deslocação à Covilhã.

Lista de 18 convocados: Stefanovic e Elói (guarda-redes); Anderson, Bruno Silva, Caballero, Dellatorre, Diogo Mateus, Edú, Fábio Martins, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Ricardinho, Raul Nancassa, M’Bola, Michael Seri, Tozé e Vion.


in "fcp.pt"

Dragões continuam na Taça da Liga

APÓS DECISÃO DO CONSELHO DE JUSTIÇA DA FPF


O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu esta sexta-feira manter a decisão do Conselho de Disciplina (CD), que considerou que o FC Porto não utilizou irregularmente jogadores na Taça da Liga.

O Vitória de Setúbal e a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de clubes tinham recorrido da decisão inicial do CD, que absolveu o FC Porto e os futebolistas Fabiano, Seba e Abdoulaye, por alegada utilização irregular de jogadores. Os três futebolistas alinharam na terceira jornada da Taça da Liga, com o Vitória de Setúbal, menos de 72 horas depois de terem alinhado pela equipa B, na II Liga.

A 13 de fevereiro, o CD entendeu que o artigo 13 do anexo V do regulamento de competições, sobre a utilização de jogadores nas equipas B e principais, não se pode aplicar à Taça da Liga. O artigo diz "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa "B", decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

Na avaliação do CD, e fundamentação da improcedência, é tido em conta que a base da acusação era o artigo 13.º e que o mesmo está inserido no "regulamento de inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga".

O FC Porto vai receber o Rio Ave nas meias-finais da Taça da Liga.

in "record-pt"

FC Porto diz não ao United


O nome do colombiano do FC Porto continua a fazer notícias na Europa. Desta feita, é um site italiano a garantir que o Manchester United já fez uma oferta ao FC Porto.
A cláusula de rescisão de James? 45 milhões de euros. Proposta que alegadamente o Manchester United terá feito ao FC Porto? 30 milhões. Resposta portista? Não.

A notícia está este sábado no site italiano CalcioNews24, que insiste na ideia de que o colombiano do FC Porto é uma das prioridades de mercado de Alex Ferguson, que tem tempos terá mesmo tentado os portistas com um negócio que envolveria não só dinheiro como também o português Nani.

James tem sido insistentemente ligado ao Manchester United, muitas vezes apontado como o clube que segue com mais atenção a carreira do colombiano que o FC Porto contratou em 2010 ao Banfield, da Argentina, num negócio que na altura foi noticiado como "jogada de antecipação" dos portistas sobre um jogador que o Benfica quereria para substituir Dí Maria, que saíra para o Real Madrid.

O contrato de James com o FC Porto termina em junho de 2016.

in "ojogo.pt"

PINTO DA COSTA "Este clube não luta para que outros percam"

Pinto da Costa inaugura esta sexta-feira a 101ª casa do FC Porto. Recebido na autarquia de Estarreja, o presidente portista ressalvou que o clube pensa apenas em vencer os seus jogos.


Pinto da Costa inaugura esta sexta-feira a 101ª Casa do FC Porto, tendo já sido recebido na Câmara Municipal de Estarreja pelo autarca José Eduardo Matos.

O presidente portista discursou na autarquia, fazendo questão de realçar que no FC Porto "lutam para ganhar, mas não lutam para que os outros percam", referindo-se a uma certa euforia de alguns com a derrota portista em Málaga.

"Hoje estou com grande moral porque vi um Papa mais velho que eu", disse Pinto da Costa, revelando bom humor já depois de explicar que depois da derrota na Liga dos Campeões nunca colocou em causa a presença em Estarreja. "Há dois dias tivemos um percalço na nossa atividade desportiva e no final do jogo com o Málaga perguntaram-me se vinha a Estarreja. E respondi: claro que vou. Porque as pessoas de Estarreja amam o FC Porto mesmo quando não vencemos", disse ainda na Câmara, onde esteve antes de dirigir-se para a Casa do FC Porto em Estarreja, onde voltará a discursar.



"Como se esperava, o CJ deu-nos razão"


O presidente do FC Porto, que inaugura em Estarreja mais uma casa do clube, referiu-se à decisão conhecida hoje que mantém o FC Porto na Taça da Liga.

"Como esperávamos o Conselho de Justiça deu-nos razão. É evidente que depois de ter sabido que todos os juristas eram da mesma opinião e que o Vitória de Setúbal alicerçou o seu recurso na opinião do dr. Ricardo Costa e do Rui Santos, mais me deu a certeza que razão estava do nosso lado. Não tenho nada que congratular ou ficar efusivo com a decisão", disse Pinto da Costa,

Em declarações ao Porto Canal, o presidente portista referiu-se à derrota em Málaga, que ditou o afastamento do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões. "Todos lamentámos ter perdido, mas estamos com o mesmo espírito. Vim cá porque as minhas visitas não têm a ver com os resultados. Nunca imaginei ver tanta gente. Continuamos fortes e isto é prova inequívoca. Voltarei cá para festejar alguma coisa", finalizou.

in "ojogo.pt"

PSG já negoceia João Moutinho?

De França chega a notícia de que o clube francês iniciou contactos com o FC Porto tendo em vista a transferência.


Não é novidade o alegado interesse do Paris Saint-Germain em João Moutinho mas o mesmo volta à baila. O Le 10 Sport.fr garante que os responsáveis do clube parisiense já iniciaram mesmo contactos com o FC Porto tendo em vista a contratação do internacional português.


O PSG teve oportunidade de observar bem de perto o médio, já que defrontou os dragões na fase de grupos da Liga dos Campeões. E dinheiro é algo que não falta ao clube francês. 



Refira-se que Moutinho tem contrato com o FC Porto até 2015 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Fla deve 250 mil euros a Liedson


Levezinho marcou presença em, pelo menos, 70 por cento das convocatórias do Flamengo entre agosto e outubro, dado que lhe rende um rico bónus.
Liedson está no FC Porto mas, pelos vistos, não saiu do Flamengo com as contas acertadas. De acordo com o Globoesporte, o Levezinho reclama 700 mil reais, mais de 250 mil euros no câmbio atual, ao clube cariosa, por ter sido convocado pelo menos em 70 por cento dos jogos entre 1 de agosto e 31 de outubro. Entrar em campo não seria necessário. 

O órgão de informação brasileiro escreve que o Flamengo disputou 20 partidas no referido período, todas referentes ao Brasileirão, tendo o avançado jogado 15. 

Liedson chegou ao Flamengo no início de agosto, oriundo do Corinthians. A aventura não correu de feição, pois o internacional português participou apenas em 16 jogos e apontou quatro golos. O salário, esse, era de 330 mil reais, cerca de 130 mil euros, refere o Globoesporte.

in "ojogo.pt"