sábado, 24 de dezembro de 2011

Belluschi: "Um clássico com paixão"

Na chegada à Argentina, Belluschi garantiu que volta ao Porto e com planos de futuro. Mais satisfeito por estar agora a jogar com frequência, o médio não tem vistas curtas e antevê o duelo com o Manchester City sem receios. Mas antes vem o Sporting e a importância de vencer para concretizar o principal objectivo da época: ser campeão. Apesar disso, cuidado com os leões...


Como está a correr a temporada?

Estes seis meses poderiam ter sido um bocadinho melhores. Lamentavelmente, fomos afastados da Liga dos Campeões, mas estamos em primeiro no campeonato. Melhorámos bastante nas últimas jornadas e agora vamos iniciar a Liga Europa, que já conhecemos bem porque a ganhámos no ano passado. No geral, o balanço é positivo.

E no capítulo pessoal?

Joguei menos do que esperava, porque todos queremos jogar todos os jogos. Mas quando tive oportunidade, senti-me bem. Espero que nos próximos seis meses a minha participação na equipa continue a aumentar e que o nível da equipa também.

Por que não teve tanta continuidade quanto a desejada?

Comecei como suplente. Depois tive a possibilidade de estar em vários jogos, mas não conseguimos bons resultados e o treinador mudou novamente a equipa. Nessa fase começámos a ganhar e, por isso, passei a entrar quase sempre na segunda parte. Mas isso também é positivo. Tento sempre ajudar a equipa e poder fazê-lo deixa-me feliz.

Como encararam a eliminação da Liga dos Campeões?

Foi inesperado. No último jogo merecíamos o apuramento. O que nos eliminou foram os maus resultados anteriores, mas frente ao Zenit merecíamos ser apurados. Mas o futebol é assim. Os adversários da Champions são mais difíceis, mas agora estamos noutra competição, onde trataremos de repetir o ano passado.

Mas o sorteio da Liga Europa não foi bom...

Sim, tivemos azar. Calhou-nos um dos adversários mais difíceis que podia calhar. Mas temos de os defrontar e qualquer um pode ganhar. Temos muita fé em nós próprios para superar o Manchester City.

Acha que se podem repetir os títulos da temporada passada?

Já estamos fora da Taça de Portugal, mas a ideia é ganhar todas as provas em que ainda estamos. Principalmente o campeonato, mas depois, também a Liga Europa. Seria muito bonito voltar a ganhá-la.

E a luta com o Benfica, como está?

Temos os mesmos pontos e este ano o Sporting está muito melhor. Estão a seis pontos, mas é uma equipa que joga bem e que vamos defrontar no início de 2012. Creio que este ano o campeonato vai ser muito lindo e disputado. Nós faremos os possíveis para revalidar o título.

Como perspectiva esse clássico que se segue?

É lindo jogá-lo. Será um jogo vivido com muita paixão. O Sporting é uma das maiores equipas que se pode defrontar em Portugal e será muito difícil. Como dizia, formaram uma nova equipa que está a funcionar bem. Para ganhar, teremos que jogar muito concentrados e não podemos cometer erros.

Qual será o seu futuro imediato? Na Argentina, o River Plate voltou a interessar-se por si...

Só estou em negociações com o FC Porto. Do River Plate só sei pelos jornais, porque ninguém falou comigo. Serei sempre agradecido ao que o River me deu e talvez possa voltar no futuro, mas agora a minha prioridade é continuar no FC Porto e jogar mais uns anos na Europa. Mas ainda sou jovem e tenho vontade de um dia voltar.

Vai mesmo renovar contrato? Também se falou do interesse de outros clubes europeus...

Há sempre rumores, mas a mim ninguém me comunicou nada. A única coisa que tenho de concreto foi o que falei com o meu clube. Em Janeiro vamos renovar o contrato até 2015. Sinto-me muito bem no Porto, a minha família também, e isso é importantíssimo.

"Trabalho para voltar à selecção"

Belluschi já foi orientado por Alejandro Sabella, novo seleccionador argentino, mas não acha que isso é uma vantagem para que possa voltar à selecção. Ainda assim, aponta a esse objectivo. "Sabella foi adjunto de Passarela quando estava no River, mas isso não muda nada. Trabalho sempre com a ideia de voltar a estar na selecção da Argentina", comentou. "Isso é o máximo que qualquer futebolista aspira e oxalá possa voltar a ter uma oportunidade", prossegue, negando ter conversado ou tido algum contacto com o treinador na sua recém-visita a Portugal.



in "pjpgp.pt"

À espera do dragão no sapatinho

Em época de presentes há um que Teófilo Gutiérrez - pai do avançado do Racing com o mesmo nome, cobiçado pelo FC Porto - gostaria que o filho recebesse. "Deus queira que se concretize tudo e que o Teo chegue ao FC Porto. Se isso acontecer, não tenho dúvidas de que vai fazer muitos golos lá e que os adeptos vão gostar dele em pouco tempo", declarou a O JOGO. A questão é muito simples: o avançado sonha dar o salto para a Europa. "Contou-me que há interesse do FC Porto e que espera que tudo se concretize", confirmou, antes de revelar mais pormenores: "Para ele, é uma satisfação enorme que Falcao o tenha recomendado, porque o Teo admira o que ele conquistou naquele clube. Depois, Falcao conhece bem as condições que oferecem e o meu filho sabe que pode fazer tantos golos como ele no FC Porto."
Com os colombianos James Rodríguez e Guarín no plantel, não faltam aspectos decisivos para que Teo se sinta em casa no FC Porto em pouco tempo. "Ter James e Guarín ao seu lado seria muito importante, porque teria com quem conversar e partilhar os seus costumes. Já se conhecem da selecção colombiana e acredito que o ajudariam muito a adaptar-se", sublinhou.
Como é natural, ansiedade e expectativas misturam-se mais a cada dia que passa, enquanto as negociações não se concretizam. "Os seus representantes estão a gerir diversas propostas, mas o FC Porto é uma grande equipa europeia e os jogadores como o Teo sonham jogar em clubes dessa magnitude. Ele tem feito a sua carreira passo a passo e chegou a hora de dar o grande salto", confia o pai.


Digere mal as provocações

O avançado é descrito pela Imprensa como um jogador que ferve em pouca água, mas Teófilo (pai), que conhece como ninguém a personalidade forte do filho, nega que ele seja conflituoso. "Não gosta que lhe digam coisas, que o agridam. Quando insultam a mãe ou se metem com os seus amigos, entra em parafuso. Já lhe disse que precisa de se acalmar, e ele está a entender isso. Foi sempre uma criança irrequieta, mas respeitadora acima de tudo", descreveu.

brahimovic é a grande referência do goleador

De número 10 a ponta-de-lança foi o caminho que Teófilo Gutiérrez percorreu em pouco tempo, de tal forma que os que lhe chamavam Valderrama, pelas suas qualidades técnicas, mudaram a alcunha para Ibrahimovic, quando ele se revelou como goleador. "Era uma espécie de número 10, tinha um estilo parecido com Valderrama, por isso lhe chamavam Pibe. Tem muita qualidade quando toca na bola. Mais tarde puseram-no a jogar mais à frente, e foi quando ele explodiu como goleador", contou o pai. Mas a alcunha passou a mais do que isso para Teófilo Gutiérrez, que elegeu o avançado sueco do Milan como seu ídolo: "Tem uma admiração enorme por Ibrahimovic, adora o estilo dele e a forma contundente como define as jogadas. É tão fanático que Ibrahimovic já lhe mandou uma camisola por intermédio de Mário Yepes."

in "ojogo.pt"

Guarín e Defour correm para Alvalade

Depois de seis jogos sem derrotas é altamente improvável que Vítor Pereira faça alterações na fórmula que encontrou para contrariar o início intermitente. Mas, se desejar utilizá-los, já deve ter à disposição Guarín e Defour, dois médios muito utilizados e que estão parados por lesão há já algum tempo. A evolução das respectivas lesões indica que nos primeiros treinos pós-Natal os dois possam voltar a trabalhar sem limitações. Assim sendo, serão opções para Alvalade e podem reforçar o banco de suplentes, carente de médios desde há algumas semanas a esta parte.


in  "ojogo.pt"

Não faltam propostas para negociar Walter

Depois de Vítor Pereira ter afirmado que teria de haver ajustes para o caso de chegarem reforços no decorrer do mercado de Inverno, Walter surge como um dos jogadores prestes a sair do Dragão. Abordado por O JOGO, Teodoro Fonseca, seu representante, revelou que a SAD portista tem em seu poder seis propostas de clubes brasileiros. "Há seis clubes interessados no Brasil, o FC Porto tem essas propostas em seu poder, mas, para já, não o liberta", comentou. Uma questão de timing, porque é quase certo que Walter será uma das baixas de Janeiro.
Numa altura em que o nome de Teófilo Gutiérrez surge na agenda portista, o mais certo é que uma questão possa estar dependente da outra, mas Teodoro Fonseca não pôde adiantar-se muito mais: "Para já, o Walter é uma incógnita. É uma decisão do FC Porto e que só eles podem tomar quando entenderem."
De qualquer forma, quem não escondeu o interesse no avançado foram os responsáveis do Cruzeiro, clube que revelou ter conversado com o FC Porto para fazer uma proposta. "Fiz um contacto com o FC Porto para o empréstimo do Walter por um ano. Senti uma enorme receptividade do clube para isso mas ficaram de nos dar uma resposta em breve. Acredito que tudo pode dar certo. Estou confiante", revelou entretanto Dimas Fonseca, director do futebol do clube de Belo Horizonte, em declarações ao Maisfutebol. A ideia passa por receber o jogador emprestado mas, tal como para os outros interessados, a questão ficou de ser analisada nos próximos dias.
Walter, recorde-se, não treinou na última semana, o que contribuiu para alimentar algumas especulações em redor do seu futuro. Mas na origem desta ausência do avançado estão, ao que tudo indica, questões familiares que já influenciaram o seu rendimento no início da temporada. Na sequência disso, aliás, o Bigorna acabou por não ver o seu nome inscrito nas competições europeias, o que acabou por afastá-lo das opções de Vítor Pereira na Liga dos Campeões.
O técnico acabou por recorrer a Walter apenas pontualmente e o jogador viu-se relegado para o banco ou para a bancada na maior parte dos jogos. "O Walter é um jogador de equipa e cumpre aquilo que o clube determina. É lógico que preferia jogar mais, mas é uma situação que encara com tranquilidade", declarou Teodoro Fonseca, que vai ficar a aguardar por um sinal do FC Porto.

Plantel em reavaliação

No final do último jogo do ano do FC Porto, em Paços de Ferreira, Vítor Pereira manifestou o desejo de ver devidamente geridas as questões que o mercado de transferências poderá levantar, de modo a que o plantel não fique com excesso de jogadores. Por esta altura, com Danilo, que chega no início do ano, o grupo à disposição do técnico soma 26 jogadores, o que colocará a necessidade de ajustar a situação às necessidades. Nesse sentido, e quando se sabe da "pressão" colocada com Danilo, prevê-se que entre as opções para o lugar (Sapunaru e Fucile) possa haver a necessidade de proceder a ajustes.
O mesmo poderá suceder no ataque, conhecido que é o interesse do FC Porto em dotar o sector de opções mais contundentes. Aqui também, Walter surge como um caso a gerir de acordo com o sucesso das operações desencadeadas, a exemplo da iniciativa junto de Teófilo Gutiérrez. Para além disso, o facto de Djalma jogar a CAN e passar pelo menos o mês de Janeiro ao serviço da selecção, poderá levar o clube a ponderar situações complementares.
Por fim, face à insistência dos rumores em redor de quase todos os médios dos campeões nacionais, nunca será despropositado estar atento a uma eventual proposta que possa surgir e que possa levar a SAD a ponderar um negócio.

Ecos do mercado

Guarín

O interesse de clubes italianos no médio do FC Porto foi desmentido pelo seu empresário. Marcelo Ferreira revelou a O JOGO que Guarín pretende dar continuidade à sua carreira no clube e que não recebeu qualquer proposta de clubes italianos.

Sapunaru

A Lázio foi o último clube que surgiu como interessado em Sapunaru. Mas apesar de o FC Porto ter adquirido a última fatia do seu passe, no início da época, e de ter sido eleito jogador do ano na Roménia, o defesa nem por isso deixa de entrar nas cogitações dos acertos.

Fucile/Rodríguez

A chegada de Danilo pesa no sector e Fucile, que até arrancou a titular, pode ser um dos transferíveis. Cristian Rodríguez está em final de contrato e ainda não foi convidado a renovar, numa altura em que voltou aos golos.

in "ojogo.pt"

Alex Sandro: «2011 foi maravilhoso para mim»

DEFESA ESQUERDO ESTÁ NO BRASIL



O defesa esquerdo Alex Sandro participará no sábado, pela manhã, num jogo de solidariedade em São Paulo, um evento que o próprio organizou e que será realizado no Estádio Municipal Silvio Salles. O defesa mostra-se satisfeito pela iniciativa, num ano em que "cumpriu vários sonhos".
"É muito bom ter a oportunidade de estar com a minha família e com os meus amigos e ainda ajudar as pessoas da minha cidade. Espero que seja um ótimo jogo com bastante público", contou o lateral.
"Este ano realmente foi maravilhoso para mim. Tudo aconteceu na hora certa e da maneira que deveria acontecer. Realizei muitos sonhos e só tenho a agradecer por tudo o que aconteceu. Espero que 2012 seja um ano tão especial quanto este que passou", completou.
Recorde-se que o jovem foi campeão sul-americano, ao serviço do Santos, conquista que o lançou para uma aventura europeia, ao serviço do FC Porto, e que também abriu as portas da seleção brasileira
in  "record.pt"

Danilo chega mais tarde

A possibilidade de Danilo, reforço de inverno do FC Porto, vir a jogar em Alvalade, com o Sporting, a 7 de Janeiro, é remota. O que não quer dizer que não possa vir a fazer parte dos planos de Vítor Pereira para o clássico. Nem que seja para fazer parte do lote de convocados, só para começar a adaptar-se, a sentir o pulsar dos grandes jogos do futebol português.

Contrariamente ao que estava previsto, o internacional brasileiro, a mais dispendiosa contratação do dragão - custou aos cofres dos campeões quase 18 milhões de euros -, só chegará à Invicta no dia 2 de Janeiro. Isto é, três dias depois de recomeçarem os trabalhos no Olival (a 31 deste mês) e menos de uma semana antes do palpitante jogo com o Sporting.


in "abola.pt"

Consoada na liderança pela oitava vez em dez anos

A quadra até inspira e encoraja novos feitos, mas a tradição dos últimos anos de Liga resiste ao tempo e renova o espírito de liderança do FC Porto. Em 2011/12, o dragão volta a reservar a sua cadeira de sonho para mais um doce Natal, partindo de férias no conforto do primeiro lugar da classificação.

Um facto incontornável, que atribui ainda maior força à argumentação da equipa de Vítor Pereira, contestando qualquer teoria de enfraquecimento do campeão nacional. Mesmo que o quadro actual não descubra a concorrência tão distante do topo da tabela: o Sporting segue seis pontos atrás, o Benfica apresenta o mesmo somatório.

A sensação de poder na principal prova do calendário português ajuda a suavizar os ferimentos europeus e da Taça de Portugal, destacando novo papel principal dos dragões no Campeonato, líderes cada vez mais incontestáveis neste momento marcante da temporada. Assim comprovam os alinhamentos classificativos desde 2002/03, numa colecção de 10 momentos em que predominam o azul e o branco.


in "abola.pt"

«Alcancei grandes feitos este ano no FC Porto» - Falcao

O atacante Falcao, transferido este ano do FC Porto para os espanhóis do Atlético Madrid, lembrou esta sexta-feira à noite o sucesso alcançado no clube português.

«Este ano alcancei grandes feitos no FC Porto e a transferência para a Espanha na minha carreira é algo interessante», disse Falcao ao canal de televisão TV Caracol.

De regresso à Colômbia para gozar alguns dias de férias, o avançado mostrou-se ainda agradado pela recepção de que foi alvo, no aeroporto de Bogotá: «Sempre que venho à Colômbia as pessoas dão-me demonstrações de apoio, o que acaba por incentivar todos os atletas que jogam no exterior para tentar elevar o nome país.»


in "abola.pt"