quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Falcao fiel ao Porto: «Espero voltar a jogar na próxima semana»

Avançado fala sobre a lesão e o seu futuro no clube azul e branco


Radamel Falcao não vai representar a selecção da Colômbia no duelo particular com a Espanha. Contudo, o avançado portista conta regressar à competição na próxima semana. Nesta altura, El Tigre trabalha de forma condicionada, enquanto o F.C. Porto prepara os embates com Sp. Braga e Sevilha.

«Não estava a 100 por cento para disputar um jogo desta importância, no meu clube também não estava a jogar há umas semanas, portanto não seria prudente. Foi um forte traumatismo no joelho, que me provocava muita dor. Esta semana já comecei a trabalhar com o grupo e espero, na próxima, voltar a jogar», explicou o jogador, ao site colombiano Futbolred.

A imprensa do seu país continua a equacionar o futuro do avançado, mas Falcao voltou a provar a sua fidelidade ao emblema azul e branco: «Tenho mais dois anos e meio de contrato com o Porto e só penso que terminar bem a época. Estou muito bem no Porto, sou muito bem tratado. A equipa potencia as minhas capacidades e fez com que eu cresça como jogador.»

James Rodriguez também desperta a curiosidade dos colombianos. O jovem esquerdino tem conquistado o seu espaço no onze de André Villas-Boas e Falcao elogia os seus desempenhos. «Usam o James no lado esquerdo e ele tem as características para jogar ali. Por isso, agora, com o passar os meses, está a ter mais continuidade, até ser titular sempre», disse. 

Radamel Falcao é presença regular nas redes sociais. O avançado colombiano actualiza o seu Twitter com regularidade e está deliciado com o lançamento do seu novo site. Uma forma de dar asas a uma paixão. «Não cheguei a licenciar-me como jornalista, essa é uma questão pendente na minha vida. Com o Twitter e a página oficial, as pessoas podem conhecer um pouco mais da minha vida e ter contacto comigo», rematou.

in "maisfutebol.iol.pt"

MONCHO: «É UMA PROVA DIFERENTE QUE QUEREMOS VENCER»


O primeiro objectivo é vencer, assume Moncho López, que distingue outros propósitos na participação portista na II Supertaça Compal. Acelerar o processo de amadurecimento da equipa é um deles, reconhecido também por Miguel Miranda.

Em superflash realizada esta quarta-feira, no Dragão Caixa, treinador e jogador assumiram planos e dificuldades, em particular no jogo físico com as equipas angolanas.

Na primeira jornada da prova, que decorrerá até domingo, na arena do Campo Pequeno, em Lisboa, o FC Porto Ferpinta defronta o Benfica, às 21h00 de sexta-feira. Libolo (vencedor da Taça de Angola) e 1.º de Agosto (campeão angolano) são os outros adversários dos Dragões.

Moncho López: «Para amadurecer»
«É uma competição diferente, mas que procuraremos disputar com a mentalidade de sempre, procurando vencê-la. Serve também para adquirir experiência, sobretudo para os jogadores mais jovens, frente a equipas que praticam outro basquetebol, com outras características, o que, desde logo, permite à equipa amadurecer a todos os níveis. É uma prova muito aberta, pelo que o favoritismo deve ser repartido por todas as equipas. No que nos diz respeito, lideramos o campeonato e estamos a jogar bem. O ambiente não é fundamental, desde que joguemos concentrados. Temos por costume entrar bem neste género de competições. Vamos ver se isso acontece novamente.»

Miguel Miranda: «Por mérito próprio»
«É uma competição importante, em que estamos presentes por mérito próprio e na qual entramos, obviamente, para ganhar. Frente às equipas angolanas, vamos encontrar um basquetebol completamente diferente daquele que se joga na Europa, mais atlético e baseado no um contra um. As equipas africanas, em termos técnicos e tácticos não melhores do que as equipas europeias, mas lutam muito, com muito contacto e muitos jogadores a saltar pela posse de bola. Creio que, também por isso, as equipas portuguesas são favoritas.»

in _"fcp.pt"

DUARTE GOMES DIRIGE BRAGA-FC PORTO

Duarte Gomes, da AF Lisboa, é o árbitro nomeado para dirigir o SC Braga-FC Porto, encontro da 19.ª jornada da Liga, com início agendado para as 20h15 do próximo domingo, no Estádio Municipal de Braga.

Empregado bancário de profissão, Duarte Gomes, de 38 anos, será auxiliado pelos árbitros assistentes Venâncio Tomé e Pedro Garcia.


in "fcp.pt"

Falcão e Alvaro Pereira no relvado

EL TIGRE PODERÁ JOGAR EM BRAGA


Boas notícias para André Villas-Boas: as horas extras de treino de Falcão parecem estar a surtir efeito e tudo indica que El Tigre estará disponível para defrontar o Sp. Braga no sábado, para a 19.ª jornada.
No treino desta quarta-feira, Falcão e Alvaro Pereira já trabalharam no relvado do Olival, ainda que condicionados. Se a recuperação total do colombiano parece estar para breve, o uruguaio por sua vez deverá estar apenas disponível para o jogo com o Sevilha, da Liga Europa.
André Villas-Boas não contou com sete jogadores na sessão de trabalho desta manhã: Rolando, Moutinho, Hulk, Guarín e Otamendi estão ao serviço das respetivas seleções; Emídio Rafael e Sapunaru continuam lesionados.
Destaque ainda para a presença de dois internacionais Sub-19 no treino, o lateral-esquerdo Romário e o avançado Rafa.
in "record.pt"

IFFHS: FC Porto sobe para oitavo


Depois de no mês passado ter entrado no top ten o FC Porto melhorou a sua posição no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) ascendendo ao oitavo posto. O Benfica subiu 11 posições e ocupa o 48.º lugar e o Sporting desceu nove, sendo o número 50 do ranking geral.
O FC Porto é a melhor equipa portuguesa no ranking de Janeiro da IFFHS ocupado o oitavo posto  da classificação geral, liderada pelo Inter de Milão.
O Barcelona subiu ao segundo lugar «empurrando» o Bayern München para o terceiro e no quarto destaca-se a presença do Real Madrid,  que ascendeu sete lugares.
Logo a seguir surge o Liverpool de Raúl Meireles, que ascendeu também um lugar, trocando com os argentinos do Estudiantes cuja pontuação, no sexto posto, é igualada pelos brasileiros do Internacional.
O FC Porto surge de seguida perseguido pelo Manchester United e pelo Atlético de Madrid, nonos.
No que diz respeito às equipas portuguesas, o Benfica é 48.º e subiu 11 lugares, o Sporting ocupa o 50.º posto, descendo nove degraus em comparação com o ranking do mês passado, e o Sporting de Braga protagonizou a maior descida perdendo 14 posições e ocupando, actualmente, a 69.ª.
Destaque ainda para a ascensão do Marítimo, n.º 175 do ranking, que subiu 14 lugares, e do Vitória de Guimarães, classificado 345 do ranking geral.
Pos.EquipaPontosDezembro/10
1ItáliaInternazionale312.0 300.0
2EspanhaBarcelona292.01 Subiu 1 posições 266.0
3AlemanhaBayern München278.0-1 Desceu 1 posições 268.0
4EspanhaReal Madrid244.07 Subiu 7 posições 218.0
5InglaterraLiverpool234.01 Subiu 1 posições 232.0
6ArgentinaEstudiantes231.0-1 Desceu 1 posições 235.0
6BrasilInternacional231.01 Subiu 1 posições 231.0
8PortugalFC Porto228.02 Subiu 2 posições 219.5
9InglaterraMan. United226.0-1 Desceu 1 posições 222.0
9EspanhaAt. Madrid226.0-5 Desceu 5 posições 244.0
11InglaterraChelsea220.0-3 Desceu 3 posições 222.0
12ItáliaJuventus208.01 Subiu 1 posições 208.0
13BélgicaAnderlecht204.0-1 Desceu 1 posições 208.5
14ParaguaiLibertad202.02 Subiu 2 posições 199.0
15RússiaFC Zenit199.5 199.5
16BrasilSão Paulo199.0 199.0
17BrasilCruzeiro196.0-3 Desceu 3 posições 203.0
18EspanhaVillarreal194.019 Subiu 19 posições 174.0
18EspanhaValencia194.02 Subiu 2 posições 190.0
20HolandaAjax193.5-1 Desceu 1 posições 193.5

Em defesa da invencibilidade

As próximas duas deslocações do FC Porto a Braga e Sevilha vão testar a base daquilo que tem permitido manter a regularidade desta equipa de André Villas-Boas esta temporada, que passa por não perder e sofrer poucos golos, sendo que o primeiro aspecto assenta precisamente no segundo. Para além do Braga; Guimarães, Leiria, Sporting, Marítimo e Naval marcaram golos ao FC Porto no campeonato, sem contudo conseguirem vencer. Pelo meio, os azuis e brancos têm-se debatido com inúmeros problemas na defesa, com maior incidência na lateral-esquerda e no eixo, conseguindo ainda assim manter Helton e a sua baliza em segurança.

Pegando pela deslocação a Braga, o jogo promete ser um teste sério ao líder da Liga portuguesa, que terá, portanto, mais do que os três pontos em jogo no AXA. Primeiro porque o FC Porto tem a defesa menos batida - sete golos sofridos - entre os líderes dos principais campeonatos europeus e não só: mesmo entre os restantes líderes invictos, nenhum consegue melhor registo. Segundo porque se perder deixará de fazer parte desse quinteto de líderes sem derrotas - Litex Lovech (Bulgária), FC Copenhaga (Dinamarca), Maribor (Eslovénia) e Valletta (Malta) - nos respectivos campeonatos, depois do desaire do Manchester United no terreno do Wolverhampton, no passado fim-de-semana.

Sem derrotas na Liga, portanto, e com o cadastro igualmente imaculado na Liga Europa, o mês de Fevereiro começou a ser preparado com a antecipação do jogo com o Nacional, porque na Europa também este FC Porto de Villas-Boas carbura sem soluços, contabilizando sete vitórias e um empate e apenas seis golos sofridos. Quinta-feira há teste a "outra" invencibilidade, desta vez a que diz respeito à Liga Europa, com a deslocação a Sevilha para a primeira mão dos 16-avos-de-final.


Números

Os sete golos sofridos pelo FC Porto, esta época, são obra de Braga, Guimarães, Leiria, Sporting, Marítimo e Naval

19

Em 19 jornadas da Liga - somado o jogo antecipado com o Nacional - os azuis e brancos ainda não sofreram derrotas, contabilizando 17 vitórias e dois empates

4

Rolando (1710'), Sapunaru (1215'), Álvaro Pereira (1080') e Maicon (1008') formam o quarteto defensivo mais utilizado, mas Otamendi, Fucile e Rafa têm sido opções regulares.


Braga é jogo para tripla nos últimos dez anos

Jogar em Braga tem sido difícil para o FC Porto na última década, conforme está bom de ver no quadro ao lado. Esta época, em jogos do campeonato, a equipa de Domingos Paciência foi mesmo a única que conseguiu marcar por duas vezes aos azuis e brancos em 90 minutos, o que traduz bem o equilíbrio que se prevê no AXA, domingo. As 17 vitórias e dois empates do FC Porto, na Liga, prometem ter um teste importante, numa altura da temporada em que Villas-Boas só poderá contar com os internacionais a partir de quinta-feira e vive na incerteza de poder contar com jogadores-chave.

in "ojogo.pt"

Anderson: "Hulk encaixa bem no Manchester United"

Anderson deixou o FC Porto há mais de três anos, mas nunca esqueceu o clube que o apresentou à Europa. O médio continua a seguir com regularidade os jogos em Portugal e não tem grandes dúvidas em apontar a grande figura do campeonato: Hulk. "Ele é um jogador com muita qualidade. Toda a gente sabe disso. É muito forte e tem características que encaixavam bem no futebol inglês. Adaptava-se facilmente por lá. É jovem, mas já conseguiu chegar à selecção, que também é importante". Anderson acredita que o FC Porto não vai conseguir segurar o avançado por muito mais tempo e até aponta o Manchester United como um possibilidade para o compatriota. "Se fosse eu a mandar, recomendava-o já hoje. Gostaria de o ter ao meu lado e é um jogador com o estilo ideal para o futebol inglês". E Alex Ferguson, já lhe perguntou sobre Hulk? "Ele não precisa de me perguntar nada. Toda a gente vê televisão e todos sabem que ele é fantástico. O que ele está a fazer no FC Porto é incrível... os golos, a sua qualidade. De certeza que não será apenas o Manchester United que poderá estar atento. Tenho a certeza de que todos os grandes clubes o estão a seguir. E também tenho a certeza de que ele vai chegar a um dos maiores clubes da europa muito rapidamente".

No regresso à conversa sobre o passado, Anderson voltou a anunciar o desejo de regressar um dia ao FC Porto, até porque saiu de Portugal com uma sensação... "estranha". "Queria ter aproveitado mais, ter jogado mais jogos da Liga dos Campeões pelo FC Porto... Quando chegámos aos quartos-de-final, com o Chelsea, estava lesionado. Nunca desfrutei totalmente do tempo que passei no clube, mas espero ainda ter essa oportunidade no futuro". A nível pessoal, Anderson garante que já está totalmente recuperado de uma lesão que o afastou durante alguns meses dos relvados e assegura que estará de volta à grande forma dentro de pouco tempo. "Estou a voltar a jogar e sinto-me muito bem. Mas tenho de ir com calma. No entanto, o meu futuro imediato passa pelo Manchester United, com quem renovei contrato por mais cinco anos", explicou.


"Campeão a 80 por cento"

Apesar de seguir o campeonato português à distância, Anderson mantém-se ligado ao FC Porto. "Continuo a falar com muita gente... Sou amigo do Hulk, do Fernando, Helton... Tenho um grande carinho pelo clube e, como já disse várias vezes, espero voltar lá antes de terminar a carreira, porque tenho muito carinho por todos, adeptos incluídos". Para além de assistir, sempre que pode, aos jogos do campeonato português - "gosto de ver jogar os amigos que deixei por lá" -, Anderson sabe também que muito dificilmente o FC Porto deixará escapar o título esta temporada. "Não se pode assegurar que já seja campeão, mas conhecendo bem aquele clube atrevo-me a dizer que está muito perto de o ser. Aliás, diria mesmo que tem oitenta por cento de hipóteses de ser campeão. Tem uma vantagem muito grande e, com condições normais, o FC Porto nunca perderá quatro ou cinco jogos seguidos. Para mim, o campeonato está quase decidido".


"Nani é fantástico e vai ter que esperar"

Nani tem-se assumido, esta temporada, como um dos principais jogadores do Manchester United. Na hora de elogiar o internacional português, Anderson não poupa nos elogios. "Ele está muito bem. Tem marcado muitos golos e está a confirmar que é um jogador fantástico. O Nani não tem parado de crescer como jogador e, se continuar assim, vai estar dentro de pouco tempo entre os melhores do mundo". O brasileiro falou ainda de Bebé, com quem mantém uma boa relação pessoal, e comparou o jovem internacional a Nani, Ronaldo e a ele próprio. "Está a viver uma situação complicada, porque não é fácil chegar ao Manchester e começar logo a jogar. O Bebé está a ir devagar, sem pressas, porque ainda é jovem. Um dia vai ter a oportunidade dele, porque ele tem qualidade. Eu, quando cheguei a Manchester, até já tinha um grande currículo, mas também estive quase dois anos a jogar pouco, tal como aconteceu com o Nani e o Ronaldo. Com o Bebé não vai ser muito diferente", concluiu.

in "ojogo.pt"

Iturbe: «Agora todos me chamam Pulguita»

RGENTINO COMPARADO AO MELHOR DO MUNDO


Foram muitos os jovens argentinos comparados a Diego Maradona que tombaram pelo caminho. Messi foi o único que resistiu e até já passou a ser uma referência no seu país. Não espanta, por isso, que Juan Iturbe tenha sido equiparado ao melhor do Mundo da FIFA.
Já o era antes do torneio sul-americano e muito mais a partir do momento em que decidiu o duelo com o Brasil. O reforço do FC Porto está na ribalta e mostra-se maravilhado.
“Deixam-me louco quando me comparam a Messi. Agora todos os companheiros da seleção me chamam Pulguita. A verdade é que é um pouco incómodo, porque o Messi é único, o melhor jogador do Mundo. Ao mesmo tempo, é um orgulho que as pessoas e a imprensa digam que o meu estilo de jogo é parecido com o dele”, confessou o extremo de 17 anos.
in "record.pt"