quarta-feira, 7 de março de 2012

James: «Não nego que gostaria de jogar no Man. Utd»

Colombiano garante, ainda assim, que para já só pensa em ser campeão no F.C. Porto


James Rodríguez garante que a sua cabeça está unicamente no F.C. Porto, mas, numa altura, em que se vai falando da possibilidade de rumar a outras paragens, com o Manchester United à cabeça, o jovem colombiano não esconde a ambição. 

«Para já penso no F.C. Porto, em ser campeão e estou muito feliz cá. Agora, se essa opção surgir, não vou negar que gostaria de jogar num clube como esse», afirmou o jogador, ao jornal colombiano Nuevo Estadio, referindo-se à equipa de Alex Ferguson. 

Sobre o seu momento atual, James frisou que ainda pode «dar muito mais». «Tenho esforçado-me nos treinos para ganhar a titularidade no F.C. Porto», afirmou. 

Aos 20 anos, o colombiano é um valor seguro do plantel portista. Apesar de ter demorado a entrar na equipa, na época passada, James diz que já demonstrou que tem «qualidade para ficar na Europa». 

«Independentemente da idade, se jogas bem e tens confiança e atitude, as coisas têm de sair bem», referiu. 

James Rodríguez falou também da seleção do seu país, dando conta do desejo de jogar o Mundial do Brasil, em 2014. «Há muita expectativa, há jogadores muito bons, muita confiança e a vitória sobre o México devolveu-nos a fé», concluiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Belluschi acredita que é compatível com Lucho

O argentino revela que saiu do Porto para jogar mais. Aposta em voltar na próxima época. Itália surgiu como oportunidade perfeita. Miguel Veloso tem ajudado na adaptação ao Génova.




Em 2009, Fernando Belluschi chegou ao FC Porto, então treinado por Jesualdo Ferreira, e tinha a missão de fazer esquecer Lucho Gonzalez, o capitão que tinha acabado de sair para Marselha. Cedo se percebeu que se tratavam de dois jogadores bem diferentes. Certo é que com o regresso de "el comandante", Belluschi não ficou no Dragão.

Uma coincidência, na opinião do actual jogador do Génova, porque os dois são compatíveis. "Somos compatíveis e ficaria encantado por jogar ao lado do Lucho", revela Fernando Belluschi, em entrevista a Bola Branca. A chegada do antigo capitão é ainda avaliada de uma forma muito positiva, com relevância para a importância que ele tem na equipa: "é um jogador de muita qualidade, com muita experiência, que está de volta ao clube e que tem o apoio dos adeptos".

Saiu para Génova, mas com a intenção de voltar ao FC Porto
A saída de Belluschi, no mercado de Inverno, foi algo surpreendente, porque, apesar de não ser titular indiscutível, o argentino era regularmente utilizado por Vítor Pereira. Contudo, não era sufuciente para o jogador: "saí, porque não sentia que era tido em conta para a equipa inicial. Precisava de jogar mais e vir para o futebol italiano foi uma boa oportunidade".

Cedido ao Génova, o médio sul-americano quer "provar valor, fazer boas exibições para voltar ao Porto". Belluschi tem contrato até 2013 com os campeões nacionais e quer voltar, até porque revela que se sentia bem no clube, "só que pensava que podia jogar mais".

Miguel Veloso tem ajudado na adaptação a Itália
Miguel Veloso, o argentino Roberto Palacio e o chileno Jorquera têm sido os jogadores que mais têm ajudado Belluschi a instalar-se em Génova. O médio emprestado pelo FC Porto diz que "a adaptação está a correr bem", contudo, está ainda a tentar "entrar no ritmo do futebol italiano". Desde que chegou a Itália, já foi utilizado em seis jogos.

A visibilidade de que começa a ter na Serie A poderá abrir a porta da selecção argentina. Internacional por cinco vezes, Belluschi, apesar da grande concorrência, está na luta por um lugar. "Trabalhava para jogar no FC Porto e para tentar uma oportunidade na selecção. Fui chamado um par de vezes, ainda que para encontros amigáveis. Aqui vou fazer a mesma coisa. Há muita concorrência, mas o campeonato italiano tem mais visibilidade na Argentina. Vamos ver o que acontece", conclui o jogador.


"FC Porto é o principal candidato"


Belluschi fala do hábito de vencer na Luz. Aponta o título ao FC Porto. Braga já não surpreende.

Depois da vitória na Luz, Fernando Belluschi não tem dúvidas de que o FC Porto é o principal candidato ao título. O jogador argentino sublinha a importância da "motivação extra" de vencer no terreno do Benfica. Além da vantagem pontual, há uma vantagem psicológica a favor dos dragões.

"Felizmente ganhámos e subimos ao primeiro lugar. O Porto é sempre candidato, mais agora que ganhou no campo do Benfica. É sempre difícil, apesar de ultimamente estamos a ganhar sempre", diz Belluschi em entrevista a Bola Branca, desde Itália, onde assistiu ao clássico. O médio argentino foi emprestado ao Génova, em Janeiro. Ele que teve duplo motivo para festejar na sexta-feira, porque a vitória do FC Porto aconteceu no dia em que a filha completou um ano. 

Apontando o FC Porto à renovação do título de campeão nacional, Belluschi, além do Benfica, fala da força do Braga. A equipa minhota já não surpreende o médio que esteve nas últimas três épocas em Portugal. "O Braga não pode surpreender ninguém. Há dois ou três anos que têm feito grandes exibições e têm jogadores de grande nível. É muito bom para o campeonato que outra equipa, além de FC Porto, Benfica e Sporting, possa lutar por títulos, não só em Portugal, mas também a nível internacional.

in "rr.pt"

F.C. Porto: cinco miúdos com o plantel principal

Luís Pinto e João Costa evoluíram junto de Helton e Bracali, a par de Tiago Ferreira, André Teixeira e Tozé


O F.C. Porto continua a preparar a receção à Académica, encontro referente à 22ª jornada da Liga 2011/12. O líder da competição tem três baixas no plantel: Mangala, Danilo e Silvestre Varela.

Vítor Pereira chamou cinco jogadores da formação para os trabalhos do plantel principal, incluindo dois guarda-redes. Isto porque Kadu foi integrado na preparação dos sub-19, face à disputa da fase final da categoria.

Luís Pinto e João Costa evoluíram junto de Helton e Bracali, notando-se ainda as presenças de Tiago Ferreira, André Teixeira e Tozé. Para além dos três lesionados, o treinador terá ainda de fazer uma gestão disciplinar: Hulk e Maicon estão a um amarelo cada da suspensão.

Fernando falou esta manhã com os jornalistas, antes do treino no Olival, e Vitor Pereira fará o mesmo na quinta-feira, à hora de almoço.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto. Afinal havia outra (vida)

Semana europeia começa hoje mas os dragões já não têm essa preocupação. Ainda há a Taça da Liga mas no Porto há uma prioridade muito clara: garantir o bicampeonato



Benfica vs FC Porto (LUSA)O mês de Janeiro parecia ter definido o futuro do FC Porto. E o de Vítor Pereira. Os dragões perderam a liderança ao empatar em Alvalade e, três semanas depois, perderam com o Gil Vicente. O resultado (3-1) não foi a única derrota da equipa. A imbatibilidade no campeonato caiu por terra e o recorde do Benfica não chegou a ser alcançado. Por falar no rival da Luz, os encarnados continuavam a ganhar e seguiam já com cinco pontos de avanço na liderança.
O fim do mês marcou a mudança. Pinto da Costa esteve activo na última semana do mercado e não quis perder oportunidades de negócio. Guarín e Belluschi saíram para Itália (Inter e Genoa), mas Lucho González voltou de França. E Marc Janko, o gigante austríaco, foi contratado ao Twente. Mais que uma derradeira aposta, Pinto da Costa estava a transmitir uma mensagem para dentro distinta daquela que o treinador, amargurado, tinha revelado após o jogo com o Gil Vicente. “Há que dizer que foi uma arbitragem vergonhosa. Se quiserem encomendar já faixas, podem fazê-lo. Se querem levar uma equipa ao colo, que a levem”, afirmou o técnico.
Menos de 48 horas depois, o plano de Pinto da Costa já estava em acção. O meio-campo azul e branco podia ter João Moutinho, Fernando, Defour, Guarín e Belluschi, mas faltava-lhe um verdadeiro patrão. Para o ter, saíram dois. É certo que Vítor Pereira perdeu uma opção para a rotatividade, mas ganhou um jogador que revolucionou o meio-campo. Lucho González (ganhou todos os campeonatos em que participou em Portugal) conquistou um lugar no onze, ao lado de Moutinho e Fernando, e revolucionou o futebol da equipa. Faltava o ataque. Kléber e Walter não estavam a corresponder e Vítor Pereira mudou a identidade dos dragões, jogando com Hulk na frente e apostando num futebol de ataque rápido, oferecendo a iniciativa de jogo ao adversário. Para isso chegou Janko, um goleador que marcou nos três primeiros jogos.
A identidade camaleónica do FC Porto voltou a mudar. Basta ver a forma como os dragões jogaram nos clássicos. Em Alvalade, ofereceram o jogo ao Sporting apostando nos desequilíbrios de Hulk, praticamente abandonado na frente. Na Luz, entraram a mandar, marcaram primeiro e conseguiram superiorizar-se no meio-campo, graças ao novo fulgor que Lucho trouxe. Em cinco semanas, o FC Porto passou de morto e enterrado a vivo e no papel de favorito para conquistar o campeonato.
Os únicos resultados negativos durante este processo foram com o Manchester City (1-2 e 0-4). É certo que a humilhação podia ser evitada, especialmente no jogo de Inglaterra, mas a eliminação funciona a favor do actual campeão. Hoje começa mais uma semana europeia e Vítor Pereira não está preocupado. O único objectivo é recuperar fisicamente os jogadores para que estejam todos disponíveis no próximo fim-de-semana contra a Académica e não é preciso impor uma política de rotatividade (até por isso não houve problema em abdicar de Belluschi e Guarín e contratar apenas Lucho).
A segunda vida do Dragão chegou no momento exacto, bem como uma injecção de confiança que parece ter sido drenada directamente do Benfica. Com uns a subir e outros a descer, continua a haver um encontro que pode traçar o futuro das duas equipas esta época: o jogo da meia-final na Taça da Liga, na Luz, a 21 de Março. A confiança será decisiva.
in "ionline.pt"

"O MAIS ESPECIAL FOI CONTRA O BARCELONA"

Pedro Gil esteve de baixa por uns dias e logo deixou saudades. Quando regressou ao rinque no último fim-de-semana, voltou aos golos. Com arte, magia e classe. O primeiro tento do espanhol nos 9-4 ao HC Braga já percorreu todo o universo cibernético dos adeptos do hóquei e recolheu elogios unânimes. O protagonista agradece, mas lembra um golo que, para si, foi ainda mais especial.

O Pedro esteve uns tempos lesionado e por isso arredado dos rinques e dos golos, mas nesta partida com o HC Braga parecia já estar em grande forma. Foi o regresso ideal?
"O ideal para recuperar a confiança, quando voltamos a competir após lesão, é ganhar o jogo. Depois, é jogar cada vez mais minutos. Se conseguirmos chegar ao golo tanto melhor, pois ajudamos a equipa a vencer. Eu sou avançado e os avançados vivem de golos, como se costuma dizer. Não sou excepção. Estive três jogos sem jogar, mais dois jogos sem marcar, por isso a minha vontade de marcar e ajudar a equipa e os companheiros era ainda maior. Era enorme."

O seu primeiro golo (ndr: na altura, o 8-2) foi, de acordo com os seguidores do hóquei em patins, “genial”. Como recorda esse lance?
"São jogadas que acontecem no momento… Não se pode dizer que tenha sido uma situação previamente pensada. Só quando tive a bola colada ao stick é que pensei no que poderia fazer com ela, não antecipei nada. Quando estamos a falar de um livre directo ainda temos tempo para pensar no que queremos fazer e tentar executá-lo da melhor forma, mas nestes casos não. No decorrer de um jogo fazemos o que dá para fazer, fazemos o que sai no momento. Ali, saiu aquele lance, correu bem, foi um bom golo e… nada mais."

Consegue descrever a jogada aos adeptos?
"É muito difícil descrever a jogada… só se tivesse aqui a bola e o stick! (risos) Eu tenho aquela maneira peculiar de levantar a bola, que não dá para explicar por palavras. Poucos jogadores conseguem fazer aquilo, mas para mim é fácil. Até mais fácil que de outras formas, que eles acham acessíveis e para mim são difíceis (risos). Habituei-me a levantar a bola assim, tentei fazê-lo e rematar à baliza e felizmente marquei."

Percebe-se pelo seu discurso que guarda memórias mais especiais de outros golos. Qual é, então, o seu preferido?
"O meu golo mais marcante foi obtido o ano passado nos quartos-de-final da Liga Europeia, contra o Barcelona. Foi de livre directo e valeu o golo de ouro. Deu-nos a passagem às meias-finais da prova. Foi um bom golo, porque foi bem executado e porque teve a importância que teve. A ideia correu bem! (risos) Felizmente deu-nos uma vitória muito importante e garantiu o apuramento. Para mim é o golo mais especial, até por ter sido marcado contra o Barcelona, um clube do qual eu não gosto nada (risos). Um golo especial é assim, quando é bonito e dá uma vitória; não quando empatamos ou perdemos o jogo ou então ganhamos por muitos golos de diferença. Aí perde um bocado a piada."

Utilizando essa expressão do Pedro Gil, também há quem diga que com tantas vitórias consecutivas do FC Porto Império Bonança no campeonato este “perde a piada”. Como é que a equipa reage a isso?
"É evidente que cada campeonato é mais difícil que o anterior. Os olhos de toda a gente estão sobre nós, as pessoas da modalidade também preferem que apareçam outros campeões… Há quem já esteja “farto” de ver sempre os mesmos a festejar e não se canse de dizer que é melhor para a modalidade haver novos vencedores. Tudo isso se sente em campo. Mas nós somos um grupo unido que consegue ultrapassar todas essas coisas. Podemos ter melhor ou pior jogo, maior ou menor rigor, a determinado momento, mas temos uma grande atitude para continuar a vencer e ultrapassar bem essas condicionantes. Como é óbvio, queremos voltar a ser campeões."



in "fcp.pt"

SARA OLIVEIRA EM 6.º NA FINAL DO TEST EVENT

Sara Oliveira conquistou, na tarde de terça-feira, o 6.º lugar na final dos 200 metros mariposa do Test Event. A atleta do FC Porto ficou classificada com a marca de 2:11.40, acima do obtido nas eliminatórias (2:10.96). O mínimo COP (Comité Olímpico de Portugal) para os Jogos Olímpicos de Londres situa-se em 2:10.84.

A nadadora dos Dragões é recordista nacional com 2:10.14, tempo estabelecido nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. A internacional portuguesa já alcançou o mínimo COP para Londres nos 100 metros mariposa.

O Test Event, prova de apuramento para a selecção britânica que vai disputar os Jogos Olímpicos, decorre no London Aquatics Center, até sábado, mas Sara Oliveira já deu por terminada a sua participação. O complexo desportivo vai ser palco das provas de natação das Olímpiadas.



in "fcp.pt"

Maicon pode tirar lugar a Otamendi

Depois da exibição na Luz como central será difícil Maicon continuar a lateral direito na receção à Académica. O argentino Otamendi poderá assim saltar para fora do onze.

Qual vai ser agora o enquadramento de Maicon na equipa portista? Jogará a lateral direito, como começou o clássico, ou a central, como acabou, e rematou, de forma brilhante o jogo da Luz? A resposta será dada este sábado, no jogo com a Académica, onde Vítor Pereira terá como único quebra-cabeças, imagine-se, a constituição do seu quarteto defensivo. 

Mais preocupado do que Vítor Pereira, a quem competirá fazer a gestão da equipa e dos variados estados de alma, estará Otamendi. Não só pelas suas últimas atuações titubeantes, como também por não se estar a ver o técnico portista sacrificar Rolando. 


in "abola.pt"

Fernando: «Foram os fantasmas que ganharam o jogo na Luz»

CLÁSSICO AINDA MEXE NO REINO DO DRAGÃO



O clássico da passada sexta-feira, que terminou com a vitória do FC Porto no Estádio da Luz por 3-2, mereceu ainda esta quarta-feira o comentário de Fernando.
"Se calhar foram os fantasmas que ganharam o jogo na Luz. O que as pessoas pensam não me interessa", afirmou o jogador brasileiro, respondendo a Jorge Jesus, que disse que os jogadores do Benfica não foram vencidos pelo FC Porto.
O erro do árbitro Pedro Proença ao validar um golo irregular ao defesa portista Maicon foi desvalorizado pelo jogador portista: "O árbitro é humano e o erro podia calhar a qualquer uma das equipas".
E prosseguiu: “Todos os que estavam no estádio viram o mesmo que eu. Poderia ter comentado outros lances duvidosos que tiveram tanta importância como o do terceiro golo do FC Porto”.
Os dragões prosseguem a preparação para a receção à Académica. Ciente das dificuldades, Fernando mostra-se cauteloso. “A Académica é uma equipa que está habituada a roubar pontos aos grandes por isso tudo o cuidado é pouco”
in "record.pt"

Hulk pede estreia da gestão

SOMOU A 4.ª CARTOLINA AMARELA NA LUZ


O último clássico assinalou o regresso de Hulk aos golos, mas também aos cartões amarelos. O Incrível somou a 4.ª cartolina neste campeonato nacional e, por isso, estará em risco de exclusão na próxima jornada. Tudo seria uma questão menor se não se tratasse do capitão dos azuis e brancos, uma das estrelas da equipa, e se a gestão do capítulo disciplinar não fosse uma preocupação pouco assumida por Vítor Pereira até ao momento.
É que os casos dos outros jogadores que já estiveram à bica nesta Liga Zon Sagres revelam que este não é um fator premente da equipa técnica. Agora é o nome de Hulk que está ao barulho e tudo pode mudar..

in "record.pt"

Melhor ataque do milénio

SUBIDA NA PRODUTIVIDADE OFENSIVA



Assim que Maicon colocou a bola no fundo da baliza do Benfica, o FC Porto viu subir para 50 os golos marcados na Liga Zon Sagres. O número é simbólico, mas traduz um facto que importa salientar e que vai ao encontro de um princípio do qual Vítor Pereira nunca abdica: jogar ao ataque.
Mesmo tendo passado por alguns sobressaltos durante esta época, a verdade é que o treinador pode orgulhar-se de dirigir o melhor registo ofensivo dos dragões neste milénio. Ao cabo de 21 jornadas, nem José Mourinho nem André Villas-Boas tinham uma equipa a marcar tanto no campeonato. O que mais se aproximou foi Villas-Boas, tendo-se ficado pelos 49.
in "record.pt"

Maicon só joga depois de abençoado

A vitória do FC Porto na Luz terminou em Maicon, mas começou ainda no balneário. Acabado de chegar ao estádio, o defesa cumpriu o ritual que o acompanha desde que chegou ao FC Porto e sem o qual já não consegue entrar em campo: a bênção. Maicon telefona sempre ao pastor evangélico Fábio Raimundo, ou "o apóstolo", como gosta de ser chamado, antes dos jogos. "Ligo para que tudo me corra bem, no hotel, autocarro ou, se possível, já no balneário. Ele abençoa-me e eu sinto-me melhor. Sou muito ligado a Deus", contou-nos o jogador.
Maicon já era evangélico no Brasil, mas foi na Madeira que começou a praticar. Edson Sitta, ex-colega no Nacional, foi quem o levou à Igreja e o apresentou ao pastor que nunca mais largou. A proximidade é tão grande como a devoção. Falam todos os dias ao telefone e Maicon trá-lo ao Porto a cada 15 dias. Instala-o em sua casa e ao longo de três dias promovem um culto privado para o aproximar de Deus. "Cantamos louvores, ministramos a palavra de Deus e lemos a Bíblia. Isso reforça a sua estrutura mental", explicou-nos o apóstolo.
O trabalho espiritual feito com Maicon tem, de acordo com o próprio, contribuído muito para o momento de afirmação que este vive no FC Porto. No fundo, trata-se de um trabalho psicológico para reforçar a sua crença e lhe dar força para se superar.
Segundo o apóstolo, o golo mágico na Luz foi consequência da oração que antecedeu a partida. "Sabíamos que seria um jogo decisivo e que Portugal todo iria vê-lo. Na oração determinamos que seria o dia em que Deus lhe daria a coroa suprema. Isso não é só um jogo exemplar, mas o golo da vitória. E ele, como tem muita fé, acreditou e disse 'assim seja'. Mas só aconteceu porque ele trabalhou para isso", contou.

Lesões, seleção e... Kléber


O pastor Fábio Raimundo chegou à Madeira em setembro de 1999 para jogar futebol no Camacha. Por ser muito católico, começou a organizar reuniões com outros jogadores da ilha e mais tarde fundou a Igreja Evangélica da Ilha da Madeira, onde conheceria Maicon. A palavra de Deus que ministra a Maicon é feita com vários objetivos. O primeiro é proporcionar-lhe bem-estar, tranquilidade e confiança, através da enorme fé do craque. Mas há outros, específicos, que, garante, estão a correr bem. Evitar lesões é um deles e a verdade é que o central nunca sofreu nada de grave. O próximo é levá-lo à seleção brasileira. "Ele tem esse desejo especial e a nossa oração é feita nesse sentido. Que ele dispute o Mundial de 2014, tenha grande êxito no FC Porto e no futuro seja vendido para uma equipa maior", explicou-nos Fábio Raimundo.
O próximo a tê-lo como "guru espiritual" pode ser Kléber. "Às vezes convidamos outras pessoas para os cultos. Kléber já foi. Ele já gatinha na fé. Começou agora a seguir esse caminho", conta.
Sobre Maicon, não faltam elogios. "É de uma humildade fora de série. Respeita toda a gente, não é orgulhoso nem soberbo.
Reconhece quando erra, é amigo do amigo, um grande marido e um pai exemplar. Está sempre disponível para ajudar", enumera.

in "ijigi.pt"


Lyon, Marselha e Zenit por Cebola

Só o Grémio assumiu o interesse em Cristián Rodríguez, mas um pouco por toda a Europa há outros clubes a seguirem o jogador, que em junho termina contrato com o FC Porto. De acordo com o site francês "Sport", o Marselha e o Lyon juntaram-se ao Zenit como novos pretendentes do jogador que, curiosamente, antes de chegar a Portugal jogava em França (PSG). O Inter de Milão e o West Bromwich Albion foram clubes também já associados ao jogador.


in "ojogo.pt"

Autocontrolo do capitão passou a estar à prova...

Manter o nível." O desafio que Vítor Pereira lançou no primeiro treino da semana exige recursos máximos ao plantel e a grande ameaça do momento são os quatro amarelos que Hulk passou a acumular na Liga desde o clássico da Luz.
O capitão está agora em risco de exclusão, mas a história recente mostra que o brasileiro até tem lidado bem com cenários limite. Na última temporada, Hulk acumulou quatro amarelos até à 12ª jornada, mas só cumpriu castigo à 22ª, tendo aguentado um total de oito jogos até cumprir suspensão na receção ao V. Guimarães.
Foi uma prova de maturidade que Vítor Pereira quererá ver repetida no percurso final do campeonato, até porque Hulk, não apresentando os números da época passada, continua a ser imprescindível para os dragões, tendo mesmo interrompido, na Luz, uma série de seis jornadas sem marcar.
Apesar da fama de jogador algo indisciplinado, a verdade é que Hulk não é expulso desde o famoso clássico com o Benfica de 2009/10. Foi um ponto de viragem na carreira, marcada em Portugal por outra suspensão de duas jornadas, logo no arranque dessa mesma temporada.
O camisola 12 tem vincado a capacidade de autocontrolo e esse é um trunfo de que os dragões não querem abdicar. Apesar da vantagem, a verdade é que Benfica e Braga continuam muito próximos na luta pelo título.

Maicon também no limite


Depois de uma sequência de jornadas em que quase toda a defesa cumpriu castigo, agora é a vez de Maicon gerir a sua folha disciplinar. No campeonato, só quatro equipas somam mais amarelos do que o FC Porto (P. Ferreira, V. Setúbal, Benfica e Sporting), mas Vítor Pereira conseguiu conter, pelo menos, uma queda para o vermelho que, na primeira fase da temporada, chegou a ser preocupante. O passar dos meses tem revelado uma equipa muito mais estável também no plano disciplinar.

in "ojogo.pt"

Luch: "Estrutura do FC Porto é de topo"

O regresso de Lucho ao FC Porto renovou a alma do argentino e... do coletivo da equipa de Vítor Pereira. Pelos vistos, em Marselha, os adeptos do OM é que não guardaram muitas saudades. Ontem, a rádio francesa "RMC" divulgou uma sondagem, em que 54 por centos dos adeptos confirmavam não sentir a falta dele na equipa. Vítor Pereira agradece, até porque o argentino, mal chegou, fixou-se no meio-campo e a equipa não tardou a subir de rendimento, derrotando o Benfica na Luz, na última jornada, e aproveitando para se isolar na liderança da Liga à custa de um concorrente direto.
Ontem, El Comandante esclareceu, em direto para o auditório francês, os motivos que o levaram a deixar o OM e sublinhou o principal aspeto que faz do FC Porto um clube à parte, quando comparado com o Marselha. "Existe uma grande diferença de estrutura entre os dois clubes, que permitiria ao FC Porto lutar pelo título em campeonatos como o espanhol ou o italiano. Aqui há uma estrutura de topo e os resultados obtidos pelo FC Porto nos últimos anos comprovam isso mesmo", explicou.
Com 31 anos e um contrato que o liga ao FC Porto por mais duas épocas e meia, Lucho não desvendou o que pretende fazer daqui até ao final da carreira, e muito menos se pretende aproveitar para lhe pôr um ponto final com a camisola do dragão. "Ainda não sei o que vou fazer. Ainda não pensei nisso, até porque pretendo jogar mais uns anos", confessou, ele que percebeu que o seu ciclo no OM tinha chegado ao fim, quando Deschamps o metia nos minutos finais dos jogos. "A nossa relação foi-se degradando com o tempo", reconheceu por fim.

O que vale Lucho


Paulo Assunção


"A simples presença de Lucho impõe respeito, não só pela sua enorme qualidade, mas também pela personalidade. Com a chegada dele, acredito que até os jogadores que não estavam bem melhoraram, porque o Lucho transmite muita confiança. É experiente e está sempre pronto a ajudar. Por tudo isto, se calhar, ele até é mais importante fora do campo do que lá dentro. Aprendi muito com ele e é fácil jogar ao seu lado: na altura, limitava-me a estar no sítio certo, a recuperar a bola, e a entregá-la ao Lucho, porque sabia que ele resolvia sempre a situação. Já agora, lembram-se daquele golo que ele marcou no jogo de estreia, com o V. Setúbal? Bem, o Lucho é mesmo aquilo."

Reações


Jorge Jesus teve razão ao considerar que Lucho González e Janko acrescentaram pouco ao FC Porto? Se não, o que valem os reforços?


Daúto Faquirá
ex-treinador do Olhanense

"Trouxeram estabilidade"

"Não concordo com Jorge Jesus. Janko trouxe a estabilidade que o FC Porto procurava para a posição, uma vez que andou toda a época a alternar a titularidade entre o Kléber, Hulk e até mesmo o Walter. Não estou com isto a dizer que Janko é melhor do que os outros, mas, pelo menos, trouxe estabilidade. Quanto ao Lucho, e mesmo não sendo um jogador muito intenso, pensa o jogo rapidamente, ao contrário de todos os outros que por lá passaram. Faz uma boa dupla com Moutinho."


António conceição
Treinador do Astra

"São jogadores destacados"

"São dois jogadores bem destacados e, quanto ao Lucho, nem serão precisas grandes apresentações. É um jogador com passado, uma grande qualidade e que pode acrescentar muito não só no campo, como também no balneário. Acho que o Jorge Jesus não terá razão naquilo que disse. São opiniões, respeito, mas não concordo. Quanto ao Janko, as referências são boas e era conhecida a carência ofensiva do FC Porto depois da saída do Falcao. Os números demonstram que está bem."


Casquilha
Treinador do Moreirense

"Qualidade é inquestionável"

"A qualidade de ambos é inquestionável e está à vista. O Lucho acrescenta qualidade pela técnica e pela liderança que impõe. Pode já não ter a mesma frescura de há três anos, mas trouxe a experiência que faltava a este FC Porto. O Janko acabou por devolver ao FC Porto o que perdera com a saída de Falcao. Tornou-se uma referência dentro da área mas, tão importante como isso, foi o facto de permitir libertar Hulk para outras funções. Além disso, está a revelar-se um goleador..."


Carlos Pereira
ex-adjunto do Sporting

"São opções muito valiosas"

São opções muito valiosas. O Lucho pela sua presença e conhecimento do futebol português, mas também pela sua maturidade. Veio acrescentar muito. É um jogador que sabe marcar o ritmo do jogo, é dono de uma qualidade de passe fantástica, experiente e sereno na abordagem ao jogo. O Janko tornou-se na referência que a equipa precisava. Aparece bem na área e faz boas diagonais. É um jogador que tem escola, é inteligente e o coletivo já percebeu o que ele veio trazer.


António Sousa
ex-treinador do Trofense

"O nível competitivo cresceu"

Com duas opções tão valiosas como eles, o nível competitivo cresceu, o que também veio melhorar o nível do trabalho. O Lucho pela qualidade, maturidade, por saber impor o ritmo que melhor convém à equipa. Veio dar outra maturidade. O Janko, sem deslumbrar, veio trazer qualidade no futebol aéreo. Pela sua estrutura consegue prender dois ou três defesas. Marcou três golos e é hoje uma garantia. Vieram dar outra alma, não há dúvida.

in "ojogo.pt"

Janko: "Vitória na Luz pode ter sido decisiva"

Marc Janko detalhou, no blog pessoal do site da Red Bull, a semana "intensa" que viveu antes da vitória conquistada na Luz, um resultado capaz de, segundo o avançado, aproximar ainda mais os dragões da revalidação do título. Antes, porém, Janko recordou a semana que antecedeu o clássico, a começar no jogo frente ao Feirense. "A última semana foi muito dura. No domingo à noite tive um jogo importante, em casa, frente ao Feirense, em que estive um pouco debilitado devido a uma gripe. Nessa partida, arranquei um cartão vermelho a um adversário, e com mais um jogador em campo ganhámos justamente por dois golos", começou por relatar, antes de prosseguir com a viagem que o levou até à concentração da seleção austríaca: "Depois de apenas três horas de sono, fui para o aeroporto, e demorei 16 horas a juntar-me à seleção devido a uma greve em Frankfurt. Nesse dia, ainda realizei um treino, tendo depois participado, na quarta-feira, no jogo particular com a Finlândia, que vencemos por 3-1".
Depois de ter representado a seleção, Janko regressou a Portugal, diretamente para Lisboa, onde se preparou para vencer o clássico que, segundo o avançado, pode valer o título. "No dia seguinte, encontrei-me com os meus companheiros no hotel, em Lisboa. E, 24 horas depois, vencemos um jogo muito importante e que pode ter sido decisivo para o campeonato, ao batermos o nosso grande rival Benfica por 3-2. Seis dias, três jogos, três vitórias e muitas milhas nos cartões das companhias aéreas. Foi este o balanço final, positivo, mesmo quando o desgaste e as dificuldades foram enormes". A concluir, Janko fez ainda as contas à classificação. "O balanço das últimas semanas é muito positivo. Quando cheguei o FC Porto, tinha cinco pontos de atraso no campeonato, mas agora podemos sorrir porque somos os primeiros. Temos a possibilidade de defender o título e ainda posso acrescentar uma Taça [da Liga] ao meu currículo. Mas, para já, prefiro não falar muito, não vá acontecer algum contratempo", rematou.

Jogar bem? "Importante é vencer"


Aos poucos, Janko vai revelando traços da sua personalidade, quer durante as pequenas aparições nas redes sociais, quer em relatos mais longos. Neste, por exemplo, pegou no exemplo do recente jogo da seleção para dizer que o mais importante, no futebol, é mesmo vencer. "Não foi o nosso melhor jogo [contra a Finlândia], mas foi importante para moralizar, até porque prefiro jogar feio e vencer do que perder a jogar bonito, como aconteceu com a Ucrânia", explicou.

O que vale Janko


Linz


"Agora o FC Porto tem um típico número nove. Janko é muito forte na área e precisa de poucas bolas para marcar. É forte a colocar a bola na baliza, ainda que não jogue muito com os colegas. Mas o FC Porto precisava de um goleador, uma referência na área, e agora tem. É um jogador de um toque na bola e é melhor a empurrar do que a jogar ou ser lançado de trás e ter de correr com ela. É um avançado muito específico, mas eu gosto dele pois é parecido comigo. Precisa de jogadores como Hulk e Lucho na equipa, pois tem de ser bem servido. Além disso, por ser muito alto e bom cabeceador, a equipa fica mais perigosa nas bolas paradas e pode jogar com outras soluções ofensivas. Começou muito bem."

in "ojogo.pt"