sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vítor Pereira fala de Falcao, Rodriguez, Kelvin e Mangala


A 12 de Agosto, subsistem várias indefinições no plantel do F.C. Porto.


A 12 de Agosto, subsistem várias indefinições no plantel do F.C. Porto. O mercado está aberto até final do mês e os clubes adiam decisões à procura das melhores oportunidades. Os portistas estão na mesma situação, mas Vítor Pereira acredita que não irá perder as principais unidades do seu plantel.

«O mercado está aberto e as equipas estão sujeitas à agressividade das investidas. Não posso comentar sempre que tiram e metem um jogador neste plantel. Não vou comentar possibilidades. O Falcao é nosso jogador, está a trabalhar como o profissional que sempre conheci. Estou a contar com ele e com todos que aqui estão», começou por salientar.

Falcao chegou mais tarde, a par de Guarín, e Kléber agarrou a oportunidade. Contudo, o colombiano deve regressar em breve ao onze: «O Falcao está a trabalhar, veio tarde e está a treinar para ser o Falcao do nível da época passada. Quando estiver pronto, contaremos com ele, como com o Guarin e os outros que chegaram mais tarde.»

Voltando ao mercado de transferências, Vítor Pereira repetiu a ideia transmitida na semana passada. «Já me referi ao mercado. O Porto e todos os outros clubes vivem neste mercado aberto até final de Agosto. Para mim, devia fechar a meio do mês, para as equipas trabalharem com tranquilidade. Isso não é possível», lamentou.

«O Kelvin tem muita qualidade»

Cristian Rodriguez deve ser negociado até final do mês. O jogador termina contrato esta época e tem um salário altíssimo. O treinador contorna a questão: «O Cristian faz parte do plantel. Chegou tarde e está a readquirir os índices físicos.»

«Estou satisfeito com o trabalho de todos, estão a treinar com empenho e dedicação. Temos muitos jovens ainda no plantel», lembrou Vítor Pereira, admitindo que o plantel será encurtado nas próximas semanas. Beto, David Addy, Castro, Christian Atsu, para além de Cristian Rodriguez, devem sair.

«Lembro por exemplo o caso do Kelvin (cedido ao Rio Ave na quarta-feira). O Kelvin tem muita qualidade, mas com um plantel deste nível, provavelmente não teria oportunidades para evoluir depressar. Acreditamos que rapidamente regressará a esta casa. Temos mais jogadores nesta situação e estamos a estudar a melhor forma de os colocar num contexto que os permita evoluir», explicou o técnico.

O F.C. Porto previne saídas importantes, estuda a colocação de algumas unidades e cogita a possibilidade de reforçar o plantel. Mangala, jovem defesa-central do St. Liège, está perto de rumar ao Dragão. «É um jogador que não nos pertence, pertence a outro clube. Por respeito ao clube, ao Mangala, ao Porto e aos meus jogadores, não vou fazer qualquer comentário. Não falo de elementos que não estão cá», limitou-se a dizer Vítor Pereira.




Vítor Pereira: «Quem se distrair, será surpreendido»

«Foi o que aconteceu no ano passado: distraíram-se e foram surpreendidos, de que maneira»




Vítor Pereira continua a passar uma mensagem de confiança para o exterior. Com um estilo diferente em relação ao seu antecessor, o treinador do F.C. Porto tenta convencer plenamente os adeptos e acumular títulos no banco azul e branco.

«Se não tivesse a expectativa de melhorar a qualidade desta equipa, provavelmente estava no sítio errado. Temos coisas a corrigir, porque não somos perfeitos. Queremos minimizar os defeitos e potenciar as virtudes», começou por dizer.

André Villas-Boas envolveu-se numa guerra de palavras com Jorge Jesus, ao longo da temporada. Vítor Pereira não quer repetir o guião à letra. «Guerra, só dentro do campo, no confronto de equipas. Cada um tem a sua personalidade e a sua forma de estar. Eu gosto de me agarrar naquilo em que acredito e acredito fundamentalmente no valor do trabalho.»

«Estou pronto para um campeonato disputadíssimo, para potenciar ao máximo esta equipa. A equipa é que tem de dar a resposta, não o Vítor Pereira. Eu não jogo, eu treino», salientou o técnico, considerando que não tem nada a provar aos outros: «Só tenho de provar a mim próprio que estou ao nível deste clube. Não tenho dúvidas que o vou fazer. Não tenho de provar nada a mais ninguém.»

Na recta final da conversa, um aviso aos principais adversários. «Aceito as interrogações, como já disse anteriormente, mas tenho consciência total das minhas competências. Vamos ter um Porto fortíssimo e quem estiver a pensar o contrário, se se distrair um bocadinho, será surpreendido. Foi o que aconteceu no ano passado: distraíram-se e foram surpreendidos, de que maneira», concluiu, sem nomear os distraídos. O destinatário, de qualquer forma, é claro.

Para já, Vítor Pereira contabiliza uma Supertaça no currículo. O triunfo frente ao V. Guimarães, em Aveiro, abafou ainda mais a desconfiança. Nada de novo para o F.C. Porto, lembra o técnico.

«Este clube é viciado em títulos e este foi apenas mais um», atirou.




Vítor Pereira: «Aceito que somos favoritos»

Treinador do F.C. Porto antecipa Liga 2011/12


Vítor Pereira garante que o F.C. Porto aceita o rótulo de favorito à conquista da Liga 2011/12. O treinador ainda quer ver a equipa evoluir e espera dificuldades no reencontro com o V. Guimarães, agora em casa do adversário.

«Estamos conscientes da dificuldade do jogo. Jogar em Guimarães nunca é fácil, no ano passado foi o primeiro estádio onde deixámos pontos. É o terceiro jogo consecutivo e as equipas têm conhecimento profundo uma da outra. Estamos preparados», começou por afirmar o treinador, garantindo que acredita «sinceramente» na vitória em Guimarães, no domingo.

O novo técnico portista espera uma evolução da equipa: «Não estaria a ser sincero se não dissesse que quero uma equipa com comportamentos mais consistentes. No jogo de Aveito, a espaços, o controlo do jogo não foi feito da forma como gostamos. Temos de ter mais bola.»

Quando confrontado com o favoritismo na Liga, Vítor Pereira respondeu de pronto. «O F.C. Porto, pelo que conquistou no ano passado, vê as pessoas atribuírem-lhe o favoritismo. Vamos ter de estar a um nível superior que no ano passado, vamos estar com certeza mais fortes, ao nível das dificuldades que vamos encontrar. Aceito o rótulo de favorito, mas temos de provar isso ao longo da época», frisou.

«Julgo que o campeonato vai ser mais disputado, mais difícil, mas estamos preparados. O Porto vai estar ao seu nível, vai estar forte, e temos de ir reforçando, refinando a equipa», rematou o treinador do F.C. Porto.



in "maisfutebol.iol.pt"





Falcao acelera rumo à titularidade


Dez dias depois de recomeçar a treinar, Falcao está muito melhor e praticamente pronto para jogar a tempo inteiro. O colombiano pode ser a novidade para o jogo de Guimarães, ainda que Kléber não se tenha portado mal na Supertaça e, menos ainda, nos jogos anteriores de pré-época. A questão, nesta fase, é saber até que ponto Vítor Pereira vai fazer perdurar a aposta no ex-Marítimo, quando na próxima disputa de grande relevância (Supertaça Europeia contra o Barcelona) deverá ser Falcao a primeira opção.

Mais do que substituir Kléber, a aposta imediata em Falcao na equipa visará o aumento do seu ritmo físico e o enquadramento ideal com o resto da equipa para que dia 26 esteja tudo próximo da perfeição. Restam duas oportunidades para lançar Falcao antes do Barcelona - jornada com o Guimarães e, depois, Gil Vicente - e não será de estranhar que o treinador precipite a titularidade até para que o jogador se estreie a marcar e ganhe também condição anímica para enfrentar a melhor equipa do Mundo, no Mónaco.

Contra o Guimarães, na Supertaça, viu-se um Falcao ainda preso de movimentos, mas suficiente para instaurar o pânico na área contrária, nem que seja só pelo respeito que o seu nome já inspira. Ainda que seja notícia quase diária, e ontem não foi excepção, El Tigre parece concentrado no FC Porto, daí que tenha merecido a confiança do treinador na primeira convocatória oficial.

Nas contas de Vítor Pereira poderia estar também uma utilização conjunta de Falcao e Kléber, ao jeito do que aconteceu na recta final da Supertaça, depois de Varela sair. Nessa fase, o brasileiro fechou o lado esquerdo e colou-se a Falcao no meio quando a equipa atacava. Seria sempre uma solução de improviso, e algo improvável, ainda que aos portistas convenha também a confirmação de um arranque explosivo de Kléber.

Os dois últimos treinos, hoje e amanhã, serão decisivos para Vítor Pereira tomar a sua decisão, sendo certo que Falcao caminha a passos largos para recuperar o lugar habitual. É pouco provável que o treinador clarifique este ponto já hoje, na conferência de Imprensa, de forma a manter o Guimarães na expectativa. A mecanização de El Tigre com a equipa já existe e, agora, é só esperar pela oportunidade certa, ou provocar essa oportunidade de forma a que rapidamente se atinja a versão final do melhor FC Porto, aquele que a equipa técnica precisa para fechar o mês de Agosto em beleza.
Falcao , como se percebe pelos números recolhidos, tem tendência para arrancar bem as épocas, tendo garantindo nesse período um número apreciável de golos que lhe permitiram ser o melhor marcador dos portistas nos dois últimos anos.

in "ojogo.pt"

Mangala e Defour com prazo para sair


Depois de ter fixado prazo para Defour, o Standard de Liège fez o mesmo com Mangala: o defesa tem até terça-feira para desbloquear o futuro. Caso contrário, o clube ameaça fechar de vez a porta a uma transferência. Pierre François, director desportivo do Standard, deixou esse aviso, que, segundo a Imprensa belga, terá sido comunicado ao agente do central. "Recordei-lhe que a nossa intenção sempre foi ficar com o jogador, que recusou ir para o Valência, uma decisão que não consigo compreender, tanto do ponto de vista financeiro como desportivo. Dessa forma, se não houver uma decisão até terça-feira, a porta fecha-se em definitivo porque não estarei disponível para abordar mais o assunto", declarou François. Para Defour, o anunciado prazo era ainda mais curto, esgotando-se já hoje. "Estamos na recta final das negociações e até sábado haverá uma decisão", disse o agente do médio, Paul Stefani, à Imprensa belga. Contactado ontem por O JOGO, o mesmo Stefani foi mais evasivo sobre um assunto que supostamente estaria na tal recta final de negociações, garantindo "continuar tudo na mesma" e dizendo que aguardava ainda por "contactos do FC Porto".

Por estarem ambos num processo de transferência iminente, os dois jogadores não têm feito parte das opções do treinador do Standard de Liège. Mais: a Imprensa belga garante que Mangala e Defour têm sido intransigentes quanto à vontade de representarem o FC Porto, motivo que, escrevem, justificaria as negas que um e outro foram dando aos interessados com quem o Standard foi negociando nas últimas semanas. No que toca a Mangala, o braço-de-ferro ficou explícito quando o central recusou a proposta do Valência. Defour também foi riscando opções, recusando transferir-se para Moscovo e para a Udinese. Na Bélgica, apontam-nos ao Dragão.

Por essa Europa fora, a cobiça a jogadores do FC Porto continua a ser notícia e basta espreitar o resumo dessas informações só de ontem no mapa aqui ao lado. Rolando foi apontado ao Chelsea - a O JOGO garantiram que só se fosse pela cláusula de rescisão...-, Falcao anima Madrid, Álvaro Pereira salta entre Paris e Londres e na Turquia, Niang (em pré-reforma, porque completa 32 anos...) surgiu associado aos portistas. Faltam 20 dias para encerrar o mercado...

in "ojogo.pt"

Carlos Alberto Silva coordena academia no Brasil

Daqui a dois meses será colocada a primeira pedra no "Dragon Force Brasil", academia do FC Porto naquele país idealizada há alguns meses e recentemente formalizada com todas as assinaturas necessárias para que a construção comece. O projecto custará 44 milhões de euros aos dragões e será comparticipado pela prefeitura de Pará de Minas Gerais, cidade onde as instalações se erguerão. Na coordenação técnica do projecto estará Carlos Alberto Silva, ex-treinador do FC Porto, agora com 71 anos, e campeão nacional em 1992 e 1993. "Poder dirigir um centro de treinos nos moldes que aqui está a nascer é um sonho que tinha. Espero vê-lo pronto, a funcionar e a trazer benefícios para Pará, Minas, Minas Gerais e Brasil", disse o técnico. O complexo terá um estádio para 15 mil espectadores, um pavilhão multiusos, um hotel e uma escola e servirá para que o FC Porto detecte talentos precoces, os forme e traga para a equipa principal. Segundo a projecção dos construtores, o Dragon Force Brasil estará pronto durante o ano de 2013.


in "ojogo.pt"

Alex Sandro já começou a despedir-se

Entre segunda e terça-feira, o FC Porto recebe Alex Sandro, uma das contratações (9,6 milhões de euros) mais sonantes da época. O brasileiro informou ontem que já resolveu tudo que havia para tratar com o Santos e que agora vai utilizar o fim-de-semana para se despedir da família e dos amigos, embarcando para Portugal no início da próxima semana. Os relatórios médicos vieram mais cedo, de forma a que quando o lateral-esquerdo chegar, o departamento clínico dos dragões já esteja inteirado sobre a lesão de Alex e pronto a começar a sua recuperação.


in "ojogo.pt"

Kelvin promete o máximo para voltar

Foi ainda antes do primeiro treino pelo Rio Ave que Kelvin comentou o empréstimo àquele clube e vincou o desejo de regressar ao Dragão. "Vou dar o máximo para voltar", garantiu a todos os seguidores no Twitter, grande parte deles com direito a um "obrigado pelas mensagens de apoio" enviadas assim que a notícia foi conhecida. Kelvin tem 18 anos e é aposta do FC Porto para o futuro. Por isso mesmo a cedência a um clube primodivisionário, onde o brasileiro tem tudo para ser titular.


in "ojogo.pt"

Christian e Castro aguardam definições


Depois de acertado o empréstimo de Kelvin ao Rio Ave e certa que é a saída de Addy, restam Christian e Castro entre os jovens dragões que começaram a pré-época sem certeza de continuidade. Neste momento, a dúvida mantém-se e não é crível que seja desfeita nos próximos dias. Os dois trabalham com normalidade à espera de instruções e já sabem que não podem disputar os próximos jogos por não estarem ainda inscritos.

Em relação a Christian, a dúvida é saber se o ganês deve ser emprestado no imediato ou ficar a aprender com os melhores para depois rodar. Quanto a Castro, Gijón e Panathinaikos têm insistido, mas não é líquida a cedência, uma vez que o jogador é o único formado no FC Porto e até por isso pode ser útil nas inscrições na UEFA.

in "ojogo.pt"

Rumores de entradas e saídas


Hulk (Tottenham)

A Imprensa britânica já tinha noticiado, e insistiu ontem, que o Tottenham estaria a preparar uma proposta de 40 milhões de euros para tentar convencer Pinto da Costa a abrir mão de Hulk. Ora se o presidente portista afirmou recentemente que o Incrível seria o único jogador insubstituível do plantel e que não o trocaria por Cristiano Ronaldo, percebe-se que esta suposta oferta estaria condenada ao fracasso...

Rolando (Chelsea e Juventus)

Ontem, até na Holanda Rolando foi notícia, porque surgia na lista do Chelsea ao lado do holandês Van der Wiel (Ajax) como reforços desejados por Villas-Boas para a defesa. Em Itália, a Juventus eterniza-se como destino, mas, ontem, ainda que referido como hipótese, a notícia que surgia em Itália era diferente: Rolando podia desbloquear a chegada do brasileiro Alex, porque deveria substituí-lo no... Chelsea.

Álvaro Pereira (Chelsea e PSG)

Jornais e sites ingleses insistiram ontem no Chelsea como destino do uruguaio, tido como favorito de André Villas-Boas para substituir o russo Zirkhov. Palito continuou também na lista de possibilidades do PSG, que garantiu capital suficiente para entrar na guerra pelos jogadores mais valorizados do mercado europeu, conforme se viu na milionária contratação do argentino Pastore.

Falcao (Atlético e Real Madrid)

El Tigre foi notícia em Madrid por dois motivos: além do eco da rejeição a uma oferta do Atlético, prosseguiu o burburinho à volta de um suposto interesse do Real Madrid. Razão suficiente para a Imprensa espanhola recorrer a... Futre, que aprovou Falcao: "É mais um jogador incrível e ficaria muito bem no Atlético. Não tem o perfil de Aguero, é mais parecido com Hugo Sanchez pelo olfacto de golo". Assim se fez ontem notícia com El Tigre em Espanha.

Fernando e Guarín (Roma)

Fernando e Guarín continuam a ser associados ao Roma, ainda que sem detalhes novos em relação a outras notícias que ambos protagonizaram em Itália nos últimos dias. Os dois aparecem sublinhados na lista de preferências de Sabatini, director do Roma, mas essas notícias apontam-nos também a outros emblemas (Chelsea, por exemplo...). No que toca a estes dois, ontem foi dia de revisão de matéria já estampada...

Niang (Fenerbahçe)

É o último eco do mercado e decididamente o que menos se enquadra na política de contratações do FC Porto. Niang, avançado do Fenerbahçe prestes a completar 32 anos, foi ontem apontado pela Imprensa turca para reforçar o ataque do FC Porto. 7 milhões de euros, é quanto estaria a pedir o clube de Istambul. Conjugando essa verba com a idade, é fácil de deduzir que se menciona a notícia a título de curiosidade quase folclórica.

in "ojogo.pt"

FC Porto protege os jogadores"


Iturbe terá, amanhã, a primeira dose de adaptação ao futebol de Portugal, no sentido literal. Os quartos-de-final do Mundial'sub-20 anteciparão o que o benjamim da Argentina enfrentará depois, quando se mudar para o FC Porto. O seleccionador Walter Perazzo acredita que ficará em boas mãos. "Parece-me que o FC Porto sabe lidar com jogadores jovens da América do Sul, não é a primeira vez que tem um futebolista nestas condições", explica, aceitando o amadurecimento (todavia precoce) de James Rodríguez como prova de que, no Dragão, "sabem como tratar um jovem jogador, protegê-lo". Essa é uma tarefa quotidiana para o técnico da Argentina e para todos os que, em redor, se asseguram de garantir o máximo de normalidade a quem nasceu com um extraordinário talento para o futebol e vive perseguido pela comparação a Messi. "É um jovem com qualidades diferentes, trouxemo-lo sendo dois anos mais novo, logicamente, não lhe queremos dar toda a responsabilidade que, muitas vezes, lhe quer dar a Imprensa", nota. "A ideia é que vá queimando etapas e que entenda que não é senão mais uma peça da equipa", explica, com a mesma paciência com que responde aos jornalistas argentinos, nas conferências de Imprensa. "Tratamos de tirar-lhe a pressão", resume, ainda que essa seja "uma forma de vida" para os futebolistas da Argentina, como para os do Brasil, cujos passos são seguidos com a "expectativa de ser campeão".

Iturbe tem, no Mundial'Sub-20 da Colômbia, a oportunidade de aprender a lidar com essa carga, que já não é nova para Walter Perazzo. Na antevisão de cada um dos quatro desafios da Argentina, Iturbe foi motivo de conversa. O talento dele apetece à equipa que vive da eficácia de Erik Lamela, e gerir essa gula que o miúdo da camisola 11 desperta. "Em quatro jogos, fez dois como titular e nos outros dois começou no banco", recorda quem o guardou para a segunda parte dos encontros com México e Egipto e lhe deu o jogo todo com a Inglaterra e a Coreia do Norte, em parte porque, apesar da euforia, a Argentina não é só Iturbe: "Tenho uma série de valentes jogadores que tento aproveitar da melhor maneira". Quanto uanto a Iturbe, importa "dar-lhe rotação, não o sobrecarregar", e aproveitar os melhores momentos para lançá-lo. "No segundo tempo, o jogo é mais aberto, ele é muito explosivo", daí a permanência no banco, nos momentos de maior cautela deste Mundial, "importante" para dar ao jovem atacante "experiência" para continuar a crescer precocemente, para ir "subindo na carreira", sem perder de vista que é ainda um menino. "Há que ter em conta que ainda é um jogador a moldar", insiste Walter Perazzo, que confia na estrutura portista para continuar a tarefa de proteger Iturbe, quando se esgotar este Mundial.

James, Muriel e Egbedi, os melhores

Quando se pede a Walter Perazzo que enuncie os melhores jogadores que este Campeonato do Mundo da Colômbia já mostrou, o primeiro nome que pronuncia é o do portista James Rodríguez. Cita o capitão da selecção anfitriã e junta-lhe o de outros dois atacantes. "James Rodríguez e Muriel são dois jogadores que souberam lidar muito bem com a pressão local", responde, sem hesitação.
Já o terceiro nome demora um pouco mais tempo a identificar, porque é uma verdadeira surpresa do torneio, "o avançado da Nigéria", Egbedi, um dos melhores marcadores da competição, com três golos, o último dos quais assegurou a qualificação da formação africana para os quartos-de-final, à custa da Inglaterra - circunstância que garante, desde logo, a simpatia dos argentinos, ainda que, no caso, haja todo um percurso goleador a sustentar o destaque.

Iturbe acusa pressão como Messi na Copa América

Apesar dos elogios, a verdade é que Iturbe ainda não conseguiu marcar no Mundial'sub-20 e não tem sido titular indiscutível. Jogou de início duas vezes, mas nas outras duas, inclusive no jogo com o Egipto, dois oitavos-de-final, ficou no banco de suplentes. Na Argentina, diz-se que o jovem jogador contratado pelo FC Porto tem fraquejado face à pressão de querer levar a equipa às costas, algo que, de resto, faz lembrar a situação que Messi viveu na última edição da Copa América. O próprio jogador já admitiu o abaixamento de forma e o seleccionador argentino, Walter Perazzo, já lhe deu conselhos. "Não sintas a pressão de levar a equipa à vitória e ter que ser sempre a figura. Tens que jogar mais tranquilo".

Sérgio Oliveira em dúvida

A lesão de Sérgio Oliveira é a principal dúvida, na preparação lusa para o jogo de amanhã, com a Argentina. Uma entorse no joelho esquerdo, que remonta ao triunfo com a Guatemala, mantém o médio portista na expectativa para os quartos-de-final. Por ironia, o que não falta, no enorme hotel que acolheu as equipas, em Cartagena, são especialistas qualificadíssimos para avaliar a condição de Sérgio Oliveira: a par do Mundial, um congresso de cirurgiões especialistas em anca e joelho anima os dias do Hilton local, onde os seguranças se esforçam por controlar a curiosidade dos adeptos, alimentada, principalmente, pela presença da Argentina. Ilídio Vale prepara o jogo com a certeza de duas baixas: a do lateral-esquerdo Mário Rui e a do extremo Rafael Lopes, castigados.

in "ojogo.pt"

Chelsea avança por Alvaro Pereira

18 MILHÕES MAIS UM JOGADOR



André Villas-Boas está na disposição de acrescentar Alvaro Pereira ao plantel do Chelsea, tendo já avançado com a hipótese de oferecer 18 milhões de euros mais um jogador do plantel dos blues, cujo nome não foi revelado. Fonte da SAD do FC Porto garantiu a Record que até ao momento não chegou qualquer proposta concreta ao Dragão e, mesmo que chegue, só será levada a sério se nela constar o valor da cláusula de rescisão do jogador: 30 milhões de euros.
Por aqui se percebe que os responsáveis portistas não estão abertos a negociar as suas pedras fundamentais, muito menos com o Chelsea, depois da forma como decorreu a transferência de Villas-Boas para Stamford Bridge. Pinto da Costa não aceita conversar com Roman Abramovich e seus pares, depois de anteriormente já se ter falado na possibilidade de Falcão e João Moutinho poderem acompanhar o seu antigo treinador.
in "record.pt"

Álvaro joga à defesa sobre o futuro

Álvaro Pereira surgiu com destaque na imprensa romena, a propósito de uma entrevista concedida ao jornal Prospor, que rebobinou com o portista os dias passados pelo esquerdino no Cluj, onde actualmente trabalha o treinador Jorge Costa.

A reprodução da conversa com o uruguaio é um conjunto de opiniões do jogador sobre o clube romeno, mas o defesa também falou do FC Porto e do impacto da experiência a azul e branco na projecção da carreira, com elogios pelo meio dirigidos a André Villas Boas. Do que Álvaro não quis falar foi do futuro...

«Nem me perguntem. Eu não sei, e mesmo que soubesse, também não dizia», passou pelo tema com humor, sublinhando 2011 como «um ano fantástico», a pensar, obviamente, nas conquistas celebradas no Dragão e ainda no título da Copa América, conquistado já este Verão pelo Uruguai.

Ou seja, quase diariamente há notícias a associar Álvaro Pereira a interesses de vários clubes europeus, como Liverpool, PSG e Chelsea, mas nesta entrevista o portista fez toda a questão de se desviar do assunto. Ainda assim, e porque lhe perguntaram sobre o treinador, falou de Villas Boas.
«Sinto-me honrado por ter trabalhado com ele. Não sei se é como José Mourinho, até porque não trabalhei com este treinador, mas é alguém especial e um técnico que está sempre muito próximo dos jogadores. Não me admira que ele tenha subido a um nível elevado no futebol tão rapidamente», disse.



in "abola.pt"

«Mangala será sem dúvida excelente contratação» - Sérgio Conceição

Sérgio Conceição treinou o internacional sub-21 francês na última época no Standard Liège e não poupa nos elogios. Garante que o jovem francês vai ganhar brevemente um lugar na selecção.

Mangala está muito perto de se transferir para o FC Porto. O defesa-central francês está ainda no meio de uma guerra que mete o Valência, mas já não existem muitas dúvidas de que o excelente central francês vai mesmo vestir de azul e branco esta temporada, o que também provoca mexidas no plantel portista. Alguém terá de sair e Sereno é o candidato natural, isto se nenhum dos outros centrais (Rolando, Maicon, Otamendi) forem vendidos.

As negociações pelo internacional francês prosseguem, mas até ao final da noite de ontem não era conhecido qualquer desenvolvimento decisivo para um final feliz. Tudo indica, no entanto, que os dragões vão mesmo ganhar a corrida ao Valência e, seguramente, fazer mais uma excelente aposta. Diz quem o conhece muito bem que «Mangala tem tudo para ser o futuro defesa-central da selecção francesa».

Palavras de Sérgio Conceição que, durante o último ano, treinou o jogador no Standard Liège, clube ao qual ainda pertence. Mangala tem 20 anos, completados a 13 de Fevereiro último, mas a juventude, diz Sérgio, não é problema:

«Ele tinha alguns pormenores a limar, porque é um jovem e, naturalmente, precisa de acompanhamento e de conselhos. Soube-os receber e acabou a temporada numa excelente condição, destacando-se dos companheiros. Aos 20 anos tornou-se, em definitivo, uma mais valia para nós. E isso só se consegue quando há uma personalidade muito forte. É o caso dele. Tive dois ou três momentos de alguma tensão natural, mas sei que ele percebeu o que se pretendia. Hoje é muito mais jogador», conta Sérgio Conceição, que destaca ainda «a agressividade» do defesa, que chegou ao Standard, em 2007, então para as equipas jovens.



in "abola.pt"