domingo, 25 de novembro de 2012

Sp. Braga-F.C. Porto, 0-2 (crónica)

Vira minhoto cedeu à cumbia

O vira minhoto, a dança que ameaçava, uma vez mais, deixar o F.C. Porto sem o sorriso no rosto, cedeu à cumbia. Nos últimos passos, a cultura colombiana demonstrou a sua relação próxima com a felicidade. Golos de James Rodriguez e Jackson Matínez ao cair do pano (0-2).

Benfica alcançado e, de novo, vantagem no goal average para os dragões.

Na mesma região em que o F.C. Porto perdeu os únicos pontos, o Sp. Braga esteve a minutos de repetir a façanha do Gil Vicente: deixar a equipa de Vítor Pereira a zero. 

Mas Douglão, que enchera o campo até então, foi infeliz no desvio após remate de James. Jackson, pouco depois, aproveitou um corte defeituoso de Salino para se manter no topo da lista de goleadores. 

Jorge Jesus levantou a ponta do véu e terá pensado nos números. Ora historicamente, o Benfica tem mais vitórias em Braga que o próprio F.C. Porto. Contudo, nos últimos dez anos, os dragões continuaram a impor-se no Minho enquanto os encarnados sentiram enormes dificuldades.

De facto, olhar para o crescente poder do Sp. Braga e compará-lo com os resultados nas receções ao F.C. Porto permitiria concordar com a tese de Jesus, sem que essa significasse mais que isso: felicidade portista no AXA.

O momento das duas equipas reforçava esse pressentimento. E o início do encontro, então, parecia uma evidência gritante dessa realidade. Anunciava-se um triunfo azul e branco. Entrada fortíssima da equipa de Vítor Pereira, no regresso de Alex Sandro e Fernando ao onze, com Mangala a derivar para o centro.

Otamendi com sede de baliza

Seria Otamendi (grande jogo), ele que já marcara ali, a estar perto do golo em dois lances consecutivos. Primeiro, cabeceou ao poste. Logo depois, isolado por Lucho González, atirou de primeira ao lado. Com a bola quase sempre em seu poder, o F.C. Porto impunha-se a toda a largura do terreno.

Na ressaca do pesadelo de Cluj, José Peseiro trocara apenas Ruben Amorim por Mossoró. As dúvidas em torno da qualidade defensiva do Sp. Braga mantinham-se. 

Após quinze minutos de sentido único, o clássico nortenho foi parar ao micro-ondas. Aqueceu num ápice, como refeição rápida, com intensidade crescente e todos os condimentos de um repasto ao melhor estilo português.

Houve de tudo nessa meia-hora. Antes de mais, uma grande penalidade por marcar a favor do Sp. Braga. A razão parece estar do lado de Alan. Na sequência de um cruzamento de Ruben Micael, o extremo fez o remate e viu Alex Sandro, de lado mas com o braço aberto, desviar a bola com o cotovelo.

O jogo seguiu. Márcio Mossoró, o suplente que menos justifica esse estatuto no plantel arsenalista, surgiu à entrada da área para um disparo que Helton sentiu dificuldades em travar. Pouco depois, Nuno André Coelho e Hugo Viana em lances de bola parada. O F.C. Porto sentia o perigo.

O intervalo aproximava-se já sem aquela noção clara de domínio azul e branco. Sobrava tempo para desacatos na bancada destinada aos dragões (é difícil perceber tamanha necessidade de criar problemas com a polícia) e até um desentendimento junto ao banco onde estava Vítor Pereira. Algumas palavras fortes, empurrões ligeiros e um dedo indicador de Hugo Viana.

A sorte dá trabalho mas aparece

O descanso foi bom conselheiro. Pelo menos, para quem aprecia a paz e não se importa que isso redunde em tédio. Tédio não será a palavra certa, embora pouco ou nada tenha acontecido de verdadeiramente entusiasmante até à dança das substituições.

Éder reclamou o estatuto de exceção. Pediu um penalty mas foi traído pela sua mão na bola, segundos antes e ficou a queixar-se sem grande repercussão num lance em que Lucho González se colocou no seu caminho, na esquina da área. Tremenda atividade para quem esteve em dúvida até à véspera do encontro. 

O nulo seria desfeito, de qualquer forma, ao som da cumbia, com tentos de James e Jackson. Como diria Vítor Pereira, a sorte dá trabalho. Mas esteve presente e fez-se sentir, claramente.

in "maisfutebol.iol.pt"

BRAGA - FC PORTO, 0-2 (Declarações)


Vítor Pereira sublinha «demonstração de caráter e de união»

Técnico do F.C. Porto reconhece dificuldades em Braga


Vítor Pereira, técnico do F.C. Porto, num comentário curto, para a SportTV, após a vitória dos dragões em Braga, que lhes permite manter a liderança partilhada da Liga:
«Foi uma vitória difícil, suada, e quero dar parabéns à equipa, aos jogadores e aos adeptos. Foi um jogo muito intenso, de uma equipa com caráter, unida, em mais uma demonstração cabal de qualidade. Parabéns aos jogadores, também pela união que demonstraram. Estamos no máximo da força? Quero apenas falar do jogo de hoje e reforçar os parabéns aos jogadores, são eles que ganham os jogos.»

James: «O Porto está para ser campeão»

Colombiano desbloqueou o marcador aos 89 minutos


James, avançado do F.C. Porto, autor do primeiro golo na vitória dos dragões em Braga, comentando o jogo para a entrevista rápida da SportTV: 

«Graças a Deus saiu o golo no fim do jogo. O Porto está para ser campeão. Todos sabíamos que o Braga tem grande equipa, mas graças e Deus conseguimos aqui um grande resultado. Estamos bem, a passar por um bom momento, mas sabemos que é preciso ir passo a passo e estamos no bom caminho. A nossa principal arma? Somos muito unidos.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sp. Braga-FC Porto, 0-2 (destaques)


Otamendi deu segurança à defesa e dinamismo ao ataque


A figura: 
Otamendi: Uma excelente exibição num encontro em que esteve seguro na defesa e muito dinâmico no ataque. Aos quatro minutos já tinha feito dois remates muito perigosos, um deles só não deu golo por causa do poste. Logo depois, Lucho isola Otamendi mas este remata de primeira, mas a bola a sair para fora. Logo ao subir do pano duas excelentes oportunidades de golo poderiam ter mudado o curso do jogo, caso a bola tivesse entrado.

O momento:
Minuto 90: o golo de James Rodriguez
Quase ao cair do pano, quando o 0-0 parecia o resultado mais provável, James desatou o nó que estava a impedir a bola de entrar. Fez o 1-0, que garantiriam os três pontos e assegurava a manutenção da liderança da Liga. Depois ainda houve tempo para mais mais golos. Faltava mesmo era entrar o primeiro...

Outros destaques:

James: Um excelente jogo do jovem colombiano. O talento é inegável e a forma como dribla os adversários é inconfundível. Muito dinâmico a vir buscar a bola a trás e a colocar na área. Marcou o 1-0 ao minuto 90, numa altura em que o empate era quase certo.

Douglão Uma exibição de se tirar o chapéu. Fez excelentes cortes que travaram os perigosos ataques do FC Porto e lançou alguns dos rápidos contra-ataques arsenalistas. Teve muito azar no lance do golo do FC Porto, em que a bola lhe bate antes de entrar.

Alex Sandro: Nota positiva neste regresso à titularidade depois de ter estado algumas semanas parado devido a lesão. Muito seguro.

Éder: Uma exibição muito dinâmica. Tentou por várias vezes chegar ao golo e teve oportunidades para isso. Chegou a estar em dúvida no onze inicial devido à lesão que contraiu na Liga dos Campeões, mas percebe-se o porquê de Peseiro não abdicar dele.

Mossoró:Foi dos jogadores mais perigosos do Sp. Braga. Teve remates perigosíssimos à baliza, mas Helton negou-lhe o golo. Quando cresceu no jogo, refletiu-se na equipa.

Alan: Outro dos responsáveis pelo crescimento do Sp. Braga. Muito perigoso nos cruzamentos, esteve envolvido no lance do penalty que o árbitro não marcou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Nasce uma tentação chamada Roberge


Defesa-central francês está em final de contrato com o Marítimo e interessa aos dragões... 

Face às dificuldades que o mercado impõe em tempos de crise generalizada, o FC Porto está particularmente atento a jogadores que podem chegar a custo zero e nesse sentido o defesa central francês Roberge enquadra-se nessa política de recrutamento com a maior naturalidade.

Roberge entrou no último ano de contrato com o Marítimo e essa condição de liberdade a curto prazo coloca-o entre os frutos mais apetecíveis do mercado, com o FC Porto a ganhar posição entre os clubes mais atentos e interessados. A possibilidade de o defesa central francês ser reforço para a época 2013/14 é uma realidade, ainda que Roberge tenha também pretendentes em França e Inglaterra. 

Para além do bónus que um jogador em final de contrato sempre oferece, o francês tem desenvolvido uma carreira interessante no futebol nacional, e quando chegou à Madeira em 2010 conquistou facilmente o título de indiscutível na defesa do Marítimo.


in "abola.pt"

VALENTIM LOUREIRO VAI DISTINGUIR PINTO DA COSTA "Quiseram-nos atacar lá do sul"


A afirmação foi feita por Valentim Loureiro na cerimónia do 7.º aniversário da Banda de Música de Melres, freguesia de Gondomar, em que o dirigente portista foi convidado.
O presidente da câmara municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, anunciou este sábado que vai entregar a medalha de honra, grau ouro, do município gondomarense a Pinto da Costa.

Valentim Loureiro considerou que a distinção ao presidente portista vem reconhecer a "visibilidade e prestígio" que o dirigente dos 'dragões' trouxe à região metropolitana do FC Porto.

O major partilhou a amizade que tem por Pinto da Costa e confessou que torce pelos êxitos do emblema 'azul e branco'. "A mim e ao Jorge quiseram-nos atacar lá do sul, arranjando-nos problemas, inclusive com os tribunais. Mas nós resistimos de forma solidária, e se a nossa amizade era grande, ficou ainda maior".

Já Pinto da Costa, que passa assim a ser cidadão honorário de Gondomar, agradeceu a iniciativa do edil. "É um gesto que registo com satisfação vindo de um amigo e do presidente de um município [Gondomar] onde o FC Porto tem imensos sócios e muitos simpatizantes".

O presidente dos 'dragões' escusou-se a comentar qualquer assunto relacionado com futebol, nomeadamente a renovação de contrato do treinador Vítor Pereira.

in "ojogo.pt"