terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANTHONY HILL É O TERCEIRO AMERICANO DOS DRAGÕES

Anthony Hill, de 22 anos, é a mais recente aquisição do FC Porto Ferpinta, que assegurou a contratação do poste norte-americano por uma época desportiva. Natural de Milwaukee, no estado do Wiscounsin, Hill foi o melhor marcador e melhor ressaltador dos Milwaukee Panthers na mais recente edição do campeonato universitário dos Estados Unidos (NCAA1).

Com 2,04 metros e 105 quilos, Hill distinguiu-se no decurso da época passada como o sexto jogador da história da universidade a ultrapassar os 1.000 pontos e os 500 ressaltos, sendo também um dos três atletas a superar a barreira dos 30 pontos em dois jogos da Horizon League, cuja fase regular foi ganha pelos Panthers, com um registo de 15 vitórias e 3 derrotas.

O poste norte-americano, que envergará a camisola dos Dragões, foi também considerado jogador da semana da Horizon League, depois de um "duplo-duplo" de 29 pontos e 15 ressaltos conseguido frente a Green Bay. No jogo seguinte, Hill somou 32 pontos contra os Flames da Universidade de Illinois em Chicago.

Elemento do cinco ideal da Horizon League, Anthony Hill preenche, no plantel portista, o lugar deixado em aberto pela saída de Julian Terrell, tornando-se a segunda aquisição da época da equipa liderada por Moncho López, que já havia assegurado a contratação de Reggie Jackson, base norte-americano que representou o Newcastle Eagles, conseguindo uma média de 21 pontos por jogo e atingindo as meias-finais da Liga Britânica.



in "fcp.pt"

Couceiro descreve Welliton como “goleador”

José Couceiro acha Welliton um jogador muito interessante e descreve-o como “goleador”. O jogador está apontado pela imprensa russa ao Futebol Clube do Porto, para onde poderá ser transferido já em Janeiro. 


O brasileiro é um jogador bem conhecido do treinador português José Couceiro, da Liga Russa: “É um jogador interessante, um goleador, teve agora um problema com um castigo. Mas fala-se muito que o jogador e o Spartak estão de acordo em que ele deixe de jogar na liga russa. É um dos goleadores do campeonato, já no ano passado era, e é um jogador interessante, sem dúvida”.

O FC Porto sem Hulk ficou ontem em branco. Kléber saiu ao intervalo, enquanto Walter não saiu do banco. Entretanto, em Espanha, Falcao apontou 3 dos 4 golos do Atlético de Madrid.

Uma conjugação complicada de digerir, no dia em que a imprensa russa, em concreto o jornal electrónico Life Sports, revela que o FC Porto pretende contratar Welliton, avançado brasileiro do Spartak de Moscovo. Em final de contrato, Junho de 2012, com saída prevista para o mercado de Janeiro, o jornal russo fala de uma proposta de 7 milhões de euros.

O próprio treinador do Spartak, Valeri Karpin, reconhece que Welliton não pretende mais jogar no campeonato russo, depois de lhe ter sido aplicada uma suspensão de seis jogos, posteriormente reduzida para metade.



in "rr.pt"

Jaime Magalhães: «Empate não influencia clássico»

EX-JOGADOR ANTEVÊ JOGO COM BENFICA



O FC Porto empatou esta jornada com o Feirense (0-0), um resultado que, para Jaime Magalhães, não deve nem pode influenciar o ambiente do balneário dos dragões em vésperas do clássico com o Benfica.
O antigo jogador do FC Porto espera "um bom jogo" e um "grande espetáculo" no Dragão, na sexta-feira, a partir das 20 e 15. Para Magalhães, o empate em Aveiro não terá influência no jogo frente ao Benfica. "Os jogadores estavam um pouco cansados, mas isso são coisas que acontecem durante toda a época. Espero que o FC Porto dê uma resposta positiva", considerou.
A equipa de Vítor Pereira perdeu também James Rodríguez, que foi expulso no jogo com o Feirense e, por isso, fica de fora da próxima jornada. Jaime Magalhães entende que a atitude do jogador não merece críticas, até porque, justificou, "durante um jogo nenhum elemento na equipa não está a pensar no próximo embate".
in "record.pt"

«Vamos procurar defender o título que nos pertence» - Fernando Gomes

Fernando Gomes diz que o FC Porto vai iniciar a participação na Taça de Portugal com o firme propósito de revalidar o título conquistado nas últimas três edições da prova. Pêro Pinheiro será o primeiro obstáculo a ultrapassar pelos azuis e brancos.

«A Taça de Portugal é um dos nossos objectivos. É uma prova que vencemos nos últimos três anos e em 16 ocasiões na totalidade. Vamos procurar defender este título que nos pertence. Para o conseguirmos temos de ser rigorosos e competitivos em cada eliminatória, independentemente do adversário que temos pela frente», considera Fernando Gomes, perspectivando a deslocação a Sintra para defrontar o Pêro Pinheiro.

«Vamos procurar fazer um bom jogo e proporcionar um bom espectáculo às gentes de Sintra. Vamos respeitar o adversário, que vai fazer tudo para que haja Taça. A nós compete-nos lutar para que isso não aconteça», sublinha.

Por fim, Fernando Gomes admitiu que o sorteio foi favorável ao dragão, ainda que o ideal fosse «jogar em casa».



in "abola.pt"

«Um tropeção não é uma queda» - Fucile

Nenhum jogador do FC Porto prestou declarações no final do jogo com o Feirense, realizado em Aveiro, mas Jorge Fucile não resistiu e veio a terreiro falar sobre o assunto no seu Facebook.

Já a frio, mas com as orelhas dos jogadores - e do treinador - a escaldarem...

«Não conseguimos o nosso objectivo, mas um tropeção não é uma queda», defendeu o uruguaio, jogador com opinião e a voz, neste caso substituída pela escrita na rede social, que os seus já quase seis anos de casa azul e branca lhe permitem.

«No FC Porto não estamos acostumados a perder pontos, mas contra o Benfica estamos a 1000000... % de vencer... como sempre!» - rematou o defesa dos dragões, exagerando um pouco nos zeros..., um jogadores que, sempre que pode, não deixa de dizer aquilo que pensa e sente, independente das circunstâncias e das críticas.



in "abola.pt"

Rolando: «Clássico? Não decide nada»


Defesa portista lembra que ainda falta muito campeonato e recusa, também, atribuir favoritismo a qualquer uma das equipas


F.C. Porto e Benfica chegam ao Clássico de sexta-feira em igualdade pontual na frente da tabela. No entanto, o facto de o encontro se realizar numa altura precoce do calendário facilita uma conclusão que parece óbvia: uma vitória não decide nada. É pelo menos esta a ideia que Rolando quis deixar na antevisão do duelo, realizada esta terça-feira, no Olival.

«O jogo simplesmente decide quem fica em primeiro lugar. Ainda falta muito campeonato e são apenas três pontos em disputa, claro que são muito importantes, mas não decide nada», considera o central internacional português.

Rolando também optou por não escolher um favorito para o jogo de sexta-feira: «A percentagem de favoritismo é um conceito relativo. O jogo começa sempre 0-0. Temos de tentar impor o nosso futebol e a nossa forma de jogar e vamos tentar conseguir os três pontos.»

Os dragões não vão contar com James, o que o central lamenta. «Estava numa fase boa, a fazer golos e assistências», frisou. Contudo sublinhou também que o substituto estará à altura. «Quem for escolhido vai fazer um bom jogo, de certeza», afirmou. Ora, Hulk, que voltou esta terça-feira aos treinos, será uma das novidades no onze portista, quase de certeza. Rolando aprova: «É sempre bom contar com todos. O Hulk e o Alvaro não puderam dar o seu contributo no domingo por estarem lesionados. Os que estiveram tentaram dar o seu melhor e caso eles voltem também vão tentar ajudar a equipa da melhor forma.»

«Um dia a bola vai bater na trave e entrar»

No jogo com o Feirense, Vítor Pereira estreou uma nova dupla de centrais, colocando Mangala ao lado de Rolando. Para o português, o parceiro é indiferente. «Qualquer jogador que esteja no F.C. Porto é obrigado a ter qualidade para quando for chamado. Já joguei com o Maicon, Otamendi, agora o Mangala que é um jovem com muita qualidade, como provou. É sempre bom ter mais opções para ajudar em certos jogos», referiu.

E se o jogo com o Feirense esteve longe de ser perfeito, Rolando aponta o caminho: trabalhar para melhorar. Até porque erros vão surgir sempre, no seu entender. «Não somos máquinas, não somos perfeitos. Mas vamos sempre tentar minimizar os nossos erros para conseguir o nosso objectivo», prometeu.

Para o final ficou um trauma recente. Nos últimos três jogos, os dragões acertaram por oito vezes com a bola nos postes da baliza dos adversários. Rolando desdramatiza: «Faz parte do futebol. Eu também acertei uma e fiquei triste, porque queria marcar. Um dia vai bater na trave e entrar ou vai bater na nossa trave.»




Rolando e o clássico: «O ano passado foi extremamente difícil»

Central do FC Porto fala do Benfica e dos 5-0 da época passada


Rolando foi o jogador designado pelo FC Porto para antecipar o clássico com o Benfica. E quis deixar o passado para trás, a começar pelos 5-0 da época passada, e defender que a vantagem psicológica será para quem levar a melhor na sexta-feira.

Quando lhe perguntam se espera um jogo mais difícil do que o da época passada, quando o jogo da primeira volta no Dragão deu goleada azul e branca, Rolando respondeu assim: «O ano passado foi um jogo extremamente difícil, nós é que fizemos um grande jogo e de certa forma tornámo-lo fácil. Tudo depende da forma como abordarmos o jogo e da forma como o jogo decorre, mas vai ser complicado de certeza absoluta.»

Do mesmo modo, Rolando rejeita a ideia de que o FC Porto tenha alguma vantagem psicológica, pelo passado recente. «Quanto ao Benfica não sei, só posso falar do FC Porto, que está extremamente motivado. Quem ganhar ficará na frente e, aí sim, terá uma vantagem moral e psicológica. É esse o nosso objectivo, chegar à frente», insiste.

A conversa também voltou ao empate de domingo frente ao Feirense (0-0), os primeiros pontos perdidos pelos «dragões» nesta Liga. «Devíamos ter vencido, estamos tristes pelo resultado, mas este é um jogo completamente diferente. Temos agora um rival directo na luta pelo título, o nosso pensamento é só esse jogo e conseguir a vitória.»

O central portista acrescentou que o resultado foi «inesperado» para a equipa. «Com todo o respeito pela equipa do Feirense, que também teve mérito no empate porque se bateu bem, não estávamos à espera, porque o F.C. Porto joga sempre os três pontos. Se estávamos com a cabeça no jogo com o Benfica? Não. Só estarei a pensar no jogo com o Benfica quando iniciar o aquecimento para o jogo. Até lá estou focado nos treinos», explicou.

Por fim, recusou fazer uma análise concreta ao Benfica e à sua equipa: «É sempre um grande candidato ao título.»



in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto: Hulk de volta e a postos para o clássico


Incrível já treinou nesta terça-feira, Alvaro Pereira ainda no ginásio


Hulk está de volta aos treinos do FC Porto, depois de ter sido poupado da visita ao Feirense, e integrou a sessão desta terça-feira. O Incrível já está portanto a postos para o clássico de sexta-feira com o Benfica, da 6ª jornada da Liga.

Alvaro Pereira, que também falhou o jogo de domingo, continua afastado do relvado, tendo ficado pelo ginásio.
Alex Sandro, integrado na véspera de forma condicionada, trabalhou com os companheiros, no período de 15 minutos abertos à imprensa.

O treinador Vítor Pereira, que chamou aos trabalhos André Caio, guarda-redes dos sub-19, começou o treino com uma pequena conversa com Jorge Fucile.



in "maisfutebol.iol.pt"

James pode levantar a cabeça


James foi ontem um jogador particularmente acarinhado pelos seus companheiros durante o treino. Na véspera, o colombiano confessara através do Twitter a sua tristeza por ter perdido o clássico com o Benfica na sequência da expulsão em Aveiro, frente ao Feirense. A O JOGO, Silvio Sandri, seu empresário, lamentou que James se tenha visto privado de um jogo tão importante "por causa de um erro de juventude". Agora resta esperar pelas consequências disciplinares e sofrer por fora. "Infelizmente vai falhar o jogo com o Benfica, mas penso que isso também lhe vai servir de reflexão", comentou Silvio Sandri, que até compreende aquilo que aconteceu. "A expulsão faz parte do futebol, são coisas que acontecem", apontou, argumentando logo a seguir com um factor óbvio: "O James é um jovem que está a aprender a um ritmo muito acelerado o que é o profissionalismo e é natural que cometa alguns erros". Certo é que esta será uma situação que não vai esquecer tão cedo. "Tenho a certeza que vai aprender muito com o que lhe aconteceu e amadurecer com isso", garantiu.
Ao contrário do que é habitual, o jogador ainda não tinha conversado com o empresário quando O JOGO o contactou, pelo que não era possível ter uma ideia mais precisa do estado de espírito do colombiano. Só resta mesmo seguir em frente e esperar por outro grande duelo. "Ele vai ter mais oportunidades no futuro para estar nestes jogos grandes. Há que continuar a trabalhar como até aqui para não deixar de crescer como jogador e como homem", frisou.
Depois do erro cometido, James será com certeza o primeiro dos adeptos a torcer por fora, esperando que o cartão vermelho visto em Aveiro tenha apenas uma influência limitada no clássico, até porque Vítor Pereira se defendeu logo alegando ter outras cartas nas mangas para jogar, "embora com características diferentes". Sílvio Sandri teve uma abordagem mais pragmática do assunto, insistindo na lição que terá aprendido : "Agora não há nada a fazer, esperamos que assimile bem as coisas e tudo o que aconteceu para continuar a crescer, porque ele é um artista que tem uma grande carreira pela frente, mas que tem de aprender à custa dele e esta situação será, com certeza, uma experiência que o vai marcar na carreira e que terá o cuidado de não voltar a repetir no futuro, para bem dele".


in "ojogo.pt"

"Walter só não joga por opção"


Walter não entrou contra o Feirense, talvez quando o FC Porto mais precisou de um ponta-de-lança para o lugar de Kléber, sem as condições físicas ideais para aguentar o jogo todo, segundo Vítor Pereira. Mas ainda que o Bigorna não tenha convencido toda a gente de que tem condições para ser alternativa no eixo do ataque, a verdade é que também não teve oportunidade esta época para encontrar argumentos para contrapor, quando na temporada passada foi ele o autor dos golos, por exemplo, na ausência de Hulk, ainda que aqui seja bom ressalvar que Villas-Boas também tenha preferido o Incrível para jogar no eixo, quando Falcao esteve lesionado. De qualquer forma, ultrapassado que está o drama familiar que o afectou neste início de época, a verdade é que segundo Teodoro Fonseca, seu empresário, a opção final cabe a Vítor Pereira. "A inclusão ou não do Walter na equipa só depende do treinador, porque o Walter está bem e não joga só por opção. Agora, acredito que o Vítor Pereira queira o melhor para a equipa e que se tiver outro jogador em melhores condições, pois com certeza que irá optar por quem estiver melhor", explicou. Apesar de no contexto de Aveiro ele ter sido o único ponta-de-lança no banco, de o FC Porto precisar de marcar e de não ter sido opção. "Se não entrou com o Feirense é porque o treinador teve as suas razões para isso. Não estou muito por dentro do que se passa no grupo, mas estou convencido que o Walter ainda vai jogar este mês", acrescentou.
Mas uma coisa é certa, o ambiente é normal entre técnico e avançado: "Ele sabe que tem o respeito do Vítor Pereira e que só tem de continuar a trabalhar. Mas não está insatisfeito, posso garantir, porque falo com ele todos os dias". O internamento da filha acabou por pesar neste início de época, mas está tudo ultrapassado. Aliás, até os rumores que apontavam o FC Porto como estando a tentar colocar Walter durante o mercado de transferências acabaram por não se confirmar, de acordo com o Teodoro Fonseca, porque os campeões nacionais não quiseram e não foi por falta de interessados: "Recebemos cinco propostas durante o mercado de Verão, mas o FC Porto não quis abrir mão dele, recusou sempre. Teve duas do Brasil, onde ele continua com grande reputação, duas de França e uma da Alemanha, mas a resposta do FC Porto foi sempre a mesma".

in "ojogo.pt"

Vitor Pereira: "Sabemos do nosso valor"


Ninguém no FC Porto ficou satisfeito com o empate com o Feirense, mas a mensagem a passar é de confiança para o clássico, ainda que internamente o assunto tenha sido discutido entre as altas esferas. Nomeadamente, a falta de entrega e de atitude de alguns jogadores em Aveiro não irá passar em claro no futuro. O momento, porém, é de união e de concentração de forças para o encontro de sexta-feira. Pinto da Costa fez questão de ir ao Olival assistir aos primeiros 15 minutos do treino, um gesto que pode ter dupla interpretação: por um lado, pode ser entendido como um apoio inequívoco à equipa em semana de jogo com o Benfica e, por outro, como um aviso ou imposição de respeito ao grupo de trabalho após a perda dos primeiros pontos da época, ainda por cima contra um dos recém-promovidos.
O presidente portista acompanhou tudo de longe, na companhia de Antero Henrique, cuja presença no Olival é habitual, e não ouviu - tal como Hulk e Álvaro Pereira, retidos no ginásio - a breve, mas incisiva, palestra de Vítor Pereira no centro do relvado. Sem tempo para carpir mágoas pela perda da liderança isolada do campeonato, o treinador começou já a focalizar-se no clássico e transmitiu aos jogadores uma mensagem motivacional, mas mantendo sempre uma cara séria. "Sabemos qual é o nosso valor", lembrou ao grupo de trabalho, recordando quem é que usa as insígnias de campeão nacional nas camisolas.
Alguns atletas esboçaram um breve sorriso, enquanto os outros iniciaram a prática sem denunciar uma reacção. Era evidente que o ambiente não era o melhor. Nem podia, numa casa com hábitos de vitória fortemente enraizados. A equipa falhou o objectivo intermédio traçado por Vítor Pereira e que passava por chegar ao clássico cem por cento vitoriosa.
Ontem, o treino serviu essencialmente para recuperar activamente os músculos dos jogadores que actuaram no Municipal de Aveiro. Kléber não figura no boletim clínico pelo que estará a cem por cento, apesar de ter saído ao intervalo com o Feirense. Só hoje é que o treinador vai começar a preparar no terreno a visita do rival da Luz. Hulk e Álvaro Pereira vão recuperar das lesões a tempo, mas Vítor Pereira, ao que tudo indica, vai apresentar outras mudanças na equipa. Desde logo porque não contará com James, expulso por vermelho directo já no período de descontos.

Mudanças sem resultados

Faltavam vinte minutos para o final do encontro com o Feirense e Vítor Pereira optou por lançar Defour para o lugar de Rodríguez. Naquele momento, o jogo estava mais vivo do que nunca, com sucessivos ataques e contra-ataques, tendo sido necessário algum tempo para se perceber qual era a nova disposição táctica do FC Porto. Aliás, alguns minutos depois da substituição, a segunda dos portistas na partida, viu-se João Moutinho a pedir informações na direcção do banco de suplentes sobre a nova arrumação do meio-campo. Sintomático. Tudo isto depois de Vítor Pereira ter prescindido, durante o intervalo, de Kléber para lançar no jogo Varela, obrigando James a posicionar-se no centro do ataque. O objectivo foi claro: tentar vencer o jogo através de uma maior mobilidade, qualidade que Kléber nunca conseguiu - nem nunca conseguirá - emprestar ao ataque. Já no final, nova tentativa: Djalma para o lugar de Sapunaru, de forma a dar mais profundidade ao flanco. Também não resultou.

3 perguntas

1
Vítor Pereira teve responsabilidades no resultado? As suas opções justificaram-se?
2
Tendo prescindido de Kléber, entende-se que Walter se tenha limitado a aquecer?
3
James Rodríguez foi bem expulso? Como se explica o comportamento que teve?

Miguel Guedes
Músico

1
Meteu os pés pelas mãos e errou tacticamente. A primeira parte foi má por culpa da equipa, a segunda foi confusa por responsabilidade de Vítor Pereira. Terminar com Varela, Djalma e James na frente sem uma referência e ainda com Belluschi e Guarín a aproximarem-se não faz sentido. Parecia uma equipa de andebol a tentar penetrar na área.
2
Até já resolveu os problemas familiares, mas aqueceu e não entrou. Tenho receio que isto o penalize psicologicamente. Se não é opção, por que foi para o banco?
3
O Rabiola teatralizou a situação, mas a expressão do James merecia o vermelho e o contacto só justificava o amarelo. Vai fazer falta para o clássico, mas estou confiante.

Carlos Abreu Amorim
Deputado PSD

1
Vítor Pereira apostou tudo no jogo de sexta-feira, tendo poupado Hulk e Álvaro Pereira, mas duvido que a questão que mais me preocupa seja da responsabilidade dele: começo a ficar com a convicção de que o Kléber não é avançado para o FC Porto.
2
Se o Walter não entrou neste jogo, quando é que vai entrar? O FC Porto gastou muito dinheiro em defesas e médios de qualidade, mas precisava de contratar um avançado.
3
James faz menção que vai agredir o adversário, mas não o chega a fazer. Para mim era cartão amarelo. Compreendo a atitude dele, tendo em conta a sua juventude, mas também o momento do jogo. Vai fazer muita falta com o Benfica, porque está em grande forma.

in "ojogo.pt"