segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DRAGÕES CONQUISTAM TORNEIO INTERNACIONAL DE LORDELO DO OURO

O FC Porto Império Bonança conquistou este domingo o Torneio Internacional de Lordelo do Ouro, ao bater, na final, o Infante de Sagres, por 5-1. Os golos foram apontados por Gonçalo Suíssas (2), Telmo Pinto, Nelson Pereira e Tomás Castanheira. Ao intervalo, o FC Porto já vencia por 2-0.

Em plena pré-época, com vários jogadores ausentes em representação das suas selecções no Campeonato do Mundo, que se disputa na Argentina, os decacampeões conquistam assim o seu primeiro troféu da temporada.



in "fcp.pt"

Bruno Alves; "Não deixem Hulk ficar verde"


Incontornável, a referência a Hulk como a estrela do FC Porto. O balneário do Zenit está precavido...


Com o jogo contra o FC Porto no horizonte, o que sente um portista que está castigado e não pode jogar?

É muito difícil ter de ficar de fora. Queria muito participar neste jogo. Achei que seria uma experiência de vida muito importante. Não é todos os dias que se joga na Liga dos Campeões contra a equipa que me deu tudo. Espero que isso fique guardado para o Dragão.

Espera uma grande ovação, presumo...

Será ainda mais especial, mas não vou à espera de nada. Dei o melhor de mim no FC Porto e acho que deixei boa impressão. Quanto à reacção dos adeptos, gostava que fosse boa, mas espero para ver.

Já se imaginou a fazer um golo ao FC Porto?

Não... Não sei bem o que sentiria, mas acho que não festejava. Marquei ao AEK no ano passado e, pelo respeito que lhes guardo, também não festejei.

Não fica com um amargo de boca por ter deixado o clube na época em que este conquistou praticamente tudo, Liga Europa incluída?

Nos anos em que joguei no FC Porto, foi sempre na Liga dos Campeões, e isso é diferente da Liga Europa. É na Champions que estão as grandes equipas europeias. Levo comigo sempre aquilo onde participo e não participo em provas imaginárias.

O Bruno não fez, afinal, tanta falta como se previa. Surpreendido?

Não, resolveram muito bem a minha ausência. Além de Rolando, que já jogava, tinham estado um ano a preparar Maicon. Depois contrataram Otamendi, que é excelente, e também havia Sereno. O FC Porto é a equipa que mais se renova e o sucesso está aí: sabem que quem chega tem sempre mais qualidade do que quem sai.

Este ano renovou pouco... É o principal favorito no grupo da Liga dos Campeões?

O grupo é muito equilibrado. O FC Porto, pelo que fez no ano passado, é o favorito teórico. Mas isso tem de se provar em campo. O Zenit tem uma grande maioria de internacionais de muita qualidade. E até o Apoel é difícil. Se o Shakhtar e o Zenit ganharem nesta jornada, ficam todas as equipas empatadas e tudo pode acontecer.

Em quem apostaria para o jogo de quarta-feira?

Aposto no Zenit. O FC Porto é especial, provoca-me sempre sentimentos muito bons, mas sou profissional.

E no campeonato português, aposta no FC Porto?

Colocava dinheiro nisso. A organização da equipa e fora dela é muito grande, e a escolha do treinador foi acertadíssima. Conhece a equipa, chegou com a bagagem do ano passado e pressupõe continuidade. Acho que vai ser campeão, e os adeptos devem apoiá-lo.

Viu o FC Porto-Benfica? O que achou?

Foi a equipa a que nos habituou: muito dominadora e com mais bola. Criou muitas situações e merecia ganhar.

Hulk não esteve tão inspirado como habitualmente. Há quem diga que a equipa depende muito dele...

O FC Porto tem jogadores muito fortes em todas as posições que sobressaem quando o colectivo é forte. Mas Hulk é excelente e pode resolver a qualquer minuto. Muito do jogo da equipa é a procura de soluções para Hulk resolver. Ele é de facto o jogador mais perigoso.

O Bruno dá-se muito bem com o Criscito, lateral-esquerdo. Já o avisou da dureza que é travar Hulk?

Já, já... Disse-lhe para não o chatear muito, pois se o chateia vai levar com tudo em cima. Não o deixem ficar verde [risos]. Criscito já conhecia Hulk, mas vai ter de o marcar bem. Não está assustado, até porque vem de um bom campeonato [italiano], mas a disputa vai ser dura. Hulk será uma batata muito difícil de descascar.

E a saída de Falcao, não é um alívio para os centrais?

Falcao é um jogador de classe mundial e por isso foi desejado por vários clubes de topo. Teoricamente seria mais difícil jogar contra ele, mas nem com Kléber a defesa se pode distrair.


Um agente infiltrado

Luciano Spalletti, treinador do Zenit, solicitou uma reunião com o internacional português para recolher informações. "Disse-lhe que o FC Porto sabe jogar bom futebol, gosta de ter a posse de bola e tem uma defesa muito organizada", resumiu antes de analisar ao detalhe...

Fucile

Não sobe tanto como o Álvaro, mas é perigoso quando o faz.

Rolando 

É o central que organiza melhor o jogo.

Otamendi 

Excelente complemento.

Álvaro Pereira 

Gosta muito de subir no terreno.

Fernando 

Importantísismo à frente da defesa.

João Moutinho 

Adora ter a bola. Fantástico a organizar o futebol da equipa.

Belluschi 

Muito forte na vertente ofensiva.

Hulk 

Tem de ser marcado de perto.

Kléber 

Tanto vem atrás segurar a bola como a pede em profundidade. Vai ser um grande ponta-de-lança.

Varela 

Bom no 1x1, gosta de receber no pé e não no espaço.

James 

Define bem no remate ou a assistir.

"Nunca serei tão feliz como no FC Porto"

Os elogios constantes ao FC Porto não enganam: as saudades são muitas. Bruno Alves não o esconde nem tem medo de ratificar aquilo que um dia Deco já disse: "Sou feliz por natureza e em todo o lado. Mas como fui no FC Porto, dificilmente voltarei a ser." O tom embargado da voz e a pausa que coloca entre cada palavra salientam novamente o sentimento e puxam à emoção. "Tenho muitas saudades. Saudades do clube, da cidade, dos amigos, das rotinas.... Cresci lá, foi lá que tive oportunidades, que cheguei à Selecção e onde me estreei na Liga dos Campeões. Foi lá que me consideraram o melhor jogador do campeonato e foi lá que ganhei títulos. Nunca me irei esquecer de tanto", frisa, esperando que também os adeptos não o esqueçam nem o odeiem. "Não me devem criticar por ter saído, mas antes agradecer pelo que ajudei a fazer pelo FC Porto. Até na hora de sair ajudei financeiramente para que o clube possa continuar no topo", sintetizou, sem querer antecipar o cenário de um hipotético regresso no futuro. A caminho dos 30 anos, Bruno Alves sente-se com fôlego para muitas épocas no futebol internacional. Depois, logo se vê...

Saída gorada para a Juve não abalou alegria russa

Um ano depois de ter chegado à Rússia, Bruno Alves esteve quase a mudar-se para a Juventus. "Os clubes é que negociaram. Para mim, estava bem de qualquer forma. Gosto muito do clube e da cidade", explicou. "Compreendo que o Zenit não se quisesse desfazer de alguém que representou um investimento tão grande há pouco tempo. Não podia ser ingrato", completou. Apesar de ainda não falar russo, a vida corre-lhe de feição. "Há várias opções de lazer, e a minha família gosta muito de estar aqui. O clube dá-me todas as condições e sinto-me confortável", concluiu.

"De braços abertos para receber Ricardo Carvalho"

Indiscutível na selecção portuguesa, Bruno Alves acredita que adeptos e jogadores "podem e devem ter a ambição de ganhar o Euro'2012 pela qualidade dos jogadores portugueses e experiência que todos têm em Liga dos Campeões, Europeus e Mundiais". "Pensar passo a passo" é, porém, obrigatório, e a organização "cada vez melhor" da federação dá asas a um sonho que nem a "deserção" de Ricardo Carvalho abala. "Na maioria das vezes era eu o suplente. O Ricardo quase nunca foi e, naquela situação, também ainda não sabia se ia ser. Não tenho nada contra ele, mas a minha posição é sempre dar o melhor e estar disponível para jogar. Não existem imprescindíveis", apontou. O gesto, apesar de condenável, está esquecido. "Na Selecção, vai haver sempre grandes jogadores e há muitos à espera de uma oportunidade. Esta saída vai abrir a porta a alguém. E se ele voltar, estamos todos de braços abertos para o receber", manifestou.

"Trombas" marcadas com Rolando e Varela

A Selecção Nacional esteve concentrada poucos dias depois do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Entre Bruno Alves e os colegas que jogam no FC Porto, o duelo luso-russo não podia deixar de ser tema de conversa. "Disse logo a Rolando que desta vez é que iríamos trombar", riu-se, em alusão ao facto de já na época passada FC Porto e Zenit terem tido oportunidade de se cruzar numa das eliminatórias da Liga Europa. "Vamos à guerra", respondeu-lhe o central portista. "Também falei com Varela, que, a par de Rolando, é com quem tenho mais confiança. Ambos entendemos que será uma disputa forte e muito dura", revelou. Com o conforto da vitória sobre o Shakhtar, percebe-se que parte da pressão passa para quem joga em casa e ainda não pontuou. Uma contingência a que Bruno Alves não deu grande valor...

in "ojogo.pt"

Howard Webb no Zenit-FC Porto

INGLÊS JÁ APITOU DRAGÕES POR QUATRO VEZES



O árbitro inglês Howarb Webb foi designado esta segunda-feira pela UEFA para dirigir o Zenit-FC Porto, do Grupo G da Liga dos Campeões, que se disputa quarta-feira em São Petersburgo, Rússia.
Webb prepara-se para dirigir pela quarta vez um jogo dos campeões nacionais, depois de ter arbitrado a derrota dos portistas, no início do ano, frente ao Sevilha, em jogo da Liga Europa.
A primeira vez que o juiz inglês comandou um jogo dos "dragões" foi na época 2007/08, para a Liga dos Campeões, encontro que o FC Porto ganhou por 1-0 ao Schalke 04.
Na época seguinte, também para a máxima competição da UEFA, Webb apitou no empate com os espanhóis do Atlético Madrid.
No currículo do árbitro de 40 anos, surge a final da Liga dos Campeões de 2009/10 conquistada pelo Inter Milão, sob o comando do português José Mourinho, na vitória frente aos alemães do Bayern de Munique.
O Zenit-FC Porto está agendado para as 17 horas (hora de Lisboa) de quarta-feira, no Petrovsky Stadion, em São Petersburgo.
in "record.pt"

Danny: «FC Porto continua a ser grande equipa»

AVANÇADO DO ZENIT ANTEVÊ DIFICULDADES



Danny classifica o jogo com o FCPorto como “muito importante mas não decisivo”. O avançado do Zenit considera que a equipa russa já ultrapassou a fase má e está agora preparada para “um grande jogo” frente aos portistas.
O internacional português reconhece que o Zenit passou “por uma fase em que as coisas não correram como queríamos, mas neste momento já estamos com três vitórias seguidas e mantemos a liderança do campeonato”. Para dar seguimento a este bom ciclo, nada melhor do que vencer o FC Porto. “Vamos tentar dar sequência àquilo que estamos a fazer. Trata-se de um embate muito importante para nós, depois da derrota no Chipre”, sublinha.
Para o Zenit, esta seria uma época de confirmação com uma equipa consolidada. Danny aceita a ideia mas nega qualquer fracasso.
in "record.pt"

Otamendi goleador

EFICÁCIA NA ÁREA ADVERSÁRIA MARCA DIFERENÇA



Otamendi e Maicon disputam desde o momento da chegada do argentino a Portugal, no início da última época, o rótulo de companheiro ideal de Rolando no centro da defesa.
André Villas-Boas optava por um ou por outro, de acordo com as características dos adversários e do que queria para determinada partida, e Vítor Pereira, a julgar pelas suas opções esta época, partilha a mesma ideia.
in "record.pt"

Dragões a caminho da Rússia

Os dragões estão a caminho da Rússia, onde defrontam depois de amanhã o Zenit, na Liga dos Campeões. A comitiva azul e branca chegou há momentos ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, de onde parte rumo a São Petersburgo.

Os portistas viajam em voo charter e com um atraso de cerca de meia hora. Cerca das 18 horas, o avião que transporta os campeões portugueses deverá aterrar na cidade russa.

De manhã, houve treino e a equipa apresentou-se, por isso, um pouco mais tarde no aeroporto. A preparação para o encontro da segunda jornada termina amanhã, já no relvado do Zenit, com o treino de adaptação ao Estádio Petrovsky, pelas 16.00 horas (mais três horas na Rússia). Antes, Vítor Pereira e um jogador farão a projecção da partida, em conferência de Imprensa.



in "abola.pt"

James regressa à convocatória

James, Djalma e Mangala são as novidades na lista de convocados para a visita ao Zenit, na segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Os dragões cumpriram esta manhã o último treino antes da viagem para a Rússia e a selecção para o compromisso de depois de amanhã foi anunciada há instantes.

Em relação ao jogo com o Benfica, o treinador Vítor Pereira promoveu três alterações na lista. Foram 18 os jogadores chamados para o clássico, são 19 os futebolistas que integram a comitiva portista para a deslocação à Rússia.

Guarín (expulso com um cartão vermelho directo na Supertaça Europeia) tem ainda mais um jogo de suspensão para cumprir na Champions e Walter, sem inscrição na prova europeia, também não vai a jogo.

O boletim médico continua a ser preenchido por Alex Sandro. O lateral-esquerdo faz treino integrado condicionado.

A convocatória completa:

Guarda-redes: Helton e Bracali.

Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Fucile, Rolando, Mangala e Otamendi;

Médios: Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando e Defour;

Avançados: Rodriguez, Kléber, Hulk, Varela, James e Djalma.



in #abola.pt"

«FC Porto é mais forte que o Zenit» - José Couceiro

Diz quem sabe e conhece bem: «O Zenit é a melhor equipa russa da actualidade. Os seus jogadores são neste momento a base da selecção nacional». A descrição do próximo adversário dos dragões na Champions é assim feita por José Couceiro, treinador do FC Porto em 2004/05, a suceder nessa complexa época a Victor Fernandez, e que agora dirige com sucesso o Lokomotiv de Moscovo.

«Trata-se de uma equipa com experiência internacional, bem organizada, e o seu técnico, Luciano Spalletti, está lá há dois anos e a fazer um bom trabalho. Todos os jogadores, ou quase, jogaram a Champions. Não são novatos nestas coisas...», define melhor um conjunto que conta com os internacionais portugueses Bruno Alves e Danny.

«Estão ambos a jogar muito bem. Mas é bom para o FC Porto o Bruno não jogar. Sem ele a defesa não é muito boa no jogo aéreo», deu mais uma dica Couceiro, que ainda recentemente derrotou o conjunto de S. Petersburgo



in "abola.pt"

Guarín é talismã na Rússia

Colombiano num dos terrenos favoritos. Duas viagens, dois golos em Moscovo.

Realização plena do dragão nas visitas à Rússia e triunfos a deixar água na boca para o jogo de quarta-feira, as saídas a longa distância não têm criado embaraços particulares para além do desgaste das horas de voo, FC Porto a somar quatro triunfos em quatro jogos. História amplamente favorável, sendo que 50 por cento desse registo surge da última época, marcada por dois saltos consecutivos à antiga União Soviética, jogos para a Liga Europa e ambos marcados por sucesso arrebatador.

Nestas proezas portistas na Rússia destaca-se o nome de Fredy Guarín, que marcou ao CSKA o único golo no jogo de ida respeitante aos oitavos-de-final da prova e voltou distinguir-se na visita seguinte, pouco tempo mais tarde marcou ao Spartak e colaborou para um êxito rotundo em Moscovo (5-2), a lançar o dragão para as meias-finais da prova.

A Rússia tão perto e tão longe, recordações felizes para os dragões, com Guarín particularmente envolvido nesta teia de sucesso. 



in "abola.pt"