quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FC Porto x Sporting: Todos os jogadores que estiveram dos dois lados

FC Porto e Sporting vão medir forças no Estádio do Dragão e em jogo estará a liderança da Liga Zon Sagres, uma vez que os dois rivais estão separados por dois pontos na tabela classificativa.
A rivalidade entre dragões e leões é uma das maiores no futebol português e para da história fazem parte 58 jogadores que já vestiram a camisola dos dois crónicos candidatos ao título.
Dizem os números que foram sete os guarda-redes que já vestiram a camisola do FC Porto e Sporting. Luís MatosPadrãoAntónio VazRui CorreiaCostinhaBeto Hugo Ventura são os guardiões em questão.
Na defesa há 16 futebolistas que foram dragões e mais tarde leões, ou vice-versa. São eles:Vianinha, Armando ManhiçaCarlos AlhinhoAugusto InácioEurico GomesGabrielMorato,Fernando MendesEdevaldoFernando NélsonNuno ValenteRui JorgeJoão PauloEvaldo,Nuno André Coelho e Miguel Lopes.
A estes há ainda a juntar o nome de Pepe, que atualmente está ao serviço do Real Madrid. Antes de se transferir para o FC Porto e quando ainda representava o Marítimo, o internacional pela seleção portuguesa realizou uma pré-época no Sporting, disputando um jogo amigável frente ao Rio Maior, tendo mesmo marcado um golo.
Formado no Sporting, Varela apenas jogou os clássicos entre dragões e leões com a camisola do FC Porto ©Catarina Morais
Na zona mais intermédia acontece exatamente o mesmo. Ao longo da história houve 16 médios que moraram nas Antas, ou no Dragão, e também em Alvalade. Os jogadores em causa são Osvaldo Silva,Fernando PeresArmando Luís,AiltonRomeuJaime Pacheco,António SousaPeixeBino,Ricardo FernandesClayton,João MoutinhoCarlos Paredes,Marat IzmaylovPedro MendesManiche.
O uruguaio Luis Aguiar fez exatamente o percurso contrário de Pepe. Reforço do FC Porto em 2007, tendo sido contratado ao Liverpool de Montevideo, Luis Aguiar nunca disputou qualquer jogo oficial pelos azuis e brancos, tendo jogado três encontros amigáveis antes de ser emprestado ao Estrela da Amadora. Anos mais tarde, mais concretamente em 2011, o médio foi contratado pelo Sporting ao Dynamo Moskva. Contudo, também não disputou qualquer jogo oficial.
Já no que diz respeito a avançado, foram 17 aqueles que representaram o FC Porto e o Sporting.Elio MontañoManuel DuarteDinisAdemar MarquesAntónio OliveiraPaulo FutrePaulinho CascavelJorge PlácidoFernando GomesCapuchoEdmilsonMário JardelRicardo QuaresmaLiedsonSilvestre VarelaDerlei Hélder Postiga são os atacantes em causa.

Fernando Gomes é o rei dos clássicos entre FC Porto e Sporting

A carreira de Fernando Gomes foi quase toda ela feita de dragão ao peito. Formado nas escolas dos azuis e brancos, o ex-avançado dedicou quase uma vida ao FC Porto, clube pelo qual disputou mais de 450 jogos oficiais.
Fernando Gomes é o jogador que representou os dois clubes e que mais vezes participou no clássico ©Catarina Morais
No entanto, em 1989 deixou as Antas e rumou a Alvalade para representar o Sporting, clube no qual terminou o percurso enquanto futebolista profissional.
Ao longo dos 17 anos em que competiu no principal escalão do futebol português, Fernando Gomes disputou um total de 31 clássicos entre o FC Porto e o Sporting. 28 com a camisola dos azuis e brancos e três com a dos leões.
Nas 28 partidas em que foi adversário do Sporting, Fernando Gomes marcou nove golos, conseguindo dez empates, nove vitórias e também nove derrotas. Já nos três encontros em que defrontou os azuis e brancos com a camisola do Sporting, o ex-internacional português não marcou qualquer golo, tendo alcançado duas derrotas e um triunfo.
No segundo lugar da lista de jogadores que representaram o FC Porto e o Sporting e que disputaram o clássico entre os dois conjuntos está Rui Jorge com 30 jogos, menos um do que Fernando Gomes. O ex-lateral esquerdo disputou 12 com a camisola dos dragões e 18 com a dos leões.
No último lugar do pódio surge Augusto Inácio com um total de 26 jogos, 11 pelo FC Porto e 15 pelo Sporting.

Jogadores que apenas jogaram por um dos lados

Apesar de terem representado os dois emblemas, há jogadores que apenas disputaram o clássico entre o FC Porto e o Sporting com apenas uma das camisolas, sendo que são menos aqueles que o fizeram apenas de azul e branco.
Izmaylov trocou o Sporting pelo FC Porto em 2013 ©Carlos Alberto Costa
Apenas três jogadores que estiveram dos dois lados é que só entraram em campo com a camisola do FC Porto. Ainda assim, um deles nunca chegou a assinar um contrato definitivo com o Sporting, que é o caso de Pepe.
Tirando o caso excecional do atual defesa do Real Madrid, apenas Clayton e Silvestre Varela representaram exclusivamente o FC Porto em clássicos entre duas equipas. O brasileiro atuou por nove ocasiões, enquanto o português entrou em campo por sete vezes até ao momento.
Do lado oposto são bem mais os jogadores que apenas defenderam o Sporting. No total são nove, sendo que o mais recente deles todos foi Miguel Lopes, que na época passada representou os leões contra o FC Porto em Alvalade.
Além do internacional português, também Luís Matos (1), Costinha (9), Carlos Alhinho (4), Morato (7), Evaldo (3), Fernando Peres (16), Ademar Marques (10) e Paulinho Cascavel (6) só vestiram a camisola dos leões.
Por fim, há jogadores que estiveram dos dois lados mas que nunca disputaram o clássico. São os casos de Padrão, Hugo Ventura, Edevaldo, Nuno André Coelho, Armando Luís, Ricardo Fernandes, Luis Aguiar e Elio Montaño.

Lista de todos os jogadores que já vestiram a camisola de FC Porto e Sporting e respetivas presenças em clássicos
 
JogadorTotal de clássicosPelo FC PortoPelo Sporting
Fernando Gomes31283
Rui Jorge301218
Augusto Inácio261115
Gabriel24168
João Moutinho23518
António Oliveira23185
Capucho21165
António Sousa19154
Fernando Nélson18414
Liedson18117
Fernando Peres16016
Edmilson1688
Ricardo Quaresma15114
Osvaldo Silva1486
Peixe14311
Marat Izmaylov14113
Hélder Postiga1477
Eurico Gomes1376
Jaime Pacheco1192
Mário Jardel1192
Derlei1147
Dinis1019
Ademar Marques10010
Paulo Futre1064
Costinha909
Armando Manhiça945
Ailton945
Romeu954
Clayton990
Fernando Mendes835
Morato707
Nuno Valente743
Carlos Paredes761
Maniche761
Silvestre Varela770
Vianinha642
Paulinho Cascavel606
Pepe*550
Bino523
Rui Correia431
Carlos Alhinho404
Pedro Mendes422
Manuel Duarte413
António Vaz312
Beto321
Evaldo303
Jorge Plácido321
João Paulo211
Luís Matos101
Miguel Lopes101
Padrão000
Hugo Ventura000
Edevaldo000
Nuno André Coelho000
Armando Luís000
Ricardo Fernandes000
Luis Aguiar**000
Elio Montaño000
*Pepe apenas treinou uma pré-temporada no Sporting
** Luis Aguiar nunca realizou jogos oficiais por FC Porto e Sporting

in "zerozero.pt"

Sabella na Europa para recrutar defesas; dragão Otamendi na mira


O selecionador da Argentina, Alejandro Sabella, está na Europa, onde vai observar uma série de jogos. A missão do treinador é recrutar jogadores para o eixo da defesa da seleção.

«O objetivo da viagem é ver alguns jogadores em ação. Se tiver a possibilidade de falar com eles, vou falar. Quero reunir-me com Lionel (Messi) e Javier (Mascherano) para saber como ambos estão, já que recuperaram há pouco tempo de lesões. Vou ver partidas onde estão jogadores argentinos, vou ver alguns rapazes que não conheço pessoalmente», explicou.

No Dragão, Sabella foi um espetador atento do jogo entre o FC Porto e o Zenit, que os russos venceram por 1-0, e tirou algumas notas sobre a exibição do central Nicolas Otamendi. No próximo sábado, o selecionador vai assistir ao clássico entre Barcelona e Real Madrid. No dia seguinte, Sabella vai estar no Sevilha-Osasuna, para tirar notas sobre os centrais Nicolás Pareja e Federico Fazio. 

Gonzalo Rodríguez, Facundo Roncaglia (ambos da Fiorentina) e Lucas Orban (Bordéus) são outros dos nomes que estão na agenda do selecionador argentino.


in "abola.pt"

Manuel Serrão: «Foi um jogo patrocinado pela Gazprom»

SPORTING VAI PAGAR "FATURA COM IVA"

Manuel Serrão, empresário e comentador desportivo, não tem dúvidas sobre o que aconteceu no FC Porto-Zenit. "Foi um jogo patrocinado pela Gazprom, que conseguiu uma excelente promoção", referiu, mencionando o patrocinador do clube de St. Petersburgo e também um dos grandes sponsores da Liga dos Campeões.

Questionado sobre se esta é uma referência à expulsão de Herrera, Serrão voltou a repetir: "Tal como disse, o jogo teve o patrocínio dessa conhecida empresa, que bem merece ser o destaque do dia de hoje".

Quanto à exibição do FC Porto, "tendo em conta que jogou com dez desde o início, acho que deu uma resposta adequada". Até porque Manuel Serrão estava à espera "de ver o FC Porto jogar com onze jogadores".

Estará agora Paulo Fonseca sob pressão após duas derrotas na Champions? "Pressão existe sempre mas este não foi o último jogo da fase de grupos...", respondeu.

Vem aí agora o Sporting e o que a casa azul e branca gasta costume ser cruel para quem chega depois de um desaire. "O Sporting já ia pagar a fatura mas penso que desta vez vai pagá-la com IVA", atirou Serrão.


Helton: «As minhas defesas não valeram de nada...»
GUARDIÃO LEMBRA QUE OS 3 PONTOS É QUE IMPORTAVAM

Helton estava naturalmente desanimado com a derrota caseira (0-1) do FC Porto frente ao Zenit, que complicou e muito as contas dos dragões na fase de grupos da Liga dos Campeões. O guarda-redes esteve em bom plano, evitando o golo dos russos em várias ocasiões mas no final saiu por baixo.

"Sabemos como é o futebol. As minhas defesas não valeram de nada, pois os 3 pontos é que contam. Com menos um ficou complicado e fomos obrigados a correr mais. A equipa deu o máximo, com determinação e força onde já não havia, por isso tenho de dar os parabéns à equipa. Apuramento? Se não acreditarmos em nós, quem o fará? Hoje podem todos sair de cabeça erguida", referiu o brasileiro à Sport TV.

Fernando: «Não dava fazer para mais»
JOGAR COM MENOS UM COMPLICOU TAREFA

O médio brasileiro Fernando, que foi um dos melhores do FC Porto no embate com Zenit, admitiu que a inferioridade numérica desde muito cedo complicou a tarefa dos dragões.

"Depois de perder um jogador tudo fica mais complicado. Temos de correr com menos um, mas dedicámo-nos ao máximo. Sabemos que, depois, na hora da finalização, chegávamos cansados... Mas fizemos o melhor e não dava fazer para mais... Infelizmente perdemos e agora temos de pensar no próximo jogo", começou por analisar, em declarações à SportTv.

Sobre o que Paulo Fonseca pediu ao intervalo, Fernando revelou: "Procurámos esperar por eles no nosso meio-campo, para depois sair em contra-ataque, pois não dava para marcar em cima. Claro que corremos muito mais do que o habitual. Fizemos o nosso melhor, tivemos oportunidades de ganhar o jogo, mas sofremos no final. É assim o futebol".

"Sabemos os grandes jogadores que eles têm, mas sabemos também da nossa qualidade. Tenho a certeza de que vamos lá com vontade de ganhar, para tirar os 3 pontos fora, como eles fizeram em casa", concluiu.

Lucho: «Por vezes os árbitros enganam-se»
CONSIDERA EXPULSÃO DECISIVA

Lucho Gonzalez, capitão do FC Porto, lamentou a derrota do FC Porto diante do Zenit, em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões mas atribui ao árbitro parte da responsabilidade pelo desaire.

"Jogar esta competição com um jogador a menos é uma grande desvantagem. Houve muito mais coisas positivas do que negativas hoje. Por vezes os árbitros enganam-se e desta feita pareceu-me claro", afirmou no final da partida em declarações à Sporttv.

O capitão dos dragões garante que sem a expulsão o jogo seria diferente: "Penso que 11 contra 11 as coisas teriam sido diferentes. Mesmo assim não passámos por grande sobressaltos e só sofremos este golo no fim."

in "record.pt"