sexta-feira, 10 de maio de 2013

F.C. Porto-Benfica (antevisão): o Clássico dos assuntos pendentes


Tudo por definir a dois jogos do fim; vamos à bola, senhores


O MOMENTO


F.C. PORTO: dos ceús da Luz caiu a dádiva ansiada. O Benfica sofreu para empatar com o Estoril e devolveu a dúvida a este campeonato. Os dragões, provavelmente já sem esperarem, reentraram na luta pelo título, várias semanas após uma constante desconfortante exposição pública no segundo lugar e a quatro pontos do líder. O futebol, irresistivelmente belo, trocou as voltas aos analistas e deixou todas as resoluções para as derradeiras rondas. Faltam 180 minutos de bola, mas ninguém ousa pensar além do jogo no Dragão. 



BENFICA: a celebração no relvado do Marítimo parece já uma recordação ida e despropositada. A liderança está agora presa por uma fina corda de dois pontos, colocada à mercê do perseguidor-mor e próximo adversário. O Clássico vibra naturalmente e estremece com esta diferença exígua entre primeiro e segundo. Depois do Dragão há a final de Amesterdão, é verdade, mas Jorge Jesus fará como todos nós e colocará a mente nos 90 minutos que se seguem. Não fazê-lo seria como passar um atestado de inconveniência aos adeptos. 



AUSENTES



F.C. PORTO: Maicon e Quiñones (lesionados); 



BENFICA: Carlos Martins (castigado);



DISCURSO DIRETO



VÍTOR PEREIRA: «O Benfica é uma equipa com qualidade e sei como vai jogar. Mas não vos digo. Digo-vos como a minha equipa vai jogar. Estamos bem, estamos motivados e preparámos bem o jogo. Vamos discutir o jogo com os nossos argumentos e identidade. Já tive vários jogos decisivos. Já me fizeram essa pergunta pelo menos três vezes. Sou novo, tenho uma carreira pela frente e o jogo mais importante está sempre por vir».



JORGE JESUS: «Quem está dependente do resultado é o Porto, não somos nós. Claro que gostava, se fosse possível, de chegar a este jogo do Dragão com dez pontos de avanço, o treinador do F.C. Porto a mesma coisa. Quando tens dois rivais que ainda não perderam... O Porto está a fazer uma boa época, mas a do Benfica é excelente, estamos em três competições».



REGISTO HISTÓRICO
Nos 78 jogos entre F.C. Porto e Benfica na Cidade Invicta, para o campeonato nacional, o domínio dos azuis e brancos é evidente. Os dragões venceram 47 dessas partidas, houve 19 igualdades e apenas 12 triunfos das águias. Na época anterior, as equipas defrontaram-se à sexta jornada e empataram a duas bolas. Kléber e Otamendi marcaram para o Porto, Cardozo e Gaitán responderam para o Benfica. O Benfica não vence no Dragão, nesta prova, desde outubro de 2005: 0-2, bis de Nuno Gomes. 



EQUIPAS PROVÁVEIS



F.C. PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho, Fernando e João Moutinho; James, Jackson e Varela. 



Outros convocados: Fabiano, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin, Sebá e Liedson



BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e André Almeida; Matic e Enzo Perez; Salvio, Nico Gaitán e Ola John; Cardozo. 



Outros convocados: lista ainda não divulgada

in "maisfutebol.,iol.pt"

«Tudo pode acontecer, mas acredito mais no FC Porto» - Domingos


Domingos Paciência considera o FC Porto favorito para o clássico deste sábado frente ao Benfica, no estádio do Dragão.

O treinador acredita que se assistirá a um FC Porto «mais confiante e tranquilo» e a um Benfica «mais ansioso e nervoso».

«Tudo pode acontecer, mas acredito mais no FC Porto», afirmou Domingos, à margem da segunda edição da campanha «Alimente Esta Ideia», que une a Liga portuguesa ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Em relação à nomeação de Pedro Proença um breve comentário: «Se pôde apitar a final de um Campeonato da Europa, também pode apitar o jogo do título.»


in "abola.pt"

FC Porto apresenta queixa na Liga contra o Benfica


O FC Porto apresentou hoje à Liga uma participação disciplinar contra o Benfica, motivada pela destruição da bandeira oficial do clube no jogo das equipas B
Em documento a que a agência Lusa teve acesso, os "dragões" solicitam à Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da LPFP um procedimento disciplinar contra o Benfica, na sequência do sucedido a 8 de maio, no Estádio da Luz, em jogo da 40.ª jornada daquela prova, que terminou 1-1.

"Durante o intervalo do jogo, adeptos do clube visitado, depois de uma tentativa de atear fogo, rasgaram e atiraram para o relvado a bandeira oficial do FC Porto, entregue à guarda do clube visitado (...), para que, nos termos regulamentares, fosse hasteada", lê-se no documento.

Citando o Regulamento de Disciplina, o FC Porto refere que "os clubes são responsáveis pela alteração da ordem e da disciplina provocados pelos seus sócios e simpatizantes (...) por ocasião de qualquer jogo oficial".

Os portistas consideram aquele ato como "manifesto comportamento social e desportivo incorreto", conforme os regulamentos da Liga.

"Aliás, mal se compreende que adeptos do clube visitado tenham tido oportunidade de se apoderarem da aludida bandeira sem que tenham sido impedidos por qualquer funcionário do Benfica ou elemento da segurança", segundo a denúncia.

No documento, os portistas dão conta da identificação de, "pelo menos, um dos adeptos" benfiquistas pela força policial no Estádio da Luz, solicitando que a CII junte à denúncia o relatório policial do jogo Benfica B-FC Porto B.

in "ojogo.pt"

RUI GOMES QUER TERMINAR ÉPOCA A GANHAR "DE FORMA INEQUÍVOCA"


Rui Gomes perspectivou esta sexta-feira o jogo com o SC Braga B, deixando o desejo de que a equipa repita "o espírito e a qualidade de jogo" demonstrada na última partida, frente ao Benfica B, de forma a poder vencer de "forma inequívoca". A 41.ª jornada da Segunda Liga disputa-se este domingo, às 16h no Estádio de Pedroso.

Que tipo de mensagem gostaria de transmitir quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato?
Para a nossa equipa e fazendo-o num contexto de grupo, gostaria que ganhássemos estes dois jogos que faltam, que transportássemos o espírito e a qualidade de jogo que mostrámos na quarta-feira, numa partida com um elevado grau de complexidade. Não tenho dúvidas de que se repetirmos a atitude e a qualidade que tivemos no último encontro teremos grandes condições de vencer estes dois últimos jogos, de forma a terminarmos o campeonato com uma melhor classificação e um sabor melhor do que o actual. Quando jogamos com formações a quem reconhecemos qualidade, a nossa equipa geralmente tem uma resposta muito positiva, mas nem sempre isso tem acontecido quando do outro lado não conseguimos ver a ameaça, por mais avisos que se façam. Gostaria que nestes dois próximos jogos isso não acontecesse, isto é, que os ganhássemos de uma forma inequívoca.

Já percebeu as razões pelas quais o FC Porto B tem sentido, ao longo da época, mais dificuldades frente a equipas qualitativamente menos fortes?
Esse facto também pode estar relacionado com a estratégia dessas equipas menos qualificadas, porque jogam de forma mais especulativa, assumem e dividem menos o jogo e, se calhar, criam-nos mais dificuldades por causa disso, já que nos expõem num momento em que não conseguimos estar tão fortes, que é o momento da transição defensiva. Mas penso que há algo mais do que isso: quando do outro lado não há uma equipa assim tão forte, nem sempre conseguimos transportar para o jogo tudo aquilo que temos para dar. De facto, ao longo de 40 jornadas, só houve uma vez em que sentimos que estivemos longe de ganhar, à quinta jornada, quando perdemos 3-0 com a Oliveirense e ficámos a jogar com dez unidades logo aos quatro minutos. Em todas as outras 39 jornadas, ganhámos, perdemos e empatámos praticamente em idêntico número, mas em todas elas sentimos que poderíamos ter vencido. Num campeonato tão difícil e equilibrado, o facto de sentirmos isto é um sinal positivo. No entanto, por demasiadas vezes estivemos perto de obter melhores resultados e não conseguimos. Provavelmente falta-nos um pouco mais de maturidade para lidar com este tipo de adversários e um pouco mais de capacidade para encarar todos os jogos de idêntica forma, como se fosse a partida mais difícil do mundo.


in "fcp.pt"

Clássico que poder decidir o campeão nacional



O FC Porto recebe este sábado, dia 11 de Maio, no Estádio do Dragão a equipa do Benfica para o clássico do ano, numa partida que irá contar para a 29. jornada da Liga Zon Sagres.

Num encontro muito importante para a equipa comandada por Vítor Pereira, já que se os azuis e brancos vencerem os encarnados este sábado, passam para a liderança do campeonato e ficam assim mais perto da revalidação do título de campeão nacional.

Quando faltam apenas duas jornadas para o final da temporada, o FC Porto encontra-se no segundo lugar com 72 pontos, a apenas dois pontos do líder Benfica que soma 74.

Os campeões nacionais em título têm realizado um bom campeonato e conseguido bons resultados de futebol, tendo um registo nos 28 jogos já realizados de 22 vitórias, seis empates e nenhuma derrota, tendo marcado 66 golos e sofrido apenas 13 (a defesa menos batida da I Liga).

Lembrar apenas que o FC Porto vem de uma vitória por 3-1 no terreno do Nacional da Madeira no último encontro do campeonato enquanto o Benfica vem de um empate a uma bola na Luz frente ao Estoril Praia.

Referir apenas que o futebolista Alex Sandro já treinou esta quinta-feira sem limitações e está apto para a receção ao Benfica este sábado.

Ausentes ainda das opções de Vítor Pereira continuam Maicon e Quiones, que realizaram trabalho no ginásio.

O árbitro escolhido para dirigir o clássico entre FC Porto e Benfica foi o lisboeta Pedro Proença, que terá como auxiliares Tiago Trigo e Bertino Miranda.

Relembrar que o encontro entre Benfica e FC Porto realizado na Luz a contar para a primeira volta do campeonato terminou empatado a 2-2.

O clássico que pode decidir o campeonato acontece este sábado dia 11 de Maio, no Estádio do Dragão, às 20:30 horas e terá transmissão em directo na Sport TV 1.

Saiba que pode consultar mais notícias da Liga Zon Sagres, aqui

Vitor Pereira: "JÁ NOS FIZERAM TANTOS FUNERAIS"



Vítor Pereira quer um FC Porto a "dominar o jogo", a "pressionar alto" e diz que sabe mas não divulga como vai jogar o Benfica. O treinador antecipa um grande jogo amanhã no Dragão e diz que os “adeptos mereciam” um clássico assim.

O que espera deste clássico?
O campeonato, os nossos adeptos, mereciam que este título fosse discutido até ao final. É um jogo que toda a gente vai querer ver, entre as duas melhores equipas do campeonato. Vai ser um grande jogo.

É uma vantagem jogar em casa?
Já nos fizeram tantos funerais que o facto de chegarmos a esta altura com a possibilidade de vencer… O que a realidade traduz é que neste momento o Benfica é primeiro, depois do jogo vamos ver quem será primeiro, mas o que é fundamental é chegar em primeiro no fim do campeonato. Os jogos não se compram, têm de ser conquistados.

Há uma semana disse que era impossível que o título fosse atribuído por mérito desportivo, agora acha que estão criadas as condições para o título ser atribuído por mérito?
Esta semana fui criticado por ter admitido, ou por a minha comunicação ter sido nesse sentido. O que vos posso dizer e entendam como quiserem, é que a estratégia que adoptei deu-me razão. A interpretação é vossa, digam aquilo que quiserem. Adoptei a estratégia correcta e o resultado do Estoril deu-me razão.

Tendo em conta os últimos resultados, o momento das equipas, tendo em conta que joga em casa, acha que é favorito?
Já nos fizeram o funeral várias vezes nesta época e chegamos a duas jornadas do fim sem qualquer derrota e em condições de discutir o título. 

Jorge Jesus disse a meio do campeonato que a equipa que mais cedo saísse das competições europeias tinha vantagem na conquista do título, assina por baixo?
Não tenho de fazer qualquer comentário, perguntem-lhe a ele.

Que lhe pareceu a nomeação de Pedro Proença para arbitrar este jogo?
Espero uma grande arbitragem, com o nível da equipa de arbitragem que foi nomeada, com a qualidade individual e colectiva. Árbitro de nível mundial, que faça um grande jogo, é o que eu espero. Estamos preparados para este grande jogo e aguardamos com muita vontade pela hora do jogo, porque queremos reafirmar a nossa qualidade, queremos ver reafirmada a nossa identidade, da equipa, como clube e a identidade dos nossos adeptos. É isso que quero ver amanhã.

Este é o jogo mais importante da sua carreira?
Já tive vários jogos decisivos. Para mim o jogo mais importante ainda está para vir. Sou novo, a minha carreira ainda está no início e o jogo mais importante ainda está para vir.

Como avalia a sua equipa?
Estamos bem. Estamos motivados, trabalhamos bem durante a semana, preparamos bem o jogo e estamos preparados para discutir o jogo com a nossa identidade.

Acha que tem agora um ascendente psicológico sobre o adversário?
Não sei responder a isso, o que sei é que a minha equipa está bem, está preparada, está motivada. Os nossos adeptos mereciam um jogo destes e queremos proporcionar um grande espectáculo.

O facto de Enzo Perez estar em dúvida pode ser uma vantagem?
O Enzo Perez vai jogar, mas se joga esse ou outro qualquer isso não nos diz respeito, não altera minimamente a nossa identidade, temos provado isso ao longo de toda a época. Nós gostamos de dominar o jogo, gostamos de ter bola, gostamos de impor o nosso jogo com bola, gostamos de ser pressionantes e é a afirmação dessa identidade que quero ver amanhã.

Está mais sorridente e bem-disposto que em outras conferências de imprensa… Este é um momento de afirmação pessoal?
Se estiver aqui dez anos ainda vou ter de estar aqui a provar a minha qualidade. Quem avalia a qualidade do meu trabalho sou eu próprio, nem o clube nem ninguém, sou eu próprio. A questão da afirmação vai-se fazendo com qualidade de trabalho. Só vos quero recordar que estou há dois anos no Porto e sabem quantas derrotas tenho no campeonato?

Já disse que Enzo Perez vai jogar e com quantos pontas-de-lança vai jogar?
O Benfica é uma equipa com qualidade. Eu sei como é que eles vão jogar, mas não vos vou dizer como. A minha equipa vai jogar a querer impor o seu jogo, a minha equipa gosta de ter bola, não gosta de andar a correr atrás dela, gosta de jogar no meio-campo do adversário, gosta de ser pressionante no momento em que a perde e o que eu tenho a certeza é que esta vai ser a identidade da minha equipa. Temos de ser equipa, temos de ser clube e temos de ser adeptos.



ALEX SANDRO, KELVIN E SEBÁ REGRESSAM AOS CONVOCADOS

Os regressos de Alex Sandro, Kelvin e Sebá são as novidades da lista de convocados do FC Porto, para o jogo da 29.ª e penúltima jornada da Liga de futebol, frente ao Benfica.

Vítor Pereira divulgou a lista de 18 convocados após a conferência de imprensa de lançamento do jogo, tendo desta vez preterido Izmaylov, que está castigado, Maicon, a recuperar de problemas físicos, e Atsu, por opção técnica.

O central Maicon fez treino condicionado e trabalho condicionado e Quiño limitou-se a tratamento.,

Os defesas David, Zé António e o avançado Sebá, todos da equipa B, treinaram com a equipa principal.

O FC Porto recebe este sábado, às 20h30, o Benfica, jogo que valerá a liderança da Liga a uma jornada do fim, em caso de vitória dos Dragões.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.


in "fcp.pt-2

"SOMOS PORTO E SENTIMOS OS RESULTADOS"


O FC Porto regressa, este sábado (16h00) às competições europeias, para defrontar a equipa do Reus. Depois da derrota em Espanha (2-3), os Dragões vão procurar a vantagem dos dois golos que assegura a passagem às meias-finais. O treinador Tó Neves e o avançado Vítor Hugo juntaram-se numa superflash em que demonstraram respeito pelo adversário, mas muita vontade de vencer e seguir para as meias-finais. 

Tó Neves

O treinador do FC Porto tem bom conhecimento da equipa espanhola, mas não a teme e acredita num FC Porto muito forte. "Queremos recuperar o resultado e estar presente na final four, isso é, sem dúvida, um objectivo. Agora, de forma nenhuma podemos pensar em facilidades. O Reus é uma equipa muito bem orientada, que assenta bem no hóquei espanhol, com uma defesa muito boa, tem três jogadores que conseguem fazer a diferença, um guarda-redes de nível mundial e, portanto é uma equipa de nível difícil, que no jogo em Espanha nos conseguiu vencer. É uma equipa com muita criatividade, muito hóquei espanhol e muita organização. Só um FC Porto muito forte, com todos os adeptos a apoiar, conseguirá chegar ao objectivo de estar na final four."

Confessou que será um jogo de nervos mas, sem uma equipa nervosa. "É normal que estes jogos tragam mais ansiedade e este, sem dúvida, que vai trazer e estou convicto que estará muita gente no pavilhão. Agora, no hóquei sabe-se que dois ou três golos rapidamente podem ser marcados ou sofridos, o que nós queremos é termos o resultado de forma a ser controlado por nós e a podermos controlar o jogo. Mas temos de estar preparados para todas as eventualidades, os jogadores conhecem o plano de jogo, o que pretendemos. Os dados estão lançados, é esperar que acordem todos muito bem-dispostos e que as coisas nos corram bem, porque o factor sorte é também determinante. E que a arbitragem não seja como foi em Reus, que tivemos um golo, com a bola dois palmos dentro da baliza e o árbitro não a viu e não validou o golo, espero que uma situação dessas não aconteça aqui."


Tó Neves acredita que esta é a melhor altura para este jogo acontecer. "Estamos confiantes com o que temos vindo a fazer, com a posição em que estamos nas três frentes e queremos continuar. Sabemos que o Reus está a atravessar um bom momento, vêm de duas vitórias (6-1 e 5-1), têm marcado muitos golos e são competentes e, portanto vamos respeita-los. Não vamos esconder o bom momento que o FC Porto está e é uma boa altura para defrontar o Reus."

Para o treinador é muito bom ter o clássico de futebol "ali ao lado". "A mola que faz andar os associados e adeptos deste clube é o futebol e, nós staff e jogadores das modalidades, Somos Porto e sentimos os resultados. E o empate do Benfica com o Estoril, para além de nos empolgar, faz-nos pensar que haverá mais pessoas dispostas a ver o clássico no estádio, logo trará mais gente ao nosso jogo. E nas redondezas vai viver-se um ambiente com muita ansiedade tanto para o futebol, como para o hóquei. No Dragão Caixa, os adeptos podem descarregar alguma adrenalina e ajudar-nos a conseguir chegar à final four."

Vitor Hugo

Vítor Hugo acha que o Reus que se apresentará no Dragão não será diferente do jogo da primeira mão. "Acredito que venham jogar fechados e no contra-ataque. Eles têm um bom guarda-redes e três ou quatro jogadores muito experientes. Acredito que venham jogar no nosso erro e não arrisquem nada, aliás um pouco como jogaram lá, mesmo a perder por dois no arriscaram nada. “ Tendo já a receita para os poder contrariar. “Temos de jogar da nossa forma, jogando com caudal ofensivo e volume de jogo. Contamos com casa cheia, adeptos a apoiarem-nos e jogaremos com a cabeça, com o coração e com o público."

Com a equipa consciente dos erros cometidos no primeiro jogo da eliminatória, o avançado diz que a "desvantagem é recuperável" : "Jogamos em casa e temos o apoio dos nossos adeptos. Com o clássico a acontecer no Estádio, contamos com casa cheia e aguardamos os Super Dragões, com a força que trazem, com o apoio e as músicas, tudo nos dá alento para ganhar a eliminatória."


in "fcp.pt"

DRAGÕES “PREPARADOS” PARA ANULAR ARMAS DO SPORTING


O FC Porto Vitalis, líder do Andebol 1, joga este sábado (16h) com o Sporting, em Odivelas. Depois de uma semana em que os Dragões saíram vencedores de um duelo repleto de emoções, contra o Águas Santas, Filipe Mota e Hugo Laurentino falaram à comunicação social e admitiram que será um jogo complicado e muito importante para as contas do título.

O central Filipe Mota anteviu um encontro que o FC Porto vai procurar resolver “o mais cedo possível”: “Não digo que é um jogo de tudo ou nada, porque não interessa vencer lá e depois perder no Dragão com o Benfica. Queremos ganhar jogo a jogo e é assim que encaramos as coisas. O Sporting tem estado bem durante toda a época e acho que já mostrou o seu valor, mas o FC Porto vai contrariar esse potencial porque quer vencer. Temos estado a trabalhar durante a semana e estamos preparados para combater as armas do Sporting, nomeadamente o contra-ataque, que será a maior delas. Não é um jogo totalmente decisivo, portanto entraremos calmos e tranquilos”.

O guarda-redes Hugo Laurentino prevê “um jogo taco-a-taco, provavelmente decidido nos últimos minutos”. “Queremos o ‘penta’, enquanto o Sporting, matematicamente, ainda tem hipótese de lá chegar, portanto vai ser um jogo difícil. Já é o quarto desafio da época contra o Sporting, portanto já não há muito a esconder de ambas as partes. Sei que vai ser um jogo muito interessante e espero sair de lá com a vitória. Já somos jogadores experientes e não creio que os nervos estejam à flor da pele. Estes são os jogos que todos gostamos de jogar, são duas equipas com alguns dos melhores andebolistas portugueses”, afirmou.

Laurentino considerou ainda “injusto” que se fala num frente-a-frente dos dois melhores guardiões portugueses, sendo que do outro lado estará Hugo Figueira. “Somos, isso sim, os guarda-redes que temos sido chamados a representar o nosso país. Tento estar na melhor forma durante o campeonato todo, agora chegámos à parte decisiva e temos de estar ao mais alto nível”, esclareceu.


in "fcp.pt"

Hulk ao Maisfutebol: «Benfica facilitou e o Porto nunca facilita»


Brasileiro pode ser campeão e por isso torce pelos dragões. Pelo meio diz imaginar como a cabeça dos jogadores portistas deve estar a ser trablhada...


A quase seis mil quilómetros do Porto há um jogador cheio e vontade de celebrar a conquista do título: o título que afinal também é dele. Hulk fez três jogos no início da época, marcou dois golos e deixou o F.C. Porto na liderança. Seguiu-se a aventura no Zenit, mas sempre de olhos em Portugal.

O brasileiro falou com o Maisfutebol desde a Rússia, a partir de onde tem acompanhado tudo, e revelou por exemplo como o clássico sábado tem sido motivo de conversa no balneário do Zenit. «Eu e o Bruno Alves estamos sempre a meter-nos com o Witsel. Brincamos todos os dias com ele.»

«Nas últimas semanas chegávamos ao treino e começávamos logoo Benfica está a cair ou estamos a encostar-nos, prepare-se, estamos a encostar ou só já estamos a quatro pontos. Na última jornada enchemos o saco dele que o Benfica não ia aguentar a pressão.» 

Ora as brincadeiras têm-se tornado naturalmente mais sérias em vésperasde um clássico decisivo. «Esta semana já o avisámos:Vocês facilitaram. Facilitaram e o Porto nunca facilita. O Porto agora vai ser campeão. Eles já tremeram um pouco e agora está difícil o Benfica ser campeão.»

Hulk respira fundo. «Espero que seja certo e que o Porto seja campeão.» Até porque não imagina o Benfica a vencer no Dragão. «Ganhar, perder, empatar, tudo isso é futebol. Mas uma situação destas é diferente. O Porto ganhar o título na casa do Benfica ou o Benfica ganhar no Dragão, é diferente.»

O brasileiro já começou, de resto, a imaginar como será o clássico deste sábado: um clássico que deve ferver como poucos. O avançado lembra que «o Benfica carrega uma grande mágoa desde que o Porto foi campeão na Luz» e que « vão entrar com tudo para ganhar e pagar na mesma moeda».

No entanto, uma coisa é querer e outra é poder. «Conhecendo o F.C. Porto como conheço, sei que o clube está a fazer um grande trabalho psicológico com os jogadores e está a trabalhá-los para estarem muito fortes. De certeza que vão ganhar o jogo deixando tudo lá dentro», acrescenta Hulk. 

O público, garante, não vai deixar cair a equipa. «Vai ser o décimo segundo jogador e vai ajudar o F.C. Porto a ganhar este jogo, e o título.» Um título que, lá está, também é dele. «Claro que vou ser campeão. Fiz três jogos, fiz dois golos na liga e por isso claro vou sentir-me totalmente campeão.»

Depois disso, provavelmente, Hulk vai fazer-se ao caminho e dar um salto ao Porto para celebrar com os amigos que mantém na cidade. «Sobretudo com o Fernando e com o Lucho, que são dois grandes irmãos que deixei em Portugal. Estou sempre a falar com eles», revela o brasileiro. 

«Matamos saudades através de umas mensagens, de umas chamadas. Também falo com o Alex Sandro, o Danilo, o Otamendi, são pessoas de quem eu gosto muito. Mantenho muitos amigos no F.C. Porto e estou a torcer muito por eles, para que façam um grande jogo e ganhem no sábado.»

Esta semana, como é fácil de entender, tem sido mais complicado falar com os amigos: o clássico exige concentração total. Hulk lembra porém que viveu grandes momentos no Dragão, sobretudo o título na Luz. «Para nós foi muito especial», sublinha. «O F.C. Porto vai ganhar outra vez.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Inter Milão pretende baixar preço de Fernando


O médio brasileiro Fernando continua a ser considerado alvo prioritário para o Inter Milão, revela a edição desta quinta-feira do jornal italiano Gazzetta dello Sport. 

É considerado o reforço ideal, de resto há muito que é noticiado como alvo do emblemanerazzurri, que tem agora em conta o facto de o jogador estar às portas de entrar no último ano de contrato com o FC Porto.

Escreve então a Gazzetta dello Sport que Fernando estará a tentar pressionar os dirigentes do clube portista no sentido de o deixarem sair no próximo verão. A cláusula de rescisão, fixada em 30 milhões de euros, é proibitiva para o Inter, sendo também considerada totalmente fora da realidade do mercado. A ideia será, por isso, conseguir a transferência por valor a rondar os 7 milhões de euros.


in "abola.pt"

«Ganhar ao Benfica dava-me muito prazer» - Deco


Quase seis épocas no FC Porto, três títulos de campeão nacional, dez clássicos com o Benfica só em jogos do campeonato, três golos marcados. É a particular história de Deco nos duelos com os encarnados, a quem venceu por cinco vezes, empatou três e perdeu apenas duas.

«Como qualquer jogador do FC Porto, este era o jogo que mais gostávamos de ganhar, era sempre um prazer» revelou, sem surpreender, o mágico a A BOLA, do outro lado do Atlântico, ainda ao serviço do Fluminense, já no ocaso da sua carreira e por momentos com o espírito no Dragão. 

«O melhor nestes jogos é mesmo não inventar nada. Tudo deve ser o mais natural possível, não se deve mudar o que quer que seja. O jogo só por si já é suficiente para motivar os jogadores, quanto mais com o título também em discussão», fez notar quem sabe, mesmo à distância, no espaço e no tempo. «Favorito? As duas equipas são muito parecidas, muito fortes. Mas acho que o FC Porto tem vantagem, porque joga em casa», optou Deco por arriscar pouco, como se estivesse ainda na pele de jogador dos dragões e na antecâmara do clássico português - o médio deixou o FC Porto em 2004 para rumar ao Barcelona. 


in "abola.pt"

Diego Reyes causa apreensão


Diego Reyes, central mexicano que o FC Porto recrutou para as próximas cinco épocas, lesionou-se no tornozelo direito, durante o encontro que opôs o América ao Pumas. 

Apesar de tudo ter feito para prosseguir em campo, Reyes foi forçado a abandonar o relvado aos 18 minutos, não escondendo a frustração pela infelicidade, tendo sido captado pelas câmaras a sair do em lágrimas, com a perna imobilizada e uma bota ortopédica. 

Suspeita-se que a lesão possa ter alguma gravidade, embora o treinador Miguel Herrera tenha apenas comentado a sua provável ausência no segundo jogo dos quartos de final da Liga Mexicana - o América venceu por 1-0 e está em ótima posição para eliminar o Pumas. 

Por apurar está a gravidade da entorse e o tempo de paragem de Reyes, que ambiciona o título de campeão mexicano na sua despedida do América antes de rumar Dragão.


in "abola.pt"

«Pinto da Costa é especial» - Falcao


Radamel Falcao não tem dúvidas. A longevidade de Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto, e o sucesso desportivo que o clube tem conhecido durante o seu ´reinado`, fazem do presidente azul e branco uma pessoa «especial».

«Tive sempre uma relação de respeito com todos os presidentes com quem trabalhei. Pinto da Costa é uma pessoa muito importante por ter colocado o clube onde está hoje. Tem de ser uma pessoa especial por estar há tanto tempo na presidência», disse o colombiano, em entrevista ao Porto Canal.


in "abola.pt"

Juventus em contactos com agente de Jackson


No mercado por um avançado de créditos firmados, a Juventus terá já sondado o representante de Jackson Martínez, no sentido de perceber até que ponto o goleador do FC Porto será uma opção viável para reforçar o plantel de Antonio Conte na próxima época.

Relatos recentes provenientes de Itália davam conta que o internacional colombiano está avaliado em 28 milhões de euros pelo clube de Turim, montante substancialmente inferior aos 45 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão de Cha Cha Cha com os azuis e brancos.

Não obstante, escreve o ´calciomercato` que o nome de Jackson Martínez continua a figurar na lista de potenciais reforços do campeão italiano para 2013/14, ainda que o objetivo prioritário da Vecchia Signora dê pelo nome de Gonzalo Higuaín.

A contratação do avançado argentino do Real Madrid seria bem menos dispendiosa para os ´cofres` da Juve, estimando-se que uma oferta de cerca de 20 milhões de euros fosse suficiente para garantir o concurso do jogador junto do emblema espanhol.


in "abola.pt"

Descanso fundamental

VÍTOR PEREIRA CONCEDEU TRÊS DUPLAS FOLGAS


Retirar o stress competitivo dos ombros dos jogadores foi um dos pontos fundamentais da estratégia de Vítor Pereira. Desde o empate na Madeira (17 de março) até ao rescaldo da final da Taça da Liga (13 de abril), o plantel teve direito a seis folgas.

A partir daí, a aposta no descanso foi acentuada e os dragões levam três semanas seguidas a darem dois dias de folga consecutivos aos jogadores, prémio que foi concedido após os triunfos sobre Moreirense, V. Setúbal e Nacional. Um total de 12 folgas em menos de dois meses para evitar a acumulação de fadiga no sistema nervoso central, marcando uma separação clara em relação à sobrecarga de esforço das águias e que traz à memória um dos segredos da gestão realizada na época de André Villas-Boas, que tinha Vítor Pereira ao lado.

Em 2010/11, note-se, o FC Porto realizou 58 jogos e impôs-se nas principais frentes. Esta temporada, os dragões vão fechar o ano com 47 partidas oficiais, em contraste com as 56 do seu adversário na luta do título.

in "record.pt"

São 1000 os agentes encarregues do clássico


Comissário Ricardo Matos admite que se trata de uma operação com números pouco habituais, mesmo para um FC Porto-Benfica.
O Comando Metropolitano do Porto da PSP forneceu esta sexta-feira detalhes sobre o dispositivo policial no FC Porto-Benfica. Serão cerca de mil os agentes envolvidos no clássico, de diversas valências, entre elas a Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Pelotões Operacionais, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas da Divisão de Trânsito e Força Destacada da Unidade Especial de Polícia. O recurso a meios aéreos também foi anunciado.

"Vai haver tolerância zero para quem comprometer o bom funcionamento da operação", afirmou o comissário Ricardo Matos. "É uma operação com números superiores ao que é habitual, mesmo num jogo de elevado risco como este", acrescentou.

O trajeto dos adeptos do Benfica, que chegam ao Porto via Campanhã, não será divulgado. Entre os conselhos aos adeptos estão o recurso a transportes públicos em vez de viaturas particulares, assim como chegarem às imediações do estádio com bastante antecedência em relação à hora do jogo. 

in "ojogo.pt"

"Liedson gosta de marcar ao Benfica"


Há muito escondido no banco, o avançado tem, ainda assim, uma ficha notável contra os encarnados. Será que Vítor Pereira aproveita?
Desde que foi contratado, Liedson já soma 1372 minutos... no banco. Nem o guarda-redes Fabiano passou, ao longo deste período, tanto tempo parado. Neste quadro, o reforço de janeiro seria um dos heróis mais improváveis do clássico de sábado, mas o seu histórico contra as águias até parecia indicar em sentido contrário. É que os onze golos somados por sete dos titulares do FC Porto contra o Benfica são os mesmos que um só suplente garante. Liedson, pois claro, o avançado que, pelo Sporting, se revelava esmagador nos dérbis.

Luisão é o defesa que persiste no onze encarnado, mas outros nomes rodaram pela defesa das águias, sempre com máxima produtividade do Levezinho. Afinal, o Benfica tem algum complexo com o goleador? "Pelo contrário, o Liedson é que joga o dobro contra o Benfica. É impressionante, nota-se uma motivação extra, o que ele mais gosta é de marcar ao Benfica", diz Nélson, lateral que agora está no Palermo, a O JOGO.

Em 17 jogos contra as águias, o luso-brasileiro marcou 11 golos. "É um jogador muito inteligente, que se movimenta muito bem e se esconde dos defesas à espera do momento certo. Para além disso, não desperdiçava uma oportunidade", insiste Nélson.

in "ojogo.pt"