sexta-feira, 13 de março de 2015

FC. Porto. Sete vitórias em dez jogos europeus. É histórico

Só o FCP de FernandoSantos 1999-2000 chega aos quartos-de-final com sete vitórias (mas em 12 jogos)

Lille, 1-0 lá, 2-0 cá. BATE, 6-0 cá. Shakhtar, 2-2 lá (neutro).Athletic, 2-1 cá e 2-0 lá. BATE, 3-0 lá. Shakhtar, 1-1 cá. Basileia, 1-1 lá e 4-0 cá. Em dez jogos europeus, o 11 de Lopetegui consegue a proeza de ganhar sete. Uau. E não perde nenhum. Uau a dobrar.

Que aventura.Sobretudo se tivermos em conta que nem o Porto de Mourinho naquele ano de arromba (2003-04) faz estes números. Para chegar aos quartos--de-final dessa Liga dos Campeões, tão-só quatro vitórias (Marselha-2, Partizan e United). Eh lá, isso é injusto, porque Mourinho não tem nenhum play-off ou pré-eliminatória antes da fase de grupos. Sim senhor, é injusto. Vamos lá então acertar o passo: Lopetegui soma cinco vitórias para atingir os quartos-de-final sem o V de vitória sobre o Lille. É obra.

Só há um homem capaz de tal feito. É ele Fernando Santos em 1999-2000 (xiiiii, isso já é do século passado): Molde 1-0, Olympiacos 2-0, Real Madrid 2-1, Molde 3-1,Sparta Praga 2-0,Hertha 1-0 e outro 1-0. Sete vitórias, sim, mas em 12 jogos. Este Porto é bem melhor, mais maduro, mais encorpado.

Para se perceber bem a qualidade, é perceber este exemplo: nem o Porto de Artur Jorge em 1986-87 (o de calcanhar de Madjer em Viena) chega aos quartos--de-final com cinco vitórias – e estamos a falar de uma prova com apenas nove jogos. Antigamente é assim, pim-pam-pum e toma lá a Taça dos Campeões. Esse Porto acumula sete vitórias para levantar o caneco. Tal como o Porto de Mourinho. Se Lopetegui for pelo mesmo caminho, só dá empates daqui até ao dia seis do seis em Berlim.

Avançamos uma casa e paramos no sete. Não há nenhuma equipa nacional estacionada nos quartos-de-final com sete vitórias. Nunca. José Mourinho 2003-04, Artur Jorge 1986-87. Não há mais ninguém pelo meio? Há, sim, Carlos AlbertoSilva. Em 1993-94, o FCP do CAS chega às meias-finais.Quantas vitórias? Cinco (e já contabilizámos as duas das prés vs. Floriana e Feyenoord).

Carlos AlbertoSilva. É curioso este nome, o do último 4-0 europeu em casa, também com um clube suíço(Sion), em 1992. Antes, só mais dois 4-0: Dínamo Bucareste 1990, com o rei Artur, e United 1977, com José Maria Pedroto.


Só para acabar: sete vitórias europeias são um registo superior às duas últimas épocas com Vítor Pereira e Paulo Fonseca (DínamoZagreb-2, PSG, Dínamo Kiev,Málaga e Áustria Viena). Só mais um detalhe, desculpem lá: o FCP tem 72 vitórias na Liga dos Campeões, mais que todos os outros clubes portugueses juntos (SLB,SCP, Braga e Boavista-62). Uau.

in "ionline.pr"

Rúben Neves. Finalmente, um adulto (no papel)

Médio lançado por Lopetegui na pré-época festeja hoje o 18.º aniversário. Tem 1253 minutos e prepara-se para jogar os quartos da Champions

Fazer 18 anos é o maior motor de lugares-comuns possível. É a idade em que todos dizem que já se pode tirar a carta, ser preso ou sair do país sem a autorização dos pais. Se a evolução for natural, alguém nascido a 13 de Março chega à idade adulta no 12.º ano. E, se for jogador de futebol, cumpre a primeira época de júnior. Mas isso é apenas o esperado, Rúben Neves é especial. É um dos raros exemplos em que o talento quebra barreiras e em que a idade adulta chega mais tarde no papel do que na vida real.

O médio de Santa Maria da Feira percebeu desde cedo que quando as oportunidades existem, devem ser aproveitadas ao máximo. Mesmo que isso aconteça por causa do azar de outros. Foi assim que, seis meses depois de ter feito um primeiro treino pela equipa principal do FCPorto com Paulo Fonseca, tornou-se aposta de Lopetegui para a pré-época. Os dragões estavam com demasiadas lacunas no meio-campo: Fernando tinha saído para o Manchester City, Casemiro ainda não tinha chegado, Mikel lesionou-se e Tomás Podstawski, júnior e visto como o próximo na linha de sucessão, estava no Europeu de sub-19. A escolha foi outra.

Rúben Neves nasceu a 13 de Março de 1997. O FC Porto ia a caminho do primeiro tricampeonato da sua história, sob o leme de António Oliveira, estava nos quartos-de-final da Liga dos Campeões e não teve sorte no primeiro jogo depois do nascimento: a 15 de Março, nas Antas, perdeu em casa frente ao Sporting por 1-2, numa partida em que os azuis e brancos alinharam com Hilário, Butorovic, Jorge Costa, Aloísio, Fernando Mendes, Barroso, Paulinho Santos, Edmilson, Zahovic, Drulovic e Jardel. No banco estavam Silvino, Sérgio Conceição, João Manuel Pinto, Rui Barros e Artur.

O agora adulto não tem forma de se lembrar desse jogo mas cresceu com a memória das grandes vitórias e títulos dos dragões. O quarto estava repleto de posters de jogadores do FCPorto e com seis anos, na era em que Mourinho conquistava a Europa, Rúben Neves começou a jogar no Lusitânia de Lourosa. A mudança para o clube dos seus sonhos chegou dois anos depois e desde aí só houve uma pequena interrupção para alinhar emprestado no Padroense, equipa com ligação histórica aos dragões nas camadas jovens. Antes, em Julho de 2011, o sonho foi assumido no Facebook:“Sempre foi e será cantar este lindo hino [doFC Porto] no estádio do Dragão perante 50 mil pessoas. Mas, para isso, a dedicação, o empenho, a atitude, a garra, a vontade, o espírito de sacrifício e o espírito de grupo têm de estar sempre comigo.” E estiveram. Sem eles, não teria conseguido convencer o treinador espanhol.

Ascensão rápida O médio começou a dar boas indicações logo na pré-época, brilhou no jogo de apresentação frente ao St. Étienne e já nem a ameaça de Casemiro parecia poder tirá-lo do lote de escolhas de Lopetegui. O internacional sub-17, sem um único jogo pelas equipas seniores do FCPorto (duas vezes no banco nos B sem ser utilizado em 2013/14), estava preparado para dar o salto mais importante da carreira. Tinha apenas 17 anos e 155 dias e foi titular na estreia do FC Porto no campeonato, em casa, frente ao Marítimo.

Rúben Neves dividiu o trabalho do meio-campo com Óliver e Herrera e cumpriu o sonho perante 48036 espectadores. Sim, com a assistência a acabar em 36, o número da sua camisola, por culpa de ter marcado o primeiro golo do encontro, aos 11 minutos. Mas as marcas e os recordes não iam ficar por aí. Apenas cinco dias depois, em França, viajou como menor de idade e voltou a desempenhar um papel importante no sector intermédio dos dragões na vitória sobre o Lille por 1-0. No mês seguinte, saltou dos sub-17 para os sub-21 e estreou-se na vitória sobre o Azerbaijão por 3-1. O primeiro golo por esse escalão apareceu em Outubro, no playoff frente à Holanda.

A carreira de Rúben Neves estava lançada e não havia forma de dar volta atrás. É certo que já teve períodos menos eficazes, também provocados pela irregularidade das escolhas do espanhol – tanto era utilizado como médio mais recuado ou como médio de transição – mas continua a fazer parte do lote de apostas. Casemiro, Herrera e Evandro são os actuais donos do meio-campo mas Rúben Neves joga há seis encontros consecutivos – cinco como suplente utilizado e um como titular (fora com o Boavista). E é um jogador para todas as competições: tem 722 minutos no campeonato e é o 14.º elemento mais utilizado, à frente de Quintero, Evandro, Adrián e Aboubakar, por exemplo. Na Liga dos Campeões soma 247 minutos, na Taça de Portugal jogou a segunda parte frente ao Sporting na única partida que os dragões fizeram na prova e na Taça da Liga leva 239. Tudo junto perfaz exactamente 1253 minutos, todos eles antes dos 18 anos.

Julen Lopetegui tem gerido o talento da melhor forma possível, reclamando o mérito que merece e desvalorizando aquele que não lhe cabe. “Rúben Neves? Não descobri nenhum jogador. Aliás, ninguém descobre jogadores, é mais um jogador do FCPorto”, afirmou logo a seguir ao triunfo frente ao Marítimo em Agosto. Mais recentemente, no início do Fevereiro, exaltou-se para negar que haja favorecimento a jogadores que custaram mais dinheiro ao clube [Gonçalo Paciência saiu da convocatória para a entrada de Aboubakar]. “Para que fiquem tranquilos, quero que o Gonçalo fique cá muitos anos. Fui eu que não quis que ele saísse no Verão e agora em Janeiro. E fui eu que apostei em Rúben Neves.”

juventude em marcha O português participou em 18 jogos pela equipa principal dos dragões, tem 1253 minutos e já disputou os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Tudo isto antes de fazer 18 anos. Este não é o primeiro caso de talentos precoces a despontar nos grandes portugueses, com nomes como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma,Simão Sabrosa, Hugo Leal, Luís Figo, Paulo Futre ou Chalana em destaque.

 O que tinha cada um feito antes de festejar a entrada oficial na idade adulta? Ronaldo tinha 1019 minutos pelo Sporting (incluindo uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões)e estreou-se a marcar com mais 89 dias do que Rúben Neves. Quaresma só tinha 268 minutos (um jogo na Taça UEFA) e ainda não se estreara a marcar. Simão Sabrosa marcou na estreia tal como o portista mas com 17 anos e 197 dias. Até fazer 18, somou 293 minutos e dois jogos na fase de grupos Liga dos Campeões. Finalmente, para encerrar o capítulo nos leões, Paulo Futre tinha 837 minutos, estreando-se mais velho e marcando com mais perto dos 18, enquanto Luís Figo tinha apenas 120 minutos, sem marcar qualquer golo pela equipa.


O  primeiro exemplo do Benfica ganha outro destaque porque implica um jogador que também actuava no centro do terreno e não encostado a uma ala. Hugo Leal foi mais precoce na estreia, defrontando o Sp. Espinho com 16 anos e 335 dias mas não foi aposta tão frequente como Rúben Neves, uma vez que disputou apenas 131 minutos até festejar o 18.º aniversário. Já Chalana, um exemplo mais antigo, estreou-se com 17 anos e 25 dias e foi sempre a somar, com 1576 minutos antes de fazer 18 anos. Pelo meio, dois jogos na Taça dos Campeões Europeus. É o único que “ultrapassa” Rúben.

in "ionline.pt"

Lopetegui ainda não contou com Tello

EXTREMO ESPANHOL VOLTOU A FALAR TREINO
O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, voltou a não poder contrar com Cristián Tello, agora no treino que decorreu na manhã desta sexta-feira. O extremo, recorde-se, viajou para Espanha por motivos pessoais, logo após o jogo frente ao Basileira, terça-feira, no qual os dragões confirmaram a continuidade na Liga dos Campeões.

De igual forma, embora por motivos físicos, Danilo, Jackson Martínez e Adrián López estiveram de novo ausentes, numa sessão que contou com o avançado da equipa B, Gonçalo Paciência e à qual assistou Antero Henrique - o diretor geral da SAD portista esteve uns minutos a conversar com o técnico.

Os dragões preparam a receção ao Arouca, que terá lugar no domingo (19H15), uma partida referente à 25.ª jornada da 1.ª Liga.

in "record.pt"

Basileia ofereceu o primeiro sorriso sem o Cha Cha Cha

AUSÊNCIA FEZ MOSSA EM JOGOS COMPLICADO

Em duas temporadas e meia ao serviço do FC Porto, JacksonMartínez ficou de fora apenas em 11 encontros oficiais, maioritariamente por opção técnica. Este tipo de decisão esteve quase sempre relacionado com a menor exigência dos desafios em questão, tendo em conta o nome dos adversários.

Assim, deste lote de 11 jogos sobressai um subgrupo de cinco compromissos que, esses sim, apresentavam um contexto competitivo superior. E a verdade é que a receção ao Basileia, na última terça-feira, foi o primeiro desta lista de compromissos importantes que o FC Porto acabou por vencer sem JacksonMartínez presente. Antes dos dois empates anteriores esta época, os dragões já tinham consentido duas derrotas: uma em Sevilha, sob as ordens de Luís Castro, e outra em Braga, para a Taça de Portugal, com Vítor Pereira ao comando.

in "record.pt"

Aboubakar explica golo ao Basileia

Aboubakar marcou no primeiro jogo em que foi titular depois da lesão de Jackson. E apesar do milionário palco, o camaronês fez o gosto ao pé direito com um golaço à entrada da grande área.


O minuto foi o 76 do jogo FC Porto-Basileia. Aboubakar arrancou pelo corredor central, dançou à frente de Walter Samuel e rematou forte e colocado para um "golo especial". E especial foi a palavra escolhida pelo avançado. "Foi especial porque venho de jogar a Taça de África das Nações e não é fácil entrar na equipa depois disso. Também foi especial porque tinha cá a minha família a assistir ao jogo; todos me apoiaram muito, assim como o meu representante."

E que sensações teve Aboubakar naquele momento? "O golo foi fruto do meu instinto. Mesmo que treinemos muito, há sempre esse lado mais instintivo nestes lances. Também queria agradecer ao treinador e a todo o "staff" pelo apoio que sempre me deram", acrescentou o internacional camaronês.


Aboubakar chamado à seleção


Ponta de lança faz parte das opções do selecionador Volker Finke para os jogos particulares com a Indonésia e Tailândia

O ponta de lança Aboubakar integra a convocatória dos Camarões tendo em vista os jogos particulares com a Indonésia e a Tailândia, agendados para os dias 25 e 30 de março, respetivamente.

Tratando-se de datas FIFA, estes jogos não colidem com a agenda competitiva do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Rúben Neves voa mais alto

A maior surpresa da época portista já é uma referência na equipa sénior sem sequer ter passado pelos juniores. Hoje faz 18 anos e o plantel não se esqueceu de fazer a festa


Rúben Neves já pode ir a exame de condução. O médio completa hoje 18 anos, o que não altera muito a sua vida enquanto jogador de futebol, mas muda muita coisa em relação à pessoa. Além de poder ter carro, nem que seja para o FC Porto não ter de o ir buscar para os treinos e levar a casa no final, Rúben poderá votar nas próximas legislativas, viajar sem tutor e até casar-se sem a permissão dos pais. Para os dragões, isso pouco ou nada importa. Para a história, fica o que o jogador conseguiu aos 17 anos: foi o mais jovem da história do clube a marcar na I Liga, o português mais novo a estrear-se na Champions e o menor de idade que mais vezes foi aposta de um treinador portista. Além disso, tem ainda mais de um ano para marcar na Champions e ultrapassar Hélder Postiga, que já tinha mais de 19 quando marcou ao Grasshopper. Fernando Gomes foi o mais novo a faturar em competições europeias, mas na extinta Taça UEFA; essa é uma marca que não quebrará. Outra é a de Kadú, o mais jovem campeão, em 2011/12, ainda menor de idade.


Futebolisticamente, Rúben ainda tem muito para crescer, mas já faz parte da elite. Na I Liga, não há ninguém que tenha transitado dos juvenis para o plantel principal sem ter parado nos juniores ou na equipa B. Ao todo, conta 26 jogos pelo FC Porto, 13 deles como titular, num total de 1251 minutos. Só marcou um golo (na estreia, ao Marítimo) e já viu a cláusula de rescisão aumentar para 40 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

LUÍS CASTRO "Gonçalo tem mais probabilidades de atingir o êxito"

Luís Castro, o técnico da equipa B, destaca a "qualidade" do jovem avançado e garante que existem mais talentos escondidos


O afastamento, por lesão, de Jackson Martínez está a ser um problema relativo para o FC Porto. Na qualidade de substituto, Aboubakar contribuiu para a recente goleada sobre o Basileia e Gonçalo Paciência também já mostrou estar à altura das responsabilidades no que diz respeito a golos. Envolvido nos trabalhos da equipa principal, o jovem avançado dos bês mereceu rasgados elogios do técnico Luís Castro. "É um jogador de qualidade e, por isso, tem mais probabilidades de atingir o êxito", estimou.

Segundo o treinador da equipa B, Paciência atravessa "uma fase de crescimento" e não será o único jogador de qualidade na equipa B. "Temos mais jogadores de qualidade e que no futuro terão igualmente oportunidades. Para mim, é muito importante que alguns desses jogadores cheguem mais acima, pois é um dado adquirido que não podemos subir de divisão. Todos sabem que é importante o crescimento individual num contexto de desempenho coletivo", analisou.

Luís Castro prevê, de resto, um jogo muito competitivo com o Aves, agora que o campeonato da II Liga entrou "numa fase delicada", com "muitas equipas a lutar pela subida e pela permanência". "Isso torna os jogos mais intensos, difíceis de controlar. São ótimos para ajudar ao crescimento do jogador", comentou.


in "ojogo.pt"

PROSSEGUE PREPARAÇÃO PARA A RECEPÇÃO AO AROUCA

Gonçalo Paciência, do FC Porto B, chamado novamente aos trabalhos da equipa principal
​O FC Porto voltou a treinar esta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, numa sessão de trabalho que voltou a contar com a presença de Gonçalo Paciência, avançado do FC Porto B.

Em mais um ensaio tendo em vista a recepção ao Arouca, marcada para este domingo, às 19h15, no Estádio do Dragão, a contar para a 25.ª jornada da Liga portuguesa, Julen Lopetegui não teve quatro atletas à disposição. Adrián López realizou trabalho de ginásio e treino condicionado, Jackson Martínez efectuou tratamento e Tello esteve ausente por motivos pessoais. Danilo, que teve alta hospitar na quarta-feira após a lesão sofrida napartida com o Basileia, manteve-se em repouso no domicílio.

Os Dragões voltam a treinar este sábado, às 10h30, no Olival, à porta fechada. Às 13h00, Julen Lopetegui faz a antevisão do desafio com os arouquenses, em conferência de imprensa que pode seguir em directo no Twitter do FC Porto e no Porto Canal.


in "fcp.pt"

LUÍS CASTRO: “ESPERAMOS MUITO GANHAR O JOGO”

FC Porto B recebe este domingo o Aves (15h00) e, em superflash, o treinador abordou o crescimento da equipa
O Desportivo das Aves (18.º classificado da Segunda Liga, com 38 pontos) ainda luta para fugir à despromoção e essa é uma das razões pelas quais Luís Castro espera um “adversário forte” no duelo com o FC Porto B, da 34.ª jornada. O treinador garante que os Dragões “esperam muito ganhar o jogo” e colocar “muita qualidade” no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, numa partida que terá também transmissão em directo no Porto Canal.

“O Aves tem sido uma equipa que se tem demonstrado forte no momento defensivo e pragmática no momento ofensivo. Entra muito bem por fora e por dentro, tem variabilidade no seu jogo, e portanto vai-nos pôr à prova no nosso momento defensivo. Queremos muito jogar bem, chegar ao golo e ganhar o jogo”, declarou o técnico em superflash, esta sexta-feira. Os Dragões – que empataram na quarta-feira no terreno do Olhanense, por 2-2 - situam-se neste momento na 11.ª posição da tabela, com 48 pontos, mas a apenas três pontos, por exemplo, do quinto lugar.

A grande competitividade da competição foi um dos temas abordados por Luís Castro: “Há um conjunto vasto de equipas que lutam para subir de divisão e manter-se na Segunda Liga. O campeonato entrou num momento muito delicado. Num universo de 24 equipas, há apenas dez que têm a sua situação mais ou menos definida, porque estão libertas dos lugares de baixa e olham para cima com alguma distância. As equipas usam várias soluções para chegar aos objectivos, desde o ataque rápido a uma grande solidez defensiva e a uma intensidade grande, como em Olhão. Isso origina grandes espectáculos, mas não nos permite um controlo tão grande como gostaríamos de ter”.

Luís Castro sublinha que os futebolistas formados na escola azul e branca têm um processo formativo durante o qual “não têm a bola em períodos muito curtos” e isso já não sucede na Segunda Liga ou na Premier League International Cup, em que os portistas têm de contrariar momentos de domínio dos adversários. Os jogadores do FC Porto B que também são chamados às selecções irão fazer “mais de 60 jogos” esta temporada e este tipo de exigências irá fazê-los “crescer muito” e chegar a outros patamares. “É com naturalidade que vejo o crescimento de alguns jogadores, como o Gonçalo. É sempre motivante ver colegas chegar mais acima e é sobre isso que falamos todos os dias, visto que não podemos subir de divisão”, reconheceu o treinador.

Pode consultar aqui os preços e locais de venda dos bilhetes para este encontro.


in "fcp.pt"

HUGO LAURENTINO: “TAREFA DURÍSSIMA E DE EXIGÊNCIA MÁXIMA”

Dragões vão a Berlim defrontar o Füchse, na quinta jornada do grupo C da Taça EHF
​Com duas vitórias e duas derrotas no grupo C da Taça EHF, o FC Porto mantém vivo o sonho da passagem à fase seguinte da prova, mas um triunfo sobre o Füchse, em Berlim, na quinta jornada, é essencial para essas contas. No lançamento do embate com os alemães,que já venceram no Dragão Caixa, Hugo Laurentino garantiu que os azuis e brancos vão viajar “com esperança em fazer um bom resultado”, apesar das dificuldades que os esperam.

“Se queremos continuar nesta competição, temos consciência de que teremos de vencer na Alemanha, sabendo de antemão que vamos defrontar uma equipa forte, recheada de grandes jogadores. Vai ser uma tarefa duríssima e de exigência máxima, mas vamos à Alemanha com esperança em fazer um bom resultado para continuar a sonhar com a passagem à fase seguinte”, declarou ao Porto Canal e www.fcporto.pt o guarda-redes dos Dragões, terceiros classificados, com quatro pontos, menos dois do que o duo de líderes composto pelo Füchse Berlim e pelos dinamarqueses do Skjern.

Hugo Laurentino confessou-se feliz por estar de volta à baliza dos Dragões, após lesão, e perspectivou uma fase final de temporada positiva. “Acima de tudo, queremos um bom resultado, mas também é importante deixar uma boa imagem e demonstrar que o FC Porto tem qualidade para estar sempre nestes palcos, nas competições europeias. Estou feliz por poder voltar a dar o meu contributo à equipa e a ajudar os meus companheiros. Acredito que, todos juntos, vamos fazer um excelente final de temporada. Temos trabalhado muito para isso”.

O jogo entre o Füchse Berlim e o FC Porto, da quinta jornada do grupo C da Taça EHF, disputa-se este domingo, às 16h15 (em Portugal Continental), no Max-Schmeling-Halle, em Berlim, na Alemanha.


in "fcp.pt"

BRUNO COSTA: “VAMOS ENTRAR COM TUDO”

Dragões recebem o Nacional na quarta jornada da fase final do campeonato
Com a motivação em alta depois de uma vitória indiscutível no terreno do Benfica, a equipa Sub-19 regressa a casa para defrontar o Nacional na quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. Com um percurso 100 por cento vitorioso até ao momento, Bruno Costa dá o mote para os Dragões manterem este registo: “Temos de nos manter unidos como estivemos até aqui”.

“Sabemos que vai ser um jogo difícil, até porque vamos defrontar uma equipa que vem de uma boa série de resultados e que está motivada, tal como nós. Vamos entrar com tudo, como fazemos sempre, dar o nosso máximo e lutar por mais três pontos. Jogamos em casa e não nos passa pela cabeça outro resultado que não a vitória”, garantiu o extremo portista, autor do terceiro golo no triunfo sobre os lisboetas, ao Porto Canal e www.fcporto.pt. Os Dragões lideram esta fase final com os mesmos nove pontos que o Gil Vicente, enquanto o Nacional segue na quarta posição, com quatro.

O caminho triunfal trilhado pelo FC Porto até ao momento não permite relaxamentos e a série vitoriosa é para aumentar, garantiu Bruno Costa. “Esta fase ainda agora começou e temos de nos manter unidos como estivemos até aqui. Estamos a trabalhar bem, vencemos os jogos todos que fizemos até agora nesta fase e é importante mantermos a cabeça no sítio, concentrando-nos só e apenas naquilo que temos de fazer. Vimos de uma grande vitória sobre um adversário directo e queremos dar-lhe continuidade”.

O jogo entre FC Porto e Nacional, da quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, disputa-se este sábado, às 15h00, no Estádio Luís Filipe Menezes, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, e terá transmissão em directo no Porto Canal.


in "fcp.pt"

MIGUEL QUEIROZ: “QUEREMOS MANTER A INVENCIBILIDADE”

Dragon Force recebe o vizinho Vasco da Gama na 21.ª jornada fase regular da Proliga
Ainda a saborear a confirmação matemática da vitória na fase regular da Proliga e o consequente direito desportivo de disputar a Liga Portuguesa de Basquetebol na próxima temporada, abrem-se novos desafios ao Dragon Force para o que falta disputar da presente. Miguel Queiroz pede uma equipa “séria e competente” para o dérbi da Invicta frente ao Vasco da Gama (sábado, 21h00) e não esconde qual a próxima meta a atingir.

“Já conseguimos o primeiro grande objectivo, que era terminar a fase regular em primeiro lugar, mas agora há outro a cumprir, pois queremos manter a invencibilidade. Temos de continuar a trabalhar bem e conquistar mais uma vitória já no próximo jogo. Queremos sempre vencer, todos os jogos”, afirmou, ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o poste dos Dragões, que somam por vitórias os 17 jogos já realizados nesta fase regular. O Vasco da Gama, 12.º e último classificado, regista quatro triunfos e 13 derrotas.

Apesar da diferença entre as duas equipas espelhada na tabela, Miguel Queiroz afasta um cenário de facilidades, desde que os azuis e brancos façam a sua parte. “Acredito que será um jogo difícil, quanto mais não seja porque se trata de um dérbi da cidade do Porto. O Vasco da Gama é uma equipa muito aguerrida, tem jovens com grande valor e pode criar-nos dificuldades se não fizermos o nosso trabalho como deve de ser. Jogamos em casa, estamos motivados, mas temos de ser uma equipa séria e competente para vencermos”.

O jogo entre o Dragon Force e o Vasco da Gama, da 21.ª jornada da fase regular da Proliga, disputa-se este sábado, às 21h00, no Dragão Caixa, e terá transmissão em directo no Porto Canal.


in "fcp.pt"