terça-feira, 21 de maio de 2013

IZMAILOV "Nunca me arrependo de nada"

O médio russo pretende jogar mais na próxima época e garante dar-se bem com todos na estrutura do FC Porto. "Sinto a necessidade de jogar mais", disse.


Izmailov vive sentimentos contraditórios neste final de época: sente-se feliz por ter conquistado o título, mas triste por ter jogado com pouca regularidade no FC Porto. "Estou contente por ter ganho o campeonato, mas a época foi difícil, tanto para a equipa como para mim, porque senti muitas dificuldades na transição que fiz do Sporting para o FC Porto a meio da temporada", referiu, numa entrevista à agência de notícias russa Itar-Tass.

"Eu, como qualquer jogador, gostaria de jogar regularmente. Espero tornar-me num jogador-chave da equipa num futuro próximo e dar uma grande contribuição para o crescimento do clube. Ainda é cedo para falar do meu futuro, a época acabou agora, mas posso dizer que sinto a necessidade de jogar mais. Assim, a jogar tão pouco, não posso estar satisfeito", reconheceu.

O internacional russo afirmou ainda que tem um "excelente relacionamento com os treinadores e os companheiros de equipa" e mostrou-se contente por "pertencer a um grupo de grande profissionais": "Nem todos os jogadores conseguem chegar a um clube deste nível e, por isso, estou muito agradecido ao FC Porto."

Izmailov voltou a não se mostrar arrependido por ter trocado o Sporting pelo FC Porto. "Nunca me arrependo de nada e continuo convencido que deu um enorme passo na minha carreira. Passei muito tempo no Sporting e aquele clube tornou-se na minha família durante aqueles anos, e é por isso que os recordo com grande carinho. Estou contente por ter vivido parte da minha vida ali. Naquele clube aprendi muito sobre futebol. É uma pena que não tenham tido muito sucesso recentemente", afirmou, antes de se mostrar compreensivo com as críticas dos adeptos leoninos.

"É normal. Na altura, houve muita especulação sobre os meus problemas físicos. Percebo a insatisfação, porque os treinadores e adeptos sempre contaram comigo, e depois acabei por me mudar para um rival. Mas é uma situação normal no futebol, não sou o primeiro, nem serei o último. Em todo o caso, dei ao Sporting tudo o que podia", concluiu.


in "ojogo.pt"

Especial "Os 28 campeões" (19-05-2013)

Especia lFC Porto Campeao 12/13

«Media open day» com todos os campeões (21-05-2013)

Veja como foi a festa do Tri... no elevador


Na página oficial do FC Porto surgiu mais um vídeo da festa dos jogadores, este gravado já no Dragão pouco depois de chegarem de Paços de Ferreira.
A noite de domingo foi de festa para o FC Porto e os jogadores não se cansaram de celebrar a conquista do Tricampeonato. E fizeram-no nos locais mais improváveis.

in "ojogo.pt"

Kelvin revela ao L!Net namoro com gol histórico: 'Vejo a cada cinco minutos'


Semana passada, o atacante Kelvin ganhou destaque mundialmente quando fez o gol do Porto aos 47 minutos do segundo tempo contra o Benfica, colocando o Dragão à frente dos rivais no Campeonato Português. Neste domingo, ele pode tornar-se de vez o herói do título, caso o seu time vença o Paços de Ferreira fora de casa.

Mesmo uma semana após o gol histórico, o “candidato a herói” do Porto confessa que ainda namora a famosa cena que deixou Jorge Jesus, técnico do Benfica, ajoelhado.
– Não paro de ver. Vejo a cada cinco minutos, logo que chego em casa do treino – disse Kelvin ao LANCE!Net, adiantando que, mesmo se quisesse pensar apenas no próximo jogo, não conseguiria:


– Alguém manda uma mensagem na internet, aí não aguento e vejo logo, mato a saudade.

O garoto de 19 anos tem estrela. Na partida contra o Braga, o placar marcava 1 a 1 quando ele entrou e fez dois gols na vitória por 3 a 1.
– Outro momento de iluminação, mas é trabalho. Não estou jogando sempre, então tenho que estar preparado – reconhece.


Na jogada contra o Benfica, o gol saiu após passe preciso de Liedson, mas a relação dos dois não é restrita ao lance. Eles são vizinhos, vão juntos ao treino, e Kelvin garante que ouve bastante os conselhos. E na hora do gol, foi “cobrado”:

– Queria correr, sair, ele me segurava, não deixava e dizia: “Primeiro você vai me agradecer, depois que você vai correr”.

Cria do Paraná

O Porto foi descobrir Kelvin no Paraná, na política de contratar promessas pelo mundo. O jogador foi emprestado em 2011 para o Rio Ave e, este ano, se destacou na Segunda Divisão com o Porto B.


– Tudo foi bom para a minha evolução. Cada jogo é uma guerra, tem muita porrada na Segundona – concluiu o jovem, que não saiu dos noticiários durante a semana.

Kelvin tietou Deco, ídolo do Porto, durante visita do apoiador do Fluminense (Foto: Reprodução/Instagram)
Bate-Bola

Kelvin

Atacante do Porto, em entrevista exclusiva ao LANCE!Net

Como foi na hora do gol?

Eu quase morri na hora, mas já passou. Naquele momento a gente fica meio bobo, não sabe o que fazer, corre para cá, para lá, não sabe se ri, se chora... Mas depois tudo passa, vê que é verdade, que aconteceu, se emociona ao ver o gol, mas naquele momento é muito bom, alegria enorme. Espero que venha mais pela frente.


Qual é o seu estilo de jogo?
Gosto de jogar aberto, ou às vezes pelo meio. Pego a bola e vou para cima mesmo, mesmo se tiver dois. Se tiver alguém mais bem colocado procuro fazer tabela, tocar e aparecer nos espaços. Gosto de ficar na lateral e procurar a melhor opção. E foi o que aconteceu ali. Peguei a bola na minha posição, aberto, toquei para o Liedson e apareci na frente para concluir.


Como vai ser essa partida decisiva de hoje contra o Paços?
Não vai ser diferente das outras. Vai ser uma nova guerra. É preciso vencer para que tudo saia bem, que a gente tenha o título. Já no começo da semana começamos a trabalhar, esperamos a vitória.


Existe um trabalho específico para jovens como você no Porto?
Poucos. Eles tratam todos igualmente, isso faz com que a gente cresça, pegue a experiência dos mais velhos, junto com a gente. Conseguimos pegar o ritmo deles.


Kelvin comemora com James após ser o herói contra o Braga: fez dois gols (Foto: Francisco Leong/AFP)
Adaptou-se bem à cidade?
É difícil se adaptar à cidade. Tudo é diferente: comida, lá fora, nas ruas, dentro e fora de campo. Mas aqui tem muitos brasileiros, que estão há quase 10 anos, que passaram pelo mesmo. Eles procuram passar sua vivência para mim, passaram por isso, para que eu possa crescer, na hora que apertar eu saber o que fazer. Agora já joguei em outro clube, estou no Porto, estou vivendo uma vida normal, de um jogador normal, e quero crescer cada vez mais.


Olhando para trás, aprova sua saída do Paraná com apenas 17 anos?
Foi boa a saída. Todo brasileiro sonha em jogar na Europa, comigo não foi diferente. Tinha o grande sonho de jogar um grande da Europa, e o Porto é um. Tinha 17 anos, estava bem, não pensei duas vezes. Sabia que seria bom, e acabei aceitando, não tive medo nenhum, graças a Deus estou colhendo frutos bons.


Chance de três títulos seguidos
Se conquistar o Português hoje, o Porto vai conseguir hegemonia nacional em três esportes em sequência. Na sexta-feira, o Dragão garantiu o penta em handebol e sábado foi campeão de hóquei sobre patins: o 11 título em 12 anos.


As duas finais foram contra o Benfica. Na partida de handebol, vitória azul por 26 a 23, e no hóquei, por 7 a 3. Os dois jogos foram disputados no Dragão Caixa, ginásio anexo ao estádio do Porto.

A outra marca do clube seria no futebol mesmo. Se confirmar o título sem derrota, este será o segundo troféu invicto do Porto. O primeiro abriu a sequência do possível tri. E, na temporada passada, o Dragão perdeu apenas para o Gil Vicente, em Barcelos.

in "lancenet.pt"

'Sombra' de Helton no Porto, Fabiano comemora título português


Reserva de Helton no gol do Porto, o também brasileiro Fabiano também comemorou o título do Dragão, conquistado neste domingo após vitória por 2 a 0 sobre o Paços de Ferreira. Sombra do titular, ele exalta a forma com que o clube se sagrou vencedor, passando o Benfica na tabela apenas nas últimas rodadas.

- Foi emocionante conquistar este título pelo Porto e poder comemorar este feito com os meus companheiros. Lutamos até o fim e fomos coroados com esta taça - festejou Fabiano, que não poupou elogios a Helton:

- O Hélton é um goleiro que tem uma história no Porto e aprendo com ele a cada dia. Foi bom comemorar com ele e com todos que sempre acreditaram que poderíamos chegar a este título, mesmo com as grandes dificuldades - completou o goleiro.


Pela Taça da Liga, competição em que foi titular, Fabiano bateu na trave ao perder para o Braga por 1 a 0 na decisão. Foi a última partida dele pelo Porto. Fabiano levou apenas oito gols em 14 jogos desde que foi contratado.


in "lancenet.br"

Danilo: «Golo de Kelvin curou lesões»

LATERAL RECORDA JOGO COM BENFICA


Nenhum jogador do plantel portista conseguiu ficar indiferente ao golo de Kelvin que decidiu o clássico com o Benfica, no Dragão, e que catapultou o FC Porto para o tricampeonato.

No entanto, para Danilo e Fernando esse tento teve efeitos ultra especiais. Palavra do lateral-direito ex-Santos:

"Golo do Kelvin? Quando a bola entrou na baliza, eu estava sentado no banco e não o conseguia ver. Estava com muitas dores na coxa, mas consegui fazer um sprint até ao outro lado do campo para abraçar o Kelvin. Numa hora como essa não há dores, não há nada. O próprio Fernando estava lesionado num tornozelo e conseguiu atravessar o campo para poder abraçar o Kelvin. Foi uma energia que até curou lesões."

Em declarações ao Porto Canal, no "open media day" promovido pelo clube na manhã desta terça-feira, Danilo também falou da pressão que os adeptos exercem sobre a equipa.

"Isso é uma situação normal, pois eles estão habituados a vencer. Eu acho que isso ajuda-nos, os jogadores que não estão habituados à pressão não podem jogar num clube como o FC Porto e nós lidamos bem com a pressão", concluiu o lateral, de 22 anos.

in "record.pt"

Vasco da Gama não se esqueceu de Helton


O Vasco da Gama não desiste e continua a sonhar com o regresso de Helton ao clube. O guardião, que no domingo conquistou o sétimo título com as cores dos dragões, representou durante seis temporadas o clube carioca.

«O Helton é um jogador muito ético. Se ele tem um ano de contrato, vai dizer que precisa cumpri-lo. Era isso o que esperava. Mas pode acontecer ele sair. Helton disse que ainda vai conversar com a Direção do FC Porto, vamos esperar», afirmou, ao programa radiofónico Só dá Vasco, o diretor executivo dos cruzmaltinos René Simões.

O contrato que liga o experiente guardião, de 35 anos, aos azuis e brancos termina apenas na próxima época. 


in "abola.pt"

DERLEI E AS MEMÓRIAS DE SEVILHA "Deco dizia que se o Baldé saltasse, me pisava a cabeça""

José Mourinho ganha o primeiro troféu internacional da carreira. Derlei voltou a Portugal para festejar o 27º título do FC Porto e recorda a O JOGO o dia em que foi protagonista


Foi há 10 anos que o FC Porto conquistou Sevilha. Protagonista principal: Derlei. Melhor marcador da época portista, goleador máximo da Taça UEFA (11 golos), o brasileiro provou, entre outras coisas, que por maior que sejam os adversários, qualquer David pode abater um Golias. Não era esse o caso do Celtic. Mas o de Baldé sim. E literalmente, com mais 15 centímetros e 18 quilos do que o pequenino goleador. "No estágio, o Deco, que ficava no meu quarto, dizia-me que se o Baldé saltasse, me pisava a cabeça", recorda entre sorrisos. "No jogo, fui eu a esmagar", volta a brincar, embora até tenha razão.

Derlei marcou o primeiro golo do jogo e, já no prolongamento, assinou o 3-2 após lançamento longo de Maniche. "Naquela equipa, o nosso meio-campo [Costinha, Maniche e Deco] era o ponto de desequilíbrio. Quando as coisas corriam mal, apareciam numa bola parada, num passe longo ou num remate para resolver. O Deco especialmente. Que qualidade", exclamou a propósito. Voltando ao tal golo. "Já ouvi que eu tinha pedido para sair, mas isso não é verdade. Que jogador pede para sair numa final? O Mourinho é que só tinha mais uma substituição e perguntou-me como estava. Morto, respondi. E ele então mandou-me pastar lá na frente e abdicar de defender, pois iria resolver. E eu disse-lhe que era só aparecer uma bola", recorda.

Essa é uma das histórias que ficaram famosas. Há outras "mais secretas", que o jogador "nem quer contar", não só porque ainda hoje se emociona quando se lembra, mas essencialmente "porque o que acontece no balneário deve ficar dentro dele." Mas é uma das que marcam decisivamente o filme do melhor jogo da sua vida. "Golo foi ao Corunha, na meia-final da Champions. Vinha de uma lesão grave, havia dúvidas sobre mim, o Benni estava bem e o Mourinho preferiu-me. Além disso, o penálti valia a chegada à final", esclareceu.

Sobre o famoso jogo com o Celtic, há uma série de imagens que o atravessam em menos de um minuto sempre que se recorda: "A chegada ao aeroporto, as pessoas na rua, o momento do golo, o Mourinho de joelhos, o abraço do Nuno..."


in !ojogo.pt"

Paulo Fonseca a caminho do Dragão?


or Pereira pode estar de saída do FC Porto, apesar dos números alcançados e dos dois títulos de campeão nacional amealhados. O Diário de Notícias destaca, esta terça-feira, que Paulo Fonseca e Domingos Paciência «são candidatos» à 'cadeira de sonho' do tricampeão. Ainda assim, é o técnico pacense que «está mais bem posicionado» para suceder a Vítor Pereira.

«A SAD azul e branca já reduziu a lista da sucessão a Vítor Pereira a dois nomes, sendo que o obreiro do 'milagre' em Paços de Ferreira está mais bem posicionado», pode ler-se no jornal A Bola que cita o Diário de Notícias.
Paulo Fonseca, que na derradeira jornada da Liga portuguesa defrontou o FC Porto em Paços de Ferreira, conduziu a equipa dos castores ao play-off da Liga dos Campeões e, embora tenha mais um ano de contrato com o clube pacense, é um dos técnicos mais cobiçados de Portugal, nesta fase.
Já Domingos Paciência, 44 anos, treinou clubes como o SC Braga, Sporting e mais recentemente o Deportivo, em Espanha. O técnico está livre para assinar com qualquer emblema.

in "zerozero.pt"

Goleador máximo é o Jogador do Ano

Jackson Martínez é o "MVP" do ano para Bola Branca. Lima (Benfica) e Ghilas (Moreirense) completam o pódio.


Ranking da Renascença após a 30ª Jornada da Liga Zon Sagres


Com oito citações
Jackson Martinez (F.C.Porto).

Com seis citações
Lima (Benfica).

Com cinco citações
Ghilas (Moreirense).

Com quatro citações
Salvio e Cardozo (Benfica), Éder e Hugo Viana (Braga), Hurtado (P.Ferreira), Licá e Luis Leal (Estoril) e Claudemir (Nacional).

Com três citações
Lucho e James (F.C.Porto), Diego Capel Rui Patrício (Sporting), Baldé (V.Guimarães), Vitor e Manuel José (P.Ferreira), Mossoró (Braga),  Tarantini (Rio Ave), Meyong (V.Setúbal), Filipe Gonçalves (Moreirense), Mateus (Nacional) e Ricardo (Académica).

Com duas citações
Gaitan e Garay (Benfica), Kelvin e Defour (F.C.Porto), V.Wolfswinkel e Rinaudo (Sporting), Rúben Micael (Sp.Braga),  Steven Vitória, Jefferson, Evandro e Wagner (Estoril), Rui Duarte, Bracali e Abdi (Olhanense), Josué e Cícero (P.Ferreira), Braga e Hassan (Rio Ave), Gottardi (Nacional), Ruben Ribeiro e Serginho (Beira Mar), Marinho, Makelele e Edinho (Académica), Cláudio (Gil Vicente), Leonel Olímpo, Soudani, Douglas e Baldé (V.Guimarães), Salin (Marítimo), Pedro Santos e Paulo Tavares (V.Setúbal).

Com uma citação
Enzo Perez, Matic, Ola John, André Gomes, Maxi Pereira e Rodrigo (Benfica), João Moutinho, Danilo, Maicon, Atsu, Alex, Sandro, Mangala e Otamendi (F.C.Porto), Cristiano, Quim, Custódio e Alan (Sp.Braga), Cédric, Wolfswinkel, Eric Dier, Rui Patrício, Bruma, Labyad, Elias e Carrillo (Sporting), Tony, André Leão, Cássio, Luiz Carlos, Ricardo e Cohene (P.Ferreira), Artur, Adilson, Danilo Dias, Sami, Rodrigo António, Fidelis, Roberge e João Guilherme (Marítimo), Fernando Alexandre, Lucas, Bracali, Maurício, Targino, Ricardo, Ivanildo, Yontcha e David Silva (Olhanense), Miguel Pedro, Kieszek, Ricardo Silva e Jorge Luiz (V.Setúbal), Nildo, Rui Rêgo, Balboa e Abel Camará (Beira Mar), Diego Lopes, Ukra, Bebé, Edimar, Marcelo e  Nivaldo (Rio Ave), Paulinho, Pio e Ricardo Ribeiro (Moreirense), Hugo Vieira, Luis Carlos, João Vilela, Paulo Jorge, Rafa, André Cunha e Adriano (Gil Vicente), Candeias, João Aurélio, Mexer, Rondon, Vladan e Isael (Nacional), Bruno Nascimento (Estoril), Makelele, Wilson Eduardo e Bruno China (Académica), Tiago Rodrigues, André André, Soudani, Freire, João Ribeiro e Addy (V.Guimarães).


Vítor Pereira é o Treinador do Ano


Técnico do FC Porto supera Jorge Jesus por uma margem reduzida. Paulo Fonseca (Paços de Ferreira) foi terceiro.

Ranking da Renascença após a 30ª Jornada da Liga Zon Sagres


1.º Vítor Pereira (F.C.Porto); média de 3,66 pontos.

2.º Jorge Jesus (Benfica); média de 3,63 pontos.
3.º Paulo Fonseca (P.Ferreira); média de 3,46 pontos.
4.º Jesualdo Ferreira (Sporting); média de 3,29 pontos
5.º Marco Silva (Estoril); média de 3,23 pontos.
6.º José Peseiro (Sp.Braga); média de 3,20 pontos.
7.º Augusto Inácio (Moreirense); média de 3,14 pontos
8.º Manuel Machado (Nacional); média de 3,08 pontos
9.ºs Sérgio Conçeição (Académica) e Costinha (Beira Mar); média de 3,00 pontos
11.º Rui Vitória (V.Guimarães); média de 2,93 pontos
12.º Pedro Martins (Marítimo); média de 2,80 pontos
13.º Nuno E. Santo (Rio Ave); média de 2,76 pontos
14.º Paulo Alves (Gil Vicente); média de 2,46 pontos.
15.º José Mota (V.Setúbal); média de 2,43 pontos.

in "rr.pt"

«FC Porto é um clube impressionante» - Jackson Martínez


Com 26 golos, Jackson Martínez foi um dos artificies do tricampeonato que o FC Porto carimbou no último domingo em Paços de Ferreira. 

O avançado colombiano partilha a alegria com a família portista. 

«Foi uma época muito boa, estou feliz por termos dado uma alegria a todos os adeptos. Depois de tudo o que tivemos de passar, temos de desfrutar deste título com as nossas famílias e com o grupo. Alcançámos os objetivos a que nos propusemos. O FC Porto é um clube impressionante, sinto-me abençoado por estar aqui e fazer o meu trabalho. Temos de pensar em tudo o que vem, com a consciência de que a responsabilidade será maior. Agora temos de desfrutar depois de tanto esforço», começou por dizer o avançado aos microfones do Porto Canal.


«Este clube é feito para ganhar títulos» - Defour


Segundo ano no clube, segundo título para Steven Defour. O médio belga exulta com o êxito dos dragões, destacando o espírito existente no clube.

«O Benfica também esteve bem, mas sabíamos que continuando a ganhar os nossos jogos poderíamos chegar ao título, pois teríamos o jogo em casa com o Benfica», referiu o jogador, enaltecendo: «Este clube é feito para ganhar títulos.»

Os últimos dias foram passados em festa, cansaço que não desgasta Defour. «Estamos muitos felizes e também não temos treinos, por isso sabe bem», disse.


«Demos a volta quando nos queriam deitar abaixo» - João Moutinho


Justo e saboroso. João Moutinho, um dos esteios do meio-campo, não tem dúvidas. O FC Porto foi a melhor equipa ao longo da época e, por isso, venceu a Liga com todo o mérito. 

«Depois desta época extremamente difícil, em que conseguimos dar a volta por cima em vários momentos, em que nos queriam deitar abaixo, como grupo, como equipa, conseguimos dar a resposta dentro de campo e foi aí que demonstrámos que somos superiores a todos os nossos adversários e fomos campeões nacionais. Era esse o grande objetivo. Todos os títulos têm um sabor especial, este por ter sido como foi, na última jornada. Merecemos perfeitamente este título. Em todas as modalidades o FC Porto entra para ganhar. Com todo o mérito somos campeões nacionais e se Deus quiser vamos continuar a dar mais títulos ao clube e aos nossos adeptos. No FC Porto estamos mais perto de sermos campeões», apontou o número 8, em entrevista ao Porto Canal


«Vitória sobre o Benfica foi o momento chave na época» - Lucho


A chave do sucesso portista no campeonato esteve no triunfo sobre o Benfica, alcançado na última penúltima jornada da Liga, confessa El comandante Lucho González. 

«É uma sensação linda. Merecemos festejar o título da forma como festejámos. O FC Porto é uma grande família, somos todos humildes e trabalhamos. Queremos estar sempre a vencer. A vitória sobre o Benfica foi, logicamente, o momento chave na época. Jogámos, sobretudo, com a possibilidade de dependermos apenas de nós próprios, tínhamos de ganhar esse jogo. Fazendo isso ficaríamos a um passo do título. Creio que foi um dos momentos mais especiais na temporada. Encarámos os jogos anteriores à receção ao Benfica com a mesma vontade», recordou ao Porto Canal o médio argentino, que em Paços de Ferreira conquistou o sexto campeonato com a camisola dos azuis e brancos. 


«Quero ficar e fazer mais golos decisivos» - Kelvin


O golo que marcou ao Benfica ficará inevitavelmente na história do Campeonato 2012/2012. O jovem médio brasileiro manifesta o desejo de ter um lugar no plantel para a próxima época, até porque tem em mente mais êxitos.

«Quero dar continuidade ao meu trabalho e continuar no clube a fazer golos decisivos», referiu Kelvin, que, apesar dos festejos pelo título de campeão nacional, continua com a imagem do jogo frente ao Benfica:

«Nunca tinha visto o estádio lotado, com os adeptos a gritar o jogo todo. Foi impressionante.»


in "abola.pt"

Pinto da Costa com 50 títulos


Presidente portista chega a número redondo no grande bolo das competições nacionais.

Vinte títulos de campeão nacional, 12 Taças de Portugal, 18 Supertaças Cândido de Oliveira. Eis o vastíssimo e inigualável leque de conquistas de Pinto da Costa enquanto presidente do FC Porto desde que assumiu a presidência, em 1982. 

O número redondo de 50 títulos nacionais entrou em vigor a partir das 20.15 horas de domingo, quando os dragões confirmaram em P. Ferreira o primeiro lugar no campeonato. 

Para além das conquistas internas, a folha curricular de Pinto da Costa fica preenchida com as glórias internacionais. 

O FC Porto assegurou duas vezes a Liga dos Campeões, mais duas vezes a Liga Europa, ainda uma vez a Supertaça europeia e por fim duas vezes a Taça Intercontinental. São, no total, 57 títulos, meia centena assegurada em Portugal...


in "abola.pt"

João Moutinho: «Nada me fará mudar de clube»

GARANTE ESTAR FELIZ NO DRAGÃO


João Moutinho garantiu estar feliz e com a cabeça apenas no FC Porto, rejeitando abordar uma possível saída no verão.

“Neste momento nada me fará mudar de clube. Sou extremamente feliz aqui e o mais importante é juntar a felicidade aos títulos”, afirmou o médio portista, à margem da cerimónia em que o FC Porto juntou esta terça-feira a equipa campeã de futebol, andebol e hóquei em patins.

“Queremos melhorar a campanha do ano anterior, queremos melhorar na Taça e a nível europeu e vencer a Taça da Liga. Queremos ganhar em tudo o que entramos e é com isso na cabeça que vamos entrar no primeiro dia da época. Podem esperar a mesma mentalidade vencedora dos últimos anos. A Champions é um dos objetivos, é sempre importante tanto para o clube como para os jogadores, mas o principal é o campeonato”, frisou.

Moutinho garantiu que o FC Porto não se preocupa com a aproximação do rival Benfica: “Preocupamo-nos apenas connosco. Sabemos do nosso valor e do que temos de fazer para vencer. Dos três anos que cá estive este foi o mais próximo porque a luta pelo campeonato foi até à ultima jornada, mas não estamos preocupados com o que o Benfica pode fazer”.

O internacional português comentou ainda a situação do técnico Vítor Pereira, que ainda não sabe se irá continuar no Dragão: “Essas situações têm de ser resolvidas por ele e pelo clube e o que o FC Porto decidir será o melhor”.

.in "record.pt"

Final de Sevilha faz hoje 10 anos

O HERÓI DERLEI RECORDOU O MOMENTO


A 21 de maio de 2003, ou seja, há precisamente 10 anos, com José Mourinho no comando técnico do FC Porto, o futebol português voltou a festejar uma conquista europeia, a outrora chamada Taça UEFA. Perante o Celtic, os dragões venceram por 3-2, com Derlei a surgir em especial destaque, ao apontar dois golos, o último dos quais decisivo e conseguido já no prolongamento.

“Quando a parte física não responde, procuramos energia na parte psicológica e foi isso que fiz. Estava desgastado, mas encontrei forças para marcar o golo que garantiu a vitória”, recorda Derlei a Record, assumindo, porém, que esse golo não foi o mais importante da sua carreira: “Esse foi o que apontei ao Deportivo, na Corunha, na época seguinte e que valeu o acesso à final da Liga dos Campeões.”

Sobre o jogo de Sevilha, as recordações são muitas e boas: “O Mourinho ajoelhado e, depois, a festejar com os adeptos, o Deco a controlar a bola com a cabeça no final do jogo, o abraço que o Nuno me veio dar, o momento em que levantámos a taça e, claro, a receção que tivemos no Porto. Foi fantástica, foi algo nunca antes visto.”

in "record.pt"

Jogadores aprovam continuidade

ELOGIOS A VÍTOR PEREIRA APÓS TÍTULO


Confrontados, no final do jogo frente ao P. Ferreira, com a possível saída de Vítor Pereira do comando técnico do FC Porto, os jogadores não se quiseram imiscuir nas decisões da administração, mas fizeram questão de deixar palavras de apoio à continuidade. Exemplo disso mesmo foi o capitão Lucho González. “Esse assunto não me diz respeito, mas ele é um grande treinador e um campeão, por isso merece continuar”, afirmou o argentino.

O subcapitão Helton, por seu lado, fugiu à questão, mas Jackson foi taxativo: “Com certeza que quero que ele fique. Independentemente da confiança que me deu, é um ótimo treinador e uma ótima pessoa.”

in "record.pt"

Livro de Pinto da Costa publicado em setembro

PUBLICAÇÃO PROMETE SER "SURPREENDENTE"


A Chiado Editora anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, está a finalizar um livro que será publicado pela referida editora em setembro.

Na mesma nota, a editora promete que o livro, que ainda não tem título divulgado, será "uma das publicações mais surpreendentes de 2013".

O lançamento da obra está marcado para o Estádio do Dragão, em setembro.

in "record.pt"

LUCHO GONZÁLEZ "Golo de Kelvin faz-nos adorar o futebol"

Em Paços de Ferreira marcou o primeiro golo e ofereceu o segundo, mas, já que é de números que falamos, acrescente-se o de campeonatos que o capitão ganhou em Portugal: seis


Ganhar é um verbo que Lucho conjuga com regularidade na conversa com O JOGO. Afinal, o mote era mesmo esse: perceber como é que o FC Porto resgastou o título que parecia estar destinado ao Benfica...

Que momento resume a época?

Há alguns, mas decisivo mesmo é aquele golo ao Benfica. É histórico, mas não teria sido possível se o mesmo Kelvin não tivesse dado a vitória contra o Braga nos últimos minutos.

Ironicamente, é o Lucho quem sai para a entrada de Kelvin no clássico, mas a reação no golo é das mais eufóricas que já lhe vimos...

Custou-me sair, mentiria se dissesse o contrário. O jogo estava aberto e nenhum jogador sai a bem num momento daqueles, mas acreditava muito no Kelvin. No banco, sofri horrores, mas quando o golo apareceu foi uma loucura, um momento lindo que nos faz adorar o futebol. É isto que vou levar quando terminar a minha carreira e nunca tinha passado por uma coisa daquelas, ganhar um dérbi tão importante em descontos e com um golo incrível... 


in "ojogo.pt"

Jogadores reunidos num jantar

O plantel do FC Porto reuniu-se na noite desta segunda-feira no habitual jantar que pelo terceiro ano consecutivo serve para festejar a conquista do título.

Os jogadores do FC Porto voltaram a juntar-se num jantar de final da temporada e pelo terceiro ano consecutivo o encontro à mesa não serviu apenas para assinalar o início das férias, mas também para festejar a conquista do título de campeões nacionais.

in "ojogo.pt"

Moutinho e Castro continuam a festejar


Os dois jogadores do FC Porto continuam a festejar a conquista do título, mas agora numa piscina...


João Moutinho partilhou esta segunda-feira uma foto na companhia de Castro e a festajar a conquista do tricampeonato. Depois de uma noite longa, os dois jogadores aproveitaram o primeiro dia de férias para relaxar na piscina.

"Continuamos a festejar a conquista do tri. Obrigado a todos por um dia inesquecível como foi o de ontem", escreveu João Moutinho na sua página do Facebook.

in "ojogo.pt"