terça-feira, 12 de julho de 2011

Tomás Costa perto do Banfield

MÉDIO PODE REGRESSAR À ARGENTINA


O jornal argentino “Olé” refere esta terça-feira que o médio Tomás Costa pode estar a caminho de reforçar o Banfield, depois de na última temporada ter representado a Universidad Católica (Chile) por empréstimo do FC Porto.
O médio argentino, de 26 anos, chegou ao Dragão em 2008/09 proveniente do Rosario Central e para além do Banfield também os romenos do Cluj – orientados pro Jorge Costa – estão interessados na sua aquisição.
in "record.pt"

Pai de Djalma orgulhoso da prestação do filho

O angolano Djalma está a realizar um excelente inicio de pré-época no FC Porto.
O extremo que chegou a custo zero do Marítimo está aproveitar a oportunidade e mostra serviço ao treinador Vítor Pereira. 

Djalma é filho de Abel campos, um antigo médio ala que chegou a jogar no Benfica.
Abel Campos está em Angola, onde continua atento à carreira do seu filho, e mostra-se satisfeito com a prestação do seu filho. O pai aconselhou Djalma nas férias para a necessidade de se afirmar logo na pré-época, num clube grande como o FC Porto: “No princípio da época tem de entrar com espírito vencedor. Acho que é esse espírito que mantém o Djalma, que quer chegar ao Porto, ver e vencer. Falei muito com ele sobre isso, a responsabilidade também aumenta, tanto a nível individual como a outros níveis”. 

Apesar da forte concorrência, Abel Campos acredita no sucesso do seu filho, se foi contratado é porque lhe encontraram qualidade, acima de tudo, Djalma terá de trabalhar muito.

“O importante é o trabalho, isso é que vai ditar o seu bom comportamento na equipa, o Porto tem excelentes executores”, considera Abel Campos.
in "rr.pt"

DAVID: «SÓ HÁ COISAS BOAS NESTE CLUBE»

A cumprir o seu primeiro ano de sénior, David acalenta o desejo de ficar no plantel do FC Porto, sabendo que para isso ainda tem de «trabalhar muito e continuar a evoluir». O lateral falou aos jornalistas esta terça-feira de manhã, em Marienfeld, onde afirmou ser «um motivo de grande orgulho» estar no estágio dos Dragões e sublinhou só haver «coisas boas» no clube.

Motivo de orgulho
«É um motivo de grande orgulho estar neste estágio. Sempre pertenci aos escalões de Formação do FC Porto e sempre ambicionei estar aqui. É o cumprir de um sonho. Mas ainda há muito a trabalhar; o meu objectivo é ficar no plantel e para isso tenho de continuar a evoluir.»

Confiante nas decisões do FC Porto
«Ainda não está nada fechado. Cabe aos responsáveis do FC Porto decidirem o meu futuro; eles saberão certamente o que é melhor para mim e para o clube.»

Concorrência forte permite evolução maior
«Ganhar ritmo noutra equipa também poderia ser bom, no sentido em que talvez pudesse jogar com mais regularidade. De qualquer forma, o meu objectivo é ficar no plantel do FC Porto. É verdade que a concorrência aqui é mais forte, mas isso também me permitirá evoluir ainda mais.»

Lateral polivalente
«Por hábito, jogo no lado direito da defesa, mas se tiver de jogar à esquerda, faço-o com toda a normalidade. O mais importante é jogar e poder ajudar a equipa.»

Identificado com a mística azul e branca
«O desafio frente ao Gütersloh correu bem. Fiz uma assistência e foi um bom jogo para a equipa.»

Sempre joguei no FC Porto, já adquiri a mística do clube, e quero continuar a jogar aqui. Todos os jogadores me deixaram à vontade, pelo que acabei por encarar a partida com normalidade.»

Sucesso vai continuar
«A base do plantel mantém-se; só saíram dois jogadores e penso que será mais um ano de sucesso para o clube, em que conseguirá grandes conquistas.»

Champions é uma ambição
«Jogar a Champions seria extraordinário. É algo que qualquer jogador ambiciona e será esse o meu objectivo também. Quem sabe um dia?»

Sapunaru e Fucile como referências
«As minhas referências são os dois laterais-direitos do FC Porto [Sapunaru e Fucile]. Quero evoluir e chegar ao patamar em que eles se encontram. O meu objectivo é ganhar-lhes o lugar.

Sim, já disse isso ao Sapunaru, claro. Mas penso que será uma competição saudável. Somos todos amigos aqui dentro. Só há coisas boas neste clube.»

Marcação a Hulk obriga a níveis de exigência superiores
«Se é difícil para os seniores dos grandes clubes, quanto mais para mim, que ainda estou a ter a primeira experiência como sénior. Mas é certamente uma forma de exigir ainda mais de mim e evoluir cada vez mais [referindo-se ao facto de ter de fazer marcação a um jogador como o Hulk]. É um dos melhores do Mundo, um dos mais difíceis de travar, e se conseguir encará-lo com alguma facilidade, irei sentir, seguramente, menos dificuldade contra os outros adversários.»

Estar tranquilo
«O treinador pede-me para estar tranquilo e fazer o que sempre fiz. Quer que continue a trabalhar da mesma maneira.

No final do jogo em Gütersloh, disse-me que estive muito bem e deu-me os parabéns.»

Kleber agradeceu assistência
«O Kleber agradeceu-me logo a assistência, mas isso faz parte do desafio. Uns fazem golos, outros dão a marcar... O importante é que estamos cá todos para ajudar o clube.»



in "fcp.pt"

Cantados os parabéns a James Rodríguez

COLOMBIANO COMPLETA HOJE 20 ANOS


O treino do FC Porto começou com todo o plantel a cantar os parabéns a James Rodríguez, que hoje completa 20 anos. Uma cerimónia improvisada no centro do relvado, à qual não faltou a tradicional praxe.
Este foi um dos últimos treinos que o colombiano realizou neste estágio, uma vez que amanhã está de partida para o seu país, onde se vai juntar à seleção de Sub-20 que prepara o Mundial.
Em sentido inverso surgirá Fucile, depois de ter gozado um período de férias.
Esta manhã, Vítor Pereira voltou a contar com 24 jogadores no relvado. Belluschi, Fernando e Emídio Rafael continuam a recuperar das respetivas lesões.
Tiago Ferreira deixa estágio
O defesa Tiago Ferreira vai deixar o estágio dos dragões ainda esta tarde de terça-feira, depois de ter sido chamado para os trabalhos da seleção sub-20 que prepara a participação no Mundial da Colômbia. O jovem, de 18 anos, vai viajar diretamente para Lisboa.
in "record.pt"

Falcao, golos e coração. O herói da Colômbia

Como é que se dá o prémio ao melhor em campo na Copa América? Pela entoação do nome futebolístico. Neste caso, Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaadamelllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao


Há quem ligue ao número de títulos para definir o melhor dos melhores. Há quem some os golos da carreira para desempatar uma comparação entre jogador x e jogador y. E há quem só enumere as fintas, como Maradona, que sabe de cor e salteado quantos túneis fez e a quem. Aqui na Argentina, durante a Copa América, a definição de um craque vale pela entoação do nome futebolístico em comentários televisivos e radialistas de qualquer cadeia: argentina, boliviana, paraguaia, uruguaia, venezuelana, brasileira, chilena, colombiana, mexicana, costa-riquenha. Já lá vão os tempos gloriosos de Peeeeeeléeeeeeeeee, Maaaaaaaaa-aaaraaaaaaaaaaaadona ou Fraaaaaaaaaancescoliiiiiiiiiiiii. Agora o que está a dar é Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaadamelllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao.

A Globo, por exemplo. Os brasileiros, tantas vezes avessos a fenómenos fora do país, ora por desconhecimento ora por desinteresse (afinal, o Brasil tem 200 milhões de habitantes que vivem em 26 estados mais o distrito federal, que equivalem a 27 países tal a disparidade cultural, desportiva, social, económica, gastronómica e temporal entre eles), estão loucos. Tal como os argentinos do TyC Sports. Ambos gritam Rrrrrrrrrrrrrrrrrrr-aaadamelllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao sem parar e completamente eufóricos. Incrível. Na TyC Sports, o jogo da Colômbia (2-0 à Bolívia) já passou há horas e o assunto da ordem é a chegada da Argentina a Córdoba, a viagem para o hotel e a conferência de imprensa de Batista. Os comentadores falam uns em cima dos outros. Atropelam-se nos lugares comuns e descrevem aquilo que estamos a ver. Entram no autocarro Zanetti e Milito. Depois Agüero e Messi. O último é Tevez. Nesta sonolenta passagem de modelos, um dos comentadores fala mais alto que o outro e diz: "Não perca daqui a nada os dois golos à Bolívia de Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaada-melllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao."Mais tarde, os argentinos saem do autocarro e entram no hotel. Mais do mesmo: Tevez, Agüero e Messi, Zanetti e Milito. Aqui, o último é Banega. E o que é que os comentadores dizem atabalhoadamente? "Mira, es Banega. Se parece con quien? Hum? Hummmmm? Con Falcao... Já agora, não perca daqui a uns instantes os golos de Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaada-melllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao. O primeiro golo é de uma simplicidade incrível. Por favor, não vá à casa de banho." Bem, vamos tentar aguentar então. Aguentamos e vemos o resumo do Colômbia-Bolívia. "Miren ahora, pase de Moreno e definición preciosa de Rrrrrrrrrrrrrrrrraaada-melllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao. Que jugador, hein? El Oporto tiene suerte. Nosotros ya la tuvimos, nosotros ya disfrutámos deste portento, deste Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaadamelllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao que jugó en River."É hora da conferência de imprensa de Batista. O canal TyC Sports dá em directo, claro. Confirmam-se as mudanças. Táctica (de 4-3-3 para 4-4-2) e de recursos humanos (saem Cambiasso e Banega, entra Gago para ajudar Mascherano no meio-campo; Tevez e Lavezzi são substituídos por Agüero, Di Maria e Higuaín para ajudar Messi no ataque). Entre as dezenas de perguntas dos jornalistas argentinos, o narrador do programa, confortavelmente instalado na sua cadeira de estúdio, aguça a curiosidade dos telespectadores. "Não perca o noticiário desportivo: o Boca Juniors a estagiar em Curitiba, no Brasil, o River Plate vendeu Lamela à Roma por uns 20 milhões de dólares, a lesão de Romagnoli no San Lorenzo, o quarto lugar da selecção argentina na Liga Mundial de voleibol e os golos de hoje da Copa América." De quem? Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaadamelllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao.FALCAO DA PARTE DE FALCAO É ele sim, com mais uns quantos "erres", "eles" e "ás", mas é ele. Radamel Falcao. Radamel, da parte do pai, um antigo defesa. Falcao, da parte de Falcão, o fantástico médio da inesquecível canarinha dos anos 80, que Radamel pai via como o seu ídolo. O portista nunca o conheceu, mas o brasileiro "já me enviou um email." Aos 11 anos, o Ajax quis recrutar Falcao para a sua famosa escola holandesa mas os pais recusaram, argumentando que era muito cedo para aventuras. Assim Falcao só sai do país aos 14 anos, uma época depois de se ter estreado pelo Lanceros Boyacá, na 2.a divisão colombiana, em Agosto de 1999 (recorde nacional). Em Abril de 2000 (outro recorde), marca o seu primeiro golo oficial.O miúdo voa de Medellín para Buenos Aires. "Quando aterrei em Ezeiza, só queria ir treinar, sem passar pelo hotel. E assim foi. O meu amigo e ex-representante Nestor Sivori foi buscar-me ao aeroporto e levou-me ao Monumental. Na semana seguinte, a Primera [equipa sénior] foi jogar uma eliminatória da Taça Mercosul ao Brasil e nós fomos treinar com os Reservas [equipa B]. Equipámo-nos no balneário dos da Primera, ao lado de jogadores já conhecidos como D''Alessandro e Cavenaghi. Nesse treino, marquei um golo ao Costanzo [hoje no Olympiacos] e corri, festejei, saltei, fiz tudo. Quando cheguei ao meio-campo, o Cavenaghi aproximou-se e disse-me para ficar quieto. ''No lo vuelvas a hacer que te van a matar''. Mas ninguém ficou incomodado, porque perceberam que na Colômbia os golos se festejam assim, como se fosse no jogo."No River, a vida é uma roda-viva de emoções. É campeão do Clausura em 2008 mas a equipa fica em último lugar no Apertura 2008. "Passei por momentos de dúvida, como aquele ano e meio sem jogar devido à recuperação da operação à pubalgia, mas também me diverti imenso. Vivi bastante tempo numa pensão, com Mascherano, Ferreyra e Ludueña" - este último é quem lhe dá a alcunha de Tigre. "Eu aprovei. No FC Porto, só me chamam por Tigre. O dono da pensão, Mariano Pita, era quem organizava as equipas de apanha-bolas para os jogos da Argentina. Quando soube que a Colômbia jogava em Buenos Aires, nem pensei duas vezes e pedi-lhe que me escolhesse. Ele assim o fez, mas colou-se a mim o jogo todo para impedir que gritasse golo. A cada ataque da Colômbia, eu emocionava-me, queria levantar-me e ele ''quedate quieto''. Baaaah, foi 3-0 para a Argentina [qualificação para o Mundial-2002]."UM SENHOR, DA PARTE DELE Falcao marca três golos ao Botafogo e um no superclássico ao Boca Juniors. Recebe propostas de Milan, Deportivo, Fluminense e Aston Villa (é lá que joga Juan Pablo Ángel, colombiano como ele) mas o River recusa-as todas. Até que vende o seu passe ao FC Porto por 5,5 milhões de euros. No Dragão, El Tigre Falcao (que salganhada) domina a bola como poucos e executa como ninguém: 34 golos na época de estreia. Na seguinte (2010/11), melhora o seu recorde pessoal: 38. Desses, 18 são para a Liga Europa, onde decide a final com o Sp. Braga e se sagra melhor marcador. E agora mais dois, na Copa América.A Colômbia torna-se um caso sério. Primeiros qualificados para os quartos-de--final, sem derrotas nem golos sofridos, os cafeteros andam felizes. Nota-se na zona mista. Só sorrisos e boa disposição. Falcao é um senhor. Fala com os jornalistas, um a um, e justifica os festejos do segundo golo, de penálti. "O Ospina teve um azar tremendo. Daí que lhe fizesse esta justa homenagem. Já tinha tudo preparado com o [suplente] Rodallega", justifica o portista numa alusão ao facto de ter corrido para o banco de suplentes e mostrado ao mundo a camisola de David Ospina, o guarda-redes colombiano que devia estar aqui mas foi desviado para casa depois de partir o nariz num choque no treino com o companheiro Rodallega (olha quem!), no dia 28 de Junho, a 48 horas do início da competição. Falcao, golos e coração. Para eles, continua a ser Rrrrrrrrrrrrrrrrrrraaada-melllllllllllllllllllllllllll Faaaaaaaaaaaalcao.

in "ionline.pt"

James Rodríguez pede a batuta

James poderá ter um papel diferente no FC Porto de Vítor Pereira, deixando o lado esquerdo do ataque para reforçar o meio-campo e assumir a organização do jogo no último terço do terreno. Actuando a 10 ou a 8, consoante a configuração do triângulo do sector intermediário. Contra o Gutersloh, Vítor Pereira colocou-o no meio-campo ofensivo, ao lado de Castro, com Souza a trinco, mantendo o sistema habitual da equipa. "Correu-me bem o jogo. Todos fizemos uma boa actuação, o que foi importante", referiu, garantindo não ter uma posição em campo preferida. "Jogo onde o treinador quiser. Sinto-me cómodo aí, no meio-campo, mas também actuando como ala. Estou sempre às ordens do mister", frisou. Depois de ter sido a grande revelação, esta pode ser a época de afirmação e a zona central pode favorecê-lo, dada a excelente visão de jogo e qualidade do passe.

No domingo, James esteve, de facto, em bom plano, levantando a questão sobre se esta será uma solução a adoptar de forma mais permanente ao longo da época. O colombiano não fará mais nenhum jogo de preparação - mas também esteve no meio-campo contra o Tourizense -pelo que só quando voltar do Mundial é que se perceberá melhor as reais intenções do treinador.

Na segunda parte do jogo de domingo, Vítor Pereira contornou a ausência de Fernando testando um duplo pivot (Moutinho e Rúben Micael) com Kelvin a 10, posição que poderá ser entregue a James. Porém, não faltam opções para maestro da equipa: o próprio Rúben Micael, Belluschi, João Moutinho ou até Guarín têm características para o fazer. O problema de Vítor Pereira será mesmo escolher.

"Com inteligência ganhamos ao Barça"

James está de partida e ainda não sabe quando regressa, mas não esconde a ansiedade quando o tema é a Supertaça Europeia com o Barcelona. Por várias razões: a importância do jogo, a qualidade do adversário e a presença de alguns dos seus ídolos. "Gosto muito do Messi, do Iniesta e do Barcelona em geral. Vai ser um jogo muito especial", considerou, explicando que o corte de cabelo que usa não é inspirado em Cristiano Ronaldo. "Ele é um bom jogador, mas gosto mais do Messi", insistiu. O colombiano acredita que é possível derrotar o super Barcelona de Pep Guardiola. "Vai ser um jogo muito difícil, mas se o encararmos com inteligência podemos ganhar", concluiu.

Antes, James tem uma agenda preenchida: vai juntar-se à Selecção de sub-20 do seu país, para disputar o Mundial da categoria. "Oxalá possa cumprir o sonho de vencer a prova", referiu, considerando que deixar a preparação da nova época a meio não será prejudicial. "Estou aqui há um ano e já conheço quase tudo. Não será um problema para mim até porque não vou estar parado, vou jogar, e quando voltar espero estar bem. Ao jogar um Mundial ganha-se muito ritmo e isso vai ser importante para quando voltar", frisou. O regresso, refira-se, ainda não tem data marcada. Vai depender da prestação da Colômbia na prova, que só termina a 20 de Agosto. E se os sub-20 imitarem as exibições da equipa principal na Copa América, o mais certo é o esquerdino voltar já depois do início da temporada. "O Falcao e o Guarín estão a jogar bem, a um grande nível", concluiu.

in "ojogo.pt"

Fernando e o grande dilema do médio-defensivo

Fernando sofreu um toque no treino de sábado e não defrontou o Gutersloh, limitando as opções de Vítor Pereira para a posição 6. Um problema temporário - entorse ligeira no tornozelo esquerdo - resolvido com Souza na primeira parte e a inversão do triângulo do meio-campo na segunda. Só que a questão pode assumir outras proporções caso Fernando saia do clube. O médio não tem andado com boa cara em Marienfeld, o que pode significar algum descontentamento por ainda não ter sido negociado. A acontecer a transferência, Vítor Pereira tem, naturalmente, duas opções: encontrar no plantel actual quem o substitua ou ir ao mercado.

Olhando para o grupo de trabalho, Souza e Guarín são as escolhas mais lógicas. Utilizado várias vezes por Villas-Boas a 6, o colombiano deu conta do recado e até pareceu reunir as características que o treinador pretende para um jogador naquele lugar: tem um posicionamento defensivo rigoroso, mas também é um jogador forte no passe. Souza esteve, no jogo com o Gutersloh, abaixo do pretendido, denotando alguma lentidão que pode ser justificada, em parte, com o facto de estar no início da preparação.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira quer Kelvin colectivo

A qualidade de Kelvin é inquestionável. Os segundos 45 minutos contra o Gutersloh deixaram água na boca e mostraram um talento enorme, ainda que precoce. A (falta de) capacidade do adversário coloca água na fervura e obriga a esperar por testes mais a sério para confirmar os atributos do miúdo ex-Paraná, mas há coisas que até a jogar sozinho se fazem notar. A recepção orientada de bola, a coragem e especialmente a capacidade técnica e de improviso ficaram na retina. Vítor Pereira já saberia disso tudo - os treinos são um excelente barómetro - mas quer muito mais. Acima de tudo, que não ligue o complicador e seja mais colectivo nas suas acções. O individualismo de Kelvin foi o que mais o irritou e o treinador fez questão de o anotar e debater com Rui Quinta. Não sabemos se Kelvin já ouviu a mensagem mas, é ponto assente, a moldagem passa por fazer dele um jogador de equipa. O treinador assim se obriga.

Vítor Pereira acredita que só um Kelvin mais colectivo se pode impor no FC Porto. E não só porque o futebol dos dragões assenta no conceito de equipa, mas essencialmente porque só jogando com os colegas pode merecer o respeito destes. A mensagem ao jogador é clara: só colectivamente pode ganhar a confiança do resto do plantel. É sobre esses parâmetros que recairá o trabalho específico.

Os números de Kelvin são claros quanto à sua forma de jogar. Nenhum outro reforço teve tantas iniciativas atacantes como o jovem brasileiro, que preferiu sempre partir para cima do adversário do que entrar na área em futebol apoiado. Foi precisamente por isso que sofreu duas faltas e escapou a outras duas, levantando-se mesmo antes de cair. Cruzou três vezes e nas várias iniciativas foi desarmado duas vezes, a que juntou dois cruzamentos mal medidos. Valeram as intenções...

Académica e Gil Vicente no encalço

O futuro de Kelvin está mais ou menos definido. O jovem não terá grandes hipóteses de jogar no FC Porto e entende a SAD e a equipa técnica que é importante que o jogador se adapte ao futebol português para poder, na próxima época, voltar com rodagem e já formatado para jogar. Académica e Gil Vicente são os dois clubes melhor posicionados para o receber. Quando é que não se sabe. O FC Porto quer melhorar o jogador e nesta fase vai mantê-lo integrado no plantel, para que jogue e perca os vícios que trouxe do Brasil. Como o individualismo, por exemplo.

in "ojogo.pt"

Kléber já sente duelo com o Benfica

Kléber já assimilou boa parte da mística do dragão. De tal forma que já sabe que "a rivalidade com o Benfica é enorme. Agora sei que serão sempre jogos muito pegados e disputados. Eles vão querer vingar-se do último ano e estão a montar um plantel forte, mas nós também queremos repetir o sucesso", disse ao site Globoesporte.

O avançado sonha com a Supertaça Europeia. "O Barcelona é a melhor equipa do mundo e não vejo a hora de estar lá dentro e ajudar a minha equipa a vencer", sublinha, a propósito do primeiro objectivo que trouxe para o FC Porto. Outro é chegar à selecção olímpica brasileira."Tenho idade, sonho com isso e vou dar o máximo para brilhar e conseguir. Acho que jogar a Liga dos Campeões vai ajudar", frisa.

Falcao não será um adversário, mas antes um modelo. "Se ele ficar será bom porque ajuda o clube e eu posso aprender. A movimentação dele é sempre perfeita e eu observo para aprender", encerrou o avançado que marcou um golo ao Gutersloh.

in "ojogo.pt"

Hulk está no ponto

Golos são golos e, em apenas dois jogos de preparação, Hulk já soma 5. Dê-se o devido desconto ao nome dos adversários e conte-se a história deste arranque prometedor do Incrível, que caprichou para se poder apresentar em forma. O brasileiro começou a marcar pontos no dia do regresso aos trabalhos, registando o mesmo peso que tinha quando partiu para férias, a rondar os 70 quilos. Mais de um mês de descanso não fez mossa no avançado, que encontrou um plano de trabalho para manter a condição física, atenuando o choque da pré-época. Hulk controlou os exageros e contornou-os com preparação q.b., dando mais uma prova de profissionalismo e competitividade.

Teodoro Fonseca, o seu representante, garante que o craque está no ponto. "Está pronto para rebentar. Há jogos muito importantes já no arranque da época e o Hulk está focado nisso. Geriu bem as férias", sustenta o empresário. É uma evidência devidamente ratificada pelo algodão dos números. E os do brasileiro continuam a impressionar: 45 minutos contra o Tourizense e igual dose contra o Gutersloh já renderam uma mão-cheia de golos.

É uma marca que se tornará pueril se não tiver correspondência nos jogos a doer. E é bom frisar que Hulk não se propõe a pouco, tendo como referência os 35 golos apontados em 2010/11. A saída de André Villas-Boas não deitou por terra o projecto e o Incrível será um dos rostos da ambição do colectivo. "Há uma aposta muito forte na Liga dos Campeões e o FC Porto quer que ele seja a estrela", insiste Teodoro Fonseca. Com 3 golos em 18 jogos na maior prova da UEFA, percebe-se que Hulk tem vários patamares para escalar na alta-roda do futebol europeu.

O futuro parece desenhar-se a azul e branco, mas é impossível que o nome do camisola 12 saia das colunas de rumores de mercado. "Não renovou para sair", lembra o agente, sem fechar portas: "Impossível não é, mas com a cláusula que tem [100 milhões] será sempre o FC Porto a ter a última palavra. Se caírem propostas, eles ligam-me." O nome do Anzhi, da Rússia, circulou nos últimos dias. "Ele quer sair para um projecto maior, mas temos de respeitar todos os clubes. Fala-se em números malucos, mas o Conca [ex-Fluminense] foi para a China ganhar um milhão de euros por mês", lembrou, ciente de que o mercado não estipula limites...


Empresário explica

Propostas

"Não há nada em cima da mesa, mas não é difícil que possa acontecer. Vários clubes o têm conseguido. Se o FC Porto tivesse alguma coisa eu saberia."

Cláusula

"Se tivesse renovado para sair, baixaria a cláusula. Ao contrário do que dizem, não acho tão impossível que alguém se possa aproximar dos 100 milhões."

Anzhi

"Vários clubes da Rússia querem chegar à elite e são competitivos. Vão receber um Mundial e querem dar o salto, mas o Hulk pensa noutro projecto desportivo."


Duelo de hat tricks

Walter

Teodoro Fonseca garante que "o FC Porto não quer que ele saia". De golos percebe ele e são as médias que o dizem. Em jogos oficiais, marcou por 3 vezes logo à primeira titularidade: contra o Limianos, para a Taça de Portugal. Pode este arranque reforçar o seu espaço no ataque?

Hulk

Hulk é um jogador previsível. Explique-se: é raro marcar um golo que não seja com o pé esquerdo. Nem por isso há quem o detenha. Contra o Gutersloh, insistiu na sua arma mais forte. Em jogos oficiais, só por uma vez assinou um hat trick: contra o Genk, para a Liga Europa. 

in "ojogo.pt"

FC Porto: oferta milionária por Valeri

O Metalist Kharkiv estará na disposição de pagar oito milhões de euros pelo médio argentino. Dragões têm 27 por cento do passe do jogador


O Metalist Kharkiv, da Ucrânia, está interessado em Diego Valeri e ao Lanús vai chegar uma proposta de oito milhões de euros, adianta a imprensa argentina desta segunda-feira. 

A transferência do médio argentino, de 25 anos, pode, assim, render mais de dois milhões de euros ao FC Porto, que detém 27 por cento do seu passe - Valeri chegou ao Dragão em 2009, por empréstimo do clube argentino.

No último Relatório e Contas, o FC Porto confirmou deter 27 por cento dos direitos económicos do jogador argentino, percentagem que custou 1,5 milhões de euros aos cofres portistas.

in "maisfutebol.iol.pt"

Santa Clara contratou jovem Pipo (ex-F.C. Porto)

Figura dos juniores do F.C. Porto, o avançado ajudou a formação portista a conquistar o título nacional


O Santa Clara anunciou, segundo a Agência Lusa, a contratação do jovem avançado Pipo. Figura dos juniores do F.C. Porto, o jogador ajudou a formação portista a conquistar o título nacional da categoria. Agora, segue para os Açores.

Filipe Barros, conhecido no mundo do futebol como Pipo, passou a sénior e encontrou novo rumo para a sua carreira. O Santa Clara, da Liga de Honra, ofereceu um contrato de duas temporadas ao jogador de 19 anos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Académica: Abdoulaye (F.C. Porto) apresenta-se esta segunda-feira

Jovem central senegalês chega emprestado por uma época pelos campeões nacionais para ajudar a compor a defesa. Falta um lateral-esquerdo e um extremo para fechar o plantel.


O central Abdoulaye Ba apresenta-se na manhã desta segunda-feira em Coimbra para cumprir as formalidades de ingresso na Académica, cedido por uma época pelo F.C. Porto, confirmou o Maisfutebol junto do jogador. 

Depois de ter feito furor na Covilhã na época passada, a primeira como sénior, o jovem gigante (1,97 m) senegalês ruma à Académica e segue directamente para o estágio, no Luso, mal cumpra exames médicos e assine pela Briosa. A partida para a concentração acontecerá bem cedo, estando marcado um treino paras as 10 horas.
O clube espera desbloquear em breve o impasse em torno dos direitos de formação devidos ao Penafiel por Fábio Santos, ao mesmo tempo que espera o lateral-esquerdo Nivaldo a todo o momento, assim que consiga obter visto para deixar Cabo Verde rumo a Portugal. 

Caso agrade a Pedro Emanuel, o esquerdino poderá ser o elemento necessário para completar a defesa. Faltará, ainda, contratar um extremo para, em princípio, encerrar o plantel.

Académica: Abdoulaye já treinou no Luso

Novo reforço dos estudantes está no estágio e foi a grande novidade do treino matinal.


O central senegalês Abdoulaye Ba juntou-se na manhã desta segunda-feira aos novos companheiros no estágio que a Académica realiza no Luso até dia 16.

O jovem (20 anos) cedido pelo F.C. Porto é o mais recente reforços dos estudantes, enquanto não chega o médio Danilo Crintra, aguardado entre esta terça e quarta-feira.

Outra das novidades do treino, durante os 15 minutos abertos ao público, foi o guarda-redes Fábio Santos, resolvido que foi o problema dos direitos de formação devidos ao Penafiel.

Diogo Gomes, segundo o clube devido a problemas físicos, continua afastado dos trabalhos, tal como o capitão Orlando.

Entretanto, o clube chegou a acordo para a rescisão de Ferreirinha, adjunto que veio para Coimbra como adjunto de Jorge Costa.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk supersónico

BRASILEIRO COM UM RITMO QUASE IMPOSSÍVEL DE ACOMPANHAR


Só mesmo uma força da natureza como é o caso de Hulk poderia apresentar-se no segundo teste da pré-época com um andamento demolidor, quase impossível de acompanhar, mesmo pelos seus colegas. O brasileiro entrou para a segunda parte e esteve nos melhores momentos dos azuis e brancos nesse período do jogo com o FCGutersloh. Além dos três golos e das duas assistências, o avançado teve preponderância em mais cinco ações ofensivas. Uma grande exibição, que mais parecia uma continuação da época passada.
E nem foi preciso esperar muito para que a sua intervenção se fizesse notar. Ainda não tinham passado 70 segundos quando entrou na área dos alemães a uma velocidade supersónica e foi derrubado pelo guarda-redes. Transformou o penálti com classe e deu seguimento aos golos que tinha marcado quatro dias antes, frente ao Tourizense. Com o hat-trick de domingo, o Incrível já leva uma mão-cheia, ganhando moral para o que aí vem. De golos se alimentam os avançados...
in "record.pt"

Manual tático de Vítor Pereira

1.º JOGO CONFIRMA APOSTA NO FUTEBOL OFENSIVO


O modesto FC Gutersloh apadrinhou a primeira apresentação pública do FC Porto versão 2011/12, com Vítor Pereira ao leme. A estrutura tática é praticamente idêntica àquela que o professor ajudou a montar ao lado de André Villas-Boas, caracterizando-se pela vertente marcadamente ofensiva. Os extremos procuram os espaços interiores, os laterais sobem frequentemente pelos corredores, mas a principal alteração residiu ao nível do meio-campo.
James Rodríguez alinhou de início numa zona central, com funções muito mais próximas de um 10 do que um 8, ao contrário do que acontecia com Belluschi, Guarín ou Moutinho no tempo de Villas-Boas. Poderá ter sido simplesmente uma experiência, mas a verdade é que resultou em pleno. O colombiano, que hoje completa 20 anos, provocou muitos desequilíbrios, recorrendo ao seu arsenal de recursos técnicos para colocar a bola em condições privilegiadas na zona de ataque.
in "record.pt"

Fernando indisponível devido a entorse

TRÊS JOGADORES EM RECUPERAÇÃO


Fernando, médio do FC Porto, contraiu uma entorse ligeira no tornozelo esquerdo e juntou-se à curta lista de indisponíveis nos dragões no estágio em Marienfeld, na Alemanha, de preparação para a época 2011/12.
O trinco brasileiro já havia falhado a convocatória para o jogo de domingo, frente ao FC Gutersloh, que os portistas golearam por 10-1.
Fernando passa, assim, a fazer companhia a Belluschi e a Emídio Rafael, que estão a recuperar das respetivas lesões.
in "record.pt"

Kléber e Walter - Os herdeiros de Falcao

Vítor Pereira já disse estar despreocupado com eventuais saídas. Colombiano dificilmente voltará a jogar no Dragão. Kléber e Walter poderão nem ser os únicos candidatos à sucessão. 

Sucessão em marcha, sem dramas aparentes por parte de quem lidera a equipa e herdeiros já com as botas a fumegar, na tentativa de reforçarem a candidatura à posição 9 do FC Porto, que deverá ficar disponível muito em breve.

Nota mais relevante de todo o processo: contrariando suposições várias e teorias emergentes, o risco de os dragões verem Falcao voar para outro destino, além de manifestamente verosímil, está longe de ser considerado caso irreparável, irremediável ou insolúvel.

Escuta-se Vítor Pereira e a mensagem que o novo treinador portista faz passar é suficientemente clara. E, ao sublinhar a força maior do dragão - «No FC Porto, o colectivo é mais importante que as suas individualidades.» -, há a natural tentação de tranquilizar almas potencialmente desassossegadas pelos relatos insistentes de que o adeus do colombiano, máximo goleador de uma prova europeia (os 17 golos da Liga Europa são recorde absoluto), está iminente.

Mais: com base nos apontamentos recolhidos ao fim de 12 dias de treinos e após dois ensaios com formações de escalões secundários - Tourizense (7-0) e FC Gutersloh (10-1) -, Vítor Pereira confirmou haver no plantel dois atacantes dispostos a tudo para fazerem de El Tigre.


in "abola.pt"

Chelsea aperta o cerco a Moutinho

João Moutinho pode tornar-se numa excelente fonte de receitas para o FC Porto. O nome do internacional português circula agora com insistência redobrada na imprensa inglesa e a associação ao Chelsea ganhou expressão suplementar devido à lesão sofrida por Essien. 

À falta do ganês, que se lesionou seriamente e tem paragem prevista para seis meses, André Villas Boas encontra no portista e seu ex-jogador a solução perfeita.

Que o novo manager dos blues é adepto confesso das qualidades de João Moutinho não soa a novidade a ninguém. Que o centro-campista está em alta na bolsa de apostas da formação londrina também não se trata de uma notícia de última hora, pois bastou Roman Abramovich pagar os 15 milhões da cláusula de rescisão de André Villas Boas para o médio virar atracção dos media britânicos, a exemplo do que sucede com Falcao e Hulk, rostos já bem conhecidos pelos leitores de jornais de Inglaterra, sejam tablóides ou ditos de registo sério, por todos serem apontados como potenciais reforços do Chelsea para a nova temporada. 

Mas, agora, há esse dado extra a alimentar e reforçar a tese de que o bilionário russo se encontra a ser pressionado no sentido de repetir a estratégia utilizada na contratação do treinador. Aliás, só mesmo se Abramovich autorizar uma transferência bancária no valor de 40 milhões de euros é que o sonho de Villas Boas em contar novamente com os serviços de Moutinho poderá virar realidade. 


in "abola.pt"