segunda-feira, 2 de março de 2015

André garantido por quatro anos


O médio André, antigo júnior do FC Porto e filho do antigo jogador internacional portista com o mesmo nome, vai ser jogador do FC Porto pelas próximas quatro épocas, num negócio em que os dragões vão pagar ao Vitória de Guimarães o valor da cláusula de rescisão, 1,5 milhões de euros, apurou A BOLA.

O negócio ficou acordado há um mês, quando os responsáveis dos dois emblemas se reuniram para acertar a transferência de Hernâni, extremo que se mudou a 3 de fevereiro para os dragões. Já André só mudará para o Dragão na próxima temporada. 

O contrato de André, atual segundo classificado nos melhores marcadores da Liga (11 golos) com o V. Guimarães prolongava-se até 2016, mas a SAD minhota antecipou o acordo de transferência para conseguir 1,5 milhões de euros de encaixe: se fosse negociado após 1 de junho, baixava para um milhão de euros. 

O acordo entre as três partes é total e só falta passar o entendimento para o papel. A aquisição de André Filipe Braz André, de 25 anos, está inserida numa nova politica por parte do FC Porto, que passa pela aposta em jogadores portugueses. O regresso de Sérgio Oliveira, atualmente no Paços de Ferreira, é outro exemplo.

André chegou ao V. Guimarães em 2012, oriundo do Varzim. No arranque desta época, passou a ser um dos capitães dos conquistadores. Saiba mais na edição impressa de A BOLA.


in "abola.pt"

Jaime Magalhães espera por "deslize" do Benfica

CONFIANÇA NA CONQUISTA DO TÍTULO

O resultado do FC Porto-Sporting reforçou a confiança de Jaime Magalhães na conquista do título por parte dos dragões.

"O FC Porto esteve sempre na luta. Vamos ver até ao final do campeonato o que se vai passar e muita coisa vai rolar. Esperamos que o Benfica tenha algum deslize para nós irmos para a frente que é o nosso objetivo", disse o ex-jogador à Antena 1.

Cumpridas 23 jornadas da Liga, o FC Porto soma 55 pontos, menos 4 que o líder Benfica.

in "record.pt"

Tello em destaque na imprensa espanhola

HAT TRICK AO SPORTING É NOTÍCIA

No clássico de domingo entre FC Porto e Sporting (3-0), o espanhol Cristian Tello foi o grande protagonista ao fazer um hat trick.

A feito do espanhol não passou despercebido lá fora, sobretudo no seu país natal, onde vários os jornais abordaram o tema, salientando que se tratou da "melhor exibição" do extremo.

Até se deu o caso de alguns órgãos de comunciação social terem recorrerido à mesma ideia para título: "Um hattrick de Tello deita abaixo o Sporting".

Os diários fazem ainda referência ao facto desta vitória deixar o FC Porto mais folgado na classificação. Outros jornais espanhóis e ainda o inglês "Daily Mail" optaram por mencionar os três golos, sem pouparem nos elogios ao jogador.

in "record.pt"

Hernâni destaca qualidade

EXTREMO ESTÁ RENDIDO AO FUTEBOL DA EQUIPA

Não foram precisos muitos dias de dragão ao peito para Hernâni se render ao FCPorto. O extremo, que ontem não chegou a sair do banco, elogiou a exibição da equipa na sua página do Facebook. “Mais um grande jogo. Mostrámos que em nossa casa mandamos nós! Além do 3-0, é de realçar a qualidade do futebol que praticamos dentro das quatro linhas. Que chegue já o próximo! Somos FCPorto!”, escreveu o jogador que transferiu do V. Guimarães no último dia do mercado de inverno.

Sem folga

Os heróis da noite de ontem não vão ter direito a descanso e hoje treinam-se pelas 11 da manhã. É que o FCPorto regressa aos jogos da Liga já na próxima sexta-feira, diante do Sp. Braga, porque na terça-feira seguinte volta a medir forças com o Basileia, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Um quarto de hora antes do treino matinal de hoje, Tello recebe o prémio de MVP de ontem.

in "record.pt"

CONTINUAR A TENTAR


Todas as segundas-feiras, entre um misto de ansiedade e de expectativa, abrimos o jornal “A Bola”, mais concretamente na penúltima página, para ver se é desta vez que o FC Porto, ou algum dos seus atletas ou treinadores merecem ser distinguidos com um “Ás”. E todas as semanas acabamos tristes, mas com vontade de continuarmos a trabalhar para um dia merecermos tal distinção.

E a verdade é que chegámos ao Dragão convencidos que era hoje, depois da sensacional exibição do FC Porto, em especial de Cristian Tello, autor de três golos a Rui Patrício, que não é um Delgado qualquer, mas sim o guarda-redes da selecção nacional. Ainda não foi desta. We try harder.


in "fcp.pt"

LUÍS CASTRO: “VAMOS TER DE ARRISCAR”

FC Porto B defronta o Norwich na terceira e última jornada da fase de grupos da Premier League International Cup
​Com um empate e uma derrota nas duas primeiras rondas da Premier League International Cup, o FC Porto B precisa de uma vitória frente ao Norwich City, na última jornada do grupo A, para garantir o apuramento para os quartos-de-final da competição. Na antevisão do jogo marcado para esta quarta-feira, às 14h30, no Colney Training Centre, em Inglaterra, Luís Castro perspectivou dificuldades frente à formação britânica, mas garantiu que os Dragões vão lutar até ao fim para continuar em prova.

“Vai ser um jogo muito complicado, sobretudo devido ao contexto competitivo que temos tido, mas vamos lutar pela vitória, como fazemos sempre, independentemente da prova. Vamos defrontar uma equipa que recorre regularmente a jogares da equipa principal e que está a discutir o apuramento connosco, pelo que prevejo um encontro equilibrado e muito disputado. Vamos ter de arriscar e procurar vencer o jogo dentro daquilo que são os nossos princípios”, declarou o técnico dos “bês”, em exclusivo ao Porto Canal e www.fcporto.pt. Em caso de triunfo, o FC Porto B garante a segunda posição do grupo e o consequente apuramento para a fase seguinte da competição.

Consciente de que só os três pontos interessam aos azuis e brancos, Luís Castro apelou ao carácter da equipa e relembrou a evolução demonstrada ao longo da época. “Não podemos falar do Norwich como uma equipa-padrão, com um estilo de jogo definido. Apresentou-se e jogou de forma diferente nos encontros que já fez nesta competição, mas creio que se trata de uma equipa forte e que nos vai criar muitas dificuldades. De qualquer forma, o FC Porto é uma equipa muito séria no seu trabalho e tem demonstrado um grande carácter, ainda mais em cenários de adversidade. Temos feito um bom trabalho em termos individuais e colectivos e este tipo de jogos ajudam-nos sempre a crescer mais um pouco”.

O jogo entre Norwich e FC Porto B, da terceira jornada do Grupo A da Premier League International Cup, disputa-se esta quarta-feira, às 14h30, no Colney Training Centre, em Inglaterra, e tem transmissão em directo no Porto Canal.


in "fcp.pt"

Maicon, Danilo e Jackson fora do relvado

Aboubakar voltou a ser integrado no trabalho coletivo, num dia de treino a meio gás, depois da expressiva vitória frente ao Sporting.


No regresso aos treinos, na manhã desta segunda-feira, do plantel do FC Porto, Maicon,  e Jackson estiveram afastados do relvado depois de ouvirem a palestra, no início da sessão, de Julen Lopetegui, tendo recolhido ao ginásio para fazer recuperação. Pela primeira vez desde que se lesionou, Adrian López também foi visto a escutar as palavras do seu treinador, para depois deixar o relvado, à semelhança do trio já referido.

Novidade foi o facto de Aboubakar voltar aos treinos junto dos colegas, num grupo do qual continua a fazer parte o jovem Gonçalo Paciência.

Herrera, Casimiro, Brahimi, Tello, Evandro, Alex Sandro e Marcano, titulares frente ao Sporting, fizeram corrida e depois recolheram ao ginásio, para fazer recuperação ativa.


in "ojogo.pt"

"Zlatan Martínez", o avançado do momento

Se Tello completou um hat-trick, nem por isso Jackson Martínez deixou de ser protagonista. A fabulosa assistência para o primeiro golo, ontem, no clássico com o Sporting, correu mundo


O calcanhar de Jackson Martínez voltou a fazer estragos num jogo com o Sporting. Depois do golaço de calcanhar em outubro de 2012, ontem o colombiano voltou a levantar o estádio, numa assistência genial para o primeiro golo de Tello.

Como não poderia deixar de ser, o momento correu mundo em pouco tempo e as comparações com o sueco Zlatan Ibrahimovic não se fizeram esperar. Recorde-se que o avançado do PSG, conhecido pela capacidade de marcar golos das mais diversas formas, levou ao delírio os amantes do futebol ao delírio na última época, ao marcar um golo com um gesto em tudo idêntico ao de Jackson Martínez.

forzaitalianfootball.com: "Martinez não marcou mas esteve em destaque pelas assistências, uma delas retirada do manual de Zlatan Ibrahimovic"


in "ojogo.pt"

JOSÉ MARIA OROBITG "Tello não regressa ao Barcelona no final da temporada"

O empresário de Cristian Tello assegura que o contrato de empréstimo do jogador ao FC Porto não será interrompido. O Barcelona não vai exercer a cláusula que permite o retorno do extremo no final da actual temporada.

O empresário de Tello, em declarações a Bola Branca, "descansa" os adeptos do FC Porto, garantindo que o jogador "não vai regressar" à Catalunha, no final do primeiro ano de empréstimo

José Maria Orobitg lembra que o Barcelona para antecipar o regresso de Tello terá de pagar uma verba ao FC Porto, o que "não vai acontecer".

Quanto ao futuro de Tello, após o final do empréstimo, no Verão de 2016, José Maria Orobitg considera que "ainda é muito cedo para falar do tema". O empresário está "satisfeito" com a exibição de Cristián Tello no clássico de domingo, mas lembra que o jogador já tinha "feito o mesmo" no Barcelona, marcar três golos num jogo.
Cristán Tello foi a grande figura do clássico entre FC Porto e Sporting, ao marcar os três golos do jogo. O espanhol já realizou 31 jogos pelos dragões esta temporada e marcou seis golos. 

Tello. De campeão do 'karting' a "figura" da Liga portuguesa


Ivan Balliu, compatriota e ex-colega de Cristián Tello nas camadas jovens do Barcelona, alinha no Arouca. Antevê o final de época do amigo portista e recorda histórias passadas. A toda a velocidade.

Cristián Tello teve no clássico um espectador atento: Ivan Balliu. Atacante do FC Porto e defesa do Arouca partilham a idade, a nacionalidade, o campeonato e, sobretudo, uma amizade que vem dos tempos em que coincidiram nas camadas jovens do Barcelona.

No dia seguinte ao hat-trick do portista frente ao Sporting,Bola Branca quis conhecer a opinião do lateral espanhol do Arouca. Balliu não tem dúvidas de que Tello vai tornar-se numa das figuras da Liga 2014/2015. 

"Ele pode demonstrar muito mais. É um jogador muito rápido. Só lhe faltará um pouco mais de definição no ataque. Pode marcar mais golos, estou seguro disso. No final desta época todos vão ver que Tello é um dos melhores jogadores deste campeonato. E creio que já o está a demonstrar", acredita o jogador arouquense, de 23 anos, segundo o qual o avançado espanhol dos dragões está perfeitamente adaptado a Portugal e ao clube azul e branco.

"Ele disse-me que está muito bem, que se adaptou muito bem. Com a equipa, com os companheiros", revela Ivan Balliu.

Campeão... no "karting"
Amigo de Cristián Tello, Balliu facilmente encontra histórias a dois. Prefere destacar uma recorrente.

"Em Barcelona, antes de almoçar, e em outras ocasiões, íamos ao 'karting'. E ele conseguia ser campeão. É algo de que ainda falamos", refere o defesa espanhol, lamentando que em Portugal as corridas ainda não tenham sido reatadas.

Balliu, de 23 anos, foi companheiro de Tello nos juniores e na equipa B do Barcelona.

in "rr.pt"

Danilo em dúvida para Braga

Lateral magoou-se na coxa esquerda e Indi entrou para o seu lugar, sendo uma novidade absoluta no lado direito, já que é esquerdino.


Danilo recuperou para o jogo de ontem, mas a contusão no pé direito que o deixou em dúvida durante a semana não foi um bluff portista. O lateral apresentou-se em condições, mas com o decorrer do tempo voltaram as dores e até se queixou algumas vezes. O pior, no entanto, até nem foi isso, mas antes uma lesão que sofreu durante o jogo na coxa esquerda. Aos 80", aproximou-se do banco portista e disse a Nélson Puga que estava em sofrimento. Passado dois minutos caiu no relvado e, com o resultado feito, Lopetegui não hesitou e chamou Bruno Martins Indi para o seu lugar. Danilo saiu a mancar do relvado e será reavaliado hoje, no regresso da equipa ao trabalho. A informação clínica fala de uma contusão na face posterior da coxa esquerda e, para já, o brasileiro fica novamente em dúvida para o próximo jogo, com o Braga, a disputar na sexta.

Ainda a propósito desta lesão, refira-se que Bruno Martins Indi, que entrou para o lugar de Danilo, voltou à competição mais de um mês depois. O holandês alinhou pela última vez frente à Académica, para a Taça da Liga. Ontem, ocupou um lugar à direita, o que é uma novidade absoluta, tendo em conta que o central é esquerdino.


in "ojogo.pt"

HEXACAMPEÕES VENCEM NA SÉRVIA E ESTÃO NA LUTA PELOS “QUARTOS”

Gilberto Duarte, Ricardo Moreira e Daymaro foram os melhores marcadores do triunfo sobre o Vojvodina (29-27)
O FC Porto obteve este domingo a sua primeira vitória no grupo C da Taça EHF, ao bater, em terreno sérvio, o Vojvodina, por 29-27. Os Dragões - que tiveram em Gilberto Duarte, Ricardo Moreira e Daymaro Salina (cinco golos em cinco remates) os seus melhores marcadores - estão assim no terceiro lugar do agrupamento, com dois pontos, menos dois do que o Füchse Berlim e quatro do que o Skjern. Isto quer dizer que, a meio caminho desta fase da competição, os azuis e brancos estão na luta pelo acesso aos quartos-de-final da prova.

Os primeiros minutos foram marcados pela superioridade das defesas sobre os ataques. Os sérvios apresentavam uma defesa agressiva, que de 6-0 passava rapidamente para um 3-2-1; por seu turno o habitual 6-0 dos Dragões também causava dificuldades ao Vojvodina. Aos 10 minutos, a vantagem azul e branca era mínima (4-3, com os três primeiros golos a saírem das mãos de Daymaro), mas alargou-se a partir daí até um máximo de cinco golos (10-5), aos 20 minutos.

A vantagem explicava-se com algumas dificuldades dos sérvios nas trocas de marcação, exploradas pelos portistas com entradas aos seis metros, bem como com o aproveitamento do contra-ataque. Por outro lado, Quintana exibia-se a grande altura (terminaria a primeira parte com uma eficácia de 42 por cento). Kasal apareceu ofensivamente, com dois tirosindefensáveis no final da primeira parte, mas até ao intervalo os sérvios recuperaram até ao 13-15, com o guarda-redes Perovic a revelar-se bem mais efectivo do que Kocic.

A vantagem azul e branca de dois golos foi rapidamente anulada no início do segundo tempo, com o Vojvodina a chegar à frente do marcador logo aos três minutos (16-15). O FC Porto cometia então muitas falhas técnicas e apenas GIlberto Duarte marcou para os hexacampeões nacionais nos primeiros nove minutos da segunda parte. Seguiu-se uma fase confusa da partida, em que ambas as formações chegaram a ter dois elementos excluídos.

Porém, o que emergiu do turbilhão foi um novo empate 22- 22 (aos 47 minutos), com Gilberto Duarte (cinco golos na segunda parte) a fazer grande parte do trabalho ofensivo dos azuis e brancos. Entrou-se então no período em que cada posse de bola vale ouro e foram os Dragões a explorar mais a sua mina. Duas perdas de bola em ataque da equipa da casa, a quatro minutos do fim, permitiram ao FC Porto concretizar dois contra-ataques (finalizados por Ricardo Moreira e Daymaro Salina) e passar o resultado de 25-25 para 27-25. Até ao final, os azuis e brancos limitaram-se a garantir um triunfo num recinto difícil.

FICHA DE JOGO

VOJVODINA-FC PORTO, 27-29
Taça EHF, grupo C, terceira jornada
1 de Março de 2015
Sportska Hala Slana Bara, em Novi Sad

Árbitros: Kursad Erdogan e Ibrahim Özdeniz (Turquia)


VOJVODINA: Kocic e Perovic (g.r.); Zivkovic (1), Orbovic (4), Todorovic (5), Elezovic (5), Marjanovic, Smiljanic, Jovanovic, Lazovic, Arsenic (4), Nikolic (2), Denic, Stankovic (6), Becirovic e Curkovic 
Treinador: Dorde Cirkovic

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (7), Yoel Cuni Morales, João Ferraz (4), Miguel Martins, Daymaro Salina (5), Ricardo Moreira (6), Alexis Hernandez (1), Hugo Santos (1), Nuno Roque (2), Michal Kasal (3) e Mick Schubert 
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 13-15

in "fcp.pt"

LOPETEGUI: “FIZEMOS UM GRANDÍSSIMO JOGO”

Treinador espanhol sublinhou a superioridade do FC Porto durante o jogo e a justiça da vitória no clássico
Julen Lopetegui pediu, na conferência de imprensa de antevisão, um FC Porto ao seu melhor nível para ultrapassar o Sporting, e a equipa respondeu com uma exibição de gala à justa medida de um clássico do futebol português. No final do jogo, o treinador espanhol distribuiu elogios pelos jogadores, “pelo esforço, carácter e pela personalidade” que mostraram em campo, neste domingo.

“Fizemos um grandíssimo jogo diante de um rival muito exigente, fizemos muitas coisas bem e superámos em toda a linha o Sporting. Sabíamos que era preciso fazer um grande jogo, sabíamos que era preciso ganhar e fizemos um trabalho muito bom. Parabéns à equipa pelo esforço, o carácter, a solidariedade e pela personalidade que teve durante toda a partida. Este é o caminho”, afirmou o treinador espanhol, em declarações no final do jogo

Para Lopetegui, o “FC Porto foi absolutamente merecedor dos três pontos”, porque “foi muito superior ao Sporting”, lembrando o treinador que, mesmo antes do primeiro golo, a equipa dispôs de várias oportunidades para chegar à vantagem no marcador. Porém, o espanhol não ficou apenas agradado com a forma como a equipa atacou, destacando também o grande trabalho de defensivo que anulou o ataque adversário, “constituído por grandes individualidades”, não lhe permitindo “uma única oportunidade de golo”. “Superámos o Sporting em todas as fases do terreno, pelo que toda a equipa trabalhou muito para conseguir este resultado”, acrescentou.

A onze jornadas do fim da Liga, o FC Porto vê a liderança a quatro pontos e deixa o Sporting, no terceiro lugar, a oito, mas Lopetegui recusa-se, nesta altura, a recorrer à matemática: “Hoje não é dia para isso, não vou fazer contas, essas fazemos no fim. Temos muito trabalho pela frente e isto não acaba aqui. Vamos continuar a trabalhar, a acreditar e a melhorar jogo após jogo”.

Cinco é o número de vitórias portistas consecutivas na Liga, sem qualquer golo sofrido, cinco são os jogos que os Dragões levam a ganhar ininterruptamente no Estádio do Dragão. Estamos a ver o melhor FC Porto da época? O técnico basco respondeu de outra forma: “A equipa está a fazer bem as coisas e está sempre a tentar melhorar em todos os aspetos. Queremos que continue com esta ambição e com esta paixão até ao fim”.

Tello foi o homem da noite, ao assinar os três golos do triunfo portista, que são a consequência, referiu Lopetegui, do “trabalho fantástico” que o extremo espanhol tem vindo a fazer. “Hoje teve o seu pequeno prémio. Merecia. Mas, no geral, estão todos de parabéns. São mais três pontos importantes, mas não valem mais do que isso. Ainda temos muito trabalho pela frente”, alertou o treinador basco, que ainda deixou elogios ao “trabalho fantástico” do clube pelas “excelentes condições do relvado”, apesar da chuva que caiu sobre o Porto durante todo o dia.


TELLO: “SABÍAMOS QUE NÃO PODÍAMOS FALHAR”

​Extremo exaltou a exibição da equipa no clássico frente ao Sporting, jogo em que foi considerado o MVP

Foi decisivo na jornada anterior, frente ao Boavista, com duas assistências na vitória portista por 2-0 sobre o Boavista, e voltou a sê-lo este domingo ao assinar os três golos com que oFC Porto bateu o Sporting, no Estádio do Dragão. O feito valeu-lhe, naturalmente, a eleição de MVP, tendo recebido, no final do encontro, o galardão das mãos do representante da Meo, João Sousa, director de gestão de controlo da PT Empresas (na foto).

Na sua primeira época em Portugal, Cristian Tello já escreveu o seu nome na longa história dos clássicos entre Dragões e leões, mas para o extremo espanhol o mais importante de tudo foram os três pontos somados, num jogo “muito importante para a equipa” continuar a perseguir o primeiro lugar da Liga portuguesa.

“O mais importante era ganhar e estamos muito contentes com este resultado. Sabíamos da importância e das dificuldades que este jogo tinha e que não podíamos falhar para continuar a lutar pelo primeiro lugar. E fizemos um jogo muito bom, com uma intensidade altíssima, e merecemos claramente três pontos”, afirmou o extremo espanhol, em declarações no final do jogo.

Tello, o portista com mais assistências na Liga portuguesa, reconhece que está num grande momento de forma. Este domingo, aumentou para seis o número de golos com a camisola do FC Porto, cinco deles apontados na Liga portuguesa. “Foram duas belas assistências que me deram a oportunidade de fazer os golos. É sempre bom marcar golos, tive a sorte de marcar os três e espero continuar assim no futuro.”


TELLO: “FOI UMA NOITE ESPECIAL E BONITA”

​Extremo orgulhoso com o hat-trick apontado ao Sporting, que lhe valeu o prémio de MVP no clássico​
​O hat-trick apontado por Christian Tello ao Sporting, na 23.ª jornada da Liga portuguesa, valeu-lhe o prémio de MVP. O extremo espanhol, que imitou os três golos que António Oliveira marcou aos leões na década de 1970, falou na manhã desta segunda-feira sobre a eleição atribuída pelos adeptos que assistiram ao jogo. O dono da camisola onze afirmou estar orgulhoso do feito conseguido num clássico do futebol português.

“Para mim, é um orgulho. Foi uma noite especial e bonita, por ter marcado três golos num jogo complicado, com estas características", afirmou Cristian Tello, a grande figura da partida no Estádio do Dragão, momentos antes de iniciar mais uma sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

“Esses três golos dão-me muita confiança para o resto da temporada. Vim para o FC Porto com o objetivo de alcançar coisas que não havia conseguido noutro clube, tenho a confiança do mister e de todos os jogadores desta equipa, que estão empenhados em alcançar êxitos”, declarou o extremo espanhol, que já tinha sido eleito o melhor em campo nos jogos frente ao Sporting de Braga e Rio Ave, da sétima e 11.ª jornadas da Liga portuguesa, respectivamente.

EVANDRO: “FIZEMOS TUDO PRATICAMENTE PERFEITO”

​Médio agradeceu o apoio dos adeptos após o triunfo sobre o Sporting (3-0)
​Em declarações ao Porto Canal no final da partida que resultou na vitória do FC Porto sobre o Sporting (3-0), o médio Evandro disse que a equipa foi muito forte e que, com “um pouco mais de tranquilidade”, o resultado até poderia ter assumindo números mais expressivos.

“Estou muito satisfeito com a vitória, principalmente pela forma como foi. Acho que fizemos tudo praticamente perfeito, desde o início do jogo até ao final, fomos muito fortes. Espero manter a titularidade e jogar mais minutos”, afirmou Evandro.

Assumindo que anulou o adversário William Carvalho - que foi “estudado durante a semana”, devido à sua “qualidade” e importância no jogo dos lisboetas -, o médio ainda deixou ficar uma nota sobre um resultado que, do seu ponto de vista, foi curto: “Com um pouco mais de tranquilidade, o marcador até poderia ter sido maior. Quero agradecer o apoio dos nossos adeptos, que foi fundamental”.


JACKSON: “CONTINUAMOS NA LUTA”

​Avançado fez duas assistências para o hat-trick de Tello, uma delas num calcanhar sublime
​Após a vitória sobre o Sporting por 3-0, em que foi figura pelas duas assistências (uma delas num toque de calcanhar ao alcance de poucos), Jackson garantiu que “foi muito importante” para a equipa sentir o apoio dos adeptos e que o FC Porto “continua a lutar” para chegar à liderança da competição.

“Fizemos um jogo muito bom, defensiva e ofensivamente. O Sporting não teve hipótese de explorar os corredores e o meio e nós conseguimos contrariar isso. Sabíamos que tínhamos de jogar rápido e com mobilidade e aproveitamos bem o Brahimi, o Tello e o Quaresma nas alas. Fizemos tudo bem”, referiu o ponta-de-lança colombiano.

Quanto às duas assistências, Jackson sublinhou estar feliz por participar na vitória da equipa dessa forma: “Também gosto de assistir e quando tenho oportunidade e espaço gosto de passar para um companheiro. Foi bom assistir o meu colega, mesmo tendo de sair da área. Também foi muito importante para nós sentir o apoio dos adeptos, que nos dão sempre muita motivação. Continuamos na luta”.

De resto, o colombiano mostrou-se já focado nos compromissos do futuro próximo dos Dragões: “Temos vantagem no confronto com o Basileia e isso dá-nos uma pequena tranquilidade. O trabalho não está terminado e temos 90 minutos para fazer um bom jogo e passar à fase seguinte. Estou feliz pelo triunfo deste domingo e pensamos já no jogo com o Sporting de Braga, para estarmos na luta até ao fim”.


in "fcp.pt"

“HAT-TRICK” DE TELLO DIZIMOU O LEÃO

Vitória concludente do FC Porto sobre o Sporting (3-0) com noite de sonho do avançado espanhol

​O FC Porto recebeu e venceu este domingo o Sporting (3-0), no Estádio do Dragão, em jogo referente à 23.ª jornada da Liga portuguesa. Numa partida amplamente dominada pelos Dragões, Tello foi a grande figura do colectivo mais forte, apontando os três golos do triunfo portista (31m, 58m e 83m).


O 162.º clássico entre FC Porto e Sporting para o campeonato começou devagar e foi ganhando intensidade com o desenrolar do tempo. Com Evandro a surgir entre o onze titular dos Dragões, a equipa comandada por Julen Lopetegui encontrou um adversário bem organizado nos instantes iniciais e demorou 16 minutos até desbravar finalmente um caminho para a baliza de Rui Patrício. Após recuperação de Evandro, Jackson Martínez, em zona frontal, rematou ligeiramente ao lado, dando o primeiro aviso da noite. A cadência ofensiva dos azuis e brancos foi crescendo no tempo e Brahimi ameaçou o golo em duas ocasiões (18m e 25m), mas a primeira explosão de alegria não demoraria muito mais.



Aos 31 minutos, num gesto a fazer lembrar o golo de antologia que apontou a este mesmo Sporting no clássico da Liga 2012/13, Jackson Martínez “matou” a bola no peito e lançou Tello para a glória com um passe magistral de calcanhar. Na cara de Rui Patrício, o avançado espanhol deixou o guarda-redes cair para um lado e rematou com sucesso para o outro, provocando o êxtase absoluto entre os mais de 40 mil adeptos portistas que marcaram presença no Estádio do Dragão. No minuto anterior, já Herrera tinha ficado a centímetros da felicidade, mas o chapéu tentado a Rui Patrício depois de tirar dois adversários do caminho pecou por excesso (30m). Vantagem mais do que justa do FC Porto ao intervalo, perante um Sporting que pouco ou nada incomodou Fabiano durante o primeiro tempo.



A etapa complementar voltou a mostrar um FC Porto intenso, dinâmico e dominador. Apenas cinco minutos volvidos após o reatamento, Tello e Jackson voltaram a desbaratar a defensiva lisboeta, mas o 2-0 não surgiu quase que por milagre. Este lance foi uma espécie de prenúncio do que sucederia momentos depois, novamente com a sociedade entre Jackson Martínez e Tello a fazer das suas. Uma vez mais numa troca dos papéis habitualmente desempenhados pelos dois jogadores, o avançado colombiano voltou a servir o camisola 11 com conta, peso e medida, deixando-o novamente frente-a-frente com o Rui Patrício. Com a mesma frieza demonstrada no primeiro golo, Tello não vacilou uma vez mais e dobrou a vantagem portista, bisando no encontro (58m).



A noite de sonho do avançado espanhol estava longe de estar terminada e conheceria novo momento alto aos 83 minutos. Desta feita lançado por Herrera, Tello completou o “hat-trick” e assumiu-se como a figura maior de uma noite em que os Dragões dizimaram os leões, devolvendo assim uma gracinha que alguns tanto propalaram após o triunfo lisboeta para a Taça de Portugal, neste mesmo Estádio do Dragão. Vitória clara e inequívoca do FC Porto cujos números não deixam margem para qualquer dúvida, mesmo para os que habitualmente não querem ver. Quinto triunfo consecutivo para a Liga sem consentir qualquer golo e o primeiro lugar novamente à distância de quatro pontos.


in "fcp.pt"

LUÍS CASTRO: “PARABÉNS AOS JOGADORES”

Técnico e Roniel concordaram na dedicação da equipa após a vitória frente ao Beira-Mar (3-2)
​Em declarações ao Porto Canal após a vitória frente ao Beira-Mar (3-2), a sexta vitória consectiva em casa dos “bês” na Segunda Liga, o treinador Luís Castro destacou a forma como a equipa conseguiu alcançar um bom resultado e a entrega dos atletas, enquanto Roniel falou de uma “vitória abençoada” e de um “bom jogo” por parte do FC Porto B.

“Foi uma entrada muito forte da nossa parte, em que construímos vários lances para golo, concretizámos dois e ficaram três ou quatro por fazer. Depois houve o golo do Beira-Mar, na primeira ocasião que teve na partida, e perdemos ali alguma ligação, porque eles chegaram as suas linhas mais à frente. Na segunda parte, encostámos estrategicamente um pouco mais atrás e, nos espaços que o Beira-Mar nos podia dar, alcançámos o 3-1 e aí pensei que o jogo poderia estar controlado, mas o Beira-Mar chegou ao 3-2. Este jogo obrigou a equipa a uma grande aplicação e dedicação e dou os meus parabéns aos jogadores pela forma como se entregaram ao jogo, numa partida muito disputada sempre com resultado em aberto”, disse Luís Castro, que não deixou de registar também “uma grande primeira meia-hora da equipa e a forma como soube defender quando teve de fazê-lo”.

Por seu lado, Roniel, marcador do primeiro golo dos Dragões, agradeceu ao grupo: “Foi uma vitória abençoada e foi um belo golo para mim. Quero a cada dia trabalhar mais, entrar no próximo jogo com a mesma dedicação e a mesma raça para que possa ter a felicidade de fazer outro golo. Tive a oportunidade e aproveitei bem, se tiver outra oportunidade vou aproveitar mais ainda. Em casa a nossa equipa é muito forte, mas não estamos a ter sorte fora de casa. Foi um jogo bom, mérito do Beira-Mar e agora é trabalhar forte para que no próximo jogo tenhamos a mesma dedicação para fazer resultado positivo”.


in "fcp.pt"

“BÊS” VENCEM BEIRA-MAR POR 3-2

Roniel (3m), Igor Lichnovsky (17m) e Frédéric (69m) fizeram os golos do FC Porto B frente aos aveirenses
O FC Porto B venceu, este domingo, o Beira-Mar, por 3-2, no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, em partida da 31.ª jornada da Segunda Liga. Numa verdadeira chuva de golos no Olival, Roniel (3m) e Igor Lichnovsky (17m) marcaram ainda na primeira metade, com Edema a responder aos 33, tendo Frédéric aumentado para 3-1 aos 69 minutos e Bilal, aos 77, reduzido novamente para 3-2, fazendo o resultado final e não impedindo a 14.ª vitória na competição dos “bês”.

Com Diego Reyes no onze inicial e mesmo sem Gonçalo Paciência, convocado para o clássico, e os castigados David Bruno, Pavlovski e Pité, os Dragões entraram no jogo em excelente plano, com pressão elevada e jogadas muito rápidas por ambas as faixas laterais do campo. Numa dessas investidas, logo aos três minutos, e no seguimento de uma jogada de entendimento pela esquerda, Rafa cruzou, o defesa Fábio Santos não conseguiu aliviar a bola e Roniel, oportuníssimo, inaugurou o marcador. Os “bês” não abrandaram e Igor Lichnovsky ameaçou primeiro (aos 11m, de cabeça, para boa defesa do guardião adversário) e marcou logo depois (13m): o central chileno aproveitou da melhor forma (mais um) belo cruzamento de Rafa, num livre directo, e rematou de cabeça sem hipóteses para Rui Rego, fazendo o 2-0.

Os Dragões trocavam bem a bola e a defesa aveirense estava em sobressalto mas o Beira-Mar, na primeira oportunidade que teve, fez o 2-1, com Edema a surgir sozinho na área dos portistas (33m). O golo forasteiro semeou intranquilidade nas hostes azuis e brancas mas, apesar de um ligeiro ascendente dos visitantes, o resultado não sofreu mais alterações até ao intervalo. A segunda metade começou num ritmo mais morno, apesar do ligeiro ascendente dos comandados de Luís Castro na partida, e só aos 69 minutos é que houve mais motivos de interesse, com Frédéric a aproveitar uma escorregadela de um opositor para entrar na área e, beneficiando de alguma sorte num ressalto, a ultrapassar Rui Rego para fazer o 3-1.

Os visitantes não deitaram a toalha ao chão e reduziram para 3-2, num livre marcado de forma irrepreensível por Bilal, aos 77 minutos. Os Dragões souberam segurar a vantagem até ao final e alcançaram o oitavo lugar, em igualdade com o Sporting B, ambos com 47 pontos. O próximo compromisso do FC Porto B é contra o Norwich e está agendado para quarta-feira, às 14h30, em desafio da terceira jornada do grupo A da Premier League International Cup que vai ser disputado no Colney Training Centre, em Norwich, Inglaterra, com transmissão em directo do Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-BEIRA-MAR, 3-2
Segunda Liga, 31.ª jornada
1 de Março de 2015
Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival

Árbitro: Sérgio Piscarreta (Algarve)
Assistentes: João Ribeiro e Filipe Pereira
Quarto árbitro: Pedro Ribeiro

FC PORTO B: Raul Gudiño; Víctor García, Diego Reyes, Igor Lichnovsky e Rafa; Tomás Podstawski, Leandro Silva (cap.) e Francisco Ramos; Roniel, André Silva e Frédéric
Substituições: Roniel por Ruben Macedo (67m), Leandro Silva por Graça (78m) e Frédéric por Anderson (90+2m)
Não utilizados: Kadú, Diego Carlos, Clever, Anderson e Tony Ddjim 
Treinador: Luís Castro

BEIRA-MAR: Rui Rego; Pedro Moreira (cap.), Giordano, Fábio Santos e André Nogueira; Anderson Melo e Edu; Chaparro, Paulinho e Manafra; Edema
Substituições: Pedro Moreira por Bilal (46m), Edema por Nádson (65m) e Manafra por Edivândio (80m)
Não utilizados: Márcio Santos, Vitor Vinha, Kinglsey e Juliano
Treinador: Paulo Alves

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Roniel (3m), Lichnovsky (17m), Edema (33m), Frédéric (69m) e Bilal (77m)
Disciplina: cartão amarelo a Tomás Podstawski (19m), Frédéric (30m), Pedro Moreira (44m), Anderson Melo (72m), Francisco Ramos (82m), Graça (87m), Bilal (88m) e Raul Gudiño (90m)

in "fcp.pt"