segunda-feira, 2 de março de 2015

LOPETEGUI: “FIZEMOS UM GRANDÍSSIMO JOGO”

Treinador espanhol sublinhou a superioridade do FC Porto durante o jogo e a justiça da vitória no clássico
Julen Lopetegui pediu, na conferência de imprensa de antevisão, um FC Porto ao seu melhor nível para ultrapassar o Sporting, e a equipa respondeu com uma exibição de gala à justa medida de um clássico do futebol português. No final do jogo, o treinador espanhol distribuiu elogios pelos jogadores, “pelo esforço, carácter e pela personalidade” que mostraram em campo, neste domingo.

“Fizemos um grandíssimo jogo diante de um rival muito exigente, fizemos muitas coisas bem e superámos em toda a linha o Sporting. Sabíamos que era preciso fazer um grande jogo, sabíamos que era preciso ganhar e fizemos um trabalho muito bom. Parabéns à equipa pelo esforço, o carácter, a solidariedade e pela personalidade que teve durante toda a partida. Este é o caminho”, afirmou o treinador espanhol, em declarações no final do jogo

Para Lopetegui, o “FC Porto foi absolutamente merecedor dos três pontos”, porque “foi muito superior ao Sporting”, lembrando o treinador que, mesmo antes do primeiro golo, a equipa dispôs de várias oportunidades para chegar à vantagem no marcador. Porém, o espanhol não ficou apenas agradado com a forma como a equipa atacou, destacando também o grande trabalho de defensivo que anulou o ataque adversário, “constituído por grandes individualidades”, não lhe permitindo “uma única oportunidade de golo”. “Superámos o Sporting em todas as fases do terreno, pelo que toda a equipa trabalhou muito para conseguir este resultado”, acrescentou.

A onze jornadas do fim da Liga, o FC Porto vê a liderança a quatro pontos e deixa o Sporting, no terceiro lugar, a oito, mas Lopetegui recusa-se, nesta altura, a recorrer à matemática: “Hoje não é dia para isso, não vou fazer contas, essas fazemos no fim. Temos muito trabalho pela frente e isto não acaba aqui. Vamos continuar a trabalhar, a acreditar e a melhorar jogo após jogo”.

Cinco é o número de vitórias portistas consecutivas na Liga, sem qualquer golo sofrido, cinco são os jogos que os Dragões levam a ganhar ininterruptamente no Estádio do Dragão. Estamos a ver o melhor FC Porto da época? O técnico basco respondeu de outra forma: “A equipa está a fazer bem as coisas e está sempre a tentar melhorar em todos os aspetos. Queremos que continue com esta ambição e com esta paixão até ao fim”.

Tello foi o homem da noite, ao assinar os três golos do triunfo portista, que são a consequência, referiu Lopetegui, do “trabalho fantástico” que o extremo espanhol tem vindo a fazer. “Hoje teve o seu pequeno prémio. Merecia. Mas, no geral, estão todos de parabéns. São mais três pontos importantes, mas não valem mais do que isso. Ainda temos muito trabalho pela frente”, alertou o treinador basco, que ainda deixou elogios ao “trabalho fantástico” do clube pelas “excelentes condições do relvado”, apesar da chuva que caiu sobre o Porto durante todo o dia.


TELLO: “SABÍAMOS QUE NÃO PODÍAMOS FALHAR”

​Extremo exaltou a exibição da equipa no clássico frente ao Sporting, jogo em que foi considerado o MVP

Foi decisivo na jornada anterior, frente ao Boavista, com duas assistências na vitória portista por 2-0 sobre o Boavista, e voltou a sê-lo este domingo ao assinar os três golos com que oFC Porto bateu o Sporting, no Estádio do Dragão. O feito valeu-lhe, naturalmente, a eleição de MVP, tendo recebido, no final do encontro, o galardão das mãos do representante da Meo, João Sousa, director de gestão de controlo da PT Empresas (na foto).

Na sua primeira época em Portugal, Cristian Tello já escreveu o seu nome na longa história dos clássicos entre Dragões e leões, mas para o extremo espanhol o mais importante de tudo foram os três pontos somados, num jogo “muito importante para a equipa” continuar a perseguir o primeiro lugar da Liga portuguesa.

“O mais importante era ganhar e estamos muito contentes com este resultado. Sabíamos da importância e das dificuldades que este jogo tinha e que não podíamos falhar para continuar a lutar pelo primeiro lugar. E fizemos um jogo muito bom, com uma intensidade altíssima, e merecemos claramente três pontos”, afirmou o extremo espanhol, em declarações no final do jogo.

Tello, o portista com mais assistências na Liga portuguesa, reconhece que está num grande momento de forma. Este domingo, aumentou para seis o número de golos com a camisola do FC Porto, cinco deles apontados na Liga portuguesa. “Foram duas belas assistências que me deram a oportunidade de fazer os golos. É sempre bom marcar golos, tive a sorte de marcar os três e espero continuar assim no futuro.”


TELLO: “FOI UMA NOITE ESPECIAL E BONITA”

​Extremo orgulhoso com o hat-trick apontado ao Sporting, que lhe valeu o prémio de MVP no clássico​
​O hat-trick apontado por Christian Tello ao Sporting, na 23.ª jornada da Liga portuguesa, valeu-lhe o prémio de MVP. O extremo espanhol, que imitou os três golos que António Oliveira marcou aos leões na década de 1970, falou na manhã desta segunda-feira sobre a eleição atribuída pelos adeptos que assistiram ao jogo. O dono da camisola onze afirmou estar orgulhoso do feito conseguido num clássico do futebol português.

“Para mim, é um orgulho. Foi uma noite especial e bonita, por ter marcado três golos num jogo complicado, com estas características", afirmou Cristian Tello, a grande figura da partida no Estádio do Dragão, momentos antes de iniciar mais uma sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

“Esses três golos dão-me muita confiança para o resto da temporada. Vim para o FC Porto com o objetivo de alcançar coisas que não havia conseguido noutro clube, tenho a confiança do mister e de todos os jogadores desta equipa, que estão empenhados em alcançar êxitos”, declarou o extremo espanhol, que já tinha sido eleito o melhor em campo nos jogos frente ao Sporting de Braga e Rio Ave, da sétima e 11.ª jornadas da Liga portuguesa, respectivamente.

EVANDRO: “FIZEMOS TUDO PRATICAMENTE PERFEITO”

​Médio agradeceu o apoio dos adeptos após o triunfo sobre o Sporting (3-0)
​Em declarações ao Porto Canal no final da partida que resultou na vitória do FC Porto sobre o Sporting (3-0), o médio Evandro disse que a equipa foi muito forte e que, com “um pouco mais de tranquilidade”, o resultado até poderia ter assumindo números mais expressivos.

“Estou muito satisfeito com a vitória, principalmente pela forma como foi. Acho que fizemos tudo praticamente perfeito, desde o início do jogo até ao final, fomos muito fortes. Espero manter a titularidade e jogar mais minutos”, afirmou Evandro.

Assumindo que anulou o adversário William Carvalho - que foi “estudado durante a semana”, devido à sua “qualidade” e importância no jogo dos lisboetas -, o médio ainda deixou ficar uma nota sobre um resultado que, do seu ponto de vista, foi curto: “Com um pouco mais de tranquilidade, o marcador até poderia ter sido maior. Quero agradecer o apoio dos nossos adeptos, que foi fundamental”.


JACKSON: “CONTINUAMOS NA LUTA”

​Avançado fez duas assistências para o hat-trick de Tello, uma delas num calcanhar sublime
​Após a vitória sobre o Sporting por 3-0, em que foi figura pelas duas assistências (uma delas num toque de calcanhar ao alcance de poucos), Jackson garantiu que “foi muito importante” para a equipa sentir o apoio dos adeptos e que o FC Porto “continua a lutar” para chegar à liderança da competição.

“Fizemos um jogo muito bom, defensiva e ofensivamente. O Sporting não teve hipótese de explorar os corredores e o meio e nós conseguimos contrariar isso. Sabíamos que tínhamos de jogar rápido e com mobilidade e aproveitamos bem o Brahimi, o Tello e o Quaresma nas alas. Fizemos tudo bem”, referiu o ponta-de-lança colombiano.

Quanto às duas assistências, Jackson sublinhou estar feliz por participar na vitória da equipa dessa forma: “Também gosto de assistir e quando tenho oportunidade e espaço gosto de passar para um companheiro. Foi bom assistir o meu colega, mesmo tendo de sair da área. Também foi muito importante para nós sentir o apoio dos adeptos, que nos dão sempre muita motivação. Continuamos na luta”.

De resto, o colombiano mostrou-se já focado nos compromissos do futuro próximo dos Dragões: “Temos vantagem no confronto com o Basileia e isso dá-nos uma pequena tranquilidade. O trabalho não está terminado e temos 90 minutos para fazer um bom jogo e passar à fase seguinte. Estou feliz pelo triunfo deste domingo e pensamos já no jogo com o Sporting de Braga, para estarmos na luta até ao fim”.


in "fcp.pt"

Sem comentários: