terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Luciano revê amigo Hulk: «Vou correr atrás dele o jogo todo»

O Marítimo visita o Estádio do Dragão com um rival como exemplo. No último domingo, o Nacional quebrou a invencibilidade do F.C. Porto, em encontro referente à Taça da Liga. Agora, para o campeonato, surge um duelo entre as duas melhores defesas da competição.

O F.C. Porto sofreu apenas cinco golos na Liga, recebendo um Marítimo com uma dezena de tentos encaixados. Os insulares ocupam a 10ª posição mas têm um registo superior a Benfica e Sporting, por exemplo.

«Temos feito um bom trabalho defensivo, sabendo que podemos ainda melhorar. Quem sabe, até ultrapassar o F.C. Porto? Este jogo pode contribuir para isso», avisa o defesa Luciano Amaral.

Luciano Amaral, após passagem pelo V. Guimarães, ganhou novo fôlego na Madeira. Fixou-se no onze e chega ao Dragão com confiança renovada. A formação insular não quer lições do rival regional, até pelos distintos quadros competitivos: «O nosso rival venceu lá, mas era a Taça da Liga. O campeonato é uma prioridade para o F.C. Porto, sabemos das dificuldades.» 

«O F.C. Porto é a melhor equipa de Portugal e não acredito que acuse a derrota. São competições diferentes, o Marítimo também perdeu (ndr. em casa do Benfica por 2-0) mas estará com outra postura neste jogo da Liga. Vai ser interessante», promete o lateral esquerdo.

«Hulk é a principal arma do F.C. Porto»

Em conversa com o Maisfutebol, Luciano Amaral fala ainda sobre um duelo particular entre velhos amigos. O jogador brasileiro cresceu em Campina Grande, tal como Hulk. Neste fim-de-semana, irá defrontar pela primeira vez o fenómeno portista. Confronto directo no relvado do Dragão.

«Já o conheço desde criança. Comecei a jogar futebol na mesma escola que ele. Sou mais velho que o Hulk (ndr. quatro anos) mas não espero respeito, não há disso no futebol», lembra, entre gargalhadas: «Vai ser um bom duelo. O Hulk é a principal arma do F.C. Porto e, se o conseguir parar, acredito que o Marítimo atingirá um bom resultado.»

Luciano Amaral não acredita em fórmulas mágicas, esperando que o conhecimento prévio sobre o avançado do F.C. Porto contribua para o sucesso da sua tarefa.

«É um jogador diferenciado, nem ele era assim quando era criança, nem eu corria tanto. Vou-me preparar para correr atrás dele o jogo todo, prometendo que o meu sangue estará todo em campo», remata o defesa brasileiro do Marítimo. 

in "maisfutebol.iol.pt"

STEMPIN ENTRA NO CINCO IDEAL DA 10.ª JORNADA


O norte-americano Greg Stempin, MVP da partida e elemento determinante na vitória esclarecedora (97-69) dos Dragões sobre o Illiabum, integra o cinco ideal da 10.ª jornada da Liga, liderada pelos azuis e brancos, que apresentam um registo quase imaculado de nove vitórias e uma derrota.

Com 21 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências, 4 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento em menos de 27 minutos de utilização, Stempin foi o segundo melhor da ronda, superado apenas por Matthew Webster, da Ovarense, que actuou ao longo dos 40 minutos do jogo com o Sampaense, surgindo na Posição 4 da equipa ideal da jornada.

in "fcp.pt"

Meia dúzia de ausentes no Olival

DRAGÕES JÁ PREPARAM MARÍTIMO


Depois de um dia de folga concedido por André Villas-Boas a todo o plantel, o FC Porto regressou esta terça-feira aos treinos.
Após a primeira derrota da época, foram seis as ausências nos trabalhos dos azuis e brancos. Beto, Fucile, Alvaro Pereira, James Rodríguez, Cristían Rodríguez e Falcão não subiram ao relvado nos 15 minutos em que as portas do Olival estiveram abertas à comunicação social.
Beto, Falcão e Cristian Rodríguez realizaram treino condicionado. Por seu turno, o lateral uruguaio Alvaro Pereira não se treinou pois recupera de uma intervenção cirúrgica. Fucile, devido a uma mialgia de esforço, e James, a contas com uma contusão no pé direito, fizeram apenas tratamento.
Quarta-feira há novo treino, às 10H30, precedido da "super-flash" de lançamento da receção ao Marítimo, no sábado.
in "record.pt"

Paulo Santos: "Ele tem estrutura e vai ter de reagir"

Paulo Santos jogou com Kieszek em Braga, em 2007/08, e conhece bem o guarda-redes polaco, com quem disputou a titularidade na baliza. A infelicidade que acabou por marcar o jogo com o Nacional, não deverá contudo reflectir-se no futuro. "Kieszek tem carácter e estrutura para reagir e não estou a dizer isso por dizer, porque se não tivesse tinha de reagir na mesma, mas conheço-o bem", comentou, acrescentando de seguida: "Também não é por ter tido uma infelicidade que vai enterrar a cabeça no chão". Paulo Santos compreende que os adeptos não fiquem satisfeitos, mas garante que Kieszek não é mau profissional. "Quando estas coisas acontecem a um guarda-redes notam-se sempre mais, mas ele é um bom profissional e não é por isso que as suas qualidades serão postas em causa. Podiam sempre criticá-lo com razão se fosse questão de não estar bem fisicamente, por não se empenhar, ou não se dedicar, ser mau profissional, mas estamos longe disso com ele. Tenho a certeza que vai continuar a trabalhar e levantar a cabeça, porque estes lances acontecem e não há nada a fazer. Um jogador de campo quando falha não se nota tanto, mas num guarda-redes é complicado", frisou. Agora será o polaco a ter de fazer a parte dele: "É natural e compreensível que ele se sinta frustrado durante uns dois ou três dias, mas vai levantar a cabeça e agarrar-se a trabalhar".

in "ojogo.pt"

Varela e Fernando opções para o Marítimo

A semana promete ser de consolidação física para Varela e Fernando, jogadores que voltam de lesão e que vêm treinando sem limitações desde o final da semana passada. O objectivo é colocá-los em condições de poderem entrar nas opções de André Villas-Boas para o jogo com o Marítimo, que encerra a primeira volta da Liga Zon Sagres. A dupla, recorde-se, lesionou-se em Viena, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa. Poupados na Liga Europa, Varela e Fernando são "reforços" importantes para o regresso do campeonato, apesar do plantel ter mostrado soluções para contrariar as ausências de dois jogadores normalmente titulares em condições normais.

in "ojogo.pt"

Aí está o primeiro reforço

Mariano está a partir de hoje à disposição de Villas-Boas para atacar a segunda metade da temporada. Segundo o que O JOGO apurou, o primeiro "reforço" de Inverno dos dragões será inscrito ainda durante esta terça-feira na Liga de Clubes e na Federação Portuguesa de Futebol, o que equivale a dizer que pode ser convocado para a partida com o Marítimo, marcada para sábado. Contudo, dada a longa paragem, não é de crer que o argentino seja utilizado nesse encontro. Portanto, a estreia de Mariano poderá ficar adiada por mais uns dias, para a visita do Pinhalnovense.

O calvário termina assim para um dos capitães do FC Porto. A grave lesão sofrida em Março - rotura do ligamento anterior cruzado do joelho direito - afastou-o dos relvados durante mais de nove meses, ainda que já esteja operacional desde meados de Outubro. Porém, o FC Porto decidiu não o inscrever na primeira metade da época, conforme O JOGO revelou em primeira mão. O mercado de Inverno abriu ontem, permitindo que as equipas inscrevam novos jogadores, e os portistas não quiserem perder mais tempo, oficializando o nome de Mariano nos registos dos organismos que tutelam as provas nacionais.

Há muito que Mariano aguardava este momento. Ainda na semana passada admitiu, em entrevista a O JOGO, nunca ter estado tão ansioso com o início do novo ano. "Há muito que espero que 2010 acabe e comece o novo ano e uma vida melhor. Também não será difícil", brincou. Mariano ainda não tem ritmo competitivo, mas já estará num nível aceitável, visto estar a treinar em pleno há quase três meses. O argentino foi dado como apto pelo departamento médico do FC Porto a 8 de Outubro, tendo sido utilizado nesse dia por André Villas-Boas no jogo-treino com os sub-19.

in "ojogo.pt"

Palito só em Fevereiro

Operado no domingo ao ombro esquerdo, Álvaro Pereira deve ser obrigado a uma paragem entre seis e oito semanas. Ou seja, o regresso aos relvados, na melhor das hipóteses, só acontecerá em meados de Fevereiro e motivará a perda de vários jogos do FC Porto. Recuperá-lo para a eliminatória com o Sevilha, da Liga Europa, cujo primeiro jogo está marcado para 17 de Fevereiro, é a grande prioridade do departamento médico dos dragões.

Para já, é certo que o Palito não jogará nos seis encontros agendados para Janeiro em sequência da refractura do ombro que aconteceu no treino de sexta-feira, após um choque com um companheiro. A fractura inicial aconteceu ao serviço da selecção do Uruguai.

Álvaro Pereira é um dos jogadores mais utilizados do FC Porto esta temporada e sua ausência vai obrigar Villas-Boas a mexer na estrutura defensiva da equipa e, talvez, até levar a uma investida no mercado de Inverno. Sobretudo porque Rafa não tem convencido nos jogos em que lhe foi dada uma oportunidade e Fucile tem sido aposta quase em exclusivo no lado direito, em regime de alternância com Sapunaru.


Alternativas

Fucile

Saiu mais cedo do jogo com o Nacional e será reavaliado esta manhã. Porém, o cenário de ruptura muscular na coxa está afastado, devendo ficar-se pela mialgia de esforço. Portanto, o período de paragem é menor. Em todo o caso, não é seguro que haja Fucile no jogo com o Marítimo.

Rafa

A confirmarem-se as ausências de Álvaro Pereira e Fucile, tudo indica que Rafa volte a ser aposta para o lado esquerdo da defesa. Mesmo não tendo realizado uma grande exibição no domingo, Villas-Boas mantém a confiança no lateral que levou consigo da Académica para o Dragão.


Sereno

Será sempre uma adaptação e uma escolha inédita de Villas-Boas, mas o central Sereno também poderá ser usado no lado esquerdo da defesa nos próximos compromissos. Afinal, é uma posição que chegou a ocupar com sucesso em Guimarães.

in "ojogo.pt"

Miguel Lopes: «O meu futuro está nas mãos do FC Porto»

TEM MOSTRADO QUALIDADE NO BETIS


Para se ser um vencedor é preciso saber dar um passo atrás. Foi o que aconteceu a Miguel Lopes, lateral de 24 anos que o FC Porto cedeu ao Betis, histórico clube espanhol que milita na 2.ª Divisão. “Adoro estar aqui e penso que fiz uma boa escolha. O meu objetivo é fazer esta equipa regressar ao primeiro escalão”, confessou o jogador a Record.
A vida na Andaluzia corre-lhe bem e o contrato com os béticos termina no fim da temporada, não havendo qualquer cláusula de preferência. Questionado acerca de uma possível permanência em Espanha, Miguel Lopes joga, curiosamente, na defensiva: “Tenho contrato com o FC Porto e o meu futuro está nas mãos deles. Estou consciente do meu valor e, acima de tudo, tenho vontade de jogar com regularidade”, confessou.
Para a subida
O lateral é habitualmente utilizado no Betis. O clube lidera confortavelmente a 2.ª Divisão, com mais 6 pontos do que o Rayo Vallecano, outro histórico, que segue em 2.º lugar . O clube venceu (1-0) o Nástic na última jornada e a maturidade que está a demonstrar depois do calvário da descida surpreende: “Somos um plantel muito jovem, mas onde a qualidade abunda. Estou muito contente com a campanha.”
Os caminhos no FC Porto prometem continuar tapados para os próximos tempos, mas a Miguel Lopes não faltarão mais oportunidades para brilhar no país vizinho. No final do ano, como ele diz, far-se-ão as contas.
in "record.pt"

Marcelo Ferreyra: «Guarín quer voltar à Champions»

EMPRESÁRIO REVELA CONFIANÇA DO COLOMBIANO


Guarín foi dos poucos que escapou ao naufrágio quase geral na derrota com o Nacional da Madeira. O colombiano provou que é a principal alternativa a Fernando, não só pela forma como travou as investidas do adversário pelo corredor central, como também iniciou jogadas ofensivas.
Em conversa com Record, o seu empresário deu conta do estado de espírito do médio. “O Guarín está muito satisfeito. Falo com ele todos os dias e sei que está agradado por ser uma das apostas do treinador. Faz tudo para ajudar a equipa a conquistar o título português e, além disso, quer voltar à Champions”, salientou Marcelo Ferreyra.
Para o representante do sul-americano, um dos aspetos que pesou na afirmação foi a renovação do contrato com o FC Porto até 2014. Um indicador de que Guarín é uma das peças fundamentais para André Villas-Boas. “Foi um sinal de confiança que qualquer jogador agradece. É óbvio que o Guarín ficou mais tranquilo ao ver que os dirigentes do FC Porto e o seu treinador estão contentes com o trabalho que tem realizado. Podem estar certos de que vai corresponder dentro do campo ao que esperam dele”, sublinhou ainda o seu empresário.
Disponibilidade

Um dos aspetos que tem saltado à vista no rendimento do colombiano foi a forma segura como passou a desempenhar a função de trinco, algo que não gostava de fazer nos anteriores clubes, tendo falhado nos primeiros tempos com Jesualdo Ferreira. Com Villas-Boas, Guarín adaptou-se melhor e os resultados têm sido positivos.

“Quando um jogador está motivado pode fazer qualquer posição. No caso dele, tanto pode jogar a posição 10, à semelhança do que aconteceu no final da época passada, como a trinco. As exibições acabam por ser boas”, apontou a propósito.
Alinhando numa posição mais recuada, o sul-americano, de 24 anos, não tem tantas possibilidades de rematar à baliza, daí que não tenha marcado, ao contrário das épocas anteriores. Faturou 3 golos em 2008/09 e 7 em 2009/10. O seu trabalho agora é diferente.
in "record.pt"

O imparável Hulk marca como nunca

SOMA TANTOS GOLOS COMO NAS PRIMEIRAS ÉPOCAS


Desta vez, nem a força de Hulk foi suficiente para levar o FC Porto a mais um triunfo contra o Nacional. Por muito que o brasileiro tenha tentado empurrar a equipa para a frente, as “gafes” cometidas a outros níveis acabaram por deitar tudo a perder. De consciência tranquila, o avançado fez a sua parte. Assumiu a marcação da grande penalidade, rematando com classe, e alcançou os 19 golos em jogos oficiais esta época. Isto é, igualou o número de tentos apontados nas duas primeiras temporadas ao serviço do clube – 9 na campanha de estreia e 10 em 2009/10.
Mais significativo do que isso é o facto de o Incrível ter precisado só de 25 encontros para atingir o mesmo registado em 75. Um terço dos jogos chegou para se afirmar como um goleador por excelência em Portugal, algo que não acontecia desde os tempos do Japão. O avançado, de 24 anos, está imparável, e até pela forma como bate os penáltis se percebe a sua grande confiança.
Inesgotável
Além da disponibilidade que demonstra em campo, Hulk também se destaca pela tremenda capacidade física. Só falhou dois jogos (Genk e Beira-Mar) por motivos particulares e nem na Taça da Portugal foi dispensado. Os seus serviços são sempre necessários e a braçadeira de capitão que tem envergado na Taça de Portugal e agora na Taça da Liga carrega um simbolismo que se entende pelo papel que assume no grupo e no próprio universo portista. O brasileiro é a principal figura da equipa de Villas-Boas.
E assim continuará a ser num futuro próximo, já que o Manchester City apontou baterias noutro sentido.
in "record.pt"

Colômbia chama por James

SELECIONADOR CONTA COM O EXTREMO


Eduardo Lara, selecionador dos Sub-20 colombianos, referiu ontem à comunicação social que continua a contar com James Rodríguez para o Torneio Sul-Americano. A estreia da equipa está marcada para o dia 17 deste mês, mas ainda não é certo que o extremo do FC Porto integre a lista definitiva de convocados.
“Tudo vai depender do que digam os clubes. É um assunto que pertence diretamente à federação. Estamos à espera deles e tinham que estar aqui desde o dia 1 de janeiro”, referiu o selecionador, reportando-se também ao caso de Luis Fernando Muriel, jogador que representa o Granada, de Espanha, e que não se apresentou no estágio de preparação.
O responsável pela formação sul-americana tenta colocar-se à margem do problema, embora não esconda o desejo de contar com o prodígio do FC Porto numa competição onde pretende fazer boa figura. James, com 19 anos, é nesta altura um dos jogadores mais talentosos do seu país, motivo pelo qual o tema tem levantando tanta discussão.
Jogador decide
O certo é que Villas-Boas também já fez questão de se demarcar do assunto, tendo-o limitado ao próprio jogador, à SAD e à federação colombiana. Sendo uma competição oficial, os dragões não podem impedir que o extremo siga para a Colômbia. Só a recusa de El Bandido pode fazer com que a vontade de Villas-Boas seja satisfeita e o jovem colombiano continue a trabalhar no Olival.
Aliás, nesta fase, James Rodríguez é titular, tendo aproveitado as lesões de Varela e Cristian Rodríguez para se impor. Uma chamada à seleção não jogaria a seu favor, já que o extremo português está recuperado.
in "record.pt"

Gijón espera ter Castro já na próxima semana

ESPANHÓIS NÃO DESARMAM


Este é um namoro antigo, mas tudo leva a crer que ficará selado já nos próximos dias. Pelo menos é essa a previsão dos espanhóis. O Sporting Gijón conta ter Castro à disposição na próxima semana e dá as negociações com o FC Porto como concluídas, faltando apenas pequenos detalhes. Em todo o caso, e ao contrário do que foi noticiado inicialmente, nem o lateral-esquerdo Roberto Canella nem qualquer outro jogador será incluído no negócio, como moeda de troca.
Com o empresário Carlos Gonçalves – que também representa o treinador Villas-Boas – a mediar as negociações entre o FC Porto e o Sporting Gijón, Castro fica livre dessa responsabilidade, podendo concentrar-se exclusivamente no seu trabalho, que continuará a ser desenvolvido no Centro de Treinos do Olival, pelo menos até ao final da semana. Depois, deverá partir para uma nova experiência, mas a título de empréstimo, já que é visto no FC Porto como um valor de futuro, pelo que a venda do seu passe é um cenário que nem sequer se equaciona. Aliás, é provável que renove o seu vínculo – termina em 2012 – antes de rumar a Espanha.
Tomy volta
À margem desta operação, o FC Porto ativou uma cláusula do contrato de empréstimo de Tomás Costa ao Cluj, que permitirá o regresso do argentino à Invicta. Ainda assim, não ficará no plantel, até porque há excedentários no meio-campo.
Com pouca utilização na Roménia, Tomy vê a mudança com bons olhos, restando saber qual o clube a que será emprestado. Na Argentina, há vários interessados, mas Tomás Costa deve ser colocado num clube europeu, provavelmente num português. Desta forma, terá oportunidade de atuar com maior regularidade e o FC Porto poderá assistir de perto à sua evolução, coisa que não acontecia desde que seguiu para a Roménia.
in "record.pt"

Emídio Rafael de prevenção

REFORÇO JUSTIFICA A SUA CONTRATAÇÃO


Sendo Alvaro Pereira um titular indiscutível à esquerda e Fucile um polivalente com provas dadas tanto à direita quanto no flanco oposto, tudo fazia crer que as oportunidades de Emídio Rafael seriam mínimas. No entanto, apesar de ainda não se ter mostrado ao nível dos colegas, a verdade é que o reforço contratado à Académica tem sido opção com alguma regularidade, com destaque para a sua titularidade frente ao Sporting, para o campeonato.
Agora, Rafa está de prevenção para a receção com o Marítimo, sendo quase certa a sua titularidade, no caso de Fucile não recuperar. Dizemos quase certa, porque no plantel também há Sereno, um central polivalente, que também joga no lado esquerdo da defesa.
No entanto, entre fazer uma adaptação e lançar um jogador de raiz na ala esquerda, André Villas-Boas deve optar por esta última solução. Isto tendo em conta a boa resposta dada por Emídio Rafael em Alvalade, naquele que foi o jogo de maior grau de exigência ao qual foi chamado. Agora, resta-lhe esperar pelos desenvolvimentos da recuperação de Fucile.
in "record.pt"

Fucile numa redoma

URUGUAIO ESTÁ EM DÚVIDA PARA SÁBADO


Uma praga de lesões abateu-se sobre as laterais defensivas do FC Porto, levando Fucile e Alvaro Pereira por tempo indeterminado. André Villas-Boas está, desta forma, privado de dois jogadores nucleares do plantel, embora ainda seja possível que o camisola número 13 possa recuperar a tempo de defrontar, sábado, ao fim da tarde, o Marítimo.
E se a recuperação de Fucile é uma forte possibilidade, essa situação deve-se em grande parte ao próprio jogador, que se mostrou bastante cauteloso ao ter pedido a substituição, frente ao Nacional, assim que sentiu os primeiros sinais de dor na coxa direita.
Embora a primeira análise tivesse apontado para uma rotura, a verdade é que a reavaliação à lesão, feita no dia de ontem, garantiu que tudo não passou de uma mialgia. Uma ótima notícia para Villas-Boas que, desta forma, mantém em aberto a possibilidade de contar com o lateral no próximo jogo. Isso apenas está dependente da evolução de Fucile na semana de trabalho que arranca esta manhã.
Peso do susto
Mesmo que recupere a tempo de ser opção na receção ao Marítimo, Fucile não ganhou para o susto. Depois de ter renovado o seu contrato com o FC Porto, prolongando a ligação ao clube até 2014, quase que desfalcava a equipa, numa altura em que toda a ajuda é preciosa, principalmente a sua.
Sendo o 2.º jogador mais antigo do plantel, logo atrás do guarda-redes Helton, Fucile tem a sua quota-parte de responsabilidade na missão de motivar um grupo que sofreu, este domingo, a sua primeira derrota da época. Todavia, é na sua recuperação que deve centrar atenções por forma a reforçar as opções do treinador.
in "record.pt"

Diego Maurício em cima da mesa

Pode entrar outro atacante, mas o FC Porto tenta prender “Drogbinha” antes de começar o Sul-Americano. 13 milhões é para desmotivar... 

O FC Porto mantém-se em campo no sentido de garantir imediatamente o concurso do atacante Diego Maurício, 19 anos, jogador do Flamengo que nesta altura está em 'retiro' a preparar com a selecção canarinha o Campeonato Sul-Americano de Sub-20, a realizar no Peru, e que se inicia a partir do dia 20, o que, desde logo, inviabilizaria a sua entrada no Dragão antes de meados de Fevereiro.

Diego Maurício, a quem chamam normalmente Drogbinha pela semelhança física com Drogba, não pode, sequer, comentar o interesse de quem quer que seja: o selecionador Ney Franco já proibiu qualquer contacto precisamente para não haver a menor perturbação entre os atletas, já que a montra sul-americana atrai como nenhuma mais, mas isso não significa que o jogador esteja esquecido. Pelo contrário, os últimos indicadores chegados a A BOLA dão conta, precisamente, de novas diligências do FC Porto no sentido de garantir previamente o concurso do jogador, mesmo sem Diego Maurício estar nos planos para o imediato. O que quer dizer, grosso modo, que o brasileiro pode ser contratado e, entretanto, até chegar mais um avançado...

A ideia dos dragões é clara: prender Diego Maurício a um contrato antes de se iniciar o campeonato das esperanças sul-americanas, pois Drogbinha vai ser titular e uma participação bem sucedida fará disparar o preço do jogador. 


in "abola.pt"