terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vítor Baía entre os confirmados no jogo contra a pobreza em Porto Alegre


O ex-futebolista português Vítor Baía juntou-se hoje aos jogadores confirmados no jogo contra a pobreza a realizar em Porto Alegre, no Brasil, a 19 de dezembro, juntamente com os antigos internacionais lusos Pauleta e Deco.
Em comunicado, a organização do evento dá conta das confirmações de Baía, mas também do mexicano Rafael Marquez, do camaronês Samuel Eto’o e do argentino Juan Pablo Sorín, na 10.ª edição da iniciativa, para a qual já foram vendidos 35 mil bilhetes.
As equipas vão ser comandadas por Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Brasil e Portugal, e Mano Menezes, que na última semana deixou o comando técnico do “escrete”, enquanto o brasileiro Ronaldo e o francês Zinédine Zidane, embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vão ser os capitães.
Entre os 36 jogadores confirmados, destaca-se a presença de atuais futebolistas como Neymar ou Leandro Damião, mas também de Mário Jardel, antigo goleador de FC Porto e Sporting, e dos ex-benfiquistas Carlos Gamarra e Axel Witsel, assim como dos outrora craques Romário, Bebeto, Roberto Carlos, Karembeu, Vieiri e Hierro.
Além de futebolistas e antigos futebolistas, o encontro, que vai ser arbitrado pelo italiano Pierluigi Collina, que apitou oito dos nove jogos contra a pobreza já realizados, vai contar ainda com a participação de Falcão, o melhor marcador de sempre da seleção brasileira de futsal.
De acordo com a organização, os nove jogos contra a pobreza já permitiram angariar quase quatro milhões de dólares (cerca de três milhões de euros) para iniciativas de solidariedade em 30 países.
A verba decorrente da estreia da iniciativa em território brasileiro destina-se a programas de apoio à pobreza no Brasil e na África do Sul.

in "ionline.pt"

Pauleta prevê «muitos golos» no PSG-FC Porto


Pedro Pauleta não duvida que Paris Saint-Germain e FC Porto reúnem todos os requisitos para um embate épico no Parque dos Príncipes, a 4 de dezembro, no jogo que vai decidir o primeiro classificado do Grupo A da Liga dos Campeões.

«O PSG está um clube muito diferente daquele que eu representei. Fico contente por ver que estão fortes, essa é a parte boa; a parte má está em saber o que poderá acontecer ao clube se os investidores resolverem sair», começou por referir o antigo avançado português, que entre 2003 e 2008 brilhou com as cores da equipa gaulesa.

«O FC Porto é mais experiente na Europa mas vai ser um jogo emocionante, entre duas equipas já apuradas para a fase seguinte. Prevejo um jogo de ataque, muito equilibrado e com muitos golos», projetou o diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol, que falava à margem do 2.º Fórum promovido pela Associação Europeia das Ligas Profissionais de Futebol (EPFL), subordinado ao tema ´Futebol Profissional e Responsabilidade Social`, que decorre em Lisboa.

Instado a pronunciar-se sobre as críticas de Pinto da Costa ao jogo de preparação da Seleção Nacional no Gabão, Pauleta desvalorizou.

«Não estou especialmente preocupado com isso. Ficaria preocupado se a queixa tivesse vindo de um jogador, mas não foi o caso», referiu.


in "abola.pt"

Vítor Pereira só fica a perder para Mourinho e Villas Boas


Dez jornadas concluídas no campeonato, Vítor Pereira a colar-se com alguma surpresa mas mérito indiscutível aos melhores FC Porto do Século XXI. 

O treinador portista empurrou o dragão para uma série de oito vitórias e dois empates após o triunfo em Braga e este registo permite-lhe fazer uma tangente às carreiras traçadas por José Mourinho e Villas Boas, que em épocas diferentes assinalaram marcas de absoluta exceção, colocando a produção em patamares difíceis de superar. 

José Mourinho assinou nove triunfos e um empate em 2003/2004, época em que o dragão conquistou o título europeu, e Villas Boas rubricou exatamente o mesmo percurso (nove vitórias, um empate) em 2010/2011, ano em que o dragão se consagrou como vencedor da Liga Europa.

É um momento singular para Vítor Pereira, não apenas pela gentileza que os números apresentam, mas sobretudo porque essa ligação de proximidade ao final de 10 jogos evoca e coincide com dois dos melhores momentos de sempre da história portista. 

A distância curta que separa Vítor Pereira de José Mourinho e Villas Boas nos resultados não tem qualquer outra relação de proximidade, em tudo o resto estão em causa personalidades absolutamente distintas. 

O atual treinador portista não tem um sobretudo nem medalhas para lançar para a bancada e por vezes inibe-se de festejar supervitórias (como em Braga) com o argumento do cansaço, algo que Mourinho e Villas Boas jamais considerariam. 

Mas os resultados deixam-no falar subtilmente, este dragão assume-se como um dos melhores do século...


in "abola.pt"

James tenta apanhar Futre


Só Gomes, Araújo, Custódio Pinto e Paulo Futre atingiram esta marca tão cedo, mas só o último era extremo. Será o primeiro estrangeiro a consegui-lo.
Com o golo apontado ao Braga, James ficou a apenas dois para chegar aos 30, marca que, na história do clube, apenas quatro jogadores conseguiram atingir com 21 anos, tantos quantos tem o colombiano. 

Fernando Gomes, o melhor marcador dos 119 anos de vida dos portistas (319 golos), Araújo, Custódio Pinto e Paulo Futre são os ilustres goleadores "prematuros". Um lote muito restrito, atendendo aos milhares de jogadores que já vestiram a camisola portista. James só faz 22 anos em julho, o que equivale a dizer que tem mais de meia temporada para marcar os dois golos que lhe faltam para chegar aos 30. Se mantiver a pontaria afinada - leva oito golos em 17 jogos oficiais em 2012/13 -, o mais certo é chegar lá em breve. Sexta-feira, volta ao local do mais recente "crime", a Pedreira, para a primeira tentativa de se juntar a quatro "monstros" sagrados.

Destes, três eram avançados: Gomes, Araújo e Custódio Pinto foram homens de área que marcaram as respetivas épocas e apenas um, Paulo Futre, pisava as mesmas zonas de terreno de James, embora tenham características distintas. O craque do Montijo chegou às Antas com apenas 18 anos e rapidamente se destacou, atingindo os 30 golos com 21 anos e dois meses, pouco tempo antes de ajudar o FC Porto a conquistar o primeiro título europeu, em Viena.

James tem 21 anos e quatro meses e, tal como Futre, é esquerdino e um desequilibrador. Não tem a velocidade nem o poder de drible do antigo craque português, mas apresenta outros atributos que têm encantado os emissários dos grandes clubes. Alex Ferguson, por exemplo, não esconde a admiração por El Bandido. 

in "ojogo.pt"

Empréstimo obrigacionista "é um sucesso"


O administrador da SAD do FC Porto para a área financeira, Angelino Ferreira, apelidou hoje de "sucesso" a operação que decorre do empréstimo obrigacionista lançado segunda-feira.
A subscrição dos cinco milhões de ações, com valor unitário de cinco euros e um juro de 8,25 por cento, a pagar em maio de 2015, prosseguirá até 18 de dezembro, mas a sociedade que gere o clube já admite que "o processo está de encontro às expectativas".

"Esta é uma emissão de sucesso, à semelhança das anteriores lançadas pela FC Porto SAD, pelo que podemos dizer que operação foi bem sucedida", disse Angelino Ferreira, num encontro com os jornalistas no centro de treinos do Olival (Vila Nova de Gaia).

Segundo o administrador, as condições do quinto empréstimo obrigacionista da empresa cotada também coincidiu "com as necessidades do mercado de aforradores", por ser "uma aplicação financeira de encontro às suas expectativas".

O dirigente admite que este recurso ajuda à resolução de compromissos anteriores: "Não podemos esquecer que temos um empréstimo obrigacionista que amortiza no próximo mês de dezembro [18 milhões de euros, a seis por cento]. O produto desta emissão também visa refinanciar esse empréstimo".

Porém, considera que o mesmo se faz dentro do "planeamento financeiro para a época, pois estava previsto recorrer ao mercado nesta altura. Não pode, no entanto, ser visto de forma isolada. Um planeamento financeiro de um orçamento de cerca de 92 milhões de euros tem que ser visto em conjunto e não pontualmente com esta ou aquela medida", reforçou.

Uma das razões do sucesso anunciado entronca, refere, no facto de o FC Porto cumprir "religiosamente os seus compromissos e isso acaba por ponderar na afluência da subscrição, seja de obrigações, seja nos créditos bancários".

A passagem aos "oitavos" da Liga dos Campeões, da qual resultam dividendos financeiros, também entra nesta equação de gestão do FC Porto, segundo Angelino Ferreira: "Este encaixe vem de encontro ao pressuposto orçamental. Felizmente que o conseguimos, mas, para além do encaixe, há outras variáveis mais importantes decorrentes da participação na prova".

Após dezembro, a sociedade portista fica com dois "empréstimos vivos", o "FC Porto SAD 2011-14", no valor de 10 milhões de euros (com juros a oito por cento) e o "2012-2015", de 25 milhões de euros (juros a 8,25 por cento).

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa no treino


O defesa-central brasileiro, a recuperar de uma lesão sofrida com o Marítimo, foi o único ausente do treino do FC Porto.
O FC Porto iniciou hoje a preparação com vista ao regresso a Braga, onde este domingo venceu a equipa minhota, por 2-0, em jogo da 10ª jornada da I Liga.

Com vista ao jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, o plantel portista voltou hoje a treinar, sendo de assinalar apenas uma ausência: Maicon. O central lesionou-se na partida com o Marítimo e recupera desde então. 

Presença notada de Pinto da Costa, com o presidente a fazer questão de cumprimentar os jogadores que iam entrando para o relvado.

O treino de hoje ficou igualmente marcado pelo nevoeiro cerrado que se fez sentir no centro de estágio dos portistas, no Olival.

in "ojogo.pt"

FC Porto é a única equipa invicta nos principais campeonatos


A equipa do FC porto é a única invicta na Europa, depois de este Domingo, ter somado nova vitória ao vencer o SC Braga por 2-0 num jogo que contou para a 10.jornada do campeonato de futebol português, sendo este o 18. Encontro sem perder em 2012/2013.

A equipa orientada por Vítor Pereira soma até ao momento 15 vitórias e três empates, dois para o campeonato nacional e um para a Liga dos Campeões.

Entres as equipas que estão nos principais campeonatos dos 53 países que integram o ranking da UEFA, a equipa azul e branca é a única que até ao momento não tem nenhuma derrota, depois das recentes derrotas do Murata (São Marino) e do AEK Larnaca (Chipre).

A juntar aos magníficos resultados de futebol que a equipa do FC Porto tem conseguido a nível nacional temos que juntar a magnífica prestação dos dragões na presente edição da Liga dos Campeões, onde ostentam o estatuto da melhor equipa da Liga Milionária.

Quando falta apenas uma jornada para o final da fase de grupos, o FC porto é a única equipa com 13 pontos, face a cinco triunfos e um empate. Os campeões nacionais jogam no próximo dia 4 de Dezembro frente ao Paris Saint-Germain no último jogo da fase de grupos, com um lugar já garantido nos oitavos-de-final da prova.

Ainda a nível nacional, na Taça de Portugal, o FC porto também já está nos oitavos-de-final, onde vai defrontar na sexta-feira a equipa do SC Braga, os azuis e brancos chegaram a esta fase depois de terem afastado o Santa Eulália por 1-0 e o Nacional por 3-0.

No arranque da presente temporada os azuis e brancos conquistaram a Supertaça Cândido de Oliveira, ao vencerem a Académica por 1-0.

No campeonato nacional o FC Porto é neste momento líder, mas com apenas um golo de vantagem para o Benfica, com as duas formações a somarem os mesmos oito triunfos e dois empates, com um total de 26 pontos.