sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jaguares conta com Jackson

enquanto estuda proposta

O treinador do Jaguares de Chiapas, José Guadalupe Cruz, referiu ontem que continua a contar com Jackson Martínez, pelo menos enquanto não for oficializada a partida do avançado colombiano para o FC Porto.

“São muito grandes as probabilidades de ir para a Europa, mas, insisto, enquanto o processo não for dado como fechado, continuarei a contar com ele. No caso de o Jackson sair, iremos contratar outro jogador para o ataque”, assumiu o técnico da formação mexicana.

in "record.pt"

Mentalidade forte de Varela

contornou adversidades para atingir o sucesso 

Muitas vezes elogiado, outras tantas criticado, Silvestre Varela fez do golo à Dinamarca uma espécie de grito de revolta.

Foi a resposta a uma época complicada, onde teve de enfrentar uma série de adversidades. Baixas de forma, concorrência feroz e uma lesão impediram-no de confirmar todo o talento que tinha mostrado sob o comando de André Villas-Boas. 

in "record.pt"

Pinto da Costa: «Número de estúpidos não tem diminuído»

respondeu às críticas pelo encontro anual com deputados

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, deslocou-se ontem à Assembleia da República, para o encontro anual com os deputados que são adeptos do emblema azul e branco. Com a ironia habitual, o dirigente recusou-se a falar de futebol mas respondeu a quem critica estes encontros, que se realizam há 20 anos, a convite dos políticos.

O líder portista, de 74 anos, chegou ao fim da tarde e foi recebido pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, com quem conversou durante algum tempo. À saída, o dirigente rejeitou que esta confraternização reflita alguma promiscuidade entre o desporto e o meio político, afirmando não temer as críticas: “Não receio, mas de certeza que vai haver, porque infelizmente o número de estúpidos não tem diminuído.”

Elogio.

O jantar com os restantes deputados portistas aconteceu no último piso do novo edifício da Assembleia da República (situado ao lado do Palácio de São Bento). Aí, Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal, elogiou a atitude de Assunção Esteves.

“É uma grande felicidade e honra, porque estamos no coração da democracia portuguesa, ser recebido com tanta amizade e tanta estima num sentido tão alargado de paixão pelo FC Porto”, disse, acrescentando: “Tenho de sentir-me feliz pela receção que a senhora presidente da Assembleia da República nos prestou e pela sua grande coragem e verticalidade em assumir publicamente a sua paixão pelo FC Porto. Vou agradecido, feliz e honrado por ver que os portistas se assumem em todas as circunstâncias.” 

in "record.pt"

Vencer Candelária e aguardar justiça


O FC Porto Império Bonança recebe o Candelária (sábado, 18h), na 30.ª e última jornada do campeonato nacional. Os Dragões precisam de vencer e esperar que o Benfica perca pontos em Almeirim para chegar ao título, mas há outro dado em aberto: o protesto interposto em relação ao encontro na Luz (5-5), no passado sábado. O capitão Filipe Santos fez um ponto da situação ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt.

Este campeonato será decidido mais tarde do que o próximo sábado?
Gostava de acredita que o processo vai seguir em frente e merecer uma análise condigna. Vamos esperar que isso aconteça para podermos decidir o título em campo de outra forma.

Foram três erros graves, difíceis de engolir...
Há a situação do penálti que teria de ser repetido. O árbitro disse que o apito foi simultâneo com o remate e isso não foi verdade e há provas. O apito só aconteceu passado uns dois segundos sobre o remate do Reinaldo à baliza. Para além disso, parece-me impossível acabar um jogo com menos 40 segundos do que o tempo real. É um erro muito grande. O Reinaldo ainda viu um cartão azul num momento em que estava a pedir para protestar o jogo, sendo ele capitão em campo e tendo toda a legitimidade para o fazer.

A questão dos 40 segundos oferece margem a este protesto para ser rejeitado?
Foi de todo o interesse naquele momento, porque era o resultado que convinha ao Benfica, não podendo eles ganhar. Creio que é a razão mais forte do nosso protesto.

Como o jogo com o Candelária é já no sábado, guardaram estas questões para serem tratadas depois?
Em primeiro lugar, queremos ganhar ao Candelária, porque só se o fizermos isto terá razão de ser. Vamos também esperar que o Benfica tenha um dia mau, o que no desporto por vezes acontece.

O Candelária é um adversário difícil...
Eles vêm sem qualquer tipo de pressão, já com o terceiro lugar garantido, pelo que vai ser um jogo complicado. Ainda não lhes ganhámos este ano e até perdemos nos Açores. Precisamos de manter a pressão sobre o primeiro classificado.

Esperam um Dragão Caixa cheio?
Acho que o merecíamos. Sei que os adeptos estão connosco, orgulhosos do nosso trabalho e do que fizemos em Lisboa. Houve algumas confusões, como jogar sob nevoeiro, o que nunca se tinha passado na carreira e que os árbitros consideraram normal. Não se pode fumar num pavilhão, mas pode haver tochas a arder... Merecemos que os adeptos estejam aqui e que nos apoiem.

in "fcp.pt"

Alipio Jorge: "A Taça da Europa beneficia sempre a equipa da casa"

O segundo lugar na Taça da Europa não pode ser considerado um mau resultado para o bilhar do FC Porto, mas, ainda assim, deixa algo a desejar. Ser campeão europeu era um dos grandes objectivos da temporada, só que os franceses do AGIPI e as condições à volta da final não permitiram esse feito aos Dragões. Alípio Jorge, responsável pela secção, tece críticas à organização da prova.

Frustração e dificuldade enorme
"Ser vice-campeão europeu é muito, muito difícil. Só quem joga bilhar é que tem a noção do que representa esse segundo lugar, mas a frustração que sentimos por não termos sido campeões europeus é incompatível com esta dificuldade enorme. A verdade é que não ganhámos, ficámos pela terceira vez com a medalha de prata, e isso aconteceu apesar de uma excelente prestação desportiva. Foi talvez a melhor prestação desportiva do FC Porto a nível internacional."

Factores impeditivos
"O clube tem um currículo invejável a nível mundial e mantém o sonho de ganhar o campeonato da Europa, que vai conseguir certamente. O problema é que há vários factores a contribuir para que as dificuldades extra-jogo aumentem. Eu já disse e repito, de forma veemente, em nome do FC Porto, que estas condições de competição são desvantajosas para toda a gente menos para o clube da casa."

No pano usado cai a nódoa
"O bilhar é o único desporto no mundo em que o campeão em título tem logo acesso directo à final do ano seguinte e não joga qualificações. Está errado. Para além disso, as mesas não são seladas, como recomenda a Confederação Europeia de Bilhar. Jogar em pano usado altera a verdade desportiva, porque as mesas criam vícios, que dão vantagem a quem está há vários dias a treinar incessantemente – 10 horas por dia, segundo me disseram -, naquelas mesmas mesas."

Comportamento superior
"Enquanto nós vamos tentando essa adaptação às condições da mesa durante o jogo, os pontos vão passando e as dificuldades sobem de nível. Mesmo assim, há que dizer que a nossa equipa se portou de uma forma incrivelmente superior, com resultados técnicos invejáveis."

Prejudicados
"Só não ganhámos, primeiro por sortilégio de jogo, porque os outros também são bons – alguns adversários são dos melhores do mundo e eu não quero tirar o mérito a quem o tem -, mas também porque fomos altamente prejudicados pelas actuais condições em que se disputam estas finais. A verdade desportiva sai lesada e não podíamos deixar de dar voz a esta situação."

Mudanças urgentes
"O clube que ganha tem de ser sujeito ao crivo da qualificação no ano seguinte, como acontece em todos os desportos. Depois, o campeão não pode jogar sempre em casa, o local da final devia ser sorteado, e o pano das mesas tem de ser novo, a estrear, em todos os jogos, para que todos os competidores partam em igualdade de circunstâncias. São necessárias mudanças urgentes.

in "fcp.pt"

FC Porto derrota Sporting

Leça e Benfica também venceram na primeira jornada do Nacional 
 
FC Porto, Leça e Benfica venceram os jogos da primeira jornada da fase final do Nacional de I Divisão de bilhar carambola, que está a decorrer em Matosinhos, na sala do Leixões. Os portistas, que alinharam com dois estrangeiros - Dick Jaspers e Torbjorn Blomdahl, este no lugar de Daniel Sanchez -, derrotaram com toda a facilidade, 4-0, o Sporting, que só alinhou com jogadores nacionais. O Leça, que apresentou Edy Merckx e Jozef Philipon, bateu o CB Amadora, por 3-1, o mesmo resultado que registou o Benfica frente ao Fenianos. Hoje, o Benfica defronta o Leça.

in "ojogo.pt"

Cluj e Botafogo querem Walter

O passe do avançado brasileiro não pertence apenas ao FC Porto, mas também a um grupo de investidores.
 
As negociações entre o Goiás, Walter e o Cruzeiro estão fechadas, segundo Marcelo Segurado, dirigente do clube da Série B brasileira, mas os investidores que adquiriram o passe do jogador hesitam. "Ainda temos a concorrência de outros clubes, como o Palmeiras e o Botafogo", reconheceu Segurado.

Interessado no jogador está também o Cluj, da Roménia, pelo que o futuro do Bigorna ainda vai demorar alguns dias até ser decidido.

in "ojogo.pt"