quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FC Porto-Shakhtar Donetsk, 1-1 (declarações)

Lopetegui: «Terminamos com seis vitórias e dois empates»


Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, em declarações na flash interview da SportTV após o empate frente ao Shakhtar Donetsk (1-1): 

«Mudámos muito e os rapazes demonstraram que merecem a nossa confiança. Defrontámos um adversário muito difícil quando joga fora de área, marcou de bola parada mas felizmente conseguimos empatar e depois ainda tentámos o segundo. Não é fácil encarar um jogo quando se está apurado e já em primeiro, mas a equipa deu boa resposta.» 

«O facto infeliz da noite foi a lesão de Ruben Neves, parece ter uma entorse no joelho, estamos um pouco preocupados por ele. Temos de esperar mais um pouco para perceber e é uma pena, porque é um jogador jovem e que estava muito bem.» 

«Aboubakar? Sempre disse que têm de estar preparados para as oportunidades, ele trabalha muito nos treinos e hoje correspondeu bem.» 

«Terminamos com seis vitórias e dois empates, contando com o Lille. Estou satisfeito.»


Aboubakar: «No golo, tive de decidir rapidamente»


Aboubakar, jogador do FC Porto, em declarações na flash interview da SportTV após o empate frente ao Shakhtar Donetsk (1-1): 

«O treinador fez várias alterações na equipa e procurámos dar o nosso melhor. Ontem estive a treinar com esta bola, a praticar. Naquele lance, a bola veio para mim, tive de decidir rapidamente e felizmente correu bem. O mais importante é o resultado da equipa. Agora não sei se jogo contra o Benfica, isso é o treinador que decide.» 

Quaresma: «Esta equipa nunca atira a toalha ao chão»


Ricardo Quaresma, jogador do FC Porto, em declarações na flash interview da SportTV após o empate frente ao Shakhtar Donetsk (1-1): 


«É um balanço positivo, queríamos passar esta fase e conseguimos isso em primeiro lugar. Agora vamos pensar no próximo jogo. Somos uma equipa que nunca atira a toalha ao chão, acreditamos até ao fim. Foi o que aconteceu hoje e ainda fomos atrás do segundo, mas tal não foi possível. Agora há que esperar pelo sorteio e estar preparado para jogar seja com quem for.» 

Kelvin: «Foi complicado para mim»


Kelvin, jogador do FC Porto, em declarações na flash interview da SportTV após o empate frente ao Shakhtar Donetsk (1-1): 
  
«Foi especial porque não tenho sido convocado, é complicado para mim. Estou feliz por me ter estreado mas foi complicado, porque não tenho o mesmo ritmo de jogo. Tenho de respeitar as escolhas do treinador, a equipa tem estado bem e eu estou a dar o meu máximo para quando surgir a oportunidade. Lutámos até ao final, o Aboubakar brilhou no final, ele merece, e foi positivo o empate.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Deco e Madjer assistem ao FC Porto-Shakhtar

Os dois ex-jogadores do FC Porto contam-se entre os que assistem ao jogo dos dragões com o Shakhtar, a contar para a Liga dos Campeões.
Deco e Madjer, dois campeões europeus pelo FC Porto, assistem no Estádio do Dragão ao jogo da equipa portista diante do Shakhtar, válido para a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Deco representou o FC Porto de 1999 a 2004, sagrando-se vencedor da Champions em 2004, enquanto o argelino Madjer (1985 a 1991) fez parte da equipa que ganhou a Taça dos Campeões Europeus em 1987.

in "ojogo.pt"

LC: FC Porto-Shakhtar Donetsk, 1-1 (crónica)

Foi-se o recorde, mas a fé continua. Este FC Porto só desiste mesmo no fim

O recorde fugiu, a invencibilidade salvou-se. O FC Porto, numa versão bem diferente do habitual, evitou ao cair do pano a única derrota da caminhada europeia. Um golaço de Aboubakar valeu um ponto, mas não foi suficiente para igualar o recorde de pontos de António Oliveira. Foi-se o recorde e o milhão. O primeiro lugar, esse, já estava no bolso. 
  
A quatro dias do Clássico com o Benfica e, por muito que os treinadores queiram separar as competições, a derrota caseira não ajudaria em nada a moralizar as tropas. A forma como FC Porto conseguiu o empate pode dar confiança, porém. 
  
Afinal, já não é a primeira vez que acontece algo do género. Foi assim em Lviv, frente a este Shakhtar. Foi assim no Estoril, para o campeonato. O FC Porto, de primeira ou segunda linha, tem fé. Acredita até ao apito final e lucra. Esta noite, um pontinho e a invencibilidade europeia. 

  
Com o resultado em pano de fundo, importa realçar, claro está, que o FC Porto que jogará o Clássico vai ser, certamente, diferente do que esteve em campo esta noite. Lopetegui mudou as peças quase todas. De Coimbra ficaram apenas Ruben Neves e Alex Sandro, muito provavelmente porque não há substituto inscrito na Champions. 
  
O Shakhtar, também desfalcado, mas menos, era mais próximo do valor real da equipa e conseguiu no Dragão um jogo mais positivo do que, por exemplo, no duelo da primeira volta, em Lviv. É verdade: o FC Porto foi melhor na Ucrânia onde até esteve a perder por dois. 
  
Bernard e Alex Teixeira destacaram-se num conjunto que continua com o mesmo toque de samba de há vários anos a esta parte. Não houve Luiz Adriano, mas o FC Porto também não teve Jackson, por exemplo, para não falar de Tello, Brahimi ou Herrera. 
  
Com lugares definidos, jogava-se pelo prestígio e pelo dinheiro. No FC Porto havia quem jogasse, também, pelo estatuto. Aboubakar quer mesmo ser alternativa, Ricardo mostrou credenciais, Evandro pediu mais tempo de jogo, Kelvin mereceu, pela primeira vez, minutos no FC Porto de Lopetegui. Muita gente nova. 
  
O golo esperado e o golaço que muitos já nem viram 
  
Até ao intervalo, talvez pelo onze remendado, o FC Porto não foi a equipa que tem vindo a ser. Desligada, nervosa em alguns setores. Mais rotinado, o Shakhtar ameaçou marcar cedo, não fosse Gladkiy falhar escandalosamente, de baliza aberta. 
  
Só Quaresma, num remate à figura, e Adrián López, obrigando Pyatov a voar, aqueceram a noite fria do Dragão, com o público a guardar-se, também, para outras aventuras: apenas 28 mil no Dragão. 
  
Ao intervalo o resultado aceitava-se, claro. A pior notícia para o FC Porto era mesmo a lesão de Ruben Neves, que merecerá atenção nos próximos dias. Indi foi chamado a jogo, Marcano voltou a ser trinco. 
  
O segundo tempo começou quase com o golo que abriu o jogo. Canto de Bernard, Stepanenko ganha a Adrián López e atira certeiro. Simples. Demasiado simples. 

  
Lopetegui tirou logo a seguir o espanhol e lançou Kelvin. Aboubakar, num remate em esforço, ficou perto do empate, mas o FC Porto não aproveitou o lanço e voltou a cair no jogo. Aliás, por essa altura, eram os contra-ataques venenosos dos ucranianos que deixavam o 2-0 mais perto do que o 1-1. 
  
Quando Lucescu tirou Bernard, a maior dor de cabeça para os defesas portistas, houve, enfim, algum descanso. Mas, é preciso dizer, o golo do empate caiu do céu. Melhor dizendo: a sua origem caiu do céu. O resto é tudo mérito de Aboubakar. 
  
Erro da defesa ucraniana num alívio, Aboubakar recebe, roda e atira fortíssimo. Pyatov e a trave (que minutos antes roubara o empate a Indi) ainda tocam, mas o destino estava traçado: golaço e momento da noite. Um lance de génio que muitos dos espectadores que foram ao Dragão perderam. Muita gente a sair do estádio ainda a cinco minutos dos 90. É caso para dizer: nem com Kelvin em campo… 
  
O golo de Aboubakar surgiu, porém, tarde. Mesmo que o Dragão tentasse empurrar a equipa para o milhão e para o recorde, não houve tempo. 
  
Contas fechadas com 14 pontos. Agora é altura de pensar no Benfica.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Shakhtar: ganhar um milhão e seis nomes


Os pontos de interesse de um jogo sem valor desportivo óbvio


Na última vez que o Shakhtar Donetsk pisou a relva do Dragão, a 13 de setembro de 2011, tudo estava em aberto. Aquele era apenas o primeiro jogo da fase de grupos daLiga dos Campeões

O FC Porto venceu por 2-1, golos de Hulk e Kléber. Luiz Adriano marcou para os ucranianos. 

Em três anos e alguns meses, a metamorfose nos dragões é total. Desses 18 jogadores que estiveram na ficha de jogo restam Helton (lesionado há vários meses) e Maicon. 

O Shakhtar, pese o poderio económico que lhe é reconhecido, mantém oito jogadores no plantel: Chygrynskiy, Srna, Rakitskyi, Luiz Adriano, Pyatov, Kucher, Douglas Costa e Alex Teixeira. 

E mantém o eterno Mircea Lucescu no comando técnico. 

Equipas diferentes, uma mais do que outra, e contexto distinto: FC Porto e Shakhtar já estão apurados para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Os dragões em primeiro, os ucranianos em segundo. 

Joga-se pelo dinheiro (uma vitória vale um milhão de euros), pelo prestígio, pelos pontos para o ranking UEFA. 

Chega para ser atraente? Se acrescentarmos a certeza de ver em campo muitos nomes do FC Porto com pouca utilização em 2014/15, talvez valha a pena olhar para o serão de quarta no Dragão. 

Mas aqui entre nós, o mais provável é que toda a gente já pense no Clássico. Aquele contra o Benfica, sim, no dia 14 de dezembro. Mas não digam nada a Lopetegui

De Andrés Fernandez a Kelvin: seis nomes para seguir 

Julen Lopetegui convocou 18 atletas e abdicou de quatro habituais titulares (Fabiano, Danilo, Casemiro e Brahimi) para a receção ao Shakhtar. 

Há muitas novidades ansiosas por minutos. Nome a nome, o Maisfutebol recorda a época dessas figuras até ao momento. Quase todas serão titulares na quarta-feira. 

A começar logo por Andrés Fernandez. Contratado ao Osasuna a troco de 1,6 milhões de euros e vinculado até 2018, o espanhol de 27 anos (faz 28 a 16 de dezembro) soma apenas 180 minutos de utilização no FC Porto. 90 minutos contra o Boavista para o campeonato, numa partida em que foi mero espetador, e mais 90 na derrota por 1-3 diante do Sporting, na Taça de Portugal. 

Vai estrear-se na Liga dos Campeões sem se saber ainda, de facto, o que pode valer. Julen Lopetegui conhece-o bem. Por ora, Andrés vai-se revelando mais nas redes sociais. 

Sem Danilo – e sem Daniel Opare, pois não está inscrito na Champions -, Ricardo Pereira volta a ser lateral direito. O internacional sub21 tem competido essencialmente na equipa B (cinco jogos, 450 minutos e um golo) e na Seleção Nacional de esperanças. Sempre a um nível médio/alto. 

No conjunto principal do FC Porto tem somente dois jogos oficiais: 90 minutos em Paços de Ferreira (campeonato) e mais seis na receção ao Lille (play-off da Champions). Ambas as partidas foram realizadas em agosto. 

O percurso de Evandro é mais estranho. Menos linear. Em agosto e setembro foi opção regular para Lopetegui. Esteve em sete jogos oficiais, quatro para o campeonato e três para a Liga dos Campeões, e foi titular em dois: 58 minutos na visita à Mata Real e 45 no dérbi contra o Boavista.   

De 21 de setembro até agora, só mais uma presença. 14 minutos na vitória sobre o Sp. Braga. Contra o Shakhtar, o médio de 28 anos deverá acompanhar Rúben Neves e Quintero. 

Evandro foi contratado ao Estoril por 2,350 milhões de euros, mais o empréstimo de Tozé. 

Para o ataque, Lopetegui tem Vincent Aboubakar, Adrián López e Kelvin. O espanhol tem sido, ainda assim, o mais utilizado. Dez jogos oficiais (cinco a titular) e um golo. Nos últimos dois compromissos (Rio Ave e Académica) não saiu do banco. 

O que se passa com Adrián? Já respondemos a essa questão AQUI

O problema de Aboubakar chama-se Jackson Martinez. O ponta-de-lança colombiano não dá hipóteses à concorrência e o camaronês, ex-Lorient, tem tentado potenciar com golos os poucos minutos de competição. 

View image on TwitterConseguiu-o diante do BATE (no Dragão) e em Arouca. Curiosamente, só por uma vez foi titular. Em Lviv, casa emprestada do Shakhtar. 

Finalmente, Kelvin. O menino do milagre 90+2 tem sido completamente esquecido por Lopetegui. A concorrência é forte, sim, mas nem uma chamada? Fez uma boa pré-temporada, tem brilhado na equipa B (sete jogos, dois golos, pormenores geniais) e até chegou à seleção olímpica do Brasil. 

No FC Porto, zero. Será desta? A boa disposição, pelo menos, o menino de Paraíba não perde.  
 

«Este é o FC Porto mais forte dos últimos cinco anos»

Treinador do Shakhtar Donetsk elogia formação orientada por Lopetegui


Mircea Lucescu elogiou a atual equipa do FC Porto na véspera do embate no Estádio do Dragão. Em conferência de imprensa, o técnico do Shakhtar Donetsk projetou o duelo com a formação orientada por Julen Lopetegui. 

«Temos a ideia de que este é o FC Porto mais forte dos últimos cinco anos. É uma grande equipa», salientou Lucescu, garantindo que o jogo terá motivos de interesse, embora tudo esteja resolvido no grupo: «Não interessa quem joga, se estão uns ou outros em campo. Sei que na equipa deles também vão faltar alguns jogadores importantes. Isso não implica nada. Vai ser um bom jogo entre o FC Porto e o Shakhtar Donetsk. Vai ser um desafio bonito, engraçado. Os adeptos vão gostar.» 


Alex Teixeira acompanhou o treinador na conferência de imprensa e manifestou o desejo de vencer no Dragão. «É uma questão de imagem. Estamos preparados para fazer um bom jogo e, quem sabe, ganhar», atirou, em declarações reproduzidas pela Agência Lusa. 

«Ele têm um jogo importante com o Benfica mas vão entrar fortes para tentar surpreender-nos. Estamos preparados para isso», avisou o brasileiro, procurando esquecer a igualdade a dois golos na Ucrânia: «Foi triste, mas oque importa é que estudámos bem o FC Porto e estamos preparados para fazer um bom jogo cá.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Taça da Liga: FC Porto em Vila do Conde, Sporting em Guimarães


FC Porto em Vila do Conde, Sporting em Guimarães. 

Foi esse o resultado do sorteio da terceira fase da Taça da Liga, realizado ao início desta tarde, na sede da Liga, no Porto. 

A primeira jornada terá o FC Porto em Vila do Conde (grupo D), o Benfica a receber o Nacional (grupo A) e o Sporting em Guimarães (grupo C). 

O Estoril, cabeça de série do grupo B, recebe o Marítimo na primeira jornada. 

O Benfica, detentor da prova, recebe o Arouca na segunda jornada e vai a Moreira de Cónegos na terceira ronda. 

Quanto ao FC Porto, depois da estreia em Vila do Conde, recebe o União da Madeira, na segunda jornada, e termina em Braga. 

O Sporting, depois da deslocação a Guimarães, recebe o Boavista e vai a Belém. 

A apresentação do sorteio foi feita pela jornalista da TVI, Andreia Sofia Matos, e contou com a presença de vários clubes (FC Porto, Benfica, Gil Vicente, Rio Ave, V. Guimarães, Sp. Braga, Covilhã, entre outros). 


Eis o calendário completo:

1ª jornada, 28/12/2014 

Benfica-Nacional 
Moreirense-Arouca 
Estoril-Marítimo 
Sp.Covilhã-Gil Vicente 
V. Guimarães-Sporting 
Boavista-Belenenses 
Rio Ave-FC Porto 
U. Madeira-Sp. Braga 

2ª jornada, 14/01/2015 

Nacional-Moreirense 
Benfica-Arouca 
Marítimo-Sp. Covilhã 
Estoril-Gil Vicente 
Sporting-Boavista 
Belenenses-V. Setúbal 
FC Porto-U. Madeira 
Sp. Braga-Académica 

3ª jornada, 21/01/2015 

Moreirense-Benfica 
Arouca-Nacional 
Sp. Covilhã-Estoril 
Gil Vicente-Marítimo 
Belenenses-Sporting 
V. Setúbal-V. Guimarães 
Sp. Braga-FC Porto 
Académica-Rio Ave 

4ª jornada, 28/01/2015 

Sporting-V. Setúbal 
Boavista-V. Guimarães 
FC Porto-Académica 
U. Madeira-Rio Ave 

5ª jornada, 04/02/2015 

V. GuimarãesBelenenses 
V. Setúbal-Boavista 
Rio Ave-Sp. Braga 
Académica-U. Madeira 


in "maisfutebol.iol.pt"

CARLOS SECRETÁRIO "FC Porto tem obrigatoriamente que vencer o Benfica"

O antigo jogador portista relega o jogo desta noite para segundo plano, lembrando que importante é a partida de domingo, no Dragão. Uma vitória deixará tudo em aberto e uma derrota colocará o rival Benfica em clara vantagem para revalidar o título. 


O FC Porto defronta o Shakhtar esta noite no Dragão, numa partida sem história para a equipa nortenha, sendo que está já apurada e em 1º lugar do grupo para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Um facto que leva a que muitos estejam já a pensar no importante jogo de domingo, em casa, para o campeonato, frente ao rival e líer da liga portuguesa, o Benfica.

Assim pensa Julen Lopetegui, que deixou de fora da partida de hoje muitos dos habituais titulares e também Carlos Secretário, antigo defesa direito dos azuis e brancos.

Até porque o jogo que se avizinha com os encarnados, revela que a "responsabilidade está mais do lado do FC Porto. Secretário sublinha que os dragões têm "a vantagem de jogar em casa, mas também tem que obrigatoriamente ganhar este jogo para não ficarem penalizados" e acima de tudo, com uma diferença de "6 pontos, que seria grande", acrescida do factor moral de perder "em casa com o maior concorrente pelo título nacional". 

Contudo, o antigo jogador dos portistas lembra que os enarnados têm "sempre grandes dificuldades no Dragão", para além disso, destaca Secretário "numa fase em que o FC Porto está a passar pelo melhor momento no campeonato". 

Concentração de todos no mais importante, o jogo com o Benfica para a liga portuguesa, porque esta noite vai jogar-se para "o prestígio e pelo dinheiro", além de que para os jogadores que vão entrar hoje no relvado do dragão será "motivante" e dará a oportunidade de "se mostrarem ao treinador".


in "rr.pt"

«Taça da Liga? Esperamos que seja este ano» - Reinaldo Teles


O representante do FC Porto reagiu ao sorteio da Taça da Liga que colocou os dragões no Grupo D da 3.ª fase juntamente com a Académica, o Rio Ave, o União e o SC Braga.

«É um dos grupos mais fortes. Esperamos fazer o melhor possível para ficar em primeiro. O FC Porto entra em todas as provas para ganhar. Estamos bem na Champions, no campeonato temos um jogo importante no domingo (com o Benfica) que queremos ganhar, e esperamos fazer o mesmo nesta prova. O FC Porto nunca ganhou a Taça da Liga? Esperamos que seja este ano. Pela equipa que temos e pela forma como estamos a jogar, esperamos consegui-lo», disse.


in "abola.pt"

Jorge Sousa no clássico do Dragão

Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto, foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o clássico entre FC Porto e Benfica, domingo (20 horas), no Estádio do Dragão, referente à 13.ª jornada da Liga.

in "abola.pt"

Oportunidade para Adrián López

AVANÇADO ESPANHOL TEM OUTRO TESTE

Cada movimento que faz é acompanhado pelo rótulo dos 11 milhões de euros que custou no início da época, e esse é um aspeto que não deixa Adrián López à vontade. O avançado, de 26 anos, tarda em justificar a contratação, mas hoje tem mais uma oportunidade. Aproveitando o facto de Brahimi ter ficado de fora dos convocados e Cristian Tello começar no banco de suplentes, o antigo jogador do Atlético Madrid é titular numa das alas, deixando a outra para Quaresma.

Adrián conta neste momento com 10 jogos pelo FC Porto, embora apenas metade tenha sido na condição de titular. Curioso é o facto de o único golo ter sido apontado na Champions, frente ao BATE Borisov. Hoje há um novo desafio...

in "record.pt"

Mourinho: «FC Porto regressou ao normal na Liga dos Campeões»

EX-TREINADOR DOS AZUIS E BRANCOS DEIXA ELOGIOS

osé Mourinho comentou aquele que tem sido o percurso europeu do FC Porto, já apurado no primeiro lugar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

"O FC Porto, no seu normal, está confortável na Liga dos Campeões", recordou o técnico em declarações à Sport TV, aludindo à presença regular dos dragões na prova milionária.

Para Mourinho, este é o habitat natural dos dragões: "A Champions não se ganha a cada ano, nem a cada década tão pouco, mas este ano, qualificar-se de maneira tão imponente como o fez, é o regresso ao normal".

in "record.pt"

YOUTH LEAGUE FC Porto empatou com o Shakhtar

Dragões estiveram em desvantagem desde o início da segunda parte, mas já nos descontos Leonardo, de penálti, igualou, garantindo o apuramento para a fase seguinte.
O FC Porto e o Shakhtar Donetsk empataram (1-1), na tarde desta quarta-feira, no Olival, na sexta jornada da Youth League.

A equipa visitante adiantou-se, por Boryachuk, aos 46 minutos, na sequência de um contra-ataque rápido, mas o FC Porto nunca desistiu de chegar à igualdade, resultado que lhe garantia o apuramento para a fase seguinte da competição. Já nos descontos, Djim, que se isolara, foi derrubado pelo guarda-redes ucraniano e na transformação do castigo máximo Leonardo empatou.

FC Porto alinhou com: João Costa; Fernando, Verdasca, Johansen e Lumor (Djim); Fidelíssima, João Cardoso e Moreto; Sérgio Ribeiro, Rúben Macedo e Leonardo.

in "ojogo.pt"