quinta-feira, 8 de março de 2012

MONCHO: "OS ATLETAS DO FC PORTO TÊM ATITUDE GUERREIRA"

Moncho López não é apenas um grande treinador. O espanhol tem igualmente os dons da comunicação e da motivação. Numa altura crucial da temporada, quando o calendário apresenta desafios decisivos, o www.fcporto.pt procurou saber através do técnico como está a moral dos atletas. Fica a garantia: o FC Porto Ferpinta "está pronto" para continuar a coleccionar títulos.

Tem um final de campeonato com quatro jogos em casa, mas frente a adversários complicados (Vitória de Guimarães, Benfica, CAB Madeira e Barreirense). Como antevê esta fase da temporada?
Vai ser uma parte final de liga interessante. O facto de termos jogos em casa é muito importante, visto que aumenta as nossas hipóteses de vitória e nos dá ainda mais confiança. Há muito tempo que demonstramos solidez, consistência, mas jogar no Dragão Caixa é sempre mais agradável. Contudo, temos a noção de que vamos defrontar adversários muito complicados, que também andam à procura de um bom posicionamento na tabela classificativa.

Dificilmente o calendário do FC Porto poderia ser mais complicado, não? O Benfica, perseguidor directo, defronta Ovarense, Terceira Basket e Lusitânia…
Depois de uma fase regular em que todos jogamos contra todos, a primeira posição tem algum valor, mas só é realmente válida e valorizada quando acabam todos os jogos. Nós não nos sentimos primeiros porque neste momento ocupamos o topo da tabela, só nos sentiremos primeiros se mantivermos essa posição no final da última jornada. Eu não olho para o calendário das outras equipas.

Os jogadores estão preparados para esta fase tão exigente? Adversários difíceis, ritmos de jogo altíssimos, pouco tempo de descanso…
Há pouco tempo de descanso, é um facto. Ainda agora tivemos a deslocação a Angola, onde estivemos muito, muito bem. Fomos muito bem tratados. Gostámos da experiência, mas dela resultou mais cansaço. Acusámos muito o desgaste desses jogos e ainda estamos em fase de recuperação. Há atletas que trouxeram de Angola pequenas mazelas, fruto do torneio, da sequência de jogos...

Preocupações extra, portanto…
Eu tenho uma sensação permanente, diária, e às vezes até tenho alguma dificuldade em lidar com ela, que é: parece-me que a minha equipa nunca está a 100%, nunca joga a 100%. Não falo só em termos físicos, desportivos, quero referir-me ao potencial, às capacidades que estes jogadores têm de ser melhores a cada dia que passa. A cada semana que passa podemos acrescentar um conceito táctico, podemos melhorar fisicamente, etc. Felizmente, uma equipa de basquetebol é como um ser vivo, susceptível de continuar a crescer e a melhorar. É isso que transmito aos meus atletas.

E tem-se visto a equipa a melhorar jogo após jogo.
Muitas vezes chegamos às provas, como vai acontecer agora, com a sensação de que poderíamos estar ainda melhor. Mas os atletas do FC Porto têm uma coisa muito boa, que é a vontade, a atitude guerreira, o sentido de compromisso. Isso ajuda a que o pouco que falta para se chegar ao óptimo se consiga atingir, seja possível de atingir.

Que análise faz ao Vitória de Guimarães, o próximo adversário?
O jogo com o Vitória de Guimarães vai ser muito complicado. O clube atravessou um período de muitos problemas, com muitas dificuldades financeiras e de outro género, que também não posso especificar porque desconheço os reais motivos. O certo é que saíram vários jogadores, o plantel mudou bastante, e tudo isso preocupa-me. Eu tive essa experiência em Espanha, em mais do que uma ocasião, infelizmente. É uma experiência que não desejo a ninguém, mas que quase sempre acaba por motivar maior rendimento.

Considera que os jogadores se focam mais na partida, no jogo em si, para esquecer essas dificuldades?
Sim, a equipa acaba por ultrapassar essas dificuldades, unindo-se mais, concentrando-se mais. Os jogadores entram num estado de alerta, de tensão, e ficam sem pressão, o que os faz crescer nos jogos contra as equipas ditas, na teoria, mais fortes, superiores. Isso transforma o Vitória numa equipa perigosa. Na realidade, os jogadores do Vitória têm muita experiência, têm talento, qualidade. De certeza que não vão chegar cá e entregar o jogo. Estou convencido de que vão entrar para tentar ganhar.

Terminar a fase regular com vantagem pontual tranquiliza? Tira pressão ao trabalho diário?
Dá muita motivação. Se acabarmos a fase regular do campeonato em primeiro, na prática isso traduz-se em vantagem por jogar em casa. Isso é o mais importante. Mas ficar em primeiro é um objectivo que, por si só, dá motivação, claro. É sempre bom ficar no topo. Mas há uma coisa que quero dizer e vou aproveitar esta oportunidade: a nossa equipa não é uma equipa que distinga todos os fins-de-semana um MVP. O melhor jogador de cada jornada quase nunca é um jogador do FC Porto. Mas, se depois pegares nas estatísticas… é assombrosa a quantidade de itens liderados e dominados pelos jogadores do FC Porto. Se calhar, conseguir o primeiro lugar na classificação pode ser a demonstração perfeita, para o exterior, dessas capacidades, dessa competência. Muitas vezes os focos iluminam somente os MVP, caem sobre eles, são eles os mais destacados nos jornais, mas isso acontece regularmente com equipas que levam seis ou sete derrotas consecutivas… Posso estar enganado, mas parece-me que os jogadores de que os jornais mais têm falado como MVP estão nas equipas que ocupam da terceira ou quarta posição para baixo. Sermos primeiros é, entre nós, mais importante, é uma demostração de colectivismo. E eu quero um FC Porto colectivo.

Nota-se alguma tristeza nessas suas palavras. Parece-lhe que há falta de consideração pela sua equipa, pelo seu trabalho?
Estamos habituados. Na realidade, se formos a ver os jornais das últimas semanas, temos páginas inteiras de basquetebol sem qualquer palavra de destaque para os campeões nacionais. Eu fico feliz se houver uma página inteira sobre basquetebol nos jornais, é isso que desejo, mas é realmente estranho não haver referências ao FC Porto. Quando a minha equipa ganha com resultados expressivos é porque o adversário esteve mal, quando a minha equipa tem a melhor defesa do campeonato não se destaca o feito, etc, etc. Isso é algo a que já estamos habituados e que também nos dá motivação extra, que nos alimenta ainda mais a vontade de vencer, mas é injusto para todos os profissionais do FC Porto Ferpinta.



in "fcp.pt"

WILSON DAVYES PRONTO PARA OS MOMENTOS DECISIVOS

O FC Porto Vitalis regressa este sábado ao Funchal para o arranque da fase final do Andebol 1. O adversário é o Madeira SAD, uma equipa que tem coleccionado bons resultados ao longo da época, excepto contra os comandados de Obradovic. Na antevisão da partida, Wilson Davyes relembra precisamente esse pormenor e deixa o aviso: os azuis e brancos querem "vencer todos os jogos que faltam".

Como antevê o jogo com o Madeira SAD?
Numa fase destas, decisiva, começar a vencer é super importante. O Madeira tem sido uma equipa muito interessante neste campeonato e tem conseguido ganhar a todas as equipas, menos à nossa. Começar a jogar fora e alcançar uma vitória será um marco importante.

Que comentário lhe merece o calendário da fase final?
Sinceramente, acho que a ordem dos jogos é indiferente, porque já sabíamos quais seriam as equipas a defrontar. A verdade é que já jogamos com todas essas equipas edemo-nos bem. A questão é que agora é o tudo ou nada, e queremos vencer todos os jogos.

Parece-lhe importante acabar o campeonato em casa?
É bom ter um jogo tão importante como esse (FC Porto-Sporting) a fechar, porque com o nosso público a apoiar as coisas sabem melhor. Nos momentos difíceis temos outro apoio e ficamos mais fortes.

Ter Benfica e Sporting como adversários em dois jogos seguidos, com apenas três dias de intervalo, preocupa-vos? Ou dá-vos ainda maior motivação?
Face a esse cenário, e como temos de ir a Lisboa na penúltima jornada, esse jogo em casa contra o Sporting torna as coisas ainda mais aliciantes para nós.

O Quintana já está recuperado. É muito importante ter a equipa a 100 por cento?
Óbvio. O Quintana é um jogador importante. Ele e o Laurentino fazem uma dupla muito compacta na baliza, complementam-se muito bem. O regresso dele é uma excelente notícia para nós.



in "fcp.py"

James Rodríguez: golo na Luz deixa a Itália louca

Juventus e Inter de Milão sonham com o prodígio colombiano, revela o seu agente ao Maisfutebol


Prova maior de talento, o golo apontado por James Rodríguez na Luz deixou meia Europa de boa aberta. Em Itália, principalmente, o esquerdino é cada vez mais apreciado. Sílvio Sandri, agente do colombiano, confessou ao Maisfutebol a existência de alguns clubes transalpinos empenhados na transferência de James.

«A Juventus foi a primeira a revelar objetivamente interesse pelo James. Naturalmente que o golo da Luz ajuda a criar esta onda de entusiasmo», explica o empresário, que ainda esta semana falou com a SAD do F.C. Porto sobre a situação do avançado.

«Ele tem contrato até 2016, sente-se muito bem e quer ajudar a equipa a chegar ao título. Se for possível jogar mais minutos, ainda melhor. Talvez este fim-de-semana seja titular, era bom», acrescentou Sílvio Sandri..

Um colaborador direto de Sandri, Bruno Carpeggiani, referiu ao site italiano Interlive que, além, da Juventus, há a forte possibilidade de o Inter de Milão tentar a contratação de James. Principalmente se André Villas-Boas se tornar treinador donerazzurri. Sílvio Sandri confirma o depoimento e o cenário.
bol.iol.pt"
«Para já é prematuro falarmos na saída. É importante referir que o James está num grande clube e sente-se bem. Agora, pela qualidade que tem, é normal o surgimento de conversas e de clubes empenhados em tê-lo.» 

O próprio James falou esta semana a um jornal colombiano e não escondeu um sonho: jogar no Manchester United

in "maisfut

Invictos 07-03-2012 - Reinaldo Ventura

Com Villas-Boas, James poderá rumar ao Inter

O representante de James Rodríguez adianta que se André Villas-Boas assumir o comando técnico do Inter será mais fácil a ida do jogador para os italianos.


O agente de James Rodríguez, Bruno Carpeggiani, considera "muito provável" uma transferência do atleta do FC Porto para o Inter, caso André Villas-Boas assumisse o comando técnico dos italianos. 

No entanto, o representante do jogador colombiano explica, em entrevista ao "Interlive.it": "A cláusula de rescisão é de 45 milhões de euros, mas poderá descer até aos 30 milhões. Por agora não houve contactos, quem quiser contratá-lo, terá de falar diretamente com o FC Porto".



in "rr.pt"

Mangala voltou a trabalhar de forma condicionada

VÍTOR PEREIRA ORIENTOU TREINO À PORTA FECHADA



O FC Porto prosseguiu esta quinta-feira, com um treino à porta fechada, no Olival, a preparação da receção de sábado à Académica, da 22.ª jornada da Liga Zon Sagres, com Mangala, mas sem Danilo e Varela.
O francês Mangala voltou a fazer treino condicionado, depois de debelada a lesão contraída frente aos ingleses do Manchester City, para a Liga Europa, enquanto Varela e o brasileiro Danilo foram apenas submetidos a tratamento.
O treinador Vítor Pereira, que conduziu na última ronda os dragões à liderança isolada da Liga, com uma vitória na casa do Benfica (3-2), afinou a estratégia para os estudantes com uma sessão à porta fechada.
O FC Porto cumpre na sexta-feira, pelas 10 e 30, igualmente à porta fechada, no Olival, um último treino de preparação para o jogo com a Académica, previsto para as 20 e 15 de sábado, no Dragão.
in "record.pt"

RUI GOMES: "PODEMOS ALCANÇAR O PRIMEIRO LUGAR"

A equipa de Sub-19 do FC Porto desloca-se, este sábado, a Alvalade para defrontar o Sporting. Rui Gomes, vê no Sporting um forte rival mas afirma que a equipa está motivada para ganhar. O médio Tozé realça a união do balneário.

A três pontos da liderança, com que estimulo o FC Porto vai a Alcochete?
Vamos com a noção que depois de um início muito longe das nossas expectativas estamos a três pontos do primeiro lugar. O Sporting é um adversário muito forte, tido como o principal candidato ao título, mas nós temos as nossas armas e o nosso valor. Esta vitória catapulta-nos para outro grau de motivação. Ganhando este jogo deixamos o nosso adversário directo para trás e podemos alcançar o primeiro lugar.

A igualdade pontual, e o facto do Sporting jogar em casa, acaba por criar mais pressão no adversário?
Não sei se haverá mais pressão. É evidente que eles vêm de um péssimo resultado e isso pode perturbar o ambiente normal e retirar-lhes alguma confiança. Mas independentemente do resultado que o Sporting tivesse feito na última jornada, iriamos lá com a mesma perspectiva. Temos uma equipa solidária e forte e com espírito de vitória.

As duas próximas jornadas, tendo em conta os jogos com os adversários, podem ser importantes para o que pode ser o futuro deste campeonato?
Todas as jornadas são muito importantes, porque em todas vamos construindo aquilo que nos poderá levar a atingir os nossos objectivos. Quanto às duas próximas jornadas, aquilo que eu sei, é que se ganharmos, estaremos muito em breve no lugar que almejamos desde o início que é o primeiro lugar.

Tozé: "O balneário está muito forte"

Como é que está, neste momento, o balneário da equipa portista?

O balneário está muito forte. Sentimo-nos muito unidos, principalmente a partir dos momentos maus. E isso, se calhar é uma coisa que neste clube se sente mais. A partir dos momentos maus sabemos levantar-nos. O balneário ficou muito mais forte, muito mais unido e foi isso que nos fez ganhar os últimos dois jogos.

Qual é a perspectiva para o jogo em Alcochete? Um jogo para ganhar?
Sim, vai ser um jogo muito complicado. Sabemos que o Sporting é uma boa equipa e era o principal candidato ao título mas vamos lá para ganhar, vamos a qualquer campo para ganhar. É essa a mentalidade deste clube.

O Tozé é um dos principais alvos das equipas adversárias. Pode-se esperar mais golos e mais assistências nos próximos jogos?
Esperemos que sim. Vou tentar ajudar a equipa com o meu contributo pessoal.



in "fcp.pt"

Os casos do benfica 2 - FC PORTO 3

Porque nunca é demais mostrar a verdade desportiva, e ao contrario de toda a comunicação social centralista e ao serviço do clube do regime deixo-vos aqui um pequeno resumo feito pelos amigos do somosporto.org

Vítor Pereira anti-euforia: «Temos jogos complicados»

Treinador do F.C. Porto com uma ideia curiosa. «Não dizemos que somos os melhores, mas queremos sê-lo no final»


Já se conhece a resistência de Vítor Pereira às referências aos clubes rivais. Neste caso, ao Sp. Braga. Os jornalistas quiseram saber se o técnico do F.C. Porto considera que os minhotos são a equipa que melhor futebol pratica na Liga ou se, ao invés, esse estatuto pertence aos dragões. O treinador reagiu com o habitual pragmatismo.

«A equipa mais forte será aquela que ganhar no final o campeonato. As ligas não se ganham no início ou no meio», sublinhou, em conferência de imprensa. 

E continuou o raciocínio. «O campeonato é competitivo, como já não era há alguns anos. Não estamos aqui para dizer que somos os melhores. Estamos aqui para sê-lo, vencendo o campeonato. Isso é uma questão para embalar e nós, neste momento, não queremos ser embalados.» 

«Acreditávamos no título, mesmo antes da vitória na Luz, conscientes de que três equipas estão nessa luta. Vamos ter jogos complicados. O jogo prepara-se com um ritmo forte de treino.»

Também sobre critérios nas escolhas de atletas o técnico não gosta de falar. O «coletivo e o talento individual» contam, não as situações concretas de Maicon ou James. «O Maicon, provavelmente, nunca foi tão falado. O James também. 

Vítor Pereira explica todas as mudanças na estrutura da equipa

As apostas em Janko e em Lucho, a promoção de Paulinho Santos e a colocação de Rui Quinta fora do banco de suplentes


O ano de 2012 trouxe várias alterações na estrutura técnica do F.C. Porto. Paulinho Santos, por exemplo, transitou dos juvenis para o plantel sénior. Rui Quinta, número dois, começou a observar os jogos num ponto mais alto do estádio, largando a companhia de Vítor Pereira no banco de suplentes. 

O treinador explicou estas mudanças, mas antes falou das duas mais óbvias: a aposta em Marc Janko e Lucho Gonzaléz no mercado de transferências invernal. 

«A reestruturação foi feita no sentido de nos tornarmos mais forte. O Marc Janko vem trazer à equipa um jogo forte nas zonas de definição; o Lucho trouxe qualidade ao ritmo de jogo e ao relacionamento com a própria equipa, pois tem características intrínsecas de liderança», vincou o treinador líder do campeonato nacional.

Relativamente às ideias supracitadas no primeiro parágrafo, aqui ficam os argumentos de Vítor Pereira. 

«Precisávamos neste grupo de uma pessoa com as qualidades e características do Paulinho Santos. Em relação ao professor Rui Quinta, sentimos que era importante ter uma visão rigorosa de um plano diferente do jogo. Achámos que a dinâmica da equipa técnica funcionaria melhor.»

Vítor Pereira «triste» pela demissão de Villas-Boas

«Já conversei com ele», confessa o treinador do F.C. Porto


O reinado de André Villas-Boas no Chelsea não durou mais de nove meses. O antecessor de Vítor Pereira no cargo de treinador principal do F.C. Porto foi incapaz de resistir aos maus resultados e, supostamente, a um ambiente controverso no balneário. 

Os jornalistas quiseram ouvir a opinião de Vítor Pereira sobre este abandono precoce de André Villas-Boas da vida em Londres. «O afastamento do André entristece-me», começou por sublinhar o técnico dos dragões.

«É um amigo, uma pessoa competente e já conversei com ele. Trocámos algumas ideias», confidenciou na conferência de imprensa desta quinta-feira. «Ele quer estar resguardado, a fortalecer-se para voltar rapidamente ao ativo.»

Vítor Pereira foi adjunto de André Villas-Boas na temporada dourada de 2010/11. A saída surpreendente do special twopara Stamford Bridge precipitou a promoção do primeiro. A distância não apaga, ao que parece, uma amizade sustentada em fundações sólidas.

André Villas-Boas é natural da cidade de Porto e, ainda antes de ser afastado do Chelsea, esteve na Invicta a celebrar o aniversário do pai. 

Vítor Pereira: «Foram os jogadores que ganharam o clássico»

Treinador do FC Porto coloca «ponto final» no assunto


Vítor Pereira quis colocar um ponto final no clássico e na polémica que se seguiu. Depois de Jorge Jesus ter dito que o Benfica não foi vencido pelos jogadores do FC Porto, o treinador dos «dragões» limitou-se a uma frase sobre o assunto.

«Foram os jogadores que ganharam. Ponto final. Não digo mais nada», atirou, na antevisão da partida de sábado com a Académica.

E nem confrontado com a provocação de Jesus, o treinador perdeu a compostura. «Nós vendemos a ideia que quisermos vender. Todos têm direito ao seu comentário, não tenho mais nada a acrescentar. Podíamos falar no penalty cometido pelo Cardozo ou numa outra expulsão. Foi um excelente jogo, resolvido pelos jogadores.»

Quanto ao jogo que se segue, diante da Académica de Coimbra, Vítor Pereira mostra-se alerta: «Lembramo-nos da eliminação da Taça. Custou-nos muito. É uma equipa organizada, com bons jogadores e que vem para fazer o seu jogo e dificultar a nossa tarefa. Estamos determinados, concentradíssimos e vamos em busca do maior objetivo da época: vencer o campeonato.»

«Estamos num período decisivo. Temos de entrar fortes, continuar assim durante o jogo, e sempre em alerta», insistiu.

in "maisfutebol.iol.pt"



FC PORTO ASSOCIA-SE AO DIA DA MULHER

O FC Porto associa-se à celebração do Dia Internacional da Mulher e para o jogo com a Académica oferece um ingresso a cada mulher que comprar um bilhete para a Bancada E. Esta oferta destina-se a sócias e não sócias.

O Dia Internacional da Mulher celebra-se esta quinta-feira, 08 de Março. O jogo com a Académica disputa-se no sábado, às 20h15, no Estádio do Dragão.



in "fcp.pt"

Belluschi elege James Rodriguez o melhor jogador do Porto

As escolhas de Belluschi. O melhor que passou por Portugal é Falcao. O melhor do momento é James Rodriguez.


"Pela forma como joga, pelo que está a dar ao Porto e pelo que ainda pode dar, o James Rodriguez é um jogador que me encanta". É desta forma que Fernando Belluschi responde à questão sobre quem é o melhor do campeonato português, neste momento. O argentino elege o jovem colombiano e aconselha o clube a "cuidar dele" e a "dar-lhe condições para ele crescer".

Radamel Falcao é o outro nome destacado. Neste caso, como o melhor jogador que viu em Portugal. "Surpreendia-me todos os dias. É um goleador impressionante, dos melhores que já vi", diz Belluschi.

Muita gente não entendeu a escolha de Falcao, em trocar o FC Porto pelo Atlético de Madrid. Belluschi explica que, por vezes, os jogadores "precisam de mudar de ares e o Falcao merecia jogar numa liga competitiva como a espanhola". 

Além disso, "o Atlético, apesar dos resultados não estarem a ser muito positivos, é uma boa equipa que luta que quer ganhar sempre. Ele está muito bem e saiu, também, com a intenção de ser o goleador da liga espanhola", acrescenta Fernando Belluschi.




"Villas-Boas trouxe algo diferente ao Porto"


Belluschi explica o que mudou na época passada, em que o FC Porto venceu quase tudo, e fala sobre a capacidade de trabalho de Vítor Pereira.

Foi com André Villas-Boas que Belluschi viveu os melhores momentos no FC Porto. Na época passada, o médio argentino venceu o campeonato, a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Supertaça. O treinador, pelos troféus conquistados e pelo que transmitia aos jogadores, "marcou muito o FC Porto, trouxe algo diferente dos últimos anos à equipa", diz Belluschi, que agradece a "confiança que Villas-Boas lhe passou".

Já no que diz respeito a Vítor Pereira, a análise do jogador não fica condicionada ao facto de "não ter tido as oportunidades que eu achava que merecia". Belluschi diz que é um treinador que "trabalha muito". "Sempre quis que o grupo estivesse bem".

Quanto às críticas ao desempenho de Vítor Pereira, estão relacionadas, na opinião do argentino, com os resultados. "No futebol acontece sempre o mesmo. Quando a equipa não joga como os adeptos querem, existem mais críticas. Felizmente, os resultados estão a ajudar, a equipa está na frente e isso é que é importante", ressalva Fernando Belluschi.

É aos adeptos que o médio sul-americano dedica as últimas palavras, nesta entrevista Bola Branca. Belluschi apela a todos para que continuem a "apoiar e a acreditar na equipa, que está fazendo um grande esforço para vencer o campeonato". "Envio um grande abraço a todos, em particular aos meus companheiros, e espero, no final da época, ver o o Porto com outro troféu".

Belluschi desmente problemas de balneário no FC Porto


Médio argentino diz que o ambiente entre os jogadores "é fantástico" e considera que os maus resultados é que motivaram especulações.

A comunicação social foi noticiando alguns problemas no balneário do FC Porto, no início da temporada. Foi questionada a força de Vítor Pereira para segurar o grupo. Rumores desmentidos por Belluschi, que fez parte dessa equipa. "O ambiente no grupo é excelente. Há jogadores de muitos países e há uma óptima relação."

O jogador pensa que como "os resultados não estavam a aparecer, começou a dizer-se isso". "Agora que os resultados são bons, já ninguém fala. O grupo é o mesmo e está fantástico", observa.
Belluschi recorda com saudade o ambiente que a equipa viveu na época passada. "Foi um prazer fazer parte desse grupo, sobretudo no ano passado. Lutámos por muitas coisas e conseguimos conquistá-las, provando que o grupo estava muito unido."

Na época anterior, e sob o comando de André Villas-Boas, o FC Porto venceu a Liga Europa, a Liga, a Taça de Portugal e a Supertaça. Belluschi, que fez parte dessa equipa e do plantel deste ano, foi emprestado pelo FC Porto ao Génova em Janeiro.
in "rr.pt"

Hulk espera por Real Madrid ou Barcelona

Atacante brasileiro do Porto assume o desejo de defender um dos grandes do futebol espanhol

Convertido na estrela do futebol português à dois anos, e sendo bastante importante em todas as temporadas desde que saiu do futebol japonês, o brsaileiro Hulk não pára de inflacionar o seu preço. Suas últimas temporadas estão a nível de uma estrela mundial e el, quiçá conhecedor de seu potencial, espera poder alçar voôs mais altos do que aqueles que seu clube atual, o Porto, lhe pode proporcionar.

Hulk admite que tem a ambição de jogar no futebol espanhol e sente é suficientemente bom para o Real Madrid ou o Barcelona: "Certamente estou muito concentrado e feliz no Porto, porém creio que mereço jogar no Real Madrid ou no Barcelona em algum momento pelos méritos que obtive durantes estes anos no meu clube".
"Quando eu jogava no Japão, tive que escolher entre Porto e Atlético de Madrid", admitiu assegurando que "a decisão de eleger a rota portuguesa não era outra que a adaptação, já que sabia que se encaixaria melhor alí".
E os números de Hulk não mentem. Rápido, vertical, potente e com capacidade para desequilibrar qualquer partida em uma jogada individual, o brasileiro segue esperando que chegue uma oferta blanca ou blaugraná.


Nem a concorrência passa pelo Polvo

MAIS DE 18 MILHÕES DE EUROS DEPOIS NÃO HÁ QUEM LHE FAÇA SOMBRA



Fernando pára os adversários no campo e os companheiros nos treinos. Desde que o brasileiro chegou à equipa principal do FC Porto, os dragões já contrataram cinco médios-defensivos e nenhum deles conseguiu impor-se ao Polvo.
O investimento cresce todos os anos e o resultado é sempre o mesmo: Fernando “obriga-os” a continuar as suas carreiras noutras paragens...
Depois de em 2007/08 ter aguardado pela saída de Paulo Assunção enquanto esteve emprestado aoEstrela da Amadora, Fernando entrou na temporada seguinte com muita e forte concorrência pela frente.
in "record.pt"

El Comandante ilumina o líder

FOI SEMPRE CAMPEÃO NO DRAGÃO



Há jogadores que estão talhados para os grandes momentos e Lucho González é certamente um deles. A sua história no FC Porto faz-se de muitos sucessos e ameaça acrescentar mais um no final desta época, caso os dragões consigam manter a liderança do campeonato. Se depender do argentino, ninguém no universo azul e branco terá motivos para desconfiar...
El Comandante foi sempre campeão na sua primeira passagem pelo FCPorto, entre 2005 e 2009, e desde que voltou à Invicta, há pouco mais de um mês, assistiu-se a uma reviravolta tremenda no desenrolar da Liga Zon Sagres.
in "record.pt"

Quintana regressa ao FC Porto

Alfredo Quintana está recuperado de uma fratura na mão direita e disponível para jogar a fase final do Campeonato Nacional de andebol. O guarda-redes do FC Porto regressa após dois meses de ausência, tendo falhado seis jogos do campeonato (Xico Andebol, Sporting, Madeira SAD, Águas Santas, Sporting da Horta, Ac. Fafe), um da Taça de Portugal (São Bernardo) e dois da Taça EHF (eliminatória a duas mãos com os franceses do Saint Raphael). O internacional cubano falhou um total de nove jogos, mas o técnico Ljubomir Obradovic poderá já contar com o guardião, de 23 anos, na deslocação ao Funchal, onde o tricampeão defronta o vice-campeão nacional Madeira SAD na primeira jornada da fase final, que começa depois de amanhã.

"Feliz por poder ajudar"

Recuperado, Alfredo Quintana mostra-se satisfeito, deixando para trás mais dois meses de paragem: "Sinto-me contente por poder voltar a jogar e fundamentalmente estou muito feliz por voltar a ter condições para ajudar a minha equipa a ganhar o campeonato nacional e a Taça de Portugal. Já está tudo bem".

in "ojogo.pt"

Deco: "Lucho transmite confiança à equipa"

Depois de Jorge Jesus ter tentado alguns "mind games" antes do clássico da Luz, desvalorizando o contributo de Janko, mas sobretudo de Lucho, no FC Porto, Deco acabou por se referir ao argentino como um jogador com um peso fundamental na equipa de Vítor Pereira para a segunda parte da temporada. Aliás, Deco não tem dúvidas de que a recuperação dos azuis e brancos começou com o regresso de Lucho na janela de transferências de janeiro. "O Lucho é um grande jogador, encanta-me vê-lo jogar e sem dúvida que o seu regresso ao FC Porto foi importante, porque é um jogador que, além da qualidade que tem, traz o seu caráter, transmite confiança à equipa e o FC Porto beneficiou muito com o seu regresso", explicou a O JOGO.
A vitória dos campeões nacionais no clássico da Luz foi um passo importantíssimo para a renovação do título, na opinião do internacional português que enverga hoje as cores do Fluminense. "Acredito que depois de terem ganho o clássico têm tudo para ser campeões. Restam nove jornadas, mas foram três pontos decisivos", frisou. Esses mesmos três pontos conferem uma vantagem a não menosprezar, mas além disso, a regularidade que o FC Porto costuma patentear é outro fator que complica ainda mais a tarefa do Benfica. "É difícil que o FC Porto perca muitos pontos", lembrou, reforçando ainda mais o caráter "decisivo" da vitória alcançada.
O Mágico conhece os campeões nacionais como poucos, tendo marcado a história do clube com o seu contributo para a conquista de vários títulos, entre os quais uma Liga dos Campeões, em 2004. Em consequência disso e de "sete anos" que nunca esquecerá, o internacional português não esconde a sua paixão, apesar de ter representado outros grandes emblemas na Europa. "Sou do FC Porto, estive lá sete anos, ganhei tudo, deixei grandes amigos por lá. O presidente é meu amigo, foi um clube que marcou a minha vida e o meu desejo é que ganhem sempre", confessou.
Deco não escondeu um sonho que alimenta para o final na carreira: "O FC Porto é o clube do meu coração e gostava de me poder despedir jogando lá".

"Olhar para o passado é positivo"


Aos 34 anos, Deco tem uma carreira de fazer inveja a muita gente e inúmeros troféus conquistados em todos os emblemas por onde passou, daí que o Mágico não esconda uma pontinha de orgulho quando olha para trás: "A minha carreira foi boa, tive a sorte de jogar em grandes equipas, de ganhar em todos os clubes por onde passei e de ser um jogador importante. Olhar para o passado, para mim, é positivo. Saber que passei por FC Porto, Barcelona, Chelsea, é importante para mim e para os meus filhos".

O que ele pensa de...


Messi

"É o melhor
do mundo"

Ainda esta tarde [ontem] falei com Messi. Para mim é o melhor do mundo e dos melhores da história. Conseguiu fazer deste Barcelona um Barcelona muito maior ainda com a diferença que faz dentro de campo. Sem Messi não seriam os mesmos.

Cristiano Ronaldo

"Desfrutei com ele na seleção"

Cristiano e Messi são ambos meus amigos. O Cristiano cresceu comigo, Leo também... Hoje em dia é o momento dos dois, ambos grandes jogadores. Desfrutei tanto com um como com outro, com o Cristiano na seleção e com o Leo no Barça.

José Mourinho

"Está a caminho de ganhar em Madrid"

Mourinho tem muito mérito, é um grande treinador, ganhou em todas as equipas por onde passou, o que é difícil. Em Madrid ainda não ganhou, mas está a caminho disso. Tem mérito de ter sacado dez pontos aos melhores do mundo.

in "ojogo.pt"

Fernando: "Talvez tenham sido os fantasmas"



Ainda o clássico. A superflash de antevisão do encontro com a Académica foi dominado pelo jogo da Luz, mas também passou pelas contas do campeonato e pela veia goleadora de Maicon. Fernando respondeu com ironia a Jorge Jesus - que na véspera tinha dito que os jogadores do Benfica sabiam que não tinham sido vencidos pelo FC Porto, mas "por outras situações externas" - admitindo um "erro normal" da equipa de arbitragem no lance do terceiro golo dos dragões. O Polvo destacou a determinação com que a equipa entrou no Estádio da Luz, um palco que considerou de "muito bom" para festejar e pediu humildade ao grupo de trabalho para o que resta de calendário.

Já teve a oportunidade de ver o Benfica-FC Porto na televisão?
Sim, já pude rever. Foi um excelente jogo com uma grande vitória no terreno do nosso concorrente direto. Agora é focar nos próximos jogos.

Tornou-se um hábito ir festejar à Luz?
Sim. O nosso objetivo é sempre ganhar em casa do concorrente direto, independentemente de ser o Benfica ou outro qualquer.

Jorge Jesus disse que não foram os jogadores do FC Porto que derrotaram o Benfica, mas fatores externos. Quer comentar?
Talvez tenham sido os fantasmas que foram lá e ganharam o jogo ao Benfica. Fizemos uma excelente partida e o que as outras pessoas falam é-nos indiferente. O que importa é o que nós fazemos. Vamos continuar com o nosso trabalho para alcançar o objetivo de ganhar o campeonato.

Que leitura fez do golo da vitória?
Penso que isso pode acontecer a qualquer árbitro. É um ser humano e pode errar, mas independentemente disso, o importante é que entrámos determinados a vencer e conseguimos.

Esse golo e o triunfo na Luz podem valer o título?
São as vitórias que podem valer o campeonato. Fomos lá e conseguimos três pontos a um concorrente direto e isso é muito importante, mas ainda faltam nove jogos. Temos de os ganhar.

"Golos de Maicon surpreendem-me"



Fernando não é de marcar muitos golos, Maicon também não e os três que o central fez no último mês - Leiria, Feirense e Benfica - deixaram o Polvo de boca aberta. "Um central fazer golos como ele tem feito é sempre uma surpresa", admitiu. A sequência é que tem sido anormal, até porque Maicon tem tantos golos esta época como, por exemplo, Rolando. "É sempre bom marcar golos e ajudar o FC Porto. Ele está numa excelente fase e estamos todos felizes por ele. Espero que faça muitos mais", atirou o compatriota.


"É preciso manter a humildade"



O FC Porto assumiu a liderança isolada da Liga, mas não é por isso que Fernando considera a sua equipa como a principal candidata ao título. "Desde o início da época que o FC Porto é favorito. Pode estar um ponto atrás ou três à frente que é sempre favorito. Agora, com este avanço está mais perto do objetivo, mas temos de trabalhar muito porque faltam muitos jogos. É preciso manter a humildade", sublinhou, assumindo que faltam nove finais. "Se as ganharmos vamos ser campeões de certeza", atirou.
O FC Porto passou grande parte da época a correr atrás do prejuízo e não quer repetir a experiência. "Quem está atrás fica com uma pressão maior. É importante estar na frente, o nosso objetivo é estar sempre na frente. Conseguimos lá chegar e agora é manter, ganhar os jogos que faltam para chegar ao título. O calendário é difícil para todos. O FC Porto terá deslocações complicadas, mas vamos lá para ganhar independentemente do adversário. Esperamos fazer bons jogos e conquistar os três pontos a cada jogo", insistiu.
O facto de o Benfica continuar em prova na Liga dos Campeões não tem, na opinião de Fernando, qualquer peso na luta pelo título, nem pelo desgaste que possa causar nas águias. "São competições diferentes. Nós já não estamos lá. Interessa-nos é o campeonato". E a Taça da Liga, admitiu. "Também é o nosso foco. Sabemos que não é tão importante como o campeonato, mas vamos em busca desse título também", concluiu.


"Académica já tirou spontos a grandes clubes"



O FC Porto até foi o único dos grandes - incluindo o Braga neste lote - a vencer em Coimbra para o campeonato, mas também sofreu lá um grande dissabor ao ser eliminado da Taça de Portugal, naquela que terá sido a pior exibição da época dos portistas. Por isso, Fernando assume cautelas ao fazer a antevisão do encontro de sábado à noite. "A Académica é uma equipa complicada que já tirou vários pontos a grande clubes. É difícil jogar contra eles, temos de ser determinados desde o início até ao fim", frisou. O brasileiro rejeita, porém, qualquer sentimento de vingança pela derrota na Taça. "Jogar no FC Porto é sempre motivante. Estamos bem focados no campeonato, no qual estamos à frente, e temos também a Taça da Liga. Nas outras provas não conseguimos os nossos objetivos. Por isso, é colocar tudo no campeonato", atirou.


3 questões



Carlos Secretário
Ex-jogador do FC Porto


"Isto pica os
jogadores..."




1
O mérito que Jorge Jesus tem procurado retirar à vitória do FC Porto é algo que atinge o balneário?


Por norma, estas picardias só beneficiam o FC Porto, que gosta desta rivalidade. São situações que picam os jogadores, que são experientes e sabem lidar com isto. Quem joga no FC Porto não gosta que se ponha o mérito em causa e é óbvio que o balneário tende a responder. Não será por esta troca de bocas que o rendimento vai melhorar ou piorar, mas quem não se sente não é filho de boa gente.


2
O Benfica e o seu treinador têm razão ao tentar diminuir o triunfo do FC Porto?


Jesus está a tentar defender o seu clube. Não gostou de perder e está-se a agarrar àquilo que pode. Noutros jogos terá sido beneficiado e não falou, mas isso acontece com FC Porto e Sporting também. É tradicional e não é por aí que algo se resolve. Sempre existiu este tipo de picardias, faz parte do futebol.


3
Conhecendo a mentalidade do FC Porto, parece-lhe possível que perca a vantagem que conseguiu no campeonato?
Há semanas atrás, ninguém esperava que o Benfica pudesse perder um total de oito pontos em apenas três jogos. Isso deve ser mais do que suficiente para deixar o FC Porto alerta. Ganhar clássicos é importante, mas será nos outros jogos que o campeonato se vai decidir. Tanto o FC Porto como o Benfica já perderam pontos em jogos considerados acessíveis. Deve servir de lição.


in "ojogo.pt"