terça-feira, 6 de janeiro de 2015

treinador polaco em estágio de uma semana

Zawisza Bydgoszcz comunicou a ausência de Mariusz Rumak


O Zawisza Bydgoszcz anunciou nesta segunda-feira que o seu treinador, Mariusz Rumak, está fora do país a realizar um estágio de uma semana no FC Porto. 
  
Em comunicado, o clube polaco salientou que o emblema portista não costuma aceitar pedidos do género, agradecendo publicamente aos dragões pela exceção. 
  
Mariusz Rumak sucedeu ao português Jorge Paixão no comando técnico do Zawisza Bydgoszcz, equipa onde alinham André Micael, Mica e Alvarinho.

in "maisfutebol.iol.pt"

TAS pronuncia-se sobre contratação de Pepe em fevereiro

Audiência marcada para 26 de fevereiro já deve conter a decisão final

caso que envolve o Corinthians Alagoano e o FC Porto a propósito da contratação de Pepe terá nova audiência no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a 26 de fevereiro, anunciou o organismo. 
  
Tendo em conta que a primeira audiência se realizou já a 8 de dezembro e, na altura, o TAS revelou ao Maisfutebol que faltava agora tomar uma decisão, essa deve ser anunciada na sessão agora marcada. 
  
O clube brasileiro reclama ter direito a metade do valor pago pelo FC Porto ao Marítimo, sendo que os números nunca foram tornados públicos, tendo sido falada uma quantia na ordem dos dois milhões de euros. O Corinthians Alagoano quer receber o mesmo do Marítimo, por alegar ter, à data da transferência, 50 por cento dos direitos económicos do central. 
  
No mesmo comunicado, o TAS confirma a audiência sobre o caso Fernando Santos para 9 de janeiro, a próxima sexta-feira. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Nacional anuncia trio de reforços para o meio campo - Tiago Rodrigues chega do dragão e é o nome mais sonante


O Nacional da Madeira apresentou hoje, na sua página oficial, os três primeiros reforços de Inverno para Manuel Machado. O médio Tiago Rodrigues, 22 anos, chega do Dragão e é o nome mais sonante da lista que contempla, ainda, Luís Aurélio e Christian Fiel. 

Depois de conquistar a Taça de Portugal ao serviço dos vimaranenses, em 2012/2013, Tiago Rodrigues mudou-se para o FC Porto, mas nunca se conseguiu impor ao serviço dos azuis e brancos. 

O também médio Luís Aurélio, 26 anos, aterra na Madeira depois de ter iniciado a temporada ao serviço do Moreirense, equipa que representava desde 2013/2014. 

Luís Aurélio passa, assim, a dividir o balneário com o irmão gémeo, João Aurélio, um dos capitães dos insulares. 

O tridente de reforços madeirenses fica completo com a chegada de Christian Fiel, 25 anos, que na última temporada representou os romenos do Cluj. 

O brasileiro vai vestir a camisola 20 dos madeirenses, enquanto Luís Aurélio fica com o 30 e Tiago Rodrigues com o 42.


in "maisfutebol.iol.pt"

Ghilas marca, Córdoba vence, mas ainda não deixa lugares de despromoção



Nabil Ghilas assinou o primeiro golo aos 16 minutos, com Florin Andone a confirmar o triunfo um minuto antes do intervalo. O  avançado argelino emprestado pelo FC Porto saiu lesionado aos 67 minutos, depois de tentar um corte acrobático.  

O português Luís Martins não foi opção. 

Os locais ainda não deixaram os lugares de despromoção. São antepenúltimos. 
in "maisfutebol.iol.pt"

Anderlecht aponta a Diego Reyes

BELGAS TENTAM EMPRÉSTIMO DO CENTRAL

Segundo avançou o portal sediado na Bélgica, Het Laatste Nieuws, o Anderlecht está apostado em tentar o empréstimo de Diego Reyes e deverá iniciar em breve os contactos com o FCPorto.

A notícia refere que o clube belga está ciente de que terá a concorrência do Parma, sendo realçado que Reyes sabe que terá poucas oportunidades de jogar esta época no FC Porto.

in "record.pt"

Modelo de Lopetegui mais acutilante

COMO TUDO MUDOU EM QUATRO MESES

Antes das críticas à rotatividade exacerbada, as maiores queixas que aqueceram as orelhas de Julen Lopetegui centravam-se na falta de objetividade da equipa.

A obsessão pela posse de bola era assumida, mas tanto os remates como os golos surgiam a conta-gotas, suscitando desconfiança quanto à viabilidade do conceito.

Veja-se o caso do playoff da Champions, contra o Lille, onde os dragões alcançaram o objetivo essencial de acesso à fase de grupos conseguindo três golos em apenas 14 remates. Um contraste gritante com os 50 remates que os portistas realizaram só nas duas últimas rondas da 1.ª Liga, castigando V. Setúbal e Gil Vicente com nove tentos. E passaram pouco mais do que quatro meses...

A evolução do modelo de jogo de Julen Lopetegui tornou o FC Porto mais acutilante e permitiu implementar um estilo agressivo que vai muito mais de encontro às preferências dos adeptos. Transparece a ideia de que, para além do crescimento natural da própria equipa, também o treinador deixa transparecer um processo evolutivo natural em quem enfrenta o seu primeiro desafio ao mais alto nível no banco de um clube.

O FC Porto tem o melhor ataque do campeonato (36 golos contra os 34 do Benfica), só foi superado por um golo pelo Chelsea (16 contra 17) na fase de grupos da Liga dos Campeões, o período no qual a UEFA faz incidir o seu registo estatístico, e parece ter consolidado uma vocação para marcar em quantidade e, também, com grande qualidade.

in "record.pt"

Juventus chega-se à frente por Rolando

HÁ REUNIÃO ENTRE AS PARTES NA QUARTA-FEIRA

Poderá estar a chegar ao final a longa novela Rolando. A Juventus decidiu-se a avançar para a contratação do defesa central português do FC Porto, de acordo com informações reveladas esta segunda-feira em Itália por Gianluca Di Marzio, jornalista da Sky Italia.

Segundo este, na quarta-feira irá decorrer uma reunião entre as duas partes para tentar chegar a um acordo, com a Juventus a preparar uma oferta inicial de empréstimo até final da temporada a troco de 500 mil euros, havendo no final da cedência uma opção de compra fixada em 4,5 milhões de euros.

A confirmar-se este avanço, a Juventus satisfaz um dos desejos de Massimiliano Allegri, que esta segunda-feira adiantou a vontade de contar com mais um defesa central e um médio ofensivo (neste caso a escolha está feita: Sneijder).

in "record.pt"

Otávio dispensado da seleção

Médio-ofensivo vai ser tratado no Olival e só em fevereiro volta a competir. Taça Sul-americana fica para trás

O médio-ofensivo Otávio estará de regresso ao Porto nos próximos dias. O jogador foi dispensado depois das férias de Natal para se juntar à seleção brasileira de Sub-20 que vai disputar a Taça Sul-americana, mas lesionou-se e foi dispensado pelo treinador Alexandre Gallo. 


Otávio ainda não regressou

Dispensado da seleção brasileira de sub-20, devido a lesão, ainda não foi desta que o médio esteve no Olival.
O FC Porto prosseguiu esta manhã a preparação para o jogo com o Belenenses, próximo compromisso dos portistas na I Liga, com os mesmos jogadores que ontem estiveram no Olival. Ou seja, Rúben Neves voltou a treinar sem qualquer limitação, visto estar totalmente recuperado da lesão sofrida em dezembro, na receção ao Shakhtar.

Ausente no Olival continua Otávio, o médio brasileiro muitas vezes presente nos treinos da equipa principal, mas até ao momento utilizado apenas na equipa B. Otávio foi dispensado da seleção do Brasil sub-20, devido a lesão, mas ainda não regressou a Portugal.

in "ojogo.pt"

Walter já escolheu o Santos

O avançado do FC Porto, emprestado ao Fluminense, deverá continuar no Brasil, mas mudando de clube e cidade.


Walter não deverá manter-se no Fluminense, clube com o qual tem contrato até ao final deste ano, sendo que o seu passe pertence ainda ao FC Porto.

Segundo o portal Lancenet, o avançado terá sido seduzido por uma proposta do Santos, que pretende reforçar o ataque, órfão de Leandro Damião, emprestado ao Cruzeiro.

"Se tivermos a certeza de que o Walter não vai ficar no Fluminense, a prioridade seria o Santos. Ele tem uma ótima relação com o Enderson [treinador], eles conversam sempre, têm uma boa amizade", disse Teodoro Fonseca, empresário de Walter. 


in "ojogo.pt"

Ghilas não gostou de ir para o banco na seleção

Selecionador argelino deu a entender que o avançado cedido pelo FC Porto ao Córdoba reagiu mal ao estatuto de suplente. A atitude custou-lhe a presença na CAN
O selecionador da Argélia comentou, esta segunda-feira, a ausência de Nabil Ghilas da convocatória para a CAN e, indirectamente, confirmou o que havia sido noticiado: o avançado cedido pelo FC Porto ao Córdoba (Espanha) foi afastado por ter reagido mal ao estatuto de suplente, no último jogo. 

Christian Gourcuff começou por garantir que nada diria acerca do assunto, mas, revelou qualquer coisa": "Não tenho nada a dizer sobre o caso Nabil Ghilas. Não o convoquei, e depois?! Mesmo que se tenham passado coisas não vou revelá-las em conferência de imprensa. Repito que para convocar jogadores há critérios, entre os quais a capacidade para aceitar estar no banco de suplentes". 

in "ojogo.pt"

Koeman sonha com Indi


A estação de televisão inglesa revela esta segunda-feira que o treinador holandês do Southampton tenta convencer o central do FC Porto a mudar de ares.


Ronald Koeman conhece bem Martins Indi do tempo em que ambos partilharam o mesmo emblema, o do Feyenoord, sendo que muitos atribuem ao treinador um papel decisivo na ascensão do defesa central até à seleção da Holanda.

Ora, segundo a estação de televisão britânica Sky Sports, Koeman procura agora convencer Martins Indi a deixar o FC Porto para rumar à Premier League a fim de vestir as cores do Southampton, a grande surpresa da primeira parte da temporada do campeonato inglês.

A notícia esclarece que o ex-treinador do Benfica não tem pressa, não se importando de esperar pela próxima temporada para receber Indi e formar um plantel com o objetivo de lutar com os grandes ingleses pelo título de campeão da Premier League.


in "ojogo.pt"

MUSEU HOMENAGEIA PEDROTO

Trinta anos após a sua morte, a obra e a memória de um ícone do FC Porto são revisitadas em ciclo temático e emocional
​Na passagem dos 30 anos do falecimento de José Maria Pedroto, o Museu FC Porto by BMG inicia um ciclo de homenagem ao Mestre. A partir desta quarta-feira, a obra e a personalidade portistas do antigo jogador e treinador do FC Porto vão ser ainda mais exaltadas, num segmento de programação que vai percorrer, em diferentes suportes, os vários momentos da ligação de Pedroto ao clube.

José Maria Pedroto é uma referência maior da história do FC Porto e do desporto nacional que se pode descobrir, diariamente, ao longo de todo o circuito do Museu. A homenagem ao Mestre, que se prolongará até ao próximo dia 11, vem reforçar esta presença e incidir, naturalmente, sobre o extraordinário legado e a imortalidade de uma figura decisiva e inspiradora na afirmação universal do azul e branco. 

A homenagem prevê uma activação em volta da figura do Mestre, com os visitantes a redescobrirem Pedroto do princípio ao fim do Museu. Entre as várias acções, destaca-se a revelação de documentos e curiosidades menos conhecidas ou mesmo inéditas, bem como a projecção em contínuo, no Auditório, de uma reportagem especial do Porto Canal sobre a figura e o legado, e uma actividade plástica para as crianças (dia 10), na Terra do Dragão.


in "fcp.pt"

JUNIORES EMPATAM FRENTE AO BESIKTAS

ovens Dragões fizeram segundo jogo na Frenz International Cup
Os Juniores do FC Porto empataram, esta segunda-feira, a uma bola com o Besiktas, em encontro da segunda jornada do grupo C da Frenz International Cup. Depois da vitória frente ao PVF Vietnam, os Dragões, que apresentam neste torneio uma equipa Sub-18, estiveram a perder frente ao conjunto turco, tendo alcançado o empate através de um golo de Generoso, aos 76 minutos. O FC Porto tem assim quatro pontos no seu grupo, indo discutir na última jornada, frente ao líder Gamba Osaka (seis pontos), o apuramento para os quartos-de-final.

Os azuis e brancos não estiveram ao seu nível na primeira metade, cometendo alguns erros que deram confiança e oportunidades de golo aos turcos. Os comandados de Bino procuraram, na segunda parte, desfazer o nulo que se registava ao intervalo, mas pecaram na eficácia e, num contra-ataque, foi mesmo o Besiktas que inaugurou o marcador (72m). Pouco depois, Generoso entrou no terreno e, apenas um minuto depois, alcançou o empate, numa boa jogada ofensiva (76m).

O próximo encontro dos jovens portistas é na próxima quarta-feira, frente ao Gamba Osaka, do Japão, também às 12h45 (hora de Portugal Continental). O jogo pode ser acompanhadoaqui.

Os juniores alinharam com: Diogo Costa (g.r.); Francisco Afonso, Sandro Fonseca, Jorge Fernandes e David Sualehe; João Cardoso (cap.), Moreto Cassamá e Bruno Costa (Rui Pires, 65m); José Pedro Leite (Generoso, 75m), Rui Pedro (Tony Djim, 58m) e André Mesquita. 


in "fcp.pt"

JANEIRO É MÊS CHEIO DE FUTEBOL

Estão definadas as datas e os horários para cinco dos seis jogos que preenchem o calendário do FC Porto
​O FC Porto começa o novo ano com um calendário preenchido, com uma média de dois jogos por semana em Janeiro: são seis no espaço de 16 dias, três deles com palco marcado para o Estádio do Dragão. O primeiro é já no sábado, em casa, frente ao Belenenses(20h15), sendo que o último do mês será disputado na Madeira, frente ao Marítimo, nos Barreiros, e é o único que ainda não tem data e hora definidas.

Três dias depois da recepção à equipa de Belém, para a Liga Portuguesa, os Dragões voltam a jogar no Dragão, desta vez com o União da Madeira, em encontro da segunda jornada do grupo D da Taça da Liga, marcado para terça-feira, 13 de Janeiro, às 20h15. No sábado seguinte, dia 17, à mesma hora, na 17.ª jornada da Liga, o FC Porto regressa ao Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel, nove anos depois de lá ter garantido matematicamente a conquista do 21.º campeonato da sua história, em Abril de 2006.

Depois da visita aos penafidelenses, seguem-se mais dois jogos fora de portas. O primeiro é diante do Sporting de Braga, na quarta-feira, dia 21, (20h45), em partida relativa à terceira jornada da Taça da Liga. No fim-de-semana de 24 e 25 de Janeiro, há viagem até ao Funchal, para o jogo com o Marítimo, da 18.ª ronda da Liga, que marca o arranque da segunda volta.

Na quarta-feira seguinte, dia 28, o FC Porto volta ao Dragão para encerrar a participação na terceira fase da Taça da Liga, no encontro com a Académica (20h45), que será, à partida, o derradeiro compromisso do primeiro mês de 2015.


in "fcp.pt"