segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Brahimi e Danilo agitam mercado

Todos os dias, ou quase, são publicadas notícias a dar conta de grandes clubes europeus interessados em Brahimi e Danilo, jogadores do FC Porto. Esta segunda-feira não é exceção.
O jornal italiano Calciomercato coloca desta vez Brahimi como alvo do Atlético de Madrid. Isto depois de notícias que davam conta do interesse dos dois rivais de Manchester no argelino.
Quando a Danilo, o Liverpool é o mais recente clube colocado no radar do brasileiro. A comunicação social inglesa escreve que os “reds” procuram um sucesso de Glen Johnson, que estará de saída no final da época. Na semana passada, recorde-se, tinham sido o Real Madrid e o Barcelona a surgirem como interessados no internacional brasileiro do FC Porto.

in "relvado.pt"

Brahimi associado ao Manchester United

O jogador argelino continua a ter espaço nas secções especulativas dos tablóides ingleses.


O Manchester United, de acordo com o "Daily Express", tem 40 milhões de euros para oferecer ao FC Porto, por Brahimi. O jogador argelino tem contrato até 2019, uma cláusula de 50 milhões de euros e tem sido associado ao interesse de alguns gigantes europeus, principalmente ao Paris Saint-Germain.

Real e Atlético Madrid também já surgiram em páginas de mercado como clubes interessados no africano. Brahimi, de 25 anos, chegou esta temporada ao FC Porto, proveniente do Granada.

Esta temporada, na I Liga, participou em 16 jogos e marcou cinco golos.


in "rr.pt"

«Estive perto de assinar pelo FC Porto» - Paulo Sousa


Em entrevista a A BOLA e a A BOLA TV, o treinador português Paulo Sousa, atualmente ao leme do Basileia, revelou ter estado perto de assinar pelo FC Porto.

«Estive perto de assinar pelo FC Porto, é verdade. Houve essa possibilidade antes e depois do Espanhol. Mas, no último caso, estive ainda mais próximo de voltar ao Benfica», contou. 

E os elogios de Pinto da Costa ao longo da carreira de jogador? 

«O único contacto que tive com o presidente aconteceu quando cheguei à Juventus. Ele foi a Itália, com a sua comitiva, para perceber como funcionava o ticketing no clube e no Calcio e, aí, tivemos a oportunidade de conversar. Ele reconheceu a admiração que tinha por mim e disse que gostaria de me ver jogar no FC Porto, o que me deixou muito contente. Mas nunca aconteceu», referiu Paulo Sousa.


in "abola.pt"

«FC Porto é superior a este Basileia» - António Sousa


O antigo jogador do FC Porto António Sousa considera que os azuis e brancos são favoritos a vencerem o encontro de quarta-feira contra o Basileia, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas alerta que é preciso respeitar a equipa orientada pelo português Paulo Sousa.

«Em termos de currículo o FC Porto é enorme, mas só em termos de currículo. De qualquer das formas é favorito porque como equipa é superior a este Basileia. Não descurando a parte emocional e psicológica, [o FC Porto] tem de ter um grande cuidado, respeito pelo adversário, para que realmente possa passar à fase seguinte», disse António Sousa, em declarações à TSF, elogiando a mudança de atitude do treinador Julen Lopetegui.

«Deu a mão à palmatória e as ideias que tinha alteraram-se para muito melhor. (...) É um plantel novo e um treinador novo e tudo isso leva algum tempo. Neste momento está tudo estabilizado e penso que o FC Porto vai manter a qualidade.»

O ex-jogador portista elogiou, ainda, Brahimi: «Está a fazer uma época excecional, não pensava que pudesse fazer jogos tão bons e de certeza que é uma mais-valia para este plantel.»


in "abola.pt"

Rúben Neves recebe elogios em Espanha

FORMAÇÃO DE MÉDIOS DEFENSIVOS EM DESTAQUE

O FC Porto está bem servido com Casemiro na posição mais recuada do meio-campo, mas o seu habitual suplente, o jovem Rúben Neves, também já soma adeptos por essa Europa fora. O futebol prático e de grande maturidade do português, de apenas 17 anos, tem convencido tudo e todos e ontem chegaram novos elogios, vindos de Espanha.

O jornal catalão “Mundo Deportivo” reservou algum espaço à ascensão meteórica de Rúben Neves e chegou mesmo a comparar o seu futebol ao de Sergio Busquets, do Barcelona. “Sabe controlar os ritmos da equipa, faz excelentes passes e ajuda o ataque à menor oportunidade”, escreveu a referida publicação, num artigo intitulado: “Rúben Neves, um trinco a ter muito em conta”.

Em todo o caso, a preferência de Julen Lopetegui continua a recair em Casemiro, jogador que está no Dragão emprestado pelo Real Madrid. Apesar de o clube portuense ter reservado a opção de compra do passe do brasileiro, tudo aponta para que ele regresse à capital espanhola no final deste temporada, tal como o treinador madridista assumiu recentemente. “Ele necessitava de jogar mais e o FC Porto foi uma boa solução. Estamos a segui-lo atentamente e está a jogar muito bem. No final da época voltará a Madrid e veremos o que vamos fazer”, disse Carlo Ancelotti na passada quinta-feira.

Em condições normais, a anunciada saída de Casemiro poderia colocar a estrutura portista em sobressalto, mas Rúben Neves vem atenuar todas as preocupações. O futuro da posição está assegurada e o FC Porto começa também a destacar-se a nível internacional na projeção e formação de médios defensivos. Costinha, Paulo Assunção, Fernando e, agora, Casemiro e Rúben Neves são boas demonstrações disso mesmo.

~in "record.pt"

Jackson na incrível senda de Super Mário

MELHOR ARTILHEIRO DA LIGA 3 ÉPOCAS SEGUIDAS

Jackson poderá suceder a Mário Jardel como o próximo jogador a sagrar-se três temporadas consecutivas como melhor marcador da Liga.

O colombiano tem neste momento 16 golos apontados na prova, mais cinco do que Hassan, do Rio Ave, e André André, do V. Guimarães. Pouco provável será mesmo igualar a maior sequência de Super Mário, que ocupou o 1.º lugar da lista de goleadores em quatro épocas seguidas.

“Mata-mata” é um desafio

Jackson vai participar pela 10.ª vez num encontro de caráter eliminatório nas competições europeias. Dar uma resposta ao nível do que conseguiu na última fase de grupos é o desafio que o ponta-de-lança tem pela frente, uma vez que nos nove jogos anteriores assinou apenas dois golos.

O último deles aconteceu já esta época, na receção ao Lille, referente à 2.ª mão do playoff que resultaria na entrada dos dragões na fase de grupos. Para lá deste, o único exemplo teve lugar na Liga Europa, na temporada transata, quando o FC Porto recebeu o Nápoles na 1.ª mão dos oitavos-de-final. De resto, sempre que foi chamado a certificar o apuramento da sua equipa para a próxima fase... Jackson falhou. A capacidade concretizadora do colombiano será um trunfo importante para que o FC Porto possa começar a ganhar terreno face à equipa de Paulo Sousa já depois de amanhã.

A diferença está na UEFA

Mais do que no campeonato nacional, foi o desempenho de Jackson Martínez na UEFA que levou os seus números para um patamar superior. Esta época já festejou por seis vezes na Liga dos Campeões, enquanto na temporada anterior somou três entre Champions e Liga Europa, e outros tantos na edição da liga milionária de 2012/13.


in "record.pt"

Francisco Ramos renova até 2019

JOVEM DE APENAS 19 ANOS PROLONGA VÍNCULO

Francisco Ramos, médio de 19 anos que tem atuado no FC Porto B, renovou contrato com os dragões este sábado até junho de 2019. 

O filho de Vitoriano Ramos, antigo jogador do FC Porto, que está nos escalões de formação dos azuis e brancos desde 2008, passa a ter uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

in "record.pt"

Árbitro inglês apita o Basileia-FC Porto

Mark Clattenburg apitou, em 2012/13, o FC Porto-Málaga, para a Liga dos Campeões, vencido pelos dragões

O árbitro inglês Mark Clattenburg dirige nesta quarta-feira o jogo entre Basileia e FC Porto, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, marcado para as 19h45 no no Estádio St. Jakob-Park, em Basileia (Suíça).

Clattenburg, de 39 anos e internacional desde 2006, reencontra os dragões depois de ter apitado o FC Porto-Málaga, em 2012/13, também na primeira mão dos oitavos de final da 'Champions, vencido pelos portistas por 1-0. Nessa ocasião, os portistas conseguiram a vantagem no primeiro jogo, mas seriam eliminados ao perderem em Málaga por 2-0.

O FC Porto disputará a segunda mão com o Basileia, que é treinado pelo ex-futebolista internacional português Paulo Sousa, no Estádio do Dragão a 10 de março. A equipa de Julen Lopetegui chega a esta fase da 'Champions' depois de ter vencido o seu grupo, à frente de Shakthar Donetsk, Athletic Bilbao e BATE Borisov. O Basileia apurou-se como segundo no seu grupo, atrás de Real Madrid, e à frente de Liverpool e Ludogorets.


in "ojogo.pt"

Brahimi: depois dos ingleses, o Atlético de Madrid

Rumores em torno de jogadores do FC Porto continuam e o argelino é um nome em destaque.

O mercado já fechou, mas os rumores em torno de jogadores do FC Porto mantêm-se e Brahimi é o nome do momento. Depois de em Inglaterra anunciarem um duelo entre os gigantes de Manchester pelo internacional argelino, foi agora a vez de aparecer o Atlético de Madrid.

Segundo o "Calciomercato" os colchoneros têm acompanhado as exibições do jogador.

in "ojogo.pt"

JACKSON "Seria um erro o FC Porto subestimar o adversário"

Avançado recordou os dois títulos europeus ganhos pelos dragões e mostrou-se otimista para Basileia


Conquistados os três pontos com o V. Guimarães, o FC Porto já prepara a deslocação a Basileia para a Liga dos Campeões e Jackson está otimista para o inédito embate europeu entre portugueses e suíços. O colombiano foi um dos convidados do "Magazine Oficial" da Champions, programa produzido pela UEFA.

"Já vencemos duas vezes esta prova. Queremos voltar a fazer história", começou por dizer em jeito de resposta ao capitão do Basileia, Marco Streller, que vai tentar ajudar o seu clube a chegar pela primeira vez aos quartos de final da prova.

Ao contrário do avançado da equipa de Paulo Sousa, que considera o FC Porto favorito, o goleador portista recusa esse estatuto. "Nesta fase, seria um erro para nós subestimar o adversário. Se o Basileia está nos oitavos de final é porque merece. Só depois de a bola rolar é que se vê quem é o favorito. No futebol, o presente é muito mais importante do que olhar para a história."

in "ojogo.pt"

PEDRO MENDES "Basileia? FC Porto tem a obrigação de passar"

Pedro Mendes, antigo médio do FC Porto, recorda a caminhada que terminou com a conquista da Champions em 2003/04.


O antigo futebolista do FC Porto Pedro Mendes considera que os dragões são favoritos diante do Basileia, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, e têm tudo para seguir em frente. Pedro Mendes, prestes a completar 36 anos, integrava a equipa do FC Porto que em 2003/04 atingiu os oitavos de final da Liga dos Campeões, tendo então eliminado o Manchester United, numa caminhada que terminaria com a conquista da "Champions, numa final com o Mónaco (3-0).

O ex-médio foi titular na primeira mão, no Porto, no triunfo por 2-1 sobre a equipa inglesa na qual começava a despontar o jovem Cristiano Ronaldo, transferido alguns meses antes do Sporting. O bis de Benni McCarthy deu a volta ao marcador, depois do golo inicial de Quinton Fortune e, no jogo em Manchester, o avançado sul-africano voltou a estar em evidência ao marcar o livre, já no minuto 90, que deu origem à recarga vitoriosa de Costinha, para o empate (1-1) e consequente apuramento para a fase seguinte.

Pedro Mendes não jogou em Inglaterra porque, poucos dias antes, no jogo do campeonato que o antecedeu, numa receção ao Belenenses, saiu lesionado bem cedo na partida, mas lembrou à agência Lusa a "grande vitória contra um grande Manchester United". "Na altura corríamos o risco de nos calhar um tubarão e foi isso que aconteceu, mas depois apanhámos o Lyon e o Deportivo, evitando grandes equipas. Deu-nos crença, alento e esperança para o resto da competição, que acabou em glória", recorda.

Sobre o adversário de quarta-feira, o Basileia, disse ser "uma equipa forte, capaz de fazer bons resultados, sobretudo em casa, como já comprovou, mas o FC Porto é claramente favorito e tem a obrigação de passar", disse.

Sobre as possibilidades dos portistas nesta competição, admitiu que "depende muito do sorteio" e não quis fazer comparações entre os dois 'FC Portos', mas deixou elogios ao atual, que considerou "uma grande equipa".

Desvalorizou ainda o facto de o antigo internacional português Paulo Sousa ser o treinador dos suíços porque, "hoje em dia, tudo se sabe", há treinadores portugueses que sabem tudo sobre equipas estrangeiras e vice-versa.


in "ojogo.pt"

RICARDO NUNES É A ÚNICA NOVIDADE NOS CONVOCADOS PARA BASILEIA

Lopetegui chamou 20 jogadores para o encontro dos oitavos-de-final da Champions, na quarta-feira
O guarda-redes Ricardo Nunes entra na lista de 20 convocados para o jogo frente ao Basileia (quarta-feira, 19h45 de Portugal Continental), a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League. Mantendo a regra das últimas convocatórias, que têm registado poucas novidades, Julen Lopetegui promoveu apenas a convocatória de um terceiro guardião, como tem sido hábito nos jogos europeus. São por isso chamados 20 atletas para a viagem à Suíça.

O plantel do FC Porto voltou esta segunda-feira a trabalhar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, com Adrián López, em tratamento, a ser o único ausente da sessão, situação que se tem repetido nos últimos dias. 

Na terça-feira, o FC Porto parte rumo à Suíça às 8h55, num voo que sai do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com destino ao EuroAirport Basel Mulhouse Freiburg e que tem chegada prevista para as 12h15 (11h15 em Portugal Continental). Às 18h30 locais, Julen Lopetegui e um jogador antevêem o encontro, em conferência de imprensa no St. Jakob-Park, onde decorrerá, 30 minutos depois, um treino dos Dragões, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

A equipa portista regressa à Invicta na quinta-feira, embarcando no EuroAirport Basel Mulhouse Freiburg às 10h30 locais. A chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro está prevista para as 12h00 de Portugal Continental.

Lista de 20 convocados: Helton, Fabiano e Ricardo Nunes (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Evandro, Herrera, Hernâni, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.


in "fcp.pt"

NATAÇÃO: FC PORTO VENCE MEETING DA PÓVOA DE VARZIM

Equipa portista foi ainda a mais medalhada da competição
​O FC Porto venceu no passado fim-de-semana o VI Meeting Internacional da Póvoa de Varzim 2015, ainda que não tenha contado com oito elementos da equipa sénior. O colectivo portista acumulou 629 pontos, superando os 577 do Famalicão e os 517 do Sporting de Braga, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

O FC Porto foi também líder do medalheiro, contabilizando 13 medalhas, duas das quais de ouro, através das vitórias individuais da sénior Paula Oliveira, nos 50 metros bruços, e da juvenil Maria Francisca Cabral, nos 200 metros livres.


in "fcp.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados do último fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto de andebol, basquetebol e hóquei em patins

​ANDEBOL

Sábado
Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, 1.ª fase, zona Norte (Seniores B)
AA S Mamede-FC Porto, 32-28

Taça AAP 2.ª fase, serie B (Iniciados)
Padroense-FC Porto, 27-27

Domingo
Campeonato Nacional, zona 2, fase apuramento (Iniciados)
AA Aguas Santas-FC Porto, 29-34


BASQUETEBOL

Sexta-feira
Campeonato Distrital, 2.ª divisão, 1.ª fase (Sub-18 B)
CDJ Régio-Dragon Force, 60-80

Domingo
Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, 1.ª fase, grupo A (Sub-14 B) 
Dragon Force-FC Gaia, 8-123

in "fcp.pt"

LUÍS CASTRO: “TEMOS DE SER EMPENHADOS E DEDICADOS”

​FC Porto B desloca-se esta quarta-feira aos Açores para defrontar o Santa Clara, na 28.ª jornada da Segunda Liga
Apenas quatro dias depois do triunfo caseiro sobre o Feirense (1-0), o FC Porto B volta a entrar em campo já esta quarta-feira, na 28.ª jornada da Segunda Liga, frente ao Santa Clara, nos Açores (16h00 locais, 17h00 em Portugal Continental). Luís Castro acredita que os açorianos vão exigir "o máximo” dos Dragões num jogo em que o objectivo portista é claro: “Só pensamos na vitória”.

“Vamos defrontar uma equipa muito difícil, que na jornada anterior fez uma excelente exibição, apesar do empate frente ao Beira-Mar (0-0). O Santa Clara é uma equipa madura, que vem subindo de rendimento nos últimos tempos, e que vai exigir o máximo de nós. Temos de ser empenhados, dedicados e só pensamos na vitória, pois esse é o nosso objectivo”, declarou Luís Castro, ao Porto Canal e www.fcporto.pt, no lançamento do desafio com o actual 23.º e penúltimo classificado, com 24 pontos. Os azuis e brancos seguem na nona posição, com 41.

Luís Castro garantiu ter ficado satisfeito com a performance colectiva diante do Feirense e relembrou a importância de um crescimento sustentado a todos os níveis, se possível acompanhado de mais vitórias. “Fizemos uma boa exibição e é importante que consigamos manter o mesmo nível no próximo jogo. O crescimento individual tem de acompanhar o colectivo e é isso que pretendemos em todos os jogos, pelo que o próximo não será diferente. Ainda temos muitos encontros pela frente e procuraremos aliar esse crescimento a bons resultados, pois é isso que nos deixa satisfeitos”, acrescentou o técnico dos “bês”.

O jogo entre Santa Clara e FC Porto B, da 28.ª jornada da Segunda Liga, disputa-se esta quarta-feira, às 16h00 locais (17h00 em Portugal Continental), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores.


in "fcp.pt"

FORMAÇÃO: RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Para além dos Sub-15, conheça aqui os outros resultados das equipas de formação do FC Porto
​Sábado, 14 de Fevereiro

Sub-9: 5.º Campeonato Liga Mini do Futuro
FC Porto-Desportivo das Aves, 9-4

Sub-9 A: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 17.ª jornada
FC Porto-Macieira Maia, 13-0

Sub-9 B: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 7, 17.ª jornada
Baltar-FC Porto, 1-7

Sub-9 B: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 10, 17.ª jornada
FC Porto-Constance, 4-0

Sub-10: Campeonato Distrital (Fut.7), 1.ª Divisão, Série 3, 19.ª jornada
FC Porto-Padroense, 4-0

Sub-11: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 1, 17.ª jornada
FC Porto-EAS Vila Nova de Gaia, 11-1

Sub-11: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 16.ª jornada
FC Porto-Folgosa Maia, 16-0

Sub-13: Campeonato Distrital (Fut.9), Série 1, 17.ª jornada
GD Águas Santas-FC Porto, 2-8

Sub-14: Campeonato Nacional, 2.ª fase, Série B
Paços de Ferreira-Dragon Force, 1-1

Sub-14 A: Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, Série 3, 20.ª jornada
Dragon Force-Senhora da Hora, 0-4

Domingo, 15 de Fevereiro

Sub-14 A: Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, Série 3, 20.ª jornada
Dragon Force-Senhora da Hora, 0-4


in "fcp.pt"