sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

TRIUNFO MAGRO PARA TANTO DOMÍNIO

Golo de Brahimi permitiu ao FC Porto bater o Vitória de Guimarães, num encontro totalmente controlado pelos Dragões

Um golo de Brahimi, aos 31 minutos, permitiu ao FC Porto bater o Vitória de Guimarães (1-0) e ficar, pelo menos provisoriamente, a apenas um ponto do primeiro classificado da Liga portuguesa, o Benfica. Tratou-se de um encontro totalmente dominado pelos azuis e brancos, que assim obtiveram a terceira vitória consecutiva na prova, sempre sem sofrer golos. Só por ineficácia na concretização, uma ponta de azar e acção do guarda-redes Assis é que o melhor ataque da prova (50 tentos) não foi capaz de construir uma vitória confortável, face a um adversário que não criou um único lance de grande perigo.

Em relação ao onze apresentado frente ao Moreirense, Lopetegui fez entrar Brahimi para o lugar de Tello e o FC Porto efectuou, como tem sido habitual, uma entrada forte. Já os vimaranenses, como era esperado, optaram por ceder a iniciativa ao adversário, juntando muito as linhas e procurando lançar as setas Sami, Alex e Álvez à baliza de Fabiano. Rui Vitória não teve sucesso nessa táctica, porque a primeira parte foi uma verdadeira carga de cavalaria à defesa do Vitória de Guimarães, que nunca se desequilibrou. Porém, as acções ofensivas vimaranenses, muito devido à pressão azul e branca, limitavam-se ao pontapé sem nexo para a frente.

As ideias do ataque portista nem sempre foram as mais claras, mas houve oportunidades para desfazer o nulo nos primeiros minutos. Jackson Martínez foi o principal protagonista: aos cinco minutos teve duas oportunidades consecutivas, aos 30 também, mas apareceu uma perna de um homem do Vitória, uma defesa de Assis ou os remates saíram ao lado. Nota ainda para outro disparo por cima do colombiano, aos 10, após uma recuperação de Quaresma, e para mais um pontapé ao lado de Danilo, na sequência de um óptimo lance colectivo.

Após um período de alguma quebra, os Dragões voltaram a pôr o pé no acelerador e o golo acabou por surgir mesmo aos 31 minutos, após um trabalho de Óliver no centro da área forasteira e uma assistência para Brahimi, que finalizou com tranquilidade. Tantas vezes o cântaro ia à fonte que tinha mesmo de partir e foi o argelino, ainda a apanhar o comboio do plantel após a participação na Taça das Nações Africanas, a derrubar a resistência vimaranense. Ao intervalo, a vantagem do FC Porto só pecava por escassa, face a um adversário que esteve sempre encolhido e que só rematou aos 45 minutos.

No arranque da segunda parte, o Vitória de Guimarães tentou mostrar um pouco mais as garras e rematou algumas vezes à baliza de Fabiano, mas sempre sem grande perigo. Porém, aos 65 minutos, e procurando reconquistar a supremacia total da primeira parte no meio-campo, Lopetegui lançou Rúben Neves para o lugar de Herrera; na frente, procurou a rapidez de Tello em detrimento de Brahimi, num momento em que os minhotos iriam necessariamente abrir mais espaços. Porém, Nuno Almeida já procurava ser então o grande protagonista do jogo e conseguiu-o aos 69 minutos, quando perdoou o cartão vermelho a Cafú por uma entrada sobre Casemiro. Numa situação menos grave e num terreno molhado, ao contrário desta sexta-feira, Maicon viu o vermelho frente ao Boavista. Rui Barros, treinador-adjunto dos Dragões, foi expulso por protestos.

Voltemos ao futebol: Maicon perdeu aos 77 minutos a oportunidade para matar o encontro, num desvio de cabeça a um livre de Quaresma; o mesmo aconteceu aos 84, quando Assis defendeu o remate de Danilo, na marcação inteligente de um livre directo, e aos 89, quando o guarda-redes evitou que Hernâni marcasse na estreia com a camisola do FC Porto, após cruzamento de Alex Sandro. Com tanto desperdício, o Vitória de Guimarães ficou até ao fim na esperança de que lhe caísse um ponto do céu e os Dragões sofreram imerecidamente. A luta pelo primeiro lugar continua no terreno do Boavista, a 23 de Fevereiro (20h00), num encontro em que Danilo, Alex Sandro e Casemiro ficarão de fora, por castigo. Antes, na quarta-feira, na Suíça, começa a disputa por um lugar nos quartos-de-final da Champions League, em Basileia.


in "fcp.pt"

FC Porto-V. Guimarães, 1-0 (crónica)


Passo um: check. 

O FC Porto entrou com o pé direito num ciclo que muitos adivinham como decisivo para a disputa do campeonato. Vitória sobre o V. Guimarães por 1-0, um resultado curto face ao que se viu em campo, sobretudo até ao intervalo. O FC Porto não chegou, verdadeiramente, a sofrer, porque manteve, quase sempre, o controlo do encontro, mas ficou a dever a si próprio um resultado mais folgado. 
  
Entre outros motivos, porque a diferença entre as duas equipas nos primeiros 45 minutos foi gigante. O FC Porto teve pela frente um Vitória encolhido, que praticamente não rematou nesse período. Dominou. Jogou a seu bel-prazer, com nota artística a espaços. 
  
Só marcou um golo e esse foi o seu pecado. Produziu futebol para mais e desceu para o descanso com a ideia de que o rival pouco fizera para continuar tão perto de somar um ponto. 
  
O golo, esse, foi marcado por Brahimi, novidade no onze de Lopetegui, que apenas fez uma troca em relação a Moreira de Cónegos: entrou o argelino, saiu Tello. A inteligência de Oliver vale meio golo, rodando no coração da área e entregando a Brahimi que encarou Assis e colocou a bola pelo buraco da agulha. Justiça no marcador à meia hora de jogo. 
  
Antes, já Jackson desperdiçara um par de lances para marcar, em minutos constantes de pressão portista. O V. Guimarães tinha imensa dificuldade para passar a linha de meio campo. Rematar, então, era uma utopia. Foi Cafu, com um tiro por cima já na reta final do primeiro tempo, a mostrar que era possível ver baliza. 
  
FC Porto adormece e só acorda quando Lopetegui mexe 
  
O início da segunda parte foi a pior fase do jogo do FC Porto. Lento, previsível, a dar a ideia de algum comodismo. O Vitória percebeu e cresceu. Rui Vitória empurrou as linhas e deu ordem para tentar algo mais. Afinal, se a equipa sobrevivera à pressão da primeira parte só com um golo encaixado, poderia fazer mais frente a este FC Porto mais amorfo. Faltou ser, verdadeiramente, perigoso, pese a intenção. 
  
Isto porque Lopetegui viu o mesmo e quando Brahimi perdeu uma bola possibilitando um contra-ataque perigoso ao Vitória, que Bouba desperdiçou com remate fraco, esgotou a paciência e quis acabar com aquele FC Porto. 

Tirou, precisamente, o argelino e também Herrera, lançando Tello e Ruben Neves. O FC Porto espevitou. Sem a euforia da primeira metade, é certo, mas foi mais vivaço. O jogo ficou mais duro, também, o que não ajudou. Cafu, por exemplo, poderia muito bem ter sido expulso numa entrada arrepiante, de sola, sobre Casemiro, que Nuno Almeida contemplou com amarelo. 
  
O próprio Casemiro viu, mais tarde, o amarelo que o tira do dérbi com o Boavista, que também já não tinha Alex Sandro e, depois, Danilo, todos pelo mesmo motivo. O árbitro voltou a ser protagonista nos últimos dez minutos, quando considerou que um corte de carrinho de Josué, foi um atraso para Assis que, também é certo, poderia ter evitado o risco. O livre, contudo, acabou nos pés do guardião, após remate de Danilo. Foi assim muitas vezez: Assis foi o melhor esta noite, mantendo a equipa ligada ao resultado. 
  
Até ao final, houve tempo para estrear Hernâni, que ficou muito perto de marcar, de cabeça, após centro de Alex Sandro, e nada mais. Vitória confirmada e missão cumprida para o FC Porto. 
  
O Benfica está a um ponto, embora à condição. Mas a tarefa portista para esta ronda está consumada: vencer. Agora é ver no que dá, com a certeza que tudo o que for inesperado será lucro. 


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-V. Guimarães, 1-0 (destaques)


Numa noite em que o FC Porto massacrou a baliza adversária, sobretudo no primeiro tempo, Assis foi a figura do Vitória ao defender quase tudo. Evitou que a vantagem da equipa azul e branca fosse maior, no fundo. Defendeu uma bomba de Casemiro, várias tentativas de Jackson, o livre de Danilo dentro da área e até o cabeceamento de Hernâni, já na reta final. Só não parou o golo de Brahimi, mas ainda toca na bola… 
  
Momento: Brahimi finaliza boa jogada do FC Porto 
  
Minuto 31. Depois de tanto insistir o FC Porto chegou ao golo que tanto procurava. Pelos pés de Brahimi chegou o momento do jogo aos 31 minutos. Danilo cruza, Oliver recebe no centro da área e roda abrindo para Brahimi na esquerda que faz o golo, coroando o regresso à titularidade. 
  
Outros destaques
 
Jackson Martínez
  
O colombiano já habitou os adeptos a fazer grandes jogos e hoje não foi exceção, mas faltou-lhe o que costuma ter quase sempre: golo. Aproveitou o erro de João Afonso aos 10 minutos e ameaçou a baliza do Vitória. Foi o primeiro aviso. Aos 30 minutos voltou a procurar o golo mas Assis defende. A segunda parte foi de luta e menos vistosa. 
  
Danilo 
  
Mais um bom jogo, para um jogador em alta. Esteve no lance que deu o golo aos azuis e brancos, tentou jogadas individuais e no ataque surgiram várias combinações com Quaresma e Herrera. Teve o golo nos pés no livre indireto, mas Assis foi mais forte. 
  
Brahimi 

O médio do FC Porto marcou o único golo do jogo e, só por isso, merecia o destaque. A nota sai deflacionada porque esteve apático no segundo tempo. Aliás, Lopetegui tirou-o de campo depois de quase comprometer o trabalho da equipa com um passe disparatado. 
  
Oliver 

Brilhante a ação no golo, rodando e oferencendo a Brahimi a oportunidade para marcar. É como o algodão: não engada. 


in maisfutebo.iol.pt"

David Bruno observado por Reading e Bournemouth

Lateral da equipa termina contrato no final da próxima época

A presença do FC Porto B na International Premier League Cup, em Inglaterra, tem servido para alguns clubes observarem jovens jogadores da formação portista. 
  
Ora um desses casos é do lateral David Bruno. 
  
O jogador foi visto esta quarta-feira, no encontro com o Borussia Monchengladbach, por olheiros do Reading e do Bournemouth, dois clubes da II Liga inglesa. 
  
David Bruno, refira-se, tem 22 anos, foi três vezes internacional sub-21 (sempre em jogos particulares) e termina contrato com o FC Porto no final da próxima época: em junho de 2016. 
  
Ora é esperado, de resto, que Reading e Bournemouth possam voltar a observar o lateral direito no jogo da mesma International Premier League Cup da última jornada, com o Norwich. 
  
Para além de Reading e Bournemouth, estiveram no Estádio EBB, em Aldershot, olheiros do Crystal Palace, do Everton e do Swansea, da Premier League, e do Millwall, do Championship.

in "maisfutebol.iol.pt"

Psicanálise ao subconsciente do dragão

Dragão persegue triunfo para manter pressão sobre o líder Benfica, mas com apetite pela Champions pelo meio. Minhotos, sensação do campeonato, atravessam momento menos bom. FC Porto-Vitória de Guimarães

O FC Porto recebe o Vitória de Guimarães, esta sexta-feira, na partida que abre a jornada 21 da Primeira Liga.

A quatro pontos do líder Benfica, o dragão joga com as contas do campeonato na cabeça mas, inevitavelmente, também com a importante deslocação a Basileia, na próxima semana, para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Contudo, Julen Lopetegui separa as águas. O basco lançou um sério aviso à navegação do seu plantel, na projecção da partida com os minhotos. Com a possibilidade de vencer, ficar a um ponto do campeão nacional e pressionar os encarnados para a partida de domingo, frente ao Vitória de Setúbal, a mensagem do treinador foi clara: "Temos um jogo com o Vitória de Guimarães. Não há mais nada. Se alguém tiver a tentação de pensar no jogo da Champions ficará em casa a ver pela televisão".

Rui Vitória, por seu turno, está aos comandos de uma das sensações do campeonato. Quinto posto, 36 pontos, zona europeia, época trilhada, na sua esmagadora maioria, com o crivo da regularidade. Mas, recentemente, com alguns deslizes que fazem com que o Vitória atravesse o seu próprio momento de indefinição de identidade em 2014/15. Os vimaranenses ainda não venceram qualquer jogo na segunda volta do campeonato. O cenário acabou por ser "agravado" com o desaire caseiro diante do Belenenses, na ronda passada.

As opções
Julen Lopetegui tem o praticamente todos os elementos do plantel à sua disposição. A única excepção, devido a problemas físicos, passa por Adrián López. A realidade é que o espanhol pouco contaria para as opções do técnico, certamente, se estivesse a 100%.

Assim sendo, é bem provável que o FC Porto reedite o onze apresentado na passada semana em Moreira de Cónegos, com uma única alteração: a saída de Marcano para a entrada de Martins Indi.

Do outro lado, há mais dados a reter. Perante o castigo do "pêndulo" André André, será necessário dar outra dinâmica ao meio-campo. É neste ponto que deverá entrar em acção o reforço Otávio, cedido pelo FC Porto. Sublinha-se: "deverá".

E isto porque Rui Vitória não esclareceu se irá utilizar os três jogadores emprestados pelos dragões - para além de Otávio, há ainda que contar com Sami e Ivo Rodrigues -, pelo que a dúvida só será esclarecida na hora da divulgação do onze oficial dos minhotos. 

O FC Porto-Vitória de Guimarães arranca às 20h30 desta sexta-feira, com arbitragem do algarvio Nuno Almeida. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.


Primeira Liga: 21ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)

Equipas prováveis

FC Porto
Fabiano Freitas; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson Martínez e Quaresma.
Treinador: Julen Lopetegui.

Vitória de Guimarães
Assis; Bruno Gaspar, Josué, João Afonso e Breno; Bouba Saré, Otávio e Bernard; Ricardo Valente, Tomané e Sami.
Treinador: Rui Vitória.

in "rr.pt"

FC Porto x V. Guimarães: Sabia que...

FC Porto e Vitória de Guimarães jogam, esta sexta-feira, na abertura da 21.ª jornada do campeonato. Fique por dentro das curiosidades mais interessantes sobre o duelo.
  • FC Porto e V. Guimarães já se defrontaram por 69 vezes no estádio dos portistas na
     
  •  Liga Portuguesa. Os azuis e brancos têm uma clara vantagem, com 54 vitórias e apenas 3 derrotas.
  • Os vimaranenses já não vencem o FC Porto (todas as provas) desde 2004, quando venceram na Taça de Portugal por 2x1, com um bis de Nuno Assis. Quaresma foi titular nesse desafio.
     
  • Na casa do FC Porto a última vitória dos vimaranenses aconteceu em 1996, por 2x3. Zahovic, que na época seguinte jogaria nos portistas, marcou o golo do triunfo vimaranense.
     
  • O V. Guimarães perdeu nas suas 8 últimas deslocações a casa do FC Porto. O último resultado positivo foi um nulo em 04/05.
     
  • Os vimaranenses têm sentido muitas dificuldades em marcar golos em casa do FC Porto: só 2 nos 10 últimos jogos.
     
  • Jackson Martinez estreou-se a marcar no campeonato português precisamente numa receção ao V. Guimarães, na goleada (4x0) em 12/13. O colombiano tem, de resto, o hábito de marcar ao V. Guimarães: 5 golos em 5 jogos.
     
  • Uma receção ao V. Guimarães marcou a estreia de Danilo pelo FC Porto, na vitória (3x1) portista em 11/12.
     
  • Quintero e Aboubakar também se estrearam com a camisola portista em jogos diante do V. Guimarães.
     
  • Ricardo Pereira e Hernâni já jogaram no V. Guimarães, enquanto Alex e Ivo Rodrigues também já jogaram no FC Porto. Sami e Otávio pertencem aos azuis e brancos, mas nunca jogaram pela equipa principal.
     
  • Desde que perdeu com o Benfica, o FC Porto venceu os 3 jogos que fez em casa na Liga, com um score de 12x0.
     
  • Se não vencer, o V. Guimarães entra na sua pior fase da temporada na Liga, já que não vence há 3 jogos e ainda não ficou 4 jogos sem triunfar.
     
  • Os vimaranenses não venceram os 4 últimos jogos disputados fora de casa nesta Liga, e só marcaram um golo nesses desafios.
in "zerozero.pt"

FC Porto. "Quem pensar na Champions vê o jogo com o Basileia em frente à TV"

Julen Lopetegui não admite a mínima distracção com o V. Guimarães, encontro que antecede os oitavos-de-final da Liga dos Campeões

"Temos amanhã [hoje] um jogo com o Guimarães. Não há mais nada." Não se assuste, Lopetegui não passou repentinamente a ser niilista. Foi apenas uma hipérbole do habitual "pensar jogo a jogo". O treinador do FC Porto quis transmitir uma mensagem forte aos seus jogadores. Não há margem para a mínima distracção, nem poupanças contra o V. Guimarães.

Apesar de a primeira mão dos oitavos--de-final da Liga dos Campeões, com o Basileia, ser já na próxima quarta-feira, primeiro é preciso assegurar mais três pontos no campeonato. As palavras de Lopetegui são suficientemente esclarecedoras: "Se alguém tiver a tentação de pensar na Champions, verá esse jogo sentado em casa, em frente à televisão." Na primeira volta os dragões empataram (1-1) com o V. Guimarães, que tem agora "melhor equipa que antes". Se desta vez o resultado não for o exigido para continuar a pressionar o Benfica no primeiro lugar, então a noite europeia de alguns jogadores poderá mesmo ser passada em casa.

Por falar em distracções, Lopetegui aproveitou também para comentar as notícias sobre o interesse de outros clubes em futebolistas dos dragões [ontem a imprensa espanhola insistia em Danilo para o Real Madrid... e para o Barcelona]. "Para que elas sejam realidade, os jogadores têm de fazer bem as coisas. De qualquer modo, eles têm de saber conviver com as manchetes dos jornais e o mundo do futebol", considerou. Sobre Jackson, o melhor marcador da Liga, que confirmou a saída no fim da época, o técnico só tem elogios: "É um exemplo absoluto em termos de comportamento, e não temos mais nada a dizer. Não duvido que a sua atitude vai manter-se. A grande verdade é que ele marca uma linha de intensidade muito alta para todos."

O encontro entre dragões e minhotos surge pouco depois das trocas de jogadores entre os clubes: transferência de Hernâni para o FCP, que emprestou Sami, Otávio e Ivo Rodrigues aos vimaranenses. "Claro que são jogadores do FC Porto, mas neste momento estão a representar o Vitória e se não jogarem será por opção técnica", avisou Rui Vitória. O treinador do Guimarães, uma das equipas-sensação do campeonato, desvaloriza o momento da equipa (dois empates e uma derrota nos últimos jogos). "Temos feito uma época fantástica. Não somámos agora tantos pontos como gostaríamos, mas as equipas têm sempre estas fases, faz parte do crescimento, vejo isto com alguma naturalidade porque nunca vi campeões sem sofrimento."

O treinador vimaranense espera um FC Porto "forte", difícil de bater "em qualquer circunstância", mesmo com a Champions próxima. "Os seus jogadores têm qualidade e é uma equipa bem orientada. Gostamos sempre que os nossos adversários se distraiam, mas parece-me que a distância dos jogos é longa, não espero facilidades por isso." André André está suspenso e será uma baixa de vulto no meio campo vitoriano. No FC Porto, Lopetegui repetiu a convocatória da última jornada com o Moreirense.


FC Porto-V. Guimarães às 20h30 na SportTV1

in "ionline.pt"

Último capítulo da gestão clássica

TRIO EM RISCO DE EXCLUSÃO

Correr o risco ou incentivar o castigo? A avaliar pelo atos e palavras de Lopetegui, os três portistas que avançam para o jogo desta noite em risco de exclusão, Danilo, Alex Sandro e Casemiro, não deverão forçar o amarelo. Se o foco estiver no clássico com o Sporting, da 23.ª ronda, esta é a última oportunidade que os referidos jogadores têm para limpar as respetivas folhas disciplinares na Liga.

Se virem o amarelo com o V. Guimarães, cumprem castigo com o Boavista e já estarão às ordens para a receção aos leões. Lopetegui deve, ainda assim, manter a filosofia de pensar jogo a jogo e deixar esta gestão à mercê das circunstâncias.

in "record.pt"

Jackson reencontra a vítima preferida

Jackson oi eleito o jogador do mês de janeiro pela Liga, superando a dupla benfiquista formada por Jonas e Gaitán.
Jackson, com 23,5 por cento dos votos, foi eleito o jogador do mês de janeiro pela Liga, superando Jonas (14,2%) e Gaitán (10,5%), ambos do Benfica. Neste período, o colombiano marcou três golos no campeonato: um na deslocação a Barcelos, um na receção ao Belenenses e outro em Penafiel.

Além disso, o capitão portista apontou dois golos à Académica, na Taça da Liga. Jackson já foi eleito jogador do mês em cinco ocasiões: outubro e novembro de 2012, fevereiro de 2013, dezembro de 2014 e janeiro de 2015. E por falar em golos, Jackson reencontra esta noite a sua vítima preferida em Portugal: nos sete jogos que fez contra o V. Guimarães, marcou... sete golos.

in "ojogo.pt"

LUÍS CASTRO QUER “BOM JOGO” DO FC PORTO B FRENTE AO FEIRENSE

Dragões recebem fogaceiros, em jogo da 27.ª jornada da Segunda Liga, e espreitam a quarta vitória consecutiva em casa​​
​Caso o FC Porto B repita o resultado da primeira volta​ frente ao Feirense (2-1), este sábado, no Estádio de Pedroso (16h00), alarga para quatro a série vitoriosa na Segunda Liga, nos encontros em casa. Na partida da 27.ª jornada, entre duas equipas separadas por dois pontos na tabela - os portistas ocupam o 12.ª lugar (38 pontos), quatro posições abaixo dosfogaceiros (40) -, Luís Castro aposta num bom jogo e num triunfo dos azuis e brancos, cujas exibições, defende o técnico, não se têm reflectido nos resultados.

“Espero um jogo bem jogado, quer da parte da nossa equipa, quer da do Feirense, que está numa boa posição na classificação. Infelizmente, a nossa produção não tem tido correspondência nos resultados”, afirmou o treinador dos Dragões, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Este é o terceiro jogo dos “bês”, no espaço de oito dias, em que defrontaram, em Inglaterra, o Borussia de Mönchengladbach, para a International Premier League Cup, e o União da Madeira, no Funchal, para a Segunda Liga, onde somaram uma pesada derrota. Luís Castro acredita, no entanto, que o calendário carregado não terá influência na prestação da equipa. “Estamos a fazer de tudo, ao nível da recuperação, para que não isso não tenha incidência negativa. Claro que jogar menos de 72 horas depois é sempre difícil e esse é, na minha opinião, o tempo mínimo de recuperação das equipas. Poderão notar-se, aqui e ali, alguns pontos de fadiga num ou noutro jogador, mas espero uma equipa bastante animada e que ultrapasse isso através da sua dimensão mental”.


in "fcp.pt"

ARSÈNE WENGER ELOGIA FC PORTO EM DOCUMENTÁRIO DA BEIN SPORTS

Treinador do Arsenal analisa passado, presente e futuro do “clube dominante em Portugal”
Arsène Wenger, treinador dos ingleses do Arsenal, elogia de forma expressiva o sucesso e organização do FC Porto, no documentário The Greatest Teams by Arsène Wenger, cuja mais recente edição se centrou nos Dragões. No arranque do programa, produzido pela estação beIN Sports e com a duração de 25 minutos, o técnico francês usa três expressões para caracterizar o FC Porto: “qualidade, consistência e Champions League”.

“É o clube dominante em Portugal. Vendem jogadores a alto preço e para mim o sucesso está ligado a um scouting de qualidade”, referiu Wenger, que explicitou depois as razões para o sucesso continuado dos azuis e brancos. “Ele acontece porque planeiam o futuro, investem em jovens jogadores, compram os melhores em Portugal e têm um sistema de scoutingmuito bom. Dão oportunidade aos jovens”, disse.

O treinador, que dirige o Arsenal há mais de 18 anos, mostrou um grande conhecimento sobre o clube, referindo -se a vários treinadores do passado - desde Pedroto a Jesualdo Ferreira, passando por Artur Jorge, José Mourinho e André Villas-Boas -, bem como a jogadores emblemáticos: Gomes, João Pinto, Madjer, Jorge Costa, Vítor Baía e Deco. A ilustrar as suas palavras, estão imagens de conquistas nacionais e, em especial, internacionais do FC Porto, como as Taças dos Campeões Europeus de 1987 e 2004 e as Taças UEFA de 2003 e 2011.

O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa não ficou, naturalmente, de fora dessas memórias. “É o cérebro por trás do FC Porto. É presidente há muitos anos e tomou sempre decisões corajosas. Falamos de treinadores e da política do clube, mas falta-nos falar sobre como vendem jogadores caros. Ele investe em jovens brasileiros e de outros países, trabalha-os bem e transfere-os com lucro. É um homem de negócios de topo. Faz do FC Porto a sua vida”, referiu.

Wenger também abordou o presente da equipa portista, que é “sólida na defesa, sustentada no meio e eficaz na frente”. O homólogo Lopetegui “aposta num futebol de posse” e “adaptou-se bem”, tendo como armas um plantel que o francês, de 65 anos, mostrou conhecer em detalhe. Entre referências a Casemiro, Herrera, Quaresma, Brahimi e Tello, deixou um elogio especial a Jackson Martínez: “É inteligente, sabe usar o corpo e é um finalizador nato. Tem qualidade para a Premier League e está na lista de muita gente. Vai dar um grande sorriso a Pinto da Costa”.


in "fcp.pt"

PEDRO FIGUEIREDO: “COMO SE FOSSE O ÚLTIMO JOGO DAS NOSSAS VIDAS”

Dragon Force visita o pavilhão do Guifões na 16.ª jornada da Proliga (sábado, 18h00)
A liderança é indiscutível e o registo de 14 vitórias em outros tantos jogos diz praticamente tudo relativamente à supremacia evidenciada pelo Dragon Force na presente edição da Proliga. A 16.ª jornada reserva uma curta deslocação a Matosinhos e Pedro Figueiredo garante o máximo respeito pelo Guifões, actual 11.º e último classificado. Os extremos desta Proliga vão, por isso, tocar-se este sábado, a partir das 18h00.

“Vamos defrontar o último classificado, mas encaramos este jogo como se fosse o último das nossas vidas. É um encontro no qual temos de demonstrar muito trabalho e empenho, aproveitando mais esta oportunidade para continuar a evoluir individual e colectivamente, sem esquecer o mais importante, que é garantir mais uma vitória. Estamos sempre motivados para vencer”, declarou o extremo/poste azul e branco, ao Porto Canal e www.fcporto.pt. No jogo da primeira volta, que terminou com vitória portista (98-39), Pedro Figueiredo não foi opção para Moncho López devido a lesão.

A caminhada triunfal construída até aqui não desvia as atenções colectivas do Dragon Force e Pedro Figueiredo acredita que só dentro do campo o favoritismo pode ser confirmado, jornada após jornada. “Entramos em todos os jogos completamente focados e concentrados, pois ainda há muito para vencer e conquistar. Pensamos jogo a jogo e não sentimos que a nossa missão já esteja cumprida. Todos os jogos começam 0-0 e este não será diferente, pelo que só temos de impor o nosso ritmo, a nossa intensidade e demonstrar dentro de campo a nossa supremacia”.

O jogo entre Guifões e Dragon Force, da 16.ª jornada da Proliga, disputa-se este sábado, às 18h00, no Pavilhão Municipal de Guifões.


in "fcp.pt"

DRAGÕES À PROCURA DA VITÓRIA 101 SOBRE O V. GUIMARÃES

FC Porto recebe os minhotos no jogo inaugural da 21.ª jornada da Liga portuguesa, que pode seguir através do Twitter​​
Portistas e vimaranenses encontram-se, esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, pela 159.ª vez na história, no jogo que abre as cortinas da 21.ª jornada da Liga portuguesa, em que os portistas têm a oportunidade de ultrapassar a barreira das 100 vitórias sobre os minhotos, em todas as competições oficiais. A partida será antecipada no Porto Canal, a partir das 19h30, e seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhada no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar de novo o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.

É longo o historial de confrontos com o Vitória de Guimarães, que vai para quase 19 anos sem conseguir mais do que um empate na casa dos azuis e brancos, nas 17 visitas que fez a casa do FC Porto desde o triunfo (3-2) em Abril de 1996, quando os azuis e brancos já tinham garantido o título. Foi em 2005, há rigorosamente dez anos, que se registou um 0-0 no Estádio do Dragão, data a partir da qual a equipa portista arrancou para uma série de oito vitórias consecutivas, apontando 20 golos e sofrendo apenas dois.

Quando se fala em golos, há inevitavelmente que falar em Jackson Martínez que, desde que chegou ao FC Porto, tem nos minhotos a sua vítima preferida: nos sete jogos em que já os defrontou, apontou igual número de golos, três deles num só desafio, naquele que foi o primeiro e único hat-trick da sua carreira em Portugal. Foi o avançado colombiano, aliás, a assinar o único golo portista validado pelo árbitro Paulo Baptista, no encontro da primeira volta da Liga​, que terminou com uma igualdade a uma bola.

in "fcp.pt"