sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Jackson: 45 provas de amor pelo golo no Dragão


Um a um, os tiros certeiros do colombiano no estádio azul e branco. Recorde de Hulk ultrapassado no jogo contra a Académica, para a Taça da Liga

Um avançado completo. A definição encaixa no perfil da marca registadora de Jackson Martinez. O colombiano marca muitas vezes, das mais variadas formas. E bate recordes. Com os dois golos à Académica, na Taça da Liga, chegou aos 45 no Estádio do Dragão e ultrapassou os números de Hulk

Jackson Martinez é o futebolista com mais golos marcados no recinto do FC Porto. 

O Maisfutebol fez a recolha de todos os pontapés certeiros, época após época, e confirma que o internacional colombiano é capaz de marcar praticamente em qualquer situação de jogo. Seja em que competição for.

Pé direito ou esquerdo? Para ele tanto faz. 21 foram conseguidos com o pé mais forte, dez com o pé do plano-B. 

De cabeça o registo também é fortíssimo, nos jogos realizados no Dragão. 13 dos remates vitoriosos foram efetuados desta maneira, o que revela também o poderio do Cha Cha Cha pelo ar. 

Há momentos para todos os gostos e até dois golos de calcanhar (Sporting em 2012/13 e Académica, agora, na quarta-feira) e um num pontapé de bicicleta (2012/13), sempre no Dragão. 

Jackson só se tem mostrado incapaz de ser mortífero na marcação de grandes penalidades. Deixou, aliás, de ser o responsável pelos castigos máximos. 


Em contrapartida, na presente temporada já fez dois golos de fora da área, outro dos seus handicaps. Jackson marcou ao Rio Ave no Dragão e foi a Coimbra marcar à Briosa. 

Em resumo, se o leitor assistir a um jogo do FC Porto no Dragão é muito provável que veja Jackson a marcar e a festejar. Os 45 golos foram apontados em 61 jogos realizados. Uma marca notável.    

Com a ascensão de Jackson ao topo desta lista, ficam para trás os registos de Hulk (44 golos), Radamel Falcao (40) e Lisandro Lopez (36). Outros avançados com lugar especial nos corações azuis e brancos. 


OS 45 GOLOS DE JACKSON MARTINEZ NO DRAGÃO

ÉPOCA 2012/13 (14 golos): 

1. V. Guimarães (Liga): de penálti 
2. Beira-Mar (Liga): pontapé de bicicleta 
3. Sporting (Liga): calcanhar 
4. Dínamo Kiev (LC): pé esquerdo, dentro da área 
5. Dínamo Kiev (LC): pé direito, a encostar 
6. Marítimo (Liga): pé esquerdo, na área 
7. Marítimo (Liga): pé esquerdo, na área 
8. Moreirense (Liga): de cabeça, após canto na esquerda 
9. Nacional (Liga): cabeça, após canto de Moutinho 
10. Gil Vicente (Liga): pé direito, dentro da área 
11. Olhanense (Liga): pé direito, em cima da linha de golo 
12. Rio Ave (Liga): de penálti 
13. Rio Ave (Liga): pé esquerdo, na área 
14. Estoril (Liga): de penálti 

ÉPOCA 2013/14 (20 golos): 

1. Marítimo (Liga): pé direito, de primeira 
2. Gil Vicente (Liga): recarga, pé direito, na área 
3. Atl. Madrid (LC): cabeceamento na área 
4. Nacional (Liga): cabeceamento, centro de Danilo 
5. Áustria Viena (LC): de cabeça, na área 
6. Sp. Braga (Liga): de cabeça, centro de Varela 
7. Sp. Braga (Liga): pé esquerdo, na área, com ressalto 
8. Olhanense (Liga): de cabeça, após canto 
9. Penafiel (TL): de cabeça, canto de Josué 
10. Penafiel (TL): receção e pé esquerdo, na área 
11. V. Setúbal (Liga): pé direito, na área 
12. Marítimo (TL): pé direito, recarga dentro da área 
13. Paços (Liga): pé direito, na área, passe de Licá 
14. Arouca (Liga): remate de pé direito, na área, com ressalto 
15. Nápoles (LE): pé esquerdo, dentro da área 
16. Benfica (Taça): de cabeça, após canto 
17. Académica (Liga): de cabeça, na área 
18. Académica (Liga): de penálti 
19. Rio Ave (Liga): de penálti 
20. Benfica (Liga): de penálti 

ÉPOCA 2014/15 (11 golos): 

1. Marítimo (Liga): recarga de pé direito, dentro da área 
2. Lille (PO-LC): pé esquerdo, dentro da área 
3. Moreirense (Liga): de cabeça, cruzamento de José Àngel 
4. Moreirense (Liga): passe de Adrián e remate de pé direito, na área 
5. BATE (LC): cruzamento de Danilo, golo de cabeça 
6. Sporting (Taça): desmarcação, remate na área perante Rui Patrício 
7. Rio Ave (Liga): pontapé forte de pé esquerdo 
8. V. Setúbal (Liga): desvio de pé direito, na área 
9. Belenenses (Liga): cabeça, dentro da área 
10. Académica (TL): pé esquerdo, dentro da área 
11. Académica (TL): calcanhar, pé direito, dentro da área 

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Quem sabe não volto daqui a dois anos para ultrapassar Jackson?»

Brasileiro foi ultrapassado pelo colombiano como melhor marcador do FC Porto

Hulk, agora jogador do Zenit, foi ultrapassado esta quarta-feira por Jackson Martinez como o melhor marcador do FC Porto no Estádio do Dragão. Em declarações ao jornal «O Jogo», o brasileiro garante que está «feliz» pelo colombiano. 

«Trabalhámos juntos pouco tempo, mas vi logo a sua qualidade. É um grande profissional, dedica-se bastante nos jogos e nos treinos, sempre a pensar em melhorar taticamente, mas também a nível físico. Acho que foi merecedor desse trono até porque foi em busca disso». 

Mas o jogador recorda que tem «uma ligação muito boa com o FC Porto, com os jogadores, com a direção e com os adeptos». E deixa um aviso: «Quem sabe não volto daqui a dois anos para ultrapassar Jackson?»

in "maisfutebol.iol.pt"

Gonçalo Paciência. Um goleador com molde


Domingos, último melhor marcador português da Liga, preparou a sucessão. O filho, tal como ele, precisou de três jogos para marcar pelo Porto

"Pelo festejo deu para ver. Foi para o meu pai, por aquilo que ele é para mim". Gonçalo Paciência fintou para dentro, rematou e balançou as redes da baliza da Académica. Em seguida levantou o braço direito, imitando os festejos de um histórico goleador do FC Porto: o seu pai, Domingos. Foi um golo simbólico, entre tantos que já marcou, por ter sido o primeiro pela equipa principal dos dragões.
Aos 20 anos, Gonçalo tem ainda muito caminho para trilhar se quiser aproximar-se da carreira do pai. Domingos venceu 17 títulos pelo FC Porto: sete campeonatos, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças). Nos livros, ficará para sempre como um dos maiores goleadores do clube. Fez 378 jogos na Liga, marcou 144 vezes. Mas Gonçalo teve 20 anos para estudar a lição.

Tal como Domingos, precisou de três jogos para se estrear com um golo na equipa A; o registo é até ligeiramente melhor que o do progenitor (108 minutos contra 133), embora Domingos o tenha conseguido aos 18 anos. Tudo aconteceu em 1988. O treinador jugoslavo Tomislav Ivic apostou no então jovem avançado, num jogo para a Taça de Portugal em Moura. Mas Domingos só faria o primeiro golo no recinto portista, o Estádio das Antas. Foi no jogo com o Elvas, da 30.ª jornada da Liga, em que os dragões venceram por 4-0. Só em 1995/96 alcançaria o troféu de melhor marcador do campeonato nacional. Contudo, é até hoje o último português nessa lista.

DOIS PROFES O futuro tem tudo para sorrir a Gonçalo Paciência. Mas a dificuldade histórica que Portugal tem tido nas últimas décadas em formar goleadores de nível mundial aconselham alguma prudência. Foi esse o tom do discurso do seu treinador, Julen Lopetegui, após o golo à Académica: "É um jogador com futuro mas falta-lhe o mais difícil. Chegar aqui é complicado mas manter-se é mais difícil ainda."

Paciência (agora falamos da qualidade, não do apelido) é coisa que Gonçalo tem tido. Demorou 14 anos, mas chegou finalmente à equipa A do FC Porto. Na segunda metade da época passada, jogou com regularidade na equipa B e apontou cinco golos na II Liga. Em 2014/15 continua a representar a formação orientada por Luís Castro (cinco golos em dez jogos). Lopetegui chamou-o pela primeira vez para a Taça da Liga, a 13 de Janeiro, num jogo contra o União da Madeira. O avançado não saiu do banco, mas a estreia chegaria oito dias depois, novamente na mesma competição. Foi titular em Braga, suplente utilizado contra o Marítimo para o campeonato e à terceira não perdoou: golo à Académica, depois de ter substituído Jackson Martínez.

Bem, já que falamos no colombiano, Gonçalo tem tido a sorte de aprender com os melhores. Se em casa tem um excelente professor, nos treinos com a equipa principal basta-lhe olhar para o lado. Jackson é um dos melhores do mundo na sua posição. Com o bis à Académica, na Taça da Liga, tornou-se o melhor marcador de sempre do Dragão. O internacional colombiano contratado ao Jaguares em 2012/13 tem 45, superando os 44 de Hulk na casa portista.


Há 15 anos, Ricardo Sousa fez o primeiro jogo pela equipa principal do Porto, seguindo os passos do pai, António. Domingos e Gonçalo são a segunda família a conseguir tal proeza. Contactado pelo i, o antigo goleador portista não quis comentar o dia especial do filho: "É o momento dele, não meu". Até onde vai Gonçalo?

in "ionline.pt"

«Só penso em fazer um bom ano no FC Porto» - Tello


Cristian Tello esteve numa sessão de perguntas no Facebook oficial da UEFA Champions League, abordando vários temas da atualidade. O extremo espanhol esquivou-se, no entanto, a falar sobre um hipotético regresso a Barcelona em junho.

View image on Twitter«Atualmente só penso em fazer um bom ano no FC Porto. Estou muito contente pela confiança que o treinador deposita em mim e o que procuro é melhorar em alguns aspetos do meu jogo para ser ainda mais completo», respondeu a um dos adeptos.

«Todos no clube me trataram excecionalmente desde que cheguei. O facto da equipa ser muito jovem acaba por ser muito positivo. Foi uma adaptação fácil», assegurou. 

Os oitavos de final da Liga dos Campeões são já em fevereiro e o Basileia é o adversário. «Penso que o Basileia é um pouco como nós, joga como equipa e vai ser difícil ultrapassá-los. Vai ser uma eliminatória equilibrada.» 

Tello considera o FC Porto «uma equipa muito forte em todos os aspetos do jogo e que dá sempre o máximo». 


in "abola.pt"

QUARESMA "Odeio perder com o Benfica"


Quaresma é o protagonista da última edição da revista Dragões e entre as revelações estão memórias da infância e o que pensa, por exemplo, do Benfica.


O "Passe de letra"da mais recente edição da Dragões é feito com Quaresma que recorda a infância. "Quando se nasce e cresce no bairro, vê-se tanta coisa, que se tenta ir atrás. Poderia até ter sido bandido..." admitiu.


O hóquei foi a primeira paixão do extremo portista que passou pelo Sporting, Barcelona, Inter e Chelsea: "Nem um pontapé na bola sabia dar", brincou, antes de falar dos clássicos do futebol, em especial um: "Toda a gente sabe que odeio perder com o Benfica".


in "ojogo.pt"

Quaresma: «Coração falou mais alto»
VINCOU OS MOTIVOS DO SEU REGRESSO

Quaresma é um dos jogadores em destaque na revista “Dragões” de janeiro que estará hoje nas bancas. Na rubrica “Passe de letra”, o Mustang vinca os motivos que o levaram a voltar ao FC Porto há um ano. “Regressei por causa do amor que tenho por este clube. O coração falou mais alto”, assumiu, recuando depois ainda mais no tempo para lembrar a sua estreia de azul e branco, em 2004. “Ganhámos 1-0 ao Benfica, na Supertaça, e marquei o golo. Toda a gente sabe que odeio perder com o Benfica.” O Mustang assume ainda que a Taça Intercontinental, ganha ao serviço do FCPorto, foi o “troféu mais importante” que conquistou.

Quem também surge em destaque na referida publicação, e com honras de capa, é Rúben Neves, jogador que se juntou ao andebolista Miguel Martins, que também tem 17 anos, para uma viagem de descoberta da cidade Invicta. Essa reportagem com a prata da casa deu origem a uma outra de cariz televisivo que irá passar hoje no Porto Canal.

in "record.pt"

Aboubakar volta este fim de semana

O avançado esteve ao serviço da seleção dos Camarões, entretanto afastada da CAN'2015. Regressa em plena afirmação de Gonçalo Paciência e lesão de Adrián Lopez.
Concluída a participação no CAN"2015, Aboubakar estará de regresso à cidade do Porto já este fim de semana. Apesar disso, o avançado ainda não deverá ser opção para a receção ao Paços de Ferreira, masjá vai estar disponível para o jogo que se segue, a visita a Moreira de Cónegos.

Aboubakar participou em 212 minutos na CAN"2015, não tendo marcado nenhum golo.

in "ojogo.pt"

Reyes não sai do Dragão

Empresário do jogador, sabe O JOGO, esteve reunido com responsáveis do FC Porto e o encontro serviu para garantir a continuidade do central.


Ponto final nas dúvidas em torno de Diego Reyes: o central não vai sair do FC Porto neste mercado de inverno. A certeza foi deixada a O JOGO por Matias Bunge, empresário do central mexicano, que esta quinta-feira esteve reunido com responsáveis do FC Porto, num encontro que serviu para garantir a continuidade de Reyes no Dragão.

O Anderlecht era um dos clubes mais interessados no jogador e na Bélgica chegou a ser noticiada a presença do diretor desportivo, Erman Van Holsbeeck, em Portugal, o que não se confirmou.


in "ojogo.pt"

Fede Varela chega ao Dragão

Jovem argentino de apenas 18 anos assinou esta quinta-feira com o FC Porto.


Fede Varela, médio-ofensivo de 18 anos, é jogador do FC Porto. O argentino que jogava no Stade Nyonnais, do terceiro escalão da Suíça, mas que antes brilhou nos juniores do Celta de Vigo, tendo mesmo sido chamado por Luis Enrique à equipa principal, esteve esta quinta-feira no Dragão para rubricar contrato. Nas redes sociais, aliás, circula uma fotografia na qual Varela surge em pleno estádio do Dragão.

Varela, que também joga como extremo, deverá começar nos juniores, podendo igualmente treinar sob as ordens de Luís Castro na equipa B.


in "ojogo.pt"

LUÍS CASTRO: “COVILHÃ VAI CRIAR-NOS DIFICULDADES”

​FC Porto B quer fazer uma boa exibição no jogo deste domingo (15h00) diante do Covilhã, na 25.ª jornada da Segunda Liga
Este domingo, às 15h00, no Estádio de Pedroso, o FC Porto B, nono classificado, e o Covilhã, sexto, reencontram-se na 25.ª jornada da Segunda Liga, separados por apenas um ponto na classificação. Os Dragões procuram a terceira vitória consecutiva em casa (onde somaram apenas uma derrota, frente ao Santa Clara, já lá vão cinco meses), face a um adversário que atravessa uma boa fase na temporada e que no jogo da primeira volta venceu os azuis e brancos por 1-0.


“É uma boa equipa, bem orientada, que está nos lugares cimeiros e que nos dois últimos jogos teve boas prestações. Num deles até ganhou por 4-0 ao Portimonense, que também se tem mostrado muito bem no campeonato. É uma equipa que estará muito moralizada, pelo que nos vai criar dificuldades num jogo que vamos encarar como sempre, pensando em conquistar pontos e em fazer uma boa exibição”, explicou Luís Castro, em declarações aowww.fcporto.pt e ao Porto Canal.



Nos últimos dez jogos, os azuis e brancos sofreram sempre golos, um registo que não agrada ao técnico, que garante que o grupo tem trabalhado para corrigir esta tendência menos positiva. “Não gostamos de ver a nossa equipa com instabilidade defensiva, até porque quando se atinge o equilíbrio defensivo as equipas jogam de forma mais confortável no seu momento ofensivo. Não temos conseguido, mas temos trabalho muito esse aspecto para inverter a situação”.



Luís Castro congratulou-se ainda pela ascensão de Gonçalo Paciência, considerando que, assim, está cumprido mais um dos objectivos que levou à criação da equipa B. “O Gonçalo apresentava um bom rendimento, não tanto pelos golos, mas pela forma como se consegue ligar à equipa no último terço e pelos espaços que cria no adversário. Para nós, o que interessa é que os jogadores atinjam patamares óptimos de rendimento para que possam prosseguir as suas carreiras. E se o conseguirem fazer dentro do FC Porto, melhor ainda”.


in "fcp.pt"

SUB-17 ESTÃO ALERTA PARA JOGO COMPLICADO EM GUIMARÃES

​Generoso e Michael Morais anteviram o duelo da segunda jornada da segunda fase do Campeonato nacional (domingo, 11h00)
À segunda jornada da segunda fase do Campeonato nacional de Juniores B, os Sub-17 deslocam-se ao Campo n.º 3 do Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado, terreno do adversário teoricamente mais complicado da série Norte. O Vitória de Guimarães, que terminou a série A da primeira fase na primeira posição, com 14 vitórias, três empates e uma derrota (exactamente o mesmo registo do FC Porto), recebe os Dragões depois de ter empatado na primeira ronda, no terreno do Padroense (2-2). Já os azuis e brancos venceram a Académica, por 2-0, com um dos golos a ser apontado por Generoso.

“É uma grande equipa, organizada e que nos vai criar dificuldades, mas acho que ainda é cedo portodizer que será a mais difícil que vamos encontrar nesta fase. O futebol tem histórias diferente em cada jogo”, declarou o avançado ao Porto Canal e www.fcporto.pt. Michael Morais, outro jogador da frente de ataque, destacou igualmente o carácter “forte e muito aguerrido” do adversário, mas deixou uma certeza: “Se nós estivermos bem, não importa a equipa adversária”.

De resto, Michael Morais assumiu o favoritismo dos azuis e brancos, que é válido “seja contra que equipa for”: “Todos os jogos são importantes para nós, queremos ganhar e passar esta segunda fase em primeiro lugar, destacados de todas as equipas. Vamos encarar este jogo como se fosse o último, com grande atitude, procurando não dar hipóteses ao adversário. Vamos assumir o encontro e esperar sair de lá com uma vitória”.

Por sua vez, Generoso, fez uma análise de como os minhotos se poderão apresentar em campo: “Vamos encontrar uma equipa que vai tentar jogar de forma recuada e sair em transições. Não creio que nos vá enfrentar a atacar. Temos que estar atentos, matar esses contra-ataques e ser inteligentes”.


in "fcp.pt"

JOÃO GROSSO: “VENCER É SEMPRE O MAIS IMPORTANTE”

Dragon Force viaja até Esgueira na 14.ª jornada da Proliga (sábado, 21h00)

​Começam a escassear os adjectivos para a caminhada triunfal do Dragon Force na presente edição da Proliga, na qual soma por vitórias os 12 jogos que já disputou até ao momento. A 14.ª jornada da prova reserva aos Dragões uma viagem até Esgueira (sábado, 21h00), onde na época passada o colectivo liderado por Moncho López registou uma das duas derrotas sofridas. Os tempos são outros, mas a qualidade do Esgueira mantém-se, pelo que João Grosso apela à coesão defensiva e ao talento individual dos portistas para o 13.º triunfo consecutivo.

“O nosso objectivo à entrada para cada jogo é sempre a vitória, seja por um ou 100 pontos de diferença. Vencer é sempre o mais importante para nós. Acredito que vai ser um jogo difícil num pavilhão no qual perdemos na época passada, mas gostamos deste tipo de desafios e vamos a Esgueira para trazer a vitória. Não há segredos para a nossa invencibilidade, mas, se existisse, seria o nosso trabalho e esforço no dia-a-dia, em cada treino”, declarou o extremo/poste dos Dragões, ao Porto Canal e www.fcporto.pt, na antevisão do desafio com o Esgueira, actual sexto classificado, com 17 pontos, menos sete do que os portistas, líderes indiscutíveis.

Pela frente, o Dragon Force terá uma equipa derrotada no Dragão Caixa por 110-68 na primeira volta, naquele que foi o melhor desempenho ofensivo dos azuis e brancos em 2014/15. “Não é uma equipa muito diferente da do ano passado e pode causar-nos muitos problemas. Olhamos para o Esgueira como uma das melhores equipas da Proliga e sabemos que têm bons jogadores, com uma grande capacidade para marcar pontos. Temos se ser muito unidos e aguerridos na defesa, pois acredito que no ataque temos jogadores com qualidade para fazer a diferença”, disse João Grosso, que sabe bem do que fala, face às estatísticas do adversário.

Apesar do actual sexto lugar, o Esgueira possui três dos melhores marcadores do campeonato: Renato Lóio (média de 17,4 pontos), António Gaioso (16,9) e Pedro Valente (14,8). O emblema de Aveiro tem ainda o segundo, terceiro e quarto jogadores com melhores percentagens de três pontos em toda a Proliga: Hugo Assunção (44 por cento), Pedro Valente (43) e Renato Lóio (39).

O jogo entre Esgueira e Dragon Force, da 14.ª jornada da Proliga, disputa-se este sábado, às 21h00, no Pavilhão do Esgueira.


in "fcp.pt"

REALIDADE AUMENTADA

Correio da Manhã, um panfleto de mexericos, de favores e outras patetices, tem uma visão peculiar do Mundo, sempre distante da realidade. No fundo, o Correio da Manhã cria a sua própria verdade, normalmente cumprindo os seus desejos mais ou menos secretos. Seguindo essa tradição diária, na edição de hoje escreve que o Benfica tem “nove pontos de vantagem sobre o FC Porto”, para logo a seguir, reafirmar: “O tropeção do FC Porto na Madeira deixou o Benfica com nove pontos de avanço na liderança do campeonato nacional”.

in "fcp.pt"

444-crop.jpg

ALEXIS BORGES: “NÃO HÁ JOGOS FÁCEIS”

FC Porto recebe o Santo Tirso, em jogo da 19.ª jornada do Andebol 1 (sábado, às 18h00), com o pensamento na vitória
No espaço de quatro dias, os hexacampeões nacionais realizam o segundo jogo consecutivo no Dragão Caixa. Depois da vitória sobre o Madeira SAD (27-19), na terça-feira, os azuis e brancos, líderes do Andebol 1, com 52 pontos, recebem o Santo Tirso, antepenúltimo classificado, com 22, numa partida a contar para a 19.ª jornada do Andebol 1. Apesar das distâncias que separam as duas equipas na tabela, Alexis Borges garante que os portistas encaram todos os jogos do calendário como se fossem decisivos.

“Não há jogos fáceis, não pensamos se vamos defrontar um adversário mais acessível ou não. Só pensamos em ganhar, em fazer o nosso papel. Encaramos todos os jogos como se fossem decidir um campeonato, sempre com a mesma motivação, qualquer que seja o adversário”, afirmou o pivô cubano, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

O número 22 dos hexacampeões nacionais reconhece, no entanto, que este tipo de jogos, sobretudo quando se realizam em casa, permite não só corrigir alguns erros que o treinador Ljubomir Obradovic tenha identificado durante a semana de treinos como também dar minutos aos jogadores menos utilizados. “É importante rodar a equipa. E nós entramos sempre com a ideia de jogar bem e alcançar um resultado confortável o mais cedo possível, para assim se dar oportunidade aos mais jovens para mostrarem a sua qualidade”.

Pode consultar aqui os preços e locais de venda dos bilhetes para este encontro.


in "fcp.pt"

VÍTOR HUGO: “O MAIS IMPORTANTE SÃO OS TRÊS PONTOS”

Este sábado, às 15h00, há clássico no Dragão Caixa: FC Porto Fidelidade-Sporting
​Diz-se que um clássico é sempre um jogo especial, seja em que modalidade for. A 17.ª jornada do Campeonato nacional reserva um sempre empolgante FC Porto Fidelidade-Sporting (sábado, 15h00), ainda que a classificação mostre 12 pontos de diferença entre as duas equipas, com vantagem para os Dragões. Depois do empate na primeira volta (2-2), Vítor Hugo garante que “não existe um sentimento de vingança” e que só a vitória importa.

“É um grande clássico do hóquei e sabemos que temos de ganhar o jogo e que já não há margem de erro. Só pensamos na vitória, mas não em forma de vingança. É um clássico e é para ganhar, independentemente da diferença de golos. O mais importante são os três pontos”, declarou Vítor Hugo ao Porto Canal e www.fcporto.pt, no lançamento do desafio frente aos lisboetas, quartos classificados, com 31 pontos. Os Dragões seguem na segunda posição, a três pontos do primeiro lugar, ocupado pelo Benfica.

Para o avançado portista, a diferença reflectida na tabela não faz jus à qualidade do próximo opositor do colectivo azul e branco. “O Sporting tem uma excelente equipa, com um grande guarda-redes e outros jogadores experientes, como o João Pinto ou o Ricardo Figueira. A diferença de 12 pontos entre FC Porto e Sporting talvez seja exagerada, pois a qualidade das duas equipas não é assim tão distinta. De qualquer forma, não podemos fazer nada quanto a isto e só pensamos em vencer os nossos jogos”.

No passado mais recente do FC Porto está uma vitória arrancada a ferros em Oliveira de Azeméis, diante da Oliveirense (6-5), na ronda anterior. Vítor Hugo afasta um cenário de desgaste e considera até que o triunfo reforçou os índices motivacionais da equipa. “A nível físico, não creio que haja desgaste. Foi uma vitória importante, num terreno difícil, frente a uma equipa de grande qualidade. Acima de tudo, saímos muito motivados desse jogo”.

O jogo entre FC Porto Fidelidade e Sporting, da 17.ª jornada do Campeonato nacional, disputa-se este sábado, às 15h00, no Dragão Caixa, e terá transmissão em directo no Porto Canal. Pode consultar aqui os preços e locais de venda dos bilhetes para este encontro.


in "fcp.pt"