domingo, 13 de novembro de 2011

"James Rodríguez e Iturbe representam o nosso futuro"

A fama do FC Porto no mercado ainda não atingiu o auge com os 40 milhões de euros amealhados com a venda de Falcao ao Atlético de Madrid. Pinto da Costa já tem novos trunfos e nomeou-os numa conversa com o "L'Équipe": "Falcao saiu, é verdade, mas já temos jovens jogadores fantásticos como James Rodríguez e Iturbe, que representam actualmente o nosso futuro". A dupla sul-americana, mesmo estando em fases de evolução diferentes, promete continuar a manter equilibradas as contas de um clube sem os meios financeiros de outros emblemas europeus, proporcionando ainda retorno desportivo, a variável que continua a projectar os craques do Dragão.
Também nesse âmbito se enquadra o nome de Danilo. Foi caro, é certo, mas não é, na opinião do presidente, dinheiro deitado fora. Pinto daCosta não tem dúvidas em relação ao retorno económico que o clube poderá amealhar no futuro com o brasileiro... e não só. Apesar de a transferência do jogador do Santos ter entrado directamente para o topo da lista de jogadores mais caros alguma vez comprados pelos azuis e brancos - 13 milhões de euros pelo passe, mais três milhões gastos em comissões -, o presidente dos campeões nacionais garantiu estar descansado quanto à qualidade do lateral. "Foi um risco calculado. Mas não tenho quaisquer dúvidas quanto à sua rentabilidade e até é internacional pelo Brasil", frisou. A primeira referência ao brasileiro, que se encontra vinculado ao Santos até Janeiro, enquadra-se numa reportagem do jornal francês que conduz os seus leitores à descoberta do "Sistema FC Porto", que permite ao clube ganhar regularmente ao mais alto nível, revelar novos valores para o futebol e depois vendê-los aos maiores emblemas europeus amealhando quantias chorudas, época após época, sem que a equipa se ressinta disso.
Esta descoberta constante de novos valores assenta numa rede com cerca de três centenas de olheiros que observam jogadores no mundo inteiro e mantêm o clube actualizado com o que de melhor há no mercado para reforçar a equipa, mal ela se separe de uma das suas pérolas. Este "sistema" do FC Porto virou imagem de marca de um clube, cuja história fala por si. "Aqui ganham-se muitos títulos e depois os jogadores ainda saem para clubes maiores. Eles sabem isso. A marca Porto existe!" sublinha Rui Barros, jogador da casa, que vestiu as cores do Mónaco.

Uma identidade garantida

Num altura em que o que não faltam são exemplos de emblemas europeus adquiridos por multimilionários, o FC Porto promete manter-se fiel ao que o caracteriza. Esta "moda" não só não seduz ninguém dentro do clube, como nunca foi um caminho que se quisesse percorrer. "O clube foi fundado em 1893, apoia-se numa história, numa cultura e em sócios muito apegados e dedicados. Sermos controlados por um investidor estrangeiro não faz parte dos nossos planos. Podemos sempre negociar acordos e parcerias de diversos tipos, pensar em muita coisa, claro, mas uma coisa é certa e segura: este FC Porto nunca perderá a sua identidade", sublinhou Antero Henrique, também ele cobiçado por alguns gigantes europeus como Chelsea e Real Madrid, que já tentaram seduzir o director-geral azul e branco. Um dos últimos acordos tornados públicos recentemente foi o negociado com o banco brasileiro BMG, que promete ajudar o FC Porto a continuar a ganhar dimensão e a fazer grandes transferências no mercado mundial. Mesmo com um orçamento de 101 milhões de euros, cinco vezes mais baixo do que o do Real Madrid, os azuis e brancos voltaram a apostar forte em todas as frentes esta época.

Segredo está no rigor económico e financeiro

A última apresentação de contas actualizou o passivo do FC Porto para os 200 milhões de euros. Num contexto diferente, o valor seria motivo mais do que suficiente para inspirar preocupações, mas Pinto da Costa aproveitou a ocasião da reportagem do jornal francês para esclarecer o assunto. "Não temos os meios de um Real Madrid, um Barcelona, um Milan ou de um Manchester, mas temos dado provas de um enorme rigor económico e financeiro. Temos um passivo de 200 milhões de euros, mas a situação está completamente sob controlo. O clube é dono do seu estádio e de muitos outros activos importantes. Podemos ter dificuldades pontuais na tesouraria, como acontece em qualquer empresa, mas o facto de estarmos cotados na bolsa obriga-nos a ser transparentes, até porque as auditorias são muito rigorosas", frisou.

in "ojogo.pt"

Dragões exigiram 70 milhões de euros

Quando, há uns meses, Pinto da Costa disse que Hulk é insubstituível, não estava a fazer bluff. A projecção do brasileiro, que se reforça a cada passo com a titularidade adquirida na selecção brasileira, é cada vez maior e pode atingir proporções verdadeiramente astronómicas nos desígnios do mercado mundial. "Basta" que alguém ofereça 70 milhões de euros ao FC Porto, precisamente a verba exigida aos milionários do Anzhi numa oferta recente que morreu naturalmente no leito destes números. Foram os russos que o desvendaram...
No fundo, a SAD portista deu uma resposta à altura das palavras do seu presidente e, mais recentemente, das de Antero Henrique a uma reportagem dos franceses do "L'Équipe". O Incrível é importantíssimo na estrutura azul e branca e ninguém, adeptos incluídos, o quer ver partir. Se assim tiver de ser, então que seja por números ao nível dos melhores do mundo, patamar em que o director-geral da SAD já o coloca. "Hoje em dia, Hulk faz parte do grupo dos três melhores jogadores do mundo, com Messi e Cristiano Ronaldo. Não queremos vendê-lo", disse Antero Henrique àquela publicação francesa.
A proposta do Anzhi foi ontem confirmada por German Tkachenko, um empresário russo que lidera a ProSports Management, empresa que negoceia jogadores e trabalha directamente com o clube russo que mais dinheiro tem para investir. "Falámos e conseguimos um acordo com Hulk, mas depois o FC Porto exigiu uma quantia exorbitante pelo seu passe: 70 milhões de euros", disse ao mais conceituado jornal desportivo russo, o Sport.
Sobre o acordo alegadamente alcançado com o jogador, German Tkachenko não adianta mais nada mas no passado chegou a falar-se de 10 milhões de euros por ano, mais de 800 mil euros por mês, números obviamente irrecusáveis e bastante acima do tecto salarial do FC Porto.
Indiferente às notícias, Hulk vem manifestando de forma recorrente a felicidade por continuar no FC Porto e o empenho que deposita em cada jogo, pese embora o momento no clube não ser o melhor e ter-lhe já valido uma substituição, antes de um penálti falhado no último jogo do campeonato. Pelo contrário, na selecção do Brasil, mesmo sem golos, já convenceu Mano Menezes. Ontem, o seu empresário, Teodoro Fonseca, confirmou que o seleccionador já lhe garantiu um lugar nas próximas convocatórias. A prova de que a confiança no atacante sobe em flecha é que amanhã fará o terceiro jogo consecutivo como titular, desta feita contra o Egipto. Faltam três anos até ao Mundial 2014 e até lá há muito tempo para que novas propostas cheguem ao Dragão. Málaga e Manchester City são outros clubes milionários que já admitiram gostar do jogador. Mas, tal como o Anzhi, recusam pagar o valor que o FC Porto alegadamente pede, ainda assim 30 milhões abaixo da cláusula de transferência.

in "ojogo.pt"

James levanta estádio

Dois jogos como melhor em campo, nas primeiras internacionalizações pela principal selecção da Colômbia, elevaram James Rodríguez à condição de estrela naquele país. Depois de Valderrama ter dito que finalmente tinha encontrado um substituto, ontem os jornais colombianos, mas também de outros países, desfizeram-se em elogios à sua exibição no empate contra a Venezuela. O público presente no estádio concorda e mostrou-o quando o aplaudiu de pé ao minuto 90, aquando da sua substituição. Antes, já havia feito o mesmo na sequência de uns malabarismos ao lateral-direito da Venezuela.
"James escreve a sua própria história", "Um jovem a quem não pesa a camisola" ou "A figura de um empate inesperado" foram títulos que lhe atribuíram, antes dos múltiplos elogios à forma de jogar e, principalmente, de estar. O mais jovem jogador dos "cafeteros" mostrou uma maturidade acima da média.

Revista de Imprensa

Olé

A Colômbia tem bom toque no meio-campo e desce bem pelas alas. Com um James Rodríguez explosivo e um golaço de Guarín, os "cafeteros" colocaram-se em vantagem.

MARCA

A Colômbia mostrou o talento de grandes jogadores como James Rodríguez e Jackson Martínez, ágeis nos movimentos e desesperando os adversários. E foi neles que começou o golo de Guarín.

Futbolred.com

Com o seu futebol para a frente e as fintas imperdíveis, James tornou-se um novo ídolo. Ilude os adversários e quando toca na bola parece uma relação de amor.

El Heraldo

Parece que já leva anos na selecção. Com futebol curto e inteligência a abrir espaços, Rodríguez enlouqueceu o seu marcador. Levantou a plateia, iniciou o golo de Guarín e ainda atirou à trave.

in "ojogo.pt"

As contas de Defour para a selecção

Defour recuperou a titularidade ao serviço da Bélgica, mas sabe que não tem o lugar garantido e que precisa de mostrar serviço no clube. "Concorro com o Timmy Simons por um lugar e tenho de estar preparado para quando as oportunidades surgirem. É evidente que é no FC Porto, com boas exibições, que eu vou ganhar o meu lugar na selecção", comentou depois da vitória por 2-0 sobre a Roménia. Defour volta a jogar na terça-feira, frente à Bélgica.



Álvaro e Cebola seguiram viagem ontem

A selecção do Uruguai mal teve tempo para festejar a goleada imposta ao Chile, com quatro golos de Suárez, e embarcou ontem à tarde com destino a Roma para um particular com a Itália agendado para terça-feira. Óscar Tabárez só fez três alterações em relação ao grupo que jogou contra o Chile, mantendo Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez entre os eleitos. Com este particular com os italianos, o regresso dos dois jogadores do FC Porto poderá fazer-se mais cedo do que habitualmente, o que deverá permitir a Vítor Pereira poder contar com eles no treino de quarta-feira.

Futuro de Bybala define-se já mas só sai em Junho

O futebolista argentino Paulo Dybala, que está na mira de FC Porto e Benfica, vai ser negociado de imediato com um grupo investidor, confirmou o seu clube, o Instituto, que não revela o destino. No entanto, o avançado, de 17 anos, só sairá da Argentina em Junho do próximo ano. Dragões e águias estão atentos...

in "ojogo.pt"

Kléber para a história à distância de 3 golos

NOVO RECORDE PESSOAL É QUESTÃO DE TEMPO



Mais tarde ou mais cedo, Kléber acabará por conseguir ao serviço do FC Porto uma nova marca pessoal no que ao capítulo dos golos marcados numa temporada diz respeito. A não ser que o azar das lesões lhe bata – e de que forma! – à porta, marcar três golos até maio é uma missão que o jogador, de 21 anos, já mostrou ser capaz de cumprir.
É que o seu registo máximo situa-se neste momento em 8 golos numa temporada e com a meia dúzia que já leva na sua conta pessoal, esta promete ser a época em que a fasquia vai subir.
in "record.pt"

Lesão de Guarín gera preocupação

Médio colombiano marcou excelente golo à Venezuela e saiu lesionado perto do fim. Falha o jogo de terça-feira com a Argentina. Rotura no gémeo da perna direita sujeita a reavaliação. 

Freddy Guarín, médio colombiano do FC Porto, constitui mais uma dor de cabeça para o técnico Vítor Pereira, na sequência de uma lesão muscular sofrida nos instantes finais do jogo de anteontem da sua selecção, com a Venezuela. Curiosamente, o desafio até começou muito bem para o jogador dos dragões, autor de um golo de levantar o estádio, aos 11 minutos, num remate potente de fora da área, que colocou a sua equipa em vantagem num encontro que terminou empatado a um golo.

Guarín não realizou uma grande exibição - a crítica aponta-lhe o defeito de ter estado demasiado sempre agarrado à bola, o que também tem sido visível nos jogos do FC Porto -e acabou por sair lesionado perto do final da partida. Depois de abandonar o relvado a coxear, foi-lhe diagnosticada uma lesão muscular sujeita a um exame feito durante a tarde de ontem, que confirmou uma rotura no gémeo da perna direita. Assegurado ficou o seu afastamento definitivo do embate de terça-feira, frente à Argentina, também a contar para a fase de qualificação do Mundial de 2014. O médio portista já foi, entretanto, substituído na convocatória pelo compatriota Robayo.

No Dragão, a situação também é acompanhada com atenção. Sendo Guarín um jogador importante para atacar os próximos três importantes compromissos da equipa - Académica (Taça de Portugal), Shakhtar (Liga dos Campeões) e SC Braga (Liga) -, o departamento médico do clube já se colocou em campo no sentido de obter informações mais detalhadas sobre a lesão de Guarín.

Caso se confirme o primeiro diagnóstico, o centro-campista sul-americano pode falhar os próximos jogos dos dragões, situação que deve conhecer novidades nas próximas horas ou, na pior das hipóteses, quando Guarín regressar a Portugal, numa viagem que deve ser antecipada, uma vez que o atleta está parado.


in "abola.pt"

Panathinaikos quer Rodriguez

O Panathinaikos é um dos clubes interessados na contratação de Cristian Rodriguez. Jesualdo Ferreira, que o recebeu no Dragão em 2008, está empenhado em garantir esta mais-valia já em Janeiro, aproveitando o facto de o FC Porto poder dispensar o jogador por empréstimo.

A transferência definitiva também estará em cima da mesa, mas os valores apresentados pelos dragões estão acima do que os gregos podem pagar: três milhões de euros, como A BOLA ontem escreveu. Acenar com um contrato no Verão, quando o uruguaio estiver livre, pode ser outra solução.


in "abola.pt"

«Ganhar ao Benfica terá um gostinho muito especial» - Danilo

Ao reforço portista o que interessa é jogar no FC Porto, «um clube vencedor», logo a partir de Janeiro. Tem recebido conselhos de Alex Sandro, o seu melhor amigo, mas também de Ibson e Léo. Discreto e sério, o internacional brasileiro contou os seus planos numa entrevista exclusiva a A BOLA.

- Assinou pelo FC Porto mas o Benfica foi o primeiro clube europeu a interessar-se em si. É verdade ou não?

- Sim. Apresentou uma proposta oficial mas os meus direitos eram divididos e a negociação nunca seria fácil. Eu, para sair, queria que fosse por consenso. Como se gerou um impasse, não quis desgastar a cabeça. Aí, apareceu o FC Porto.

- E ganhou a corrida num golpe só.

- Sim, a proposta era muito melhor e a forma como a negociação foi conduzida foi muito mais tranquila. O FC Porto foi mais tranquilo a negociar.

- Assim, um Benfica-FC Porto vai ter um gosto ainda mais especial?

- Ganhar esse clássico vai ter um gostinho muito especial para mim. A rivalidade é gigantesca, não é?

- Tem visto jogos do FC Porto esta época? Com o Benfica, por exemplo, viu?

- Vi aqui mesmo, no Centro de Treinos Rei Pelé: 2-2. Léo e Alan Kardec torcendo por um lado, eu e o Ibson do outro... 

- E o Léo, disse-lhe muito mal do FC Porto?

- Por incrível que pareça não. Ele até elogia a estrutura do clube. 

- Alex Sandro também deve dar-lhe conselhos. Tem falado com ele?

- Muito, é o meu melhor amigo daqui, morávamos juntos, estivemos quase no Benfica e acabámos os dois no FC Porto.


in "abola.pt"