terça-feira, 6 de março de 2012

SARA OLIVEIRA EM BOA FORMA NO TEST EVENT

Sara Oliveira qualificou-se, na manhã desta terça-feira, para a final dos 200 metros mariposa do Test Event, que está a decorrer no complexo London Aquatics Center, onde vão realizar-se as disciplinas aquáticas dos Jogos Olímpicos de Londres. Esta tarde (18h30) realiza-se a final.

A nadadora do FC Porto fez a segunda melhor marca pessoal de sempre na distância, ao percorrer as eliminatórias em 2:10.96. Um resultado positivo que lhe permite ficar muito próxima do mínimo COP (Comité Olímpico de Portugal) para os Jogos Olímpicos de Londres (2:10.84).

Sara Oliveira ficou em 7.º lugar na classificação geral do evento e é já a 5.ª melhor entre os nadadores estrangeiros. A internacional portuguesa é recordista nacional, com 2:10.14, tempo estabelecido nos Jogos Olímpicos de 2008. A nadadora já alcançou o mínimo COP para Londres nos 100 metros mariposa.

O Test Event é a prova de apuramento para a selecção britânica que vai disputar os Jogos Olímpicos. Os regulamentos determinam que os oito nadadores estrangeiros mais rápidos nas eliminatórias disputem uma final. Os britânicos cumprem o calendário olímpico, com meias-finais e finais separadas.



in "fcp.pt"

«Senti que Deschamps não estava a defender-me» – Lucho

O internacional argentino Lucho Gonzalez analisou a saída do Marselha e revelou que no final sentiu que o treinador Didier Deschamps não o defendeu das críticas que vinha a ser alvo. 

«No início, estávamos a trabalhar na mesma direção. Mas com o tempo, a nossa visão do futebol não era mais a mesma. Se estou desapontado com Deschamps? Não. Lembro-me que 98 por cento dos motivos pelo qual fui para o Marselha era o facto de ele ser o treinador. Depois, todas as mudanças no clube não dependem apenas dele. A verdade é que no final era muito criticado e senti que não estava a ser defendido por ele», explicou Lucho, em declarações à RMC


in "abola.pt"

F.C. Porto: dois juniores na preparação para a Académica

Luís Pinto e Tiago Ferreira trabalharam com o plantel principal


O F.C. Porto voltou a preparar a receção à Académica, marcada para este sábado, esta terça-feira, num treino que teve duas novidades, vindas diretamente da equipa sub-19. 

Vítor Pereira contou com o guarda-redes Luís Pinto e o central Tiago Ferreira nos trabalhos da equipa que, como habitualmente, decorreram no Centro de Estágios do Olival. 

De resto, o apronto portista não registou alterações em relação ao primeiro da semana. Mangala continuou a realizar treino integrado condicionado, ao passo que Danilo e Varela fazem tratamento às respetivas lesões. Rafa prossegue em repouso. 

líder do campeonato enfrenta a Académica no sábado, no Estádio do Dragão, a partir das 20h15, em jogo da 22ª jornada da Liga.

in "maisfutebol.iol.pt"

O PINÓQUIO

A verdade desportiva de um mentiroso. Para Rui Santos dizer a verdade sobre o FC Porto é inversamente proporcional às nossas vitórias. Quanto mais ganhamos mais Rui Santos mente e se lhe crescesse o nariz a cada mentira que diz...

Do alto do púlpito que lhe oferece a SIC Notícias, Santos inventou agora que não houve controlo antidoping no jogo Benfica-FC Porto. Mentira. Mais uma. Houve sim senhor, os jogadores João Moutinho e Sapunaru foram controlados.

De resto, ainda na semana passada, como foi amplamente noticiado pela comunicação social, quatro jogadores do FC Porto foram controlados no final de um treino. O mesmo aconteceu após o jogo com o Feirense ou após ambos os jogos com o Manchester City, só para falar dos mais recentes.

O FC Porto orgulha-se de estar na primeira linha da luta antidoping, tem atrás de si um passado, no futebol e nas outras modalidades, que outros não podem exibir, e nunca deixará de desmascarar mentirosos que julgam assim beliscar as nossas vitórias.



in "fcp.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados do fim-de-semana das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins.

ANDEBOL

Sexta-feira
Campeonato Nacional de Juvenis 1.ª Div., 1.ª Fase 
FC Porto–ISMAI, 24-24

BASQUETEBOL

Sexta-feira
Campeonato Nacional Sub20, 2.ª fase Norte
FC Porto–CD Póvoa, 83-61

Sábado
Campeonato Nacional Sub18, 1.ª fase Norte
FC Porto-Galitos, 83-54

Campeonato Distrital Sub14B, 2ª Divisão, 1.ª Fase A
FC Porto–FC Gaia, 33-44

Domingo
Campeonato Nacional Sub16, 1.ª fase Norte
FC Porto–Ginásio Figueirense, 53-45

Torneio Nacional Sub14A, 1.ª fase A
CD Póvoa–FC Porto, 48-77

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Nacional Infantis Norte A
FC Porto–Infante de Sagres, 4-3
Marcadores: Alexandre Barreira, Nuno Ferreira (2) e Hugo Santos

Domingo
Campeonato Nacional Juniores Norte B
FC Porto-Fânzeres, 17-3
Marcadores: Renato Castanheira (3), Xavi, Afonso Santos (3), João Ramalho (2), Tomás Castanheira (4), Miguel Costa (3) e Pedro Cerqueira

Campeonato Nacional Iniciados Norte B
FC Porto–AD Sanjoanense, 4-3
Marcadores: Filipe Ribeiro, José Pedro e Dinis (2)


in "fcp.pt"

Ricardo Costa: "ESTAMOS PREPARADOS PARA ENFRENTAR QUALQUER ADVERSÁRIO"

O FC Porto Vitalis começa a segunda fase do Andebol 1 no terreno do Madeira SAD, já no sábado. Ricardo Costa, treinador-adjunto dos Dragões, mostra-se confiante, mas também cauteloso, face ao rival do Funchal: "É um adversário forte. Ganhou três vezes ao Benfica e, além disso, temos que nos deslocar, mas estamos preparados para enfrentar qualquer equipa".

O sorteio da fase final de competição decorreu esta segunda-feira, na sede do COP - Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa. Na primeira jornada, para além do Madeira SAD-FC Porto, o Sporting vai enfrentar o Águas Santas e o ABC vai jogar com o Benfica. Os Dragões vão defrontar os rivais Benfica e Sporting no final de cada volta.

Em busca do tetracampeonato, a equipa do FC Porto está pronta para os desafios que aí vêm. De resto, na primeira fase, os azuis e brancos apenas perderam pontos para o Benfica e para o Sporting (derrotas na Luz, por 23-22, e em Alvalade, por 26-24). "As derrotas já foram há sete e seis meses. Desde aí, não voltamos a perder. Estamos muito motivados", atira.

Recorde-se que a primeira fase do Andebol 1 terminou no domingo. O FC Porto Vitalis ficou no topo da tabela, com 62 pontos, encerrando o ciclo com uma vitória em Fafe, por 33-27. Os Dragões vão entrar na segunda fase com metade dos pontos, ou seja, 31. Na disputa pelo primeiro lugar do grupo A juntam-se aos azuis e brancos o Benfica, com 29 pontos, o Águas Santas, com 28, o Sporting, com 27, o Madeira SAD, com 26 e o ABC de Braga, com 25.

Calendário do Andebol 1

Primeira volta
1.ª jornada – Madeira SAD-FC Porto (10-03-2012)
2.ª jornada – FC Porto-Águas Santas (17-03-2012)
3.ª jornada – ABC-FC Porto (24-03-2012)
4.ª jornada – FC Porto-Benfica (11-04-2012)
5.ª jornada – Sporting-FC Porto (14-04-2012)

Segunda volta
6.ª jornada – FC Porto-Madeira SAD (21-04-2012)
7.ª jornada – Águas Santas-FC Porto (28-04-2012)
8.ª jornada – FC Porto-ABC (05-05-2012)
9.ª jornada – Benfica-FC Porto (09-05-2012)
10.ª jornada – FC Porto-Sporting (12-05-2012)



HUGO LAURENTINO NO "SETE" IDEAL

Hugo Laurentino, do FC Porto Vitalis, faz parte do "sete" ideal da 22.ª jornada do Andebol 1, disputada no fim-de-semana. A prestação do jogador no triunfo sobre o Fafe (33-27), em que defendeu 45 por cento dos remates, foi reconhecida.

No fecho da primeira fase, Laurentino ocupa o 5.º lugar no ranking dos melhores guarda-redes, mas mantém-se como o mais seguro da prova, já que tem uma eficácia de 41,68%, a melhor do campeonato.

Também Gilberto Duarte merece destaque nesta jornada. O lateral esquerdo continua a liderar o ranking MVP, com 96,2 pontos. À liderança como MVP, Gilberto Duarte acrescenta o segundo lugar no pódio dos melhores marcadores de primeira linha, graças aos 82 golos apontados.



in "fcp.pt"

Mangala não subiu ao relvado

NOS 15 MINUTOS ABERTOS À IMPRENSA



Mangala, Danilo e Varela não estiveram, esta terça-feira, às ordens de Vítor Pereira nos 15 minutos abertos à comunicação social.
Segunda-feira, Mangala trabalhou no relvado ainda que de forma condicionada. Danilo recupera da lesão ligamentar no joelho esquerdo e Varela de uma rotura muscular.
Vítor Pereira chamou os sub-19 Tiago Ferreira (defesa central) e Luís Pinto (guarda-redes).
in "record.pt"

James golos de laboratório

Com 11 golos apontados no campeonato, James é já o melhor sub-20 dos últimos 30 anos do FC Porto, o que equivale a dizer que é o jovem mais valioso da era Pinto da Costa, superando a marca de Paulo Futre (10 golos em 1986/87). A improvável relação com as balizas tem surpreendido, mas a leitura que impera é a de que a qualidade se trabalha e a confiança se reforça.
A mãe, Pilar Rubio, explicou a O JOGO que os golos de James não caem do céu. "Está a marcar como nunca, é verdade, mas porque vem trabalhando muito a finalização há já algum tempo. Sempre teve grande capacidade para rematar, mas faltava-lhe acreditar que o conseguia fazer. Se assim não fosse, como explicar que agora até marque de pé direito?", desvenda com um desarmante conhecimento futebolístico. "Aqui na Colômbia está tudo muito espantado, mas é uma questão de mentalidade. O James é melhor do que os outros porque se sacrifica mais", diz quem sempre soube alternar elogios com críticas.
Pilar Rubio é mãe babada, mas sabe de bola. "Sempre gostei. Mesmo hoje, vejo de tudo. Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal... Gosto de perceber", revela, recuperando o clássico da Luz: "Ele sabia que não ia estar desde o início. Mentalizou-se para ser capaz de fazer a diferença no pouco tempo que ia estar em campo e tem essa capacidade de entrar bem durante o jogo."
James tem vincado essa capacidade de agitar com os resultados, daí a grande interrogação: por que não joga sempre a titular? "Ele respeita o mister e sente-se titular, não vai abalar por não jogar de início em alguns jogos", defende, voltando a realçar a mentalidade que lhe é tão cara e que lhe incutiu desde os primeiros pontapés. "Sempre se sacrificou e agora não é diferente. Passou 15 horas em aeroportos, mas chegou, jogou e resolveu", resume, dando força a um elogio que já Guarín tinha vincado: "Felicito o James. Mais do que o golo, teve a vontade e a disposição para chegar de uma viagem tão grande e jogar no mesmo dia. É grande."
Com golos e assistências, James é o rosto da recuperação meteórica do FC Porto na tabela, resgatando a equipa de uma época que podia ser de razia.

Marca mais que Hulk em metade dos remates


James Rodríguez tem "apenas" mais três golos do que Hulk, mas marcaria o dobro se rematasse tanto como o Incrível. Se descontarmos os penáltis - Hulk converteu dois em quatro tentativas e James marcou na única de que dispôs - a eficácia do colombiano é praticamente o dobro da registada pelo brasileiro. E não se pense que Hulk é que tem pontaria desafinada, até porque faz parte da lista dos melhores dez de Portugal, com um golo a cada 8,2 remates, num total de 12,2% de eficácia. James é que marca um golo a cada 4,2 remates, com 23,8% de eficácia que não têm paralelo em mais nenhum jogador do FC Porto e, em toda a Liga, só o situam abaixo de uma dupla benfiquista: Rodrigo e Nolito. O avançado luso-espanhol deve ser mesmo um caso raro a nível mundial, uma vez que nem precisa de três remates para marcar: 36% de eficácia e muito à frente dos 25,8% de Nolito.


Silvio Sandri

"Já não está ao alcance de quase nenhum clube"


Silvio Sandri, empresário de James, tem respondido a mais chamadas ultimamente, mas não acelera o passo no que ao mercado diz respeito. "Respeito a vontade do James e o contrato com o FC Porto. Não acho que esteja para breve a saída", responde, ciente de que o colombiano é um produto de luxo. "Os clubes sabem quanto custa, a cláusula de 45 milhões de euros é pública e, por isso mesmo, James já não está ao alcance de quase nenhum clube", admite o agente, que confessa que as perguntas têm sido muitas. Aos 20 anos, o esquerdino é uma das promessas mais valorizadas do futebol mundial. "É difícil encontrar as palavras. O que tem conseguido no FC Porto supera todas as expectativas e agora é titular na seleção. O Pekerman [novo treinador da Colômbia] ficou encantado com ele, é imprescindível", sintetiza, por entre elogios ao jogador: "Para além de ter um grande potencial, é muito dedicado ao que faz. Se não tivesse jogado contra o Benfica, ficava doente. Fez tudo para poder estar na seleção e no clube."

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira "Grande jogo, grande jogo"

O regresso ao trabalho depois da vitória no Estádio da Luz fez-se num clima de natural boa disposição e com uma mensagem curta e direta de Vítor Pereira para o plantel. Tal como é habitual depois dos jogos, o treinador reuniu os jogadores no centro do relvado do Olival, mas, desta vez, para lhes dar os parabéns pela liderança isolada, embora também os tenha alertado para os desafios que se seguem, sobretudo no campeonato. "Grande jogo, grande jogo!", foram as primeiras palavras do treinador, que se ouviram bem ao longe, sustentadas, logo de seguida, com um aviso para o futuro. "O importante agora é manter o nível". Vítor Pereira não perdeu mais do que 30 segundos a dissecar o clássico com os seus jogadores, até porque havia um aniversariante no grupo de trabalho: Semedo completou ontem 47 anos. Por isso, o que se seguiu foram palmas e abraços para o adjunto de Vítor Pereira, que não conseguiu escapar, apesar do estatuto de treinador, às habituais "palmadinhas" reservadas para estes momentos de festa. Para além da vitória, houve outro dado importante a retirar da Luz, o facto de não ter resultado, desse jogo, qualquer problema físico no plantel. James reagiu bem ao desgaste dos últimos dias e voltou a apresentar-se em boas condições, assim como os restantes internacionais utilizados nas respetivas seleções durante a semana que antecedeu o clássico. Agora, a equipa prepara-se para entrar num registo competitivo menos intenso do que é habitual, uma vez que, até ao final da temporada, tem apenas mais um jogo para disputar a meio da semana, curiosamente uma nova visita ao Estádio da Luz (21 de março) para decidir a presença na final da Taça da Liga. Para já, segue-se a receção de sábado à Académica de Pedro Emanuel. 


in "ojogo.pt"

Hulk "É fácil liderar esta equipa"

Hulk revelou, numa entrevista à revista "Fut Lance", que é fácil ser capitão no FC Porto, um estatuto que assumiu, em definitivo, a partir do jogo frente ao Leiria, realizado há menos de um mês. "A responsabilidade aumentou, mas no FC Porto é fácil. O grupo é muito bom, fechado, unido, todos se respeitam e o ambiente é legal", afirmou o avançado, numa longa conversa telefónica em que também falou do seu passado no Japão - diz preferir o sushi ao cozido à portuguesa - ou da forma como chegou ao Dragão. Mais atual foi a conversa sobre o valor da sua cláusula de rescisão. Dá para ter noção do que é valer 100 milhões de euros? "Rapaz, nunca parei para pensar nisso. Mas fico feliz por ser valorizado no FC Porto, por eles fazerem isso por mim, falarem essas coisas. Estou muito grato", confidenciou.
O brasileiro não esquece a suspensão de três meses na época de 2009/10, devido ao famoso caso do túnel da Luz, que lhe retirou a possibilidade de lutar por um lugar na fase final do campeonato do mundo da África do Sul. "Não foi justa, não é? Aliás, tanto não foi justa que passaram de três meses para três jogos. O Dunga tinha-me convocado e disse-me para continuar a trabalhar, ao mesmo tempo que elogiou o meu futebol. E eu regressei motivado para trabalhar, mas não pude dar continuidade. Foi chato." No entanto, os quatro troféus conquistados na época passada acabaram por servir de consolo. "Desde que cheguei, ganhámos sempre títulos. No ano passado levámos quase tudo. Foi um ano maravilhoso e esperamos continuar nesse ritmo."

"Preferi o FC Porto ao Atlético de Madrid"


Depois de Pinto da Costa ter utilizado Hulk como exemplo para criticar Falcao por ter aceitado a proposta do Atlético de Madrid, o avançado brasileiro revelou agora que recusou, na altura de abandonar o Japão, uma mudança para a capital espanhola. "Surgiu a oportunidade de vir para o FC Porto. Na altura, estava para escolher entre o FC Porto e o Atlético de Madrid, mas preferi vir para Portugal, não só por já ter estado aqui, mas também porque achei que a adaptação seria mais fácil", revelou Hulk, que não se negou a comentar, de seguida, a história sobre a alegada exigência feita por Guardiola ao Barcelona, em que teria colocado a sua continuidade na próxima temporada dependente da contratação de Hulk. "Eu soube dessa história e ficaria feliz. Com todo o carinho pelo FC Porto, mas quem não quer jogar num clube com aquela qualidade? Vemos o Barcelona, Real Madrid... Todos são grandes. Gosto muito do FC Porto, mas penso em jogar numa equipa assim", assumiu o internacional brasileiro. Hulk recordou também que já tinha tido uma passagem pelo Vilanovense e que desde então sonhava com o FC Porto. "O motorista do Vilanovense levou-me para ver um jogo nas Antas. Adorei aquilo, a torcida, e queria muito jogar naquele estádio cheio. Não pude jogar naquele, mas realizei o sonho de jogar no Dragão", recordou.


O Incrível e a concorrência no escrete


A seleção é uma prioridade de Hulk, que tem caminho aberto. "Agora só depende de mim. Tenho de continuar a trabalhar para ter a confiança do Mano. Fazer o meu melhor no FC Porto e ter paciência", afirmou, lembrando a desilusão que foi ficar de fora da Copa América: "É difícil ser treinador da seleção..."

Neymar

"É um craque, tem um futebol alegre, ele apresenta isso para todo o mundo e todos conhecem o Neymar. É do nível do Ronaldo nos melhores tempos."

Leandro Damião

"Um matador nato, jogador de área, faz muitos golos e vai fazer muitos pela seleção brasileira."

Alexandro Pato

"Trabalha também como um matador, tem presença na área e se tiver uma ou duas oportunidades no jogo, vai marcar."

Fred

"Um ponta de lança como o Damião. Um jogador que precisa que joguem para ele, fazem a bola chegar e ele termina a jogada."

Robinho

"Gosta de jogar de frente para a baliza, tem muita habilidade, dribla muito bem, vem atrás para buscar jogo."

in "ojogo.pt"