terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dragões reeleitos para o Comité Executivo da Associação Europeia de Clubes

O FC Porto foi reeleito, esta terça-feira, para o comité executivo da Associação Europeia de Clubes (ECA), numa votação que decorreu no âmbito da Assembleia Geral da instituição, que teve lugar em Genebra, na Suíça.

A organização reúne 214 membros e o clube azul e branco mantém-se como o único português representado na Direção, através do administrador Diogo Paiva Brandão.

Para além do FC Porto, foram eleitos para o grupo 1 do Comité Executivo – que diz respeito aos clubes filiados nas federações nacionais colocadas entre as posições 1 e 6 do ranking da UEFA, como é o caso de Portugal – dirigentes dos seguintes emblemas: Real Madrid e FC Barcelona (Espanha), Lyon (França), Arsenal (Inglaterra), Milan e Juventus (Itália) e Bayern de Munique (Alemanha), através de Karl-Heinz Rummenigge, que se mantém como presidente da ECA. 

in "abola.pt"

«Quintero tem muita categoria» - Rincón

http://imgs.cmjornal.xl.pt/2013-07/2013-07-24004207_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$bd730534-e50b-460c-9ff3-bbae58436bb0$$odia_imagem_grande$$pt$$1.jpg
Freddy Rincón, antigo internacional colombiano, que no futebol europeu atuou por Nápoles e Real Madrid, desfez-ze em elogios a Juan Quintero, jovem médio que o FC Porto contratou no último defeso ao Pescara.

«Juan Fernando Quintero vai ser muito importante: fez um grande Mundial de sub-20, é um miúdo com muita categoria e creio que nos poderá ajudar muito no Brasil», disse Rincón, ao jornal colombiano El Espectador, quando questionado sobre as figuras a destacar na atual seleção da Colômbia.

O antigo avançado não deixou também de falar sobre Falcao, considerado a grande estrela do futebol colombiano: «É um grande, o que conseguiu não é causalidade. É dos melhores avançados do Mundo e é um orgulho que seja colombiano.»

in "abola.pt"

Dragão persegue recorde de John Mortimore

Emerge novamente no FC Porto a possibilidade de haver história no campeonato nacional, com notável aproximação à melhor marca de todos os tempos de jogos consecutivos sem perder.

O máximo absoluto pertence ao Benfica de John Mortimore, que entre 24 de outubro de 1976 e 3 de setembro de 1978 explorou 56 partidas sem derrotas, acabando por ser o FC Porto a terminar com esse efeito mágico no Estádio das Antas (1-0).

O dragão já esteve muito perto dessa marca encarnada, mas privou-se dela de forma abrupta e inesperada quando foi derrotado pelo Gil Vicente, em janeiro do ano passado, acabando por quedar-se nos 55 jogos seguidos sem derrotas.

Barcelos foi um percalço sério mas muito passageiro, pois a seguir a essa derrota ficou de imediato uma nova janela de oportunidade e o FC Porto encontrou um parâmetro de 46 jogos consecutivos sem conhecer o desaire, tendo agora pela frente, no sábado, precisamente a equipa que o derrubou pela última vez. 

in "abola.pt"

«Defour tem a confiança de Paulo Fonseca. O que se pode querer mais?», diz empresário do médio

Na terceira época no Dragão, Defour assumiu a titularidade na equipa azul e branca. De acordo com o empresário do médio, esta será a temporada de afirmação do internacional belga.

«O Mundo está a vê-lo crescer rapidamente e isso é fantástico para ele. O Steven está muito confiante neste arranque de época. O selecionador da Bélgica, Marc Wilmots, e o treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, estão a dar-lhe muita confiança. O que se pode querer mais?. Afirmar-se e ser titular era o desejo dele para esta temporada e penso que ele irá fazer uma grande época. Ele não quer sair do FC Porto. Está muito feliz e, no FC Porto, toda a gente o apoia. A primeira responsabilidade dele é o FC Porto. Quer ser campeão pelo FC Porto e conquistar outros títulos. Depois, pretende, ao serviço da Bélgica, carimbar o apuramento para o Mundial 2014», disse, ao programa Bola Branca da Rádio Renascença, o empresário de Defour, Paul Stéfani. 

in "abola.pt"

Atl. Madrid: Diego Costa elogia qualidade do FC Porto

O Atl. Madrid será um dos adversários do FC Porto no Grupo G da Liga dos Campeões. Diego Costa, uma das estrelas dos colchoneros, destaca a qualidade dos tricampeões nacionais.

«O FC Porto é um clube de muita tradição na Liga dos Campões. O Zenit tem uma grande equipa. É um grupo difícil mas já sabíamos que na Liga dos Campeões não existem grupos fáceis», observou o avançado, que já jogou no Penafiel e SC Braga, durante uma entrevista ao Mundo Deportivo

in "abola.pt"

Aumento da cláusula resguarda Quintero

COLOMBIANOS INSISTEM NA INTENÇÃO DE BLINDAR

O FC Porto contratou Juan Quintero ao Pescara por um preço muito em conta face ao seu protagonismo no Mundial Sub-20 (5 milhões de euros por metade do passe), mas as boas indicações que o criativo tem dado nas suas aparições de azul e branco criam um cenário onde o reforço da sua proteção em relação à voracidade do mercado pode avançar a curto prazo. Atualmente, a rescisão do colombiano custa 40 milhões de euros, pelo que no caso de a SAD concretizar uma proposta no sentido de melhorar as suas condições salariais, essa medida deverá ser acompanhada por uma revisão em alta da cláusula de rescisão, isto para um valor que nunca será inferior aos 50 milhões de euros.

A informação tem ganho força na Colômbia ao longo dos últimos dias. Apesar de nem sequer ter atuado pela seleção principal contra o Equador, Quintero continua com uma cotação muito alta entre adeptos e crítica, sendo indiscutível o facto de que o médio poderá ser um trunfo a lançar por José Pekerman no próximo Campeonato do Mundo.

Tendo em conta a forma como a SAD portista costuma posicionar-se em relação a estas temas, dificilmente os responsáveis dos dragões permitirão que Quintero se afirme como titular e cause impacto na Liga dos Campeões sem estar já devidamente enquadrado contratualmente. De resto, tal como Record revelou, o FC Porto teve o cuidado de deixar definidos logo à partida os parâmetros segundo os quais poderia acionar automaticamente a aquisição de novas tranches dos direitos desportivos do craque de 20 anos. Caso Quintero dispute pelo menos 30 minutos em 40 jogos oficiais ficará garantida a propriedade de mais 40% do passe por 5 milhões de euros. Uma fórmula que também funciona no caso de Paulo Fonseca apenas lhe permitir tomar parte em 25 jogos (mais 20% por 2,5 milhões) ou somente 20 jogos (mais 20% por 2 milhões).

Sendo relativamente fácil de prever que a SAD terminará a temporada na posse de 75% ou 90% dos direitos de Juan Quintero, e tendo o jogador firmado contrato até 2017, o ajustamento da cláusula de rescisão será uma rede de segurança negocial antevendo a valorização que pode resultar da presença no Mundial.

NÚMEROS

10 milhões de euros pode ser o valor total de aquisição de Quintero caso realize 40 jogos pelo FC Porto (com pelo menos 30 minutos disputados). Aos 5 milhões investidos na compra inicial de metade do passe será necessário juntar outros 5 milhões por mais 40% dos direitos;

4 foram as partidas realizadas pelo colombiano ao serviço dos azuis e brancos.Sempre a saltar do banco e tendo marcado um golo ao V. Setúbal;

18 minutos foram os proporcionados pelo selecionador José Pekerman na seleção principal, no particular frente à Sérvia. Quintero anseia por mais.

in "record.pt"

Izmailov quer aproveitar boleia

RUSSO NA LUTA PARA VOLTAR AO ONZE

E se, de repente, o FC Porto surgisse, frente ao Gil Vicente, com as extremas totalmente remodeladas quando comparadas ao jogo anterior, com o P. Ferreira? A decisão está nas mãos de Paulo Fonseca, mas também passa pela forma como Licá e Josué se vão apresentar ao serviço.

Caso não apresentem as melhores condições físicas ou acusem em demasia o cansaço acumulado pela viagem intercontinental à qual estarão sujeitos, o treinador pode mesmo avançar com Varela e Izmailov, o que seria a estreia do russo em jogos oficiais da presente época.

Para já, fica a certeza de que o ex-leão tem a confiança do novo treinador, uma vez que foi inscrito na Liga dos Campeões em detrimento do herói da última temporada, o brasileiro Kelvin. Izmailov, recorde-se a terminar, foi um dos jogadores com quem o treinador mais insistiu na pré-época. 

in "record.pt"

Quintero: ala é porta para o onze

Jovem colombiano irá jogar em breve. Provavelmente avança como extremo, mesmo preferindo o meio 
 
A fama que Quintero vai granjeando na Colômbia é proporcional ao carinho que os adeptos do FC Porto lhe dedicam: crescente a cada jogo, maior a cada passo que dá. E o caminho que o jogador percorre terminará, invariavelmente, na titularidade no FC Porto. Foi Paulo Fonseca que confirmou o que já se desconfiava: Quintero tem talento a mais para caber no banco de suplentes.

Nesta fase, importa perceber por que porta entrará. O mais provável é que jogue como extremo, uma vez que as posições do meio parecem intocáveis. Fernando e Lucho, especialmente; mas também Defour, que nunca teve tanta continuidade como agora e que se diz cada vez mais confortável ao lado do Polvo nas costas de El Comandante.

O grande dilema de Paulo Fonseca é como avançar com Quintero para a ala numa fase em que Licá e Josué também vão dando conta do recado. O mais pequenino dos dois até tem sido substituído na segunda parte pelo colombiano, mas até já faz parte dos convocados de Paulo Bento e acrescenta ao treinador portista a possibilidade de, a qualquer altura, mudar o esquema de jogo. Quanto a Licá, tem sido das maiores estrelas neste arranque. E falta Varela, de regresso após um mês longe da equipa.

in "ojogo.pt"