quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Walter fora da lista da Champions

ITURBE TAMBÉM ADIA ESTREIA EUROPEIA


Vítor Perera já escolheu os jogadores que vão disputar a fase de grupo da Liga dos Campeões. Os principais destaques prendem-se com as exclusões de Walter, Iturbe e Alex Sandro.
Ao todo foram inscritos apenas 21 jogadores, uma vez que as quatro vagas para futebolistas formadas no clube não puderam ser preenchidas por falta de elementos que reúnam as codições necessárias
Lista para a Champions:
Guarda-redes: Helton e Bracalli
Defesas: Sapunaru, Fucile, Rolando*, Mangala, Otamendi, Maicon, Alvaro Pereira
Médios: Souza, Fernando, Guarín, Belluschi, João Moutinho*, Defour
Avançados: Cristian Rodríguez, James Rodríguez, Djalma*, Varela*, Hulk, Kléber
Excluídos: Kadú, Emídio Rafael, Alex Sandro, Iturbe, Walter
*Jogadores localmente formados
in "record.pt"

Ricardo Moreira prevê «jogo renhido»


FC Porto começa, este sábado, a luta por um lugar na fase final da Liga dos Campeões.
O Tricampeão nacional FC Porto defronta, este sábado, o Tatran Presov na Eslováquia, onde começa a sua caminhada rumo à qualificação para a Liga dos Campeões. No grupo 1 de apuramento estão ainda os gregos do AEK de Atenas e os sérvios do Partizan Belgrado.
Para este primeiro encontro com os eslovacos, equipa da casa, o capitão Ricardo Moreira prevê um «jogo renhido».
«É uma equipa muito rápida, com transições velozes e com bons atiradores de primeira linha», disse, esta quinta-feira, o jogador do FC Porto, na antevisão do encontro, realizada no Dragão Caixa.
O FC Porto tem mostrado algumas dificuldades em chegar à fase final da prova mas Ricardo Moreira acredita que a equipa está «mais preparada por ser mais experiente nestas andanças» e espera que à terceira presença na qualificação seja de vez.
A chave da vitória em Presov passa por uma «boa defesa, o contra-ataque, a entreajuda e a vontade de vencer».
in "sapodesporto.pt"

FC PORTO VITALIS PROCURA PASSAPORTE PARA A ELITE

O FC Porto Vitalis parte esta sexta-feira para a Eslováquia, onde procura a qualificação para a prestigiada Liga dos Campeões. O adversário das meias-finais (sábado, 17h00 portuguesas) é a equipa da casa, o Tatran Presov. Se os Dragões triunfarem, a final disputa-se domingo, à mesma hora. O treinador Obradovic e o capitão Ricardo Moreira revelaram-se moralizados pela vitória no Torneio de Portugal, no passado domingo, mas também conscientes das dificuldades.

Obradovic: “Tatran Presov é forte”
“O Tatran Presov é uma equipa forte complicada em qualquer lado e ainda mais em sua casa. Tem muita experiência das suas participações na Liga dos Campeões. Penso que quem ganhar o jogo entre o Tatran Presov e o FC Porto passa. A convicção é que as outras duas equipas [AEK de Atenas e Partizan de Belgrado] não serão tão fortes.”

Mais experiência
“Somos uma equipa um ano mais velha, com mais um ano de trabalho. Agora, temos é de jogar andebol. Temos vídeos do adversário, vamos ver como eles jogam e adaptar a nossa defesa e o ataque. É muito importante sofrer golos em contra-ataque. O ambiente será complicado, mas vamos saber aguentar isso.”

Ricardo Moreira: “Estamos mais fortes”
“Espero um adversário muito difícil, ainda para mais a jogar em casa, frente ao seu público. Penso que vai ser um jogo renhido até ao fim. Estamos pela terceira vez na fase de apuramento para a Liga dos Campeões e espero que desta vez ela seja favorável para nós. Pode dizer-se que agora estamos mais fortes do que no passado, porque já passámos por duas situações semelhantes.”

Entreajuda e vontade de vencer
“O Presov é uma equipa muito rápida, no contra-ataque e na recuperação defensiva. Tem bons atiradores e uma boa segunda linha, especialmente o ponta-esquerda, que joga na selecção eslovaca. A chave do apuramento é fazermos aquilo que fizemos nos últimos anos: uma boa defesa, transposições rápidas, contra-ataque e contra-golo, mas sobretudo uma grande entreajuda e vontade de vencer.”



in "fcp.pt"

Jorge Costa «foi fundamental» na decisão de Beto em rumar ao Cluj

António Teixeira, representante de Beto, diz que o facto de Jorge Costa ser o treinador do Cluj «foi fundamental» na decisão do guarda-redes em ingressar na equipa romena.

«Beto teve mais do que uma possibilidade para definir o seu futuro imediato. Depois de avaliados todos os pormenores, optou pelo Cluj», referiu António Teixeira em declarações à RR, revelando que o treinador acabou por ser o elemento decisivo para a escolha do guardião.

«É um treinador que o conhece e que o quis. Quando se perspectivava que ele pudesse ir para outro chamado grande da Roménia, as coisas inverteram-se. O facto de Jorge Costa ser o treinador do Cluj foi fundamental», 
indicou. 


in "abola.pt."

Fernando Gomes homenageado em festival de cinema

NA PRÉ-ABERTURA DO III DOURO FILM HARVEST



Na pré-abertura do III Douro Film Harvest (DFH), a secção Foot Film Fest homenageia domingo o "bibota de ouro" Fernando Gomes, diretor de relações externas do FC Porto, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.
Fernando Gomes ficou na história como um dos melhores pontas de lança do futebol português ao serviço do FC Porto, tendo ainda representado o Sporting de Gijon e o Sporting.
A alcunha de "bibota" advém da conquista de duas Botas de Ouro, troféu para o melhor marcador dos campeonatos europeus, em 1983 e 1985, ambas pelo FC Porto. Foi ainda por 48 vezes internacional AA por Portugal.
A terceira edição do festival Douro Film Harvest vai decorrer entre 5 e 11 de setembro e este ano é dedicado ao Brasil.
A secção Foot Film Fest prevê, entre outras, a projeção de "Porque hay cosas que nunca se olvídan" [Porque há coisas que nunca se esquecem], com o ex-jogador da seleção italiana Fabio Cannavaro no elenco.
Está ainda previsto o visionamento de produções cinematográficas clássicas e outras envolvendo o futebol, como "Zico", "Boleiros 2", "Inacreditável" e "Copa Vidigal".
in "record.pt"

Miguel Lopes já não vai para Saragoça

INSCRIÇÃO NÃO ENTROU A TEMPO



O Saragoça emitiu esta quinta-feira um comunicado no seu site oficial onde esclareceu a situação do defesa portista Miguel Lopes. O emblema aragonês admitiu o interesse na contratação e garantiu que existiram negociações, que acabaram por não ser concluídas antes do fecho do mercado em Espanha.
O clube espanhol explica que as negociações chegaram a bom porto quando faltava uma hora para o fecho das inscrições em Espanha, mas, ainda assim, não foi possível terminar o processo, apesar da vontade de ambos os clubes.
O Saragoça lamenta o facto de não poder contar com o defesa português no plantel e “culpa” o fuso horário entre Portugal e Espanha pelo sucedido.
Também o técnico Javier Aguirre lamentou não poder ter no plantel o lateral do FC Porto, falando em questões “meramente administrativas".
in "record.pt"

Antero Henrique: "Reforço de última hora é o Álvaro"


Álvaro Pereira vai continuar no FC Porto. Os campeões nacionais recusaram ontem à tarde a última oferta do Chelsea pelo uruguaio. O JOGO sabe que a última proposta do clube londrino se ficou pelos 20 milhões de euros mais objectivos de valor variável e indexado às performances desportivas do jogador, pagos até 2013. Uma oferta que ficou muito aquém dos 30 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão de Álvaro Pereira, mas que, segundo revelou a O JOGO Antero Henrique, director-geral da SAD do FC Porto, nem sequer terá sido o factor decisivo para o desfecho do negócio. "Realmente houve contactos com o Chelsea ao longo dos últimos dias e uma proposta final que foi recusada, não só por ficar muito aquém do valor do jogador, mas porque o próprio nos manifestou a sua vontade de continuar no FC Porto, de continuar a ganhar títulos pelo FC Porto e de continuar a contribuir para que o FC Porto seja um clube maior". O facto de a oferta do Chelsea ter ficado aquém do valor da cláusula de rescisão de Palito foi desvalorizado por Antero Henrique. "Toda a gente sabe que ele tem uma cláusula de 30 milhões de euros e que o FC Porto não tem por hábito fazer saldos, mas se a vontade do jogador fosse declaradamente a de sair, estaríamos disponíveis para o escutar", frisou. Confrontado com o teor das afirmações do empresário do jogador, Alejandro Savich, que deu conta da alegada insatisfação do atleta com o desfecho das negociações, Antero Henrique foi claro: "Falei directa e pessoalmente com o Álvaro Pereira que me manifestou a sua vontade de continuar no FC Porto. Não sei o que disse o seu empresário, mas sei aquilo que me foi transmitido pessoalmente e de forma muito clara pelo Álvaro". De resto, o próprio jogador, que se encontra ao serviço da selecção do seu país, mostrou-se conformado com o fim das negociações, conforme revelou em declarações à rádio Sport 890. "Os clubes não se puseram de acordo e vou continuar a defender as cores do FC Porto", frisou, sublinhando que os dirigentes do clube lhe terão dito que não o queriam vender "para não desarmar a equipa". "Como jogador, tenho de respeitar essa decisão", terá ainda afirmado o lateral.
Confrontado ainda com o facto de o FC Porto não ter compensado a saída de Falcao com a contratação de outro ponta-de-lança, Antero Henrique garantiu que a SAD do FC Porto "está muito satisfeita com os jogadores que fazem parte do plantel e que dão todas as garantias de sucesso". "De resto", sublinhou, "o nosso reforço de última hora é o Álvaro Pereira".

Agentes ficaram a falar sozinhos

Alejandro Savich, empresário de Álvaro Pereira, não disfarçava a sua desilusão pelo desfecho das negociações. "Não quero falar muito agora, mas é claro que o Álvaro está mal com isto", disse ao nosso jornal. Um seu colaborador, Flavio Perchman, garantiu ao "Maisfutebol" que o FC Porto tinha faltado à palavra com o jogador. Acusações fortes, mas que colocam os agentes a falar no vazio, porque tanto o clube como o jogador trataram de pacificar o clima. O Palito disse tudo...

in "ojogo.pt"

Não se chamava Kléber mas o desfecho foi igual


E vão quatro janelas de mercado consecutivas sem que o FC Porto tenha conseguido o avançado desejado. A dificuldade tem sido recorrente, embora por motivos muito díspares. E desta vez não se chamava Kléber o desejado. Tem sido assim...

O primeiro Kléber, vulgo Gladiador, entreteve o Verão de 2009 (mesmo com Falcao a caminho) e chegou a fazer exames médicos no Porto em Janeiro de 2010. Uma lesão mal curada e exigências financeiras inesperadas do Cruzeiro (depois de Farías ter recusado ser moeda de troca) abortaram o negócio.

Na época seguinte, eis outro Kléber na berlinda e problemas ainda maiores para contornar. O Atlético Mineiro queria vender, o jogador estava louco para se mudar, mas o Marítimo não abdicou do ano de empréstimo a que tinha direito. O braço-de-ferro foi longo, e só passado um ano o FC Porto venceu. Isto depois de em Janeiro ter assegurado a preferência para o actual Verão, defendendo-se do ataque do Sporting. No mesmo mês foi procurado alguém para contrariar a inadaptação de Walter e ajudar numa altura em que Falcao estava lesionado. Mas faltaram alvos ideais, e a possibilidade caiu.

Ao terceiro ano voltam os problemas, mas por outros factores. Ainda que os dragões naveguem com algum desafogo (os 42,5 milhões de euros investidos são a prova), o único avançado que realmente os apaixonou custava um desvario: mais de 19 milhões de euros era o preço de Leandro Damião.

Sem possibilidade de fechar o favorito, o FC Porto resistiu à loucura do mercado. Queria adquirir um substituto para Falcao, é verdade, mas não qualquer um, nem a qualquer preço. Daí ter recusado sucessivamente alguns que lhe foram sendo propostos. A SAD queria um jogador de valor inegável e que encaixasse imediatamente. E claro, acessível aos seus cofres. Como, para o futuro, já existe Kléber e, para fazer parte do plantel, basta Walter, o mercado fechou sem o reforço prometido.

Francês dos sub-19 inscrito

Só juniores e juvenis foram ontem acrescentados pelo FC Porto à lista de jogadores que está na Liga. Um deles é o avançado francês Thibaut Vion, ex-Metz e contratado para os sub-19. Pode fazer uma perninha.

NOMES SUGERIDOS

LEANDRO DAMIÃO

O FC Porto perguntou ao Internacional o preço do preferido. Quando soube que os 19 milhões de euros do Tottenham foram recusados, entendeu que não seria fácil chegar ao goleador, ainda que depois tivesse tentado outro tipo de negócio.

VÁGNER LOVE

Foi o brasileiro que revelou uma suposta proposta dos dragões ao CSKA de Moscovo. Vágner Love queria ir para o FC Porto, mas os russos recusaram.

FUNES MORI

Sugerido anteontem, depois de no passado já ter sido apontado ao FC Porto e, principalmente, ao Benfica. Por ser muito jovem e não um goleador nato, nunca foi sequer considerado como opção.

BENDTNER

O último nome apontado, a custo de 12 milhões de euros. A hipótese parecia viável, mas há muito que o dinamarquês era negociado pelo Arsenal em Inglaterra. Foi lá que acabou por ficar. E o FC Porto nem o tentou.

GUTIÉRREZ

O avançado colombiano do Racing agradou, mas não tinha as características pretendidas. Teófilo Gutiérrez é um avançado móvel, ao jeito de Hulk e Iturbe, e não um Falcao, como se desejava.

BACCA

Carlos Bacca tem nove golos em 12 jogos no campeonato da Colômbia e foi oferecido mais do que uma vez pelo seu empresário, como, no passado, ao Braga e ao Sporting. Faltava-lhe experiência de um grande campeonato.

Inquérito VIP

É compreensível que el tigre fique sem substituto?

João Vieira Pinto

"Faz falta um homem de área"
João Vieira Pinto compreende, mas discorda da não-contratação de mais um avançado. "Se o FC Porto acha que não encontra alguém com condições para jogar numa equipa que tem Kléber e Walter, então é natural que não contrate. Eu acho que faz falta um homem de área. Kléber tem qualidade e é esforçado, mas ainda não fez golos. E no FC Porto, isso é fundamental", resumiu.

Jaime magalhães

"Kléber será o novo Falcao"
Se o FC Porto não contratou ninguém, é porque está bem servido - essa é a opinião de Jaime Magalhães. "O FC Porto só contrata quando não tem jogadores para determinado sector. O clube compra e vende bem e costuma estar precavido. Será este o caso", disse, certo de que Kléber dispensa alternativa. "Tenho confiança total nele. Tem muito para dar e será o novo Falcao", sentenciou.

in "ojogo.pt"

Casa ficou arrumada


Longe de ter confirmado as expectativas que sobre ele recaíam quando se estreou pelo Braga e pela Selecção AA, Orlando Sá desvinculou-se ontem do FC Porto depois de só ter feito 11 jogos (1 golo) pelo clube. O avançado foi vendido ao Fulham, tendo assinado por três temporadas num negócio cujos valores não foram discriminados.
O dia foi de enorme agitação, mas só no que a saídas diz respeito. Miguel Lopes, que há muito está no rota do Saragoça, ainda não assinou. Como se sabe, este emblema espanhol está sob apertada gestão, facto que encravou o processo, exigindo garantias bancárias que pudessem permitir a contratação do lateral do FC Porto. A situação ainda não está totalmente desbloqueada e o lateral precisa da desvinculação para assinar como jogador livre nos próximos dias.
Rui Pedro rescindiu e assinou pelo Cluj de Jorge Costa por três temporadas. É apenas mais um jogador a antecipar o final do seu vínculo ao FC Porto. A SAD arrumou a casa, colocando mais de 20 atletas, metade deles de forma definitiva. É um corte generoso nos custos com pessoal e que se insere num princípio de maior controlo na política de empréstimos.
As condições mudaram para os interessados, que passam a assumir parte significativa dos encargos com os jogadores. Ventura, André Pinto e Sérgio Oliveira são exemplos de atletas que continuarão a ser seguidos pela SAD, mas cujas condições de cedência se revelaram bem mais apertadas.
O dia de ontem podia até ter sido mais agitado para os lados do Dragão, mas algumas possibilidades abortaram. Beto, por exemplo, não viu confirmada a sua saída e vai continuar no plantel, lutando com Helton e Bracali. Também Emídio Rafael tinha interessados, mas vai prosseguir de azul e branco, por muito que o seu espaço seja reduzido perante Álvaro Pereira e Alex Sandro.

11

Agora, os jogadores que o FC Porto tem emprestados só chegam para fazer uma equipa

in "ojogo.pt"

Hulk: "Quero estar em destaque para poder vir à selecção"


O Incrível foi o primeiro a chegar a Londres, à concentração da selecção brasileira para o jogo particular com o Gana, marcado para a próxima segunda-feira, em Craven Cottage, estádio do Fulham, da Premier League. Esta nova oportunidade para Hulk surge numa altura em que a selecção brasileira se procura relançar após uma presença cinzenta na Copa América. Mas apesar do sucesso do avançado do FC Porto na liga portuguesa e nas competições europeias, uma verdadeira oportunidade na selecção tarda em chegar. "A repercussão em Portugal é muito grande. Ficam cobrando a minha presença na selecção brasileira, mas eu procuro concentrar-me no meu trabalho no FC Porto, sendo ou não chamado pelo Mano. Agora, é claro que quero ter destaque em Portugal para poder vir à selecção", comentou Hulk à chegada ao hotel.
Depois de ter estado integrado no estágio do escrete em Barcelona, em Setembro do ano passado, e de ter jogado nos minutos finais da derrota do Brasil em França, em Fevereiro, o avançado do FC Porto não escondeu o entusiasmo com mais esta oportunidade - a terceira - concedida por Mano Menezes. "Sinto-me bem e estou com disposição para ajudar a equipa. A selecção brasileira é isto mesmo: grandes jogadores para cada posição, mas eu estou aqui para ajudar."
Em termos ofensivos, Hulk pode deixar de se preocupar com Robinho, cortado do grupo brasileiro por causa de problemas físicos. Ronaldinho, Pato, Leandro Damião (apontado ao FC Porto) e Neymar serão os seus concorrentes. O brasileiro espera que seja desta que os minutos cheguem...

in "ojogo.pt"

Dani Alves: "Danilo é um jogador que tem um grande futuro"

Danilo ainda não chegou à concentração da selecção brasileira - é aguardado hoje, ao final do dia -, mas a sua convocatória para o jogo com o Gana já mereceu comentários. O recente campeão do mundo sub-20 e reforço do FC Porto viu premiado o grande momento de forma que atravessa com esta chamada à selecção principal para se ambientar a outro nível. Dani Alves, lateral-direito do Barcelona, não escondeu a sua admiração pelo seu concorrente directo. "É sem dúvida um grande jogador", reconheceu, acrescentando que não se trata de um desconhecido para ele: "Conheço-o bem, vi alguns jogos dele, e percebe-se que é um jogador que tem um grande futuro pela frente." Para já, Danilo vai falhar o primeiro dia de trabalhos da canarinha, mas a confirmar-se a sua chegada hoje, ao final do dia, apresenta-se bem a tempo de se começar a adaptar a uma nova realidade, antes de passar a mostrar os seus atributos.


in "ojogo.pt"

Rodríguez não teve saída


Salvaguardando qualquer transferência para um mercado periférico, Cristian Rodríguez vai ficar no FC Porto. Nenhum clube bateu aquilo que a SAD pedia e que visava algum retorno face à verba já investida e que ronda, entre a compra do passe e os salários, qualquer coisa como 10 milhões de euros.
A pista turca teve alguma força nos últimos dias, mas também aí o mercado encerrou ontem à noite sem que houvesse qualquer movimento pelo extremo uruguaio. Assim sendo, o Cebola mantém-se no plantel, não se vislumbrando movimentações no sentido de prolongar o seu contrato.
O esquerdino, que completa 26 anos no final deste mês, junta-se assim a Hulk, Varela, James, Djalma e Iturbe como opções para as faixas do ataque portista. Aliás, Vítor Pereira já deu um forte sinal de que conta com ele ao promovê-lo à equipa titular que defrontou o Barcelona na Supertaça Europeia.

in "ojogo.pt"

Vamos brincar às cláusulas?


ANDRÉ VIANA
Há quem pense que o mercado de transferências é uma espécie de montra final do "Preço Certo": lançado o número, haverá sempre uma grande margem de erro que permite levar o prémio para casa. A conversa das cláusulas é uma luta de egos. "A minha é maior do que a tua". Clubes, agentes e jogadores acham um piadão na hora de assinar, mas o problema é quando aparece alguém a reclamar aquilo que, legalmente, foi acordado. Ora, o FC Porto entende que Álvaro Pereira vale os tais 30 milhões de euros que o Chelsea não quis pagar. E não é de agora, porque o actual contrato do Palito tem mais de um ano e foi revisto, como é óbvio, por comum acordo entre as partes e no final de uma época decepcionante dos dragões. Se já nesse cenário a SAD entendia que 20 milhões eram curtos, propondo a renovação, seria de esperar que baixasse a fasquia depois de uma temporada na qual Álvaro Pereira foi determinante para a conquista de quatro títulos pelo clube e da Copa América pela selecção? Percebe-se, naturalmente, a grande azia dos seus representantes. Mas convém que quem faz do futebol profissão perceba que aqueles números que aparecem nos contratos e que são autenticados pelo notário têm valor legal. Ou será que alguém se lembrou, na altura, que não há lateral no mundo que valha 30 milhões?

in "ojogo.pt"

Guarín: «Aproveitar o que ganhei»

ESPERA SER TITULAR INDISCUTÍVEL


Fredy Guarín foi mais um dos jogadores do FC Porto que chegou ao último dia de mercado com possibilidade de mudar de ares. O internacional colombiano, de 25 anos, tinha diversos clubes italianos interessados nos seus serviços, mas a meio da tarde de ontem, após o treino da Colômbia, nos Estados Unidos, já confessava que ia manter-se no Dragão pelo menos por mais uma temporada. Agora, totalmente concentrado no FC Porto, espera conquistar o estatuto de titular indiscutível.
“O FC Porto deu-me uma linda oportunidade. Já levo três anos no clube e isso é bom para conseguir um lugar no onze. Quero aproveitar o que ganhei”, confessou à Goal.com. Antes disso, Guarín já tinha explicado os motivos que o levaram a permanecer no Dragão depois de ter atingido o auge da sua carreira, com a conquista da Liga Europa. “Toda a gente procura sempre uma transferência que possa beneficiar o clube, o jogador e todos os agentes envolvidos. No meu caso, isso não aconteceu”, justificou.
in "record.pt"

James pode voltar no jogo com o Leiria

James Rodriguez, o tal Cristiano Ronaldo da Colômbia, pode ser a grande novidade no jogo com o UD Leiria, que se realizará no próximo dia 6, na Marinha Grande, e para o qual os dragões têm uma série de baixas consideráveis, tal como A BOLA avançou em primeira mão há já duas semanas.

O craque colombiano, desde Junho blindado com uma cláusula de 45 milhões, deve compor a frente de ataque com Kléber e Hulk, que apesar de jogar em Londres pela canarinha no dia anterior deve apresentar-se a tempo de entrar neste encontro adiado da 3ª jornada da Liga.

Vítor Pereira agradece a disponibilidade do futebolista, que apesar de ser basicamente um ala que joga na esquerda, também faz outras posições a meio-campo e há mesmo quem o veja como um 10... Em todo o caso, foi perceptível no Mónaco que o treinador não anda contente com Varela, ao preteri-lo por Rodriguez, que ainda nem tinha feito qualquer jogo. Mas cebola, apesar de voluntarioso, não foi o jogador perigoso que o técnico desejaria. Faltava-lhe ritmo.

James é um caso especial. Poder-se-ia dizer que tal como Cristian não tem ritmo de competição, mas o colombiano esteve apenas uma semana parado depois do Mundial de sub-20 e a preparação especial a que está sujeito já lhe permitirá alinhar de início se o treinador assim o entender.
James pode compor a linha de ataque e o treinador está na disposiçãom de meter o jovem que conquistou o coração dos dragões.



in "abola.pt"

Álvaro Pereira conformado com decisão do FC Porto

O lateral uruguaio Álvaro Pereira confirmou que vai continuar ao serviço do FC Porto, uma vez o clube azul-e-branco recusou vendê-lo ao Chelsea.

«Os clubes não chegaram a acordo e vou continuar a defender as cores do FC Porto. Disseram-me que não me queriam vender para não desequilibrar a equipa. Como jogador, tenho de respeitar essa decisão», disse o lateral em declarações à rádio uruguaia Sport 890.



in "abola.pt"

«Inspira-me o futebol do Barcelona» - Vítor Pereira

Chegou com André Villas Boas, antigo líder na equipa técnica do FC Porto, e com ele seguiu as duas primeiras sessões do 13.º Fórum de Treinadores de Elite da UEFA.

«Estamos ao lado um do outro, somos amigos, partilhamos muitas ideias em conjunto sobre o futebol, mas temos as nossas diferenças de idade, de personalidade, diferentes experiências que nos levam, num ou noutro pormenor, a ver o jogo com outra perspectiva», reconheceu um orgulhoso Vítor Pereira, um dos estreantes no evento anual da UEFA, no final do primeiro painel dos trabalhos- as tendências de jogo na Champions League. «Estamos a discutir sobre futebol, a ouvir treinadores consagrados e posso dar as minhas opiniões também. Tem sido uma experiência curta mas interessante», reconheceu.

«Falámos de coisas importantes, das tendências do futebol actual em termos de jogo, da final da Champions e o comportamento das equipas», destacou, em síntese, o treinador dos dragões, precisando, de seguida, algumas das questões em análise: «se as transições são coisas que continuam a decidir jogos, se há uma tendência para uma maior posse de bola ou não, se nos últimos dois anos se ganhou com os mesmos comportamentos ou não. Tentamos perceber as funções dos médios, dos defesas, dos atacantes, se o 4x4x2 com dois pontas-de-lança continua a verificar-se ou se a tendência é por um meio-campo mais reforçado para se conseguir um maior controlo no mesmo. Analisámos quais as novas funções do lateral e do pivot, e outras coisas importantes como se a técnica e a qualidade individual continuam a fazer a diferença nos grandes jogos», juntou.

Uma análise ao jogo que acabou por ser centrada, em parte, no Barcelona e no papel de Pep Guardiola. «Foi um dos pontos que debatemos. O Barcelona tem ganho com grande qualidade e isso transforma as pessoas, as ideias e os treinadores que estão a surgir, como eu. Gosto muito do jogo do Barcelona, é um jogo de posse, de passe, um jogo que comporta riscos posicionais mas que torna o espectáculo muito mais bonito. Acredito que seja possível com trabalho, tempo e jogadores de qualidade, aproximarmo-nos de um Barça, com uma outra nuance, mas é um jogo que gosto de ver, inspira-me, agrada-me e acredito que por ganharem com qualidade transformem a cabeça de treinadores que podem seguir essa tendência». 



in "abola.pt"