quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Não se chamava Kléber mas o desfecho foi igual


E vão quatro janelas de mercado consecutivas sem que o FC Porto tenha conseguido o avançado desejado. A dificuldade tem sido recorrente, embora por motivos muito díspares. E desta vez não se chamava Kléber o desejado. Tem sido assim...

O primeiro Kléber, vulgo Gladiador, entreteve o Verão de 2009 (mesmo com Falcao a caminho) e chegou a fazer exames médicos no Porto em Janeiro de 2010. Uma lesão mal curada e exigências financeiras inesperadas do Cruzeiro (depois de Farías ter recusado ser moeda de troca) abortaram o negócio.

Na época seguinte, eis outro Kléber na berlinda e problemas ainda maiores para contornar. O Atlético Mineiro queria vender, o jogador estava louco para se mudar, mas o Marítimo não abdicou do ano de empréstimo a que tinha direito. O braço-de-ferro foi longo, e só passado um ano o FC Porto venceu. Isto depois de em Janeiro ter assegurado a preferência para o actual Verão, defendendo-se do ataque do Sporting. No mesmo mês foi procurado alguém para contrariar a inadaptação de Walter e ajudar numa altura em que Falcao estava lesionado. Mas faltaram alvos ideais, e a possibilidade caiu.

Ao terceiro ano voltam os problemas, mas por outros factores. Ainda que os dragões naveguem com algum desafogo (os 42,5 milhões de euros investidos são a prova), o único avançado que realmente os apaixonou custava um desvario: mais de 19 milhões de euros era o preço de Leandro Damião.

Sem possibilidade de fechar o favorito, o FC Porto resistiu à loucura do mercado. Queria adquirir um substituto para Falcao, é verdade, mas não qualquer um, nem a qualquer preço. Daí ter recusado sucessivamente alguns que lhe foram sendo propostos. A SAD queria um jogador de valor inegável e que encaixasse imediatamente. E claro, acessível aos seus cofres. Como, para o futuro, já existe Kléber e, para fazer parte do plantel, basta Walter, o mercado fechou sem o reforço prometido.

Francês dos sub-19 inscrito

Só juniores e juvenis foram ontem acrescentados pelo FC Porto à lista de jogadores que está na Liga. Um deles é o avançado francês Thibaut Vion, ex-Metz e contratado para os sub-19. Pode fazer uma perninha.

NOMES SUGERIDOS

LEANDRO DAMIÃO

O FC Porto perguntou ao Internacional o preço do preferido. Quando soube que os 19 milhões de euros do Tottenham foram recusados, entendeu que não seria fácil chegar ao goleador, ainda que depois tivesse tentado outro tipo de negócio.

VÁGNER LOVE

Foi o brasileiro que revelou uma suposta proposta dos dragões ao CSKA de Moscovo. Vágner Love queria ir para o FC Porto, mas os russos recusaram.

FUNES MORI

Sugerido anteontem, depois de no passado já ter sido apontado ao FC Porto e, principalmente, ao Benfica. Por ser muito jovem e não um goleador nato, nunca foi sequer considerado como opção.

BENDTNER

O último nome apontado, a custo de 12 milhões de euros. A hipótese parecia viável, mas há muito que o dinamarquês era negociado pelo Arsenal em Inglaterra. Foi lá que acabou por ficar. E o FC Porto nem o tentou.

GUTIÉRREZ

O avançado colombiano do Racing agradou, mas não tinha as características pretendidas. Teófilo Gutiérrez é um avançado móvel, ao jeito de Hulk e Iturbe, e não um Falcao, como se desejava.

BACCA

Carlos Bacca tem nove golos em 12 jogos no campeonato da Colômbia e foi oferecido mais do que uma vez pelo seu empresário, como, no passado, ao Braga e ao Sporting. Faltava-lhe experiência de um grande campeonato.

Inquérito VIP

É compreensível que el tigre fique sem substituto?

João Vieira Pinto

"Faz falta um homem de área"
João Vieira Pinto compreende, mas discorda da não-contratação de mais um avançado. "Se o FC Porto acha que não encontra alguém com condições para jogar numa equipa que tem Kléber e Walter, então é natural que não contrate. Eu acho que faz falta um homem de área. Kléber tem qualidade e é esforçado, mas ainda não fez golos. E no FC Porto, isso é fundamental", resumiu.

Jaime magalhães

"Kléber será o novo Falcao"
Se o FC Porto não contratou ninguém, é porque está bem servido - essa é a opinião de Jaime Magalhães. "O FC Porto só contrata quando não tem jogadores para determinado sector. O clube compra e vende bem e costuma estar precavido. Será este o caso", disse, certo de que Kléber dispensa alternativa. "Tenho confiança total nele. Tem muito para dar e será o novo Falcao", sentenciou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: