terça-feira, 12 de março de 2013

Pestanejas tu, ou pestanejo eu?

Interessante duelo de palavras entre treinadores, com troca de argumentos em sentido claramente positivo. Declarações de intenções de Vítor Pereira e Manuel Pellegrini deixam antever um Málaga-FC Porto com as balizas em forma de alvo constante.


Experiência individual de um lado. Experiência clubística do outro. Necessidade de vencer, imperativa até, de um lado. Obrigação de triunfar, como manda o "ADN", do outro.

Ainda não começou, tem pontapé-de-saída marcado para as 19h45 de quarta-feira, mas já fervilha e já deixa antever que não haverá um qualquer meio-campo para alugar e que o jogo será disputado ao milímetro.

Manuel Pellegrini iniciou um jogo interessante fora de campo. O treinador do Málaga diz não acreditar que o FC Porto jogue em cotenção, no La Rosaleda. Jogo psicológico, ou não, a realidade é que a resposta de Vítor Pereira foi nesse sentido.

"O FC Porto não vai jogar à defesa ou em contenção. O FC Porto tem grande equipa e uma mecânica própria. Não virá, seguramente, jogar apenas para defender a vantagem, vai tentar marcar golos. A nossa obrigação é impedir que o façam", atirou o chileno.

"Sabemos bem o que queremos da Champions, temos isso bem definido. O Málaga vai ter que ir atrás do golo e nós, marcando, colocaremos uma enorme pressão no adversário. Acredito que faremos golos porque é o nosso objectivo", retorquiu o técnico portista. 

O Málaga joga a pensar na História diante de um FC Porto habituado a este tipo de vivências internacionais.
Tem sido assim a campanha dos "boquerones" na Liga dos Campeões. Convivem bem com o estatuto de "outsiders", mas não se demitem da responsabilidade de lutar pela vitória

E se Manuel Pellegrini sabe o que é chegar às meias-finais da Champions - conseguiu tal primazia há sete anos, aos comandos do Villarreal -, Vítor Pereira está pela primeira vez nos oitavos-de-final da Liga Milionária, fase que o FC Porto está habituado a disputar.

O português ganhou o primeiro "round", há duas semanas, no Dragão. O "tira-teimas" é quarta-feira.

O Málaga-FC Porto terá arbitragem do italiano Nicola Rizzoli.

in "rr.pt"

Portista Atsu chamado à seleção do Gana


O portista Christian Atsu está convocado pelo selecionador do Gana para o duelo da seleção africana diante do Sudão, a 24 de março, em partida do Grupo D da qualificação para o Mundial 2014.
Kwesi Appiah volta a confiar na chamada do jogador do FC Porto que, recorde-se, esteve com a equipa na Taça das Nações Africanas.
in "zerozero.ot"

Varela: «O grupo está unido, forte e motivado»


Avançado portista acredita que os dragões vão passar a eliminatória da Liga dos Campeões


Silvestre Varela, avançado do F.C. Porto, mostra-se confiante de que os dragões vão conseguir passar aos quartos de final da Liga dos Campeões em Málaga.

«O grupo está unido, forte, motivado e consciente do que tem de fazer. Estamos confiantes e vamos fazer tudo para conseguir passar a eliminatória», disse Varela na antevisão ao jogo da segunda mão.

«O FC Porto é uma equipa muito experiente a nível Europeu, tem jogadores de qualidade e um coletivo extremamente forte. É uma eliminatória, estamos em vantagem e o Málaga vai ter que reagir ao golo sofrido, por isso, vai atacar mais um pouco».

«Temos de entrar equilibrados mentalmente, sabemos o que temos de fazer para conseguir o melhor resultado possível», adiantou.

O facto de se esperar casa cheia no La Rosaleda não assusta o plantel portista. «É fantástico jogar num campo e num ambiente destes. Todos os jogadores sentem essa necessidade porque é o hino do futebol», garantiu Varela.

Questionado sobre se esta equipa é mais forte do que a que em 2009/10 foi aos oitavos de final, Varela, que estava naquele plantel, evita a comparação: «Temos uma excelente equipa e jogadores com excelente qualidade, com muita vontade de vencer. Estamos no bom caminho e temos um coletivo muito forte, as coisas irão correr bem».

in "maisfutebol.iol.pt"

V. Pereira sobre Málaga: «Não sabemos jogar para defender resultados»


Treinador do F.C. Porto não espera facilidades na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões


Apesar do 1-0 na primeira mão, Vítor Pereira garante que não vai a Málaga para defender o resultado e assegura que em campo estará um F.C. Porto atacante. Apesar da postura, o treinador dos azuis e brancos frisa que não acredita em facilidades.


«Estes jogos têm características diferentes dos do campeonato», frisou, referindo-se ao momento do clube na Liga espanhol. «É uma equipa com muito talento individual e coletivo, orientada por treinador com provas dadas. Se esperássemos em facilidades, estaríamos completamente enganados».



«O Málaga já demonstou no Dragão que tem qualidade. Espero uma equipa igual a essa, com a diferença de que vai procurar marcar para virar o resultado negativo que trazem. Nós, como equipa, não sabemos jogar para defender resultados». 



«O nosso ADN é claro: gostamos de ter bola para ter iniciativa e mandar no jogo. Somos extremamente competitivos, temos ambição. Acredito que amanhã vamos ser o que temos sido ao longo desta época», assegurou.



«Não acredito em favoritismos antecipados. Acredito no trabalho, na competência e na maturidade tática da equipa; acredito na qualidade coletiva e no talento individual dos jogadores. Sabemos muito bem o que queremos desta Champions», garantiu ainda Vítor Pereira.
.

Vítor Pereira: «Queremos ficar na história da Champions»

Treinador diz que espera um estádio cheio em Málaga, mas que isso motiva a equipa


Vítor Pereira não se mostra preocupado com a importância que o Málaga está a dar ao jogo de quarta-feira e com o vídeo motivacional em que o clube espanhol mostra o espírito guerreiro.

«Acreditamos que o Málaga tenha ambições legítimas, mas nós também temos as nossas e sabemos o que temos de fazer para conseguir ultrapassar uma equipa que joga perante o seu público. Gostamos dos grandes jogos e dos grandes ambientes. Motivam-nos os ambientes quentes, de casa cheia», frisou o treinador dos dragões.

«Em relação às estratégias motivacionais do Málaga nada tenho a dizer. Eles têm o direito de adotar as estratégias que entenderem necessárias, mas nós sabemos muito bem o que queremos para amanhã». 

O treinador dos azuis e brancos reconhece que este é um jogo histórico para o Málaga, mas garante que não o é menos para os dragões. «Queremos seguir em prova, fazer a nossa história também. O nosso passado é grandioso, mas queremos continuar a fazer história. Também queremos ficar na história do F.C. Porto e da Champions», afirmou.

«Acreditamos no nosso jogo, nos nossos argumentos e queremos, com orgulho, continuar entre os melhores da Europa», garantiu Vítor Pereira.

V. Pereira não fica «surpreendido» com interesse do Barça em Jackson

«Orgulha-me que um jogador acabado de chegar à Europa desperte tanto interesse»


Confrontado em Málaga pelo alegado interesse do Barcelona em Jackson Martinez, Vítor Pereira não se mostra surpreendido, mas orgulhoso.

«Orgulha-me que um jogador acabado de chegar à Europa desperte tanto interesse. Não sei se será especulação, mas neste meio é natural». 

«De qualquer modo, o Jackson possui muita qualidade e tem conseguido exteriorizar o seu talento porque faz parte de um coletivo forte, o que ajuda e facilita os talentos individuais. O Jackson é um grande ponta de lança e tem provado isso em todos os jogos. Daí não ficar surpreendido que os grandes clubes estejam atentos, nomeadamente esse de que falam», acrescentou

in "maisfutebol.iol.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO


Conheça aqui os resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins, na última semana.

ANDEBOL

Domingo
Campeonato Nacional 1.ª Divisão, 1.ª Fase Norte (Juniores)
SC Espinho-FC Porto, 19-28

BASQUETEBOL

Quarta-feira
Campeonato Nacional, 2.ª Fase Zona Norte (Sub20)
Ovarense-Dragon Force, 59-67

Sábado
Campeonato Nacional, I Fase Norte (Sub18)
Dragon Force-Ginásio Figueirense, 64-62

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 1.ª Fase, Grupo 2 (Sub18 B)
Dragon Force-ACR Vigorosa, 62-79

Torneio Nacional, 1.ª Fase, Norte A (Sub14 A)
Casa FCP Mirandela-Dragon Force, 15-109

Domingo
Torneio Interassociações, 1.ª Fase, Série B (Sub16)
Dragon Force-UD Oliveirense, 42-56

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 1.ª Fase, Série A2 (Sub14 B)
Dragon Force-ACR Vigorosa, 53-65

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 1.ª Fase, Série A1 (Sub14 C)
GDB Leça-Dragon Force, 65-29

HÓQUEI EM PATINS

Sábado

Campeonato Nacional Norte B (Iniciados)
Infante de Sagres-Dragon Force, 5-2

Torneio Encerramento Série A (Infantis)
Infante de Sagres-Dragon Force, 1-1

Domingo

Campeonato Nacional Norte A (Juniores)
Académica de Espinho-FC Porto Dragon Force, 5-9
Marcadores: Hélder Nunes (4), João Ramalho, Miguel Costa (2) e Pedro Cerqueira (2)

Campeonato Nacional Norte A (Juvenis)
HC Braga-Dragon Force, 4-3


in "fcp.pt"

FC Porto aterrou em Málaga rodeado pela imprensa espanhola

Lucho (foto ASF)Dragões em silêncio à chegada a Espanha apesar da presença de muitos jornalistas do país vizinho.


Pinto da Costa e a comitiva do FC Porto já se encontram em Málaga.

A delegação aterrou na cidade espanhola com chuviscos e uma temperatura a rondar os 13 graus.

Os azuis e brancos não tinham adeptos à espera no aeroporto malaguenho e saíram em silêncio rumo ao hotel Vincci Posada Del Patio, onde ficarão hospedados.

No aeroporto, o reboliço com a chegada dos campeões portugueses aconteceu com a presença de muitos jornalistas espanhóis.
Vítor Pereira e um jogador do plantel falarão aos jornalistas às 5 da tarde, meia hora depois está agendado o treino de adaptação ao "La Rosaleda".

in "rr.pt"

F.C. Porto: dois mil adeptos esperados em Málaga


São esperados cerca de dois mil adeptos do F.C. Porto em Málaga, para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira.

O clube espanhol está a preparar a receção aos portugueses e divulgou informações sobre os procedimentos. Assim, o ponto de encontro dos adeptos portistas será na calle Pacífico.

O F.C. Porto acrescenta que a saída para o La Rosaleda está agendada para as 17h30 locais, com escolta policial. Os autocarros que viajam de Portugal ficarão estacionados no parque do Palácio dos Congressos, situado na avenida Jose Ortega y Gasset.

A comitiva azul e branca parte nesta altura de avião em direção a Málaga.


in "maisfutebol.iol.pt"

Mangala leva vantagem à centésima

DOIS CANDIDATOS A JOGAR NO CENTRO DA DEFESA


Esta será uma das boas dores de cabeça de Vítor Pereira para o encontro de amanhã. O técnico tem em Otamendi o esteio da sua defesa e pode agora escolher entre Maicon e Mangala para completar a dupla, uma vez que o francês está de regresso e Abdoulaye, apesar de convocado, é ainda uma opção mais frágil quando comparada com as restantes.

Se o futebol fosse apenas uma questão de números, a decisão do técnico iria pender para o lado do francês, ainda que por uma diferença mínima.Com Mangala e Otamendi a titulares no centro do sector recuado, o FC Porto não chega a sofrer “meio golo” por encontro, enquanto com Maicon a formar dupla com o argentino, os dragões sofreram uma média de 0,54 tentos por desafio.

São sete centésimas de vantagem para o jovem internacional gaulês que, no entanto, tem o pequeno senão de não ter conseguido impedir uma derrota azul e branca quando formou parceria com Otamendi no centro da defesa frente ao Sp. Braga, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Pelo seu lado, os dragões nunca perderam com Maicon e o argentino no eixo.

in "record.pt"

Pinto da Costa lidera comitiva para Málaga

DRAGÕES DE VIAGEM


Eram aproximadamente 9 horas quando o FC Porto chegou ao aeroporto Sá Carneiro para viajar até Málaga onde, na quarta-feira, jogará a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Pinto da Costa liderava a comitiva. O presidente dos dragões foi o primeiro a sair do autocarro da equipa, seguido por Lucho González, um dos capitães. Vítor Pereira e Helton ainda pararam para tirar fotografias com adeptos e dar autógrafos, mas ninguém falou à imprensa.

O voo está agendado para as 9H45. Pelas 18 horas, realiza-se a conferência de imprensa de Vítor Pereira, com um jogador, seguida do habitual treino de adaptação ao relvado do La Rosaleda.

in "record.pt"

"Barcelona está interessado em Jackson"


A presença do FC Porto em Espanha, para defrontrar o Málaga, aumentou o interesse em Jackson e reavivou até notícias antigas de um eventual interesse catalão.
Giovanni Fiore, empresário de Jackson, é protagonista da declaração. "O Barcelona, posso confirmar, é um dos clubes muito interessados", revela hoje a imprensa espanhola, citando o site italiano Tuttomercato. 

Mas há mais. Segundo Fiore, o desempenho do avançado colombiano na época de estreia está a gerar muito interesse. "Um grande clube italiano mostrou interesse concreto e outros dois pediram informações", acrescentou sem também deixar de avisar para o facto de Jackson estar "a ser seguido por um clube importante de Madrid". Notícias que colocam Cha Cha Cha no lugar de Falcao na próxima temporada também já surgiram em outras alturas.

Com contrato até junho de 2016 com o FC Porto, Jackson é, diz o empresário, um dos avançados mais pretendidos. "É possível que o FC Porto estude as propostas que surjam, mas terão de ser valores muito altos, dada a importância do jogador na equipa", disse ainda Giovanni Fiore.

in "ojogo.pt"