segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Reviver Viena 1987 !!! um sonho tornado realidade !!!

Falcao gostou da braçadeira

O 65º jogo oficial de Falcao com a camisola do FC Porto foi diferente de todos os outros. Pela primeira vez, o ponta-de-lança colombiano usou a braçadeira de capitão, liderando a equipa em campo na ausência de Helton. O guarda-redes brasileiro tem sido o capitão na maior parte dos jogos desta temporada, mas como anteontem cedeu o lugar a Kieszek, André Villas-Boas entregou a braçadeira ao colombiano.

Algumas horas depois do jogo com o Juventude de Évora, Falcao comentou a situação no Twitter. "Foi uma experiência bonita ter sido o capitão. Fiquei contente com a escolha depois de já ter sido capitão uma vez", escreveu Falcao. O jogo a que o ponta-de-lança se refere foi com a Sampdória, de preparação para esta temporada. Ou seja, com o Juventude de Évora foi o primeiro jogo oficial em que usou a braçadeira de capitão.

Curioso é verificar que, actualmente, todos os capitães do FC Porto são estrangeiros: Helton (na verdade, tem dupla nacionalidade), Hulk (usou a braçadeira pela primeira vez no jogo com o Limianos), Álvaro Pereira (também se estreou anteontem), Mariano (ainda não jogou esta época) e Falcao. A excepção foi Castro, que usou a braçadeira no jogo particular com a Sampdória.

Voltando a Falcao. O internacional colombiano continua a lutar pelo título de melhor marcador de 2010, embora, com apenas mais dois jogos pela frente até acabar o ano, já não deva conseguir alcançar Cristiano Ronaldo e Messi. Falcao tem agora 42 golos em 49 jogos disputados, mas o português do Real Madrid já vai em 46 (ontem marcou mais um); Messi está ainda mais à frente. Ontem, antes do jogo do Barcelona com a Real Sociedad, tinha 54 golos marcados. Difícil de igualar, o mago argentino.

Álvaro Pereira também se estreou a capitão

Não faltam razões a Álvaro Pereira para eleger o jogo com o Juventude de Évora como um dos mais marcantes ao serviço do FC Porto. Em dia de regresso aos relvados após uma lesão no ombro esquerdo, o uruguaio foi capitão pela primeira vez. Quando Falcao foi rendido por Ukra, aos 71', coube ao defesa-esquerdo liderar a equipa até ao fim do jogo. Outra coisa para recordar: Álvaro Pereira marcou anteontem o segundo golo pelo FC Porto (o primeiro foi na época passada, ao Braga).

in "ojogo.pt"

James: "Nunca me passou pela cabeça sair"

Depois do primeiro jogo a titular, surgiu a promessa: James Rodríguez anunciou que não pretende abandonar o Dragão na próxima reabertura de mercado em Janeiro. Apesar de reconhecer que esperava jogar com maior assiduidade, o jovem colombiano desvalorizou o interesse de vários clubes, entre eles os já anunciados Espanhol de Barcelona e Sampdória. "Nunca me passou pela cabeça sair. Neste momento, só penso em estar bem no FC Porto. Nada mais", começou por revelar James, antes de explicar como tem tentado contornar o facto de ter somado, até ao momento, apenas 140 minutos de competição - já contabilizando os 90' do encontro para a Taça de Portugal. "Tem sido complicado, mas tenho de ter paciência. Se estiver tranquilo, sei que tudo vai correr bem." Por explicar melhor, ficou a posição onde gosta mais de jogar: a extremo-esquerdo ou como número 10, posição que ocupou durante boa parte do encontro com o Juventude de Évora. "Jogo onde o treinador quiser. Isso, para mim, é indiferente. No meio ou na esquerda, estarei sempre feliz."

James revelou ainda que abordou o jogo com o Juventude com muita tranquilidade, sobretudo depois de ter ouvido, durante a semana, elogios de André Villas-Boas. "Não entrei ansioso e sabia que era um jogo para realizar uma boa exibição. Felizmente consegui, tal como o FC Porto. Só faltou mesmo o golo, embora o mais importante é que a equipa tenha vencido. Em termos colectivos, estivemos muito bem", concluiu.

Já andam de olho nele, mas ainda falta a apresentação à Europa

Quarta-feira volta a expectativa: será que James joga com o CSKA Sófia, na última jornada da Liga Europa? Villas-Boas deve gerir o plantel nesse jogo, porque tem um importante compromisso em Paços de Ferreira uns dias depois. O colombiano ainda não se estreou na Liga Europa, mas, apesar de faltar essa apresentação, não faltaram nos últimos tempos, como se noticiou, clubes candidatos a recebê-lo por empréstimo. Indiferente a esses rumores, James não sabe se já conquistou a titularidade. "Essa é uma decisão que pertence ao treinador. Eu tento fazer sempre tudo bem, mas, como já tinha dito, o mais importante é o FC Porto vencer."

in "ojogo.pt"

As boas festas de Villas-Boas

DRAGÃO ATINGE OBJETIVOS PROPOSTOS



O FC Porto confirmou com a vitória frente ao Juv. Évora que as festas serão mesmo boas. O treinador pode riscar o “visto” em todas as metas delineadas até ao Natal, por muito que os jogos com o CSKA Sofia e com o P. Ferreira sejam encarados como obstáculos à invencibilidade da equipa e à manutenção, pelo menos, da vantagem sobre o 2.º lugar do campeonato.
Garantido está já que o FC Porto vai virar a primeira metade da Liga na condição de líder, aliando a isto a sucessiva ultrapassagem de eliminatórias da Taça de Portugal e da Liga Europa e a conquista da Supertaça, única prova que Villas-Boas podia ter ganho até esta fase.
O técnico tem colocado a tónica na necessidade de juntar troféus ao bom arranque, projetando o discurso para os meses de abril e maio, mas a verdade é que os dragões estão numa posição invejável para atingir a grande meta da temporada: o título nacional.
Útil e agradável
A carreira nas diferentes provas é o bolo do FC Porto, não sendo despiciendo que o percurso com o novo treinador esteja a revelar-se capaz de acrescentar a cereja. E são já muitas, a começar pela invencibilidade que se prolonga há 34 jogos oficias e que advém, portanto, da fase final da era Jesualdo Ferreira.
Villas-Boas tem prolongado a série e os portistas não só não perdem como ainda conseguem marcar em todos os jogos. Registos ofensivos que projetam as individualidades, merecendo destaque a liderança das tabelas de goleadores da Liga (Hulk) e da Liga Europa (Falcão). Numa máquina abrangente, há feitos que têm de ser atribuídos à defesa, que é a menos batida do continente, não obstante a saída do capitão Bruno Alves.
Liderança
A forma como o treinador conseguiu unir e mobilizar o grupo está a revelar-se profícua. O arranque com uma vitória sobre o campeão, ainda para mais a valer um título, galvanizou as tropas e deu o mote para um ciclo positivo que reforçou a confiança do plantel e cimentou as forças do FC Porto. Embalado, o dragão tem cada vez mais certezas e adensa-se a dúvida: que equipa poderá pôr termo a esta invencibilidade?
É uma tarefa hercúlea, tendo em conta que a equipa marca em todos os jogos e só por duas vezes (Genk e Sp. Braga) consentiu mais do que um golo ao adversário, sem colocar em causa outros tantos triunfos. Os números são mesmo como o algodão e é bom notar que as redes portistas não abanaram em 15 dos 24 jogos oficiais disputados. Sintomático.
Coletivo
Independentemente de ser nítido que há um núcleo duro neste FC Porto, não deixa de ser verdade que Villas-Boas tem sido capaz de tirar rendimento das alternativas. Senão vejamos: Walter mostrou instinto goleador quando não houve Falcão; Ruben Micael é garantia de solidez nas ausências de Belluschi ou Moutinho; Guarín tem sido solução de qualidade para a baixa de Fernando; Otamendi e Fucile são concorrentes de peso para Maicon e Sapunaru...
Apesar das diferenças de valor naturais num grupo tão alargado, os dragões têm sido capazes de mobilizar todo o grupo. Nesta fase, só Mariano González não jogou, mas devido a não ter sido inscrito por causa da grave lesão que sofreu na época passada. Com o calendário a apertar, é natural que as oportunidades se multipliquem, mas até aí começa a ser percetível que Villas-Boas sabe com quem contar.
in "record.pt"

Villas-Boas entregou prémios na Casa do Dragão


Em dia de folga, André Villas-Boas foi à Casa do Dragão marcar presença no jantar de Natal dos jovens da formação azul e branca. O treinador dos dragões entregou prémios para o melhor aluno e para os residentes mais organizados, com muitos sorrisos à mistura.
Num momento particularmente feliz da temporada, já que o F. C. Porto acaba de bater o recorde do clube de jogos consecutivos sem derrotas (34), André Villas-Boas aproveitou a folga de ontem, domingo, para visitar a Casa do Dragão, no Porto, onde habitam jovens da formação que estão longe das respectivas casas e famílias.
Antes de participar no jantar de Natal, juntamente com Antero Henrique, director-geral da SAD, e Luís Castro, director-técnico da Formação, o treinador dos dragões entregou ao jovem Gerson o prémio de Aluno do Ano. Frederic e Rui Cardoso também foram premiados pelo facto de terem sido os residentes mais organizados da Casa dos Dragão em 2010.
Hoje, segunda-feira Villas-Boas começa a preparar com o plantel azul e branco o jogo de depois de amanhã, quarta-feira, com o CSKA de Sófia (20.05 horas, SIC), a contar para a última jornada do Grupo L da Liga Europa. Recorde-se que a equipa portista já está apurada, como primeira classificada do grupo, o que lhe dá o estatuto de cabeça-de-série no sorteio dos 16 avos-de-final, marcado para sexta-feira.
James quer mais oportunidades
Quase tão jovem como os que ontem receberam os prémios, James Rodríguez já faz parte da equipa principal do F. C. Porto e, após o jogo da Taça de Portugal com o Juventude de Évora, no qual se estreou como titular, afirmou que vai esperar por mais oportunidades. "Fiz as coisas bem e só me faltou um golo. Tenho de ter paciência, estar tranquilo e esperar pelas oportunidades", referiu o colombiano, que não pensa em sair do clube no mercado de Janeiro.

in "jn.pt"

Miguel Lopes sofre distensão e acaba época


O futebolista português Miguel Lopes, emprestado pelo FC Porto ao Bétis, estará ausente dos relvados até ao próximo ano devido a uma lesão sofrida sábado na vitória frente ao Córdoba (3-1).
O defesa direito, de 23 anos, foi substituído, aos 25 minutos, e hoje os médicos do Bétis informaram que o jogador sofreu uma distensão na perna direita e que a hipótese de uma ruptura ainda não foi descartada.
O português foi substituído no jogo da segunda divisão espanhola por Jorge Molina, que viria a fazer o primeiro golo da partida poucos minutos depois, aos 29.
O Bétis garantiu a vitória e manteve a liderança na segunda divisão de Espanha.
in "sapo.pt"

PRESSÃO DEFENSIVA ASFIXIOU OVARENSE

Oito vitórias em oito jogos, a sexta por mais de 20 pontos (94-69) e uma exibição colectiva sem mácula, com seis jogadores a atingirem pontuações compostas por dois dígitos. Depois do Benfica, a Ovarense tombou também no Dragão Caixa, derrubada, este domingo, por uma pressão defensiva asfixiante e pelo cintilar de um ataque arrasador.

Intensa, marcada por um profundo equilíbrio após os cinco minutos iniciais, fase em que os Dragões construíram um parcial favorável de 11-2, a primeira parte expirou com os azuis e brancos na frente (41-38), mas com tudo por resolver, delegando na segunda metade a responsabilidade de definir o vencedor.

As dúvidas, contudo, não resistiriam mais do que alguns segundos, porque os dois primeiros lançamentos portistas do terceiro período não poderiam ser mais esclarecedores. Com dois triplos, de Miguel Miranda e Sean Ogirri, os Dragões, que entretanto acentuaram a pressão sobre o base adversário, acrescentaram seis pontos à diferença, redescobrindo a vertente exterior de um jogo que passou a dominar em definitivo. 

O brilho crescente da equipa de Moncho López, que baralhara marcações e, sobretudo, a estratégia a Mário Leite, ao acrescentar novo foco de criatividade desde o momento em que juntou José Costa a Sean Ogirri, não tinha mais travão, mesmo privado de Julian Terrell, que atingiu a quarta falta demasiado cedo, embora já com 15 pontos somados. «O terceiro período teve grandes momentos de basquetebol e foi decisivo», observou, no final, o treinador dos Dragões, com um parcial de 30-16 a reforçar a argumentação.

«Estamos a atravessar um momento muito bom a nível ofensivo e sabíamos que conseguiríamos vencer, desde que mantivéssemos o equilíbrio entre o jogo interior e o exterior», acrescentou o técnico espanhol durante a conferência de imprensa, antes de sublinhar a relevância das alterações a que procedeu para a segunda parte. «Permitiram-nos fechar o caminho para o cesto, o que devolveu segurança e motivação à equipa». Os números da segunda metade, ao longo da qual os Dragões cavaram uma diferença de 22 pontos (53-31), são elucidativos e determinantes.

FICHA DE JOGO

III Campeonato da LPB, 8.ª jornada
12 de Dezembro de 2010
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.203 espectadores

Árbitros: Luís Lopes, Paulo Marques e Paulo Sousa

FC PORTO FERPINTA (94): Sean Ogirri (12), Carlos Andrade (9), Nuno Marçal (4), Greg Stempin (18) e Julian Terrell (15); Miguel Miranda (11), João Santos (11), David Gomes (2), João Soares (0), José Costa (12), Pedro Catarino (0), Diogo Correira (0) 
Treinador: Moncho López

OVARENSE (69): Jason Smith (13), Fernando Neves (8), Nuno Cortez (21), Mattew Webster (8) e Ryan Schneider (5); André Pinto (2), Nuno Manarte (12), Nelson Costa (0)
Treinador: Mário Leite

Ao intervalo: 41-38
Por períodos: 23-21, 18-17, 30-16 e 23-15


in "fcp.pt"

FC Porto quer deixar o ano em alta

O FC Porto tem garantido o primeiro lugar do Grupo L, mas deseja terminar a participação na UEFA Europa League em 2010 da melhor forma, vencendo em casa o já eliminado CSKA Sófia.


O FC Porto tem garantido o primeiro lugar do Grupo L, mas deseja terminar a participação na UEFA Europa League em 2010 da melhor forma, vencendo em casa frente ao já eliminado PFC CSKA Sofia.
• Devido ao melhor registo do conjunto português no confronto directo com o Beşiktaş JK, o clube de Istambul não pode desalojar o FC Porto da liderança, enquanto as esperanças de apuramento do conjunto de Sófia terminaram na quinta jornada, quando perdeu frente aos seus adeptos frente à equipa de Ricardo Quaresma, por 2-1.
Jogos anteriores
• O encontro da segunda jornada, em Sófia, foi o primeiro do FC Porto frente a um adversário da Bulgária, do qual saiu vencedor por 1-0 graças a um golo de Radamel Falcao aos 16 minutos.

• O CSKA Sófia nunca venceu uma equipa portuguesa em sete jogos e o seu registo é de três empates e quatro derrotas (um empate e duas derrotas em Portugal).
Retrospectiva
• Esta é a primeira época do FC Porto nesta competição desde que os "dragões" de José Mourinho conquistaram a Taça UEFA em 2002/03, batendo o Celtic FC, por 3-2, na final de Sevilha.

• Ninguém conseguiu travar a marcha ganhadora do FC Porto nas últimas sete partidas da presente edição da UEFA Europa League, tendo o empate caseiro 1-1 ante o Beşiktaş quebrado, na quarta jornada, uma série de seis vitórias consecutivas.
• O CSKA Sófia terminou um jejum de quatro jogos sem vencer nas competições europeias – e uma série de três derrotas consecutivas no Grupo L – ao derrotar o Rapid, por 2-1, na quarta jornada.
Factos das equipas
• O CSKA Sófia ainda não conseguiu marcar na primeira parte dos jogos do Grupo L, tendo os três golos conseguidos até ao momento acontecido após o intervalo.

• Falcao, do FC Porto, é o melhor marcador da fase de grupos da UEFA Europa League, com sete golos, mais dois do que Tomáš Necid, do PFC CSKA Moskva, e Wilfried Bony, do AC Sparta Praha.
• O novo treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou ainda adolescente no departamento de prospecção do clube e fez parte da equipa técnica de Mourinho, como adjunto, quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o actual técnico do Real Madrid CF para o Chelsea FC e depois para o FC Internazionale Milano, antes de optar por uma carreira a solo na Académica, durante a temporada passada. O FC Porto contratou-o em Junho.
• O treinador macedónio Gjorgi Jovanovski deixou o cargo no CSKA Sófia depois da derrota na segunda jornada, frente ao Rapid, por 2-0. O antigo defesa Milen Radukanov, de 37 anos, assumiu o comando temporário enquanto o clube procura um substituto a título definitivo. É o oitavo treinador do CSKA Sófia este ano. Sasho Hristov tem-no ajudado nos encontros das competições europeias.
• Emil Kostadinov, antigo avançado do CSKA Sofia e agora director-desportivo e técnico do clube, conquistou dois campeonatos e uma Taça de Portugual ao serviço do FC Porto, entre 1990 e 1994. Petar Mihtarski, outro futuro jogador do CSKA Sófia, foi seu companheiro de equipa em Portugal.
in "uefa.com"